Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Luis Antonio Groppo

Pesquisador do CNPq, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Desde 2013, é professor da Universidade Federal de Alfenas/MG (UNIFAL-MG), atuando nos cursos de graduação em Ciências Sociais, Pedagogia e História e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi docente do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), entre 1998 e 2013. Coordenador do Grupo de Trabalho 03 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) no mandato 2020-2021. Membro da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais) no mandato 2021-2022. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Juventude, assim como na área de História dos movimentos estudantis. Atua principalmente nos seguintes temas: juventude, movimento estudantil, sociologia da educação, educação não formal, educação sociocomunitária, práticas socioeducativas etc. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4667459802757846 (06/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Alfenas, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, sala 316a Centro 37130001 - Alfenas, MG - Brasil Telefone: (35) 32991415 URL da Homepage: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Ocupacoes secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: Formacao e auto-formacao das/dos ocupas como sujeitos politicos
      Descrição: A pesquisa tem como tema os sujeitos que participaram das ocupações de escolas públicas de Ensino Médio, em diversos estados do Brasil, de novembro de 2015 a dezembro de 2016. Em relação a esses sujeitos, que se autodenominaram durante a ação coletiva como ocupas, a pesquisa tem como objetivo geral compreender os impactos da sua participação nas ocupações ? tomada como um processo de formação política ? na sua re-constituição como sujeitos políticos, considerando dois fatores principais: a) a estrutura e a dinâmica das ocupações; b) as relações de cooperação e conflito entre ocupas e autoridades, gestão escolar, corpo docente e sociedade local (incluindo a mídia local). A formação de sujeitos políticos será concebida a partir da noção de subjetivação política, que compreende a construção das/dos adolescentes e jovens como sujeitos políticos como um processo complexo, criativo, tenso, relacional e sempre inconcluso, em que as/os adolescentes e jovens também são ativas/ativos e em parte se autoconstroem, tanto quanto se co-constroem em suas relações com adultos. A pesquisa busca compreender a efetividade e a generalidade daquilo que foi indicado pelo Seminário: Memorial das ocupações estudantis (coordenado pelo proponente desta pesquisa), a saber, o profundo impacto subjetivo causado nas/nos ocupas pelo processo de ocupação e pós-ocupação de suas escolas, que influenciou no seu processo de (auto)formação como sujeitos políticos. Entre os objetivos secundários, conhecer o impacto desse processo na trajetória escolar das/dos ocupas, analisar o ?mapa? das ocupações de escolas e IES (Instituição de Educação Superior) em 2015 e 2016 e caracterizar a estrutura e a dinâmica das ocupações secundaristas, incluindo suas relações com as ocupações de IES. A pesquisa justifica-se, entre outros motivos, por: a possibilidade de conhecer mais profundamente um processo social ? um conjunto de ações coletivas ? de grande abrangência, que envolveu quase todas as unidades federativas do país; a possibilidade de conhecer os impactos em médio prazo desse processo social ? considerando também o ?pós-desocupação? - nos sujeitos envolvidos diretamente nele, do ponto de vista da sua formação política e trajetória escolar. Como metodologia, a ênfase em dados qualitativos, mas considerando a diversidade de cenários das ocupações: revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos sobre o movimento das ocupações de 2015 e 2016; levantamento de dados já existentes, incluindo os da revisão bibliográfica e de entidades como a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), para um mapeamento das ocupações estudantis de 2015 e 2016; levantamento de ocupas para entrevistas, a partir de rede de contatos acadêmicos e políticos da equipe de pesquisa, no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Goiás e Pará; realização das entrevistas, de caráter semiestruturado, com estudantes que participaram ativamente das ocupações de escolas de ensino médio, para conhecer o impacto do movimento e do pós-desocupação em sua formação como sujeitos políticos; construção de textos de divulgação e/ou documentários com resultados parciais da pesquisa, para serem debatidos com atuais estudantes de ensino médio e jovens que foram ocupas; análise dos conteúdos desses debates, que poderão ser incorporados aos resultados construídos pela revisão bibliográfica, pelo mapeamento das ocupações e pelas entrevistas. Entre os resultados esperados, destacam-se: a construção de conhecimentos inovadores a respeito das ações coletivas e movimentos sociais, já que a ênfase é sobre os resultados em médio prazo, que intentam mergulhar nas subjetividades de adolescentes e jovens, acompanhando seu processo de autoconstituição como sujeitos políticos; a devolutiva de resultados da pesquisa também como ações de extensão. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (9) . Integrantes: Luís Antonio Groppo - Coordenador / Flávio Munhoz Sofiati - Integrante / JUNIOR ROBERTO FARIA TREVISAN - Integrante / LÍVIA FURTADO BORGES - Integrante / André Luiz Sena Mariano - Integrante / Mariana Ramos Pereira - Integrante / Kimi Aparecida Tomizaki - Integrante / Andréa Marques Benetti - Integrante / Isabella Batista Silveira - Integrante / Rodrigo Manoel Dias da Silva - Integrante / Adriana Alves Fernandes Costa - Integrante / Willian Simões - Integrante / Mara Aline Oliveira - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Natalino Neves da Silva - Integrante / Elias Evangelista Gomes - Integrante / Vanessa Correia - Integrante / Flávia GInzel - Integrante / Flávia Alves de Sousa - Integrante / Lívia de Cássia Godoi Morais - Integrante / Ronaldo Marcos de Lima Araújo - Integrante / Simone Fátima Flach - Integrante / Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin - Integrante / Scarlett Giovana Borges - Integrante / Guilherme Abrão Silva - Integrante / Simone Meucci - Integrante / Ana Luisa Fayet Sallas - Integrante / Carolina Simões Pacheco - Integrante / Kamille Brescansin Mattar - Integrante / Líbia Rany O. Nascimento - Integrante / Larissa Alves da Silva - Integrante / Marina Varella Rodrigues Zimmerman Stoiev - Integrante / Douglas Bortone - Integrante / Camila Taquetti - Integrante / Anne Caroline da Rocha de Moraes - Integrante / ARAUJO, RONALDO MARCOS DE LIMA - Integrante / MORAES, VERENA CRISTINA MONTEIRO - Integrante / MARTINS, SUELY APARECIDA - Integrante / André Sena Mariano - Integrante / Leandro Oliveira Domingos - Integrante / Milena Aparecida Brito dos Santos - Integrante / Laura Marcelli Souza Ribeiro - Integrante / Gabriela Santos Silva - Integrante / Amanda Franciele Garcia - Integrante / Pierri Araujo Porciuncula - Integrante / Gabriela Maria Pires - Integrante / Cristiano Malagutti Bianchi - Integrante / Marcelo Willian Costa - Integrante / Lucas Andre Maldaner - Integrante / Vitor Hugo Batista Santos - Integrante / Cauã dos Santos Guido - Integrante / Matheus Felipe Gomes Dias - Integrante / Letícia Lemes Scalabrini - Integrante / Eliane Anderi - Integrante / João Roberto Resende Ferreira - Integrante / José Elias Domingos Costa Marques - Integrante / Vinicius Oliveira Seabra Guimarães - Integrante / João Batisa Coelho Cunha - Integrante / Thaisa da Silva Ferreira - Integrante / Carusa Gabriela Biliatto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 3
      Membro: Luis Antonio Groppo.
    2. 2016-2019. A dimensao educativa das organizacoes juvenis Estudo dos processos educativos nao formais e da formacao politica no interior de organizacoes juvenis de uma universidade publica do interior de Minas Gerais
      Descrição: A pesquisa tem como tema os processos educativos não formais e a formação política no interior de organizações juvenis de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Seu objetivo geral é compreender e interpretar como se organizam e ocorrem os processos de formação social e política dos jovens estudantes de uma universidade do interior de Minas Gerais que participam de organizações ou coletivos juvenis no interior dela. Eles participam não apenas das organizações ditas tradicionais dos estudantes (Centros Acadêmicos e Diretório Central Estudantil), mas também de coletivos de estudantes não convencionais que atuam em questões políticas de caráter geral e em temas sociais específicos (como as questões étnico-raciais, as relações de gênero e a diversidade sexual). Também tem a intenção de conhecer outros coletivos juvenis cujas atividades têm influência, pelo menos indireta, na formação política dos estudantes desta universidade, como aqueles voltados à cultura, à religião (grupos de oração universitários, evangélico e católico) e ao esporte e lazer (Atléticas de diversos cursos de graduação). A pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer mais e melhor a dimensão educativa não formal destas organizações e coletivos juvenis, que atuam ao lado ou à margem dos processos formais de ensino e, segundo a literatura consultada e primeiras impressões, têm grande presença na formação política dos jovens estudantes que participam deles. Trata-se de uma formação distinta, a princípio, daquela preconizada pelos estudos clássicos de socialização política, pois se dão por meio de processos participativos, em que os jovens são atores centrais, e que incidem diretamente na chamada esfera pública, por vezes tornando públicas questões outrora restritas ao mundo privado (como a assistência estudantil, a qualidade do ensino, as relações de gênero, o preconceito racial, a homofobia etc.). A pesquisa se justifica, enfim, pela possibilidade de ensejar ações de extensão, nas quais docentes, discentes, servidores e comunidade possam promover, por exemplo, oficinas de formação política e formar redes de coletivos juvenis que possam participar dos processos políticos estatais, em nível local e regional, que envolvam os interesses dos jovens. Como metodologia, a pesquisa realizará: a) continuidade da pesquisa e revisão bibliográfica sobre os temas formação política, socialização política e organizações juvenis; b) levantamento de dados sobre estas organizações juvenis da universidade pesquisada, a partir de contato com seus integrantes e coleta de material que a organização disponibiliza publicamente; c) entrevistas com jovens estudantes que participam das organizações juvenis da universidade; d) observação de ações de caráter público promovidas por estas organizações (como palestras, seminários, reuniões, manifestações, apresentações cultuais etc.); e) pesquisa participante em ações de extensão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Luís Antonio Groppo - Coordenador / ENZO GOUSSAIN - Integrante / JUNIOR ROBERTO FARIA TREVISAN - Integrante / LÍVIA FURTADO BORGES - Integrante / LIVIA SILVA MACEDO - Integrante / Mayara Rossato - Integrante / Mariana Ramos Pereira - Integrante / Ana Rosa Garcia de Oliviera - Integrante / Larissa de Fátima Ribeiro Simião - Integrante / Andréa Marques Benetti - Integrante / Bruno Henrique da Silva - Integrante / Fabiana Mara de Oliviera - Integrante / Gabriel Barreto Lopes - Integrante / Giovana Generoso Monteiro - Integrante / Isabella Batista Silveira - Integrante / Mayra Cristina da SIlva Costa - Integrante / Mara Aline Oliveira - Integrante / Guilherme Abrão Silva - Integrante / Evelyne Ellen da Silva Araújo - Integrante / Isabela Barbosa de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 74
      Membro: Luis Antonio Groppo.
    3. 2013-2016. Juventudes e Educacao Sociocomunitaria: Os jovens das camadas populares e as relacoes educacionais sociocomunitarias e nao formais na Regiao Metropolitana de Campinas
      Descrição: A pesquisa tem como tema a participação das juventudes nas práticas educacionais sociocomunitárias e não formais na Região Metropolitana de Campinas. Seu objetivo é realizar um levantamento inicial e uma caracterização das principais ações educacionais de caráter sociocomunitário que envolvem as juventudes das camadas populares nesta Região, buscando compreender o sentido destas e suas perspectivas ? real ou potencialmente - emancipatórias. Como metodologia, realizará um levantamento de dados sobre estas ações, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, assim como observações de casos considerados como de grande relevância e, enfim, entrevistas com seus educadores e jovens educandos. Neste projeto há uma revisão bibliográfica que destaca, primeiro, definições de educação sociocomunitária e de educação não formal (que as distinguem, mas não as opõem, à educação informal e formal, e enfatizam sua flexibilidade, sua adequação a contextos locais e aos educandos e sua menor preocupação com a certificação) e, segundo, conceitos sociológicos referentes às juventudes (que focam seu caráter histórico, múltiplo e conflituoso). São propostas, enfim, ideias matrizes para a pesquisa, que destacam as dificuldades do ensino médio em relação aos jovens educandos, bem como as contradições dos projetos e ações educacionais realizadas em ambientes para além da escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) . Integrantes: Luís Antonio Groppo - Coordenador / Débora Lucci - Integrante / Elaine Marinho - Integrante / Daniele Alves da Silva - Integrante / ENZO GOUSSAIN - Integrante / LIVIA SILVA MACEDO - Integrante / Micaelli Silveira - Integrante / Maria Rita de Lima Figueiredo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 47
      Membro: Luis Antonio Groppo.
    4. 2012-2013. Pessoas em situacao de rua em Americana/SP
      Descrição: Pesquisa desenvolvida pelos alunos do curso de Serviço Social do Unisal, Unidade Americana, turma 2012, dentro das Atividades Complementares, descrita como "Projeto Integrador". Tendo como tema as pessoas em situação de rua no município de Americana/SP, esta pesquisa pretende conhecer aspectos sociais relevantes referentes a esta população, tais como os motivos de sua ida à rua, suas dificuldades no dia-a-dia e perspectivas de transformação. Também, tem como objetivos investigar as possibilidades de intervenção do Estado e da sociedade em relação a esta população, no sentido de promover seus direitos e contribuir para transformar sua condição. E, enfim, conhecer o olhar dos que moram e trabalham próximos às principais concentrações de pessoas em situação de rua. Ela se justifica pela necessidade de conhecer mais e melhor a realidade destas pessoas no município que abriga este curso de graduação em Serviço Social, Americana/SP, e pela possibilidade de contribuir com políticas sociais que atendem esta população em situação de rua. Como metodologia, levantamento e observação de locais que concentram pessoas que vivem nas ruas e instituições que as atendem, bem como aplicação de questionário e entrevistas com pessoas em situação de rua, entre outras técnicas de coleta de dados. A principal referência teórica e metodológica é o livro Rua: apreendendo a contar, criado a partir do Censo Nacional da População em Situação de Rua realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (47) . Integrantes: Luís Antonio Groppo - Coordenador.
      Membro: Luis Antonio Groppo.
    5. 2010-2013. Uma interpretacao sociologica da Educacao Socio-comunitaria na Regiao Metropolitana de Campinas/SP
      Descrição: A investigação tem como objetivo interpretar os significados, as possibilidades e os limites das experiências educacionais sócio-comunitárias da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com base no referencial teórico-conceitual proposto pela pesquisa ?Sociologia da Educação Sócio-comunitária? (fundamentado nas concepções de comunidade e sociedade como lógicas sociais interdependentes e contrapostas à lógica sistêmica que preside o mercado capitalista e o Estado), bem como no aprofundamento, acabamento e mesmo na ampliação daquele referencial por meio desta nova pesquisa (em especial, buscando fazer uso de teorias sociológicas elaboradas com base na realidade escolar para repensar a educação não-escolar e as relações escola-comunidade). Esta pesquisa pretende ser realizada em duas etapas, a saber: a) Aprofundamento, refinamento e ampliação de referencial teórico-conceitual para uma Sociologia da Educação Sócio-comunitária; b) Interpretação de experiências concretas de educação sócio-comunitária na RMC com base neste referencial revisado. A Sociologia da Educação Sócio-comunitária pretende construir um relevante cabedal teórico, série de conceitos e conjunto de procedimentos metodológicos, os quais podem contribuir para uma interpretação mais conseqüente da relação entre as práticas educacionais (escolares e não-escolares) e a sociedade-comunidade, em especial nas experiências educacionais sócio-comunitárias da RMC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luís Antonio Groppo - Coordenador / Débora Lucci - Integrante / Elaine Marinho - Integrante / Susana Costa Coutinho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 32
      Membro: Luis Antonio Groppo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (34)
      1. 20º Congresso Brasileiro de Sociologia. MR17 - Juventude e Ação Política: movimentos em construção ? entre a experiência e a instituição. 2021. (Congresso).
      2. 11º Seminário Nacional Sociologia & Política.Ocupações secundaristas em 2015 e 2016 no Brasil: formação e auto-formação política das e dos ocupas. 2020. (Seminário).
      3. 14ª Reunião Regional Sudeste da ANPEd. Coordenador de sessão do GT03. 2020. (Congresso).
      4. Mês da Consciência Negra da UNIFAL-MG.Juventude, drogas e periferias. 2020. (Seminário).
      5. XX ENDIPE RIO 2020 - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Fazeres-­?Saberes pedagógicos: as juventudes e suas possibilidades de insurgências. 2020. (Encontro).
      6. 7º Encontro Internacional de Política Social e 14º Encontro Nacional de Política Social.Mesa Coordenada Juventudes diante da crise estrutural do capital: entre violações e resistência. 2019. (Encontro).
      7. Encontro Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude.A (macro)conjuntura hoje e a vida da Juventude. 2019. (Encontro).
      8. II Colóquio de Pesquisa em Juventude no Brasil.Desafios da pesquisa em contextos sombrios. 2019. (Seminário).
      9. III Simpósio Aproximações com o mundo juvenil.Minicurso Ações coletivas juvenis: a dimensão educativa das organizações juvenis. 2019. (Simpósio).
      10. IV CONACIR - Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões. OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS NO BRASIL EM 2015-2016: EXPERIÊNCIA RELIGIOSA DAS/OS OCUPAS E O MOVIMENTO ESTUDANTIL. 2019. (Congresso).
      11. 8a Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales.A dimensão educativa das organizações juvenis: Política e formação política na atuação dos coletivos estudantis em uma universidade do interior de Minas Gerais, Brasil. 2018. (Seminário).
      12. II Simpósio Aproximações com o Mundo Juvenil.Diálogos: Outonos juvenis: de junho de 2013 às ocupações das escolas e universidades. 2018. (Simpósio).
      13. Seminário Nacional Marx 200 - 1968+50: a atualidade de Marx e as lutas sociais no século XXI.Legados de 1968 e os movimentos juvenis no século XXI. 2018. (Seminário).
      14. 38ª Reunião Nacional da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ação coletiva e formação política na ocupação de uma universidade no Sul de Minas Gerais. 2017. (Congresso).
      15. Colóquio Conquistas e desafios da pesquisa sobre os jovens no Brasil e América Latina.Mesa Redonda Juventude, arena pública e ações coletivas. 2017. (Outra).
      16. 12a Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.Formação política e juventude segundo organizações estudantis em uma universidade do interior de Minas Gerais. 2016. (Seminário).
      17. 7o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Juventude em destaque: seminários sobre as organizações juvenis da Unifal-MG. 2016. (Congresso).
      18. Reunião da FORPRED - Sudeste na 12a Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. 2016. (Outra).
      19. 2a Jornada de Ciências Sociais.Grupo de Trabalho Juventude, Sociedade e Cultura. 2015. (Seminário).
      20. 37a Reunião Nacional da ANPEd. O jovem educando e o jovem voluntário, segundo gestores de práticas socioeducativas em dois municípios da Região Metropolitana de Campinas-SP. 2015. (Congresso).
      21. VI Jubra - VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Juventude em Extensão: reflexões sobre o grupo de estudos em torno das sociabilidades e expressões dos jovens em Alfenas-MG. 2015. (Simpósio).
      22. V Seminário Nacional sobre Educação Sociocomunitária.Educação sociocomunitária e patrimônio cultural. 2014. (Seminário).
      23. 36a Reunião Nacional da ANPEd. A gênese do campo das práticas socioeducativas no Brasil: educação popular, educação não formal e pedagogia social. 2013. (Congresso).
      24. I Congresso Internacional Salesiano de Educação. Educação sociocomunitária em debate. 2013. (Congresso).
      25. I Congresso Internacional Salesiano de Educação. Inclusão Social e Pedagogia Salesiana: Uma Reflexão. 2013. (Congresso).
      26. IV Semana Integrada dos Cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.Pessoas em situação de rua de Americana. 2013. (Simpósio).
      27. Mesa Redonda "Juventude e Empreendedorismo" em referência à Campanha da Fraternidade: "Fraternidade e Juventude"..Os jovens e o mundo do trabalho no Brasil atual. 2013. (Outra).
      28. Mesa Redonda "Juventude e Tecnologia" em referência à Campanha da Fraternidade: "Fraternidade e Juventude"..Os jovens e o mundo do trabalho no Brasil atual. 2013. (Outra).
      29. Congresso Internacional de Pedagogia Social. Juventudes Educação Sociocomunitária: roteiros de investigação. 2012. (Congresso).
      30. 10o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Para além de uma Sociologia do Currículo Escolar: contribuições da Sociologia da Educação escolar para uma Sociologia da Educação Sociocomunitária. 2011. (Encontro).
      31. II Semana Integrada dos Cursos de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.Psicanálise, política e historicidade América Latina e Europa em diferentes abordagens. 2011. (Seminário).
      32. II Seminário sobre Educação Sociocomunitária.Sociologias da Educação: contribuições da Sociologia da Educação escolar para uma Sociologia da Educação Sociocomunitária. 2011. (Seminário).
      33. VII Encontro Anual de Docentes do Ensino Superior do UNASP. 2011. (Encontro).
      34. XII Seminário "O Lazer em Debate".Lazer e juventude na metrópole. 2011. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (24)
      1. GROPPO, LUÍS ANTONIO; COSTA, A. A. F.. Seminário Ocupações Secundaristas em 2015 e 2016. 2020. Congresso
      2. GROPPO, L. A.. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 ? Sul de Minas Gerais. 2020. (Congresso).. . 0.
      3. CORROCHANO, M. C.; SPOSITO, M. P. ; DAYRELL, Juarez ; TOMIZAKI, K. A. ; GROPPO, L. A. ; GINZEL, F. ; OLIVEIRA, C. D. ; FRANCA, W. S. ; PIRES, A. J.. II Colóquio de Pesquisa em Juventude no Brasil. 2019. Congresso
      4. GROPPO, L. A.; MARQUES, L. A. M.. Semana Nacional de Ciência & Tecnologia. 2019. 2019.
      5. MARIANO, A. L. S. ; GROPPO, LUÍS ANTONIO ; SANTOS, A. P. ; OLIVEIRA, C. M. ; SIPIERSKI, C. T. ; TAVARES, C. M. ; RIBEIRO, D. D. ; RODRIGUES, E. A. ; PEREIRA, E. M. ; ANDRADE, L. P. ; SILVA, L. E. ; NERY, M. A. ; VIEIRA, N. J. A. P. T. ; VENGA, T.. IV Simpósio Integrado da UNIFAL-MG. 2018. Congresso
      6. GROPPO, LUÍS ANTONIO. 13a Reunião Regional Sudeste ANPEd. 2018. (Congresso).. . 0.
      7. SANTOS, A. P. ; GROPPO, LUÍS ANTONIO. Seminário Marx 200 - 1968+50: a atualidade Marx e as lutas sociais no século XXI. 2018. Congresso
      8. GROPPO, LUÍS ANTONIO. Seminário Memorial das ocupações estudantis. 2017. (Outro).. . 0.
      9. GROPPO, L. A.; ROVAI, M. G. O. ; VASCONCELOS, R. N. ; GOUSSAIN, E. ; TREVISAN, J. R. F. ; BORGES, L. F. ; FRANCISCO, M. C. D.. I Seminário da Juventude: reinvenção da cidadania. 2016. Congresso
      10. GROPPO, LUÍS ANTONIO. Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade Luso-brasileiro-alemão (Lubral 2016). 2016. (Outro).. . 0.
      11. GROPPO, L. A.; RUFATO, M.. 13a Semana Ciência e Tecnologia: subcomissão de Movimentos Sociais. 2016. Outro
      12. GROPPO, L. A.; SIPIERSKI, C. T.. II Simpósio Integrado Unifal-MG. 2016. Outro
      13. REZENDE, E. G. ; GROPPO, L. A. ; RUFATO, M.. 13a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2016. 2016.
      14. TRINDADE, G. C. S. ; GROPPO, L. A.. 500 anos de A Utopia. 2016. Outro
      15. GROPPO, L. A.; ROVAI, M. G. O. ; MAGALHAES, A. T. R. ; GOUSSAIN, E. ; SANTOS, J. D. ; TREVISAN, J. R. F. ; BORGES, L. F. ; MACEDO, L. S. ; FRANCISCO, M. C. D.. Seminário Jovem não apenas estuda, também se organiza! Encontro dos grupos juvenis da Unifal-MG. 2015. Outro
      16. PACHECO, L. T. ; SANTOS, A. P. ; GROPPO, LUÍS ANTONIO. 2a Jornada de Ciências Sociais. 2015. Congresso
      17. BISSOTO, M. L. ; Francisco Evangelista ; GROPPO, L. A.. Comissão Científica da IV Semana Integrada dos Cursos de Pedagogia, Sociologia e Serviço Social. 2013. Congresso
      18. GROPPO, L. A.; BARBOSA, Severino Antônio Moreira ; Renata Sieiro Fernandes ; Francisco Evangelista ; CARO, Sueli Maria Pessagno ; BISSOTO, M. L. ; N. S. Trindade de Lima ; Renato Kraide Soffner. III Seminário Nacional sobre Educação Sociocomunitária. 2012. Congresso
      19. GROPPO, L. A.; Renato Kraide Soffner ; Renata Sieiro Fernandes ; CARO, Sueli Maria Pessagno ; A.C. Miranda ; BARBOSA, Severino Antônio Moreira ; N. S. Trindade de Lima ; BISSOTO, M. L.. 10o Encontro de Pesquisa em Pesquisa da Região Sudeste - Pós-Graduação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões. 2011. Congresso
      20. GROPPO, L. A.; Renata Sieiro Fernandes. II Seminário sobre Educação Sociocomunitária. 2011. Congresso
      21. Andrea Martelli ; GROPPO, L. A. ; Luzia Batista de Oliveira Silva ; Joyce Mary Adam de Paula e Silva ; Luiza Camacho ; Miriam Abramovay ; Mary Garcia Castro. I Seminário Violar. 2010. Congresso
      22. GROPPO, L. A.; Renata Sieiro Fernandes ; Renato Kraide Soffner ; CARO, Sueli Maria Pessagno ; N. S. Trindade de Lima ; GOMES, Paulo de Tarso ; BARBOSA, Severino Antônio Moreira. V Colóquio sobre Organização Sócio-comunitária. 2010. Congresso
      23. GROPPO, L. A.. I Seminários de Violência, Educação e Saúde do Vale do Paraíba. 2010. (Congresso).. . 0.
      24. GROPPO, L. A.. IV Colóquio sobre Educação Sócio-comunitária. 2009. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:47