Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato

Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Seus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e as outras esferas da vida social. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre estratégias familiares e projetos de escolarização nas camadas populares das cidades do Rio de Janeiro, Petrópolis e Duque de Caxias. Integra a equipe do LaPOpE. Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais. Coordena e participa de projetos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Associado efetivo da ABA - Associação Brasileira de Antropologia, da SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia e da REIPPE - Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais. Foi Editor Chefe da Revista Contemporânea de Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ; e editor de seção da revista Estudos em Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0733727866956524 (20/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação. Avenida pasteur n. 250 - Fundos Praia Vermelha 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 22257043 URL da Homepage: https://www.fe.ufrj.br - e-mail: rodrigo.rosistolato@gmail.com
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2021-Atual. Nucleo Universidade do Futuro
      Descrição: Núcleo responsável por repensar a estrutura de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, levando em consideração: (i) os impactos tecnológicos da automação e as transformações decorrentes no mundo do trabalho, (ii) a fertilização cruzada de áreas de conhecimento e seus desdobramento para abordagens transversais e interdisciplinares; e (iii) as contribuições do conhecimento acadêmico no Brasil e no mundo para o combate às desigualdades sociais e a consolidação da inclusão social como princípio normativo no ensino superior brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato - Coordenador / Victor Augusto Giraldo - Integrante / Maria Fernanda Elbert - Integrante / Carlos Frederico Leao Rocha - Integrante / Ana Celia Castro - Integrante / Joao Ramos Torres de Mello Neto - Integrante / Luiz Bevilacqua - Integrante / Marta dos Reis Castilho - Integrante.
      Membro: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato.
    2. 2018-Atual. Estigma e construcao de trajetorias escolares
      Descrição: A investigação proposta por este projeto está inserida na temática da distribuição de oportunidades educacionais. O objetivo é analisar a construção social das trajetórias educacionais vivenciadas por estudantes no decorrer da educação básica nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Petrópolis. Analisaremos as trajetórias educacionais com foco nas transições entre níveis de ensino e, sendo assim, priorizaremos os estudantes que optarem por seguir seus estudos no nível médio em escolas públicas estaduais. As três cidades escolhidas para esse estudo comparativo representam regiões distintas do Estado do Rio de Janeiro, tanto em termos geográficos, quanto econômicos e culturais. A primeira é a capital do Estado e tem uma das maiores redes de ensino da América Latina. A segunda está localizada na região da baixada fluminense, que guarda proximidade geográfica com a capital, mas tem diferenças significativas tanto com relação ao tamanho da rede quanto aos seus indicadores de desempenho. A terceira cidade faz parte da região serrana. Possui uma rede de escolas equivalente em tamanho à rede de Duque de Caxias, mas tem desempenho superior, próximo ao apresentado pela rede do município do Rio de Janeiro. Além disso, as três cidades, no ensino médio, são atendidas pelo sistema estadual de educação, o que faz com que os estudantes transitem do ensino fundamental majoritariamente para escolas estaduais. É importante frisar que o público alvo de nossa investigação são os estudantes em transição entre os segmentos. Queremos mapear a perspectiva dos alunos que estão transitando dos anos iniciais do ensino fundamental, daqueles que estão transitando dos anos finais para o ensino médio e dos que estão concluindo o ensino médio e necessariamente optando pela sequência dos estudos na Universidade e/ou pelo mercado e trabalho. O método proposto é qualitativo e pensado com base em três caminhos complementares. O primeiro passo será realizar uma análise dos dados disponibilizados pelo INEP sobre as redes de ensino definidas como contexto de investigação. Realizaremos comparações considerando o tamanho das redes, o nível sócio econômico médio dos alunos atendidos por cada rede e o desempenho das escolas nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, além do ensino médio. O segundo passo será a realização de grupos focais com os estudantes, além de entrevistas em profundidade com estudantes, professores e gestores. O terceiro passo será a realização de observações etnográficas nas escolas investigadas. Nossa hipótese principal é que os estudantes vitimados por estigmas terão trajetórias fragmentadas e, por conta disso, expectativas educacionais reduzidas em comparação com as dos estudantes considerados ?normais?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . Integrantes: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato - Coordenador / Diana Gomes da Silva Cerdeira - Integrante / ana pires do prado - Integrante / Maria Comes Muanis - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 6
      Membro: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato.
    3. 2017-Atual. A ?realidade? das escolas como estigma: a producao de desigualdades nos sistemas educacionais.
      Descrição: A ideia de escola republicana - universal e orientada pela noção de equidade - goza de prestígio nos meios intelectuais e legitimidade no discurso cotidiano. A escola ? ou a educação ? tende a ser apresentada como remédio para todos os males da sociedade brasileira e, em alguns casos, como único caminho para superação de nosso cenário de desigualdade. Ao mesmo tempo, ao observarmos os dados nacionais e internacionais sobre as escolas brasileiras, tanto as escolas públicas quanto as escolas privadas têm desempenho aquém do que se poderia esperar de um sistema educacional universalizado desde o final do século passado. Há explicações diversas para o baixo desempenho de nossos sistemas educacionais, basicamente alicerçadas nas teses de James Coleman sobre a relação entre background familiar e desempenho escolar. Nesse cenário, porém, há um elemento que merece maior reflexão. Qual seja: a gestão do conhecimento escolar e das crianças nas escolas. Esse projeto parte do argumento de que há uma gestão cotidiana da distribuição de conhecimento escolar, realizada por gestores e professores. Essa gestão tende a limitar os saberes oferecidos para as crianças, principalmente as mais pobres, e justificar essa redução com base na ?valorização? da ?realidade da escola?, o que acaba por oferecer um sentido controverso a essa ?valorização?, tornando-a sinônimo de produção e reprodução de desigualdades sociais de origem. Investigarei essa gestão cotidiana com base em entrevistas em profundidade e observações na rede municipal de educação do Rio de Janeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . Integrantes: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato - Coordenador / Diana Gomes da Silva Cerdeira - Integrante / ana pires do prado - Integrante / Maria Comes Muanis - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato.
    4. 2014-2017. Estudo comparativo Brasil-Finlandia: uma proposta de analise de metodos e estrategias para o ensino de matematica
      Descrição: O ensino de matemática oferecido para crianças e adolescentes no Brasil está muito aquém do que se espera de uma nação desenvolvida. Observa-se uma disparidade na qualidade e conteúdo do ensino, inclusive quando comparamos escolas pertencentes à mesma rede de ensino. Em contraponto com o cenário brasileiro, o sistema educacional Finlandês é caracterizado por um forte princípio de igualdade, alto nível de formação e de prestígio dos seus educadores, e estratégias específicas para os alunos com necessidades educativas especiais. Investigaremos o ensino de matemática nos últimos quatro anos do ensino fundamental na cidade do Rio de Janeiro e o compararemos com o ensino da mesma área na cidade finlandesa de Turku. O foco de nossa investigação está direcionado para os seguintes aspectos: (i) a metodologia do ensino, (ii) a formação, experiência e expectativas dos professores e (iii) a visão dos docentes sobre o desempenho dos estudantes. Para conduzir nosso estudo, vamos utilizar uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos, incluindo observação participante, entrevistas em profundidade e análise quantitativa do desempenho das escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato - Coordenador / HELAYEL-NETO, josé abdalla - Integrante / Laura Mazzola - Integrante / Ana Pires do Prado - Integrante / Harry Silfverberg - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato.
    5. 2014-Atual. Os procedimentos de matricula escolar em questao: uma proposta de analise da distribuicao de oportunidades educacionais no Rio de Janeiro.
      Descrição: A investigação proposta por este projeto está inserida na temática da distribuição de oportunidades educacionais. Pretendemos analisar as interações entre os agentes da burocracia educacional e as famílias que buscam vagas para seus filhos durante os processos de matrícula na rede municipal do Rio de Janeiro. A questão se justifica porque pesquisas anteriores apontam a convivência entre um conjunto de regras formais de matrícula com uma série de procedimentos informais (Bruel, 2014; Koslinski et al, 2013; Rosistolato, Pires do Prado & Costa, 2014). Todas as pesquisas citadas privilegiaram o ponto de vista das famílias. Pretendemos dar sequência à análise pensando a visão da burocracia educacional. A pesquisa será realizada em duas regiões da cidade - zona sul e zona norte - com o objetivo de comparar a atuação das burocracias de ambas as regiões durante os procedimentos de matrícula. O objetivo geral da pesquisa é analisar as interações entre os agentes da burocracia educacional e as famílias que buscam vagas para seus filhos durante os processos de matrícula na rede municipal do Rio de Janeiro. No primeiro momento, pretendemos saber como as escolas organizam a transferência dos alunos em bloco. Será necessário compreender como a gestão das escolas organiza esse processo, inclusive a distribuição de informações para as famílias. Na sequência, analisaremos as responsabilidades e os limites da atuação da burocracia educacional durante os processos de transferência e de matrícula. Ao final, mapearemos os diálogos entre as escolas e as famílias durante o período de matrícula e acesso às escolas e analisaremos os procedimentos utilizados quando a demanda por vagas é maior do que a oferta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato - Coordenador / Diana Gomes da Silva Cerdeira - Integrante / ana pires do prado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato.
    6. 2012-2014. Escolha, acesso e permanencia em escolas publicas da cidade do Rio de Janeiro: estrategias familiares em um espaco de disputa
      Descrição: As avaliações nacionais dos sistemas educacionais têm demonstrado que o sistema municipal de educação do Rio de Janeiro é estratificado, o que significa dizer que há escolas com desempenho superior ao conseguido pelo sistema; e outras com desempenho inferior. Além desta hierarquia de desempenho, há classificações coletivas que organizam as escolhas em um gradiente que segue da ?má escola? à ?boa escola?. Tais classificações orientam as estratégias de escolha e acesso. Após o acesso, as famílias desenvolvem estratégias de permanência. O objetivo do projeto é mapear este conjunto de estratégias familiares com vistas a compreender (i) quais elementos orientam as escolhas de pais e mães que decidem matricular os filhos no sistema público de educação? (ii) Quais as variáveis utilizadas para a escolha da escola ideal? (iii) Quais as estratégias utilizadas para ter acesso às vagas desejadas e para permanecer na escola efetivamente acessada? Os objetivos serão desenvolvidos com a aplicação de questionários e realização de entrevistas com 60 famílias selecionadas em uma amostra intencional. Os casos foram mapeados no Banco de Dados da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Também acompanharemos as trajetórias educacionais de seis casos, o que envolve a realização de entrevistas e acompanhamento das trajetórias dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental. Os detalhes da amostra intencional estão expostos na metodologia do projeto. O acompanhamento é necessário porque pesquisas indicam que a repetência é um dos fatores de exclusão dos alunos nas escolas (Costa Ribeiro, 1991; Prado, 2009). Mas há também trocas de escola por intenção da família e/ou por indicação da escola. Em trabalho de campo realizado no município de Macaé, percebemos que as escolas desenvolvem estratégias para afastar os alunos considerados indesejáveis (Rosistolato, 2010 ).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato - Integrante / Guilherme Vellozo Viana - Integrante / Mayara de Oliveira Tavares - Integrante / ana pires do prado - Coordenador / luciene da Silva Peçanha - Integrante / Priscilla Larrubia gomes sobral - Integrante / Iris Medeiros - Integrante / Patricia Gurgel - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato.
    7. 2010-2017. Observatorio Educacao e Cidade - Desigualdades de Oportunidades Educacionais e Dimensoes da Alfabetizacao da Educacao Basica no Estado do Rio de Janeiro
      Descrição: O "Observatório educação e cidade: desigualdades de oportunidades educacionais e dimensões da alfabetização básica no Estado do Rio de Janeiro" é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, contemplada pelo edital 038/2010-CAPES/INEP. Na UFRJ, o projeto conta com a coordenação geral de Marcio da Costa (FE/UFRJ); na Faculdade de Educação/UFRJ, também é coordenado por Mariane Koslinski. O projeto tem três objetivos complementares: (i) Realizar o monitoramento da evolução do analfabetismo, letramento e numeramento no Estado do Rio de Janeiro (ii) Mapear o grau de apropriação e conhecimento dos sistemas de informação e de avaliação para o planejamento educacional e (iii) Realizar um programa de formação sobre o uso de sistemas de informação e de avaliação para o planejamento educacional. Desenvolvo o subprojeto ?Indicadores de desempenho e cotidiano escolar: uma proposta de análise da visão dos professores e gestores da educação básica do Rio de Janeiro sobre as avaliações externas dos sistemas educacionais?, diretamente articulado ao segundo objetivo do Observatório.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato - Coordenador / Mariane Campelo Koslinski - Integrante / FERNÁNDEZ, Silvina Julia - Integrante / Cynthia Paes de Carvalho - Integrante / FÁTIMA CRISTINA MENDONÇA ALVES - Integrante / Marcio Costa - Integrante / Ana Pires do Prado - Integrante.
      Membro: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato.
    8. 2010-2014. Indicadores de desempenho e cotidiano escolar: uma proposta de analise da visao dos professores e gestores da educacao basica do Rio de Janeiro sobre as avaliacoes externas dos sistemas educacionais.
      Descrição: O projeto de pesquisa foi construído em articulação com o "Observatório educação e cidade: desigualdades de oportunidades educacionais e dimensões da alfabetização básica no Estado do Rio de Janeiro". Trata-se de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, contemplada pelo edital 038/2010-CAPES/INEP. Na UFRJ, o projeto conta com a coordenação geral de Marcio da Costa (FE/UFRJ); na Faculdade de Educação/UFRJ, também é coordenado por Mariane Koslinski. Um dos objetivos do Observatório é mapear e analisar as visões dos profissionais da educação, professores e gestores, sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB/Prova Brasil) e os sistemas de avaliação externa de desempenho presentes na cidade e no Estado do Rio de Janeiro: Prova Rio e SAERJ. Com base neste objetivo geral, focalizarei, especificamente, o mapeamento e a análise (i) dos processos de entendimento, aceitação, rejeição ou resistência aos indicadores de desempenho escolar; (ii) das visões sobre as demandas trazidas pela divulgação pública dos dados; (iii) das estratégias produzidas para cumprimento das metas e expectativas definidas e (iv) das interpretações sobre as causas do desempenho apresentado pelas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato - Coordenador / Guilherme Vellozo Viana - Integrante / Andréa Baptista de Almeida - Integrante / Diana Gomes da Silva Cerdeira - Integrante / Mayara de Oliveira Tavares - Integrante. Financiador(es): UFRJ - Programa de Apoio a Docente Recém Doutor Antonio Luis Vianna - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Certificado de reconhecimento pela Aula Magna ministrada para o curso de Pedagogia, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2013.
      Membro: Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (41)
    1. 20 Congresso Brasileiro de Sociologia. Decisões discricionárias na implementação de uma política intersetorial ? educação, saúde e assistência social - de combate à fome. 2021. (Congresso).
    2. Jornada dos alunos do PPGSA. Mesa Educação. 2019. (Congresso).
    3. Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE-IQSC) - USP São Carlos.A Universidade na Alça de Mira. 2019. (Seminário).
    4. Semana de Abertura do Programa de Pós-Graduação em Química.A epistemologia como caminho para o ensino de ciências e humanidades no novo ensino médio. 2019. (Encontro).
    5. Seminário Repetências-UERJ.Repetência entre duas lógicas: mérito individual e (des)responsabilização da escola.. 2019. (Seminário).
    6. SIAC - Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. Arte, política e educação. 2019. (Congresso).
    7. XIII Semana Acadêmica da Matemática da UFFRJ. O estatuto da matemática nas escolas: uma comparação entre Brasil e Finlândia.. 2019. (Congresso).
    8. 31 Reunião Brasileira de Antropologia. Simpósio Especial - Estudos Etnográficos em Educação. 2018. (Congresso).
    9. 42 Encontro Anual da ANPOCS. 10 anos do retorno das ciências sociais aos currículos escolares: um balanço da experiência recente.. 2018. (Congresso).
    10. 56. Congresso Internacional de Americanistas. Burocracia educacional e relações de sociabilidade com as famílias dos estudantes no Rio de Janeiro/Brasil.. 2018. (Congresso).
    11. I Simpósio de Pesquisas em Administração de Conflitos no Espaço Escolar.Políticas Públicas e Drogas em Contexto Escolar. 2018. (Seminário).
    12. IX Semana de Ciências Sociais da UFF.Desigualdades e Exclusões: Jovens, Trabalhos e as Cidades. 2018. (Encontro).
    13. Mesa redonda - 50 anos da Faculdade de Educação da UFRJ.Ensino de antropologia em cursos de pedagogia. 2018. (Encontro).
    14. Primeiro encontro regional mineiro de ensino de ciências sociais. A antropologia e a ciência política no ensino médio. 2018. (Congresso).
    15. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Ciência para redução das desigualdades. 2018. (Seminário).
    16. X SEMAQUI.Estratificação escolar e trajetórias de estudantes na educação básica. 2018. (Simpósio).
    17. 18º Congresso Brasileiro de Sociologia. A formação para o uso de dados educacionais no Rio de Janeiro. 2017. (Congresso).
    18. 30ª Reunião da Associação Brasileira e Antropologia. A "realidade da escola" como estigma: notas sobre a gestão cotidiana do conhecimento escolar. 2016. (Congresso).
    19. Formação de pedagogos na UFRJ: currículo em debate.Diversidade, Direitos Humanos, Desigualdades e Docência. 2016. (Encontro).
    20. IX SELMAT - Semana da Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática da UFRJ.Ensino médio ou final da trajetória escolar? Uma análise sobre a estrutura de oportunidades educacionais no Brasil.. 2016. (Encontro).
    21. Reforma do Ensino Médio e a BNCC: perspectivas para a educação nas Ciências Humanas..O Ensino Médio e a estrutura de oportunidades educacionais no Brasil. 2016. (Encontro).
    22. Pesquisa Educacional no Brasil: Observatórios em Debate. Escolha escolar e acesso às escolas no Rio de Janeiro. 2015. (Congresso).
    23. Pesquisa Educacional no Brasil: Observatórios em Debate. Percepções sobre avaliações em larga escala e seus usos. 2015. (Congresso).
    24. Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Avaliações externas de aprendizagem no Rio de Janeiro: reflexos no cotidiano escolar. 2014. (Congresso).
    25. I Jornada da Licenciatura em Ciências Sociais - UFRRJ.Desigualdades educacionais no Rio de Janeiro: desafios e perspectivas da escola republicana. 2014. (Simpósio).
    26. XV Jornada do PPGSA/UFRJ. Ensino de Sociologia e Educação. 2014. (Congresso).
    27. X Reunião de Antropologia do Mercosul. A construção do olhar antropológico em um curso de formação para docentes.. 2013. (Congresso).
    28. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Trajetórias escolares em um sistema educacional público e estratificado.. 2013. (Congresso).
    29. 36º Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Escolhas familiares e estratégias de acesso às escolas do sistema municipal de educação do Rio de Janeiro: navegação social em um espaço de disputa.. 2012. (Congresso).
    30. Terceiro Congresso Latinoamericano de Antropologia. Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. 2012. (Congresso).
    31. Tercer Congresso Latinoamericano de Antropología. Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. 2012. (Congresso).
    32. V JUBRA - Simpósio Internacional dobre a Juventude Brasileira. Juventudes populares e projetos educacionais: construção e fortalecimento de redes de solidariedade, afeto e sociabilidade. 2012. (Congresso).
    33. XIII Jornada Interna dos Alunos do PPGA. Debatedor na Mesa "Educação".. 2012. (Congresso).
    34. III REA ? XII ABANNE ? Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. Juventudes populares e educação de nível superior: projetos de formação e campos de possibilidades. 2011. (Congresso).
    35. IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Análise antropológica em prés-vestibulares populares: visões sobre a escola e a cultura escolar. 2011. (Congresso).
    36. XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais.Juventudes Populares e expectativas de inserção de cursos superiores. 2011. (Seminário).
    37. XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Escolarização fora da escola? Juventudes populares e expectativas de inclusão no ensino superior. 2011. (Congresso).
    38. Encontros Gênero e Sociedade.Encontros Gênero e Sociedade. 2010. (Encontro).
    39. Fazendo Gênero 9. Orientação sexual na escola: espaço de construção e reprodução de gêneros. 2010. (Congresso).
    40. O ensino de filosofia e sociologia em face da legislação atual: desafios, perspectivas e expectativas..Sociologia e ensino médio: dilemas e perspectivas.. 2010. (Oficina).
    41. PVNC-Petrópolis: 16 Anos de Inclusão pela Ciência.Políticas públicas de ingresso e permanência de estudantes carentes nas Universidades Federais.. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. ROSISTOLATO, R. P. R.; SANABRIA, G. V.. Coordenação do GT ensinar e aprender antropologia. 2020. Congresso
    2. ROSISTOLATO, R. P. R.; MARTINS, L. R. ; FARIAS, R. P. ; REZENDE, D. C. ; COSTA, T. N.. Live - Estigmas e ações pedagógicas em sala de aula e na gestão. 2020. Congresso
    3. ROSISTOLATO, R. P. R.. Simpósio Especial - Estudos Etnográficos em Educação. 2018. (Congresso).. . 0.
    4. ROSISTOLATO, R. P. R.; TAVARES JÚNIOR, F. ; COSTA, M. ; KOSLINSKI, M. C.. Pesquisa Educacional no Brasil: Observatórios em Debate. 2015. Congresso
    5. ROSISTOLATO, R. P. R.; Osório, Andréa B. ; SARANDY, F.. Coordenação do Grupo de Trabalho "Juventude, Cotidiano e Subjetividade", no XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. 2011. Congresso
    6. ROSISTOLATO, R. P. R.; Osório, Andréa B. ; OLIVEIRA, J. H.. Coordenação do Grupo de Trabalho "Juventude, Cotidiano e Subjetividade", na III REA ? XII ABANNE ? Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. 2011. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:42