Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Silvania Sousa do Nascimento

Graduada em Fisica pela UFMG (1983), mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1990), doutora em Didática das Disciplinas de Ciências e Tecnologias pela Université Paris VI (1999) e com Pós-doutorado em Educação pela UNICAMP (2008-2009). Participou com professora visitante em diferentes momentos em universidades européias (École Normale Superieur de Lettres et Sciences Humaines de Lyon, Université de Lyon) e na Universidade de Padova. É Professora Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Ocupou o cargo de Superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura de MG (2005-2007), de Secretária para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2011-2013), e de Diretora de Divulgação Científica da Pro Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais de 2010 até 2018. Tem como áreas de interesse a Educação em espaços escolares e não escolares, com pesquisas principalmente nos temas de comunicação pública das ciências, ensino de ciências, formação de professores de ciências, museus de ciências e educação patrimonial. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8112771055918724 (17/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Av. Antonio Carlos, 6627 Pampulha 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34996207 Fax: (31) 34995332 URL da Homepage: https://https://www.posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/posgradfae/?page_id=127lang=pt
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2019-Atual. A transversalidade do discurso das Ciencias na Sociedade Pos-Industrial
      Descrição: O contexto científico brasileiro é marcado pelo enfrentamento de desafios quer no processo de produção quer de circulação do conhecimento científico e consequentemente há muitas dobras na apropriação do discurso científico. O presente contexto da globalização política, social e econômica tem como consequência a necessidade de novas formas de pensar a Educação e a Comunicação Científica. Depois de uma trajetória acadêmica híbrida atuando no interfase da formação inicial, continuada e profissional da educação, de comunicadores e de professores de Ciências busco, no presente projeto, afunilar minhas pesquisas para o processo de circulação do discurso científico nas diferentes esferas sociais e de produção industrial. O presente projeto será desenvolvido no formato de workpackages e pretende consolidar dez anos de pesquisa desenvolvida no LEME: Laboratório de Estudos em Museus e Educação. As ações serão organizadas nos 3 eixos de atuação com foco de um olhar transdisciplinar sobre o discurso científico que circula em espaços educativos escolares e não escolares. Tal objeto de pesquisa problematiza a divulgação científica em sua terceira via de campos de validação e transversalidade com outros discursos que circulam na sociedade. Para tanto serão analisadas diferentes práticas discursivas produzidas a partir de objetos contextualizados em situações singulares e fragmentárias de comunicação e de aprendizagem das ciências. A Comunicação Pública das Ciências será igualmente um objeto de estudo no contexto da Economia Criativa e de distinção de produtos e práticas industriais qualificando a responsabilidade social das empresas. Utilizaremos o conceito de diferença considerando o que um objeto de análise pode ter em relação a ele mesmo, aquilo que Deleuze define como a diferença em si mesma. Em face da natureza do estudo, optamos pela abordagem qualitativa que valoriza da interpretação e da compreensão de significados a partir da textualização de informações. O tratamento das informações obtidas passará por processos de análise de dados qualitativo com o uso de ferramentas da Análise Categorial Temática empregando softwares como NVivo 10 para construção de redes semânticas e agrupamentos temáticos que visualizaram nossos resultados de análise. Esperamos como resultados a publicação de trabalhos científicos em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais, a defesa de 2 teses e 4 dissertações de mestrado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvania Sousa do Nascimento - Coordenador / Giovanni Luigi Fontana - Integrante / Andréa Lomeu Beltrão - Integrante / Andréa dos Reis Estanislau Bueno - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Silvania Sousa do Nascimento.
    2. 2018-Atual. Educacao e Patrimonio de empresas: estudo comparado entre dois sistemas de patronagem
      Descrição: O conceito de patrimônio é presente na Educação Básica de forma transversal em todos os campos disciplinares. Tradicionalmente esse conceito faz referência à herança paterna e aos bens legados pela família transmitidos de geração em geração sendo hoje qualificado em muitas categorias como patrimônio natural, cultural, genético, digital, intangível (ou imaterial), comunitário, etnopatrimônio, etc. A Constituição Federal de 1988, no artigo 216, atualizou tal conceito atribuindo as referências da cultura material e imaterial como direito fundamental do cidadão. Dessa forma o poder público tem o dever de promover a guarda dos elementos de identidade dos grupos sociais assim como os processos de gestão e valorização do Patrimônio Brasileiro. Os processos educativos escolares e não escolares participam dessa promoção em consonância com as políticas públicas instituídas nas diferentes esferas do poder público. O patrimônio industrial constitui na contemporaneidade um elemento fundamental desse patrimônio cultural, principalmente nos contextos da globalização, das novas relações de trabalho e da Sociedade de Informação. Essa categoria abrange uma variedade de componentes da cultura material e imaterial, compreendendo documentos, arquivos de empresas, saberes técnicos e produtivos, muitas vezes tácitos e pouco codificados, desenhos, designs de produtos e protótipos, além de estruturas arquitetônicas de pequeno e grande porte organizados em sítios industriais e coorporativos e paisagens moldadas pelo atividade produtiva. No cenário brasileiro as pesquisas sobre a constituição desse patrimônio ainda são embrionárias (MENEGUELLO, 2006:1) e as discussões transversais sobre a constituição do patrimônio material e imaterial dos setores produtivos são pouco consideradas nos processo educativos. O conceito de patrimônio aparece nos campos disciplinares das Ciências da Natureza e Humanas sem, contudo, existir um diálogo entre eles. A conexão entre as abordagens históricas e sociais e a educativa é igualmente uma lacuna em estudos internacionais sendo emergente a necessidade de uma integração visando promover uma Educação Patrimonial. Fontana e Martins (2012) destacam o esforço internacional em valorizar as ?boas práticas? de estudos interdisciplinares sobre a valorização do patrimônio industrial. Esses mesmos autores realizaram a primeira aproximação entre o legado do Lanifício Rossi di Schio no Vêneto (Itália) e o Grupo Mascarenhas instalado em Minas Gerais (Brasil), por essas empresas possuem semelhanças estruturais e temporais unidas principalmente pelo processo migratório entre as duas regiões no final do século XIX. O presente projeto tem como objetivo compreender a constituição do patrimônio material e imaterial como dispositivo curricular de grupos sociais oriundos do sistema de patronagem das Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira de Caetanópolis (MG) e Lanifício Rossi de Schio (IT). Considerando a natureza do estudo optamos pela abordagem qualitativa que valoriza da interpretação e da compreensão de significados a partir da textualização de informações. Considerando a natureza do estudo optamos pela abordagem qualitativa que valoriza da interpretação e da compreensão de significados a partir da textualização de informações. O tratamento das informações procurará, em um primeiro momento, realizar uma descrição densa capaz de conferir inteligibilidade às informações, seguido de um ordenamento conceitual e, finalmente, tecendo algumas reflexões teóricas acerca dos problemas levantados (STRAUSS e CORBIN, 2008). O tratamento das informações obtidas passará por um tratamento de dados qualitativo com o uso de ferramentas da Análise Categorial Temática como uso se softwares como NVivo 10 para construção de redes semânticas e agrupamentos temáticos que visualizaram nossos resultados de análise.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvania Sousa do Nascimento - Coordenador / Bárbara E. S, Carvalho - Integrante / Giovanni Luigi Fontana - Integrante / Andréa Lomeu Beltrão - Integrante / Andréa dos Reis Estanislau Bueno - Integrante / Eduardo Moutinho Ramalho Bittencourt - Integrante / jamila ojeda - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Silvania Sousa do Nascimento.
    3. 2016-Atual. EDUCACAO EM MUSEUS E DIVULGACAO CIENTIFICA
      Descrição: Pesquisas sobre processos e formas de comunicação em atividades museais e de divulgação cientifica, com ênfase em perspectivas culturalmente inclusivas desenvolvidas em ambientes educativos formais ou não formais. Estudo e desenvolvimento de metodologias, práticas e objetos em distintos formatos concebidos como elementos experimentais de mediação em museus e processos de divulgação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvania Sousa do Nascimento - Integrante / Bernardo J Oliveira - Integrante / Adlane Vilas-Boas Ferreira - Integrante / Letícia Julião - Integrante / DEBORA D'AVILA REIS - Integrante / Denise Nacif Pimenta - Integrante / Marina Assis Fonseca - Integrante / Verona Campos Segantini - Integrante / Jezulino Lúcio Mendes Braga - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Silvania Sousa do Nascimento.
    4. 2015-2018. Educacao Cientifica na diversidade de espacos educativos de formacao cidada
      Descrição: Este relatório é a síntese do último quatriênio posterior a minha aprovação em concurso público para professor titular no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e da gestão na Diretoria de Divulgação Científica da Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerias. Neste mesmo período fui também coordenadora do CA de divulgação científica do CNPq (julho de 2016- julho de 2018). O projeto desenvolvido problematizou a Educação Científica em seus aspectos de comunicativos e suas relações entre os espaços escolares e não escolares e concluiu minha fase de trabalho no Comité de Educação no CNPq. O objetivo principal foi registrar os trabalhos do grupo de pesquisa LEME ? Laboratório de Estudos em Museu e Educação ? com foco na compreensão das práticas discursivas nos espaços formativos museais e escolares. O objeto central de investigação foi a articulação entre dispositivos educativos e a prática discursiva analisada a partir de 08 metas todas cumpridas. Os dispositivos educativos principalmente as feiras de ciências além de atividade experimental na formação inicial de professores da educação básica (espaço escolar) e dispositivos de promoção da saúde nos programas Saúde na Escola (espaço não escolar) e em Museus de Ciências e Históricos. A produção realizada ultrapassou a prevista sendo: de 17 artigos em periódicos sendo 07 em periódicos Qualis A, a apresentação de comunicações científicas em eventos nacionais e internacionais com publicação em anais, 4 capítulos de livros, a conclusão da orientação de 05 teses de doutorado, 04 dissertações de mestrado e 04 iniciações científicas (em projetos de extensão universitária).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvania Sousa do Nascimento - Coordenador / Paulo Cezar Santos Ventura - Integrante / Leonardo Marques Soares - Integrante / Fernanda Ostermann - Integrante / Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz - Integrante / Maclóvia Corrêia da Silva - Integrante / Reinaldo Guilherme Bechler - Integrante / Márcio Roberto de Lima - Integrante / Mara Regina Batista - Integrante / Viviane Florentino de Melo - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Silvania Sousa do Nascimento.
    5. 2012-2018. Projeto OBEDUC : Impacto dos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciencias na qualidade da Educacao Cientifica
      Descrição: Tem-se percebido uma expressiva expansão de mestrados profissionais na área de ensino desde a homologação pela Capes em 2001 de documento que afirma a necessidade de desenvolvimento da pós-graduação profissional e o ajustamento do sistema de avaliação às características desse segmento. Para além da avaliação oficial que vem sendo implementada pela CAPES, vemos como importante desdobramento dessa ação política, a avaliação do seu impacto na qualidade da educação básica. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é avaliar o impacto dos mestrados profissionais em ensino sobre a qualidade da educação científica, considerando-se a diversidade regional e cultural dos contextos educacionais de formação e atuação, tendo como referência a avaliação oficial medida pelo IDEB e ENEM. Esta proposta corresponde a um desdobramento do projeto desenvolvido pela rede proponente no âmbito do Edital do Observatório da Educação 2008 da CAPES/INEP, principalmente em relação à utilização de perspectivas teórico-metodológicas e resultados obtidos a respeito da qualidade do ensino de ciências no nível médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Silvania Sousa do Nascimento - Coordenador / Flavia Rezende - Integrante / Fernanda Ostermann - Integrante / Gloria Regina Pessoa Campello Queiroz - Integrante / Alcina Maria Testa Braz da Silva - Integrante / Ronan Daré Tocafundo - Integrante / Mara Regina Batista - Integrante / Viviane Florentino de Melo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Silvania Sousa do Nascimento.
    6. 2011-2015. Praticas discursivas em espacos educativos de formacao.
      Descrição: Estudos de práticas discursivas e de dispositivos educativos para espaços escolares e não escolares de ensino de ciências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvania Sousa do Nascimento - Coordenador / Rodrigo Drumond Vieira - Integrante / Christian Buty - Integrante / Jean-François LeMarechal - Integrante / Christian Plantin - Integrante / Ronan Daré Tocafundo - Integrante. Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cooperação / Ecole Nacionale Superieur des Mines de St. Etienne - Cooperação / Ecole Normale Superieur de Lettres et Sciences Humaines de Lyon - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 16
      Membro: Silvania Sousa do Nascimento.
    7. 2010-2014. Um estudo multicentrico sobre a dengue nos estados Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Sao Paulo, Pernambuco, Parana e Distrito Federal
      Descrição: Dinâmica de infecção e controle desenvolvimento e avaliação de modelos de intervenção educacional e comunicacional O projeto prevê duas frentes de ações de caráter complementar. Serão elas: 1ª. Análise dos produtos até então elaborados/adotados nas ações informativas e educativas contra a dengue. Esta análise permitirá identificar as estratégias discursivas empregadas na comunicabilidade das campanhas de controle da dengue: vozes contempladas e silenciadas em cada produto. Tem-se assim um mapa síntese dos percursos discursivos empreendidos nas campanhas de controle da dengue até então colocadas em prática. 2ª. Produção e desenvolvimento de produtos e ações junto aos sujeitos, em diferentes situações educativas, objetivando a formação desses sujeitos quanto à elaboração/adoção de produtos educativos.Palavras chaves: dengue, educação não formal, avaliação, conduta, ensino de ciências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Silvania Sousa do Nascimento - Coordenador / Adla B. Martins Teixeira - Integrante / Greciene Lopes dos Santos - Integrante / Francimar Martins Teixeira - Integrante / Ana Paula Bossler - Integrante / Virgínia Torres Schall - Integrante / Luciana Zenha - Integrante / Paulo Sérgio Beiráo - Integrante / Maria Cristina de Senzi Zancu - Integrante / Gloria Lúcia Magalhães - Integrante / Bárbara E. S, Carvalho - Integrante / Andréia Assis Ferreira - Integrante / Guillermo Maurício Acosta Orjuela - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Silvania Sousa do Nascimento.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Reconhecimento de contribuição - Museu Histórico e de Artes Darras Noya, - Alagoas / Santana do Ipanema, Museu Histórico e de Artes Darras Noya.. 2011.
      Membro: Silvania Sousa do Nascimento.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (53)
    1. XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Fïsica 2020.Educação Não Formal, divulgação científica e ensino de Física .. 2020. (Encontro).
    2. 3er Congreso Internacional de Editores Redalyc.org. A Evolução da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências: da editoração de números impressos ao fluxo contínuo em formato eletrônico. 2018. (Congresso).
    3. 5º Fala Ciência - Curso de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.Indicadores de Impacto da Atividade de Divulgação Científica. 2018. (Outra).
    4. Espace Mathématiques Francophone EMF 2018. LA PRATIQUE DE L?ANIMATION SCIENTIFIQUE À TRAVERS LE DISCOURS DES AMINATEURS. 2018. (Congresso).
    5. II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global. Mesa 38 A contribuição de espaços não formais de educação para a inclusão social e a promoção da cidadania. 2018. (Congresso).
    6. XIV Semana da Física SEFIS.Evolução e Retrospectiva Histórica de como fazemos Ciência e como a Ciência é divulgada. 2018. (Seminário).
    7. XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Cursos sobre Escrita Acadêmica em Periódicos Científicos. 2018. (Simpósio).
    8. XV Congresso Red Pop 2017. Análise de Dispositivos de Divulgação Científica: formação semipresencial de divulgadores das ciências. 2017. (Congresso).
    9. XV Congresso Red Pop 2017. A cooperação científica internacional na América Latina. 2017. (Congresso).
    10. 7º CEBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Projeto Barômetro: Ciência, café e debate. 2016. (Congresso).
    11. Experimental 2016. Avaliação de feiras e mostras de ciências. 2016. (Feira).
    12. Fórum Habitar 2016. Mesa de abertura do Evento. 2016. (Congresso).
    13. ICOM Milão 2016. Strangeness and acceptance of minority groups in Science museums. 2016. (Congresso).
    14. Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, MeMe.Fazer ciências com crianças: proposições e reflexões. 2016. (Seminário).
    15. XIII Foro Internacional Sobre La Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (FECIES). ATRIBUTOS DE QUALIDADE DE ENSINO EM UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS (MPEC). 2016. (Congresso).
    16. FETEC 2015. A Experiênica de Feiras com trabalhos investigativos em Minas Gerais. 2015. (Feira).
    17. XIV Congreso RedPop 2015. XX. 2015. (Congresso).
    18. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Desenvolvimento de de dispositivos pedagógicos de divulgação científica. 2015. (Simpósio).
    19. Congresso ISATT 2014. Formação de professores indígenas e ações de divulgação no espaço do conhecimento UFMG. 2014. (Congresso).
    20. IX Congreso Internacional de Educación Superior. Responsabilidade social dos mestrados profissionais em ensino de ciências na qualidade da educação científica básica. 2014. (Congresso).
    21. V Workshop de Educação Científica da Bahia. O professor pesquisador e a Práxis Pedagógica: a relação teoria e prática no ensino de Ciências. 2014. (Congresso).
    22. Workshop Water Crisis.Cerimônia de abertura. 2014. (Outra).
    23. XI Foro Internacional Sobre La Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (FECIES). ATRIBUTOS DE QUALIDADE DE ENSINO EM UM MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS (MPEC). 2014. (Congresso).
    24. ICOM Rio 2013. The public debate on alcohol consumption at a museum. 2013. (Congresso).
    25. III Jornada Educação a distância: o futuro da arte. 2013. (Encontro).
    26. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Relações de Gênero na pesquisa em Ciências e na pesquisa em educação em Ciências. 2013. (Congresso).
    27. Programa Ciência na escola:articulação da educação formal com projetos de ensino em espaços não formais.Articulando espaços escolares e não escolares no ensino de Ciências. 2013. (Outra).
    28. V TECSOC Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade.GT Educação para o desenvolvimento sustentável. 2013. (Simpósio).
    29. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Mestrados profissionais em Ensino de Física: características fundamentais. 2013. (Simpósio).
    30. XXXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. Pespectivas docentes e o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2013. (Congresso).
    31. Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Curso da Escola de ormação -Editoria de Reistas Cientíicas de Pesquisa em Ensino de física. 2012. (Encontro).
    32. Fórum de articulação dos cursos de física.O trabalho do `fisico e sua ormação: questões releantes e gerais sobre o mercado de trabalho e a ormação de bacharéis e licenciandos. 2012. (Outra).
    33. French-American Science Festival. International Science outreach Programs for global sustainability issues: cultural and structural issues influencing programs at the international scale. 2012. (Congresso).
    34. I Semana da Licenciatura em CIências e Matemática da Uniersidade federal de São PauloPuli. As atribuições proifssionais do licenciado em ´fisica. 2012. (Congresso).
    35. I Workshop Internacional de Pesquisa em Educação em Museus. Objetos de estudo na pesquisa em educação em museus. 2012. (Congresso).
    36. Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.Arte, ciência e Memória na expografia de objetos das ciências. 2012. (Seminário).
    37. XV Encontro de Extensão.Química em territórios de cidadania. 2012. (Encontro).
    38. XV Encontro de Extensão.UFMG -Jovem. 2012. (Encontro).
    39. 4 º encontro de museus de Minas Gerais.Museu, Educação e Tecnologia. 2011. (Encontro).
    40. 63ª Reunião Anual da SBPC.UFMG Jovem e Feira de Ciências da Educação básica de Minas Gerais. 2011. (Encontro).
    41. Esera 2011 - 9th International Conference.Talking science: The Popular Astronomy of Camille Flammarion. 2011. (Outra).
    42. II Encontro do INCTD.UM ESTUDO MULTICÊNTRICO SOBRE DENGUE NOS ESTADOS DA BAHIA, MATO GROSSO DO SUL, MINAS GERAIS, SÃO PAULO, PERNAMBUCO, PARANÁ E DISTRITO FEDERAL. 2011. (Encontro).
    43. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Periódicos de Educação em Ciências: Papel e desafios. 2011. (Encontro).
    44. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Discurso na formação de professores de física: uma proposta metodológica de análise em níveis. 2011. (Simpósio).
    45. Aula Inaugural do Programa de Pos-graduação.Mediação e Mediadores nos Museus de Ciências. 2010. (Outra).
    46. GEPECAC- Grupo de pesquisa da UFAC.Oficina: Ação Educativa em Museus de Cîências. 2010. (Oficina).
    47. GEPECAC- Seminário UFAC.Museus de ciências, arte e tecnologia: encontro de formação e informação. 2010. (Outra).
    48. I Congresso Brasileiro de Alfabetização. Participação de estudantes da EJA EMDO PBH em um evento de comunicação pública das ciências: café Barômetro, ciência,café e debate. 2010. (Congresso).
    49. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. A ciência fora da sala de aula. 2010. (Congresso).
    50. IV fórum nacional de Museus.Culturas museais-culturas escolares-similitudes e diferenças na tessitura de seus projetos educativos. 2010. (Encontro).
    51. VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação.Tecnologias, Educação à distância e Educação Ambiental - Sessão Temática 06. 2010. (Simpósio).
    52. XII EPEF.Uma metodologia para investigar os procedimentos discursivos didáticos de professores de Ciências. 2010. (Encontro).
    53. XV ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A Relação Museu e Escola e os desafios da construção de novas práticas de ensino. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (38)
    1. NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA DO. Fórum de Cultura Científica da UFMG. 2018. (Outro).. . 0.
    2. NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA DO. XVIII UFMG jovem. 2017. .. . 0.
    3. NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA DO. XXII Reunião Anual da Associação de Planetários. 2017. (Congresso).. . 0.
    4. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. XVII UFMG jovem. 2016. .. . 0.
    5. NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA DO. Barômetro: Ciência, café e debate (edição 6). 2016. (Outro).. . 0.
    6. DO NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA. XVI UFMG jovem. 2015. .. . 0.
    7. NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA DO. Bar ô metro: ciência , café e debate (Edição 5). 2015. (Outro).. . 0.
    8. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa; BECHLER, R. G.. XV UFMG jovem. 2014. 2014.
    9. BATISTA, M. R. ; VELOSO, F. ; DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. III Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais. 2014. 2014.
    10. BECHLER, R. G. ; DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. II Colóquio Internacional: Tendências da Comunicação Pública das Ciências. 2014. Congresso
    11. FRANÇA, Claudia ; SANTOS, Greciene Lopes dos ; NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA DO. Bar ô metro: ciência , café e debate (Edição 4). 2014. Outro
    12. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa; BECHLER, R. G. ; SANTIM, R.. II Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais. 2013. 2013.
    13. DO NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA. XIV UFMG jovem. 2013. .. . 0.
    14. NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA DO. Bar ô metro: ciência , café e debate (Edição 3). 2013. (Outro).. . 0.
    15. CAMARGO, S. ; QUEIROZ, G. R. P. C. ; DO NASCIMENTO, Silvania Sousa ; FERREIRA, J. M. H. ; GENOVESE, L. G. R. ; NICOT, Y. E.. XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de física. 2012. Congresso
    16. DO NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA; BECHLER, R. G.. I Colóquio Internacional: Tendências da Comunicação Pública das Ciências. 2012. Congresso
    17. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa; BECHLER, R. G.. XIII UFMG jovem. 2012. 2012.
    18. FRANÇA, Claudia ; SANTOS, G. L. ; NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA DO ; BECHLER, R. G.. Bar ô metro: ciência , café e debate (Edição 2). 2012. Outro
    19. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa; BECHLER, R. G.. UFMG Conhecimento e cultura. 2012. 2012.
    20. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa; ASSIS FERREIRA, Andréia ; SANTOS, Greciene Lopes dos ; ZENHA, Luciana ; Carvalho,Bárbara E. S. Pesquisas e práticas em Educação em saúde para prevenção da Dengue. 2011. Outro
    21. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa; ASSIS FERREIRA, Andréia ; SANTOS, Greciene Lopes dos ; ZENHA, Luciana ; Carvalho,Bárbara E. S. Aumentando a efetividade do uso da TV em campanhas de prevenção de AIDS: estado da arte e proposta de intervenção. 2011. Outro
    22. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa; SANTOS, Greciene Lopes dos. IX Semana Nacional de Museus. 2011. Outro
    23. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa; BECHLER, R. G.. XII UFMG Jovem. 2011. 2011.
    24. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa; SOARES, L. M. ; AGUIAR JUNIOR, O. G. ; FERNANDES, Simone Aparecida. XII Encontro Regional de Ensino de Astronomia. 2011. Outro
    25. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa; FRANÇA, Claudia ; SANTOS, Greciene Lopes dos. Bar ô metro: ciência , café e debate (Edição 1). 2011. Outro
    26. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. Semana do conhecimento e cultura 2011. 2011. (Outro).. . 0.
    27. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. VIII Jornada Formadora LEME. 2011. (Outro).. . 0.
    28. DO NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA. V Feira Estadual de Ciências. 2011. .. . 0.
    29. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. XI UFMG Jovem. 2010. .. . 0.
    30. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa; SANTOS, Greciene Lopes dos. VIII Semana Nacional de museus. 2010. Outro
    31. DO NASCIMENTO, SILVANIA SOUSA. IV Feira Estadual de Ciências IV FECEB. 2010. .. . 0.
    32. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. Grupo de estudos: A estética de Kant e Oiticica. 2009. (Outro).. . 0.
    33. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. Curso de extensão: A divulgação das ciências e a abordagem CTS. 2009. (Outro).. . 0.
    34. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. I Encontro Mineiro de Museus. 2005. (Congresso).. . 0.
    35. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. XXV Journeés Internationalles sur la Communication, l´éducation et la culture scientifique et industrielle. 2003. (Congresso).. . 0.
    36. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. XXIV Journeés Internationalles sur la Communication, l´éducation et la culture scientifique et industrielle. 2001. (Congresso).. . 0.
    37. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. III Encontro de professores de ciências de São João Del Rei. 1991. (Outro).. . 0.
    38. DO NASCIMENTO, Silvania Sousa. II ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 1990. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:12