Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro

Professora Titular Livre da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisadora 1 A do CNPq, possui graduação (1980), mestrado (1985) e doutorado (1993) em História pela Universidade Federal Fluminense, com Pós-Doutorado na University of Maryland at College Park (1997) , na UNICAMP (2001) e na Sorbonne - Paris IV (2008). É Professora titular aposentada da Universidade Federal Fluminense, onde continua como credenciada no Programa de Pós-Graduação em História. Foi Professora Visitante na Columbia University (Ruth Cardoso Chair, Fulbright/CAPES, 2013/2014), na Universidade Federal de Pernambuco (CNPq, 2013), na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2004) e na University of Michigan (1996). Coordenadora associada do Laboratório de História Oral e Imagem - rede de pesquisa (LABHOI UFF/UFJF), é autora dos livros Ao Sul da História (1987); Das Cores do Silêncio (1995); Memórias do Cativeiro (2005) e co-diretora dos vídeos-documentários Memórias do Cativeiro (2005); Jongos, Calangos e Folias (2007); Versos e Cacetes (2009) e Passados Presentes (2011). É também coordenadora do banco de dados e das exposições do Projeto Passados Presentes. Memória da Escravidão no Brasil www.passadospresentes.com.br, (2015) bem como dos aplicativos de turismo de memória para tablet e celular Pequena África; Quilombo do Bracuí, Quilombo São José e Jongo de Pinheiral (2017). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, abolição, memória, vídeo-história e história oral. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2719300158070968 (22/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus UFJF) São Pedro 36036900 - Juiz de Fora, MG - Brasil Telefone: (32) 21023101 URL da Homepage: www.labhoi.uff.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2020-Atual. O corpo negro na fotografia publica da cidade de Juiz de Fora (seculos XIX e XX)
      Descrição: O presente projeto propõe a reconstrução do percurso histórico dessa relação ao investigar a presença negra na fotografia pública da cidade de Juiz de Fora. Duas questões serão norteadoras da pesquisa que ora se inicia: Há uma fotografia pública da cidade de Juiz de Fora? Como o corpo negro está nela representado? A partir dessas questões, propomo-nos a identificar acervos em que se evidenciam a existência de práticas fotográficas associadas à ação documental dos agentes públicos da cidade de Juiz de Fora e a explorar a fotografia de imprensa e o fotojornalismo independente que registrou o cotidiano da cidade, reconhecendo seu papel central na elaboração das culturas urbanas ao longo do século XX. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador / Giovana Castro - Integrante.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    2. 2020-Atual. JUIZ DE FORA: CIDADE NEGRA: Historias e Memorias Negras na Cidade de Juiz de Fora (seculos XIX e XX)
      Descrição: Projeto de documentação e pesquisa que aborda história e memória da presença e identidade negras na cidade de Juiz de Fora, des Tde sua constituição como principal cidade da cafeicultura escravista de Minas Gerais no século XIX e, em seguida, como locus privilegiado de migrações negras das regiões vizinhas no pós-abolição. Através da metodologia da história oral alimenta o Arquivo Digital Juiz de Fora Cidade Negra, a mesmo tempo em que consolida um inventário da produção já existente sobre a história social da escravidão e do tráfico atlântico de cativos na região e sobre memória e identidade negras na cidade, buscando refletir em que medida esta construção recupera a experiência dos últimos escravizados e suas trajetórias e de suas famílias no pós-abolição.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador / Giovana Castro - Integrante.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    3. 2020-Atual. Escrita de Si e Racializacao nas Cartas de Africa de Andre Reboucas
      Descrição: O projeto terá como objetivo específico a transcrição, edição crítica e construção de ensaio interpretativo sobre as cartas do engenheiro abolicionista André Rebouças [1838-1898], copiadas por ele em seus ?cadernos de correspondência?, durante viagem da França à África oriental (Moçambique e África do Sul) ao longo dos anos de 1891 a 1893. Quem eram seus interlocutores? Por que decidiu transcrever sua correspondência ativa em cadernos em substituição ao Diário que manteve por toda vida? Nos cadernos de correspondência, o engenheiro afirma uma subjetividade racializada, sublimada enquanto escreveu o Diário no Brasil. Foi como o ?Negro André? que assinou a maioria das cartas. Os nexos entre escravidão e processos de racialização e o impacto da emergência do pensamento racialista de base científica no Brasil servirão como orientadores da análise.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    4. 2019-Atual. Migracoes negras na cidade de Juiz de Fora: o caso do Bairro Floresta (seculos XIX e XX)
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    5. 2019-Atual. Passados Sensiveis: memoria da escravizacao ilegal indigena e africana em comunidades remanescentes de quilombo da Zona da Mata mineira
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    6. 2019-Atual. PRODUTIVIDADE EM PESQUISA: Passados Sensiveis: historia, memoria e amnesia da escravizacao no Sudeste do Brasil (sec. 19
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo geral abordar historicamente o tema do esquecimento e do silêncio, bem como o legado sociocultural da experiência da escravização nas antigas áreas cafeeiras do sudeste brasileiro no século XIX, com base na ampliação dos projetos permanentes de documentação e pesquisa do Laboratório de História Oral e Imagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    7. 2018-Atual. CIENTISTA DO NOSSO ESTADO FAPERJ (COORD): Passados Passados Presentes: historia publica, memoria e experiencia da escravidao e do pos-abolicao no Brasil
      Descrição: Projeto apoiado com a Bolsa Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. O projeto explora as relações entre memória coletiva e história social nas antigas áreas cafeeiras do sudeste brasileiro, desde o século 19 até os processos contemporâneos de emergência étnica dos grupos remanescentes de quilombo e de construção de patrimônios culturais negros . Para tanto, aborda a história social da escravidão nas antigas áreas cafeeiras do Brasil, de uma perspectiva comparada, tendo em vista os diferentes processos identitários surgidos nas sociedades escravistas das Américas pos-emancipação. Tais processos acionaram manifestações culturais e construções memoriais da experiência da escravidão que definiram os significados históricos da cidadania nesses países,. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    8. 2018-Atual. FAPEMIG_Passados Presentes: historia publica, escravidao e cidadania de Mocambique a Minas Gerais.
      Descrição: Este projeto tem por objetivo criar e consolidar a linha de pesquisa Memória, Áfricas, Escravidão do Laboratório de História Oral e Imagem na Universidade Federal de Juiz de Fora, como nova professora titular livre do Departamento de História dessa instituição. O Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) é uma rede internacional de pesquisa e de construção de arquivos digitais, multi-institucional, criado como grupo de pesquisa na Universidade Federal Fluminense em 1982 e redefinido como rede, em 2018. Como professora dos Programas de Pós Graduação em História da UFJF e da UFF, estou na liderança dos grupos de pesquisa da rede em ambas as instituições. A reflexão das linhas de pesquisa do LABHOI tem como cerne as relações entre memória e história e a concepção de que o conhecimento histórico construído sobre o passado tem na produção de memórias uma de suas fontes e também um de seus objetos privilegiados; trabalhando com os ?usos? do passado na história, com a memória de grupos sociais ou de indivíduos, com a produção de registros visuais, orais e/ou escritos, e de sua função no processo permanente de (re) construção ou/e preservação de identidades sociais, políticas e culturais. Para tanto, partem de uma reflexão sobre a memória coletiva como construção social e política , e propõem a história da memória como tema específico de pesquisa. Nossas mais recentes iniciativas de pesquisa exploraram as relações entre memória coletiva e história social da escravidão no antigo Sudeste cafeeiro, desde o século XIX até os processos contemporâneos de emergência étnica dos grupos remanescentes de quilombo e de construção política de patrimônios culturais de matriz centro-africana. Para tanto, abordamos a história social da escravidão atlântica no século XIX, utilizando a tradição oral do quilombo do Bracuí sobre o comércio ilegal de cativos com a região de Moçambique como uma das bases da pesquisa, que teve por resultado o terceiro filme historiográfico dirigido em colaboração com Martha Abreu, de título Passados Presentes. Memória Negra no Sul Fluminense. As relações entre Moçambique e o processo de abolição do tráfico atlântico e do pós-abolição no Brasil tem sido abordado por diversos membros da equipe do projeto, pertencentes à rede de pesquisa do LABHOI. O presente projeto volta-se, especificamente, para um estudo comparado de alguns aspectos da diáspora africana e dos diferentes processos identitários surgidos em sociedades pós-emancipação nos dois lados do Atlântico, enfatizando os casos de Moçambique e da Zona da Mata de Minas Gerais. A proposta é interrogar como tais processos acionam manifestações culturais e construções memoriais da experiência da escravização e, em que medida, contribuíram para definir historicamente os significados da cidadania nos espaços analisados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador / Martha Abreu - Integrante / Keila Grinberg - Integrante / Thiago Campos Pessoa - Integrante / Fernanda Thomas - Integrante / Camilla Agostini - Integrante / Daniela Yabeta - Integrante.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    9. 2015-2017. CIENTISTA DO NOSSO ESTADO FAPERJ (COORD): Passados Passados Presentes: escravidao, historia publica e cidadania em perspectiva Atlantica
      Descrição: O projeto reune inciativas integradas de pesquisa para analisar comparativamente a historia da memória da escravidão e os processos de racialização e construção de identidades no Atlântico, abordando a presença do tema em manifestações de memória coletiva, na história pública, na historiografia e no ensino de história.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador / Martha Abreu - Integrante / Thiago Campos Pessoa - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    10. 2014-2018. PRODUTIVIDADE EM PESQUISA: Passados Presentes: trafico atlantico, escravidao e cidadania em perspectiva atlantica
      Descrição: Estudo comparado de alguns aspectos da diáspora africana no Atlântico e dos diferentes processos identitários surgidos nas sociedades pós-emancipação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    11. 2014-2016. FAPERJ_COLUMBIA_Passados Presentes: Memoria da Escravidao e Politicas de Reparacao nas Politicas Publicas na Area de Educacao no Brasil
      Descrição: Projeto contemplado pelo Edital FAPERJ-Columbia Global Center, coordenado por Hebe Mattos (UFF) e David Scott (Columbia University), que visa contribuir para o debate em curso em torno do tema das reparações para o passado escravista no Novo Mundo, buscando aprofundar a conversação entre pesquisadores da história e da memória da escravidão no Brasil, no Caribe e nos Estados Unidos, sobre diferentes experiências de escravização e demandas contemporâneas por políticas públicas de reparação. Equipe: Columbia University, David Scott, Eric Foner, Chritopher Brown, Ntahalia Lightfoot; UFF, Hebe Mattos, Martha Abreu, UFRJ: Mônica Lima, Amilcar Araújo Pereira, Giovana Xavier; UNRIO: Keila Grinberg, Mariana Muaze. www.labhoi.uff.br/ppp. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador / Keila Grinberg - Integrante / Mônica Lima - Integrante / Amilcar Araujo Pereira - Integrante / David Scott - Integrante / Eric Foner - Integrante / Nathalia Lightfoot - Integrante / Christopher Brown - Integrante / Giovana Xavier - Integrante / Mariana Muaze - Integrante / Elaine Monteiro - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Cooperação.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    12. 2012-Atual. CIENTISTA DO NOSSO ESTADO_FAPERJ_(COORD)_Usos do Passado: escravidao, cidadania e racializacao em perspectiva atlantica
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo interrogar, em perspectiva atlântica, o estatuto de ?escravo? e de ?descendente de escravo? enquanto categoria social e jurídica, estudando processos de construção da diferença e de elaboração de fronteiras que assumem principalmente, mas não exclusivamente, a forma de preconceitos de cor e de processos de racialização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    13. 2011-2016. EDITAL SAINT_HILAIRE/CAPES 2011_(COORD)_Escravidao, Cidadania e Racializacao : categorias juridicas, apropriacoes e identidades na historia de vida de escravos e descendentes de escravos
      Descrição: Projeto de submissão de obra científica, sob coordenação conjunta de Hebe Mattos (LABHOI/UFF) e Myriam Cottias (CIRESC/CNRS) sobre o tema do projeto, reunindo equipe binacional de historiadores, selecionada pelo edital Saint-Hilaire (CAPES/EGIDE, 2010). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador / MYRIAM COTTIAS - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Outra.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    14. 2010-2014. PRODUTIVIDADE EM PESQUISA_Usos do Passado: escravidao, memoria e cidadania no Brasil em perspectiva historica.
      Descrição: Projeto integrado de pesquisa desenvolvido no âmbitodo Laboratório de História Oral e Imagem voltado para o estudo da diáspora africana no Atlântico Sul e dos diferentes processos identitários surgidos a partir dela. Tais processos acionam manifestações culturais e construções memoriais da experiência da escravização que definiram historicamente os significados da cidadania e os processos de racializacão nos países surgidos das antigas sociedades escravistas. O projeto explora diversos momentos desse longo processo, com ênfase na relação entre memória coletiva e usos do passado na gestação de culturas políticas negras no espaço Atlântico. O projeto tem sido desenvolvido sob minha coordenação em associação com Martha Abreu NUPEHC-UFF (Núcleo de Pesquisa em História Cultural), a frente de uma equipe formada por recém doutores, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica, que conta ainda com a colaboração de uma rede experiente de pesquisadores, especialmente, Ana Lugão Rios (História-UFRJ), Matthias Assunção (Universidade de Essex) e Eliane Cantarino O?dwyer (Antropologia-UFF).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    15. 2010-Atual. EDITAL PENSA RIO_(COORD)_Identidades do Rio de Janeiro: desafios de um patrimonio compartilhado
      Descrição: Projeto aprovado no EDITAL FAPERJ 16/2009 ? Programa PENSA RIO ? Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro. Tema: PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA SOCIAL E CULTURAL. RESUMO: A proposta do projeto é empreender um amplo estudo sobre a constituição identitária do estado do Rio de Janeiro a partir de uma abordagem multidisciplinar voltada para intervenções no campo da produção e divulgação de conhecimento, da educação patrimonial e da formação de recursos humanos, em termos do ensino e da pesquisa. Com uma equipe formada por historiadores, antropólogos e educadores, o projeto reúne cinco programas de pós-graduação em História do estado (PPHG/UFF, PPGHS/UERJ, PPGH/UFRRJ, PPGH/UNIRIO, PPHPBC/CPDOC-FGV), o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ) e o Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro (MHAERJ). Propõe-se a refletir sobre a memória social e cultural do estado do Rio de Janeiro, considerando sua pluralidade, tomando a circulação e as trocas culturais, nas diferentes cidades e regiões, como questões-chave para pensar em novas bases a identidade estadual e para propor intervenções na área de preservação e educação patrimonial a partir da criação do Memorial Virtual do Rio de Janeiro. Neste portal disponibilizaremos instrumentos e acervos de pesquisa, informações e atividades para um público amplo que abrange pesquisadores, professores, educadores, alunos, agentes culturais e lideranças comunitárias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    16. 2010-Atual. PRONEX_CULTURA HISTORICA E USOS DO PASSADO: POLITICA, PATRIMONIO E ENSINO DA HISTORIA (PESQUISADOR)
      Descrição: Projeto aprovado no EDITAL FAPERJ n. 17/2009 (Parceria CNPq / FAPERJ). PROGRAMA APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA ? PRONEX - 2009 Resumo: O projeto propõe investigar múltiplos usos do passado, considerando a cultura histórica como elemento articulador. As investigações organizam-se em torno de duas linhas de pesquisa. A primeira ? Política, Intelectuais e Cultura Histórica ? investiga os intelectuais e suas produções, que contribuem para a construção e reprodução de representações sobre o passado. A segunda ? Culturas, Identidades e Patrimônio ? investiga as leituras do passado promovidas por atores diversos (negros, índios, imigrantes, mulheres, trabalhadores etc.), envolvidos em processos de construção identitária. Enfatizaremos o estudo das relações entre cultura histórica e práticas de intervenção política, entendidas em sentido estrito e mais amplo, especificamente, nos processos de patrimonialização e ensino de história. O projeto é proposto por onze pesquisadores principais de diferentes instituições, sob a coordenação do Prof. Dr. Daniel Aarão Reis Filho (UFF), apoiados por uma equipe de vinte e três pesquisadores associados, todos vinculados a instituições universitárias do estado do Rio de Janeiro (UFF, UERJ, UFRRJ, UFRJ, IUPERJ/UCAM, CPDOC/FGV, PUC-Rio). As metas a serem alcançadas são: 1. manter e renovar as condições de infraestrutura, que viabilizam as ações do Núcleo; 2. formar doutores, mestres e graduados com pesquisas sobre o tema do projeto; 3. ampliar intercâmbios, por meio de colóquios e workshops nacionais e internacionais; 4. publicar livros e artigos; 5. experimentar novas possibilidades de escrita da história, por meio da produção de filmes historiográficos; 6. produzir e disponibilizar fontes orais e visuais para consulta, com catálogo acessível on-line; 7. organizar cursos dedicados à formação continuada de professores; 8. atualizar e manter o portal do Núcleo e os sítios virtuais dos grupos envolvidos; 9. desenvolver material didático sobre. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro - Integrante / ANGELA DE CASTRO GOMES - Integrante / Martha Abreu - Integrante / Ismênia de Lima Martins - Integrante / Rachel Soihet - Integrante / Ana Maria Mauad - Integrante / João Pacheco de Oliveira - Integrante / Daniel Aarão Reis - Coordenador / Luiz Jorge Werneck Vianna - Integrante / Suely Gomes Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prix de la Plume antillaise et d'ailleurs 2018 pour le livre collective 'L'esclavage: quel impact sur la psychologie des populations?", Aptom - Association du personnel de la poste et de france telecom originaire des Dep. d'Autres Mer.. 2018.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    2. Prêmio UFF de Excelência Científica / Melhor Tese na Área de Ciências Humanas (pela orientação da tese de Thiago Campos), Universidade Federal Fluminense.. 2016.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.
    3. III Prêmio UFF de Excelência Científica, Universidade Federal Fluminense.. 2010.
      Membro: Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (72)
    1. 31° Simpósio Nacional de História ? História, Verdade e Tecnologia,.Diálogo Contemporâneo Raças e intolerâncias em debate. 2021. (Simpósio).
    2. Aula inaugural do curso de História (UNIVILLE).Ensinar e produzir conhecimento histórico no Brasil hoje: uma reflexão (pessoal) sobre tempo e experiênc. 2021. (Encontro).
    3. 22es Rendez-vous de L'Histoire L'Italie.Table Ronde: Esclavages et post-esclavages: libres après les abolitions?. 2019. (Outra).
    4. Centro de Pesquisa e Formação - SESC.Colóquio Direitos em Perspectiva Interdisciplinar. 2019. (Simpósio).
    5. LASA 2019. "The East River reminds me of the Paraná". Racism, subjectivity and transnational political action: the case os André Rebouças (1870-1898). 2019. (Congresso).
    6. Racial Politics in Brazil: Black Intelectuals in Nineteenth- and Twentieth-Century Brasil.?The East River reminds me of the Paraná?: Racism, subjectivity and transnational political action: the case of André Rebouças (1870-1898). 2019. (Simpósio).
    7. ?Historical Research and Documentary Film".?Historical Research and Documentary Film". 2018. (Simpósio).
    8. III Seminário Nacional de História e Contemporaneidades.Brasil: Passados presentes. Golpes e Democracia.. 2018. (Seminário).
    9. III Seminário Nacional de História e Contemporaneidades.Brasil: Autoritarismo, Cultura Política e Direitos Humanos. 2018. (Seminário).
    10. I Jornada de Cinema e Ciências Sociais.I Jornada de Cinema e Ciências Sociais. 2018. (Simpósio).
    11. LASA 2018. Estudos Afro-Latino-Americanos: O Estado Atual da Pesquisa. 2018. (Congresso).
    12. LASA 2018. Batalhas de Memória no Rio de Janeiro. 2018. (Congresso).
    13. Latin American Cultures and Civilizations. Slave Pasts in the Present: narrating slavery through the arts, technology, and tourism. 2018. (Congresso).
    14. Latin American Cultures and Civilizations. Vazante (Brazil/Portugal, 2017 dir. Daniela Thomas). 2018. (Congresso).
    15. V Conferência Anual da Federação Internacional de História Púbica.Passados Sensíveis: História Pública, Democracia e o Papel do Historiador. 2018. (Simpósio).
    16. 2017 Carolina Lowcountry and Atlantic World Conference.Public History and the Narratives of Slavery in Rio de Janeiro. 2017. (Seminário).
    17. Global Think-in: Thoughts on a Changing World. What global issues are more relevant for contemporary Brazil?. 2017. (Congresso).
    18. II Encontro Nacional de História Política.Conferência de Abertura - Dilemas e crises da Democracia. 2017. (Encontro).
    19. I Jornada de Museologia Social do Rio de Janeiro.Pós Abolição, Cultura Afro Brasileira e a memória do Movimento Negro no Rio de Janeiro. 2017. (Outra).
    20. I Simpósio Nacional do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos.Comissão Científica do NEPP-DH. 2017. (Simpósio).
    21. Lançamento e debate sobre o livro Historiadores pela Democracia.Historiadores pela Democracia. 2017. (Outra).
    22. Slavery, Freedom and the Making of Modern Brazil.The East River is Like the Paraná: Racism and Transnational Perspectives in André Rebouças Autobiographical Writings. 2017. (Seminário).
    23. XI Encontro Regional Nordeste de História Oral - Ficção e Poder: oralidade, imagem e escrita.Mesa redonda: Historiadores pela Democracia e pela Educação. 2017. (Encontro).
    24. XXIX Simpósio Nacional de História.Ações Afirmativas e História Pública da Escravidão: desafios ao profissional de História. 2017. (Simpósio).
    25. Colloque Scientifique International - L'Esclavage: quel impact sur la psychologie des populations.Trauma et silence: Mémorie de l'esclavage et citoyenneté parmi les descendants de la génération. 2016. (Seminário).
    26. Colorindo a Memória: o Neabi com um lápis de cor na mão.Colorindo a Memória: o Neabi com um lápis de cor na mão. 2016. (Seminário).
    27. Debate sobre o Movimento Escola Sem Partido.Debate sobre o Movimento. 2016. (Encontro).
    28. Fóruns Permanentes: Patrimônio e Poder.Patrimônio e Poder. 2016. (Seminário).
    29. Frontiers of Slavery and Freedom in the 19th Century Lusophone worl.Memory of Slavery and Race: Brazilian Self-Narratives in Historical Perspective. 2016. (Seminário).
    30. I Seminário Direito e Racismo da Universidade Federal Fluminense.I Seminário Direito e Racismo. 2016. (Seminário).
    31. Slavery and Global Public History: New Challenges.Slavery and the Institutional Politics os Public History. 2016. (Seminário).
    32. VI Jornada Pet-História.O papel do historiador no debate público. 2016. (Outra).
    33. IX Encontro Regional Sul de História Oral.Democracia, direitos, diversidade: a centralidade da história oral. 2015. (Encontro).
    34. XI Encontro Regional Sudeste de História Oral. Comitê Científico da ABHO. 2015. (Congresso).
    35. XII Simpósio de História da UFPI/I Seminário do PPG em História do Brasil.Narrativas da História pós abolicionista. 2015. (Simpósio).
    36. II Simpósio Internacional de História Pública: Perspectivas da História Pública no Brasil.Mesa Redonda História Pública, comunidades e culturas populares. 2014. (Simpósio).
    37. Seminário Escravidão e Cultura Afro-Brasileira: temas e problemas em torno da obra de Robert Slenes.Rebeldia e Tráfico. 2014. (Seminário).
    38. History on Film: Slavery & the african diaspora from global perspective.Memorialising african slavery in Brazil on Film. 2013. (Seminário).
    39. XXVII Simpósio Nacional de História.André Rebouças e o Pós-abolição: entre a África e o Brasil. 2013. (Simpósio).
    40. XXVII Simpósio Nacional de História.Pós-abolição: racialização, memória e trabalho. 2013. (Simpósio).
    41. 54 ICA Construindo Diálogos nas Américas. Rethnking 'racial' categories in 17th Century Brazil. 2012. (Congresso).
    42. BRASA XI - Brazilian Studies Association. Memória da Escravidão e do Tráfico Atlântico de Escravos na Construção da Identidade Quilombola. 2012. (Congresso).
    43. Colóquio Internacional Cores da Escravidão Cores da Liberdade: Cor, Raça, Condição e Qualidade ..Cor, qualidade e condição no mundo ibero-americano. 2012. (Encontro).
    44. III Encontro do Império Brasileiro.Repensando Silêncios; raça e cidadania no Brasil do oitocentos. 2012. (Encontro).
    45. III Encontro INternacional do PRONEX Dimensões e fornteiras do Estado brasileiro no século XIX. Escravidão e sociedade no século XIX. 2012. (Congresso).
    46. L'ethnologie et la construction de la nation politique, du peuple, du citoyen en Haiti;.Devoir de mémoire et usages politiques du passé esclavagiste: les rôles des chercheurs. 2012. (Simpósio).
    47. NUPEHC/ Sujeitos na História: perspectivas e abordagens.Sujeitos na História: perspectivas e abordagens. 2012. (Seminário).
    48. Seminário Internacional Histórias do Pós Abolição no Mundo Atlântico.André Rebouças e Peos-Abolição: entre a África e o Brasil (1888-1898). 2012. (Seminário).
    49. Seminário Patrimônio, Memória e Identidade Negra;.Sobre Jongos e Quilombos: Patrimônio, Memória e Identidade Negra no Sudeste. 2012. (Seminário).
    50. The Boundaries of "free' labor: XIX and XX century perspectives;.Between Slavery and Freedom: invisible groups and collective identity in the aftermath of slavery in Brazil.. 2012. (Oficina).
    51. "Colóquio História da África, da cultura afro -brasileira e de história Indeígena:pesquisa e ensinos"."História da África e Cultura afro-Brasileira: pesquisa e ensinos". 2011. (Simpósio).
    52. 36 Annual Meeting of the Social Science History Association. Post-Abolition, Racialization and Politics in Brazilian History. 2011. (Congresso).
    53. Colóquio nacional Ordem e ruptura em debate:escravidão e alforria.Ordem e ruptura como problemas de pesquisa na histtoriografia da escravidão no Brasil. 2011. (Simpósio).
    54. III Seminário Memória: Patrimônio, Oralidade e Acervo."Da memória à história". 2011. (Seminário).
    55. II Seminaire International Afrodescendance Culture et Citoyenneté."Remanescentes das Comunidades dos Quilombos": Mémoire de l'esclavage, culture afro-brésilienne et citoyenneté dans le Breesil contemporain. 2011. (Seminário).
    56. I Seminário Internacional de história do Tempo Presente."Usos do passado". 2011. (Simpósio).
    57. IV Colóquio Internacional.Tolerância: religião,raça e politica no mundo ibérico do Antigo Regime. 2011. (Simpósio).
    58. Summer Institute Slavery Memory and Citizenship.Research Skills Workshop: Oral History and Videographic Disourse. 2011. (Oficina).
    59. VI Coloquio Nacional.Ordem e ruptura em debate e alforria. 2011. (Simpósio).
    60. XX SIMPÓSIO NACONAL DE HISTÓRIA.50 ano de historiografia da escravidão brasileira(1961-2011). 2011. (Simpósio).
    61. XXVI Simposio Nacional ANPUH. 50 anos de historiografia da escravidão brasileira (1961-2011): balanços e perspectivas. 2011. (Congresso).
    62. XXVI Simpósio Nacional ANPUH. Coordenador de ST - Pós-abolição: racialização e memória. 2011. (Congresso).
    63. XXVI Simpósio Nacional de História.TRABALHO, VOTO E GUERRA CIVIL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INTERPRETATIVAS SOBRE PÓS-ABOLIÇÃO E CORONELISMO. 2011. (Simpósio).
    64. Colóquio História da África e da cultura afro-brasileira.História da África e da Cultura Afro-Brasileira: pesquisas e ensino. 2010. (Seminário).
    65. Conference Voix dEsclaves.Cohésion et conflits dans les communautés serviles des caféières du Brésil à partir de la documentation judiciaire du XIXe siècle. 2010. (Encontro).
    66. International Reseaech Film Festival Slavery Memory and Citizenship.Introductory Remarks. 2010. (Outra).
    67. IV Encontro Internacional de História de Angola. Memória e História. A construção da identidade. 2010. (Congresso).
    68. Rethinking Multiculturalism: Brazil, Canada and The United States. Slavery and Coffee in Rio de Janeiro: the contemporary map os Jongo and the presence of the past. 2010. (Congresso).
    69. Seminaire International Afro descendance, culture et citoyennet´:echanges transatlantiques.Remanescentes de Quilombos: Mémoire de l'esclavage, Culture Afro-brésilienne et citoyenneté dans le Brésil conteporain. 2010. (Seminário).
    70. Seminário Joaquim Nabuco e a Nossa Formação.Marcas da escravidão no Brasil contemporâneo. 2010. (Seminário).
    71. Workshop Migration and Memory.Memórias do Cativeiro. Film, Slavery and Migration. 2010. (Encontro).
    72. XVIII Semana de História - Fontes Históricas: Abordagens e Métodos.Micro História, Fontes Orais e Narrativa: Reflexões sobre a experimentação na pesquisa histórica. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.; CASTRO, G.. ?Ciclo de Debates Juiz de Fora: Cidade Negra. Reflexões sobre silêncio, racismo e história?. 2020. Outro
    2. MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.; THOMAS, F.. Áfricas e Brasis: Saberes Transatlânticos. 2019. Outro
    3. MATTOS, HEBE; Magalhães Pinto, Ana Flávia ; Brasil, E.. II Seminário Internacional Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico. 2018. Congresso
    4. MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.. Institutos Federais do Estado do Rio de Janeiro e Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil: uma parceria em busca da reparação. 2017. (Outro).. . 0.
    5. MATTOS, HEBE. História Pública em Debate: Terceiro Simpósio Internacional de História Pública. 2016. (Congresso).. . 0.
    6. MATTOS, HEBE; SAILLANT, F.. V Festival Internacional do Filme de Pesquisa. 2015. Festival
    7. MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.; ABREU, M. ; LONER, B. ; MONSMA, K.. Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico. 2012. Congresso
    8. MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.; COTTIAS, M. ; SAILLANT, F.. Festival Internacional do Filme de Pesquisa. 2012. Festival
    9. MATTOS, HEBE; MAUAD, A. M.. Seminário Internacional LABHOI 30 anos. 2012. Congresso
    10. MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.; ABREU, M. ; LONER ; MONSMA, K.. Simpósio Temático pós- abolição: racionalização e memória. 2011. Outro
    11. MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.; ALMEIDA, M. R. C. ; MARTINS, I. L.. Seminário Escravidão Indígena nas Américas. 2010. Congresso
    12. MATTOS, H. ou CASTRO, H. M. M.; SAILLANT, F. ; COTTIAS, M. ; LOVEJOY, P. ; MANDE, ISSIAKA. Festival Internacional do Filme de Pesquisa Cultura Diáspora e Cidadania. 2010. Festival

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:28