Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marcelo Borges Rocha

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE na Fundação Getúlio Vargas.Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Zoologia, Bioquímica e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia molecular e meio ambiente. Atualmente atuo como professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Docente de Programas de Pós-graduação na UFRJ. Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura e coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC). Atuo como avaliador junto ao INEP/MEC para credenciamento e recredenciamento de cursos superiores no Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5640018108479090 (30/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Maracanã. Av. Maracanã, 229 Maracanã 20271110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (021) 25694637 URL da Homepage: https://www.portalabdec.wix.com/labdec
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2020-Atual. A DIVULGACAO CIENTIFICA NA ERA DIGITAL: O USO DE BLOGS NO ENSINO DE CIENCIAS
      Descrição: Na sociedade contemporânea, elementos digitais vêm sendo desenvolvidos constantemente e utilizados de diversas formas a partir do avanço tecnológico. As novas formas pelas quais a Ciência tem chegado à população levam à reflexão sobre a produção e circulação dos conteúdos científicos. Na escola, o professor deixou de ser a única fonte de informação. A recepção das informações é oriunda de diversas fontes. Através desta pesquisa, pretende-se investigar como se dá a circulação do conhecimento científico através dos blogs. E ainda, como este recurso está sendo utilizado para divulgar a Ciência? Como está o diálogo entre a escola e os recursos tecnológicos digitais? Além disso, buscar-se-á problematizar o processo de apropriação e ressignificação das informações por parte de estudantes e professores, gerando uma discussão sobre o espaço que outros materiais, como livros didáticos, paradidáticos e mídia impressa, ocupam hoje no ensino formal. Desta forma, pretendemos responder a estas e outras questões que surjam ao longo da pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo Borges Rocha - Coordenador / Igor Leandro Alves de Carvalho - Integrante / Pedro Miguel Marques da Costa - Integrante / Joana Diafilos Teixeira - Integrante / Thatyana Pimentel Rodrigo de Freitas - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    2. 2020-Atual. POLITICA NACIONAL DE RECURSOS HIDRICOS EM UNIDADES DE CONSERVACAO: O CASO DO PARQUE NACIONAL DE TIJUCA
      Descrição: Espera-se com este projeto problematizar a relação entre as bases legais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e da Política Nacional/Estadual dos Recursos Hídricos na tomada de decisões dos diferentes setores públicos e privados buscando assim, minimizar os conflitos nessas questões por meio de medidas compensatórias e mitigatórias. Além de destacar o papel importante que as áreas protegidas exercem quando se fala em geração de água de qualidade para o abastecimento público. Assim, espera-se gerar dados que contribuam para que o Parque Nacional da Tijuca fortaleça os instrumentos de integração entre os planos de água e os planos de áreas protegidas já existentes, com intuito de garantir o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Borges Rocha - Coordenador / Rafael de Oliveira Rocha - Integrante / Caroline da Silva Fernandes - Integrante / Maria Júlia Lopes Tavares - Integrante / Alanza Mara Zanini - Integrante.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    3. 2018-2020. ANALISE DOS IMPACTOS DOS RESIDUOS SOLIDOS NO SETOR FLORESTA DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA
      Descrição: Este projeto é um estudo sobre os impactos ambientais provenientes do descarte inadequado de resíduos sólidos no meio ambiente, em especial o Parque Nacional da Tijuca. Estas questões estão diretamente relacionadas com os graves problemas para o ecossistema (fauna e flora local). Sendo assim, o objetivo do projeto é mapear os tipos de resíduos encontrado em trilhas do Parque, para então estabelecer uma discussão sobre as substâncias presentes nestes resíduos e o impacto para o meio ambiente. Procuramos assim, também contribuir para o plano de gerenciamento de resíduos sólidos do Parque Nacional da Tijuca.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Borges Rocha - Coordenador / Stéfano Bruno Vieira Gomes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    4. 2018-2020. MAPEAMENTO E ESTRATEGIAS DE MANEJO DAS ESPECIES EXOTICAS NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA
      Descrição: O projeto busca conhecer e avaliar aspectos ecológicos das principais espécies exóticas do Parque Nacional da Tijuca, no Setor Floresta, além de identificar e monitorar os impactos ambientais relacionados à Dracaena fragrans no local. A partir disto, espera-se propor ações de manejo voltadas para educação ambiental com o intuito de promover maior esclarecimento à população.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcelo Borges Rocha - Coordenador / Rafael de Oliveira Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    5. 2018-Atual. Praticando a Divulgacao Cientifica atraves do Ensino de Ciencias e Biologia
      Descrição: A Divulgação Científica apresenta características que podem representar potenciais instrumentos para introdução à Ciência e nas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem quando trazidas para o ensino superior. Cursos cujo contato dos alunos com temáticas que envolvem saúde, meio ambiente, ensino de biologia, física e química, estratégias pedagógicas, entre outras, denotam condições que possibilitam, com este mecanismo, a construção de um sujeito que articula os conhecimentos científicos e tecnológicos numa visão integrada às demandas e necessidades do mundo atual. Desse modo, projetos de Iniciação Científica com este perfil podem trazer subsídios ao processo de formação de alunos do curso de Biologia (Licenciatura), através da aproximação destes com as demais vertentes da pesquisa científica, em suas várias dimensões e metodologias, oportunizando a construção de cidadãos e profissionais com entendimento de vários conceitos e reflexões importantes, aptos a cooperar com os avanços na discussão sobre a Divulgação Científica no Brasil e em outros países, bem como auxiliar na construção do saber de futuros professores, criando um espírito de crítica e autocrítica na prática docente e, consequentemente, melhor formação aos sujeitos escolares, assim, estaremos colaborando para uma maior qualidade do ensino na Educação Básica, instrumentalizando estes estudantes para que eles deem prosseguimento ao seu aprendizado, de modo continuado, tornando-os capazes a desenvolver competências que permitam a realizar intervenções sociais propositadas e pontuais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo Borges Rocha - Integrante / Daniele Borim - Integrante / Carlos Alberto Andrade Monerat - Coordenador / Bruna Miceli - Integrante / Pedro Miguel Marques da Costa - Integrante / Alberto Henrique Oliveira dos Santos Melo - Integrante / Tayna Pereira - Integrante.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    6. 2017-2020. OS IMPACTOS ECOLOGICOS DO USO PUBLICO DAS TRILHAS EM AREAS NATURAIS NO BRASIL: O CASO DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA
      Descrição: O projeto de pesquisa Os impactos ecológicos do uso público das trilhas em áreas naturais no Brasil: o caso do Parque Nacional da Tijuca tem como objetivo investigar os impactos ecológicos do uso de trilhas em Unidades de Conservação. Além disso, contribuir para a discussão sobre o uso público em áreas de conservação e, ainda, desenvolver metodologias de avaliação e monitoramento dos impactos do uso das trilhas. Destacamos a importância das trilhas ecológicas como espaços para a prática de atividades de Educação Ambiental. Entretanto, problematizamos os reais impactos advindos da abertura e utilização de trilhas, como a compactação do solo e alterações na composição, estrutura e diversidade da vegetação adjacente. O estudo será realizado na Trilha do Estudante localizada no Parque Nacional da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. Os dados da pesquisa serão coletados a partir de atividades de campo apoiando-se nas seguintes variáveis: condições da vegetação, condições do leito da trilha e danos ambientais causados pelos visitantes. Espera-se com esta pesquisa estabelecer metodologias de avaliação e monitoramento dos impactos e, desta forma, fornecer ferramentas para trabalhos voltados à restauração de áreas degradadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Borges Rocha - Coordenador / Stéfano Bruno Vieira Gomes - Integrante / Rafael de Oliveira Rocha - Integrante / Pedro Miguel Marques da Costa - Integrante / Caroline da Silva Fernandes - Integrante / Juliane Pereira Zago - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    7. 2015-Atual. Divulgacao das questoes ambientais atraves das trilhas ecologicas: o caso do Parque Nacional da Tijuca
      Descrição: A escolha do tema desta pesquisa justifica-se pelo fato das trilhas ecológicas, neste caso especificamente o Parque Nacional da Tijuca, como espaço pedagógico, constituírem-se como uma proposta com grande potencial didático, despertando o interesse de pesquisadores e docentes de todos os níveis da educação brasileira. Neste sentido, torna-se necessário entender como esses espaços naturais podem contribuir para práticas voltadas a divulgação científica. O Parque Nacional da Tijuca foi escolhido por conta de sua relevância histórica e ambiental para a cidade do Rio de Janeiro e pelas características que facilitam a visitação, como a infraestrutura para a recepção no Centro de Visitantes e a presença de trilhas didáticas. Desse ponto de vista, é possível concebermos as trilhas ecológicas como espaços educativos não formais institucionalizados significativos para as práticas pedagógicas, em especial voltadas a divulgação e popularização da ciência. Este estudo sugere a utilização das trilhas ecológicas como uma possibilidade pedagógica para práticas educativas de divulgação científica .diretamente voltada a formação científica e ambiental de forma crítica e contextualizada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Borges Rocha - Coordenador / Stéfano Bruno Vieira Gomes - Integrante / Rafael de Oliveira Rocha - Integrante / Pedro Miguel Marques da Costa - Integrante / Juliane Pereira Zago - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    8. 2014-Atual. Divulgacao Cientifica e o Ensino de CIencias
      Descrição: O projeto tem como objetivo investigar questões relacionadas ao uso da divulgação científica em situações de ensino. Dentro desta perspectiva busca-se identificar diferentes formas de divulgar a ciência, como a mídia impressa, os espaços não formais, recursos audiovisuais, entre outros. Problematiza-se assim, como esses materiais são utilizados no contexto de sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Marcelo Borges Rocha - Coordenador / Igor Leandro Alves de Carvalho - Integrante / Barbara Doukay Campanini - Integrante / Bruna Miceli - Integrante / Pedro Miguel Marques da Costa - Integrante / Fernanda Azevedo Veneu - Integrante / Julia Beatriz Andrade Silveira - Integrante.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    9. 2013-2017. O uso de documentarios para a Educacao Cientifica e Ambiental
      Descrição: Nos últimos anos o desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação, bem como o seu uso no ambiente escolar tem fornecido reais possibilidades de aumentar a interação dos alunos com o conhecimento científico. Além disso, esses recursos proporcionam uma maior sensibilização, sobretudo das questões ambientais, favorecendo uma aprendizagem mais dinâmica e ativa por parte dos alunos. Sendo assim, a produção e o uso de documentários educativos com enfoque na Educação Ambiental representam um avanço, uma vez que através dos vídeos, os estudantes terão conhecimento dos ambientes naturais e dos seus problemas intrínsecos. Desta forma, por meio de atividades educativas poder-se-á contribuir para a formação de pessoas mais conscientes acerca da importância de se preservar o meio ambiente. Objetivos: Produzir documentários educativos voltados para a área de educação socioambiental;utilizar os vídeos educativos em aulas de educação formal com alunos do Ensino Médio; investigar como estes vídeos são vistos e re-significados por professores e alunos como recurso em atividades de educação ambiental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Borges Rocha - Coordenador / Eduardo da Costa Freire Silva - Integrante / Rodrigo Molinari Nascimento de Castro - Integrante / Karla Emanuelle Carneiro Gonçalves Bonfadini - Integrante / Igor Leandro - Integrante / Edgar Richter - Integrante / Alexander Ramos Carvalho - Integrante / Lucas Melo - Integrante / Henrique Ospedal Prestes Rosas - Integrante / Luisa Queroy - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Bolsa.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    10. 2011-2013. Bioindicadores de poluicao organica em praias do Rio de Janeiro
      Descrição: Esse projeto consiste em analisar a ocorrência de poliquetas bioindicadores de poluição orgânica em praias do litoral sul do Rio de Janeiro que recebem influência direta da Baía de Guanabara. Para tanto, será estabelecida uma comparação entre freqüência e abundância dessas espécies em áreas consideradas impactadas em função das condições de balneabilidade. Além disso, são realizadas análises f´sico-químicas e bacteriológicas da água.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marcelo Borges Rocha - Coordenador / Anderson Elias Júnior - Integrante / Marden Diller - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    11. 2011-2013. Divulgacao Cientifica na Midia Impressa: avaliacao da divulgacao de questoes ambientais em jornais e revistas brasileiros como forma de educacao ambiental.
      Descrição: Nos últimos anos têm crescido significativamente o espaço concedido às reportagens sobre ciência, tecnologia e meio ambiente nos meios de comunicação. Desta forma, percebe-se que a divulgação científica na mídia impressa exerce uma grande influência na formação de opinião dos leitores, visto que através dela, o público toma contato com os problemas ambientais e procura rediscutir questões relacionadas ao desenvolvimento científico-tecnológico e os impactos no meio ambiente. A relevância deste projeto se revela no sentido de fazer um levantamento e disponibilizar textos de divulgação científica que abordem questões ambientais para potenciais leitores. Além disso, contribui para as discussões acerca da incorporação de textos de divulgação científica como forma de educação ambiental. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marcelo Borges Rocha - Coordenador / Marco Aurélio Leal - Integrante / Rafael Vargas Marques - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    12. 2011-Atual. Novas abordagens em Educacao Ambiental
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa problematizar práticas de educação ambiental em espaços formais e não formais de ensino. Além disso, discute como o campo teórico se constitui no Brasil e, ainda, como esse campo dialoga com o Ensino de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Borges Rocha - Coordenador / Romulo Baptista - Integrante / Joyce Pereira dos Santos - Integrante / Tais Conceição dos Santos - Integrante / Barbara Aparecida Nunes Silva - Integrante / Alanza Mara Zanini - Integrante / Alex Braz Iacone Santos - Integrante.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Menção Honrosa ao trabalho ?A biologia no anime Hunter x Hunter como ferramenta para o ensino de zoologia e genética?, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro.. 2021.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    2. 1 Lugar na Área Ambiental na EXPOSUP 2016, CEFET/RJ.. 2016.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    3. 1º lugar na área ambiental da EXPOTEC/2013, CEFET/RJ.. 2013.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    4. Patrono da turma 2012/2 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, CEFET/RJ.. 2012.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.
    5. Paraninfo da turma 2011/2 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, CEFET/RJ.. 2011.
      Membro: Marcelo Borges Rocha.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (98)
    1. 10º Seminário para Práticas em Desenvolvimento Sustentável.Pensar Global, Educar Local: uma década de caminhos por uma educação para a sustentabilidade. 2021. (Seminário).
    2. Congresso Brasileiro de Letras. 2021. (Congresso).
    3. Congresso Nacional de Física. 2021. (Congresso).
    4. Festival do Conhecimento da UFRJ-Futuros possiveis. 2021. (Outra).
    5. II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Biologia Online. 2021. (Congresso).
    6. II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Biologia Online. O Ensino de Ciências e Biologia em tempos de Pandemia e negacionismo cientìfico: desafios e perscpectivas. 2021. (Congresso).
    7. Inclusão da Extensão Universitária nos cursos de graduação: a ex experiência da UFRJ. 2021. (Outra).
    8. VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - VIII ENEBIO, VIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE ENSINO DE BIOLOGIA - VIII EREBIO-NE e II SIMPÓSIO CEARENSE DE ENSINO DE BIOLOGIA - II SCEB.Comissão Científica do evento. 2021. (Encontro).
    9. VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - VIII ENEBIO, VIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE ENSINO DE BIOLOGIA - VIII EREBIO-NE e II SIMPÓSIO CEARENSE DE ENSINO DE BIOLOGIA - II SCEB.A Baía de Guanabara vista através de desenhos: constribuições de uma exposição científica. 2021. (Encontro).
    10. VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - VIII ENEBIO, VIII ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DE ENSINO DE BIOLOGIA - VIII EREBIO-NE e II SIMPÓSIO CEARENSE DE ENSINO DE BIOLOGIA - II SCEB.Avaliador de trabalhos científicos. 2021. (Encontro).
    11. XI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciências. Revisión de Comunicaciones. 2021. (Congresso).
    12. XII Jornada de Pós-graduação do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde. 2021. (Outra).
    13. XII Jornada de Pós-graduação do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde.Projetos de Extensão NUTES. 2021. (Outra).
    14. XLII Jornada Julio Massarani de Iniciação Científica. 2021. (Outra).
    15. 17 Congresso Nacional de Meio Ambiente. Resíduos sólidos: o que pensam estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro. 2020. (Congresso).
    16. Ação on line: Inteligência Artifical-Ciência pela vida UFRJ.Apresentação oral. 2020. (Outra).
    17. I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática. 2020. (Congresso).
    18. IV Encontro Nacional de Centros e Museus de Ciências. 2020. (Encontro).
    19. Jornada de Pesquisa e Pós-graduação 2020-JIPP.Avaliador de trabalhos científicos. 2020. (Outra).
    20. VI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIENCIAS. 2020. (Encontro).
    21. VI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIENCIAS.Mesa de abertura: Diálogos no Ensino de Ciências. 2020. (Encontro).
    22. VI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIENCIAS.Avaliador de trabalhos científicos. 2020. (Encontro).
    23. II Simpósio Fluminense de Jogos e Educação.Avaliação do Jogo "Quiz Mata Atlântica". 2019. (Simpósio).
    24. IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. 2019. (Congresso).
    25. IX Encontro Regional de Ensino de Biologia.Analise da contribuição de aulas de campo no ensino superior: o caso do Parque Nacional da Tijuca. 2019. (Encontro).
    26. Jornada Integrada de Pesquisa e Pós-graduação - JIPP.Sessão Coordenada sobre Diversidade Biológica. 2019. (Outra).
    27. V Simposio de Pesquisa em Mata Atlântica.Documentários ambientais sobre o Parque Nacional da Tijuca: uma produção colaborativa. 2019. (Simpósio).
    28. XII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências.Estudo sobre percepção ambiental de alunos da educação básica sobre resíduos sólidos.. 2019. (Encontro).
    29. Ciência as seis e meia - fazer ciencia, divulgar ciencia: dois desafios. 2018. (Outra).
    30. I C ONGRESSO NACIONAL DE TECNOLOGIA A MBIENTAL. ESTUDO DOS IMPACTOS AM BIENTAIS NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA: O CASO DA TRILHA DO ESTUDANTE. 2018. (Congresso).
    31. II Encontro de Egressos da Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde.Egressos no Rio de Janeiro: redes e expectativas. 2018. (Outra).
    32. III Seminario de Alinhamento Conceitual do ProfEPT. 2018. (Seminário).
    33. V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.Analise dos impactos ambientais e sociais em trilhas: o caso da Trilha do Estudante no Parque Nacional da Tijuca. 2018. (Encontro).
    34. V ENECiências.Ensino e Novas Tecnologias. 2018. (Encontro).
    35. V ENECiências.Avalador dos trabalhos científicos. 2018. (Encontro).
    36. V ENECiências.Contribuições das trilhas ecológicas na visão dos professores de ciências: o caso da Trilha do Estudante. 2018. (Encontro).
    37. II Workshop dos Programas de Pós-graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Outra).
    38. I Simposio em Pesqusia em Educação em Ciências do Espirito Santo.Praticas pedagogicas e formação de professores no contexto da educação em ciências. 2017. (Simpósio).
    39. IX Encontro Pesquisa em Educação Ambiental.Analise da contribuição de uma trilha ecológica para a sensibilização ambiental de estudantes da educação básica. 2017. (Encontro).
    40. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2017 ? ?A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO.ESPAÇO EDUCATIVO INOVADOR ? (RE)PENSAR O ENSINO DAS CIÊNCIAS. 2017. (Outra).
    41. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2017 ? ?A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO. 2017. (Outra).
    42. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia.Divulgação cientifica no ensino de ciências: contribuições na formação de estudantes do ensino médio. 2017. (Encontro).
    43. VI SIMPÓSIO DE GESTÃO AMBIENTAL E BIODIVERSIDADE.RECURSOS HÍDRICOS E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA: ANÁLISE DA CRISE HÍDRICA DO SUDESTE EM 2014-2015. 2017. (Simpósio).
    44. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Consumo e Divulgação Cientifica: contribuições na formação de estudantes do Ensino Medio. 2017. (Encontro).
    45. I WORKSHOP DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROJETO UÇA.Educação Ambiental: em busca da efetividade.. 2016. (Outra).
    46. I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro.Divulgação Cientifica e o Ensino de Ciências. 2016. (Outra).
    47. I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Ensino do Estado do Rio de Janeiro. 2016. (Outra).
    48. Seminário de Práticas Educativas. 2016. (Seminário).
    49. VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia.ANÁLISE DO USO DA CARTILHA ?PASSEANDO PELA BAÍA DE GUANABARA? NA SENSIBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2016. (Outra).
    50. II Minicongresso Plantão Verde. Produção de documentários ambientais com estudantes de Ensino Médio. 2015. (Congresso).
    51. VII EREBIO.Documentários ambientais sobre a Baía de Guanabara: um importante recurso para atividades de educação ambiental. 2015. (Encontro).
    52. VIII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.O que estudantes do Ensino Médio pensam sobre Educação Ambiental. 2015. (Encontro).
    53. 13th International Public Communication of Science and Technology. LITERATURE OF SCIENCE FICTION AS A TOOL FOR DISSEMINATION IN THE SCIENCE CLASSROOM. 2014. (Congresso).
    54. Divulgação Cientifica e museus de ciência: o olhar do visitante. 2014. (Encontro).
    55. II Colóquio Internacional Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica.Análise da linguagem de textos de divulgação científica: o caso da Scientific American Brasil. 2014. (Outra).
    56. II International Congress of Science Education. O papel da divulgação científica na popularização de conhecimentos ambientais na Educação Básica. 2014. (Congresso).
    57. IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.Análise das contribuições da produção de documentários ambientais na formação de estudantes do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental. 2014. (Encontro).
    58. V Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Análise da abordagem sobre a gestão dos resíduos sólidos: a elaborção de um documentário ambiental. 2014. (Encontro).
    59. XI Congresso Nacional de Meio Ambiente. Elaboração de documentários ambientais: o caso da Baía de Guanabara. 2014. (Congresso).
    60. II Congresso de Pesquisa do Ensino de Ciências e Biologia. Contribuições da divulgação cinetífica para o ensino de ciências. 2013. (Congresso).
    61. II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência.COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA: O PAPEL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CONHECIMENTOS AMBIENTAIS. 2013. (Encontro).
    62. II ENCONTRO NACIONAL DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, TECNOLOLOGIA E INOVAÇÃO.O USO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2013. (Encontro).
    63. III Congresso Nacional de Educação Ambiental. Avaliando o uso de textos de divulgação científica como recurso didático em atividades de educação ambiental. 2013. (Congresso).
    64. III Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social.Educação Ambiental como instrumento ao Desenvolvimento Sustentável. 2013. (Encontro).
    65. III Simpósio de Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.Análise da Revista Scientific American Brasil como ferrramenta para Educação Ambientall. 2013. (Simpósio).
    66. I Seminário Multidisciplinar do Programa Jovens Talentos para a Ciência.A relação entre as concentrações de metais pesados e a ocorrência de poliquetas Scolelepis spp. em praias arenosas da Baía de Guanabara, Rio de Janeiro. 2013. (Seminário).
    67. IV Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. O uso de poliquetas em ensaios ecotoxicológicos para avaliar os efeitos do petróleo no ambiente marinho. 2013. (Congresso).
    68. IV Encontro de Iniciativas Ambientais. 2013. (Encontro).
    69. IV Semana do Curso de Ciências Biológicas.Educação e Divulgação Científica: contribuições da divulgação científica para o Ensino de Biologia. 2013. (Simpósio).
    70. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Educação ambiental e divulgação científica: o papel da mídia na difusão de conhecimentos científicos. 2013. (Encontro).
    71. 10º Fórum Universitário Pearson. 2012. (Outra).
    72. Congresso Brasileiro de Oceanografia. Efeitos de metais pesados em protozoários Euplotes sp. (Ciliatea: Euplotidae) provenientes da Baía de Guanabara, Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).
    73. Congresso Brasileiro de Oceanografia. Efeitos do petróleo sobre o poliqueta Perinereis anderssoni Kinberg, 1866 da Praia Vermelha, Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).
    74. Congresso Brasileiro de Oceanografia. O uso de poliquetas da família Spionidae como bioindicadores de poluição orgânica em praias do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).
    75. Congresso Brasileiro de Oceanografia. Avaliação da influência da qualidade do sedimento e do nível de oxigenação na sobrevivência de Scolelepis chilensis (Spionidae:Polychaeta) proveniente da Praia do Flamengo, Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).
    76. Congresso Brasileiro de Oceanografia. Proposta de um planejamento ambiental para os resíduos da pesca: o caso do mexilhão Perna perna na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).
    77. Encontro Nacional de Popularização da Ciência e Tecnologia. 2012. (Encontro).
    78. III Encontro de Iniciativas Ambientais Internas e Externas à UNIRIO - EIA. 2012. (Encontro).
    79. III Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.Divulgação Científica e Meio Ambiente: mapeamento da temática ambiental em jornais e revistas de grande circulação. 2012. (Encontro).
    80. IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA NO PROCESSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO. 2012. (Congresso).
    81. IX Fórum de Educação Ambiental.EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DA REVISTA SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL. 2012. (Outra).
    82. IX Fórum de Educação Ambiental.ANÁLISE DA TEMÁTICA AMBIENTAL NO JORNAL O GLOBO COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2012. (Outra).
    83. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia.A Evolução biológica na perspectiva da Natureza da Ciência presente na Revista Scientific American BRasil. 2012. (Encontro).
    84. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia.Textos de divulgação científica no ensino de ciências: construção de um site sobre a temática ambiental. 2012. (Encontro).
    85. XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Avaliação ecotoxicológica do petróleo sobre o poliqueta Perinereis anderssoni da Praia Vermelh, Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).
    86. XV Simposio de Biologia Marinha.FAMÍLIA SPIONIDAE (POLYCHAETA) COMO BIOINDICADORA DE POLUIÇÃO ORGÂNICA EM PRAIAS DO RIO DE JANEIRO ? BRASIL. 2012. (Simpósio).
    87. 3 Seminário- ARERJ, SINDIECO, IMA-UFRJ: Plano Nacional de Resíduos Sólidos como instrumento para o desenvolvimento da reciclagem. 2011. (Seminário).
    88. 9º Fórum Universitário Pearson: Profissão Docente, superando os desafios de uma sociedade conectada. 2011. (Simpósio).
    89. II Encontro de Iniciativas Ambientais internas e externas à UNIRIO.Educação Ambiental e Mídia Impressa. 2011. (Encontro).
    90. IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. Divulgação Científica na Mídia Impressa: avaliação da divulgação de questões ambientais em jornais e revistas brasileiros como forma de educação ambiental. 2011. (Congresso).
    91. Semana de Extensão 2011 - CEFET/RJ: Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos: estamos preparados?.Drenagem urbana e combate as enchentes. 2011. (Outra).
    92. Seminário Educação em Saúde nas Escolas. 2011. (Seminário).
    93. VII Congresso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Santa Úrsula PIBIC/CNPq/USU 2010/2011. Divulgação científica na Mídia Impressa: identificação das temáticas ambientais no Jornal O Globo. 2011. (Congresso).
    94. X Congresso Nacional de Defesa do Meio Ambiente. Estudo exploratório sobre o consumo de água no Centro Federal de Ensino Tecnológico Celso Suckow da Fonseca ? CEFET/RJ: uma proposta sustentável. 2011. (Congresso).
    95. 2º Seminário de Docência Superior UNISUAM.Responsabilidade Social/Sócio ambiental. 2010. (Oficina).
    96. 2º Seminário de Docência Superior UNISUAM.Ciências Biológivas: Parasitologia e Epidemiologia. 2010. (Outra).
    97. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA.-. 2010. (Simpósio).
    98. X Semana de Extensão do CEFET/RJ. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. ROCHA, M. B.. VI ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO DE CIENCIAS. 2020. (Congresso).. . 0.
    2. ROCHA, M. B.. Divulgação Cientifica na Educação Básica: conversas e práticas. 2019. (Outro).. . 0.
    3. ROCHA, M. B.; GONZALEZ, A. H.. Do mangue ao mar. 2016. Exposição
    4. ROCHA, M. B.; CAMPANINI, B. D. ; QUEROY, L. ; QUITA, C. ; RODRIGUES, L. A. ; GOES, Y.. Lançamento da terceira coletânea de documentários ambientais. 2016. Outro
    5. ROCHA, M. B.. Lançamento da Segunda Coletânea de Documentários Ambientais. 2015. (Outro).. . 0.
    6. ROCHA, M. B.. Lançamento da Primeira coletânea de documentários ambientais. 2014. (Outro).. . 0.
    7. ROCHA, M. B.. IV Encontro de Iniciativas Ambientais - UNIRIO. 2013. (Outro).. . 0.
    8. ROCHA, M. B.. III Encontro de Iniciativas Ambientais Internas e Externas à UNIRIO - EIA. 2012. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:34