Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Paulo Cesar Rodrigues Carrano

Professor Associado 2 da Universidade Federal Fluminense. Docente na Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. É professor permanente do programa de pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Diversidade, Desigualdade Social e Educação. Bolsista Produtividade do CNPq - nível 2 (2019-2022). Foi bolsista Cientista do nosso estado - Faperj em três editais, tendo concluído o último em 2018. Integrou a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa (ANPEd) nos biênios 2015-2017 (Primeiro Secretário) e 2013-2015 (Segundo Secretário). Possui graduação em Educação Física e Desporto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999). Realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão da prof.Dra. Marilia Spósito, no primeiro semestre de 2009 (Bolsa Senior CNPq) e estágio de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do prof. Dr. José Machado Pais (bolsa Senior Capes, 09/2009-02/2010). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Mestrado e Doutorado em duas oportunidades (2006-2008) e (2019/2020); é coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF (https://www.observatoriojovem.uff.br/) e do Portal Ensino Médio EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br). A ênfase dos estudos e pesquisas se encontra nas problemáticas das relações dos jovens com os espaços públicos, os territórios e a escolarização. É co-organizador do livro Narrativas juvenis e espaços públicos (EDUFF/FAPERJ, 2014) e autor dos livros Juventudes e cidades educadoras (Vozes, 2003) e Os jovens e a cidade (Relume Dumará, 2002). Dirigiu e produziu os vídeos documentários: Jovens no Centro (2005), Sementes da Memória (2005), Se eles soubessem (2006), Bracuí: velhas lutas, jovens histórias (2007), Sou de Jongo (2009), "Jovens do Morro do Palácio: cinco caminhos" (2011), "Escolas de Guiné Bissau" e Cabo Verde: a educação entre-línguas (2012), "Uma escola entre redes sociais" (2013) e "Fora de Série" (2018). Realizou a supervisão geral da produção do vídeo documentário "O fado é bom demais...." (2010). Idealizou e coordenou as Mostras de filmes de pesquisa "Curta ANPEd" nos anos de 2017 e 2018, realizadas na 37a e 38a Reunião Anual da ANPEd. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9106017105325057 (11/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento Sociedade Educação e Conhecimento Sse. Campus Gragoatá, Bloco D, sala 538 São Domingos 24210480 - Niterói, RJ - Brasil Telefone: (21) 26292707 Fax: (21) 26292695 URL da Homepage: https://www.uff.br/obsjovem
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-2021. Pesquisa Juventudes no Brasil
      Descrição: O projeto é realizado pela Fundaçión SM, da Espanha, a partir do Projeto Observatorio Joven. Caracterizar a população de jovens referentes a um conjunto de países latino-americanos, analisando as variações das percepções juvenis sobre a vida contemporânea, observando concomitantemente: A caracterização das experiências de jovens em países da América Latina e Espanha; A especificidade do caso brasileiro; Variáveis relevantes das desigualdades que afetam a juventude. O grupo de pesquisadores está responsável pela análise do caso Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Paulo Cesar Rodrigues Carrano - Coordenador / Ana Karina Brenner - Integrante / Mônica Dias Peregrino Ferreira - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante / Regina Célia Reys Novaes - Integrante / Diógenes Pinheiro - Integrante / Miguel Farah Neto - Integrante.
      Membro: Paulo Cesar Rodrigues Carrano.
    2. 2018-Atual. Eu sou muitos: compreendendo imagens e processos de individuacao de jovens estudantes
      Descrição: O projeto categoriza, descreve e analisa fotografias e textos oriundos de duas ferramentas metodológicas em busca de reflexividade com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. As ações intituladas ?Meu Cotidiano em Fotos? e ?Retrato de Estudante? produziram banco de dados com cerca de 5.000 fotografias feitas por estudantes sobre seus cotidianos e entrevistas biográficas sobre trajetórias escolares, além de ensaio fotográfico reflexivo com retratos de mais de cem estudantes. A pesquisa busca compreender a condição juvenil de estudantes universitários em seus processos de individuação e conquista da autonomia. A utilização de dispositivos metodológicos reflexivos na situação de pesquisa procura consolidar campo investigação ancorado na sociologia da individuação aplicada ao contexto de vida de jovens universitários.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Paulo Cesar Rodrigues Carrano - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Paulo Cesar Rodrigues Carrano.
    3. 2012-2018. Jovens Fora de Serie: trajetorias truncadas de jovens do ensino medio no Rio de Janeiro
      Descrição: O projeto de pesquisa busca compreender e revelar as trajetórias de escolarização e os percursos biográficos de jovens estudantes de Ensino Médio de escolas públicas que se encontram em situação de defasagem escolar. Serão focalizados jovens matriculados em turmas regulares, assim como presentes nas classes de Educação de Jovens Adultos (EJA), tanto no período diurno quanto noturno, em cinco municípios de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro. Pretende-se produzir conhecimentos sobre os fatores intervenientes que constituem as trajetórias escolares de jovens no Rio de Janeiro e que incidem sobre o truncamento do fluxo de escolarização. Especial atenção será dada às dinâmicas territoriais e sua incidência sobre as trajetórias escolares. O projeto produziu o filme documentário "Fora de Série". Conheça a página do filme em www.filmedepesquisa.com. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Paulo Cesar Rodrigues Carrano - Coordenador / Ana Karina Brenner - Integrante / Osmar Favero - Integrante / Mônica Dias Peregrino Ferreira - Integrante / Eliane Ribeiro Andrade - Integrante / Eveline Algebaile - Integrante / Elionaldo Fernandes Julião - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo Cesar Rodrigues Carrano.
    4. 2012-2015. A utilizacao das redes sociais eletronicas pelos professores e estudantes das escolas publicas estaduais de ensino medio na regiao de Jacarepagua/RJ
      Descrição: O projeto de pesquisa busca compreender e potencializar a utilização das redes sociais eletrônicas pelos professores e estudantes. Parte-se da premissa que os resultados da pesquisa podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio nas escolas públicas estaduais do Rio de janeiro. A pesquisa se desenvolverá como um estudo de caso através de técnicas quantitativas e qualitativas de pesquisa envolvendo, na condição de co-pesquisadores, professores e estudantes de uma escola pública estadual localizada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Pretende-se estimular com a investigação participante rede de escolas de ensino médio que já se encontram em processo de interação através das redes sociais da internet. A pesquisa buscará compreender e estimular a comunicação pelas redes sociais entre estudantes e professores das escolas públicas estaduais da região do entorno. Uma das diretrizes da ação é favorecer processos de diálogo e criar ambiente na Internet que possibilitem a escuta e a problematização das demandas, reivindicações e sugestões relacionadas com o cotidiano das escolas. O objetivo é estimular mais e melhores diálogos nas escolas e também abrir espaços para que as boas práticas pedagógicas já existentes circulem e que surjam novas experiências de conversação, entendimento e busca de soluções de melhoria das escolas. Pretende-se produzir conhecimentos e registro em vídeo documentário sobre os diálogos que serão promovidos em torno dos usos das tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelas comunidades escolares que serão envolvidas na pesquisa. A pesquisa visa uma maior compreensão dos sujeitos da escola em suas realidades de uso das redes sociais de internet.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Cesar Rodrigues Carrano - Coordenador / Carlos Artexes Simões - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo Cesar Rodrigues Carrano.
    5. 2010-2012. Modos de Vida na cidade de jovens de favela: entre posicoes sociais e singularidades
      Descrição: Este projeto de produtividade em pesquisa dá prosseguimento ao movimento de investigação que tenho empreendido e que tem se preocupado em compreender como jovens em elaboram seus modos de vida em suas relações com os territórios da cidade. O objetivo é a compreensão sobre como jovens de espaços populares constroem a vida em suas circulações pelo bairro e a cidade e como a partir de distintas redes sociais de relacionamentos e ?práticas do espaço? elaboram suas condições de ser jovem no jogo relacional que se dá entre os vetores oriundos das posições sociais ocupadas e as possibilidades e dificuldades que se apresentam no curso das trajetórias individuais. A pesquisa, além do inventário bibliográfico sobre a produção relacionada com o problema de investigação, terá dois ?momentos empíricos?. O primeiro será a retomada analítica do acervo de imagens e sons produzidos em duas pesquisas e um projeto de extensão universitária que desenvolvemos na cidade de Niterói. Essas ações geraram expressiva quantidade de material de entrevistas e filmagens com jovens de espaços populares que foi apenas parcialmente aproveitado na produção de artigos e vídeo-documentário de pesquisa. O segundo momento de produção de dados empíricos e análise será resultado do reencontro com os mesmos jovens e territórios anteriormente investigados atualizando o problema de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Cesar Rodrigues Carrano - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Paulo Cesar Rodrigues Carrano.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (44)
    1. Aula Magna "Da Paixão de aprender à paixão de ensinar"-. 2021. (Outra).
    2. Ciclo de Debates "Introdução à Governança da Internet". 2020. (Seminário).
    3. Seminario Situación de la juventud y desafio de las políticas públicas pos-pandemeia. 2020. (Seminário).
    4. Simpósio Internacional Juventudes e Educação: cenários educacionais em tempos de reformas.Comissão Científica. 2020. (Simpósio).
    5. 38a Reunião Nacional da ANPEd. 2017. (Congresso).
    6. Seminário Ética e Pesquisa em Educação.A natureza e especificidades da pesquisa em Educação e a dimensão ética do trabalho com as fontes e espaços de pesquisa: imagens, documentos, internet e escolas. 2016. (Seminário).
    7. Financiamento à pesquisa e à Pós-Graduação: Problemas e Perspect. 2015. (Simpósio).
    8. Reunião de Diretoria da ANPEd - Dezembro.Participação na reunião de Diretoria da ANPEd. 2015. (Encontro).
    9. Reunião de Diretoria da ANPEd - Junho.Reunião de Diretoria da ANPEd. 2015. (Encontro).
    10. Reunião de Trabalho do FORPRED/Sudeste.Apresentação do Portal da ANPEd e Fórum ANPEd Debate. 2015. (Encontro).
    11. Reunião do Comitê Científico da ANPEd.Apresentação do Portal da ANPEd e Fórum ANPEd Debate. 2015. (Encontro).
    12. Seminário Nacional "Ensino Médio no Brasil": sujeitos, tempos, espaços e saberes.Os jovens e os territórios: os seus saberes e a escola. 2015. (Seminário).
    13. V Seminário de Educação Brasileira.Formação dos Jovens frente aos desafios da sociedade contemporânea. 2015. (Seminário).
    14. XII CONLAB. Jovens produtores: entre a favela-cidade, a cultura e a produção de si. 2015. (Congresso).
    15. 11 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Pesquisa, Educação, Movimentos Sociais e Novos Protagonistas. 2014. (Encontro).
    16. Ciclo de Debates sobre o Ensino Médio: Base Nacional Comum do Currícuulo. 2014. (Outra).
    17. Encuentro Latinoamericano de Educación para Jóvenes y Adultos en Situación de REstricción y Privaacicón de Liberdad.Mesa de Abertura. 2014. (Encontro).
    18. II Jornadas Internacionales ?Sociedades Contempora?neas, Subjetividad y Educacio?n?.UMA ESCOLA PU?BLICA DE ENSINO ME?DIO NAS REDES SOCIAIS DE INTERNET: NOTAS DE PESQUISA. 2014. (Simpósio).
    19. II Seminário olhares: juventude, ensino médio, mídias.As redes sociais na escola e a escola nas redes sociais. 2014. (Seminário).
    20. IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação.OVENS FORA DE SÉRIE: TRAJETÓRIAS TRUNCADAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ? NOTAS DE PESQUISA. 2014. (Outra).
    21. Juventudes e a nova cultura do trabalho. 2014. (Seminário).
    22. Oitavo Encontro de Educadores - Programa integração AABB Comunidades.Trabalho e protagonismo. 2014. (Seminário).
    23. Projeto Menos30.Bate Papo - Projeto Menos30. 2014. (Encontro).
    24. Reunião da Diretoria da ANPEd com os coordenadores de Fóruns Regionais e Reuniões Científicas.Relatório de gestão e planejamento. 2014. (Encontro).
    25. Reunião de Diretoria da ANPEd.Relatório de gestão. 2014. (Outra).
    26. Reunião de Diretoria da ANPEd com cordenadores de GT e Forporpred.Relatório de gestão e planejamento. 2014. (Encontro).
    27. Seminário Sujeitos e Práticas no Ensino Médio.Políticas públicas para o Ensino Médio no Brasil. 2014. (Seminário).
    28. VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Eu não sabia que eu tinha tanto cotidiano: um relato sobre fotografia e reflexidade entre estudantes de Pedagogia. 2014. (Congresso).
    29. VII Seminário do Laboratório Educação e Imagem.Pesquisas com imagem do Observatório Jovem. 2014. (Seminário).
    30. II Seminário do Curso JUBEMI - Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador.O curso Jubemi e o Portal EMdiálogo. 2013. (Seminário).
    31. Reunião Técnica Ensino Médio Integral.Juventude, escola e desafios da aprendizagem em tempos de rede social. 2013. (Oficina).
    32. Seminário Discente 2013.Mediador de Grupo de Trabalho Políticas públicas e movimentos sociais. 2013. (Seminário).
    33. Seminário Internacional Socioeducativo - Seminário Estadual Socioeducativo.A construção social da imagem do jovem perigoso. 2013. (Seminário).
    34. Seminário Nacional sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio.Os eixos temáticos para a formação de professores: o jovem como sujeito do Ensino Médio. 2013. (Seminário).
    35. VII Seminário Internacional 'As redes educativas e as tecnologias': transformações e subversões na atualidade.?A escola tem tudo o que precisamos. O Facebook tem tudo o que gostamos?: estudo de caso sobre as redes sociais de internet numa escola pública de Ensino Médio. 2013. (Seminário).
    36. Juventude Rural e Políticas Públicas.Jovens de comunidades e povos tradicionais. 2012. (Seminário).
    37. Mediação Tecnológica e Interação Social na Escola.Rede, comunicação e linguagem na educação. 2012. (Seminário).
    38. Seminário Nacional de Políticas de Juventude - Debatendo a Juventude Carioca.Juventude e mobilidade urbana. 2011. (Seminário).
    39. Youth, inequalities an the future of Rio de Janeiro.Socialization (youth and the school). 2011. (Seminário).
    40. 34 Encontro Anual da Anpocs.Jovens adultos morando no morro: modos de vida e percursos urbanos. 2010. (Encontro).
    41. Seminário da FEUFF sobre Formação de Professores. 2010. (Simpósio).
    42. Seminário Discente:Ciência e Ideologia: para quem serve a produtividade nas pesquisas em educação?.Documentário. 2010. (Seminário).
    43. Seminário Diversidade na Escola: Educação, Direitos Humanos e Multiculturalismo (UFRRJ).Ser jovem em espaços tempos de ruralidade. 2010. (Seminário).
    44. XV ENDIPE. Educação e Juventude. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (20)
    1. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Comissão Científica do I Simpósio Internacional Juventudes e Educação: cenários educacionais em tempos difíceis. 2020. (Congresso).. . 0.
    2. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; MACIEL, S.. Festival Em casa com a FEUFF. 2020. Festival
    3. CARRANO, Paulo. 39a Reunião Nacional da ANPEd - Comissão Organizadora Local UFF. 2019. (Congresso).. . 0.
    4. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. 38a Reunião Nacional da ANPEd. 2017. (Congresso).. . 0.
    5. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; LUNARDI, G. ; HOFFMANN, A.. II CURTA ANPEd - Mostra Nacional de Filmes de Pesquisa. 2017. Exposição
    6. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Homenagem ao Professor Nilton Bueno Fischer de Educação em Direitos Humanos. 2017. (Outro).. . 0.
    7. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. O Jornalismo e a Educação: pluralizar fontes e complexificar pautas (Coordenação de mesa). 2017. (Congresso).. . 0.
    8. CARRANO, Paulo. XIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - EPEN. 2016. (Congresso).. . 0.
    9. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. 37a Reunião Nacional da ANPEd. 2015. (Congresso).. . 0.
    10. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; HOFFMANN, A. ; SOARES, M. C. S.. CURTA ANPEd - Mostra Nacional de Filmes de Pesquisa. 2015. Exposição
    11. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; PEREIRA, G.. III Festival IMAGENS EMdiálogo. 2014. Festival
    12. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Seminário Sujeitos e Práticas no Ensino Médio: tecendo redes curriculares na relação universidade-escola. 2014. (Outro).. . 0.
    13. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. 2014. (Congresso).. . 0.
    14. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; PEREIRA, G.. II Festival Imagens EMdiálogo - "A escola, a aula e eu". 2013. Festival
    15. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; CARRANO, Paulo ; PAIXÃO, Lea Pinheiro ; COSTA, Marcio. III Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação. 2012. Outro
    16. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; DIOGENES, G. ; DAYRELL, Juarez Tarcísio. I Colóquio Internacional diálogos juvenis. 2012. Outro
    17. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Seminário Internacional Brasil e Portugal: jovens, subjetividades e novos horizontes. 2012. (Congresso).. . 0.
    18. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; PEREIRA, G.. I Festival Imagens EMdiálogo - "Minha vida de estudante". 2012. Festival
    19. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; JULIÃO, Elionaldo Fernandes ; ALVES, N. ; BRENNER, Ana Karina. Ciclo de Debates "O olhar das pesquisas sobre os jovens". 2011. Outro
    20. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Juventude(s): questões e atores no espaço público. 2008. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (5)
    • Paulo Cesar Rodrigues Carrano ⇔ Anete Abramowicz (1.0)
      1. CARRANO, Paulo; ABRAMOVICS, A. ; POCAHY, F.. 'Infâncias, Juventudes, Velhices: olhares interseccionais em Educação'. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Paulo Cesar Rodrigues Carrano ⇔ Maria da Gloria Gohn (1.0)
      1. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; Ghon, Maria da Glória ; Gomes, Ana. Pesquisa, Educação, Movimentos Sociais e Novos Protagonistas. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Paulo Cesar Rodrigues Carrano ⇔ Ronaldo Marcos de Lima Araujo (1.0)
      1. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. JUVENTUDE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: Questões de diversidade e classe da Juventude na Amazônia. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Paulo Cesar Rodrigues Carrano ⇔ Luís Antonio Groppo (1.0)
      1. CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; SPOSITO, Marilia Pontes ; Groppo, L.A. ; BORGES, L. P.. Didáticas e práticas de ensino com as juventudes e as suas possibilidades de insurgências. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Paulo Cesar Rodrigues Carrano ⇔ Ivone Evangelista Cabral (1.0)
      1. CARRANO, Paulo; BRENNER, Ana Karina. Análisis de datos cualitativos. 2017. Curso de curta duração ministrado/Outra
        [ busca Google | busca Bing ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:46