Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Gionara Tauchen

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências. Líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (www.repes.furg.br) e integrante do GIEPES - Grupo internacional de estudos e pesquisas em Educação Superior (UNICAMP) do GEFFOP ? Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores (UNB). Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS) e Pós-doutorado em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Foi Diretora de Pós-Graduação/Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação (2017 a 2020); coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013), Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação (2013-2016); coordenação de projeto de pesquisa aprovado Edital MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa A; no Edital FAPERGS- PQG 001/2013, Edital FAPERGS PqG 2/2017, Edital nº 33/2012 - Pró-Mobilidade Internacional (CAPES/AULP). Participou do GT- CLACSO: Universidades e Políticas de Educação Superior (2016-2019) e da Comissão intercontinental para a creditação no espaço do ensino superior em língua portuguesa da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), coordenou a Comissão Especial de Avaliação do Programa de formação de professores de educação superior de países africanos ? ProAfri Edição Moçambique e foi coordenadora institucional do Programa Bolsas Brasil (PAEC/OEA) (2017-2020). Foi membro do Comitê de Assessoramento da FAPERGS na área da Educação e Psicologia. Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Educação do Rio Grande. Coordena projetos e ações de cooperação, na área da educação, com instituições da América Latina, África e Europa. É parecerista de inúmeros periódicos nacionais e estrangeiros e integra o Conselho Científico da Editora CRV, da Edgraf FURG e da Editora da UPF. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: gestão, formação e políticas de Educação Superior, avaliação Educacional, Educação Comparada, epistemologias e educação em ciências. E-mail para contato: giotauchen@gmail.com (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1968912102415212 (27/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação. Av. Itália Carreiros 96201900 - Rio Grande, RS - Brasil Telefone: (53) 32336500 URL da Homepage: https://www.furg.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Internacionalizacao universitaria: decorrencias e impactos institucionais a partir do Programa Capes PrInt
      Descrição: A internacionalização da Educação Superior, induzida pela globalização e pela ação de organismos multilaterais, vem sendo progressivamente incorporada e promovida pelas políticas educacionais dos Estados, afetando a dinâmica organizacional das instituições. Neste sentido, este projeto tem por objetivo geral analisar os impactos multinível dos projetos PrInt desenvolvidos por quatro universidades federais gaúchas (UFSM, FURG, UFPel e UFRGS) e, como objetivos específicos, analisar a concepção de internacionalização das Políticas de Internacionalização das universidades públicas gaúchas vinculadas ao PrInt; mapear as atividades previstas no âmbito dos projetos PrInt e as estratégias de definição das áreas prioritárias; analisar as representações sociais construídas pelos gestores sobre os processos de internacionalização a partir do advento do Programa e avaliar as mudanças na estruturação organizacional e no apoio às ações de internacionalização. O estudo é de natureza qualitativa, inspirado nos estudos comparados multinível e epistemologicamente ancorado na Teoria das representações sociais. A produção dos dados será realizada por meio de entrevistas com os pró-reitores, coordenadores de programas de pós-graduação e membros do Comitê gestor do PrInt de cada instituição. Os dados serão analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados da pesquisa contribuirão com a socialização de experiências de gestão da internacionalização, servindo de referência para outras IES em diferentes níveis dos processos e das atividades de internacionalização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Gionara Tauchen - Coordenador / Daniele Simões Borges - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Gionara Tauchen.
    2. 2018-Atual. AVALIACAO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAISES LUSOFONOS: UM ESTUDO COMPARADO
      Descrição: A avaliação do Ensino Superior vem consagrando, no contexto neoliberal de globalização da economia, as alianças entre os Estados, os organismos multilaterais e os interesses econômicos, produzindo tensões entre seus interesses e as necessidades de desenvolvimento das instituições e dos processos formativos. Sua função operacional, configurada no âmbito das reformas da administração pública e das políticas educacionais, se expressa como uma estratégia para assegurar referenciais de qualidade. Situada neste contexto, esta pesquisa intenciona compreender, na perspectiva da Educação Comparada, as inter-relações e as interdependências dos níveis globais e locais na organização dos sistemas e dos processos de avaliação do Ensino Superior, tendo como parâmetro a organização dos sistemas nacionais e institucionais de avaliação do Ensino Superior. No âmbito macro, nosso objeto de estudo serão os processos transnacionais e as políticas estatais de avaliação do Ensino Superior. No âmbito meso, as políticas institucionais de algumas universidades e, no âmbito auto, a organização dos processos internos de avaliação deste grupo de instituições. O estudo está epistemologicamente vinculado ao pensamento pós-abissal e ecologia de saberes e metodologicamente, à Educação Comparada, pois buscamos a construção dos sentidos construídos pelas comunidades discursivas, compreendendo o universal e o particular como duas dimensões do processo histórico. Neste sentido, o estudo envolverá instituições de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. A escolha destas universidades justifica-se pela vigência de acordos de cooperação em andamento com a FURG, pelas parcerias já estabelecidas com pesquisadores dessas instituições e pelas experiências internas de avaliação institucional. Entendemos que a avaliação do Ensino Superior vincula-se aos processos coletivos de interrogação sobre suas causalidades, dinâmicas políticas e pedagógicas, sobre o significado pessoal e social da formação e do conhecimento; sobre seus contextos de realização e as potencialidades que o Ensino Superior expressa para o desenvolvimento local e global.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gionara Tauchen - Coordenador / Altair Alberto Fávero - Integrante / Daniele Simões Borges - Integrante / Francisco Januário - Integrante / Catia Piccolo Viero Devechi - Integrante / João Felisberto Semedo - Integrante / Bruna telmo Alvarenga - Integrante / Rafaele Araújo - Integrante / Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes - Integrante / Sabrina Pereira - Integrante / António Neves DuarteTeodoro - Integrante / Eurico Wongo Gungula - Integrante / Alfredo Buza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Gionara Tauchen.
    3. 2016-2020. FORMACAO E EDUCACAO EM CIENCIAS: DA SIMPLIFICACAO AO PENSAMENTO COMPLEXO
      Descrição: Objetivamos compreender e analisar os limites disciplinares e colocar em relevo princípios epistemológicos que podem nos ajudar na autoprodução do ensino de ciências que intenciona contribuir com o desenvolvimento do pensamento interdisciplinar e complexo. Pretendemos, ainda, construir argumentos para sustentar as seguintes teses: a) as interações disciplinares podem ser potencializadas pelo diálogo, mas é por meio da postura epistemológica dialógica e da aprendizagem intersubjetiva que produzimos o tensionamento disciplinar, incluindo/excluindo as contradições; b) a interdisciplinaridade, no plano das atividades de ensino, não é um atributo de uma condição ontológica, mas uma emergência epistêmica pragmática. O estudo é de natureza qualitativa, de base hermenêutica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Gionara Tauchen - Coordenador / SANTOS, Daiane - Integrante / PINTO, Camila Ferreira - Integrante / Alessandra Nery Obelar da Silva - Integrante / Daniele Simões Borges - Integrante / Fabíola Machado Guedes - Integrante / André Martins Alvarenga - Integrante / Neusiane Chaves Souza - Integrante / Bruna telmo Alvarenga - Integrante / Rafaele Araújo - Integrante / Jonathan Terra Corrêa - Integrante / Fernanda Fátima Cofferi - Integrante / Sabrina Pereira - Integrante / AGNALDO MESQUITA - Integrante / DAYANA DOS ANJOS - Integrante / keller Rocha Matos - Integrante / Juan Carlos Terán - Integrante.
      Membro: Gionara Tauchen.
    4. 2014-2018. Projeto de cooperacao internacional Brasil-Cabo Verde para formacao de profissionais em ciencias, matematicas e tecnologias
      Descrição: O projeto visa promover redes de colaboração entre os programas e cursos de pós-graduação da FURG e UniCV, por meio de atividades sistemáticas de interação entre as instituições envolvidas, visando a construção contínua de projetos de pesquisa e intervenção social. Objetiva, também, investigar possibilidades de inovação e renovação dos contextos educativos, especialmente na área do ensino de Ciências, Matemática, Saúde e Tecnologias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (10) . Integrantes: Gionara Tauchen - Coordenador / João Alberto da Silva - Integrante / Julio Cesar Bresolin Marinho - Integrante / Daniele Simões Borges - Integrante / Débora Pereira Laurino - Integrante / André Martins Alvarenga - Integrante / João Felisberto Semedo - Integrante / Bruna telmo Alvarenga - Integrante / Liziane Cardoso Marube - Integrante / Elisane Santos - Integrante / kelly Aguiar - Integrante / Mara Regina Santos da Silva - Integrante / Adriana Rottoli - Integrante / Rafaele Araújo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Gionara Tauchen.
    5. 2013-2017. Insercao social e reducao das assimetrias dos Programas de Pos-Graduacao em Educacao
      Descrição: Esta proposta de pesquisa, vinculada às atividades da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES), objetiva mapear, em escala mesorregional e institucional, as atividades de solidariedade e de nucleação dos programas de pós-graduação em Educação das universidades públicas, analisando o potencial mediador dos egressos dos cursos de doutorado, para a integração e a cooperação entre os programas, com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação, bem como a redução das assimetrias regionais dos programas da Área. A pesquisa de Métodos Mistos (CRESWELL e CLARK, 2013) será desenvolvida a partir dos dados disponíveis na plataforma Lattes e dos Cadernos de Indicadores dos programas, disponibilizados no sitio da CAPES. Os dados serão importados pelo software opensource ScripLattes e analisados por meio do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e do Research.NET, desenvolvido pelo grupo de pesquisa em Gerenciamento de Informações do Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande ? FURG. Utilizaremos, também, o programa ArcGis, software específico para a geração de mapas para a distribuição mesorregional da atuação profissional dos doutores egressos dos programas. Para o estudo dos Cadernos de Indicadores, utilizaremos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Acreditamos que o desenvolvimento desta pesquisa, inédita nesta escala na área da Educação, pode contribuir com a avaliação das condições de ampliação e qualificação dos Programas e cursos; sinalizar as potencialidades existentes nas mesorregiões e a inserção social dos programas, principalmente, no que se refere a nucleação; sinalizar as possibilidades de cooperação; vislumbrar as atividades e o regime de trabalho dos jovens doutores em Educação no Brasil e elaborar quadros analíticos que possam contribuir com a proposição de políticas estratégicas de captação e de fixação de docentes nas mesorregiões menos favorecidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Gionara Tauchen - Coordenador / PINTO, Camila Ferreira - Integrante / Altair Alberto Fávero - Integrante / Tatiane Vedoin Viero - Integrante / Arlete Melo Campos Ribeiro - Integrante / Daniele Simões Borges - Integrante / Isabela Abrahão - Integrante / Catia Piccolo Viero Devechi - Integrante / Luciano Maciel Ribeiro - Integrante / Maria Helena Machado - Integrante / Lara Torrada - Integrante / Fabíola Machado Guedes - Integrante / Larissa Rodrigues de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Gionara Tauchen.
    6. 2013-2016. Projeto de Cooperacao Internacional Brasil - Mocambique para formacao de professores de Ciencias e Matematica
      Descrição: Os objetivos deste acordo de cooperação entre FURG e UEM ancoram-se na melhoria da formação acadêmica de professores de Ciências e Matemática, cooperação acadêmica e investigação sobre os contextos e metodologias do Ensino de Ciências e Matemática de ambas as instituições de ensino. Entende-se que a cooperação entre os grupos do Moçambique e do Brasil pode fortalecer os laços de amizade e de produção acadêmica conjunta entre os dois países a fim de melhorar a formação de professores e pesquisadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Gionara Tauchen - Integrante / João Alberto da Silva - Coordenador / Francisco Januário - Integrante / Lara Torrada - Integrante / Fabíola Machado Guedes - Integrante / Neusiane Chaves Souza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Gionara Tauchen.
    7. 2012-2014. Inovacao no ensino universitario: concepcoes e atividades didatico-pedagogicas
      Descrição: A universidade, na contemporaneidade, é considerada uma das principais instituições que possui condições de promover o desenvolvimento científico, o progresso econômico, a justiça social, a sustentabilidade e a inovação. Ou seja, a universidade pode construir ambientes que favoreçam o desenvolvimento da cultura da criação e inovação. Por isso, este estudo objetiva compreender as políticas educacionais e os processos de indução à inovação do ensino universitário, bem como as atividades didático-pedagógicas estruturadas pelas instituições públicas do sul do Rio Grande do Sul, a partir destes processos. A pesquisa é de natureza qualitativa e documental, realizada pro meio da Análise de Conteúdo. Acreditamos que, a partir deste estudo, seja possível mapear e caracterizar as propostas de inovação no ensino universitário, compreendendo as complexas concepções e interações que as constituem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Gionara Tauchen - Coordenador / Max Daniel Silveira da Silveira - Integrante / Alessandra Nery Obelar da Silva - Integrante / Arlete Melo Campos Ribeiro - Integrante / FABRICIO MONTE FREITAS - Integrante / Daniele Simões Borges - Integrante / Paulo Marcello F. Marques - Integrante / Niuza Vieira Corrêa - Integrante / Maria de Amorim Coury - Integrante / Isabela Abrahão - Integrante / Ludmila Soares Acosta - Integrante / Melina Terra dos Santos - Integrante / Nadine Silva dos Santos - Integrante / Gessana Damasceno Gomes - Integrante / André Martins Alvarenga - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 19
      Membro: Gionara Tauchen.
    8. 2010-2014. Construindo redes de saberes na matematica na iniciacao as ciencias: escola e universidade em conexao
      Descrição: A elevação da qualidade da Educação Básica brasileira demanda investimentos com vistas à ampliação da qualidade dos processos de alfabetização, no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e Matemática das crianças e jovens que cursam o Ensino Fundamental, conforme objetivado pelo Edital 2010 do Programa Observatório da Educação. Com base na análise dos dados do INEP sobre as escolas municipais do município de Rio Grande (RS) e considerando a vinculação dos docentes proponentes junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC/FURG), considera-se oportuno o investimento em pesquisas e ações sistemáticas, balizadas pela investigação-ação escolar, que fortaleçam tanto da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem das escolas municipais, quanto da formação de docentes em nível de graduação, de pós- graduação e continuada. Propõe-se, portanto, em atendimento ao Decreto 5.803/06, como eixo temático do presente projeto, estudos sobre os processos de ensino e aprendizagem da matemática e das ciências, envolvendo desde os micro-processos que ocorrem nas salas de aula até os processos de gestão que oportunizam e promovem a mediação das condições de ensino e aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gionara Tauchen - Integrante / João Alberto da Silva - Coordenador / Lavinia Schwantes - Integrante / Max Daniel Silveira da Silveira - Integrante / Grasiele Ruiz Silva - Integrante / Arlete Melo Campos Ribeiro - Integrante / Julio Cesar Bresolin Marinho - Integrante / FABRICIO MONTE FREITAS - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Gionara Tauchen.
    9. 2010-2011. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensao: investigando concepcoes, indicadores e estrategias de articulacao no contexto universitario
      Descrição: Objetiva-se investigar e analisar as estratégias de articulação entre ensino, pesquisa e extensão promovidas pelos docentes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), bem como os obstáculos a essa articulação, construindo indicadores e categorias que nos permitam compreender os fundamentos e promover alternativas didático-político-pedagógicas que fortaleçam o princípio da indissociabilidade universitária. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo, envolvendo dez por cento dos docentes de todas as Unidades Educacionais da Universidade. Consideramos que o estudo pode contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica; produzir referenciais para os processos de formação continuada dos docentes universitários, promover reflexões em torno dos processos pedagógicos envolvidos na apropriação/transposição/produção do conhecimento acadêmico; auxiliar a gestão acadêmica no levantamento dos processos micro e macro institucionais que constituem a complexidade da cultura universitária e fomentar a criação de um grupo de pesquisa sobre a Universidade e a Pedagogia Universitária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Gionara Tauchen - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 16
      Membro: Gionara Tauchen.
    10. 2010-2011. Docencia em ciencias no ensino superior: complexidades e articulacoes
      Descrição: Objetiva-se investigar e compreender a multidimendionalidade e complexidade da docência em ciências no ensino superior, bem como as estratégias de articulação entre ensino, pesquisa e extensão promovidas pelos docentes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), analisando as decorrências para a formação inicial dos docentes em ciências. A perspectiva teórica que sustenta essa pesquisa assenta-se, num primeiro momento, nas obras de Santos, Morin e Nicolescu, que discutem os fundamentos da modernidade e do paradigma emergente; nas obras de Azevedo, Cunha, Schwartzman, Chauí e Botomé que contribuem com o estudo sobre as atividades-meio da universidade e nas obras de Morosini, Franco, Cunha, Leite, Moraes, Delizoicov e Haegreaves que discutem a formação inicial e continuada de docentes no contexto universitário. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo e hermenêutico. Considera-se que o estudo pode contribuir com a compreensão dos fundamentos da docência, e promover alternativas didático-político-pedagógicas que fortaleçam o princípio da indissociabilidade universitária; fortalecer as reflexões em torno dos processos pedagógicos envolvidos na apropriação/transposição/produção do conhecimento acadêmico no contexto do ensino de ciências; compreender a complexidade e multidimensionalidade da docência; ampliar a percepção sobre a complexidade da cultura universitária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gionara Tauchen - Coordenador. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Gionara Tauchen.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (24)
      1. Seminário internacional repensando a universidade comparativamente. 2015. (Seminário).
      2. III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2014. (Seminário).
      3. XXIV ENCONTRO DA AULP.COOPERAÇÃO INTERNACIONAL BRASIL ? MOÇAMBIQUE ? CABO VERDE NO ÂMBITO DA ASSOCIAÇÃO DAS UNIVERSIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Encontro).
      4. 6º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013. 2013. (Encontro).
      5. Semana Riograndina de Enfermagem.Gestão da Pós-Graduação na Área da Enfermagem: dos projetos e ações pessoais à organização institucional. 2013. (Oficina).
      6. V Seminário Internacional e VI Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. 2013. (Seminário).
      7. 35º Reunião Anual da ANPEd. 2012. (Outra).
      8. Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade e TRansdiscipplinaridades no Ensino, Pesquisa e Extensãoo em Educação, Ambiente e SaúdeE. 2012. (Encontro).
      9. I Colóquio Educação, Ciência e Ambiente. 2012. (Outra).
      10. IIColóquiodePráticasPedagógicasda FURG.Gestão da sala de aula. 2012. (Encontro).
      11. II Congresso Nacional de Avaliação em Educação - CONAVE. Avaliações externas no interior das escolas: percepções, impactos e possibilidades. 2012. (Congresso).
      12. II Seminário Internacional de Educação em Ciências.Da inovação no ensino ao ensino inovador: reflexões sob a ótica de alunos universitários. 2012. (Seminário).
      13. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul- IX ANPED SUL.Inovação no ensino universitário: concepções e atividades didático-pedagógicas. 2012. (Seminário).
      14. VII Encuentro Iberoamericano de Educación.PERSPECTIVAS DE INOVAÇÃO NO ENSINO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. 2012. (Encontro).
      15. XVI ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.Inovações no ensino universitário: possibilidades emergentes. 2012. (Encontro).
      16. 2º Seminário Políticas Públicas e Educação.Políticas públicas, espaços e lugares: as questões de pertencimento de deficientes visuais na Educação Superior. 2011. (Seminário).
      17. I Seminário internacional de educação em ciências.O graduando bolsista de Iniciação Científica: seu entre - lugar na Pós-Graduação. 2011. (Seminário).
      18. IV Encuentro Iberoamericano de Colectivos escolares y redes de maestras y maestros que hacen investigación y innovación desde la escuela. REDES DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ESCOLA E UNIVERSIDADE EM CONEXÃO. 2011. (Congresso).
      19. VII Congresso Internacional de Educação. A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA BRASILEIRA E SUAS PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS. 2011. (Congresso).
      20. VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e CIEC - Congresso Iberoamericano de investigación en enseñanza de las ciências.Cursos de graduação em Ecologia no Brasil: análise dos paradigmas ecológicos. 2011. (Encontro).
      21. XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-americano de política e administração da educação- ANPAE.DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TENSÕES E POSSIBILIDADES DE GESTÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO. 2011. (Simpósio).
      22. II Seinário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação: dos meios às mediações de ensino.Culturas, Representações e Mediações na Construção das Infâncias. 2010. (Seminário).
      23. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia.Problematizações e olhares emergentes na dimensão epistemológica e didática da docência em ciências no ensino superior. 2010. (Simpósio).
      24. IX Seminário de Pesquisa Qualitativa: vivências em metodologia.Hemenêutica, Complexidade e transdisciplinaridade: pesquisas emergentes em educação. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. TAUCHEN, G.; SILVA, João Alberto ; SCHWANTES, Lavinia. Mostra de ciências dos Anos Iniciais. 2014. Exposição
      2. SILVA, João Alberto ; TAUCHEN, G. ; SCHWANTES, Lavinia ; PACHECO, R. S.. III Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2014. Outro
      3. SILVA, João Alberto ; SCHWANTES, Lavinia ; TAUCHEN, Gionara. II Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2012. Outro
      4. HENNING, P. C. ; TAUCHEN, Gionara ; CAPORLINGUA, V. H.. I Colóquio Educação, Ciência e Ambiente. 2012. Outro
      5. TAUCHEN, G.; SILVA, João Alberto ; SCHWANTES, Lavinia ; PEREIRA, V.A.. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2011. Outro

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:37