Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Diana Goncalves Vidal

É professora titular em História da Educação na Faculdade de Educação (USP) (2010), diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (USP) (2018-2022), bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1A, membro do Comitê Executivo da ISCHE (International Standing Conference for the History of Education) (2014-2020); membro do comitê editorial da Global Histories of Education, coleção criada pela ISCHE em colaboração com a Palgrave Macmillan, da qual foi editora-chefe entre 2016 a 2020, e, a partir de 2018, Tesoureira da mesma associação internacional; membro do International Advisory Board of the British Journal for Educational Studies (BJES) (2019-2021) e Editora Senior da Oxford Research Encyclopedia of Education; e membro do Conselho Científico Internacional do CEINCE (Centro Internacional de la Cultura Escolar), Espanha, Canadá. É lider do Projeto Temático FAPESP ?Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)? (processo nr. 2018/26699-4). Em 2018 foi contemplada com Auxilio no Programa Directeurs d'Etudes Associés da Fondation Maison des Sciences de l'Homme. Defendeu sua livre-docência em História da Educação em 2005. Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Paraíba (1985), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado em Educação no INRP-França (2001) e na Universidade de Santiago de Compostela (2007). Desde 1996, exerce a coordenadoria do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE). Foi vice-diretora da Faculdade de Educação da USP (2014-2018), coordenadora do Comitê de Assessoramento da Educação no CNPq - CA-Ed (2012-2015), tendo atuado como suplente no mesmo Comitê de 2010 a 2012, e Jovem Pesquisador FAPESP (1996-2000). Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007) e vice-coordenadora do GT 02 História da Educação da ANPEd (2001-2003). Atuou na Argentina, como professora-convidada da Universidade San Andres (2001), FLACSO-Argentina (2006-2009) e Universidad Nacional de La Plata (2017); na França, no Institut National de Recherche Pedagogique (2002); na Inglaterra, Visiting Fellow no Institute of Education, University College London (2015); e na China, na Beijing Normal University (2018). Foi consultora internacional do projeto Teacher Education Schools in Portugal: History, Archive, Memory, liderado por Joaquim Pintassilgo (2010-2012). Coordenou a Área de História da Educação no Programa de Pós-Graduação FEUSP (2002-2006) e o Centro de Memória da Educação FEUSP (2000-2004). Integrou a Worldwide Commission to Educate All Kids (Post-Pandemic). É membro do Conselho Consultivo dos seguintes periódicos educacionais: Revista Portuguesa de Educação, Revista Brasileira de História da Educação, Cadernos de História da Educação (UFU), Educação e Filosofia, Historia de la Educación Anuario Argentino e Educação em Revista (UFMG) e membro do Conselho Editorial da Coleção Edvcere da Editora Fino Traço (desde 2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: história transnacional da educação, cultura escolar, escola nova, práticas escolares de leitura e escrita, historiografia e circulação internacional de modelos e práticas pedagógicas. Publicou em 2013 seu primeiro livro infantil, intitulado Flora. Em 2015, saiu o segundo, Memel. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9794987194529294 (06/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1A
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação. Av. da Universidade 308 Cid. Universitária 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30913195 Ramal: 282 Fax: (11) 38150194
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2021-Atual. Sujeitos e artefatos: territorios de uma historia transnacional da educacao
      Descrição: O projeto visa expandir a investigação realizada nos últimos 18 anos, com o benefício da Bolsa Pq, concentrando-se nos três principais objetos de análise sobre os quais tenho me debruçado ? sujeitos, saberes e artefatos escolares -, tomados a partir do prisma de uma história transnacional da educação. São eles constituídos como territorialidades, na medida em que se compreende que consistem em problemas de pesquisa produzidos social e historicamente por meio de documentos e no contraste de historiografias nacionais da educação. No amplo espectro da história transnacional, o privilegio à circulação internacional de sujeitos, saberes e artefatos escolares, entretanto, não visa elidir a preocupação com as práticas escolares, uma vez que estas são concebidas como produzidas por professores/as e alunos/as na sua relação com os saberes pedagógicos e no contato com a materialidade da escola/ensino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Diana Gonçalves Vidal - Coordenador / Rachel Abdala - Integrante / Vivian Batista da Silva - Integrante / Wiara de Alcântara - Integrante / Fernanda Franchini - Integrante / Rafaela Silva Rabelo - Integrante / Alessandra Arce Hai - Integrante / Maria Eduardo Ferro - Integrante / Vinicius Monção - Integrante / Franciele França - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Diana Goncalves Vidal.
    2. 2019-Atual. Projeto Tematico FAPESP: SABERES E PRATICAS EM FRONTEIRAS: por uma historia transnacional da educacao (1810-...)
      Descrição: Este Projeto Temático se inscreve no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências. Mais especificamente, o projeto foca na circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais. Tem como marco inicial a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, momento de implantação da primeira imprensa régia em terras brasileiras e de iniciativas que levariam à primeira lei geral do ensino primário, de 1827, à criação de cursos superiores e secundários e de escolas normais. Desfolha as apropriações, intercâmbios, partilhas e trocas de conhecimentos e de ações em nível internacional que desde então se processaram, procurando compreender como esse universo simbólico inscreveu marcas de inovação nas diferentes tradições que compunham e compõem os saberes e as práticas educacionais ainda na atualidade. De modo a viabilizar essa proposta, o Projeto constitui-se em torno de quatro eixos temáticos, assim denominados: 1) arquivos digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura; 2) sujeitos e artefatos: movimentos e vestígios; 3) inovação e tradição: fugas e contrapontos; 4) material didático para o ensino público e formação docente. Cada um desses eixos é coordenado por dois pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições paulistas e estrangeiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diana Gonçalves Vidal - Coordenador / André Luiz Paulilo - Integrante / Rosa Fátima de Souza - Integrante / Kazumi Munakata - Integrante / Paula Vicentini - Integrante / Circe Bittencourt - Integrante / Vivian Batista da Silva - Integrante / Heloisa Helena Pimenta Rocha - Integrante / Rachel Duarte Abdala - Integrante / Bruno Bomtempi Junior - Integrante / Maria Rita Toledo - Integrante / Vera Valdemarin - Integrante / Wiara Rosa Rios Alcântara - Integrante / Rafaela Silva Rabelo - Integrante / Alessandra Arce Hai - Integrante / Rita de Cassia Gallego - Integrante / Carlota Boto - Integrante / Ana laura Godinho - Integrante / Alexsandro do Nascimento Santos - Integrante / Raquel Lazzarini Barbosa - Integrante / Renata Marcilio Candido - Integrante / Rosario genta Lugli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Diana Goncalves Vidal.
    3. 2018-2018. Sexual education in the 1920?s in Brazil and France
      Descrição: Sex education may be considered as a window to understand the conditions of teacher?s labor; the educational legislation and the presence of women in the public sphere in Brazil and France ? in the 1920?s. It offers a framework to the investigation, but it does not confine the problem to the primary school, allowing the analysis to transit from public to private spheres; from society to households, from school to families. It is a perfect gateway to revisit the past incorporating the research on female primary teachers and the international circulation of ideas. In one way, sex education can function as a path to those universal conceptions of man and woman. Also, observing how the debate was developed in each country, sex education has the potential to unveil the singular traits it assumed in Brazil and France.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diana Gonçalves Vidal - Coordenador. Financiador(es): Fondation Maison des Sciences de l'Homme - Bolsa.
      Membro: Diana Goncalves Vidal.
    4. 2017-2021. Multiplas estrategias de escolarizacao da infancia: contrastes de uma historia transnacional da educacao
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal identificar e analisar as múltiplas estratégias de escolarização da infância, no âmbito da circulação internacional de modelos pedagógicos, objetos escolares e sujeitos educacionais, compreendendo como se consubstanciaram em iniciativas e constituíram apropriações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Diana Gonçalves Vidal - Coordenador / Jose Claudio Sooma Silva - Integrante / Rachel Duarte Abdala - Integrante / Fabiana Garcia Munhoz - Integrante / Wiara Rosa Rios Alcântara - Integrante / Fernanda Franchini - Integrante / Rafaela Silva Rabelo - Integrante / Alexandre Ribeiro - Integrante / Karime Antigo - Integrante / Jamir Guimarães da Silva - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Diana Goncalves Vidal.
    5. 2016-2018. Women and innovation in teaching (Sao-Paulo France, 1860s-1960s)
      Descrição: his project explores Brazilian and French women? s contribution to innovations in teaching over a period when educational systems underwent tremendous change. Despite over forty years of scholarship in the field of women? s and gender studies, the history of State educational systems and the democratization of this system remains for the most part gender blind. As a result, the actions of women pedagogues and women teachers are little acknowledged except in the area of early childhood education where such figures as Pauline Kergomard in France, Maria Montessori in Italy or Cecilia Meireles in Brazil have brought to light the innovative pedagogical methods they developed from the 1880s onwards. Lesser-known women, however, contributed in important ways to expanding opportunities for girls, in all areas of education, from kindergar ten to the University, but also in the area of vocational education, adult education or teacher training. Bringing to light their trajectories, their actions, as well as the theoretical literature that inspired their actions, this project explores how educational ideas travel and are enacted. The examples developed of women active in São Paulo and in France are intended to stimulate methodological comparisons, as well as to measure how pedagogical innovations emerged and spread well before the numerical age obliterated the constraints of time and distance. The focus on women is intended to foster critical thinking about how gender constructs historical memory of innovation even in a field, such as education, where women were present from the outset. By associating undergraduate and graduate students, the project aims to equip students with research methodologies in the area of gender studies that would be transferable to a wide range of professional situations. The focus on individual women offers a manageable focus for learning about research methods, while also giving insight into what constitutes pedagogical innovation. The biographical approach offers clear transfer possibilities to students who aim to pursue careers in teaching or in a wide range of fiel ds that touch issues relating to training, life-long learning, and the elaboration of learning programs. In addition, students will learn how to make available their research on an interactive website. Coordinators: Rebecca Rogers and Diana Vidal. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (11) . Integrantes: Diana Gonçalves Vidal - Coordenador / Paula Vicentini - Integrante / Vivian Batista da Silva - Integrante / Rachel Duarte Abdala - Integrante / Katiene Nogueira da Silva - Integrante / Dislane Z. Moraes - Integrante / Wiara Rosa Rios Alcântara - Integrante / Fabiana Garcia Munhoz (doutoranda) - Integrante / Fernanda Franchini - Integrante / Rafaela Silva Rabelo - Integrante / Ariadne Lopes Ecar - Integrante / Rita de Cassia Gallego - Integrante / Rebecca Rogers - Integrante / Gabrielle Houbre - Integrante / Sévrerine Depoilly - Integrante / Vera Léon - Integrante / Sébastien-Akira Alix - Integrante / Geneviève Pezeu - Integrante / Geneviève Hunyadi - Integrante / Marianne Thivend - Integrante / Claudineia Maria Vischi Avanzini - Integrante / Joseane Marques - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Diana Goncalves Vidal.
    6. 2015-2017. Educacao Transnacional: (des) conexoes entre Brasil e a New Education Fellowship (1920-1948)
      Descrição: Em 1920, a New Education Fellowship (NEF) emergiu como um movimento internacional desenhado para agregar educadores de diferentes países na crença de que a educação poderia responder às novas demandas de uma sociedade em mudança. No contexto de fim da Primeira Grande Guerra e no âmbito das discussões em prol de paz e democracia, esta Fellowship, situada no Reino Unido, deu origem a seções em todo o mundo, incluindo a América do Sul. Como estratégia de disseminação de iniciativas e ideias, foi criado o periódico The New Era em 1920 e em 1921 a Fellowship organizou sua primeira conferência em Calais, France. Associados a The New Era estavam dois outros periódicos educacionais: Pour l'Ere Nouvelle e Das Werdende Zeitalter. Em 1936, a NEF tinha cinquenta e duas Seções nacionais e grupos e vinte e dois periódicos em quinze idiomas. Na América do Sul, Argentina (1928), Equador (1930), Peru (1930), Bolívia (1936), Chile (1931), Paraguai (1932) e Uruguai (1932) uniram-se à NEF. A despeito de nos anos 1930 o Brasil ter passado por várias reformas educacionais, em distintos estados, baseadas nos princípios da Escola Nova, nada indica que o país tenha tido uma seção até 1942. Por um breve período, de 1942 a 1948, os relatórios do escritório central da NEF incluíram o nome de D. Nina Celina, do Ministério da Educação, como secretária da Seção brasileira, liderada por Lourenço Filho. No entanto, nada foi reportado sobre as atividades ocorridas no Brasil relacionadas à Escola Nova. As referências à Seção brasileira cessam em 1948, mesmo com a NEF continuando ativa até 1966, quando passou a se denominar World Education Fellowship. A principal questão deste projeto é compreender como Brasil e NEF estavam conectados em um movimento internacional em torno da Escola Nova, sem, entretanto, estarem diretamente relacionados. A perspectiva oferece a oportunidade de operar por (des) comparação. Ou seja, em lugar de seguir os fios de uma rede, procurar por vestígios que permitam estabelecer conexões possíveis. Como afirmou Marcel Detienne (2004), a aproximação metodológica se sustenta pela comparação do incomparável. Para tanto, a pesquisa irá focalizar periódicos e educadores, limitando seu escopo inicialmente a Nina Celina e M.B. Lourenço Filho, a quem serão agregados Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, proeminentes educadores brasileiros da época e figuras de prestigio internacional do movimento da Escola Nova.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Diana Gonçalves Vidal - Coordenador / Rafaela Silva Rabelo - Integrante / Ariadne Lopes Ecar - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Diana Goncalves Vidal.
    7. 2010-2014. Circulacao de modelos pedagogicos, sujeitos e objetos entre Brasil e Argentina (seculos XIX e XX)
      Descrição: O objetivo deste projeto é promover a cooperação e o intercâmbio acadêmico na área de História da Educação por meio da associação entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP/Brasil e o Doutorado em Humanidades e Artes da Universidad Nacional de Rosario/Argentina, em rede com os programas a que se acham vinculados os pesquisadores que compõem as equipes brasileira e argentina. O projeto tem como foco a circulação internacional de modelos pedagógicos, sujeitos e objetos entre o Brasil e a Argentina, entre o final do século XIX e o século XX.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (8) . Integrantes: Diana Gonçalves Vidal - Integrante / José Cláudio Sooma Silva - Integrante / Luciano Mendes de faria Filho - Integrante / Heloisa Helena Pimenta Rocha - Coordenador / Maria Ângela Borges Salvadori - Integrante / Adrian Ascolani - Integrante / Bernardo J. de Oliveira - Integrante / Sandra Carli - Integrante / Maria do Carmo Martins - Integrante / Angela Aisenstein - Integrante / Carolina Kaufmann - Integrante / Eduardo Hourcade - Integrante / Pablo Ariel Scharagrodsky - Integrante / Silvia Finocchio - Integrante / Silvia Roitenburd - Integrante / Talía Gutiérrez - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Diana Goncalves Vidal.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Homenagem pela presidência da SBHE entre 2003 e 2007 no evento de comemoração dos 20 anos da entidade, Sociedade Brasileira de Históra de Educação.. 2019.
      Membro: Diana Gonçalves Vidal.
    2. Prêmio Capes Tese, Tese de Patricia Coelho, selecionada em primeiro lugar pelo PPGE-USP para concorrer ao prêmio CAPES.. 2013.
      Membro: Diana Gonçalves Vidal.
    3. Prêmio Jabuti - categoria Educação pela participação no livro ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: UMA HISTÓRIA DE SUA HISTÓRIA, organizado por Maria do Rosario Mortatti, para a editora Cultura Acadêmica., Camara Brasileira do Livro.. 2012.
      Membro: Diana Gonçalves Vidal.
    4. Prêmio Tutoria Cientifico-Acadêmica, Pró-Reitoria de Graduação USP.. 2012.
      Membro: Diana Gonçalves Vidal.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (136)
    1. CIHELA 2021. Comentadora do Painel Os saberes escolares e os métodos de ensino como estratégia de revolução e de mudança pedagógica. 2021. (Congresso).
    2. COLUBHE 2020. A Bibliotheca do Povo e das Escolas, de David Corazzi. 2021. (Congresso).
    3. EDUCERE XV Congresso Nacional de educação. Escolas ao ar livre: inspirações do passado no presente. 2021. (Congresso).
    4. Grupo de Estudos e Investigações sobre Cultura, Educação e Ambiente (CEDAM).Escola nova na Europa: a New education fellowship. 2021. (Encontro).
    5. I Colóquio Internacional do Diretório - Grupo de Pesquisa HISTEDBR. Sobre o conceito de história e memória. 2021. (Congresso).
    6. ISCHE 42. Comentário do livro: Peripheries at the the center. 2021. (Congresso).
    7. ISCHE 42. Teaching and training experiences (Rio de Janeiro, Brazil, 1930s). 2021. (Congresso).
    8. LiveMUDE ?Impactos da pandemia na educação: caminhos e possibilidades?.LiveMUDE ?Impactos da pandemia na educação: caminhos e possibilidades?. 2021. (Simpósio).
    9. XIII Encontro maranhense de História da Educação. Humanidades digitais e cultura material (escolar). 2021. (Congresso).
    10. XI Simpósio de Pós-Doutorado da FEUSP - Pesquisas caleidoscópicas: modos de ver e criar.Pesquisar no Brasil, em Ciências Humanas, em Educação. 2021. (Seminário).
    11. X Seminário do GHEDA: História Cultural e Educação na Amazonia.Cultura Material e Educação na Amazônia: uso, apropriação e subjetividade. 2021. (Seminário).
    12. XV COLÓQUIO INTERNACIONAL ?EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE?. Humanidades Digitais e o novo Horizonte Metodológico na Pesquisa Educacional. 2021. (Congresso).
    13. 120 Anos de Anísio Teixeira (IV Colóquio).Anísio Teixeira: professor de professoras. 2020. (Seminário).
    14. 14ª Reunião Regional Sudeste da ANPEd,. Mesa Internacionalização e ?localização? da pesquisa e da formação em ciências sociais e humanas. 2020. (Congresso).
    15. 3o. Encontro do Seminário Anísio Teixeira/PPGE-UFRJ.Modelos de Professor e Prática Docente: Anísio Teixeira e o IERJ (1932-1935). 2020. (Encontro).
    16. Cohisme 2020. Interpretes do passado e do presente: a arte de historiadores da educação e arquivistas. 2020. (Congresso).
    17. Epidemias, pandemias y escolarización.La escuelas al aire libre: una propuesta educativa de principios del siglo XX. 2020. (Seminário).
    18. Foro Virtual Difusión del Patrimonio Histórico de las Instituciones de Educación Superior.. El Archivo del Instituto de Estudos Brasileiros de la USP. 2020. (Congresso).
    19. IEBinário #pelademocracia.#pelademocracia. 2020. (Seminário).
    20. II Seminário Corpos, Natureza e Sensibilidades em Perspectiva Transnacional.Artes de fazer História da Práticas. 2020. (Seminário).
    21. International Centre for Historical Research in Education (ICHRE). The New Education Fellowship in South America (the 1920s-1950s). 2020. (Congresso).
    22. I Seminário Nacional de Práticas escolares e saberes matemáticos em escolas normais. Arte e ciência na formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal: os Cursos de Matérias de Ensino. 2020. (Congresso).
    23. Perspectiva sobre o ensino.Ensino remoto em tempos de pandemia. 2020. (Encontro).
    24. 4o. Fórum Inovação Educativa (Folha de S. Paulo).Fundamentos da inovação na educação. 2019. (Simpósio).
    25. 75 anos da RBEP.Os intelectuais-educadores Lourenço Filho, Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo. 2019. (Seminário).
    26. Educação no IEB: interfaces possíveis com o Acervo Fernando de Azevedo.Educação e reforma urbana. 2019. (Seminário).
    27. II Congresso da Associação de Brasilianistas da Europa. A formação de professors nos anos 1930: um projeto perdido. 2019. (Congresso).
    28. ISCHE 41. The Syndicat commercial du mobilier et du materiel d'enseignement and the transnational circulation/ commercialiation of the school museum (1892-1901). 2019. (Congresso).
    29. ISCHE 41. Between 'spinster" and "shiny cowbird": women teachers in the 1920s in Brazil. 2019. (Congresso).
    30. Mulheres inovadoras no ensino (São Paulo, séc. XIX e XX).História da educação, gênero inovação: práticas formativas e produção audiovisual.. 2019. (Seminário).
    31. Semiedu 2019. Patrimonio educativo escolar. 2019. (Congresso).
    32. X CBHE. Ton corps est a toi: educação sexual no Brasil e na França nos anos 1920. 2019. (Congresso).
    33. X CBHE. Democracia, escola e infância: utopia e legado escolanovista. 2019. (Congresso).
    34. XX Coloquio SEDHE. A invisibilidade galega no Brasil e a produção de uma memória e identidade (1871-1936). 2019. (Congresso).
    35. 40 ISCHE. Feminine nature? Gendered representations of primary school teachers in Brazil (1920-1930). 2018. (Congresso).
    36. 40 ISCHE. Coordenador do SWG Touching Bodies in the School. 2018. (Congresso).
    37. Ciclo de Palestras do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) na ECA-USP.Cultura escolar. 2018. (Seminário).
    38. III Simpósio Temático sobre Arquivos & Educação.Arquivos & Educação: relatos de experiência e exercício de teorização?. 2018. (Seminário).
    39. Journée Doctorale - Université Paris Descartes.Interlocutor de projetos de pesquisa de alunos de doutorado na Université paris Descartes. 2018. (Encontro).
    40. Seminario CERLIS - Université Paris Descartes USPC.L'education sexuelle dans les années 1920 au Brésil et en France: une approche de l'histoire transnationale de l'education. 2018. (Encontro).
    41. Seminario de studi nell'ambito del Corso di Dottorato Human Sciences Curriculum Education.Cultura materiale della scuola e scolarizzazione. 2018. (Seminário).
    42. Seminario Material Culture and schooling.Cultura materiale della scuola e scolarizzazione. 2018. (Seminário).
    43. Seminários do Projeto Curriculos de Ciências e Biologia: um olhar sócio-histórico sobre materiais diddidaticos das escolas do RJ.Cultura Material Escolar. 2018. (Seminário).
    44. XIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana. A seção brasileira da New Education Fellowship: explorando o cenário de sua criação. 2018. (Congresso).
    45. 39 ISCHE International Standing Conference for the History of Education. New Education Fellowship, race and corporal punishment in Brazil. 2017. (Congresso).
    46. 39 ISCHE International Standing Conference for the History of Education. Women, gender and teaching. 2017. (Congresso).
    47. 3a. Semana das Licenciaturas, VI Simposio do PIBID e 1a. Jornada Freireana.Cultura escolar como ferramenta de análise para estudos do currículo. 2017. (Simpósio).
    48. British Educational Research Association Annual Conference 2017. The Creation of Institutes of Education: Brazil and England as Part of an Entangled History of Teacher. 2017. (Congresso).
    49. I Encontro de Memória Escolar, Educação e Patrimônio.Mulheres e inovação docente na escola Caetano de Campos. 2017. (Encontro).
    50. I Encontro de Memória Escolar, Educação e Patrimônio.A Caetano de Campos como escola modelar para a educação paulista. 2017. (Encontro).
    51. International Network of Education Institutions.Toward a more equal world: actions from the School of Education, USP. 2017. (Seminário).
    52. IX Congresso Brasileiro de História da Educação. A constituição do campo educacional: a New Education Fellowship e os Departamentos Universitários de Educação. 2017. (Congresso).
    53. Jornadas de Historia e Filosofia da Educação.Democracia, Escola e Infância: legado e utopia da Escola Nova. 2017. (Seminário).
    54. Semana de educação.A USP e a formação de professores: uma abordagem histórica. 2017. (Simpósio).
    55. Britain and Brazil II: Political, Economic, Social, Cultural and Intellectual Relations, 1808 to the present.Transnational education:(dis) connexions betweenBritish and Brazilian education(1920-1948). 2016. (Seminário).
    56. Colóquio Michel de Certeau [Em Uso].Michel de Certeau e a História da educação no Brasil: apropriações. 2016. (Seminário).
    57. Colóquio USP /Université Sorbonne Paris Cité.Atelier du Genre. 2016. (Seminário).
    58. III Simpósio Internacional Espaços da Mediação?A Arte e suas Histórias na Educação.A arte como instrumento de educação popular: discussões sobre educação estética e escola nova nos anos 1920 e 1930. 2016. (Simpósio).
    59. ISCHE 38 Chicago. Comentarios sobre o livro Too hot to handle de Jonathan Zimmermann. 2016. (Congresso).
    60. ISCHE 38 Chicago. Transnational education: sex education and the New Education Fellowship (1920). 2016. (Congresso).
    61. XI COLUBHE. Corporeidades discentes e museus escolare nos no novecentos. 2016. (Congresso).
    62. XI COLUBHE. História da educação como arqueologia: cultura material escolar e escolarização. 2016. (Congresso).
    63. XIV Congresso de História do Esporte, Lazer e educação Física CHELEF e I Internacional Congress of Sports History - ICOSH. Educação do corpo e gênero: a ginástica como prática escolar no final do século XIX.. 2016. (Congresso).
    64. XIX Jornadas Argentinas de Historia de la Educacion. Michel de Certeau e a História da Educação no Brasil: apropriações. 2016. (Congresso).
    65. XV Congresso de história da Educação do Ceará - História das Idéias Pedagógicas e da Ciência. Fontes, narrativas e escrita da história. 2016. (Congresso).
    66. XV Congresso de história da Educação do Ceará - História das Idéias Pedagógicas e da Ciência. Cultura material e escolarização. 2016. (Congresso).
    67. 48th Annual Conference of History of Education Society UK. Transnational education: Brazil, France and Portugal connected by a school museum (late 19th century). 2015. (Congresso).
    68. ICHRE lunchtime seminar UCL Institute of Education.Transnational Education: Brazil, France and Portugal connected by a School Museum (late 19th century). 2015. (Seminário).
    69. International Network of Educational Institutions.Trata-se da reunião de 9 Faculdades de Educação no mundo para discutir intercâmbios acadêmicos e ações institucionais. Fui representando a direção da FEUSP.. 2015. (Encontro).
    70. ISCHE 37 Istambul. Touching bodies appropriately: sexual behavior and sexual orientation in schools (Rio de Janeiro, 1930). 2015. (Congresso).
    71. ISCHE 37 Istambul. Organizador do Standing working group Touching Bodies in school. 2015. (Congresso).
    72. Simposio Inaugural USP-Université Sorbonne Paris Cité.Genre dans l'histore de l'education au Brésil: quelques remarques. 2015. (Simpósio).
    73. VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional Trabalho Docente e Processo Eductivo. Produção do conhecimento: perspectivas e desafios para a formação docente. 2015. (Congresso).
    74. VIII Encontro Maranhense de História da Educação. Os sujeitos silenciados na História da Educação. 2015. (Congresso).
    75. 22o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP/FE.80 anos de USP e a Faculdade de Educação. 2014. (Simpósio).
    76. A produção do conhecimentos em Educação: balanços e perspectivas.A produção da pesquisa em educação: um olhar a partir das bolsa Pq do CNPq. 2014. (Seminário).
    77. Desafios do Magistério.Docência e memória: escritas e lembranças da educação. 2014. (Seminário).
    78. ISCHE 36 London. Peace Education in Interwar years. 2014. (Congresso).
    79. Mapping history of education - Pre-ISCHE Conference.Mapping History of Education in Brazil. 2014. (Simpósio).
    80. Seminário 20 anos do NPGED (PPGE) da UFS.Mesa redonda 3: ?A pós-graduação em Educação no Brasil: realidade e perspectivas?. 2014. (Seminário).
    81. Seminário Internacional El futuro de la Escuela.La escuela, una cuestión de disciplina y de institución. 2014. (Seminário).
    82. X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Educação na família e a família na educação: espaços, sujeitos e práticas no Oitocentos. 2014. (Congresso).
    83. XI CIHELA. Escolarização, população e territorialidade: dinâmicas urbanas. 2014. (Congresso).
    84. XI CIHELA. Los registros escolares y la conformación de la experiencia docente. 2014. (Congresso).
    85. XXVI Semana de História da UENP Instituições de memória: patrimônio, preservação e pesquisa.Museus e educação: questões para debate. 2014. (Outra).
    86. A biblioteca pública no século XXI; lugar social, atuação política e estratégias de mobilização cultural.Biblioteca pública, leitura e educação: velhos problemas, novas realidades. 2013. (Seminário).
    87. A Pós-Graduação em Educação: 35 anos do PPGE do Centro de Educação da UFES.O fomento da pesquisa na Pós-Graduação em Educação. 2013. (Simpósio).
    88. Aula aberta no PPGE da UDESC.Culturas escolares e a pesquisa em História da Educação. 2013. (Outra).
    89. Aula Inaugural do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul.Culturas escolares e pesquisa em História da Educação. 2013. (Outra).
    90. Aula na disciplina CJE5182- Imagem fotográfica: objeto de estudo e instrumento de pesquisa, sob responsabilidade do Prof. Dr. Boris Bossoy - ECA-USP.Fotografia e Educação. 2013. (Outra).
    91. Café Acadêmico - IEB-USP.Na batalha da educação: correspondência trocada entre Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira.. 2013. (Encontro).
    92. Cátedra de História de la Educación General de la Universidad de La Plata.comentarista de projetos de Doutorado e Pós-doutorado. 2013. (Encontro).
    93. Congresso Brasileiro de Alfabetização. Mesa 1 Sentidos da alfabetização nas pesquisa acadêmico-científicas brasileiras. 2013. (Congresso).
    94. I Seminário de discusión sobre investigaciones en Educación y en Dearrollo Cognitivo.visitante estrangeira, comentadora das exposições de projetos de Doutorado e Pós-doutorado. 2013. (Seminário).
    95. Minicurso no PPGE (Curso de Mestrado) da Universidade de Caxias do Sul.Sobre Cultura e cultura escolar: questões para debate. 2013. (Outra).
    96. Posgrado de la Facultad de Humanidades y Artes de la Universidad Nacional de Rosario.Cultura escolar y escolarización: cuestiones para el debate. 2013. (Seminário).
    97. Programa de Educación, Conocimeniento y Sociedad.Cultura material y escolarización. 2013. (Seminário).
    98. Programa de Postgrados CAPG.Las reformas educaticas y sus problemáticas. 2013. (Seminário).
    99. Projeto Circulação de Modelos pedagógicos, sujeitos e objetos entre Brasil e Argentina (séc XIX e XX).Reformas educativas: problemas teóricos y cuestiones para debate. 2013. (Seminário).
    100. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Cultura Material e Práticas educativas. 2013. (Congresso).
    101. XI ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática. História da Educação e História: interfaces. 2013. (Congresso).
    102. 17th Bienniel Conference of th Canadian History of Education Association (CHEA). Brazilian History of Educatgion: actual challenges. 2012. (Congresso).
    103. A Educação Pública nos 80 anos de publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.A atualidade do Manifesto de 1932. 2012. (Seminário).
    104. A formação de professores: das escolas normais às escolas do magistério primário. Nos 150 anos da inauguração da Escola Normal de Marvila..A formação docente como problemática atual da pesquisa em História da Educação.. 2012. (Outra).
    105. Aula Magna do PPGE da UFPI.A escrita da tese como inversão da prática de pesquisa. 2012. (Outra).
    106. Aulas na disciplina História da Educação e Cultura Escolar na na Faculdade de Educação da UFGD.História da Educação e Cultura Popular. 2012. (Outra).
    107. Grupo de pesquisa História da Educação e Memória - GEM/IE/UFMT.A presença dos autores no movimento historiográfico nacional e internacional: Trajetória intelectual, principais temáticas de interesse e diálogo com pares.. 2012. (Encontro).
    108. IALEI Annual Meeting.?Educating Teachers, Transforming Schools, Ending Disadvantage?. 2012. (Encontro).
    109. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Os debates em torno da Educação no final do Oitocentos: A Exposição Universal de 1889 e o Congresso Internacional do Ensino Primário em Paris. 2012. (Congresso).
    110. Reunião ANPED.Comissão de Avaliação dos Periódicos da Área de Educação. 2012. (Outra).
    111. VIII Encontro de Educação e Cultura - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.Cultura escolar e produção de identidades de genero. 2012. (Encontro).
    112. Colóquio.Experiência, negociação e formação: a constituição histórica da profissão docente. 2011. (Outra).
    113. II Ciclo em Ciências da Educação da FPCEUP.Seminário História Social da Infância: risco, violência e proteção social. 2011. (Seminário).
    114. II Ciclo em Ciências da Educação da FPCEUP.Conferência: Infância e escola pública no Brasil Oitocentista. Questões históricas e problemas metodológicos. 2011. (Outra).
    115. II Encontro Internacional de Educação de Osasco: Currículo do povo que educa.Cuurículo, História e Formação de Identidade Cultural (Análise de trabalhos sobre esse tema). 2011. (Encontro).
    116. I Seminário "Universidade e Escola Pública: Desafios e Perspectivas da Educação Pública no estado de São Paulo.Educação em Tempo Integral e Educação Integral. 2011. (Seminário).
    117. IV encontro Maranhense de História da Educação.As Exposições Universais: a circulação de pessoas e modelos pedagógicos no final dos oitocentos. 2011. (Encontro).
    118. IX Semana de Estudos Clássicos e Educação: Eros e Paidéia.Amor e Casamento. 2011. (Outra).
    119. Seminário.Cultura escrita y cultura escolar: uma mirada desde el campo de la historia de la educación. 2011. (Seminário).
    120. Seminário INterno del Programa Histelea.A cultura escolar como ferramenta teórica. 2011. (Seminário).
    121. VI Ciclo de Conferências Temáticas.Michel de Certeau: diálogos com a História da Educação. 2011. (Outra).
    122. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. O inquérito sobre a instrução pública (1926) e as disputas em torno da educação em São Paulo. 2011. (Congresso).
    123. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Cultura Material Escolar: a escola e seus artefatos. 2011. (Congresso).
    124. VI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Práticas/Teorias Sociais na Contemporaneidade.Práticas/teorias sociais em História da Educação na contemporaneidade. 2011. (Seminário).
    125. Aula inaugural do Programa de Pós - Universidade Estadual de Maringá.As viagens, os viajantes - tantas espécies deles! Os desafios da pesquisa em história comparada da educação. 2010. (Outra).
    126. Encontro Intercâmbio entre pesquisadores: A História da Educação.Comunicação na Mesa Coordenada Estudos Comparados de História da Educação. 2010. (Encontro).
    127. I SIHELE Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita: A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil.Mesa3: exposição do trabalho: Práticas escolares de leitura e de escrita na segunda metade do século XIX: o que nos dizem os mapas de frequencia. 2010. (Outra).
    128. Palestra: A educação do olhar: a arte na escola a arte no lar.Coordenação de palestra. 2010. (Outra).
    129. Palestra ministradas aos docentes das Escolas Municipais.Palestra. 2010. (Outra).
    130. Reunião Geral do Projeto Temático - Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada (1850-1950).Atividades do grupo Cultura Material Escolar. 2010. (Outra).
    131. Seminário de Ensino do Curso de Pós-Graduação - Programas Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo.Sobre cultura escolar e história da educação: questões para debate. 2010. (Seminário).
    132. Seminário Memória da Educação: jornada sobre o patrimônio educativo, arquivos pessoais e imagens.Mesa-redonda: Patrimônio educativo, arquivos pessoais e imagens. 2010. (Seminário).
    133. SIICUSP - Área de Humanas e Humanidades.Universidade e Reforma. 2010. (Simpósio).
    134. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Participante. 2010. (Congresso).
    135. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. comunicação coordenada apresentação do trabalho: Por uma história sensorial da escola e da escolarização. 2010. (Congresso).
    136. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.História da profissão docente no Brasil: rupturas e continuidades. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (43)
    1. VIDAL, DIANA. International Conference «The School and Its Many Pasts: School Memories between Social Perception and Collective Representation». 2021. (Congresso).. . 0.
    2. VIDAL, DIANA. XI CBHE. 2021. (Congresso).. . 0.
    3. VIDAL, DIANA. o XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação. 2021. (Congresso).. . 0.
    4. SILVA, J. C. S. ; ABDALA, R. D. ; VIDAL, DIANA. Em defesa da educação pública: Fernando de azevedo no IEB. 2019. Exposição
    5. SILVA, J. C. S. ; ABDALA, R. D. ; VIDAL, DIANA. Educação no IEB: interfaces possíveis com o Acervo Fernando de Azevedo. 2019. Outro
    6. VIDAL, Diana Gonçalves. GLOBALIZING THE STUDENT REBELLION IN THE LONG ?68. 2018. (Congresso).. . 0.
    7. VIDAL, Diana Gonçalves. III Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia. 2018. (Congresso).. . 0.
    8. VIDAL, Diana Gonçalves. ISCHE 40. 2018. (Congresso).. . 0.
    9. VIDAL, DIANA. Parcours de formation et mobilités géographiques : modèles, instruments, stratégies. France et empire colonial français, XVIIIe-XXIe siècles. 2018. (Congresso).. . 0.
    10. VIDAL, Diana Gonçalves. XIX Jornadas Argentinas de Historia de la Educacion. 2016. (Congresso).. . 0.
    11. VIDAL, Diana Gonçalves. Colloque les refus de l'école. 2016. (Congresso).. . 0.
    12. Schwarcs, Lilia ; MACHADO, M. H. P. T. ; VIDAL, Diana Gonçalves. Conferências USP/Humanidades - Emancipações. 2013. Congresso
    13. VIDAL, Diana Gonçalves. 21o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2013. (Congresso).. . 0.
    14. VIDAL, Diana Gonçalves. Encontro Intergrupos de Pesquisa em História da Educação. 2012. (Outro).. . 0.
    15. VIDAL, Diana Gonçalves. Seminários "Ética na Pesquisa em Educação: desafios na sociedade tecnológica e da informação".. 2012. (Outro).. . 0.
    16. SALLUM JR., B. ; CATANI, A. M. ; Schwarcs, Lilia ; VIDAL, Diana Gonçalves. Conferências USP 2012 ? Identidades. 2012. Congresso
    17. VIDAL, Diana Gonçalves. I SIHELE - Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita - A Constituição do Campo da História da Alfabetização no Brasil. 2010. (Outro).. . 0.
    18. VIDAL, Diana Gonçalves. IX Congresso Iberoamericano de Historia da Educação Latino-Americana. 2009. (Congresso).. . 0.
    19. VIDAL, Diana Gonçalves. 17° SIICUSP. 2009. (Congresso).. . 0.
    20. VIDAL, Diana Gonçalves. VI Semana da Educação da Feusp - Identidade e diversidade. 2008. (Outro).. . 0.
    21. VIDAL, Diana Gonçalves. II Encontro de Arquivos Escolares e Museus Escolares. 2008. (Outro).. . 0.
    22. VIDAL, Diana Gonçalves. Simpósio Internacional "Livro Didático: Educação e História". 2007. (Outro).. . 0.
    23. VIDAL, Diana Gonçalves. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2007. (Outro).. . 0.
    24. VIDAL, Diana Gonçalves. VIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. 2007. (Outro).. . 0.
    25. VIDAL, Diana Gonçalves. II CIPA - Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica. 2006. (Congresso).. . 0.
    26. VIDAL, Diana Gonçalves. IV Congresso Brasileiro de História da Educação 2006. 2006. (Congresso).. . 0.
    27. VIDAL, Diana Gonçalves. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2006. (Congresso).. . 0.
    28. VIDAL, Diana Gonçalves. VII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana - CIHELA. 2005. (Congresso).. . 0.
    29. VIDAL, Diana Gonçalves. Coleção Gralha Azul. 2004. (Outro).. . 0.
    30. VIDAL, Diana Gonçalves. Conferência: Pensamento e Educação Pública: entre a Escola Nova e o Estado Novo. 2004. (Outro).. . 0.
    31. VIDAL, Diana Gonçalves. IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2002. (Congresso).. . 0.
    32. VIDAL, Diana Gonçalves. 54ª Reunião Anual da SBPC. 2002. (Outro).. . 0.
    33. VIDAL, Diana Gonçalves. Seminários 500 anos - USP: À margem dos 500 anos: reflexões irreverentes -Bloco II: Velhas e Novas Ordens Mundiais. 2000. (Congresso).. . 0.
    34. VIDAL, Diana Gonçalves. Homenagem aos 100 anos de nascimento de Anísio Teixeira. 2000. (Outro).. . 0.
    35. VIDAL, Diana Gonçalves. Seminários 500 anos - USP: À margem dos 500 anos: reflexões irreverentes - Bloco I: Educação em seu plural. 1999. (Congresso).. . 0.
    36. VIDAL, Diana Gonçalves. Arquivo Fernando de Azevedo: Construindo o CD-ROM. 1999. (Exposição).. . 0.
    37. VIDAL, Diana Gonçalves. Palestra: Escolarização, Estado e Cultura em Minas Gerais - séc. XIX. 1999. (Congresso).. . 0.
    38. VIDAL, Diana Gonçalves. Memórias da educação: o Centro Regional de Pesquisas Educacionais. 1998. (Exposição).. . 0.
    39. VIDAL, Diana Gonçalves. II Seminário Fontes para a História da Educação do Século XIX. 1998. (Congresso).. . 0.
    40. VIDAL, Diana Gonçalves. Mesas Redondas. 1997. (Outro).. . 0.
    41. VIDAL, Diana Gonçalves. Seminário "Contribuições da História Oral para a pesquisa em Educação". 1997. (Outro).. . 0.
    42. VIDAL, Diana Gonçalves. "As instituições de pesquisa e a pesquisa histórica" e "A memória e a pesquisa histórica". 1997. (Outro).. . 0.
    43. VIDAL, Diana Gonçalves. Seminário Pedagogia da Imagem, Imagem da Pedagogia. 1995. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:31