Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marcio de Vasconcellos Serelle

Marcio Serelle é professor adjunto III do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde coordena o grupo de pesquisa Mídia e Narrativa. Foi coordenador do GT Cultura das Mídias da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), no ano de 2017. Coordenou esse mesmo grupo em 2011 e 2012 e foi vice-coordenador dele em 2009 e 2010. Concluiu doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997) e graduação em Comunicação Social, habilitação jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994). É pesquisador do CNPq (Bolsista de produtividade, nível 2). Foi professor visitante no Centre for Critical and Cultural Studies, da Universidade de Queensland (2015), em estágio sênior pós-doutoral (bolsista Capes). Integrou a comissão de avaliação da Capes para classificação de livros no triênio 2007-2009. É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Atua na área de Comunicação Social, com ênfase nos seguintes temas: Jornalismo Narrativo, Crítica midiática e Intermidialidade. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8121773408758214 (14/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. AV. DOM JOSE GASPAR 500 CORACAO EUCARISTICO 30535610 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 33194444
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. Narrativas midiaticas da catastrofe e do trauma: estudo sobre a representacao de situacoes-limite no Brasil contemporaneo.
      Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva investigar, por meio de análise narrativa, relatos midiáticos no Brasil contemporâneo acerca de catástrofes e reverberações traumáticas nas comunidades em que ocorreram. A partir de aporte teórico-conceitual sobre a catástrofe e a ética de sua representação (HUYSSEN, 2003; SELIGMANN-SILVA, 2005; 2008; 2010; AMARAL; ASCENCIO, 2016; 2019), sobre a narrativa do trauma (CARUTH, 1996; FELMAN, 2002) e sobre o testemunho (AGAMBEN, 2008; SARLO; 2007; GAGNEBIN, 2009; PERES, 2017), com sua variação midiática (FROSH; PINCHEVSKI, 2009), busca-se realizar a crítica de relatos sobre desastres, a partir das articulações neles estabelecidas entre o estético e o ético. Pretende-se, ainda, identificar e examinar os regimes testemunhais neles presentes, com reflexão sobre os possíveis vínculos solidários propostos textualmente aos leitores/espectadores e a função social que esses relatos desempenham. Estabeleceu-se um corpus inicial de quatro narrativas de amplitude, sendo uma delas ? a do jornal A sirene online, referente a plataforma multimidiática produzida pelos atingidos pelo desabamento da barragem do Fundão, da Samarco, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, em 2015 ?, compreendida, neste projeto, como uma narrativa-moldura (JOLES, 1976) que abarca relatos menores. As outras narrativas são: o livro-reportagem Tragédia em Mariana ? história do maior desastre ambiental do País, também sobre o desabamento em Bento Rodrigues, escrito pela jornalista Cristina Serra (2018); o livro-reportagem Todo o dia a mesma noite ? a história não contada da boate Kiss, de Daniela Arbex (2017), sobre o incêndio na casa de shows em Santa Maria, em 2013; e o documentário Eu + 1, dirigido por Eliane Brum, em 2017, sobre a Clínica de Cuidado que atende aos refugiados de Belo Monte, no Pará. Metodologicamente, para além de pesquisa bibliográfica, busca-se empreender análise de textos midiático por meio do eixo comum da narrativa (XAVIER, 2003), com ênfase no discurso da narrativa (GENETTE, 1989; 2008) em articulação, dada a diversidade semiótica dos textos, com categorias dos estudos de intermidialidade (GAUDREAULT e MARION, 2012). Constituíram-se, previamente, quatro categorias, não excludentes, referentes à ética da representação, para orientação da análise: o campo do testemunho, a representação do acontecimento-limite, elementos de escuta e ficcionalidade e a comunicação do trauma.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcio de Vasconcellos Serelle - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científica e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcio de Vasconcellos Serelle.
    2. 2019-Atual. Acontecimentos e figuras publicas: narrativas, afetos e sentidos que atravessam o cotidiano
      Descrição: Este projeto integra a Rede Interinstitucional de Acontecimentos de Figuras Públicas, que envolve pesquisadores em Comunicação Social da UFMG, PUC Minas, UFF, UFOP, UEMG, UFMT, UFV, UFSC, IFG, PUC MINAS e UNIFESSPA. A partir das potencialidades do conceito de acontecimento enquanto ferramenta heurística para investigar as questões desencadeadas no âmbito da vida social, este projeto objetiva analisar o papel e a presença das celebridades nos acontecimentos, bem como sua reverberação na fala cotidiana da sociedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcio de Vasconcellos Serelle - Integrante / Vera Regina Veiga França - Integrante / Paula Guimarães Simões - Coordenador / Pedro Pinto de Oliveira - Integrante / Rodrigo Daniel Levoti Portari - Integrante / Denise Figueiredo Barros do Prado - Integrante / Michele da Silva Tavares - Integrante / Rayza Sarmento deSousa - Integrante / Ricardo Duarte Gomes da Silva - Integrante / Maria Terezinha da Silva - Integrante / Lívia Moreira Barroso - Integrante / Frederico de Mello Brandão Tavares - Integrante / Renné Oliveira França - Integrante / Renata Cristina de Oliveira Tomaz - Integrante.
      Membro: Marcio de Vasconcellos Serelle.
    3. 2017-2020. Etica e critica das mediacoes: a questao da alteridade em narrativas midiaticas contemporaneas
      Descrição: Este projeto objetiva investigar narrativas midiáticas contemporâneas em que a alteridade emerge como questão fulcral. Essas narrativas propõem-nos a relação com o Outro por meio de perspectivas diversas e por vezes conflitantes, colocando em relevo temas como: a busca pela construção de imagens que tensionem representações cristalizadas na cultura midiática; a autorreflexão sobre o encontro com o Estrangeiro e a possibilidade de representá-lo; a encenação de embates e choques culturais. Pretende-se, assim, analisar, nas narrativas selecionadas, o modo como elas constroem, por meio de seus arranjos e de suas estratégias linguageiras, figurações do Outro, que, como formas de lidar com a diferença, marcam determinadas posições éticas e políticas nas sociedades midiatizadas. Objetiva-se, ainda, neste projeto, apreender essas narrativas como mediações do Outro que necessariamente se articulam a outras mediações da cultura, da sociedade e da tecnologia, num complexo de pressões e tentativas de determinação, mas, também, de reverberações e ?luta no discurso? (HALL, 2009). A questão do Outro traz-nos o elemento relacional caro aos estudos da Comunicação e permite-nos refletir sobre aspectos éticos referentes ao reconhecimento de diferenças que não devem ser aniquiladas na interação, ao mesmo tempo em que demandam ser narradas e, portanto, mediadas socialmente. A noção de alteridade em Emmanuel Lévinas, recuperada por Roger Silverstone (2002) e com ressonâncias em autores como Bauman e Todorov, delineia o Outro como ente de heterogeneidade radical. O Outro qualifica a alteridade que não posso capturar, esclarecer ou conceituar, pois é totalmente diversa e escapa ao meu domínio. O Outro sempre constituirá um incômodo, pois, em sua liberdade, será invariavelmente o Estrangeiro, que nunca estará exatamente no mesmo espaço que eu ? distância que a comunicação não deve abolir. Ele se aparta do ?Mesmo?, entendido por Lévinas (1980, 2010), como ?o mesmo que eu?, num processo de assimilação em que tomo o Outro como espelho de minha representação. Neste projeto, propõe-se examinar, inicialmente, três conjuntos de narrativas de sistemas semióticos diversos (reportagem escrita, romance gráfico e audiovisual), que, como já dito, trazem à frente questões sobre a alteridade na cultura midiática contemporânea. Todos eles articulam aspectos factuais e ficcionais ? sendo a ficção, aqui, entendida, com Rancière, como a elaboração de estruturas inteligíveis e ?coordenação entre atos?, e não como ?engodo?. São eles: a reportagem de Eliane Brum, as narrativas gráficas da Iraniana Marjane Satrapi (algumas delas adaptadas para o cinema); a série audiovisual estado-unidense Narcos, do Netflix. A esses textos, irão se somar outros, como críticas e comentários midiáticos, que compõem um campo polêmico em que reverberam e se discutem aspectos relativos às representações do Outro nas narrativas da cultura midiática. Busca-se, assim, a partir do recorte proposto, estudar parte da circulação de significados constituinte das mediações. Embora esse seja um corpus inicial, que poderá sofrer alterações no desenvolvimento da pesquisa, ele possui a vantagem de, em sua diversidade, propiciar a reflexão sobre questões de alteridade atinente a diversos espaços: à sociedade brasileira, a um outro país da América Latina e a uma cultura distante, a iraniana, a que normalmente acessamos por meio das mediações de mídias de países ocidentais hegemônicos. O eixo central deste projeto diz respeito à reflexão, por meio da articulação entre conceitos de mediação e alteridade, da ética das representações em uma cultura midiática fortemente enredada ao cotidiano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcio de Vasconcellos Serelle - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcio de Vasconcellos Serelle.
    4. 2017-2020. Critica do culturalismo conservador: midia, narrativa e mediacao no Brasil
      Descrição: Esta pesquisa objetiva identificar, analisar e interpretar, a partir de relações que serão estabelecidas entre textos e contextos em nosso meio cultural, narrativas de diversos sistemas semióticos e âmbitos midiáticos (jornalismo, entretenimento e publicidade) que reproduzem e atualizam formas do culturalismo conservador. A partir de Jessé Souza, entendemos como culturalismo conservador uma tradição do pensamento brasileiro que contribuiu para a formação do mito da ?brasilidade?, definidas por traços como miscigenação, sensualidade, emotividade, confiança interpessoal, entre outros. Por um lado, essas características, afirmadas como singulares ao brasileiro (e, por vezes, extensiva ao latino-americano, em geral), resultaram na escamoteação de conflitos raciais e de classe; por outro, na ativação de um contraponto, quase sempre idealizado em uma norte-americanidade, que evidencia nossa inferioridade como povo e nação. Dessa tradição, construída por autores como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Roberto DaMatta , Souza apreende a gênese de uma ?ideia-força?, definida como ?ideia articulada a interesses poderosos que permite mascará-los e justificá-los?. Um dos pontos dessas ideias-força que merece ser criticado, por exemplo, segundo Souza, é o modo como as noções de personalismo e patrimonialismo são estreitamente vinculadas, no Brasil, ao Estado, o que fundamenta um discurso liberal a favor do mercado, tido como austero e virtuoso, e a emergência de sentimentos antipopulares. A hipótese desta pesquisa é a de que esse ?comum?, estabelecido, com nuanças fortemente míticas, pelo culturalismo conservador, amalgama-se à cultura midiática que, com suas tecnologias de comunicação, possuem cada vez mais importância na mediação do cotidiano. Para Roger Silvertone, essas mediações possuem fortes implicações éticas, pois dizem respeito a formas de representação e, por consequência, ao modo como nos relacionamos uns com os outros, assumindo ou não responsabilidades em relação a esse outro ?próximo? ou ?distante?. Assim, a crítica às ideias e interesses dominantes, materializados em formas simbólicas, passaria, necessariamente pela crítica da mídia dominante. Interessa-nos, assim, o exame das narrativas midiáticas e o desafio das mediações em que esse culturalismo conservador é manifestado. Elas (as narrativas e suas formas de mediação) nos propõem, por meio do ficcional ou do factual, recursos simbólicos para o entendimento da vida imediata, em um processo em que, acreditamos, esses aspectos de brasilidade são constantemente reiterados ? mas, também, por vezes, contestados, dado o espaço polêmico que é a cultura midiática. Em um outro nível de articulação teórica, buscaremos refletir, a partir dessas análises, como essa ideia de comunidade, forjada no mítico, com redução de diferenças, pode ser pensado no entrelaçamento com as próprias dimensões do poder midiático, nas formas como ele atua proporcionando senso de simultaneidade e união e buscando reduzir paradoxos. A pesquisa demanda, para análise, um conjunto de narrativas pertinentes ao nosso problema e que deve ser fundamentalmente diversificado. Uma vez que se trata de ?questão nacional?, de fundo mítico, seria produtivo verificá-la na materialização difusa, em diferentes textualidades midiáticas. A metodologia de análise segue o movimento hermenêutico, com passagens, como é caro a esse tipo de estudo da cultura midiática, do texto ao contexto. No entanto, ressaltamos a importância de uma interpretação dialética, que contemple elementos externos e internos ao texto, dando peso ao social, mas sem deixar de investigar aspectos de gênero, intertextuais e outros relacionados às formas de mediação. Entendemos que esses elementos não estão compartimentados, mas informam uns aos outros, tornando os atos de codificação um tanto intricados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Marcio de Vasconcellos Serelle - Coordenador / Gloria Maria de Fatima Itabirano Gomide - Integrante / Ércio Sena - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcio de Vasconcellos Serelle.
    5. 2014-2017. Midia, narrativa e visibilidade: a reportagem contemporanea como dispositivo sensivel
      Descrição: Esta pesquisa, referente a bolsa PQ do CNPq, objetiva investigar reportagens contemporâneas que reivindicam a visibilidade de sujeitos até em tão ignorados midiaticamente, refletindo sobre o espaço cultural dessas narrativas e a forma como elas, na proposição de um olhar jornalístico insurgente, em diálogo com o literário e o testemunho, articulam textualmente, ao modo de um dispositivo sensível, esse encontro com o ?outro?. São objetivos específicos desta pesquisa: 1. Analisar as estratégias de linguagem constituintes dessas reportagens e os modos como esses relatos pretendem, narrativamente, deslocar olhares e posições em relação a indivíduos considerados anônimos midiaticamente. 2. Perfilar, com vistas à reflexão sobre o regime de visibilidade midiático contemporâneo, aspectos pertinentes aos sujeitos reclamados pelas e nas reportagens como anônimos sociais. 3. Examinar a composição narrativa dessas reportagens à luz das gramáticas de codificação jornalística, buscando identificar, no tratamento dado ao factual, possíveis consonâncias e contrapontos entre esses relatos e o paradigma jornalístico da objetividade. 4. Contextualizar essas narrativas na cultura midiática contemporânea, identificando e examinando seus lugares de fala, seu diálogo histórico com outras séries discursivas, sua circulação na sociedade e seus leitores pressupostos. 5. Mapear outras reportagens que, na condição de relatos cujo dispositivo de enunciação reivindica construir novas formas de visibilidade, possam ser integradas ao corpus inicial da pesquisa. O corpus inicial da pesquisa foi composto por um conjunto de reportagens impressas contemporâneas, produzidas a partir de 1990 e publicadas em livro, a saber: as obras A vida que ninguém vê e O olho da rua e a narrativa ?Os vampiros da realidade só matam pobres? (do livro Dignidade), de Eliane Brum; A poeira dos outros, de Ivan Marsiglia; Gomorra e O contrário da morte, de Roberto Saviano; Huesos en el desierto, de Sérgio González Rodríguez; Putin´s Russia e A small corner of hell, de Anna Politkovskaya. Como a pesquisa pretende apreender determinado estado da reportagem contemporânea, notadamente daquela orientada para novas articulações midiáticas do visível, optou-se por um grupo de narrativas de países diversos (Brasil, México, Itália e Rússia) em que foi possível verificar, em análise prévia, um grau de experimentação ou de deslocamento dos procedimentos narrativos jornalísticos usuais, entendidos, neste projeto, como as formas de codificação do real estruturadas em princípios positivo-funcionalistas (MEDIDA, 2008). As reportagens escolhidas para análise são tecidas, como dissemos, nos encontros entre o jornalismo, o testemunho e a ficção literária, e buscam, por meio da reflexividade, do ajuste de foco e de tensionamentos formais tanto a renovação da linguagem como o ato de jogar luz sobre pessoas e espaços invisíveis midiaticamente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcio de Vasconcellos Serelle - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcio de Vasconcellos Serelle.
    6. 2013-2014. Da visibilidade midiatica dos anonimos: narrativas de vidas ignotas
      Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva identificar, analisar e interpretar, a partir de relações que serão estabelecidas entre textos e contextos em nosso meio cultural, narrativas que reivindicam não apenas registrar o anônimo para levá-lo à cena midiática, mas, para além disso, o ato de torná-lo visível a partir tanto de um ajuste de escala, que permita o acesso a detalhes dessa vida até então ignota, como de um ?olhar insubordinado?, nas palavras da jornalista Eliane Brum, que possa provocar a troca de lugares entre corpos de fala especializada, geralmente à frente na condução das mídias, e anônimos, histórica e correntemente silenciados. Pretende-se, assim, examinar, principalmente por meio da análise de seus dispositivos de enunciação, narrativas midiáticas contemporâneas, que, partindo da noção de persistência de um Brasil ignoto, reivindicam a visibilidade de vidas ainda não abordadas aprofundadamente pelos meios de comunicação tradicionais e propõem, de dentro desse sistema, novos modos de ver e relatar cotidianos que provoquem deslocamentos nos olhares de espectadores e leitores, bem como no papel dos sujeitos considerados anônimos nessa cultura. A pesquisa objetiva ainda: a) identificar e analisar as estratégias de linguagem que compõem essas narrativas, refletindo acerca dos diferentes modos como esses relatos pretendem deslocar olhares e posições e das formas de interação propostas por ele; b) problematizar a própria construção do anonimato midiático como instância a ser iluminada narrativamente, que reafirma e ao mesmo tempo atualiza, no caso especificamente do Brasil, a noção moderna de existência, no País, de classes e espaços sociais invisíveis; c) situar essas narrativas na cultura midiática contemporânea, examinando seus lugares de fala, no que se referem às instâncias produtivas, suas formas de exibição e circulação, bem como os leitores e espectadores propostos, na e pela linguagem, como enunciatários; d) analisar nas narrativas o contraponto entre. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (1) . Integrantes: Marcio de Vasconcellos Serelle - Coordenador / Mozahir Salomão - Integrante / Glória Gomide - Integrante / Ércio Sena - Integrante / Bruno Costa - Integrante.
      Membro: Marcio de Vasconcellos Serelle.
    7. 2011-2014. NARRATIVA E GUINADA SUBJETIVA: o relato jornalistico em primeira pessoa como discurso de contra-poder
      Descrição: O projeto pretende investigar, principalmente por meio de análise narrativa, relatos jornalísticos contemporâneos (de Saviano, Politkovskaya, Sánchez), sob a perspectiva teórica da guinada subjetiva, fundada, historicamente, na retórica testemunhal, refletindo sobre os efeitos de veracidade desses textos, sua potência como discursos de contra-poder e os tensionamentos provocados pela constituição de uma via narrativa oblíqua em relação à objetividade paradigmática do campo jornalístico. O estudo desses relatos pretende conjugar métodos analíticos que propiciem abordagens narrativas do texto, isto é, fundadas no aporte teórico da literatura e naquele sobre biografia e autobiografia, incluindo, aí, a crítica a essa teoria, envolvendo, no debate, autores como Lejeune, Dosse, De Man e Foucault; abordagens políticas e culturais, na reflexão sobre a função interpretativa e de denúncia da narrativa, hoje, na sociedade midiatizada, e sobre a valorização das subjetividades em contraponto ao pensamento histórico, elaborado por Sarlo, Agamben e Seligmann-Silva; e jornalistícas, isto é, o exame das narrativas à luz de valores basilares do campo, seus princípios de objetividade, modos de compreensão da realidade imediata e função social, entre outros. ? cf., por exemplo, Traquina, Wolf, Rosen. Pretende-se, assim, análise aprofundada que não seja formalista ou imanentista, atendo-se, apenas, a aspectos estruturais ou retóricos do discurso da narrativa, mas, antes, que coloque os relatos em perspectiva cultural atravessada por mediações de diversas ordens (social, política, tecnológica). Como objetivos específicos, o projeto propõe: Examinar o entrecruzamento genérico e a hibridação entre textos da autobiografia, reportagem, crônica, entre outros, na constituição de narrativas jornalísticas em primeira pessoa, e seus modos e estratégias de enlace de voz, experiência e relato, na afirmação da verdade factual. Analisar os modos de representação e compreensão da realidade inst. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Marcio de Vasconcellos Serelle - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Marcio de Vasconcellos Serelle.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (40)
      1. Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação.Sobre o conceito de narrativa. 2021. (Outra).
      2. 29° Encontro Nacional dos Programas de Pós- Graduação em Comunicação/Compós. Narrativa de um poder afável: trabalho e racionalidade neoliberal em Estou me guardando para quando o Carnaval chegar. 2020. (Congresso).
      3. ALAIC. XV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación.. ?Representações da vítima no jornalismo narrativo contemporâneo: um estudio sobre catástrofes?.. 2020. (Congresso).
      4. I Seminário Intergrupos da Rede Metacrítica: MidiAto e Mídia e Narrativa.NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE O TRABALHO. 2020. (Seminário).
      5. IAMCR 2019. Watching Black Panther in Brazil: critique and recognition. 2019. (Congresso).
      6. II Encontro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas.A abordagem intertextual no estudo de celebridades: aspectos teórico-metodológicos. 2019. (Seminário).
      7. XXVIII COMPÓS - Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social.As novas formas do falso: entretenimento, desinformação e política nas redes digitais. 2019. (Outra).
      8. XXXII Congresso Internacional ALAS. Culturalismo conservador e mito da "brasilidade": aspectos de uma ideia-força na midia dominante. 2019. (Congresso).
      9. 2o. Simpósio de crítica midiática.Reconhecimento como categoria da crítica cultural. 2018. (Simpósio).
      10. I Encontro da Rede de Acontecimentos e figuras públicas.A abordagem intertextual no estudo de celebridades: aspectos teóricos metodológicos. 2018. (Encontro).
      11. 26a Compós.Coordenação do GT Cultura das Mídias. 2017. (Encontro).
      12. Aula inaugural do Curso de Comunicação Social da PUC Minas.Televisão e estudos culturais: leituras de Raymond Williams. 2017. (Outra).
      13. Ciclo de estudos Cartografias da Crítica.Entretenimento como categoria cultural: abordagens críticas. 2017. (Outra).
      14. Colóquio Internacional Escrita, Som, Imagem - VI Jornada intermídia.Adaptação e teoria. 2017. (Outra).
      15. I Simpósio de Crítica de Mídia - como criticam os que criticam?.A reportagem autorreflexiva. 2017. (Simpósio).
      16. XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM. A reportagem reflexiva de Eliane Brum. 2017. (Congresso).
      17. 25o. Encontro Nacional Compós.As práticas do espectador: recepção e entretenimento em Gogglebox.. 2016. (Encontro).
      18. Mediações Críticas - V Seminário Mídia e Narrativa.Autoficção de Eliane Brum: do biográfico à crítica e à reportagem. 2016. (Seminário).
      19. Raymond Williams.Televisão em fluxo crítico: relendo Raymond Williams. 2016. (Seminário).
      20. V Seminário Mídia e Narrativa.Autoficção de Eliane Brum: do biográfico à crítica e à reportagem. 2016. (Seminário).
      21. XII Lusocom. A mediação do outro nas reportagens de Eliane Brum. 2016. (Congresso).
      22. I Encontro Interacional do Grupo de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais.A TV como um meio híbrido no pensamento de Raymond Williams. 2015. (Encontro).
      23. Polarizações - IV Seminário Mídia e Narrativa.Fama e anonimato como polarização no jornalismo narrativo. 2015. (Seminário).
      24. VIII Ecomig - Encontro dos Programas em Pós-Graduação Social de Minas Gerais.Mídia, narrativa e testemunho. 2015. (Encontro).
      25. III Colóquio em Imagem e Sociabilidade, GRIS 20 anos.Notas sobre a tabloidização. 2014. (Outra).
      26. Recodificações do Popular Midiático.A dialética do localismo e do cosmopolitismo nas narrativas de Marjane Satrapi. 2014. (Seminário).
      27. 22o. Encontro anual da Compós. Cinema e contraluz: limiares da repressão na cultura midiática argentina. 2013. (Congresso).
      28. Conferência Internacional Interfaces da Lusofonia."Questões de classe: Mulheres Ricas e estamentos do espetáculo". 2013. (Outra).
      29. II Seminário Mídia e Narrativa: A visibilidade dos anônimos.Formas bastardas: reportagem e vida anônima. 2013. (Seminário).
      30. VI Ecomig - encontro dos PPGCom de Minas Gerais.Narrativa e guinada subjetiva: o jornalismo em primeira pessoa como discurso de contra-poder. 2013. (Encontro).
      31. 21o. Congresso da Compós. Coordenador do GT Cultura das Mídias. 2012. (Congresso).
      32. Cultura das mídias: caminhos críticos no audiovisual.Cultura e escritura: às voltas com o antropológico no reality show. 2012. (Seminário).
      33. Natureza e construção da celebridade no século XXI.Inscrições de Che Guevara. 2012. (Seminário).
      34. Qu'est-ce qu'une télévision de qualité?.La critique de télé au Brésil. 2012. (Outra).
      35. 20o. Encontro Anual Compós.Coordenador do GT Cultura das Mídias. 2011. (Encontro).
      36. II Colóquio sobre Imagem e Sociabilidade - Acontecimento.Posts de uma revolução em declínio ? Cuba na narrativa de Yoani Sánchez. 2011. (Outra).
      37. I Simpósio Linguagem e Práticas Midiáticas - Profissão Repórter em diálogo.Profissão repórter revisitado: as dimensões do afeto. 2011. (Simpósio).
      38. 19o. Encontro anual da Compós.A narrativa em sedição. 2010. (Encontro).
      39. 8 encontro nacional de pesquisadores em Jornalismo.Guinada subjetiva e narratividade: aportes para o estudo de relatos jornalísticos em primeira pessoa. 2010. (Encontro).
      40. As telas e os afetos.A tv como reparação. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. SERELLE, MARCIO; SILVA, T. T.. Aula magna interprogramas com professor dr. Manuel Pinto. 2021. Outro
      2. SERELLE, MARCIO. Aula magna com professor doutor Renato Ortiz: "Sobre o trabalho intelectual". 2021. (Outro).. . 0.
      3. SERELLE, M. V.; SOARES, R. L.. I Seminário Intergrupos da Rede Metacrítica: MidiAto e Mídia e Narrativa. 2020. Outro
      4. SERELLE, MARCIO; SENA, E.. Mídia e Narrativa em diálogo. 2020. Outro
      5. SERELLE, M. V.; SENA, E.. III Simpósio de Crítica da Mídia. 2019. Outro
      6. SERELLE, M. V.. VIII Seminário do Grupo de Pesquisa Mídia e Narrativa. 2019. (Outro).. . 0.
      7. SERELLE, M. V.. VII Seminário Mídia e Narrativa: Políticas da narrativa. 2018. (Outro).. . 0.
      8. SERELLE, M. V.. VI Seminário Mídia e Narrativa: Emergências - novas realidades e as mídias. 2017. (Outro).. . 0.
      9. SERELLE, M. V.. Mediações Críticas - V Seminário Mídia e Narrativa. 2016. (Congresso).. . 0.
      10. SERELLE, M. V.. Polarizações IV Seminário Mídia e Narrativa. 2015. (Congresso).. . 0.
      11. SERELLE, M. V.. Recodificações do popular midiático. 2014. (Outro).. . 0.
      12. SERELLE, M. V.. Seminário A visibilidade dos anônimos. 2013. (Outro).. . 0.
      13. SERELLE, M. V.. Seminário Cultura das Mídias: caminhos críticos no audiovisual. 2012. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:32