Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Patricia Lupion Torres

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Pós doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância no período de 2011 a 2015. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2662372508607004 (15/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Departamento de Educação. Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho 80215-901 - Curitiba, PR - Brasil Telefone: (041) 3301515 Ramal: 1564 Fax: (041) 3325588
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2015-Atual. Pratica pedagogica na educacao presencial e a distancia: metodologias e recursos inovadores de aprendizagem
      Descrição: O projeto está composto por duas linhas de ação: a primeira que propõe uma investigação voltada para formação pedagógica de professores dos diferentes níveis de ensino e a segunda que explora a adoção de estratégias e canais que abarquem os princípios de abertura e reutilização no contexto das instituições educativas. Nesta pesquisa, pretende-se estudar a implantação e os impactos junto aos alunos e professores, de uma associação da abordagem colaborativa com Mapas Conceituais e Recursos Educacionais Abertos, a fim de fundamentar o desenvolvimento de uma proposta metodológica correspondente. Busca-se nesta investigação construir um espaço inovador para oferecer a formação pedagógica em modalidade online, bem como, para o desenvolvimento de uma expertise na produção de Recursos Educacionais Abertos. Focaliza-se a problemática na empreitada de oferecer uma ação docente num paradigma da complexidade. O projeto tem como objetivos planejar, desenvolver e avaliar um processo de formação continuada para professores para RRI- Responsabilidade, Pesquisa e Inovação contribuindo para fortalecer e sustentar o espaço comum da educação superior da América Latina e da União Européia, por meio de um enfoque ascendente e do incremento do uso de práticas e recursos educativos abertos (PEA & REA).Diversas instituições trabalham para a realização desse Projeto por meio de uma rede de pesquisadores de países europeus e do Brasil que se articulam em torno do projeto ENGAGE coordenado pela Professora Alexandra Okada da Open University com o apoio da Comissão Européia. Os investigadores envolvidos se propõem a informar e ampliar a participação das instituições de educação superior nas práticas educativas abertas e RRI - Pesquisa, responsabilidade e Inovação, de forma articulada, desenvolver reflexões teórico-metodológicas capazes de dar sustentação à pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Lupion Torres - Coordenador / Marilda Aparecida Behrens - Integrante / Rita de Cassia Veiga Marriot - Integrante / Raquel Pasternak Glitz Kowalski - Integrante / Luciane Hilu - Integrante / Claudio Rama - Integrante / Katia Ethiénne Esteves dos - Integrante / Lilia Maria Marques Siqueira - Integrante / Lucymara Carpim - Integrante / Ariana Cosme - Integrante / Alexandra Okada - Integrante / Rui Trindade - Integrante / Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado - Integrante / Sara Dias Trindade - Integrante.
      Membro: Patricia Lupion Torres.
    2. 2015-Atual. FORMACAO PEDAGOGICA DE PROFESSORES NO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE NUMA EDUCACAO TRANSFORMADORA.:COCRIACAO DE REPOSITORIO DIGITAL
      Descrição: O presente projeto tem como tema de investigação, de debate e de aprofundamento, a formação docente para a mudança paradigmática da prática pedagógica dos professores, baseadas na Teoria da Complexidade (Edgar Morin) e na Educação Transformadora (Paulo Freire), nos campos teóricos e práticos, com foco epistemológico, ontológico e metodológico. Este projeto de pesquisa envolve a proposição de uma prática pedagógica que busque a produção do conhecimento de maneira crítica, criativa e transformadora, transdisciplinar e, para tanto, propõe o planejamento, elaboração e a avaliação de uma docência inovadora. Propõe a construção de Repositório Digital sobre Complexidade numa Educação Transformadora que subsidie processos de formação continuada de professores para uma ação docente que acolha um novo paradigma. Entende-se por Repositório (RDs) o espaço digital que agrega as produções significativas geradas no grupo de pesquisa PEFOP e de outros grupos interessados que possam auxiliar os professores na mudança paradigmática na docência. O Repositório Digital aberto será elaborado coletivamente para compartilhamento dos construtos sobre a Complexidade e Educação Transformadora com pesquisadores, professores e outros profissionais interessados na temática. Projeto ligado ao PQ2: COCRIAÇÃO DE REPOSITÓRIO SOBRE COMPLEXIDADE NUMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA PARA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Coordenação Marilda Aparecida Behrens e Patrícia Lupion Torres.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Lupion Torres - Integrante / Marilda Aparecida Behrens - Coordenador / Kelen dos Santos Junges - Integrante / Ricardo Antunes de Sá - Integrante / Daniele Saheb - Integrante / Ariana Cosme - Integrante / Rui Trindade - Integrante / Ana Paula Caetano - Integrante.
      Membro: Patricia Lupion Torres.
    3. 2012-2014. Formacao pedagogica de professores - EUREKA - Ambiente Virtual favorecendo a formacao continuada online para professores que atuam com escolares hospitalizados
      Descrição: Este projeto tem como objeto de investigação a Prática Pedagógica dos Professores. O estudo focaliza a necessidade de mudança paradigmática na prática pedagógica dos professores gerada na sociedade do conhecimento e toma como referência a necessidade de superação do paradigma conservador da ação docente. O projeto tem como foco central a discussão e a possível reconstrução da ação docente por meio de análise crítica individual e coletiva desencadeada nos cursos de formação pedagógica. Busca investigar o paradigma da complexidade na docência que atenda a produção do conhecimento num processo reflexivo, crítico e transformador. Nesse processo dialético, os professores, que também são pesquisadores, objetivam refletir e discutir sobre os paradigmas inovadores, na formação continuada dos docentes e as novas metodologias e tecnologias na Educação Superior. Desenvolve como sub-projeto financiado pelo CNPQ- denominado : EUREKA - AMBIENTE VIRTUAL FAVORECENDO A FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES HOSPITALIZADOS. Busca-se nesta pesquisa construir um espaço inovador para oferecer a formação pedagógica em modalidade online para os professores que se propuserem a participar da formação pedagógica por meio do ambiente virtual Eureka. Focaliza-se a problemática na empreitada de oferecer uma formação pedagógica online para o desenvolvimento de ação docente num paradigma da complexidade Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Patrícia Lupion Torres - Integrante / Marilda Aparecida Behrens - Coordenador / Elizete Lucia Moreira Matos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Lupion Torres.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Moção - Votos de Louvor e Congratulações, Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.. 2012.
      Membro: Patrícia Lupion Torres.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (59)
    1. IIIº Seminário de Formação de Professores.Mesa 1. 2021. (Seminário).
    2. IIIº Seminário de Formação de Professores.Mesa 4. 2021. (Seminário).
    3. IIIº Seminário de Formação de Professores.Mesa 5. 2021. (Seminário).
    4. IIIº Seminário de Formação de Professores.Mesa 2. 2021. (Seminário).
    5. IIIº Seminário de Formação de Professores.Mesa 3. 2021. (Seminário).
    6. IIIº Seminário de Formação de Professores.Mesa 6. 2021. (Seminário).
    7. I Simpósio Internacional e Interdisciplinar de Teologia e Estuos de Religião do CITER.Casa Comum - Educação e Teologia. 2021. (Simpósio).
    8. I Simpósio Internacional e Interdisciplinar de Teologia e Estuos de Religião do CITER.RESPONSIBLE, RESEARCH AND INNOVATION -RRI. 2021. (Simpósio).
    9. VIII Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação : A reconfiguração da Escola Portuguesa à luz de um projeto de autonomia e flexibilidade curricular.Inserção do digital nas práticas pedagógicas. 2021. (Seminário).
    10. X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017. A Aprendizagem é Individual, mas ninguém aprende sozinho - Uma experiência de formação on-line para docentes. 2017. (Congresso).
    11. X Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2017. Jogos Educacionais Abertos: Uma Experiência de Pesquisa Responsabilidade e Inovação. 2017. (Congresso).
    12. XXIV Colóquio AFIRSE Portugal. DESIGN DE JOGOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA RESPONSABILIDADE PESQUISA E INOVAÇÃO. 2017. (Congresso).
    13. XXIV Colóquio AFIRSE Portugal. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. (Congresso).
    14. XXIV Colóquio AFIRSE Portugal. A HISTÓRIA DOS SURDOS EM LINGUA DE SINAIS BRASILEIRA - LIBRAS. 2017. (Congresso).
    15. CMC 2016 - 7th International Conference on Concept Mapping. CONCEPT MAPS AND LANGUAGE ACQUISITION: AN IMPLEMENTATION WITH ENGLISH LANGUAGE LEVEL 2 STUDENTS. 2016. (Congresso).
    16. Devising 21 dt Century Higher Education With PUCPR. 2016. (Congresso).
    17. I SERAREA.REDES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. 2016. (Seminário).
    18. Seminário de Atualização do Programa Agrinho.Pedagogia da Pesquisa e aprendizagem colaborativa.. 2016. (Seminário).
    19. Seminário de Atualização do Programa Agrinho.Pedagogia da Pesquisa e Aprendizagem Colaborativa. 2016. (Seminário).
    20. Seminário de Atualização do Programa Agrinho.Pedagogia da Pesquisa e Aprendizagem Colaborativa. 2016. (Seminário).
    21. VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem. Percepções de docentes frente ao estilos de aprendizagem e suas práticas. 2016. (Congresso).
    22. XVª Conferência Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática.Responsabilidade Pesquisa e Inovação : uma experiência de desenvolvimento de REAs No Formato de revistas, videos, aplicativos e games. 2016. (Simpósio).
    23. Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPED/FORPRED. 2015. (Outra).
    24. II Semana de Educação Aberta - 15 anos da EAD na UFPR e 1 ano do Programa Paranaense de Prática e Recursos Educacionais Abertos - REA Paraná.Relatando expeiências dos Recursos Educacionais Abertos. 2015. (Seminário).
    25. Planeta PUC Feira de Cursos e Profissões da PUCPR. 2015. (Feira).
    26. Seminário de Acompanhamento da Área de Educação / CAPES. 2015. (Seminário).
    27. 1.º Fórum Marista de Tecnologia Educacionais... 2014. (Outra).
    28. 20 CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. SENAR digital: a EaD presente no campo. 2014. (Congresso).
    29. 20 CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2014. (Congresso).
    30. CMC 2014 - Sixth International Conference on Concept Mapping. Aprendizagem colaborativa e mapas conceituais - uma proposta de formação continuada online para professores que atuam no ensino fundamental. 2014. (Congresso).
    31. XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Os desafios do paradigma da complexidade na educação superior e os processos de superação da visão disciplinar na busca da transdisciplinaridade. 2014. (Congresso).
    32. 19º CIAED Congresso Internacional de Educação a Distância. Uma nova perspectiva de EAD. 2013. (Congresso).
    33. III Colóquio Luso-Basileiro de Educação a Distância e Elearning. Pedagogia Emergente e Web 2.0. 2013. (Congresso).
    34. III Colóquio Luso-Basileiro de Educação a Distância e Elearning. Moderador de sessão. 2013. (Congresso).
    35. Seminário Recursos e Práticas Educacionais Abertas no Ensino Superior: desafios e oportunidades.Workshop - Elaboração de Roteiros Institucionais para REA. 2013. (Seminário).
    36. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Avaliação de trabalho científico. 2013. (Congresso).
    37. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Educação ambiental e o Programa Agrinho. 2013. (Congresso).
    38. XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Paradigma na docência universitária - os desafios das tecnologias digitais e a formação do professor. 2013. (Congresso).
    39. IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Seminário de aprofundamento: a vivência de um grupo de professores do ensino superior e a utilização de mapas conceituais na formação continuada. 2012. (Seminário).
    40. 17 Congresso Internacional de Educação a Distância (ABED). Quebrando paradigmas na educação ? de educador para educador. 2011. (Congresso).
    41. 8.º Simposio Iberoamericano en Educación, Cibernética e Informática (SIECI 2011).O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ENGENHARIA: UM INCENTIVO PARA A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. 2011. (Simpósio).
    42. Challenges 2011. PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA. 2011. (Congresso).
    43. IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. 2011. (Simpósio).
    44. X Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Educação (SIRSSE). Programa agrinho: o uso de objetos de aprendizagem para a formação de professores a distância. 2011. (Congresso).
    45. XI Congreso Internacional Galego - Português de Psicopedagoxia. Aprendizagem siginificativa para o ensino do espanhol da modalidade de educação a distância - EAD. 2011. (Congresso).
    46. XIX Colóquio AFIRSE. L'apprentissage significatif de l'espagnol dans la modalite de l'education a distance - EAD. 2011. (Congresso).
    47. 16.º Congresso Intenacional ABED de Educação a Distância. 2010. (Congresso).
    48. 16.º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Participação na Mesa Redonda: CensoEad.br 2009*. 2010. (Congresso).
    49. 16.º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Coordenação da Mesa Redonda: A relação entre conteúdo em interação em modelos de educação a distância on line: experiências das IES Católicas. 2010. (Congresso).
    50. 16.º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Participação da Mesa Redonda: Aprendizagem em redes e as TICS. As redes sociais na educação virtual; redes e comunidades virtuais de aprendizagem: diferenças conceituais; formação de professores em Rede e as TICs. 2010. (Congresso).
    51. Congreso Iberoamericano de Educación. A formação do pedagogo e a pedagogia sócio cultural. 2010. (Congresso).
    52. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - Sinect.Potencialidades e Limitações do Uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Realização de um curso de Formação de Professores na Modalidade online. 2010. (Simpósio).
    53. VIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE-AIPELF. 2010. (Congresso).
    54. VIII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.Avaliação dos trabalhos submetidos ao evento.. 2010. (Seminário).
    55. VIII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL.A prática pedagógica fora da escola - uma proposta sócio-cultural. 2010. (Seminário).
    56. VIII Seminário Internacional - RED ESTRADO - UCH - CLACSO e II Seminário de Políticas Educativas en Latinoamérica. Uma proposta sócio-cultural na formação docente. 2010. (Congresso).
    57. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Congresso).
    58. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.SAAW: um relato de experiência de desenvolvimento de objetos de aprendizagem. 2010. (Encontro).
    59. XVIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE-AIPELF. Formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem: ética na educação inclusiva. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (18)
    1. TORRES, PATRÍCIA LUPION. XI Reunião Científica Regional da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED Sul. 2016. (Congresso).. . 0.
    2. TORRES, P. L.. VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas - CIAVE. 2008. (Congresso).. . 0.
    3. TORRES, P. L.. VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2007. (Congresso).. . 0.
    4. TORRES, P. L.. VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação - PUCPR - PRAXIS. 2006. (Congresso).. . 0.
    5. TORRES, P. L.. 1.º Encontro de Educação a Distância do Pólo Paraná da ABED, Estado da Arte de Educação a Distância no Paraná. 2006. (Outro).. . 0.
    6. TORRES, P. L.. I Jornada Científica e Artístico-Cultural de Educação e Relações Étnicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2005. (Outro).. . 0.
    7. TORRES, P. L.. V EDUCERE e III Congresso da Área de Educação. 2005. (Congresso).. . 0.
    8. TORRES, P. L.. 4.ª Conferência Iberoamericana en Sistemas. 2005. (Outro).. . 0.
    9. TORRES, P. L.. V ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2004. (Outro).. . 0.
    10. TORRES, P. L.. XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Outro).. . 0.
    11. TORRES, P. L.. IV EDUCERE e II Congresso da Área de Educação. 2004. (Congresso).. . 0.
    12. TORRES, P. L.. Eventos do Programa Paraná Ambiental. 1996. (Outro).. . 0.
    13. TORRES, P. L.. Projeto: Paraná Ambiental - Programa de Educação Ambiental. 1996. (Outro).. . 0.
    14. TORRES, P. L.. Semana Pedagógica, realizada no período de 21 a 23 de outubro de 1996. 1996. (Outro).. . 0.
    15. TORRES, P. L.. Forum Estadual de Educação Ambiental do Paraná. 1996. (Outro).. . 0.
    16. TORRES, P. L.. II Encontro Paranaense de Psicopedagogia. 1989. (Outro).. . 0.
    17. TORRES, P. L.. Jornada Sulbrasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1988. (Outro).. . 0.
    18. TORRES, P. L.. Curso de Extensão Universitária: Fundamentos de Fonoaudiologia. 1988. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:44