Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Julio Emilio Diniz-Pereira

Júlio Emílio Diniz é Professor Titular da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Doutor (Ph.D.) em Educação (mais especificamente, em Sociologia do Currículo e da Formação de Professores) pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos (2004). Como Professor em Dedicação Exclusiva (D.E.) da UFMG desde 1997, além de inúmeras representações acadêmicas, coordenou o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da Faculdade de Educação (NAPq/FaE/UFMG; 2013-2015; 2015-2017) e também assumiu a Coordenação Pedagógica do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/FaE/UFMG; 2014-2017). Por duas vezes, foi membro do Comitê Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq/UFMG) na Área de Ciências Humanas (2008-2010; 2018-2019) e, atualmente, é o seu Presidente. Professor Visitante nas seguintes universidades nos Estados Unidos: North Carolina State University (como Short Term Scholar em 2016), University of Wisconsin-Madison (como Short Term Scholar em 2005, 2006, 2008, 2012, 2013, 2014 e 2015) onde lecionou o curso Paulo Freire and Education for Social Justice, e na University of Washington-Seattle (como Visiting Associate Professor), onde desenvolveu sua pesquisa de pós-doutoramento (2011-2012) e também ministrou o referido curso (2011). Professor Visitante do Centro de Estudios Avanzados da Universidad de Playa Ancha (Chile) com bolsa da Comissión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT). Membro do Consejo Asesor Científico do Centro de Investigación en Educación para la Justicia Social (CIEJUS) no Chile. Professor Colaborador da REAMEC - Rede Amazônica de Doutorados de Educação em Ciências e Matemática - Linha de Pesquisa: Formação de professores para a Educação em Ciências e Matemática. É membro-fundador de dois núcleos de pesquisa na UFMG: o Núcleo de Pesquisas sobre a Profissão Docente (PRODOC) e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: Formação e Pesquisa (NEJA). No Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFMG foi Coordenador da Linha de Pesquisa DOCÊNCIA (2016-2018; 2018-2019), é o Coordenador atual do curso de Doutorado Latino Americano (DLA; 2019-atual) e responsável pelas disciplinas: Tendências da Pesquisa sobre Formação de Professores; e Profissão Docente na América Latina (esta última obrigatória para o DLA do PPGE/FaE/UFMG). Desenvolve e orienta pesquisas sobre as seguintes temáticas: políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores; profissão, trabalho e identidade docente; aprendizagem da docência e construção de saberes docentes; a epistemologia da experiência na formação docente; pesquisas narrativas na formação de professores; pesquisa sobre e na formação docente; formação de educadores, diversidade cultural e movimentos de luta por justiça social. Diniz-Pereira tem 59 artigos publicados na área da formação de professores, em periódicos nacionais e estrangeiros. Autor de dois livros: Formação de professores: pesquisas, representações e poder (Belo Horizonte, Autêntica, 2000) e How the Dreamers are Born: Struggles for Social Justice and the Identity Construction of Activist Educators in Brazil (New York, Peter Lang, 2013). Além disso, tem capítulos de livros (cinquenta e um) e livros organizados no Brasil (oito), em Portugal (dois) e no Chile (um). Fez 285 apresentações ao longo de sua carreira (incluindo conferências de abertura e de encerramento de eventos científicos, aulas inaugurais, palestras, participações em mesas redondas e apresentações de trabalho no país e no exterior). Participa do GT8 (Formação de Professores) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), desde 1993. Editor-chefe da Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, periódico eletrônico do GT8 da ANPEd (2008-2011; 2011-2014). Finalmente, coordena a Coleção Docência da Editora Autêntica, de Belo Horizonte. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1445205960101729 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Avenida Antônio Carlos, 6.627. Pampulha 31270-010 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34096204 Fax: (31) 34905329 URL da Homepage: https://www.posgrad.fae.ufmg.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. Universidade, escola e comunidade na formacao de professores: o caso de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como propósito analisar o papel, se algum, dos saberes comunitários na formação de novos professores da educação básica por meio do desenvolvimento de uma proposta de espaço híbrido de preparação docente em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Tal proposta envolverá formadores de professores e licenciandos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professores da educação básica da Escola Municipal Vila Fazendinha e lideranças comunitárias do Aglomerado da Serra, comunidade em que se insere a escola. Trata-se de um estudo de caso único em que os resultados serão comparados, a posteriori, aos achados de dois outros projetos similares a serem desenvolvidos, simultaneamente, em diferentes estados brasileiros e em outros países. Os instrumentos de coleta de dados serão a observação descritiva, a análise documental e entrevistas com sujeitos envolvidos na construção dessa experiência de formação. Aos sujeitos participantes da pesquisa, será apresentado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) a ser aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) da UFMG. Os dados serão analisados seguindo as orientações da técnica de análise de conteúdo. Espera-se que esta pesquisa nos ajude a compreender como os saberes sobre a comunidade no entorno da escola e os saberes construídos nessa comunidade contribuem, se é que realmente contribuem, para a formação de futuros professores da educação básica. Algumas poucas pesquisas já concluídas sobre o tema da relação universidade, escola e comunidade na formação de professores (destaque para a participação da comunidade nesse processo) apontam um enorme potencial e um caráter inovador no desenvolvimento dessa temática no campo da pesquisa sobre formação docente e na prática de formar novos professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlio Emílio Diniz-Pereira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Julio Emilio Diniz-Pereira.
    2. 2019-Atual. Pensamento pedagogico e desenvolvimento profissional docente
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é responder a seguinte questão: Quais racionalidades e vontades sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais que participam do processos de formação acadêmico-profissional? Para tal, buscamos, principalmente em sua documentação pedagógica (planejamentos, relatórios, diários e/ou registros reflexivos, textos, cadernetas de metacognição, livros da vida), pistas que revelem as razões - de ordem teórica e/ou prática - e os motivos - de ordem cultural e/ou ética - que professoras referem para justitificar, planejar e desenvolver a prática educativa junto às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Esta investigação é coordenada pela Professora Doutora Marta Nörnberg e realizada por pesquisadoras da Universidade Federal de Pelotoas (UFPel). Atuo, à convite da equipe de Pelotas, como Consultor Externo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Júlio Emílio Diniz-Pereira - Integrante / Marta Nörnberg - Coordenador / Maiane Liana Hatschabach Ourique - Integrante / Ana Ruth Moresco Miranda - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Emilio Diniz-Pereira.
      Descrição: Este projeto de investigação dá continuidade a uma trajetória de pesquisa que vem sendo realizada nos últimos anos sobre o pensamento pedagógico das professoras dos anos iniciais, observando processos de desenvolvimento profissional. O intuito é o de responder a uma questão central: Quais racionalidades e vontades sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais que participam de processos de formação acadêmico-profissional? Para realizar tal fim, buscamos, principalmente em sua documentação pedagógica (planejamentos, relatórios, diários e/ou registros reflexivos, textos, cadernetas de metacognição, livros da vida), pistas que revelem as razões ? de ordem teórica e/ou prática ? e os motivos ? de ordem cultural e/ou ética ? que professoras referem para justificar, planejar e desenvolver a prática educativa junto às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, o objetivo geral de pesquisa é: analisar as racionalidades e vontades que sustentam e organizam a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais, que participam de processos de formação acadêmico-profissional, sistematizando características explícitas e implícitas de seu pensamento pedagógico. Com esse intuito, este projeto desdobra-se em duas frentes de trabalho: i) estudo transversal da documentação pedagógica de professoras de anos iniciais, disponível no Banco de Textos de Professores (BTP) e no Acervo de Materiais Pedagógicos (AMP), elaborada em decorrência de participação em processos de formação acadêmico-profissional; ii) análise das estratégias de reflexão e escrita realizadas, caracterizando os processos de raciocínio e ação pedagógicos envolvidos e desenvolvidos. No contexto de formação e de exercício docente, processos de desenvolvimento profissional se articulam e se realizam, forjando uma determinada posição, própria da professora de anos iniciais, que envolve a intelectualidade (formação científico-cultural e teórico-prática) e a ética (a vontade, o querer, o agir). As possíveis respostas à questão central de pesquisa podem oferecer subsídios para a discussão de aspectos relativos aos processos de formação acadêmico-profissional de professoras que atuam com crianças da educação básica, bem como de melhoria e qualificação da prática pedagógica. Financiado com recursos do Edital MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B - De R$ 0,00 a R$ 60.000,00. Apoio financeiro e Bolsa de Iniciação Científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Marta Nörnberg - Coordenador / Edgar Kirchof - Integrante / Igor Daniel Martins Pereira - Integrante / Patrícia Pereira Cava - Integrante / Gilceane Caetano Porto - Integrante / Ana Ruth Moresco Miranda - Integrante / Silvia Nilceia Gonçalves - Integrante / Valeria Alessandra Coelho Islabão - Integrante / Arita Mendes Duarte - Integrante / Josiane Jarline Jäger - Integrante / Luiza Kerstner Souto - Integrante / Lissa Pachalski - Integrante / Simone Cartaxo - Integrante / Maiane Liana Hatschbach Ourique - Integrante / Letícia Pacheco dos Reis Westphal - Integrante / Júlio Emílio Diniz-Pereira - Integrante / Marcia Lorena Martinez - Integrante / Katlen Böhm Grando - Integrante / Débora Hartwig Wendler - Integrante / Mauricio Cardoso Dias - Integrante / Milena Venzke Kaadt - Integrante / Roseli de Fátima Rech Pilonetto - Integrante / Luciana Piccoli - Integrante / Shaiane Pizani Silveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 11
      Membro: Marta Nornberg.
    3. 2017-Atual. O que sabemos e o que nao sabemos sobre a condicao docente das/os professoras/es da Rede Estadual de Educacao de Minas Gerais
      Descrição: O principal objetivo desta pesquisa é analisar uma década de produção acadêmica sobre a condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais e sistematizar, a partir daí, o que sabemos e o que não sabemos sobre essa temática no Estado. Para tal, analisaremos os conteúdos dos seguintes materiais publicados entre os anos de 2005 e 2015: teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação em Educação no Brasil, artigos publicados em revistas de nível internacional (A1 e A2) e de nível nacional (B1 a B5) da área, bem como livros e capítulos de livro que tenham sido publicados por editoras de abrangência nacional. Ao final da pesquisa, pretendemos responder às seguintes perguntas: quais as principais temáticas privilegiadas nas pesquisas sobre a condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais nos últimos dez anos? Tais temáticas se vinculam a quais linhas de pesquisa? Quais as principais lacunas sobre esse tema? Quais autores (teóricos) têm mais influenciado essa temática de pesquisa? Quais as principais metodolgias utilizadas nessas investigações acadêmicas? A ideia básica desta meta-pesquisa é, então, contribuir para um melhor conhecimento da condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlio Emílio Diniz-Pereira - Coordenador / Celia Maria Fernandes Nunes - Integrante / João Valdir Alves de Souza - Integrante / Inês Assunção de Castro Teixeira - Integrante / Margareth Diniz - Integrante / Santuza Amorim da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Julio Emilio Diniz-Pereira.
    4. 2016-2020. O QUE SABEMOS E O QUE NAO SABEMOS A PARTIR DAS PESQUISAS SOBRE DOCENCIA E/OU SOBRE FORMACAO DE PROFESSORES NO BRASIL? A PRODUCAO ACADEMICA DOS PPGEs CONCEITO 7 CAPES
      Descrição: O principal objetivo desta pesquisa foi analisar a parte mais significativa da produção acadêmica sobre docência e formação de professores no Brasil e sistematizar, a partir daí, o que sabemos e o que não sabemos sobre essa temática no país. Para tal, analisamos os conteúdos de resumos de teses e de dissertações defendidas entre os anos de 2006 e 2015 em programas de pós-graduação em Educação de excelência no Brasil (Conceito 7 CAPES). Ao final da pesquisa, foram respondidas as seguintes perguntas: quais as principais temáticas privilegiadas nas pesquisas sobre formação de professores no Brasil nos últimos dez anos? Tais temáticas se vinculariam a quais linhas de pesquisa? Quais as principais lacunas do campo? Quais autores (teóricos) têm mais influenciado o campo da pesquisa sobre formação de professores no Brasil? Quais as principais metodolgias utilizadas nessas investigações acadêmicas? A ideia básica desta ?meta-pesquisa? foi contribuir para a organização e o fortalecimento do campo de pesquisa sobre formação docente no país.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Júlio Emílio Diniz-Pereira - Coordenador / Graziele Freitas Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Julio Emilio Diniz-Pereira.
    5. 2013-2018. A epistemologia da experiencia na formacao de professores: ampliacao da compreensao do conceito e desenvolvimento de pesquisas de base empirica
      Descrição: Após estabelecer, por meio da pesquisa desenvolvida durante o estágio pós-doutoral (2011-2012), os fundamentos teóricos da chamada epistemologia da experiência na formação de professores, quando a obra do educador norte-americano John Dewey foi sistematicamente analisada, pretende-se agora ampliar o nosso entendimento do conceito de experiência por meio da leitura e do estudo de autores como Walter Benjamin, Paulo Freire e Jorge Larrosa, bem como da chamada sociologia da experiência (François Dubet).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Júlio Emílio Diniz-Pereira - Coordenador / Ana Maria Simões Coelho - Integrante / Juliana Batista Faria - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Julio Emilio Diniz-Pereira.
    6. 2011-2012. A epistemologia da experiencia na formacao docente [The Epistemology of Experience in Teacher Education]
      Descrição: Esta pesquisa de pós-doutoramento tem como objetivo geral: estabelecer as bases teóricas para o desenvolvimento da epistemologia da experiência na formação de professores. Este objetivo se desdobra em outros três propósitos mais específicos: 1) compreender, por meio da leitura e do estudo sistematizado da obra de John Dewey, as origens da ideia sobre a epistemologia da experiência na formação de professores; 2) fundamentar teoricamente, baseado nas contribuições de Dewey, a ideia de que a experiência desempenha um papel fulcral na formação profissional e, mais especificamente, na formação de professores; 3) inferir sobre as implicações dessas ideias sobre a epistemologia da experiência para a formação de professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlio Emílio Diniz-Pereira - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Julio Emilio Diniz-Pereira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (167)
      1. Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).Tendências das pesquisas sobre formação de professoras/es no Brasil: um estado do conhecimento. 2021. (Outra).
      2. Aula Magna do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).Sobre a boniteza de ser professor. 2021. (Outra).
      3. Comunicação oral durante o IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil.O estado do conhecimento sobre a condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Minas Gerais: o estágio atual da pesquisa. 2021. (Simpósio).
      4. Conferência de Abertura do IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil.Tendências das pesquisas sobre formação de professoras/es no Brasil: o estado do conhecimento em questão. 2021. (Simpósio).
      5. Palestra de Abertura do VIII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática.Princípios gerais para a reforma dos cursos de Licenciatura em universidades brasileiras. 2021. (Outra).
      6. Palestra em Comemoração aos 45 anos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel).Políticas atuais de formação de professores no Brasil: uma nova tentativa de controle e de padronização dos currículos dos cursos de Licenciatura. 2021. (Outra).
      7. Palestra proferida durante o Ciclo de Palestras do Programa ENTREDOCENTES da UNICENTRO.Sobre a boniteza de ser professor. 2021. (Outra).
      8. Palestra proferida durante o Programa Educação e Atualidades - Comemoração dos 100 anos de Paulo Freire.13 anos ensinando Paulo Freire nos EUA: (in)compreensões da práxis freiriana no vizinho do Norte. 2021. (Outra).
      9. Palestra proferida durante o XXI Simpósio de Dissertações e Teses do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIMEP.As diretrizes para a formação de professores no Brasil. 2021. (Simpósio).
      10. Participação em Mesa Redonda durante o ANFOPE MINAS GERAIS - Diálogos Virtuais.Políticas públicas sobre formação docente no Brasil. 2021. (Outra).
      11. Participação em Mesa Redonda durante o Foro Internacional 100 Años de Paulo Freire.La praxis freiriana y los principios educativos del MST. 2021. (Outra).
      12. Participação em Mesa Redonda durante o VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (VIII ENEBIO).Políticas públicas sobre formação docente no Brasil. 2021. (Encontro).
      13. Participação no XVII Encontro de Pesquisa em Educação - FaE/UFMG.O estado do conhecimento sobre a condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Minas Gerais: resultdos parciais da pesquisa. 2021. (Encontro).
      14. Roda de Conversa na UFRJ: Reinventando a ÁGORA - "Currículo, conhecimento e docência no tempo presente".Olhar o magistério "no próprio espelho": o conceito de profissionalidade e as possibilidades de se repensar o sentido da profissão docente. 2021. (Outra).
      15. Roda de Conversa no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente. 2021. (Outra).
      16. Aula Inaugural do 2o Núcleo Formativo do Curso de Pedagogia EaD - FaE/UEMG.Paulo Freire: formação de educadoras/es, diversidade e compromisso social. 2020. (Outra).
      17. Palestra durante o Seminário COLLICEN/UFMG.A Resolução CNE/CP 02/2019 e seus impactos. 2020. (Seminário).
      18. Participação em Simpósio durante o XX ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIÁTICA E PRÁTICA DE ENISNO. Fazeres-saberes pedagógicos nas pesquisas de/com/sobre professores. 2020. (Congresso).
      19. Ponente en el IX Encuentro Internacional de la Red Kipus. Desarrollo profesional de profesores de la Enseñaza Superior: un estudio comparado de acciones en Brasil y Argentina. 2020. (Congresso).
      20. Comunicação oral em Painél Temático durante a 39a REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd).O que sabemos e o que não sabemos a partir das pesquisas sobre formação de professoras/es no Brasil? A produção acadêmica dos PPGEs Conceito 7 CAPES (2006-2015). 2019. (Outra).
      21. Conferência de Abertura da V Jornada Pedagógica da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).Paulo Freire: formação de educadoras/es, diversidade e compromisso social. 2019. (Outra).
      22. Conferência de Encerramento do Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física. Ser professor da educação básica na perspectiva das políticas públicas educacionais. 2019. (Congresso).
      23. Conferência de Encerramento do II Congresso Nacional de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino. Parcerias entre universidade, escola e comunidade no estágio supervisionado: os agentes dos processos de formação. 2019. (Congresso).
      24. Palestra de Abertura do 4o SEPEN - Seminário de Extensão, Pesquisa e Ensino do CEAD/UDESC.Indissociabilidade extensão, pesquisa e ensino na formação de educadoras/es. 2019. (Seminário).
      25. Palestra de Encerramento do I Congresso Mineiro de Estudantes de Programas de Pós-graduação em Educação. Um balanço sobre as pesquisas sobre formação de professores no Brasil: a necessidade de se politizar o tema. 2019. (Congresso).
      26. Palestra de Encerramento do III Congresso Internacional Ensino e Aprendizagens. Docência e pesquisa: articulações entre universidade, escola e comunidade. 2019. (Congresso).
      27. Palestra proferida durante o I Encontro Literário da Faculdade Amadeus - Aracaju/SE.Práticas de pesquisa-ação na formação docente. 2019. (Encontro).
      28. Palestra proferida durante o III Seminario Internacional de Investigación en Educación para la Justicia Social.Implicancias de la investigación en la transformación socioeducativa. 2019. (Seminário).
      29. Participação em Mesa Redonda durante o II Ciclo de Debates sobre Escola Pública Contemporânea.Ser professor da escola pública contemporânea na perspectiva das políticas educacionais. 2019. (Outra).
      30. Participação em Mesa Redonda durante o VII Congresso Brasileiro de Educação. Formação docente e transformação social. 2019. (Congresso).
      31. Participação em Sessão Temática durante o XV Encontro de Pesquisa em Educação FaE/UFMG.Desafios contemporâneos para a formação de professoras/es. 2019. (Encontro).
      32. Participação na III Roda de Conversa sobre Formação de Professores - Tema: Diretrizes para a formação de professores em foco.Diretrizes para a formação de professores em foco. 2019. (Outra).
      33. Paticipação em Mesa Redonda durante o XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação.O que sabemos e o que não sabemos a partir das pesquisas sobre formação de professores no Brasil? Socializando os primeiros resultados. 2019. (Seminário).
      34. Aula Inaugural do IX Percurso Formativo em Docência do Ensino Superior - GIZ/UFMG.As especificidades dos saberes docentes: contextos, demandas e possibilidades de ação. 2018. (Outra).
      35. Clase Magistral do Coloquio 2018 "Innovación Docente en Aula".Innovación Docente en Aula: ¿Por qué? ¿Para qué? ¿Para quién?. 2018. (Outra).
      36. Conferência de Abertura do I Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino.A relação teoria-prática na formação de professores. 2018. (Seminário).
      37. Conferência de Abertura do Seminário: Reflexões sobre o Saber Docente.Paulo Freire e formação de professores. 2018. (Seminário).
      38. Palestra de Abertura da V Semana das Licenciaturas do Instituto Federal Fluminense - IFF.Formação inicial ou continuada: Onde se aprende a profissão docente?. 2018. (Seminário).
      39. Palestra de Encerramento do IV Simpósio em Ensino Tecnológico do Amazonas (IV SETA).O que sabemos e não sabemos sobre formar professores. 2018. (Simpósio).
      40. Palestra proferida durante o Conversatorio sobre la Formación Inicial Docente - FID/UCM.Principios generales para la reforma de las carreras de Pedagogía. 2018. (Seminário).
      41. Palestra proferida durante o I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, formação e saberes docentes. Diversidade e complexidade dos espaços e tempos da formação de professores. 2018. (Congresso).
      42. Palestra proferida durante o I Encontro do grupo PEGASUS com a comunidade.A formação de professores de Ciências, sua história e seus desafios. 2018. (Encontro).
      43. Palestra proferida durante o II Seminario Internacional de Investigación en Educación para la Justicia Social.Modelos críticos de formación docente. 2018. (Seminário).
      44. Palestra proferida durante o Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores.O que sabemos e o que não sabemos sobre formar professoras/es. 2018. (Seminário).
      45. Palestra proferida durante o XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Formação docente e transformação social. 2018. (Congresso).
      46. Participação em Mesa Redonda: Licenciaturas: a construção de políticas institucionais.Princípios gerais para a reforma dos cursos de Licenciatura nas universidades brasileiras. 2018. (Outra).
      47. Participação em Mesa Redonda durante o 26o Seminário de Educação - SEMIEDU 2018 - 30 anos do PPGE.Políticas de formação de professores em tempos sombrios: o que esperar da extrema direita sobre o tema?. 2018. (Seminário).
      48. Roda de Conversa durante o II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. Universidade, escola e comunidade na formação de educadoras/es críticas/os e socialmente comprometidas/os. 2018. (Congresso).
      49. 38a REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). Ética na pesquisa em Ciências Humanas: polêmicas, constituição e finalidades. 2017. (Congresso).
      50. Conferência de Abertura do 13o Encontro de Extensão da UDESC.Universidade, escola e comunidade na formação de educadoras/es: o papel da extensão na formação de cidadãos ativos e na transformação social. 2017. (Encontro).
      51. Conferência de Abertura do 37o EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Princípios gerais para a reforma dos cursos de Licenciatura nas universidades brasileiras. 2017. (Encontro).
      52. Conferência de Abertura do I Encontro dos Grupos de Pesquisa do GT8 ANPEd/Centro-Oeste.A constituição do campo da pesquisa sobre formação de professores. 2017. (Encontro).
      53. Conferência de Abertura do II Seminário Formação Docente: Interseção entre Universidade e Escola - Necessidades formativas nas/das Licenciaturas.Necessidades formativas nas/das Licenciaturas. 2017. (Seminário).
      54. Conferência de Abertura do IV ENID - Encontro de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Piauí (UFPI).A dimensão histórica da docência e da formação de professores. 2017. (Encontro).
      55. Conferência de Abertura do V Seminário Institucional do PIBID UESB.PIBID: formação, pesquisa e prática. 2017. (Seminário).
      56. Conferência de Abertura do XXIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Por que pesquisamos? Produção de conhecimento e transformação social. 2017. (Congresso).
      57. Conferência de Encerramento do 5o Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente.Desafios do tempo presente para a formação de professores. 2017. (Seminário).
      58. Conferência de Encerramento do XIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE.A investigação-ação como metodologia de pesquisa privilegiada para os Mestrados Profissionais em Educação. 2017. (Seminário).
      59. Mesa Redonda durante o Congresso Nacional de Políticas Educacionais. Política Nacional de Formação de Professores. 2017. (Congresso).
      60. Mesa redonda durante o EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação. Licenciaturas na UFMG: Novos rumos?. 2017. (Congresso).
      61. Mesa redonda durante o Seminário de Educação Musical UFMG.Formação do educador: interface entre saberes. 2017. (Seminário).
      62. Mesa Redonda durante o V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (V SENEPT).Formação docente: políticas públicas, entre o real e o ideal. 2017. (Seminário).
      63. Mesa Redonda durante o XI Encontro Nacional de Formação dos Profissionais da Educação.Formação e valorização dos profissionais da educação: políticas, planos e investigações. 2017. (Encontro).
      64. Palestra de Abertura Oficial do Programa DIÁLOGOS: desenvolvimento profissional docente do IFMG - Campus Ouro Preto.Ser professor(a) nos Institutos Federais: formação, conhecimentos e desafios. 2017. (Outra).
      65. Palestra no Ciclo de Debates sobre "Educação, formação de professores e licenciaturas".Princípios gerais para a reforma dos cursos de Licenciatura nas universidades brasileiras. 2017. (Outra).
      66. Palestra proferida durante o III Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (III SIMPARFOR).Formação e atuação de professoras/es da educação básica para a promoção da justiça ambiental e social. 2017. (Seminário).
      67. Palestra proferida durante o PARFOR/UFPI - Reunião de Formação Pedagógica.O conceito de profissionalidade e as possibilidades de se repensar o sentido do magistério. 2017. (Outra).
      68. Palestra proferida durante o VI Seminário de Formação de Professores.Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. 2017. (Seminário).
      69. Ponente en el I Seminario Internacional en Educación con Justicia Social.La necesidad de repolitizar la formación de profesoras/es: diversidad y justicia social. 2017. (Seminário).
      70. Presenter at 2017 EUROPEAN CONFERENCE ON EDUCATIONAL RESEARCH (ECER). Learning How to Be Social Justice Educators in Brazil. 2017. (Congresso).
      71. Presenter at 2017 EUROPEAN CONFERENCE ON EDUCATIONAL RESEARCH (ECER). Teacher Education Inc.: Attempts at Privatizing Teacher Preparation Systems in Brazil. 2017. (Congresso).
      72. PRODOC: 20 ANOS DE INVESTIGAÇÕES ACADÊMICAS E DE ENCONTROS DO NÚCLEO DE PESQUISA SOBRE CONDIÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE.Lançamento do livro "PRODOC: 20 anos de pesquisas sobre a profissão, a formação e a condição docentes". 2017. (Seminário).
      73. Professor Convidado do Seminário Avançado Especial do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).A pesquisa sobre formação de professores: políticas e práticas em discussão. 2017. (Seminário).
      74. Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).A reforma atual das Licenciaturas: desafios e perspectivas. 2016. (Outra).
      75. Chair at the 2016 AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (AERA) ANNUAL MEETING. Teacher Education Inc.: Attempts at Privatizing Teacher Preparation Systems around the World. 2016. (Congresso).
      76. Conferência de Abertura da SEMANA SER PROFESSOR 2016-01 FaE/UFMG.Formação de professores hoje: É possível outra Licenciatura na UFMG?. 2016. (Outra).
      77. Conferência de Encerramento do III Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano e III Encontro do PIBID do Sudoeste Goiano.Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores. 2016. (Encontro).
      78. Coordenador durante o III Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil.Apresentação de Comunicações Orais de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores. 2016. (Simpósio).
      79. Mesa Redonda durante o 36o Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ).Políticas curriculares e formação de professores: o contexto atual da reforma das licenciaturas. 2016. (Encontro).
      80. Palestra proferida durante a 1a Conferência das Licenciaturas da UFFS.Desafios e possibilidades no atual contexto de reforma dos cursos de Licenciatura. 2016. (Outra).
      81. Palestra proferida durante o I Encontro da Rede de Trocas das Licenciaturas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em nível superior: concepções e desafios. 2016. (Encontro).
      82. Participação em Simpósio do XVIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Profissionalização docente: teias, tramas e nexos. 2016. (Congresso).
      83. Participação na I Roda de Conversa sobre a Licenciatura em Biologia da UFVJM.I Roda de Conversa sobre a Licenciatura em Biologia da UFVJM. 2016. (Outra).
      84. Participação na Roda de Conversa: Licenciaturas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).Roda de Conversa: Licenciaturas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). 2016. (Outra).
      85. Presenter at the 2016 AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (AERA) ANNUAL MEETING. How Hegemony of Corporate and Market Education Shapes the Current Teacher Education Policies in Brazil. 2016. (Congresso).
      86. 37a REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd. Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. 2015. (Congresso).
      87. Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar).A situação atual dos cursos de Licencitura frente à hegemonia da educação mercadológica e empresarial. 2015. (Outra).
      88. Conferência de Abertura da Semana de Planejamento Acadêmico 2015 da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).Docência universitária e os desafios do ensino superior. 2015. (Outra).
      89. Conferência de Abertura do Ano Letivo de 2015 da UNOESC - Campus Joaçaba.Diversidade e ação pedagógica no ensino superior. 2015. (Outra).
      90. Conferência de Abertura do Ano Letivo de 2015 da UNOESC - Campus Videira.Diversidade e ação pedagógica no ensino superior. 2015. (Outra).
      91. Conferência de Abertura do Seminário PRODOCÊNCIA sobre Práticas Educativas Inovadoras na Educação Básica.Desafios e possibilidades da construção coletiva de práticas educativas inovadoras na Educação Básica. 2015. (Seminário).
      92. Conferência de Encerramento do IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação.Os desafios da "Pátria Educadora" na formação de seus professores. 2015. (Simpósio).
      93. Expositor en Seminário Internacional: Desarrollo Profesional Docente, Micropolítica y Justicia Social.A necessidade de se repolitizar a formação de professores: diversidade e justiça social. 2015. (Seminário).
      94. Mesa redonda durante a Semana Ser Professor: 180 anos de história de formação de professores no Brasil (1835-2015).Formação de professores e condição docente: dimensão histórica. 2015. (Outra).
      95. Mesa redonda durante o Seminário Formação de professores da Educação Básica no limiar dos 20 anos da LDB.Formação de professores da Educação Básica no Brasil no limiar dos 20 anos da LDBEN. 2015. (Seminário).
      96. Mesa redonda durante o Seminário Internacional sobre Trabalho Docente: para uma educação democrática e inclusiva.Inserção e permanência na carreira docente no Brasil: o papel da formação. 2015. (Seminário).
      97. Mesa Redonda durante o VIII Colóquio Nacional Pesquisa e Produção de Conhecimento em Educação. Cenários da cultura de inovação na Educação: implicações para a formação e o trabalho docente. 2015. (Congresso).
      98. Mesa redonda durante o VIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação e X Seminário da Faculdade de Educação da PUC-Campinas.A construção do campo de pesquisa sobre formação de professores: em busca de homogeneidades e/ou de singularidades. 2015. (Seminário).
      99. Mesa redonda durante o V Seminário Nacional e I Seminário Internacional Gepráxis/PPGED e II Seminário Internacional de Pós-graduação em Educação da UESB.A formação de professores para a Educação Básica no Brasil. 2015. (Seminário).
      100. Palestra proferida durante o I Encontro sobre Formação Inicial de Professores em Exercício na Educação Básica - PARFOR/UFPI.Ser professor: considerações sobre trabalho, profissão e identidade docente. 2015. (Encontro).
      101. Palestra proferida durante o IV Encontro Institucional do PIBID UNIMONTES.As licenciaturas e as políticas educacionais para a formação docente. 2015. (Encontro).
      102. Palestra proferida durante o Seminário Internacional: Desarrollo Profesional Docente, Micropolítica y Justicia Social.A necessidade de repolitizar a formação de professores: diversidade e justiça social. 2015. (Seminário).
      103. Palestra proferida no Programa DOCÊNCIA ATIVA - Formação Continuada e Atualização Pedagógica.Desafios da docência no Ensino Superior. 2015. (Outra).
      104. Ponencia en las II Jornadas de Investigación de Postgrado "Arte, política y cultura".Memorias negadas y el potencial emancipatorio en investigaciones críticas de historia de vida. 2015. (Seminário).
      105. Conferência de Abertura da I Semana de Educação Continuada da UDESC.A Universidade do Século XXI e os desafios da docência no ensino superior. 2014. (Outra).
      106. Conferência de Abertura do 10 Encontro de Extensão da UDESC.Extensão Universitária, formação de educadores e compromisso com a cidadania. 2014. (Encontro).
      107. Conferência de Abertura do Fórum Permanente de Licenciatura da UFPI.A natureza teórico-prática da formação de professores. 2014. (Encontro).
      108. Discussant at VI ATEE (Association for Teacher Education in Europe) Winter Conference. Roundtable on Diversity, democracy, justice: visions of change. What teachers can do?. 2014. (Congresso).
      109. Mesa Redonda de Encerramento da II Semana da FACED/UFJF.Experiência e formação de professores. 2014. (Seminário).
      110. Mesa redonda durante a I Jornada Brasileira de Educação e Linguagem; X Jornada de Educação de MS; I Encontro de Mestrados Profissionais em Educação e Letras. Diálogos sobre o desenvolvimento profissional docente. 2014. (Congresso).
      111. Mesa Redonda durante a Semana do Conhecimento UFMG - Forum das Licenciaturas.Estágio nas Licenciaturas: experiências, dilemas e proposições. 2014. (Outra).
      112. Mesa Redonda durante o 14 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (14 SENADEn).Formação do formador: políticas de formação docente. 2014. (Seminário).
      113. Mesa redonda durante o I Encontro OBEDUFSC Ciências - Prática pedagógica e pesquisa: parcerias Universidade-Escola.A sala de aula como espaço de pesquisa e desenvolvimento profissional do professor da educação básica. 2014. (Encontro).
      114. Mesa rodonda durante o V SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Formação de professores, saberes e trabalho docente. 2014. (Simpósio).
      115. Palestra de Abertura do IX Seminário da Faculdade de Educação da PUC-CAMP.A formação de professores para a Educação Básica brasileira no Século XXI. 2014. (Seminário).
      116. Palestra proferida durante o 8 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da UNIMONTES. A formação de professores nos cursos de Licenciatura. 2014. (Congresso).
      117. Palestra proferida durante o IV Colóquio Internacional de Educação (UNOESC). Formação docente para a diversidade. 2014. (Congresso).
      118. Palestra proferida durante o Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica.A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. 2014. (Seminário).
      119. Presebter at 2014 EUROPEAN CONFERENCE ON EDUCATIONAL RESEARCH (ECER). Responses from the MST's Teacher Education Program in Brazil to Global Capitalism, Neoliberalism, and. 2014. (Congresso).
      120. Presenter and Discussant in a Round Table at 2014 European Conference on Educational Research (ECER). Round Table: Social Justice Teacher Education: Lessons from Practice. 2014. (Congresso).
      121. Presenter at ATEE (Association for Teacher Education in Europe) Annual Conference 2014. Defending critical-integrative approaches for the study of teacher education construction. 2014. (Congresso).
      122. Presenter at VI ATEE (Association for Teacher Education in Europe) Winter Conference. The Role of the Landless Workers Movement (MST) on the Development of Brazilian Activist Educators' Identities. 2014. (Congresso).
      123. Presenter at VI ATEE (Association for Teacher Education in Europe) Winter Conference. Book presentation and conversation:. 2014. (Congresso).
      124. Conferência de Abertura da Semana Ser Professor - Os desafios da docência.Ser ou não ser professor/a: Eis a questão. Elementos presentes na construção da identidade docente. 2013. (Outra).
      125. Conferência de Abertura do III Seminário PIBID Baiano.Valorização da licenciatura e iniciação à docência para a educação básica. 2013. (Seminário).
      126. Conferência de Abertura do II Seminário de Iniciação à Docência (II SEMID).Trabalho Docente na Educação Básica: Velhos Dilemas, Novos Desafios. 2013. (Seminário).
      127. Conferência de Abertura do II Simpósio "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas".Formação de professores e práticas pedagógicas. 2013. (Simpósio).
      128. Conferência de Abertura do XXV Concgresso de Iniciação Científica da UNESP. Por que pesquisamos? Produção de conhecimento e transformação social. 2013. (Congresso).
      129. Mesa Redonda no Seminário Nacional das Licenciaturas em Enfermagem.Caracterização e perspectivas atuais dos cursos de Licenciatura no Brasil. 2013. (Seminário).
      130. Mini-curso durante a 36a. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd).Mini-curso (GT08: Formação de Professores): O campo de pesquisa sobre formação de professores. 2013. (Encontro).
      131. Palestra proferida durante a Mesa de Encerramento do IX Simpósio de Formação e Profissão Docente (SIMPOED).Os desafios das licenciaturas no Brasil frente à hegemonia da educação mercadológica e empresarial. 2013. (Simpósio).
      132. Palestra proferida durante o I Encontro das Licenciaturas do IFMA Campus São Luís Monte Castelo.Política Nacional de Formação Docente. 2013. (Encontro).
      133. Palestra proferida durante o Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da FEUSP.Os desafios das licenciaturas no Brasil frente à hegemonia da educação mercadológica e empresarial. 2013. (Seminário).
      134. Palestra proferida durante o Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).Diferenças conceituais entre desenvolvimento profissional e formação continuada e suas implicações para as práticas dos/as professores/as da educação básica. 2013. (Seminário).
      135. Palestra proferida durante o VIII Sminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP-Presidente Prudente.A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. 2013. (Seminário).
      136. Presenter at 2013 AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (AERA) Annual Meeting. Rereading. 2013. (Congresso).
      137. 64th ANNUAL MEETING & EXHIBITS - AMERICAN ASSOCIATION OF COLLEGES FOR TEACHER EDUCATION (AACTE). 2012. (Congresso).
      138. Chair at the 2012 American Association for the Advancement of Curriculum Studies (AAACS) Annual Meeting. Teacher Education in Neoliberal Global Times: International Perspectives. 2012. (Congresso).
      139. Chair at the 2012 AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (AERA) ANNUAL MEETING. Becoming a Teacher: Construction of Teacher Identity. 2012. (Congresso).
      140. Conferência de Abertura do II Fórum das Licenciaturas da UNICENTRO (Campus de Irati/PR).Ensino e práticas: em que ESTÁGIO estamos?. 2012. (Encontro).
      141. Conferência de Encerramento do II Fórum das Licenciaturas da UNICENTRO (Campus de Guaarapuava).Ensino e práticas: em que ESTÁGIO estamos?. 2012. (Encontro).
      142. Conferência proferida durante o Seminário das Licenciaturas da UNESP/Campus de Bauru.Formação de professores, desafios atuais dos cursos de licenciatura e profissão docente. 2012. (Seminário).
      143. Palestra proferida durante o I Fórum de Graduação da UEG. Flexibilização curricular e formação de professores. 2012. (Congresso).
      144. Participação em Mesa Redonda durante o SEMINÁRIO INTERNACIONAL: A investigação em trabalho, profissão e condição docente: desafios teóricos e metodológicos.A docência e seus novos sujeitos: novas demandas de formação?. 2012. (Seminário).
      145. Presenter at Paulo Freire: The Global Legacy.How the MST's Educional Principles Respond to Global Capitalism, Neoliberalism, and "Reactionary Postmodernity". 2012. (Seminário).
      146. Presenter at the 2012 American Association for the Advancement of Curriculum Studies (AAACS) Annual Meeting. How the MST's Teacher Education Program in Brazil Responds to Global Capitalism, Neoliberalism, and "Reactionary Postmodernity". 2012. (Congresso).
      147. Presenter at the 2012 AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION (AERA) ANNUAL MEETING. The Impact of a Progressive Social Movement on the Development of Brazilian Activist Educators' Identities. 2012. (Congresso).
      148. Speaker at the Brown Bag Seminar in the Department of Curriculum and Instruction at University of Illinois Urbana-Champaign.Educating Teachers for Democratic Teaching: Popular Education and Social Justice in Brazil. 2012. (Seminário).
      149. Speaker at the Center for Brazilian Studies Lecture Series - University of Washington.The Impact of the Landless Workers Movement on the Development of Brazilian Activist Educators' Identities. 2012. (Seminário).
      150. Speaker at the Center for Latin America and Caribbean Studies Lecture Series - ILLINI Urbana-Champaign.The Impact of the Landless Workers Movement on the Development of Brazilian Activist Educators' Identities. 2012. (Simpósio).
      151. Speaker at the Social Justice Talks Series at Seattle University.Educating Teachers for Democratic Teaching: Popular Education and Social Justice in Brazil. 2012. (Seminário).
      152. Aula Inaugural dos Cursos de Licenciatura da Faculdade de Educação da UFMG.Os desafios atuais da formação de professores no Brasil. 2011. (Outra).
      153. Conferência de Encerramento da Semana de Planejamento Institucional-acadêmico de 2011 do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás - CAC/UFG.Formação de educadores e os desafios da docência no ensino superior. 2011. (Outra).
      154. II Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores.Coordenação da apresentação e discussão de grupos de pesquisa sobre formação de professores. 2011. (Simpósio).
      155. Palestra proferida durante o Seminário: Trabalho, Ciência e Cultura na Educação Profissional.A condição (do trabalho) docente e a condição de (ser) docente. 2011. (Seminário).
      156. Presenter at the 4th Annual Northwest Conference on Teaching for Social Justice. Building a Popular Education School with its Students: an Experience from Brazil. 2011. (Congresso).
      157. Simpósio do III Seminário de Educação Brasileira (III SEB).Prioridades, metas, estratégias e ações para valorização e formação dos profissionais da Educação. 2011. (Simpósio).
      158. Speaker at the Brown Bag Seminar in the Department of Curriculum and Instruction at University of Washington-Seattle.Educating Teachers for Democratic Teaching: Popular Education and Social Justice in Brazil. 2011. (Seminário).
      159. Apresentação de Trabalho Encomendado na 33a REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd). A epistemologia da experiência na formação de professores: primeiras aproximações. 2010. (Congresso).
      160. Aula Inaugural do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário UNI-BH."Biólogo ou Professor de Biologia? Dúvidas, conflitos e (in)certezas na construção da identidade profissional. 2010. (Outra).
      161. Conferência de Abertura do IV Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO SUL). O papel da pesquisa na formação e no trabalho de professores de Ciências da Natureza e de Biologia. 2010. (Congresso).
      162. Mesa Redonda na VIII Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul. Os processos de construção das práticas e saberes docentes na atualidade. 2010. (Congresso).
      163. Mesa redonda no Seminário Nacional das Licenciaturas dos Institutos Federais (SENALIF). Os desafios da formação docente na contemporaneidade. 2010. (Congresso).
      164. Palestra proferida durante a XV Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus XII.A pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor da Educação Básica. 2010. (Outra).
      165. Palestra proferida durante o I Seminário de Formação Pedagógica Docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).A missão da universidade no século XXI e os desafios da docência no ensino superior. 2010. (Seminário).
      166. Sessão Coordenada do VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação. Profissão docente: quais identidades?. 2010. (Congresso).
      167. Simpósio do XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). Pesquisas revelam a situação atual das licenciaturas no Brasil. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. ALVAREZ, Lúcia Helena ; SOARES, L. J. G. ; DINIZ-PEREIRA, J. E.. Membro da Comissão de Organização do "Centenário Paulo Freire na FaE/UFMG". 2021. Outro
      2. GREIVE, C. ; DINIZ-PEREIRA, J. E. ; ZAIDAN, S.. Membro da Comissão Organizadora da Semana Ser Professora/Ser Professor FaE/UFMG 2020. 2020. Outro
      3. DINIZ-PEREIRA, J. E.; SANTOS, L.L.C.P. ; VIEIRA, L. F. ; TALLEI, J.. Membro (Coordenador Geral) do Seminário Internacional Integrar a América Latina a partir da Educação: Dez Anos do Doutorado Latino Americano PPGE/FaE/UFMG. 2020. Congresso
      4. DINIZ-PEREIRA, J. E.; ALVAREZ, Lúcia Helena ; SOARES, L. J. G. ; FONSECA, M. C. F. R.. Membro (Coordenador Geral) da Comissão Organizadora do II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. 2018. Congresso
      5. FARIA FILHO, L. M. ; DINIZ-PEREIRA, J. E.. Idealizador e Organizador do evento: CONVERSAS PRA QUEM GOSTA DE PESQUISAR (N. 001) - O sistema de fomento à pesquisa (em Educação) no Brasil. 2016. Outro
      6. DINIZ-PEREIRA, J. E.; ASPIS, R. ; DUARTE, A.. Membro (Coordenador Geral) da Comissão Organizadora do XII Encontro de Pesquisa em Educação - FaE/UFMG. 2016. Congresso
      7. DINIZ-PEREIRA, J. E.; FONSECA, M. C. F. R. ; ASPIS, R.. Membro (Coordenador Geral) da Comissão Organizadora do XI Encontro de Pesquisa em Educação - FaE/UFMG. 2015. Congresso
      8. DINIZ-PEREIRA, J. E.; ASPIS, R. ; TABORDA, M.. Membro (Coordenador Geral) da Comissão Organizadora do X Encontro de Pesquisa em Educação - FaE/UFMG. 2014. Congresso
      9. DINIZ-PEREIRA, J. E.; ASPIS, R. ; TABORDA, M.. Membro (Coordenador Geral) da Comissão Organizadora do IX Encontro de Pesquisa em Educação - FaE/UFMG. 2013. Congresso
      10. DALBEN, A. ; DINIZ-PEREIRA, J. E. ; SANTOS, L.L.C.P.. Membro (Coordenador Geral) da Comissão Organizadora do XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE). 2010. Congresso
      11. DINIZ-PEREIRA, J. E.. Idealizador e Membro (Coordenador Geral) da Comissão Organizadora do I ENCONTRO NACIONAL DOS FÓRUNS DAS LICENCIATURAS. 1999. (Congresso).. . 0.
      12. DINIZ-PEREIRA, J. E.. Membro da Comissão Organizadora do evento: Ensino de Graduação da UFMG. 1997. (Congresso).. . 0.
      13. DINIZ-PEREIRA, J. E.. Membro da Comissão Organizadora do II Fórum das Licenciaturas da UFMG. 1997. (Congresso).. . 0.
      14. DINIZ-PEREIRA, J. E.. Membro da Comissão Organizadora do evento: Repensando o ensino de graduação na UFMG. 1997. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (8)
      • Júlio Emílio Diniz-Pereira ⇔ Amarilio Ferreira Junior (4.0)
        1. FERREIRA Jr., Amarilio. Parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2021.
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        2. FERREIRA Jr., Amarilio. Parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2020.
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        3. FERREIRA Jr., Amarilio. Parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2019.
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        4. FERREIRA Jr., Amarilio. Parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2018.
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      • Júlio Emílio Diniz-Pereira ⇔ Joana Paulin Romanowski (2.0)
        1. ROMANOWSKI, J. P.; GATTI, Bernadete Angelina ; DINIZ PEREIRA, J.. Pesquisas revelam a situação atual das licenciaturas no Brasil. 2010. Apresentação de Trabalho/Simpósio
        2. ROMANOWISK, J. P. ; DINIZ-PEREIRA, J. E. ; SOUZA, F. D. ; CANDIOTTO, K. B. B.. Licenciaturas: Novos rumos?. 2017. Participação em Mesa Redonda
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      • Júlio Emílio Diniz-Pereira ⇔ Ricardo Mendes Antas Jr (1.0)
        1. FERREIRA Jr., Amarilio. Parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2018.
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      • Júlio Emílio Diniz-Pereira ⇔ Nilma Lino Gomes (1.0)
        1. DALBEN, A. I. L. F. (Org.) ; DINIZ-PEREIRA, J. E. (Org.) ; SANTOS, L. L. C. P. (Org.) ; LEAL, L. F. V. (Org.) ; SOARES, Leôncio José Gomes (Org.) ; GOMES, Nilma Lino (Org.) ; GOMES, Ana Maria Rabelo (Org.) ; ANTUNES-ROCHA, M. I. (Org.) ; SILVA, L. C. (Org.) ; FERRARI, A. (Org.) ; MARQUES, L. P. (Org.). Educação a distância e Tecnologias da informação e comunicação: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (Parte II ) A Parte II da Coleção Didática e prática de ensino: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 6, p. 4515.
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      • Júlio Emílio Diniz-Pereira ⇔ Marta Nörnberg (1.0)
        1. Nörnberg, Marta ; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Teacher Education in Brazil: Conceptions and Trends. Em: Michael A. Peters. (Org.). Encyclopedia of Teacher Education. 1ed.Singapore, Singapore. : Springer Singapore. 2020.v. 1, p. 1-6.
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      • Júlio Emílio Diniz-Pereira ⇔ Jussara Gue Martini (1.0)
        1. DINIZ-PEREIRA, J. E.; CORREA, A. K. ; MARTINE, J. G.. Formação do formador: políticas de formação docente. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      • Júlio Emílio Diniz-Pereira ⇔ Adriana Rocha Bruno (1.0)
        1. DALBEN, A. I. L. F. (Org.) ; DINIZ-PEREIRA, J. E. (Org.) ; SANTOS, L. L. C. P. (Org.) ; LEAL, L. F. V. (Org.) ; SOARES, Leôncio José Gomes (Org.) ; GOMES, Nilma Lino (Org.) ; GOMES, Ana Maria Rabelo (Org.) ; ANTUNES-ROCHA, M. I. (Org.) ; SILVA, L. C. (Org.) ; FERRARI, A. (Org.) ; MARQUES, L. P. (Org.). Educação a distância e Tecnologias da informação e comunicação: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (Parte II ) A Parte II da Coleção Didática e prática de ensino: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 6, p. 4515.
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      • Júlio Emílio Diniz-Pereira ⇔ Maria Luiza Süssekind Verissimo Cinelli (1.0)
        1. DINIZ-PEREIRA, J. E. Palestra no III Fórum de Licenciaturas da UFRB / IV Seminário do Pibid UFRB / III Seminário do Pibid Diversidade da UFRB- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (BA): A Base Nacional Comum Curricular e a Formação de Professores no Brasil. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:47