Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Juliana Alves Assis

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), atuando na graduação e na pós-graduação em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa, cadastrado no CNPq, ?Práticas formativas e profissionais: identidades e representações nos discursos?. Tem experiência na área de Linguística, no domínio da Linguística Aplicada, atuando sobretudo nos seguintes temas: escrita acadêmica, formação de professores e tecnologia digital. Realizou estágio de pós-doutoramento na Université Stendhal - Grenoble 3/França em 2011, desenvolvendo pesquisa sobre o processo de escrita acadêmica e sua relação com as representações sociais dos estudantes, tendo em vista as discussões sobre a didática da escrita e o letramento universitário. É bolsista de produtividade do CNPq - nível 2. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6640385823403714 (13/04/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas, Departamento de Letras. Rua Dom José Gaspar, 500 Coração Eucarístico 30535-610 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 33194336 URL da Homepage: http:www.pucminas.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-Atual. A citacao de artigos cientificos sob um ponto de vista discursivo: vendo alem dos indices bibliometricosETRICOS DE CITACAO
      Descrição: O projeto de pesquisa A CITAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SOB UM PONTO DE VISTA DISCURSIVO: VENDO ALÉM DOS ÍNDICES BIBLIOMÉTRICOS DE CITAÇÃO se configura como desdobramento de um conjunto de experiências investigativas desenvolvidas pela pesquisadora nos últimos anos, algumas delas em rede de cooperação nacional e internacional em torno da escrita e do letramento acadêmico-científicos. Em especial, alimenta-se diretamente de resultados obtidos por meio do desenvolvimento de pesquisa intitulada A escrita acadêmica em uma perspectiva dialógica: ser e dizer com e a partir da palavra de outrem (Bolsa de Produtividade CNPq 311042/2016-3, de março de 2017 a março de 2020), que, partindo da identificação, em textos acadêmicos produzidos por estudantes da área de Letras e em obras de referência adotadas nessa formação (artigos de periódicos e capítulos de livro), das diferentes maneiras pelas quais são construídas, textual e discursivamente, relações com as palavras de outrem, implementou, acompanhou e analisou, no mesmo curso, proposta didática para a escrita, que teve como objeto de reflexão as modalidades, os propósitos e os prováveis efeitos da apropriação do discurso de outrem em textos acadêmicos/científicos. O projeto ora apresentado insere-se no debate sobre a avaliação da produção científica, buscando ultrapassar um viés sobremaneira quantitativo e unilateral da citação, instanciado pelos índices bibliométricos, para abordá-la a partir de uma perspectiva dialógica, nos termos de Bakhtin e do Círculo (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003), consideradas, também, suas articulações com outras abordagens que têm em conta as especificidades das práticas de escrita acadêmicas/científicas (BARTON; HAMILTON, 2004; HYLAND, 2012; BAZERMAN, 2006, LEA; STREET, 2006, 1998, dentre outros). Noutros termos, a proposta busca identificar, em textos citantes, sob uma perspectiva dialógica (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003), modos de apresentação e funções da citação de artigos científicos publicados em periódicos de distintas áreas de conhecimento ? Linguística, Engenharia e Medicina ?, com alto índice de citação segundo indicadores bibliométricos. Serão tomados como dados os textos citantes de artigos científicos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, bem como os próprios artigos citados, que poderão ser escritos em português, inglês, francês ou espanhol. Os artigos serão selecionados a partir do parâmetro de citações dos periódicos em que foram publicados, por meio de índices ligados às bases Google Scholar, Web of Science e Scopus, em 2020. Tomar os modos de dizer de diferentes campos de conhecimento, buscando compreender, por um viés discursivo, os modos de apresentação e de relação com o discurso de outrem, é ação que pode impactar positivamente as instituições universitárias, considerado seu papel no processo de apropriação dos gêneros acadêmicos pelos estudantes, sobretudo no que toca ao peso dessa apropriação na formação para a pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Alves Assis - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Juliana Alves Assis.
    2. 2019-Atual. Escrita academica/escrita cientifica: das formas de presenca do autor, do outro, das areas de conhecimento e seus dominios disciplinares
      Descrição: As denominações escrita acadêmica e escrita científica podem marcar oscilações significativas a depender das especificidades dos diferentes modos de conduzir o fazer acadêmico-pedagógico e científico numa mesma ou em diferentes áreas de conhecimento. No entanto, a possibilidade de alternância entre as duas denominações será facultada no decurso desta proposta como forma provisória e recurso aberto a refinamentos no interior das várias frentes de pesquisa conduzidas pelos participantes, inclusive a de se pensar a conveniência de uma denominação como ?escrita acadêmico-científica? ou a proposição de uma outra mais adequada a suas descobertas. Escrita acadêmica ou escrita científica estudadas em torno de um gênero específico, os artigos científicos, são, pois, o núcleo de preocupação que esta proposta divide com várias instâncias ligadas ao ensino e à pesquisa, tais como: as disciplinas curriculares, as conferências, os seminários, os estudos de textos teóricos, a análise e a escrita de textos acadêmicos, as devolutivas dos professores sobre um texto produzido, todo o seu locus de elaboração técnica dessas escritas. Nessas instâncias, está presente a relação pesquisador em formação/pesquisador formador, que caracteriza duas das frentes de pesquisa que organizam esta proposta, a saber: (a) as formas de presença das áreas de conhecimento em artigos científicos e (b) as formas de presença de seus domínios disciplinares em artigos científicos. Uma outra relação, sobreposta à primeira, é a do pesquisador em formação coma (sua) própria escrita, consideradas as áreas de conhecimento e os domínios disciplinares em que é produzida. Dessa relação de correm duas outras frentes de pesquisa contempladas nesta proposta: (c) as formas de presença do autor em artigos científicos; e (d) as formas de presença do outro em artigos científicos. Naturalmente, as frentes de pesquisa concebidas nesta proposta não são Página 1 de 6 em artigos científicos; e (d) as formas de presença do outro em artigos científicos. Naturalmente, as frentes de pesquisa concebidas nesta proposta não são necessariamente isoladas e frequentemente ultrapassam suas próprias fronteiras. Um aspecto que marca uma intervenção crítica pretendida como mais geral para todas elas é o de recusar a suposta unidade e invariabilidade dessa escrita, propriedades que lhe têm sido impostas, em parte, em função da hierarquia marcada entre pesquisadores em formação e pesquisadores experientes. Também a direção que tem sido entendida como característica das relações de internacionalização têm atuado na pauta da unidade e da homogeneidade, orientação que a presente proposta questiona ao defender que se reconheça o caráter local das produções científicas e a importância de compor uma comunidade científica global que seja marcada não só por pontos comuns, mas também por diferenças. Chamada MCTIC/CNPqNº 28/2018 - Universal. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Alves Assis - Coordenador / Jane Quintiliano Guimarães Silva - Integrante / Maria Ângela Paulino Teixeira Lopes - Integrante / Manoel Luiz Gonçalves Corrêa - Integrante / Ada Magaly Matias Brasileiro - Integrante / Adilson Ribeiro de Oliveira - Integrante / Fabiana Cristina Komesu - Integrante / Bertrand Daunay - Integrante / Kariny Cristina de Souza Raposo - Integrante / Daniella Lopes Dias I. Rodrigues - Integrante / Adriana Fischer - Integrante / Ev' Ângela Batista Rodrigues de Barros - Integrante / Valquíria Carolina Pimentel - Integrante / Viviane Raposo Pimenta - Integrante.
      Membro: Juliana Alves Assis.
    3. 2017-2020. A escrita academica em uma perspectiva dialogica: ser e dizer com e a partir da palavra de outrem.
      Descrição: O projeto de pesquisa se configura como desdobramento de experiências investigativas desenvolvidas pela pesquisadora nos últimos anos em torno do letramento acadêmico. Em especial, alimenta-se diretamente de resultados obtidos por meio do desenvolvimento de pesquisa intitulada Leitura e escrita acadêmicas na formação inicial do professor de Língua Portuguesa: representações no/do processo de apropriação dos modos de dizer e fazer científicos (Bolsa de Produtividade CNPq 312228/2013-9, de março de 2014 a março de 2017), em que se examinou o processo de inserção nas práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos de um grupo de alunos da área de Letras, desde o seu ingresso na universidade, no 1º semestre de 2014. Propõe-se articular dois objetivos centrais: (i) identificar e analisar, em textos acadêmicos produzidos por estudantes da área de Letras (Licenciatura em Português) e em obras de referência adotadas nessa formação (artigos de periódicos e capítulos de livro) ? grande parte dos dados já coletada ? as diferentes maneiras pelas quais tanto os estudantes quanto os autores das obras de referência constroem textual e discursivamente relações com as palavras de outrem, consideradas, ainda, as funções flagradas nessas apropriações em relação à natureza dos gêneros materializados e suas condições de funcionamento; (ii) construir, implementar, acompanhar e analisar proposta didática para a escrita acadêmica a ser desenvolvida em quatro disciplinas desse mesmo curso, com o apoio de três professores colaboradores, em que se tomem como objeto de reflexão as modalidades, os propósitos e os prováveis efeitos da apropriação do discurso de outrem na escrita acadêmica, de forma a levar os estudantes a mobilizar estratégias e recursos linguísticos validados pela esfera em que se inserem. Busca-se, enfim, construir novos conhecimentos relativos ao letramento acadêmico e aos processos implicados na escrita acadêmico-científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Juliana Alves Assis - Coordenador / Andréia Godinho Moreia - Integrante / Sibely Oliveira Silva - Integrante / Robson Figueiredo Brito - Integrante / Daniel Bruno Oliveira Alves de Assis - Integrante / Pítias Loring Paula Marins - Integrante / Igor Barroso Silva - Integrante / Maria Cristina Ruas de Abreu - Integrante / Mariléia de Souza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Juliana Alves Assis.
    4. 2017-2017. Escola de Altos Estudos em Letramentos Academicos, Internet e Mundializacao
      Descrição: A proposta desta Escola de Altos Estudos em Letramentos Acadêmicos, Internet e Mundialização se organiza tendo em vista os seguintes objetivos: (i) estimular e aprofundar as relações de cooperação científica entre pesquisadores brasileiros e pesquisadores estrangeiros que investigam o fenômeno dos letramentos acadêmicos e seus objetos relacionados; (ii) aprofundar o conhecimento teórico-conceitual e as práticas metodológicas sobre letramentos acadêmicos, considerados os desafios contemporâneos trazidos pelo processo de mundialização e pela internet; (iii) fomentar o interesse de estudantes do mestrado e do doutorado pela pesquisa científica em torno dos letramentos acadêmicos, considerada sua relação com a cultura digital e o processo de mundialização; (iv) contribuir com o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira. No período de 20 a 31 de março de 2017, os professores doutores Daniel Cassany, da Universitat Pompeu Fabra, Espanha, e Sophie Bailly, da Université de Lorraine, França, ministraram, cada um, 20 horas de curso, a um consórcio formado de 15 programas de pós-graduação brasileiros, vinculados a 13 Instituições de Ensino Superior (IES), distribuídos em quatro regiões geográficas do Brasil. As aulas foram ministradas de maneira presencial na UNESP, São José do Rio Preto, SP, e teletransmitidas para os demais polos participantes em consórcio. Consórcio Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente responsável: Profa. Dra. Eliana Vasconcelos da Silva Esvael Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente responsável: Profa. Dra. Nukácia Meyre Silva Araújo Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD). Docente responsável: Profa. Dra. Rute Izabel Simões Conceição Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . Integrantes: Juliana Alves Assis - Integrante / Manoel Luiz Gonçalves Corrêa - Integrante / Fabiana Cristina Komesu - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Juliana Alves Assis.
    5. 2017-Atual. DESAFIOS INTERCULTURAIS DAS AVALIACOES E COMPARACOES INTERNACIONAIS EM EDUCACAO ? o PISA em questao
      Descrição: O projeto consiste em examinar, do ponto de vista didático, os principais desafios interculturais de avaliações e comparações internacionais na educação, que hoje constituem uma importante referência para debates científicos, políticos ou sociais em torno da educação, em todo o mundo. Em particular, estamos pensando no programa de avaliação PISA (International Student Evaluation Program) implementado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ao tirar proveito da visão e do diálogo franco-brasileiros, o projeto visa, de uma perspectiva crítica, a lançar nova luz sobre os problemas colocados pelos pressupostos teóricos e metodológicos de uma avaliação como a do PISA, em particular: (i) os problemas de tradução e "equivalência" de testes a que se submetem os alunos, para além de línguas, culturas e fronteiras; (ii) a relação entre os conteúdos e as abordagens metodológicas desses testes e os modalidades usuais de interrogação dos alunos nas disciplinas de ensino dos dois países; (iii) as diferenças na apreciação, segundo os dois países, dos valores transmitidos pelas instruções de correção do PISA bem como revelados nos julgamentos relativos às respostas esperadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . Integrantes: Juliana Alves Assis - Coordenador / Jane Quintiliano Guimarães Silva - Integrante / Ivete Lara Camargos Walty - Integrante / Maria Ângela Paulino Teixeira Lopes - Integrante / Ada Magaly Matias Brasileiro - Integrante / Adilson Ribeiro de Oliveira - Integrante / Daniela Lopes Dias Ignácio Rodrigues - Integrante / Raquel Beatriz Junqueira Guimarães - Integrante / Bertrand Daunay - Integrante / Daniel Bart - Integrante. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
      Membro: Juliana Alves Assis.
    6. 2015-2018. Discurso academico na pesquisa e no ensino: questoes em torno da apropriacao da palavra de outrem
      Descrição: Parceria universitária entre o Brasil e a França, envolvendo quatro instituições universitárias brasileiras ? UNESP de São José do Rio Preto, UNICAMP, USP e PUC Minas, sob a coordenação desta última ? e quatro francesas ? Université de Lorraine (Nancy-FR), Université Charles de Gaulle/Lille 3 e Université Stendhal/Grenoble III, sob a coordenação da primeira, no âmbito do convênio Capes/Cofecub. O projeto reúne pesquisadores brasileiros e franceses cujas atividade profissional e produção intelectual têm sido marcadas pelo engajamento em práticas formativas e toma como objeto de investigação o discurso acadêmico em situações de pesquisa e de ensino, sobretudo no que toca à apropriação da palavra de outrem, assumida em sua relação com o fenômeno do dialogismo, visto como propriedade constitutiva da linguagem, conforme abordagem bakhtiniana. Trata-se, nessa medida, de colocar em foco, na discussão sobre a complexa rede de saberes e normas que orientam a apropriação do discurso de outrem: (i) os modelos científico-ideológicos que regem o letramento acadêmico, tendo em vista, principalmente, as dinâmicas em torno da internacionalização do ensino e da pesquisa; (ii) a delicada questão do plágio e os expedientes tecnológicos concebidos para flagrá lo; (iii) as especificidades do processo de textualização em práticas de letramento acadêmico efetivadas em diferentes áreas do conhecimento e/ou em contexto digital; (iv) a ação do pesquisador orientador na avaliação de textos acadêmicos produzidos em diferentes níveis da formação universitária; (v) o papel e as formas de apropriação da palavra de outrem, tendo em conta as motivações do escrevente, dentre as quais se inclui o peso dos padrões de normalização para os textos acadêmicos; (vi) as estratégias e os recursos linguístico-textuais e discursivos que marcam a assunção de uma identidade acadêmico-profissional nos textos acadêmicos. Projeto CAPES/COFECUB.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (14) . Integrantes: Juliana Alves Assis - Coordenador / Jane Quintiliano Guimarães Silva - Integrante / Maria Ângela Paulino Teixeira Lopes - Integrante / Manoel Luiz Gonçalves Corrêa - Integrante / Adilson Ribeiro de Oliveira - Integrante / Daniela Lopes Dias Ignácio Rodrigues - Integrante / Fabiana Cristina Komesu - Integrante / Inês Signorini - Integrante / Françoise Boch - Integrante / Églatine Guély Costa - Integrante / Isabelle Delcambre - Integrante / Bertrand Daunay - Integrante / Sophie Bailly - Integrante / Kariny Cristina de Souza Raposo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
      Membro: Juliana Alves Assis.
    7. 2014-2017. Leitura e escrita academicas na formacao inicial do professor de Lingua Portuguesa: representacoes no/do processo de apropriacao dos modos de dizer e fazer cientificos
      Descrição: Por meio do projeto, que busca alimentar o campo de estudos sobre o letramento acadêmico, objetiva-se descrever e analisar o processo de formação inicial de estudantes universitários da área de Letras (licenciatura em Português), tendo em vista sua inserção nas práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos, a partir do acompanhamento, ao longo dos quatros anos da formação inicial, do grupo de alunos ingressantes em curso de Letras no 1º semestre de 2014. Visa-se, sobretudo, a contribuir para o aperfeiçoamento das práticas formativas, repercutindo, também, na transformação de determinadas representações acerca da língua e da linguagem, seja na própria universidade, em suas ações de formação, seja em outros espaços sociais. Noutros termos, ambiciona-se que os resultados da pesquisa ofereçam novas luzes para a compreensão do processo de formação acadêmica e profissional na universidade e sua relação com saberes e representações construídos em outros espaços sociais. Trata-se de projeto de produtividade do CNPq (bolsa tipo 2). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Alves Assis - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Juliana Alves Assis.
    8. 2013-2015. Leitura e escrita no ensino medio: demandas para a acao e a formacao de professores, caminhos para novas praticas
      Descrição: O projeto visa discutir tanto o aprimoramento das práticas de formação docente, inicial e continuada, quanto à contribuição para a solução de problemas e demandas da educação básica pública em Minas Gerais, no que toca, especialmente, ao ensino médio. Trata-se de proposta de pesquisa aprovada no Edital FAPEMIG 13/2012, Pesquisa em Educação Básica, Acordo CAPES-FAPEMIG, cujas ações se iniciaram em junho de 2013 e se estenderão até junho de 2015, tendo como instituição executora a PUC Minas, e como instituições parceiras o IFMG/Ouro Preto, a Universidade Federal de Viçosa e a Unimontes. Conta-se, ainda, com o envolvimento das seguintes escolas estaduais do Estado: Escola Estadual Bernardo Monteiro (BH), Escola Estadual Dr. Raimundo Alves (Viçosa), Escola Estadual de Ouro Preto (Ouro Preto). Por meio dessa aprovação, o projeto foi contemplado com os seguintes recursos, conforme termo de outorga (Processo APQ-03403-12): 1 bolsa de iniciação científica júnior; 1 bolsa de iniciação científica, 1 bolsa de mestrado e 1 bolsa para professora da educação básica, todas com duração de 24 meses. A partir do conjunto de experiências desenvolvidas pelos pesquisadores envolvidos no projeto, assume-se como desafio a implementação de ações voltadas (i) para a formação inicial e continuada de professores da área de Letras e (ii), articuladamente, para as demandas do ensino médio no que toca aos saberes implicados nas práticas de leitura e de escrita.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Juliana Alves Assis - Coordenador / Jane Quintiliano Guimarães Silva - Integrante / Arabie Bezri Hermont - Integrante / Maria Ângela Paulino Teixeira Lopes - Integrante / Karine Correia dos Santos - Integrante / Daniella Lopes Dias - Integrante / Sandra Maria Silva Cavalcante - Integrante / Adilson Ribeiro de Oliveira - Integrante / Maria Alzira Leite - Integrante / Márcia Marques de Morais - Integrante / Adriana da Silva - Integrante / Josiane Andrade Militão - Integrante / Edith Maria Alves Siqueira - Integrante / Raquel Beatriz Junqueira Guimarães - Integrante / Rosângela Maria Braga Trotta Soares - Integrante / Sandra Carvalho do Nascimento Lessa - Integrante / Ev'Angela Batista Rodrigues de Barros - Integrante / Janaina Zaidan Bicalho Fonseca - Integrante / Rejane Aparecida da Silva - Integrante / Júlia Cristiane Santos - Integrante / Ananda Silva Leite - Integrante / Fernanda Aparecida do Amaral - Integrante / Isabela Carmargos Ribeiro - Integrante / Wemerson Guedes de Souza - Integrante / Leonardo Lopes Cunha - Integrante / Sibely Oliveira Silva - Integrante / Raquel de Oliveira Sacramento - Integrante / Luciana Aparecida de Oliveira - Integrante / Robson Figueiredo Brito - Integrante / Maria de Lourdes Guimarães Carvalho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Juliana Alves Assis.
    9. 2010-2013. Praticas formativas e profissionais: identidades e representacoes nos discursos
      Descrição: O projeto busca compreender e interpretar o agir do professor, especialmente o de língua (materna e estrangeira), não somente com base no registro e exame da atividade docente, como também a partir da análise dos discursos produzidos nas e sobre as situações de trabalho, nas trocas entre professor e alunos e entre professor e pesquisador. Dedica-se também à análise das representações, discursos e práticas presentes no processo de formação inicial do professor de língua, visando compreender como se dá a constituição do ethos desse professor, bem como as concepções teóricas e metodológicas que orientam a sua prática profissional, quer no que toca à seleção e tratamento dos objetos de ensino quer no que se refere aos objetivos que norteiam suas ações. Na esteira dessas reflexões, visa apreender, assim, a constituição de um ethos do professor, materializado em diferentes discursos e práticas. Filiando-se a estudos interacionistas e a abordagens teóricas que dialogam com os princípios do interacionismo social, o grupo almeja, enfim, estudar e compreender o agir do professor, a organização de seu trabalho, bem como as concepções teóricas e metodológicas que orientam sua formação e prática profissional, considerados os diferentes espaços e tempos em que ocorrem mediações formativas. No âmbito das ações do grupo, estão sendo desenvolvidas pesquisas de doutorado, de mestrado e de iniciação científica, publicação de artigos em periódicos, livros e capítulos de livros. OBSERVAÇÃO: anteriormente denominado - O agir do professor: prescrições, representações sociais e discursos na/sobre o processo de formação e o agir docente. Esse projeto dá nome ao grupo de pesquisa cadastrado no diretório do CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Alves Assis - Coordenador / Zilma Maria Matos dos Santos Ramos - Integrante / Ada Magaly Matias Brasileiro - Integrante / Andréia Godinho Moreia - Integrante / Daniela Lopes Dias Ignácio Rodrigues - Integrante / Sibely Oliveira Silva - Integrante / Maria de Lourdes Guimarães Carvalho - Integrante / Daniela Imaculada Pereira Costa - Integrante. Número de orientações: 4
      Membro: Juliana Alves Assis.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (50)
      1. Conversas Acadêmicas sobre o tópico Contribuições Bakhtinianas para os Letramentos Acadêmicos,.A PERSPECTIVA DIALÓGICA E OS ESTUDOS SOBRE O LETRAMENTO ACADÊMICO: UMA ARTICULAÇÃO PRODUTIVA.. 2020. (Encontro).
      2. I CIESD ? Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos e do VI SENAL ? Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento,. Interacionismo Sociodiscursivo e os estudos sobre letramento. 2020. (Congresso).
      3. III Jornada do GEPLA.Didactique de la grammaire, quelques outils pour la formation des enseignants. 2020. (Encontro).
      4. III Seminário de Pesquisa Discente do PPG-Letras.Debatedor em mesa-redonda. 2020. (Seminário).
      5. VIII Fórum de Coordenadores de Pós-graduação da região Sudeste: Linguística e Literatura. 2020. (Outra).
      6. XXXV Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL.A CITAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SOB UM PONTO DE VISTA DISCURSIVO. 2020. (Encontro).
      7. IV Fórum Nacional sobre a formação e a atuação do revisor de.Trabalhar com/nos textos. 2019. (Outra).
      8. IX Conferência Linguística e Cognição. 2019. (Encontro).
      9. VI Encontro Internacional de Interacionismo Sociodiscursivo.A apropriação de gêneros acadêmicos na formação profissional: ser e fazer e a palavra de outrem. 2019. (Simpósio).
      10. VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas.O papel dos recursos linguístico-textuais na compreensão do funcionamento do discurso acadêmico-científico e na construção de uma posição autoral. 2019. (Encontro).
      11. VIII SEL - Simpósio Internacional de Língua e Literatura.Reflexões sobre o percurso das teorias linguísticas no Brasil: avanços, desafios e possíveis contribuições para o ensino de línguas. 2019. (Simpósio).
      12. VII SIMELP ? Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.O Pisa em debate: tensões e adesões na correção de questões do Pisa por professores do Brasil e da França. 2019. (Simpósio).
      13. XIX Enfoque Letras.Ensino de Língua Portuguesa: diálogos contemporâneos. 2019. (Encontro).
      14. X SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Notas de rodapé em artigos científicos de diferentes áres de conhecimento: formas e funções em uma visada discursivo-dialógica. 2019. (Simpósio).
      15. XXXIV Encontro Nacional Da ANPOLL. 2019. (Encontro).
      16. 5º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI). Publicar ou perecer; ser citado ou desaparecer: a citação de um ponto de vista discursivo. 2018. (Congresso).
      17. 66º Seminário do GEL.Discursos em confronto na e sobre a avaliação internacional de leitura do pisa: acatar ou duvidar?. 2018. (Seminário).
      18. Encontro com Professores da Educação Básica: os tempos da leitura e a leitura do tempo. 2018. (Encontro).
      19. II SIDIALE & IV Simpósio do PROFLetras UENP.A apropriação de gêneros acadêmicos no ensino superior: especificidades e aproximações com a educação básica no processo de ensino/aprendizagem da escrita. 2018. (Simpósio).
      20. VI Jornadas Internacionales de Investigacíon y Prácticas en Didáctica de las Lenguas y las Literaturas.A escrita acadêmica na formação universitária: formas de apropriação do discurso de outrem. 2018. (Seminário).
      21. V Seminário de Pesquisas em Letramento - SEPEL.Letramentos Acadêmicos e Científicos. 2018. (Seminário).
      22. XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL. 2018. (Encontro).
      23. 18o. Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA. A interação professor/aluno na avaliação da escrita acadêmica no Brasil e na França. 2017. (Congresso).
      24. 6o. Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. Interação orientador/orientando no processo de escrita acadêmica: um olhar sobre parâmetros, crenças e valores revelados no discurso do orientador. 2017. (Congresso).
      25. Seminário Ser Tambor.Mesa de Abertura. 2017. (Seminário).
      26. V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo.Práticas de escrita acadêmica - concepções, processos e análises em interação. 2017. (Encontro).
      27. V Fórum dos Coordenadores dos Programas de PPG da área de Linguística e Literatura. 2017. (Encontro).
      28. XV Simpósio do ICH: ICH Mostra a sua cara.Identidade e Linguagens. 2017. (Simpósio).
      29. V Fórum Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas.Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior: Letramento Acadêmico. 2016. (Outra).
      30. V Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las Literaturas.Lengua y Literatura en la enseñanza, entre gramática y estética. 2016. (Outra).
      31. Congresso Internacional Linguagem e Interação III. Letramento na e para a vida na universidade - pistas do processo de apropriação de gêneros acadêmicos. 2015. (Congresso).
      32. Encontro Pesquisadores CAPES-COFECUB.Projetos em desenvolvimento no Convênio CAPES-COFECUB. 2015. (Encontro).
      33. Palestra: Que esperar como pesquisa no Mestrado Profissional da Área de Letras. 2015. (Outra).
      34. Séminaire de Spécialité.L'évaluation des textes académiques par le professeur: critères et modalités de l'appropriation du mot de l'autre. 2015. (Seminário).
      35. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - VIII SIGET.O gênero entrevista em pesquisas sobre o agir docente: emergência de lugares e posicionamentos enunciativos. 2015. (Simpósio).
      36. V Seminário dos Programas de Pós-graduação em Letras e Linguística - Políticas e Agendas no campo de estudos de linguagem. 2015. (Seminário).
      37. Cuartas Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y literaturas.Escrita de textos acadêmicos em curso de formação de professores: contribuições para o processo de didatização das práticas discursivas acadêmicas. 2014. (Encontro).
      38. II Encontro PROCAD/CASADINHO UFMG-UNISINOS.Formação de professores: entre o acadêmico e o profissional. 2014. (Encontro).
      39. 4 émes Recontres internationales de l'Interactionnisme socio-discursif.Ações, práticas e representações no processo de ensino/aprendizagem da escrita acadêmica: pistas para a didática da escrita na universidade. 2013. (Encontro).
      40. 61º Seminário do GEL.Representações sobre os textos acadêmicos-científicos: pistas para a didática da escrita na universidade. 2013. (Seminário).
      41. I Seminário de Programas de Pós-graduação da Área de Letras e Linguística.A pós-graduação no Brasil: GT Texto. 2013. (Seminário).
      42. Modelos Contemporâneos de formação Docente e sua ligação com as pesquisas em ciências da Educação: o caso francês. 2013. (Outra).
      43. X Simpósio do ICH: Ensino, Pesquisa e Extensão - Experiências e desafios das novas gerações..Linguagem e novas comunicabilidades. 2012. (Simpósio).
      44. 18° InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Representações sociais e práticas de escrita acadêmica na formação universitária. 2011. (Encontro).
      45. I Simpósio dos Estudos da Linguagem - SESLIN.Ensino-aprendizagem da escrita da esfera acadêmica do Projeto "Leitura para Sempre". 2011. (Simpósio).
      46. Séminaire Délicortal - 2011-2012.Représentations des textes académiques-scientifiques chez les étudiants en langues et lettres: pistes pour la didactique de l'écrit à l'université. 2011. (Seminário).
      47. 9° Encontro do CELSUL.Será que eu vou conseguir escrever assim um dia?: representações sociais sobre os gêneros acadêmico-científicos na formação de professores. 2010. (Encontro).
      48. II Fórum Internacional de Análise do Discurso.Representações sobre a leitura e escrita acadêmicas em cursos de formação de professores. 2010. (Outra).
      49. VIII Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisa.Educação no Cinema. 2010. (Simpósio).
      50. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Professor de língua materna: construção de saberes, práticas e representações na formação e atuação docentes. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. ASSIS, J. A.. III Seminário de Pesquisa Discente do PPG-Letras. 2020. (Outro).. . 0.
      2. ASSIS, J. A.; MOREIRA, T. T.. II Seminário de Pesquisa Discente do PPG-Letras. 2019. Outro
      3. ASSIS, J. A.. Evento em Comemoração dos 30 anos do PPG-Letras. 2019. (Outro).. . 0.
      4. ASSIS, J. A.; MOREIRA, T. T.. I Seminário de Pesquisa Discente do PPG-Letras. 2018. Outro
      5. ASSIS, J. A.; KOMESU, F. C.. Seminário sobre letramentos acadêmicos: epistemologias e práticas em interface. 2018. Outro
      6. ASSIS, J. A.; LOPES, M. A. P. T. ; BAILLY, S.. Simpósio Temático Diálogo, autodialogo e metacognicao no ensino e na aprendizagem da escrita universitária. 2017. Congresso
      7. ASSIS, J. A.. Membro da Comissão Organizadora das Cuartas Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. 2014. (Outro).. . 0.
      8. ASSIS, J. A.; MORAIS, M. M. ; ALMEIDA, S. R. G. ; OLIVEIRA, D. H.. I Seminário de Programas de Pós-graduação da área de Letras e Linguística. 2013. Outro
      9. ASSIS, J. A.. 4 émes Rencontres internationales de l'Interactionnisme socio-discursif. 2013. (Outro).. . 0.
      10. ASSIS, J. A.. XIII Enfoque Letras. 2010. (Outro).. . 0.
      11. ASSIS, J. A.. Comissão Organizadora do Seminário Integrado de Pesquisa: Descrição do Português na Oralidade e na Escrita. 2006. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:33