Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Patricia Nunes da Fonseca

É Psicóloga pela Universidade Federal da Paraíba e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (PB). Tem Especialização em Educação Básica e Psicopedagogia. Mestrado e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade Federal da Paraíba do Departamento de Psicologia e da Pós-Gradução em Psicologia Social, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Humano, Educacional e Social (NEDHES), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Bases Normativas do Comportamento Social (BNCS). Tem interesse por pesquisas nas áreas da Psicologia social, escolar e do desenvolvimento humano, além de realizar estudos na área do Direito de Família e da Criança e do Adolescente. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9696556897063641 (31/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I. Cidade Universitária Castelo Branco 58051900 - João Pessoa, PB - Brasil Telefone: (83) 32167444
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (25)
    1. 2020-Atual. Psicologia social da justica: aplicacoes ao sistema judicial, criminal e prisional
      Descrição: Objetivo: visa estudar os fenômenos da psicologia social que se aplicam ao sistema de justiça, desenvolvendo estudos e instrumentos que proporcionem reflexões teóricas e práticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / José Farias de Souza Filho - Integrante / Jérssia Laís Fonseca dos Santos - Integrante / BRASILEIRO, TAMÍRIS DA COSTA - Integrante / Andrea Bezerra de Albuquerque - Integrante / Evellyne Ribeiro Fonseca - Integrante / ANNA DHARA GUIMARAES TANNUSS - Integrante.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    2. 2020-Atual. Psicologia Social nos relacionamentos interpessoais: aspectos cognitivos, valorativos e atitudinais das relacoes humanas
      Descrição: Objetivo: visa estudar aspectos cognitivos, valorativos e atitudinais das relações humanas a fim de compreender as variáveis que influenciam o comportamento humano, desenvolver instrumentos psicométricos e propor estratégias de intervenção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / José Farias de Souza Filho - Integrante / Jérssia Laís Fonseca dos Santos - Integrante / Andrezza Mangueira Estanislau - Integrante / Paulo Gregório Nascimento da Silva - Integrante / Rayssa Soares Pereira - Integrante / Lays Brunnyeli Santos de Oliveira - Integrante / Mayara de Oliveira Silva Machado - Integrante / Luize Anny Guimarães Amorim - Integrante / Tamires Almeida da Costa Lima - Integrante.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    3. 2018-Atual. ESTRATEGIAS DE GESTAO DE CONFLITOS EXPLICADA A PARTIR DO PERFIL DO MEDIADOR, PERSONALIDADE E VALORES
      Descrição: o presente projeto tem como objetivo geral testar um modelo explicativo para gestão de conflitos interpessoais por professores, especificamente, pretende elaborar a Escala de Perfil do Mediador (EPM), reunindo evidências iniciais de validade e precisão, além de testar a estrutura da EPM encontrada no primeiro estudo, conhecer o padrão de relação do perfil do mediador de conflitos com traços de personalidade e valores humanos, reunir evidências de validade e precisão do Questionário de Estratégia para Gestão de Conflitos, conhecer o padrão de relação das estratégias utilizadas pelo professor para gestão de conflitos com o perfil do mediador, com os traços de personalidade e com as subfunções valorativas; e, por fim, construir um modelo explicativo das estratégias para gestão de conflitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Paulo Gregório Nascimento da Silva - Integrante / Rayssa Soares Pereira - Integrante / Andrea Bezerra de Albuquerque - Integrante / Lays Brunnyeli Santos de Oliveira - Integrante / Clara Lohana Cardoso Guimarães - Integrante / Evellyne Ribeiro Fonseca - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    4. 2017-2020. Familia: contexto de desenvolvimento de cognicoes, valores e atitudes
      Descrição: A família é o principal contexto de desenvolvimento. Sendo assim é relevante estudar desde sua formação (namoro) e perpassando para o casamento, onde deve ocorrer adaptações dos cônjuges a vida e a história do outro, bem como as aprendizagens com a administração do espaço e da vida financeira dos familiares e os problemas advindos do consumo exagerado (impulsão e compulsão do consumo). Ademais, ainda deve-se ter em conta a educação dos filhos e o quanto os pais são satisfeitos com a parentalidade (Engajamento Parental) e com a família (Satisfação Familiar). Também se busca conhecer acerca dos casais que tem filhos adotados e como isto pode refletir na vida conjugal e social do casal (Percepção da criança adotada e os esteriótipos). Por fim, busca-se entender a perseguição e o assedio vivenciado pelos casais através dos ambiente virtuais (Cyberstalking).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (51) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Jérssia Laís Fonseca dos Santos - Integrante / Andrezza Mangueira Estanislau - Integrante / Paulo Gregório Nascimento da Silva - Integrante / Tamíris da Costa Brasileiro - Integrante / Mayara de Oliveira Silva Machado - Integrante / Luize Anny Guimarães Amorim - Integrante / Evellyne Ribeiro Fonseca - Integrante / ANNA DHARA GUIMARAES TANNUSS - Integrante / DAYANE GABRIELLE DO NASCIMENTO DIAS - Integrante / DAYANNE DOS SANTOS BENICIO - Integrante / SARA JANINE SILVA DE OLIVEIRA SOUZA - Integrante. Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    5. 2017-2020. Analise dos processos psicossociais e educacionais
      Descrição: A escola ou universidade é um contexto de aprendizagem importante na vida dos indivíduos, todavia, para que isto ocorra é fundamental que haja um clima favorável, tanto para professores quanto para discentes. Desse modo, é necessário que os atores sociais tenham habilidades para resolverem seus conflitos, sejam estimulados a terem autoeficácia nos estudos, a não procrastinar suas atividades e aprendam a gerirem o uso da internet e das redes sociais, pois uma vez que essa variável não é administrada adequadamente afeta o estudo e a vida social do indivíduo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Andréa Xavier de Albuquerque de souza - Integrante / Rayssa Soares Pereira - Integrante / Karoline Layse Silva Bezerra - Integrante / Lays Brunnyeli Santos de Oliveira - Integrante / Beatriz Lima de Oliveira - Integrante / Clara Lohana Cardoso Guimarães - Integrante / Beatriz Carvalho Diniz - Integrante / Jadiel Bandeira dos Santos - Integrante. Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 1
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    6. 2017-2019. Forcas de carater: relacoes com variaveis individuais e sociais
      Descrição: As forças de caráter (FC) são características individuais (traços do caráter) que facilitam o desenvolvimento pleno e saudável do indivíduo, nos níveis psicológico, biológico e social. Ademais, as FC aproximam e sofrem influência da personalidade e hereditariedade, são aprendidas a partir dos modelos endossados pela cultura em que o indivíduo está inserido e construídas sobre padrões consensuais como família, comunidade, pares e sobretudo, os valores humanos. Ademais, possibilitam ao ser humano experimentar maiores e duradouras sensações de bem-estar e satisfação com a vida, haja vista que as pessoas que são conscientes de suas forças, podem utilizá-las no cotidiano, melhorar as relações sociais, alcançar um alto grau de compromisso e engajamento com as atividades rotineiras, além de fortalecer as potencialidades e possibilidades que a vida proporciona. Observa-se, pois, que as forças de caráter, assim como os traços de personalidade e valores humanos, são variáveis que predizem comportamentos. Especificamente, nutrir as forças de caráter ajudam pessoas a reconhecerem recursos para lidarem com as adversidades enfrentadas no cotidiano (e.g. luto, dificuldades acadêmicas).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Ricardo Neves Couto - Integrante / Mirela Carla da Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    7. 2015-2017. Do casamento ao divorcio: estrategias de resolucao de conflito, manutencao e adaptacao
      Descrição: A qualidade das relações vivenciadas na conjugalidade depende dos padrões de relacionamento adotados pelos cônjuges. Quando o ajustamento entre os indivíduos não acontece de forma harmônica, surgem os conflitos. Cujas resoluções podem ser de natureza construtiva, voltada para solucionar os problemas ou destrutiva, marcadas por negligências. Observa-se, pois, que nesse âmbito, o perdão e a satisfação conjugal são estratégias que colaboram para a manutenção do casamento, porém, quando os conflitos não são resolvidos de maneira satisfatória, pode desencadear no divórcio. Após essa vivência estressora, salienta-se para a necessidade de proporcionar harmonia das relações. Nesse contexto, reconhece-se que a vontade de perdoar o ex-cônjuge, além de facilitar esse processo, proporciona mudanças positivas para as pessoas divorciadas, caracterizando o crescimento pós-traumático (CPT). Nota-se, então, a importância de se investigar as variáveis individuais e sociais (e.g., características sociodemográficas, personalidade, valores humanos) a fim de entender em que medida esses construtos interferem nos construtos que caracterizam as estratégias de resoluções de conflito, manutenção do casamento (perdão e satisfação conjugal), ou, ainda, uma saudável adaptação pós-divórcio (perdão e CPT no âmbito do divórcio).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Najila Bianca Campos Freitas - Integrante / Bruna de Jesus Lopes - Integrante / Aline Carvalho de Almeida - Integrante / Ricardo Neves Couto - Integrante. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    8. 2015-2017. Estereotipos acerca da adocao: uma explicacao pautada nos valores humanos
      Descrição: Conhecer em que medida os valores humanos explicam os estereótipos relacionados à adoção. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Jérssia Laís Fonseca dos Santos - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    9. 2015-2016. Percepcao parental acerca do filho adotivo: uma analise psicoeducacional
      Descrição: Uma análise psicoeducacional. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Jérssia Lais Fonsêca dos Santos - Integrante / Rosicleia Moreira Palitot - Integrante.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    10. 2015-2016. Correlatos de Ansiedade frente ao exame e autoeficacia academica
      Descrição: Buscar a relação entre ansiedade e autoeficácia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Maria Izabel Fernandes da Silva - Integrante / Ricardo Neves Couto - Integrante.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    11. 2015-2016. Valores Humanos como Promotores de Acoes de Educacao Ambiental Direcionadas aos Residuos solidos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    12. 2014-2017. LABORATORIO DE AVALIACAO EM PSICOLOGIA E EDUCACAO (LAPE): PROPOSTA DE CONSTRUCAO E VALIDACAO DE INSTRUMENTOS
      Descrição: visa à implantação e instrumentalização do Laboratório de Avaliação em Psicologia e Educação (LAPE) no campus da UFPB em João Pessoa ? PB, cujo foco está em desenvolver e validar instrumentos de medida que possam ser empregados na área da Psicologia e da Educação (PROJETO UNIVERSAL). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Rildésia S V Gouveia - Integrante / Jérssia Lais Fonsêca dos Santos - Integrante / Viviany Silva Pessoa - Integrante / Tamíris da Costa Brasileiro - Integrante / Thayro Andrade Carvalho - Integrante / Maria Izabel Fernandes da Silva - Integrante / Bruna de Jesus Lopes - Integrante / Rosicleia Moreira Palitot - Integrante / Ricardo Neves Couto - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    13. 2014-2015. Os Valores Humanos como Preditores das Atitudes Frente a escola e dos Comportamentos Antissociais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Maria Izabel Fernandes da Silva - Integrante.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    14. 2014-2015. Engajamento Escolar e Valores Humanos: um estudo correlacional
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Rosicleia Moreira Palitot - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    15. 2013-2014. Escala de Alienacao Parental (EAP): Um Estudo da sua Validade Confirmatoria
      Descrição: O objetivo deste estudo é a construção de um instrumento que se proponha a identificar os possíveis fatores que propiciam seu desenvolvimento, de modo que forneça subsídios para o tratamento; e, de maneira específica, pretende-se conhecer em que medida os indicadores de AP se correlacionam com o ajustamento escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Tatiane Duarte de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    16. 2013-2014. Construcao e Validacao da Escala de Alienacao Parental (EAP)
      Descrição: O objetivo deste estudo é a construção de um instrumento que se proponha a identificar os possíveis fatores que propiciam seu desenvolvimento, de modo que forneça subsídios para o tratamento; e, de maneira específica, pretende-se conhecer em que medida os indicadores de AP se correlacionam com o ajustamento escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Kyvia Marcionilla Palmeira Damasceno - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    17. 2013-2014. Correlacao entre os Fatores de Alienacao Parental e Ajustamento Escolar
      Descrição: O objetivo deste estudo é a construção de um instrumento que se proponha a identificar os possíveis fatores que propiciam seu desenvolvimento, de modo que forneça subsídios para o tratamento; e, de maneira específica, pretende-se conhecer em que medida os indicadores de AP se correlacionam com o ajustamento escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Juliana Henrique de Assis Albuquerque - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    18. 2013-2014. Atitudes Frente a Escola: Uma Explicacao Pautada Nos Valores Humanos E Estilos Parentais
      Descrição: O objetivo deste estudo é conhecer em que medida os valores humanos e os estilos parentais influenciam nas atitudes frente à escola de crianças e adolescentes paraibanos. Especificamente, verificar as atitudes dos estudantes frente à escola; conhecer as prioridades valorativas dos estudantes e os estilos parentais maternos percebidos por eles; averiguar se os valores humanos e os estilos parentais explicam as atitudes dos estudantes frente à dinâmica escolar; e identificar a influência das variáveis sociodemográficas nos valores humanos, nos estilos parentais e nas atitudes frente à escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / AMANDA CECILIA GOMES RAMOS - Integrante.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    19. 2012-2013. Representacoes Sociais dos profissionais da educacao acerca dos adolescentes em conflito com a lei
      Descrição: Conhecer as Representações Sociais dos profissionais da escola (Diretores, professores e equipe técnica) acerca dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em semiliberdade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Marina Almeida Coelho - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    20. 2012-2013. Os Estilos Parentais e a Satisfacao Escolar dos Estudantes: Um estudo correlacional
      Descrição: Este estudo objetiva conhecer a correlação existente entre os estilos parentais e a satisfação da vida escolar de crianças e adolescentes paraibanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Jaciara de Lira Roberto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    21. 2012-2013. Levantamento de informacoes sobre o consumo dos adolescentes e dos pais
      Descrição: Realizar um levantamento a respeito do comportamento consumidor dos adolescentes e seus pais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Patrícia Oliveira de Andrade - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    22. 2012-2013. Correlacao entre os estilos parentais e o comportamento de consumo
      Descrição: Observar se os estilos parentais (autoritário, autoritativo, permissivo e negligente) influencia no comportamento de consumo dos adolescentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Jérssia Laís Fonseca dos Santos - Integrante.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    23. 2012-2013. Validacao da Escala de Comportamento de Consumo dos adolescentes
      Descrição: Validação da Compulsive Buying Scale para adolescentes no contexto brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador / Eugênia Lúcia Paiva de Oliveira - Integrante.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    24. 2011-2012. Medindo a relacao entre Estilos Parentais e Habitos de Estudo
      Descrição: A família é a principal responsável pela educação e socialização das crianças, pois através dela são transmitidos valores, crenças, expectativas, preconceitos, comportamentos e normas sociais. Estes são internalizados pela criança e utilizados no comportamento social, na vida afetiva e na efetividade da prática acadêmica. Portanto, estudar a forma como os filhos se relacionam com os pais é relevante, principalmente, para ver a influência dos estilos parentais na construção de hábitos de estudo. Assim, o objetivo do projeto é conhecer se há correlação entre os estilos parentais (autoritário, autoritativo, permissivo e negligente) e os hábitos de estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    25. 2011-2012. Construcao e Validacao da escala de bullying
      Descrição: Analisando o crescimento de comportamentos violentos de crianças nas escolas, especialmente, de casos de bullying, o presente estudo tem por objetivo construir e validar uma escala sobre bullying.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Patricia Nunes da Fonseca - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Prêmio Reinier Johannes Antonius Rozenstraten (categoria graduação) / Trabalho: Comportamentos violentos no namoro de adolescentes, 50ª Reunião Anual da SBP.. 2020.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    2. Prêmio Luiz Marcellino de Oliveira (categoria Mestrado) / Menção honrosa: Richmond Compulsive Buying Scale (RCBS): Evidências de Validade e Precisão, 49ª Reunião Anual da SBP.. 2019.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    3. A Relação Entre os Valores Humanos e as Atitudes Frente aos Residuos Solidos, Universidade Federal do Vale do Rio Sao Francisco.. 2015.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.
    4. Os Valores Humanos como Explicadores das Atitudes a Escola e dos Comportamentos Antissociais, IV Congresso Norte-Nordeste de Psicologia.. 2015.
      Membro: Patricia Nunes da Fonseca.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (26)
    1. Como transitar nos conflitos organizacionais - EAD. 2017. (Outra).
    2. VIII Congresso do Mercosul de Direito de Família. VIII Congresso do Mercosul de Direito de Família. 2016. (Congresso).
    3. I Encontro de Recepção Discente.A Psicopedagogia na UFPB: caminhos e perspectivas. 2013. (Encontro).
    4. II Symposium International Facet Theory Conference.Cross-cultural Values Structure: Evidences of Adequacy and Equivalence. 2013. (Simpósio).
    5. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico Y Evaluación Psicológica. Escala de Atitudes Positivas Frente a Potenciais Alvos de Bullying (EAFPAB). 2013. (Congresso).
    6. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico Y Evaluación Psicológica. Escala de Atitudes Frente ao Contexto Escolar: Evidências de Validade e Precisão. 2013. (Congresso).
    7. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico Y Evaluación Psicológica IIBE. Validação da Escala de Atitudes Frente à Aprendizagem (EAFA) para o contexto brasileiro. 2013. (Congresso).
    8. VIII Jornada Internacional VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais.Representações Sociais dos Profissionais da Educação Sobre os Adolescentes em Conflito com a Lei. 2013. (Outra).
    9. VIII Jornada Internacional VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais.A Afetividade das Medidas Socioeducativas no Processo de Ressocialização: Um Estudo de Representação Social. 2013. (Outra).
    10. III Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea.Escola Educação na Sociedade Contemporânea. 2012. (Outra).
    11. V Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.V Simpósio Internacional sobre a juventude Brasileira. 2012. (Simpósio).
    12. X Congresso Brasileiro de Terapia Familiar. V Encontro Latino Americano de Terapeutas Familiares. 2012. (Congresso).
    13. XV Encontro Nacional de Educação Infantil.Educação Infantil em Perspectivas diálogos possíveis. 2012. (Encontro).
    14. 3º Simpósio Internacional de Valores Humanos e Gestão.Os valores humanos e o significado do dinheiro: Um estudo correlacional. 2011. (Simpósio).
    15. I Congresso Brasileiro e II Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica. Comportamentos socialmente desviantes: medidas, correlatos e estratégias de intervenção. 2011. (Congresso).
    16. II Fórum Pestalozziano de Educação Inclusiva.Bullying e a Pessoa com Deficiência. 2011. (Outra).
    17. III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Olhares diversos sob a diferença.Relações de Gênero e a Formação de Professores: Reflexões sobre a Prática Pedagógica. 2011. (Seminário).
    18. VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Valores Humanos e Atitudes Frente à Escola: Um estudo correlacional. 2011. (Congresso).
    19. I Congresso Internacional Adolescência e Violência: Perspectivas Clínica, Educacional e Jurídica; II Seminário Internacional sobre Adolescência Clínica e Cultura e III Seminário de Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei. O adolescente, a Família e a Escola: Correlação entre os Estilos Parentais e o Ajustamento Escolar. 2010. (Congresso).
    20. II Seminário sobre Processos de Aprendizagem e Psicopedagogia.Educação Infantil e Família: Uma perspectiva psicopedagógica. 2010. (Seminário).
    21. I Seminário sobre Processo de Aprendizagem e Psicopedagogia.A aprendizagem no Contexto Familiar. 2010. (Seminário).
    22. IV Simpósio Internacional - "Conhecer...Fazer...Compartilhar...Ser Psicopedagogo".Um estudo correlacional sobre valores humanos e hábitos de estudo. 2010. (Simpósio).
    23. IX CCHLA Conhecimento em Debate.Psicologia Jurídica: Situação atual e perspectivas futuras. 2010. (Seminário).
    24. XIV Encontro de Psicopedagogia do Ceará.Aprendizagem na Interação mãe-criança: Uma análise dos Estilos Comunicativos. 2010. (Encontro).
    25. XIV Encontro de Psicopedagogia do Ceará.Bem-estar Subjetivo e Ajustamento Escolar: Correlação promotora de Aprendizagem. 2010. (Encontro).
    26. XIV Encontro de Psicopedagogia do Ceará.Criatividade Infantil na sala de aula: Um estudo com brinquedos estruturados e não estruturados. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. FÔNSECA, PATRÍCIA NUNES; ESCARIAO, A. D. ; Minervino, C. A. S. M. ; DANTAS, E. S. ; ASSIS, G. S. ; DINIZ, M. M. F. ; Barbosa, Adriana A. G. ; SEABRA, Magno Alexon Bezerra ; PALITOT, M. D. ; LIMA, N. M. ; Anselmo, Roberto Derivaldo ; RODRIGUES, S. C.. II Seminário sobre Processos de Aprendizagem e Psicopedagogia. 2010. Outro
    2. Mendonça, Otávio Machado Lopes ; Assis, Gionvani Soares ; Anselmo, Roberto Derivaldo ; FÔNSECA, PATRÍCIA NUNES. I Seminário sobre Processos de Aprendizagem e Psicopedagogia. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Patricia Nunes da Fonseca ⇔ Emerson Diógenes de Medeiros (15.0)
      1. COUTO, RICARDO NEVES ; DA FONSÊCA, PATRÍCIA NUNES ; DE MEDEIROS, EMERSON DIÓGENES ; DA SILVA, PAULO GREGÓRIO NASCIMENTO. Personality, Values, and Character Strengths: Contributions to Positive Changes in Bereavement. Trends in Psychology. v. 29, p. 490-504, issn: 2358-1883, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Silva, Paulo Gregório Nascimento da ; FONSECA, Patricia Nunes da ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; PEREIRA, R. S. ; COUTO, R. N.. Intimate Partner Cyberstalking Scale (IPCS): evidências psicométricas no Brasil. Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion-e Avaliacao Psicologica. v. 59, p. 5-17, issn: 1135-3848, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SILVA, P. G. N. ; MACHADO, M. O. S. ; ESTANISLAU, A. M. ; PIMENTEL, C. E. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de. Nomophobia Questionnaire: propriedades psicométricas para o contexto brasileiro. Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion-e Avaliacao Psicologica. v. 55, p. 161-172, issn: 1135-3848, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. COUTO, R. N. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; SILVA, P. G. N. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; CARVALHO, T. A.. Versão brasileira da Tuckman Procrastination Scale: adaptação e evidências psicométricas. INTERAMERICAN JOURNAL OF PSYCHOLOGY. v. 54, p. 1-17, issn: 0034-9690, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MEDEIROS, Emerson Diógenes de; SILVA, P. G. N. ; Medeiros, P. C. B. ; SOUSA, G. M. ; NUNES, C. C. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; GOMES, E. B.. Cognitive Test Anxiety Scale: propriedades psicométricas no contexto brasileiro. SALUD & SOCIEDAD: INVESTIGACIONES EN PSICOLOGIA DE LA SALUD Y PSICOLOGIA SOCIAL. v. 11, p. e3923, issn: 0718-7475, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CARVALHO, T. A. ; Medeiros, Emerson Diógenes de ; Coutinho, Maria da Penha L. ; BRASILEIRO, T. C. ; FONSECA, Patricia Nunes da. Alienação Parental: elaboração de uma medida para mães. Estudos de Psicologia (Campinas). v. 34, p. 367-378, issn: 1982-0275, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MEDEIROS, Emerson Diógenes de; COUTO, R. N. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; SILVA, P. G. N. ; MEDEIROS, P. C. B.. Posttraumatic Growth Inventory (PTGI): Adaptação e validade fatorial no nordeste brasileiro. PSICO-USF (IMPRESSO). v. 22, p. 449-460, issn: 1413-8271, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. MEDEIROS, EMERSON DIOGENES DE ; COUTO, RICARDO NEVES ; FONSÊCA, PATRÍCIA NUNES DA ; BRITO, RISLAY CAROLINNE SILVA ; CASTRO, LAÍS SERRA. CORRELATOS VALORATIVOS DO CRESCIMENTO PÓS-TRAUMÁTICO EM UMA AMOSTRA BRASILEIRA. PSICOLOGIA E SABER SOCIAL. v. 5, p. 112-125, issn: 2238-779X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. MEDEIROS, Emerson Diógenes de; GOUVEIA, Valdiney Veloso ; FONSECA, Patricia Nunes da ; GUSMÃO, Estefânea Elida da Silva ; MILFONT, T. L. ; Fonseca, Patricia Nunes da ; AQUINO, Thiago T A A. Teoria Funcionalista dos Valores Humanos: Evidências de sua adequação no contexto paraibano. RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (IMPRESSO). v. 13, p. 18-44-44, issn: 1518-6776, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. FONSECA, Patrícia Nunes da ; GOUVEIA, Valdiney Veloso ; Medeiros, Emerson Diógenes de ; GOUVEIA, Rildésia S. V. ; CAVALCANTI, Jane Palmeira Nóbrega. Escala de percepção da escola como comunidade: evidências de validade fatorial e consistência interna. Arquivos Brasileiros de Psicologia (UFRJ. 2003). v. 62, p. 135-147, issn: 0100-8692, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. PIMENTEL, Carlos Eduardo ; GOUVEIA, Valdiney Veloso ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; SANTOS, Walberto Silva dos ; FONSECA, PATRÍCIA NUNES DA. Explicando atitudes frente à maconha e comportamentos antissociais: o papel dos valores e grupos alternativos. Em: Sheyla C. S. Fernandes; Carlos Eduardo Pimentel; Valdiney V. Gouveia; José L. A. Estramiana. (Org.). Psicologia Social: Perspectivas atuais e evidências empíricas. 1ed.São Paulo. : Casa do Psicólogo. 2011.v. 01, p. 13-23.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. JESUS, L. A. ; SILVA, P. G. N. ; COUTO, R. N. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; FONSECA, Patricia Nunes da ; SANTOS JUNIOR, N. F.. Escala de Satisfação com a Vida: evidências de adequação psicométrica no sertão Pernambucano. Em: 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 198-198, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. JESUS, L. A. ; COUTO, R. N. ; SILVA, M. I. F. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; SILVA, P. G. N. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de. Inventario de Autoeficácia para El Estudio: evidências de validade e precisão. Em: 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. Anais da 46 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 253-253, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. Carvalho, T. A. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; Dantas, Gildevan Estrela ; ALBUQUERQUE, J. H. A.. Alienação parental: construção e validação de uma medida psicométrica para mães. Em: I Congresso Internacional de Psicologia Jurídica, 2015, Joâo Pessoa. I Congresso Internacional de Psicologia Jurídica, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. Silva, Paulo Gregório Nascimento da ; FONSECA, Patricia Nunes da ; Couto, Ricardo Neves ; MEDEIROS, P. C. B. ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de. Assessment of Sadistic Personality (ASP): evidências de validade no contexto brasileiro. Avaliação Psicológica. 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patricia Nunes da Fonseca ⇔ Carlos Eduardo Pimentel (7.0)
      1. SILVA, P. G. N. ; MACHADO, M. O. S. ; ESTANISLAU, A. M. ; PIMENTEL, C. E. ; FONSECA, Patricia Nunes da ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de. Nomophobia Questionnaire: propriedades psicométricas para o contexto brasileiro. Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion-e Avaliacao Psicologica. v. 55, p. 161-172, issn: 1135-3848, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. GOUVEIA, Valdiney Veloso ; PIMENTEL, Carlos Eduardo ; DA FONSÊCA, PATRÍCIA NUNES ; MACÊDO BARBOSA, LARISSE HELENA GOMES ; VELOSO GOUVEIA, RILDÉSIA SILVA ; DE SOUZA FILHO, JOSÉ FARIAS. Altruísmo Autoinformado e Informado por Pares: Evidências do Altruísmo como Traço de Personalidade. INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (ONLINE). v. 20, p. 183-192, issn: 1981-8076, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Soares, Ana Karla Silva ; GOUVEIA, Valdiney Veloso ; GOUVEIA, RILDÉSIA S. V. ; FÔNSECA, PATRÍCIA NUNES ; PIMENTEL, Carlos Eduardo. Escala Califórnia de Vitimização do Bullying (ECVB): evidências de validade e consistência interna. TEMAS EM PSICOLOGIA (RIBEIRÃO PRETO). v. 23, p. 481-491, issn: 1413-389X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. FÔNSECA, PATRÍCIA NUNES; GOUVEIA, Valdiney Veloso ; GOUVEIA, Rildésia S V ; PIMENTEL, Carlos Eduardo ; Soares, Ana Karla Silva. Escala de Ajustamento Escolar: Estrutura fatorial e correlatos demográficos. Avaliação Psicológica (Impresso). v. 10, p. 1-11, issn: 1677-0471, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PIMENTEL, Carlos Eduardo ; GOUVEIA, Valdiney Veloso ; MEDEIROS, Emerson Diógenes de ; SANTOS, Walberto Silva dos ; FONSECA, PATRÍCIA NUNES DA. Explicando atitudes frente à maconha e comportamentos antissociais: o papel dos valores e grupos alternativos. Em: Sheyla C. S. Fernandes; Carlos Eduardo Pimentel; Valdiney V. Gouveia; José L. A. Estramiana. (Org.). Psicologia Social: Perspectivas atuais e evidências empíricas. 1ed.São Paulo. : Casa do Psicólogo. 2011.v. 01, p. 13-23.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. FÔNSECA, PATRÍCIA NUNES; PIMENTEL, Carlos Eduardo ; Soares, Ana Karla Silva ; Freires, Leogildo Alves. Identificação com Grupos Alternativos e Atitudes frente ao Uso da Maconha. Em: I Congresso Internacional Adolescência e Violência Adolescência e Violência: Perspectivas Clínica, Educacional e Jurídica, 2010, Brasília/DF. I Congresso Internacional Adolescência e Violência Adolescência e Violência: Perspectivas Clínica, Educacional e Jurídica, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. FÔNSECA, PATRÍCIA NUNES; PIMENTEL, Carlos Eduardo ; Gomes, Ana Isabel Araújo Silva de Brito ; SOUZA FILHO, J. Farias ; Freires, Leogildo Alves. Comportamentos Antissociais e Delitivos e sua Relação com a Identificação com Grupos Alternativos. Em: I Congresso Internacional Adolescência e Violência: Perspectivas clínica, educacional e jurídica, 2010, Brasília. Anais do I Congresso Internacional Adolescência e Violência: Perspectivas clínica, educacional e jurídica, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patricia Nunes da Fonseca ⇔ Roselene Ricachenevsky Gurski (1.0)
      1. FONSECA, Patricia Nunes da. Parecerista ad hoc da Revista Psicologia: Ciência e Profissão. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Patricia Nunes da Fonseca ⇔ Valeschka Martins Guerra (1.0)
      1. COUTO, R. N. ; FONSECA, Patrícia Nunes da ; Guerra, V. M. ; GOUVEIA, V. V.. Crescimento pós-traumático de pessoas divorciadas: são os valores humanos uma explicação?. PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE). 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patricia Nunes da Fonseca ⇔ Tiago Jessé Souza de Lima (1.0)
      1. Pasquali, Luiz ; GOUVEIA, Valdiney Veloso ; SANTOS, Walberto Silva dos ; FÔNSECA, PATRÍCIA NUNES ; Lima, Tiago Jessé Souza. Questionário de Percepção dos Pais: Evidências de uma Medida de Estilos Parentais. PAIDÉIA (USP. RIBEIRAO PRETO. IMPRESSO). v. 22, p. 155-164, issn: 0103-863X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patricia Nunes da Fonseca ⇔ Lúcia Pereira Leite (1.0)
      1. FONSECA, Patricia Nunes da. Parecerista ad hoc da Revista Temas em Psicologia. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Patricia Nunes da Fonseca ⇔ Ludgleydson Fernandes de Araújo (1.0)
      1. FONSECA, Patricia Nunes da. Parecerista ad hoc da Revista Temas em Psicologia. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Patricia Nunes da Fonseca ⇔ Vera Lucia Trevisan de Souza (1.0)
      1. FÔNSECA, PATRÍCIA NUNES. XXXIV CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA. 2013.
        [ busca Google | busca Bing ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:42