Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Evandro Charles Piza Duarte

possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Mestrado em Direito pela UFSC (1998) e Doutorado em Direito pela Universidade Nacional de Brasília (UnB). Atualmente é Professor na Universidade de Brasília UnB de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia. Editor da Revista Latino-Americana de Criminologia, Latin American Journal of Criminology. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Ciências Criminais, atuando principalmente nos seguintes temas: Criminologia Crítica e Desigualdade no Sistema da Justiça Criminal; Processo Penal, Impacto das Novas Tecnologias de Comunicação e Direitos Fundamentais; Princípio da Igualdade, Relações Raciais e Políticas de Ação Afirmativa. Tem participado de projetos sociais e atividades de pesquisa voltados para a inclusão social da população afro-brasileira no Ensino Superior e de pesquisas sobre o racismo na sociedade brasileira. Integrante do Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (CEDD/FD/UnB) e membro do Grupo de Investigación sobre Igualdad Racial, Diferencia Cultural, Conflictos Ambientales y Racismos en las Américas Negras-IDCARÁN da Universidade Nacional da Colômbia. Realizou estágio pós doutoral na University of Pennsylvania, (UPenn) no ano de 2018 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5003630503816604 (03/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de Brasília. Setor Campus Universitário Darcy Ribeiro (Gleba A) Campus Universitário Darcy Ribeiro 70910000 - Brasília, DF - Brasil Telefone: (61) 31070724 URL da Homepage: https://www.fd.unb.br/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Direito
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2016-2017. CNPq - Memoria da Escravidao e Lutas por Reconhecimento de Comunidades Quilombolas em Conflito com o Estado Brasileiro
      Descrição: Pesquisa aprovada em conformidade com a chamada CNPq/MCTI Nº 25/2015, Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a Coordenação do Professor Dr. Evandro Charles Piza Duarte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Evandro Charles Piza Duarte - Coordenador / Guilherme Scotti Rodrigues - Integrante / Marcos Vinícius Lustosa Queiroz - Integrante / Johnatan Razen Ferreira Guimarães - Integrante / Naila Ingrid Chaves Franklin - Integrante / Gabriela Barretto de Sá - Integrante / Gianmarco Loures Ferreira - Integrante / Rodrigo Portela Gomes - Integrante.
      Membro: Evandro Charles Piza Duarte.
    2. 2016-2016. PNUD SENASP MJ- Avaliacao dos Resultados da 1a Conferencia Nacional de Seguranca Publica ? de 2009 a 2015.
      Descrição: Projeto elaborado pelo Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação (CEDD/FD/UnB), sob a Coordenação do Professor Dr. Evandro Piza Duarte e aprovado em conformidade com o Edital n? 002/2015, do Projeto ?Pensando a Segurança Pública?, desenvolvido no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ? PNUD (Projeto BRA/04/029 ? Segurança Cidadã), para análise da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça. Objeto: Avaliar os resultados do amplo processo de mobilização e de participação social realizado na 1? Conferência Nacional de Segurança Pública (1? Conseg), de 2009 a 2015. A pesquisa tem como objetivo geral examinar quais foram os desdobramentos das etapas preparatórias e da etapa nacional, no âmbito municipal, estadual e federal, bem como das atividades de sensibilização sobre o tema da segurança cidadã, com a participação heterogênea de grupos organizados da sociedade civil, de trabalhadores e de gestores, na formulação das políticas de segurança pública no período de 2009 a 2015. A pesquisa se concentrará nos estudos sobre a democratização, a participação e o controle social nas políticas de segurança, bem como os desdobramentos das ações e dos encaminhamentos definidos na 1? Conseg, em termos de políticas públicas, de adesão ao paradigma proposto da segurança cidadã, da elaboração de projetos de lei e de redes sociais formadas no campo da segurança pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Evandro Charles Piza Duarte - Coordenador / Luisa Teresa Hedler Ferreira - Integrante / Fernando Luís Coelho Antunes - Integrante / Paula Karina Rodriguez Ballesteros - Integrante / Janaína Lima Penalva da Silva - Integrante / Guilherme Crespo Gomes dos Santos - Integrante / João Vitor Rodrigues Martins - Integrante / João Victor FIOCCHI - Integrante. Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Bolsa / Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça - Remuneração. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Evandro Charles Piza Duarte.
    3. 2016-Atual. CAPES JUSTICA, RACISMO E SEXISMO: DIMENSOES DA DESIGUALDADE NOS SISTEMAS DE JUSTICAS DO BRASIL, DOS EUA E DA COLOMBIA, AS ESTRATEGIAS DE ANALISE E DE CONTROLE JUDICIAL
      Descrição: Projeto de Pesquisa entre as Universidades de Tulane (EUA), Nacional (Colômbia) e a Universidade de Brasília (UnB) Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento Edital SECADI/CAPES nº 02/2014. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Evandro Charles Piza Duarte - Coordenador / Ela Wiecko Volkmer de Castilho - Integrante / Débora Diniz - Integrante / Guilherme Scotti Rodrigues - Integrante / Camila Cardoso de Mello Prando - Integrante / Ana Claudia Farranha - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Evandro Charles Piza Duarte.
    4. 2015-Atual. PROIC Interconexoes entre o Racismo e a Criminologia Positivista
      Descrição: O projeto investiga o processo de recepção dos discursos criminológicos racistas no Brasil na virada do século XIX. A partir da Criminologia Contemporânea (paradigma da reação social) e das desconstruções teóricas que provocaram a deslegitimação do sistema penal e seus paradigmas científicos, intenta-se elucidar, historicamente, como a categoria ?raça? passa a ser utilizada como variável de seleção e rotulação pelos agentes do controle social de determinado grupo social, as populações afro-brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Evandro Charles Piza Duarte - Coordenador / Rebecca Christina Rodrigues Juvencio de Oliveira - Integrante.
      Membro: Evandro Charles Piza Duarte.
    5. 2015-Atual. PROIC Aplicacao de Novas Tecnologias de Comunicacao (NTCs) no Processo Penal : Novas Dimensoes dos Direitos Fundamentais
      Descrição: O projeto investiga os efeitos das atuais mudanças tecnológicas nas estruturas do processo penal. Pretende destacar o impacto das NTCs sobre a ideia do processo como um espaço de reconstrução da verdade e a produção de um desequilíbrio social entre o Estado-Segurança Pública e cidadãos (e cidadãs) diante do déficit de capacidade do Estado-Juiz de ser capaz de atualizar o sistema de garantis de direitos fundamentais. Argumenta-se que a nova base técnica e a ideologia a ela associada estão provocando alterações profundas no processo penal, sobretudo em temas difíceis, tais como a produção da prova e o frágil sistema de direitos e garantias individuais do acusado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Evandro Charles Piza Duarte - Coordenador / Felipe Rocha de Medeiros - Integrante / Gabriel Lenilton Castro de Holanda - Integrante / Ana Luísa Carvalho - Integrante / Thales Cassiano Silva - Integrante.
      Membro: Evandro Charles Piza Duarte.
    6. 2014-2015. PIBIC A retorica do medo dos conflitos raciais e a construcao de direitos das populacoes negras na trajetoria politica e constitucional brasileiras: a Revolta dos Males (1835) e as mudancas no controle social.
      Descrição: O projeto investiga a construção histórica da retórica do medo dos conflitos raciais, supostamente surgidos com o reconhecimento da raça como categoria jurídico-política. Toma como ponto de partida o trabalho de Susan Buck-Morss que denuncia o silêncio dos teóricos iluninistas e historiadores modernos diante da escravidão e da primeira grande revolução negra, a Revolução do Haiti. Busca, desse modo, descentrar a narrativa sobre a construção da cidadania, reconstruindo as narrativas sobre a conquista dos direitos de igualdade e liberdade a partir de movimentos locais, vivenciados fora da Europa. Ocupa-se, especificamente, com a hipótese de que o discurso do medo dos conflitos raciais foi uma resposta, por antecipação, contra os movimentos por conquistas de direitos por parte das populações negras, sobretudo após a constatação histórica de que as desigualdades da escravidão não eram naturais e podiam (como o foram) ser contestadas pelos próprios dominados. Analisa como, no caso brasileiro, a Revolta dos Malês de 1835 pode ter atualizado o medo da rebelião negra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Evandro Charles Piza Duarte - Coordenador.
      Membro: Evandro Charles Piza Duarte.
    7. 2013-2014. PIBIC A retorica do medo dos conflitos raciais e a construcao de direitos das populacoes negras na trajetoria politica e constitucional brasileiras: a Revolta dos Males (1835) e as mudancas no controle social.
      Descrição: O projeto investiga a construção histórica da retórica do medo dos conflitos raciais, supostamente surgidos com o reconhecimento da raça como categoria jurídico-política. Toma como ponto de partida o trabalho de Susan Buck-Morss que denuncia o silêncio dos teóricos iluninistas e historiadores modernos diante da escravidão e da primeira grande revolução negra, a Revolução do Haiti. Busca, desse modo, descentrar a narrativa sobre a construção da cidadania, reconstruindo as narrativas sobre a conquista dos direitos de igualdade e liberdade a partir de movimentos locais, vivenciados fora da Europa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Evandro Charles Piza Duarte - Coordenador.
      Membro: Evandro Charles Piza Duarte.
    8. 2013-2014. PIBIC Por uma Identidade Constitucional Pos-Colonial: O reconhecimento das Terras de Quilombo como Direito a Memoria ADIN (Acao Direta de Inconstitucionalidade) 3239-2003
      Descrição: O projeto busca comparar o debate sobre o direito à memória - presente no âmbito do constitucionalismo latino-americano a propósito das violências perpetradas por regimes jurídicos autoritários, a exemplo da ditadura chilena, argentina e brasileira - para as violências sofridas por povos originários e grupos escravizados pelo Estado Colonial e seus sucessores nacionais, deslocando o tema da violência e do esquecimento da história recente para a trajetória colonial e racista de nossas instituições. A pesquisa tem como ponto de partida a análise dos argumentos propostos na ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 3239-2003, movida contra decreto 4887/2003 que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos, conforme previsto no artigo 68 do ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias) da Constituição de 1988. Investiga como se dá o atual debate judiciário sobre o tema e como os argumentos sobre o direito à memória poderiam ser utilizados. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Evandro Charles Piza Duarte - Coordenador / Guilherme Scotti Rodrigues - Integrante.
      Membro: Evandro Charles Piza Duarte.
    9. 2012-2013. PIBIC A retorica do medo dos conflitos raciais e a construcao de direitos das populacoes negras na trajetoria politica e constitucional brasileiras.
      Descrição: O projeto investiga a construção histórica da retórica do medo dos conflitos raciais, supostamente surgidos com o reconhecimento da raça como categoria jurídico-política. Toma como ponto de partida o trabalho de Susan Buck-Morss que denuncia o silêncio dos teóricos iluninistas e historiadores modernos diante da escravidão e da primeira grande revolução negra, a Revolução do Haiti. Busca, desse modo, descentrar a narrativa sobre a construção da cidadania, reconstruindo as narrativas sobre a conquista dos direitos de igualdade e liberdade a partir de movimentos locais, vivenciados fora da Europa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Evandro Charles Piza Duarte - Coordenador / Guilherme Scotti Rodrigues - Integrante.
      Membro: Evandro Charles Piza Duarte.
    10. 2012-2013. PIBIC Criminologia, Controle Social e Racismo
      Descrição: O projeto investiga o processo de recepção dos discursos criminológicos racistas no Brasil na virada do século XIX. A partir da Criminologia Contemporânea (paradigma da reação social) e das desconstruções teóricas que provocaram a deslegitimação do sistema penal e seus paradigmas científicos, intenta-se elucidar, historicamente, como a categoria ?raça? passa a ser utilizada como variável de seleção e rotulação pelos agentes do controle social de determinado grupo racial, as populações afro-brasileiras. Portanto, opõe-se às teorias, sobretudo a Criminologia positivista, que pretenderam considerar ?raça? como um fator criminógeno.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Evandro Charles Piza Duarte - Coordenador.
      Membro: Evandro Charles Piza Duarte.
    11. 2012-2013. PNUD SENASP MJ Quem e o suspeito do crime de trafico de drogas? A dinamica e influencia dos preconceitos raciais e sociais na identificacao e definicao das condutas de usuario e traficante
      Descrição: Pensando a Segurança Pública 2ª Edição (Convocação 001/2012), Carta Acordo nº 24302, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ? PNUD e Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça ? SENASP. Projeto BRA/04/029- Segurança Cidadã Segurança Pública e Questões Raciais Pesquisa QUEM É SUSPEITO DO CRIME DE TRÁFICO DE DROGAS? A dinâmica e influência dos preconceitos raciais e sociais na identificação e definição das condutas de usuário e traficante de drogas pela polícia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Evandro Charles Piza Duarte - Coordenador / Katie Arguello - Integrante / Janaína Penalva - Integrante / Ela Wiecko Volkmer de Castilho - Integrante. Financiador(es): Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça - Bolsa. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Evandro Charles Piza Duarte.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (25)
    1. 1988-2018: o que constituímos? Homenagem a Menelick de Carvalho Netto nos 30 anos da Constituição de 1988.1988-2018: o que constituímos? Homenagem a Menelick de Carvalho Netto nos 30 anos da Constituição de 1988. 2020. (Encontro).
    2. Diálogos Permanentes em Direitos Humanos e Cidadania..Direitos Humanos e pluralismo: tensão entre Estado e Governo. 2020. (Seminário).
    3. Open Class.Criminologia e Racismo. 2020. (Seminário).
    4. O Racismo que Impede uma Justiça de Transição no Brasil.O Racismo que Impede uma Justiça de Transição no Brasil. 2020. (Seminário).
    5. Lançamento dos Livros Direito e Relações Raciais e Cultura Jurídica e Atlântico Negro.Lançamento dos Livros Direito e Relações Raciais e Cultura Jurídica e Atlântico Negro. 2019. (Encontro).
    6. LEI E MEDIAÇÃO RACIAL - O papel e a eficácia da Lei Antirracismo como mediadora das relações raciais no Brasil contemporâneo. 2019. (Seminário).
    7. Seminário Racismo e Sistema de Justiça Criminal.Seminário Racismo e Sistema de Justiça Criminal. 2019. (Seminário).
    8. 13th Conference of the European Sociological Association. The Black Atlantic as the Public Sphere of Modernity.. 2017. (Congresso).
    9. 13th Conference of the European Sociological Association. Religious action and the Figtht for LGBT citizenship in Brazil.. 2017. (Congresso).
    10. II Seminario Internacional Perspectivas de Investigación Sociojurídica en Latinoamérica.A Criminologia Crítica e a Questão Racial no Brasil. 2017. (Seminário).
    11. International Meeting of Law and Society Association (LSA). Coloniality of Law and Institutional Racism: racism as an interpretative key of institutional legal practices in Brazil. 2017. (Congresso).
    12. I Seminario Internacional: Sistemas de Justicia y Estudios sobre la Violencia, Raza y Género en América..El racismo como clave interpretativa de las prácticas jurídicas institucionales en Brasil.. 2017. (Seminário).
    13. IX Congresso Brasileiro de História do Direito - Coordenação do grupo de trabalho. Cultura Jurídica e Diáspora Africana. 2017. (Congresso).
    14. XXXV International Congress of the Latin American Studies Association (LASA. Conflicts Between the Police and the Youth in Brazil - Representations Regarding the Public Space and Racism. 2017. (Congresso).
    15. Criminologia e Cinema: narrativas sobre a violência.Criminologia e Cinema: narrativas sobre a violência. 2016. (Outra).
    16. Diálogos Interdisciplinares: Reflexões Constitucionais sobre a Discriminação.Reflexões Constitucionais sobre a Discriminação. 2016. (Seminário).
    17. II Fórum de Direito Penal e Processual Penal.Garantismo Penal e Realismo Marginal. Os limites do uso do garantismo penal no judiciário brasileiro. 2016. (Seminário).
    18. I Seminario Internacional Perspectivas de Investigación Socio-jurídica en América Latina.A Pesquisa Jurídica sobre a Abordagem Policial e Racismo no Brasil. 2016. (Seminário).
    19. 12th Conference of the European Sociological Association - ESA 2015. Urban Space and Racism: policing patterns in Drug Policy in Brazilian Cities (Brasilia, Curitiba and Salvador) and the perception of the Young on the Right to the City. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). 2015. (Congresso).
    20. 12th Conference of the European Sociological Association - ESA 2015. Statuatory rape in Brazilian Courts: intersections between discourses of gender and childhood. 2015.. 2015. (Congresso).
    21. Aula inaugural do CDD e Lançamento do livro "O Saber dos Juristas e o Controle Penal".Apresentação do Centro de Estudo em Desigualdade e Discriminação. 2015. (Outra).
    22. IX Congresso da RELAJU - "Sociedades Plurais e Estados Nacionais: Limites e Desafios para a Efetividade de Direitos". 2015. (Congresso).
    23. Palestra - "Africanos e afrodescendentes: a criação de um imaginário".Direito Constitucional, História e Memória da Escravidão. 2015. (Outra).
    24. Seminário Internacional sobre Clínica de Derechos Humanos. 2012. (Seminário).
    25. XVII Semana Jurídica da UnB - ?Democracia e Inclusão?. 2012. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (24)
    1. DUARTE, E. C. P.. Coordenação do grupo de trabalho "Segurança Pública e Relações Raciais" do VII Encontro de Pesquisa Empírica em Direito. 2017. (Congresso).. . 0.
    2. DUARTE, E. C. P.. Coordenação do grupo de trabalho "Cultura Jurídica e Diáspora Africana" no IX Congresso Brasileiro de História do Direito - IBHD. 2017. (Congresso).. . 0.
    3. DUARTE, E. C. P.; QUEIROZ, M. V. L. ; SÁ, G. B.. I Seminario Internacional: Sistemas de Justicia y Estudios sobre la Violencia, Raza y Género en América?. 2016. Outro
    4. PRANDO, C. C. M. ; SCOTTI, Guilherme ; DUARTE, E. C. P.. Aula inaugural do Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação e lançamento do livro "O saber dos juristas e o controle penal". 2015. Outro
    5. DUARTE, E. C. P.. Conferência: "As Transformações do Estado de Direito no Novo Constitucionalismo Latino-americano". 2015. (Outro).. . 0.
    6. DUARTE, E. C. P.. Ciclo de Leituras do MARÉ: Paul Gilroy, "O Atlântico Negro". 2015. (Outro).. . 0.
    7. DUARTE, E. C. P.. Grupo de Estudos: "Constitucionalismo Democrático na América Latina". 2015. (Outro).. . 0.
    8. DUARTE, E. C. P.. Curso de Extensão: "Constitucionalismo Democrático na América Latina", com o professor Rosembert Ariza Santamaría. 2015. (Outro).. . 0.
    9. DUARTE, E. C. P.. Grupo de Estudos: "Processo Penal e Direitos Humanos". 2015. (Outro).. . 0.
    10. DUARTE, E. C. P.. Debate: "Ditadura e homossexualidades: repressão, resistências e a busca da verdade". 2015. (Outro).. . 0.
    11. DUARTE, E. C. P.. Ciclo de debates: "A Questão Urbana e as Relações Raciais". 2015. (Outro).. . 0.
    12. DUARTE, E. C. P.. Roda de Conversa: "Economia Racial e Dinâmica Urbana". 2015. (Outro).. . 0.
    13. DUARTE, E. C. P.. Grupo de Estudos: "Consulta Prévia e os Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas". 2015. (Outro).. . 0.
    14. DUARTE, E. C. P.. Ciclo Nacional de Debates: "Qual Estatuto da Família? Em defesa dos direitos e da pluralidade". 2015. (Outro).. . 0.
    15. DUARTE, E. C. P.; ROSERO-LABBE, C. M.. Pluralismo étnico-racial y tutela penal en el sistema jurídico brasileño. 2014. Congresso
    16. ROSERO-LABBE, C. M. ; DUARTE, E. C. P.. Políticas de acción afirmativa para afrodescendentes en La Suprema Corte Constitucional brasileña. Entre reparación y olvido. 2014. Congresso
    17. DUARTE, E. C. P.. Palestra: A defesa dos direitos dos Povos Mapuche no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. 2014. (Outro).. . 0.
    18. DUARTE, E. C. P.. Minicurso: Temas da história do direito penal moderno e contemporâneo. 2013. (Outro).. . 0.
    19. PRANDO, C. C. M. ; DUARTE, E. C. P.. Temas da História do Direito Penal Moderno e Contemporâneo. 2013. Outro
    20. DUARTE, E. C. P.. Lançamento do Livro ?Flor do Fogo, Memórias Cerradas?. 2012. (Outro).. . 0.
    21. DUARTE, E. C. P.. III Congresso Brasileiro de Direito Internacional. 2005. (Congresso).. . 0.
    22. DUARTE, E. C. P.. Curso de curta duração: Direito e Poesia. 2003. (Outro).. . 0.
    23. DUARTE, E. C. P.. III Encontro Internacional de Direito Alternativo. 1996. (Congresso).. . 0.
    24. DUARTE, E. C. P.. II Encontro Internacional de Direito Alternativo do Trabalho. 1994. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:44