Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Zita Rosane Possamai

ORCID https://orcid.org/0000-0003-4014-5389 Pós-doutoramento na Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle (2014), com o projeto de pesquisa Museu e Fotografia: estudo sobre os museus de educação na França, séculos XIX e XX. Licenciada (1991), Bacharel (1992), Mestre (1998) e Doutora (2005) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, do qual foi coordenadora (2017-2019), no Curso de Museologia, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicaçao, e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação. Bolsista Produtividade do CNPq. Líder no CNPq do Grupo de Estudos em Memória, Patrimônio e Museus (GEMMUS). Tem experiência na área de História, Museologia e Educação, com ênfase em investigação histórica e gestão do patrimônio cultural urbano e museus. Autora e organizadora de artigos e livros sobre História de Porto Alegre, memória, patrimônio, história da educação, história dos museus e educação em museus, entre outros.. Sua dissertação de mestrado teve como temática o museu de cidade e sua tese de doutorado investigou as imagens fotográficas de Porto Alegre. Membro do Conselho Internacional de Museus, do qual compõe o conselho consultivo do comitê brasileiro, e da Associação Nacional de História, da qual foi presidente da seção RS, coordenadora dos GT Acervos e GT história, imagem e Cultura visual e GT Nacional História e Patrimônio Cultural da ANPUH. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história, cidade, patrimônio, museu, educação em museus, história da educação nos museus, história dos museus, cultura visual e fotografia. Foi servidora da Secretaria Municcipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre (1987-2006), onde atuou como pesquisadora na Assessoria de Estudos e Pesquisas (1989-1993); foi membro da Comissão de Restauração do Mercado Público de Porto Alegre (1991-1993); Diretora do Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo (1993-1999); Coordenadora da Memória Cultural (1999-2001); membro do Conselho do Patrimônio Histórico-Cultural de Porto Alegre (1999-2001); membro da Unidade Executora do Projeto Monumenta (2001-2005). Foi docente em vários cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Patrimônio Cultural e Museologia. Foi docente do Centro Universitário Metodista IPA (2000-2006), onde atuou como Coordenadora do Curso de História; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Educação; Coordenadora do Museu IPA. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4910388368160076 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Rua Ramiro Barcelos 2705 Santana 90035007 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33085380 Ramal: 5229 URL da Homepage: https://www.ufrgs.br/fabico
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2016-Atual. Museus de Educacao, um movimento internacional: aproximacoes e distanciamentos entre Franca e Brasil , seculos XIX e XX
      Descrição: O projeto objetiva investigar os museus de educação no Brasil e na França, entre os séculos XIX e XX, verificando a relação destes com uma educação dos sentidos, especialmente uma educação do olhar que promovia o agenciamento da cultura visual, especialmente a fotografia, como material de aprendizagem, documentação e difusão da cultura escolar. O projeto detém-se sobre o estudo comparativo entre os processos de criação do Museu Pedagógico da França e o Pedagogium brasileiro, além de estabelecer relações entre os museus escolares de ambos os países. A investigação dá continuidade a estudo anterior sobre os museus de educação na França que mostrou a pertinência e riqueza de investigação dessa temática no âmbito da História da Educação e, principalmente, da Museologia, uma vez que esse objeto é quase totalmente desconhecido desta última disciplina. O estudo ainda permitiu vislumbrar o potencial para estudos comparativos sobre os museus de educação criados na França e no Brasil, uma vez que ambos os países, assim como diversos outros, situavam-se historicamente num movimento internacional pela criação desses museus no âmbito da educação. Essa investigação situa-se em abordagem comparativa transnacional entre duas experiências empíricas diversas, Brasil e França, cujo objeto investigado, os museus de educação, são também abordados a partir do cruzamento disciplinar entre as áreas da Museologia, da História e da Educação, tendo em vista a necessidade de um olhar multidisciplinar para o estudo dos museus.Com base em abordagem relacional, a pesquisa proposta consiste em levantamento bibliográfico, de documentos escritos e visuais sobre os museus de educação no contexto francês, localizados no Museu Nacional da Educação, na Biblioteca Nacional da França e nos Arquivos Nacionais do Ministério da Educação. Para os dados referentes ao Brasil privilegiar-se-á a busca da produção acadêmica disponível sobre o tema, de modo a realizar os procedimentos comparativos e, em segundo momento, documentação localizada na internet ou no Rio de Janeiro. Assim, na perspectiva da história comparada, buscar-se-á estabelecer quadros de semelhanças e diferenças entre os dois países no que concerne às ideias e às representações em circulação no período sobre a necessidade de criação de museus escolares e pedagógicos para o progresso da educação nacional; sobre as práticas levadas a efeito; sobre as repercussões dessas ideias e práticas na escola. Na perspectiva da história transnacional, buscar-se-á delimitar os contornos de um movimento internacional voltado para a consolidação das ciências em diversos países e que configurou os museus como locus dessa produção e circulação, estendendo-se para o campo da educação com a criação dos museus de educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Zita Rosane Possamai - Coordenador / Ana Celina da Silva - Integrante / Ana Carolina Gelmini de Faria - Integrante / Natalia Thielke - Integrante / Micheli Pereira - Integrante / Ana Cecília Escobar - Integrante / Felipe Contri Paz - Integrante / Clara Ungaretti - Integrante.
      Membro: Zita Rosane Possamai.
    2. 2014-2014. Museu e Fotografia: estudo sobre os museus de educacao na Franca, seculos XIX e XX
      Descrição: O projeto objetiva investigar os museus de educação franceses entre séculos XIX e XX, verificando a relação destes com uma educação dos sentidos, especialmente uma educação do olhar que promovia o agenciamento da cultura visual, especialmente a fotografia, como material de aprendizagem, documentação e difusão da cultura escolar. O principal objeto de investigação constitui-se no Museu Nacional de Educação, situado em Rouen, a 135 km de Paris, e suas coleções, embora também estejam previstas consultas à documentação localizada em outras instituições localizadas em Paris, como a Biblioteca Nacional da França e os arquivos nacionais do Ministério da Educação. O Museu Nacional de Educação de Rouen, ainda em pleno funcionamento constitui-se na investigação sob duas perspectivas: a) como objeto de investigação ao serem buscadas informações sobre sua criação, sobre a formação de suas coleções e sobre as exposições e ações educativas implementadas ao longo dos séculos XIX e XX; b)como depositário de documentos escritos e visuais sobre os museus de educação criados no território francês, a partir do século XIX. Através dos aportes teórico-metodológicos oferecidos pelo cruzamento interdisciplinar entre Museologia, História e Educação, busca-se construir uma genealogia dos museus de educação franceses, em suas diversas modalidades ? desde os museus escolares até os museus nacionais de educação ? verificando práticas e representações que se consubstanciaram em materialidade e visualidade no âmbito de uma educação científica preconizada a partir de pressupostos empiristas do conhecimento. Nesse contexto, a França produziu em escala industrial materiais pedagógicos, os museus escolares, necessários à implantação do método pedagógico Lição de coisas, que colocava alunos e mestres em contato, intermediado pelas imagens, com o concreto; ao passo que criou o museu nacional de educação, constituído como espaço de referência para o aperfeiçoamento dos professores e para a guarda, reunião, pesquisa e exposição dos documentos escritos, materiais e visuais da educação ao longo do tempo. A experiência francesa, desse modo, inspirou ideias e práticas na mesma perspectiva em outros cantos do mundo, incluindo o Brasil, que importou as pranchas didáticas e reinventou em território brasileiro um museu nacional de educação particular, o Pedagogium. Além disso, O estudo dos museus de educação franceses, por outro lado, reveste-se de relevância social e cultural no contexto contemporâneo, no qual se observa um segundo movimento internacional em prol da criação de museus escolares, desta vez não mais balizados no ensino, mas numa preocupação com um dever de memória e vontade de preservação dos patrimônios educativos. Esse movimento vem perpassando diversos países europeus, como França, Espanha e Portugal, podendo ser vislumbrado também em diferentes regiões brasileiras, e reúne em redes professores e pesquisadores preocupados com a investigação e preservação do patrimônio educativo. A reinvenção dos museus escolares ? seja em nova configuração ou em continuidade aos museus escolares do século XIX ? demonstra a pertinência social e a relevância científica do tema e do plano de trabalho aqui proposto, cuja investigação em muito contribuirá para a compreensão dos museus de educação, possibilitando o entrecruzamento entre o passado e presente com vistas à preservação do patrimônio educativo na contemporaneidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Zita Rosane Possamai - Coordenador / François Mairesse - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Zita Rosane Possamai.
    3. 2013-2016. Museu no espaco escolar: de laboratorio de aprendizagem a musealizacao contemporanea (Rio Grande do Sul, seculo XX)
      Descrição: Esse projeto consiste no levantamento e pesquisa histórica dos museus em espaço escolar do estado do Rio Grande do Sul, verificando a relação desses espaços com a cultura visual da escola. Busca mapear os museus de educação instalados em espaço escolar no Rio Grande do Sul, construindo suas genealogias, identificando e caracterizando suas coleções, especialmente os acervos visuais e fotográficos com vistas à realização de futuras investigações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Zita Rosane Possamai - Coordenador / Nara Witt - Integrante / Rita Magueta - Integrante / Felipe Contri - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Zita Rosane Possamai.
    4. 2010-2012. Memoria, Patrimonio e Educacao: aproximacoes teorico-metodologicas
      Descrição: Esse projeto de pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica sobre a temática do patrimônio relacionada à problemática da memória e da educação, com vistas à publicação de obra de referência sobre o tema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Zita Rosane Possamai - Coordenador / Maria Cristina Padilha Leitzke - Integrante / Ana Carolina Gelmini de Faria - Integrante / Caudia Feijó - Integrante / Gabriel Focking - Integrante / Nara Witt - Integrante / Ludimilla Fagundes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Zita Rosane Possamai.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Premio Rodrigo Melo Franco Andrade - Selecao Rio Grande do Sul, Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional.. 2011.
      Membro: Zita Rosane Possamai.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (63)
    1. 30º Simpósio Nacional de História. 2019. (Simpósio).
    2. IV Seminário Brasileiro de Museologia.Os museus pedagógicos nacionais: aproximações entre França e Brasil (Século XIX). 2019. (Seminário).
    3. II Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural - GT ANPUH.Patrimônio, Educação e Museus: retrospectivas, continuidades e perspectivas no contexto das políticas públicas. 2018. (Seminário).
    4. 3º Seminário Brasileiro de Museologia. 2017. (Seminário).
    5. Fórum da Rede Nacional de Museus e Coleções Universitários. 2017. (Outra).
    6. IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual.Repertórios Visuais: gestão, pesquisa e acesso. 2017. (Encontro).
    7. Seminário de História Social da Cultura.O lugar da história no campo do patrimônio. 2017. (Seminário).
    8. XI Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos - XI CIEIA. ST História e Imagens: olhares, tempos e lugares. 2017. (Congresso).
    9. 37 International Standing Conference for the History of Education - ISCHE.National museums of education and a new scientific culture in the nineteenth century. 2015. (Simpósio).
    10. I Encontro de Educação para o Patrimônio do CHC Santa Casa.Leituras da Cidade. 2015. (Encontro).
    11. II Seminário Brasileiro de Museologia.A pesquisa em Museologia no Sul do Brasil. 2015. (Seminário).
    12. XII Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasileiros.Museu de Percurso e Cultura Material. 2015. (Encontro).
    13. 20º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.Museus escolares em Porto Alegre: relações com o ensino e a memória. 2014. (Encontro).
    14. 37º Simpósio Internacional do ICOFOM. 2014. (Simpósio).
    15. Arquitetura de Museus de Colecionadores. 2014. (Encontro).
    16. Collectionner l?autre et l?ailleurs: de la curiosité à la reconnaissance?. 2014. (Encontro).
    17. Croire (encore) em la photographie?. 2014. (Encontro).
    18. Festival de História da Arte. 2014. (Outra).
    19. L?État et le Patrimoine Photographique: acteurs et témoins (XXe-XX siècles). 2014. (Encontro).
    20. La médiation dans les musées: perspectives internationales. 2014. (Encontro).
    21. Quelle histoire pour le photojournalisme?. 2014. (Encontro).
    22. VI Jornadas Científicas da SEPHE, Pedagogía Museística: practicas, usos didáticos e investigación del patrimônio educativo. 2014. (Simpósio).
    23. 13 Fórum Estadual de Museus. 2013. (Outra).
    24. 13º Fórum Estadual de Museus.Grupo de Trabalho 4 sobre Formação, Capacitação e Pesquisa. 2013. (Outra).
    25. 23 Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM). 2013. (Outra).
    26. I Simpósio Internacional de Pesquisa em Museologia -SINPEM. 2013. (Simpósio).
    27. XI Jornada de História Cultural: Cidade, memória e identidade. 2013. (Encontro).
    28. Dos Ofícios de Clio III.História e Memória. 2012. (Encontro).
    29. XI Encontro Estadual de História - História, memória e patrimônio. 2012. (Encontro).
    30. 17º Encontro da Associação Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação. 2011. (Encontro).
    31. 3ª Semana de Museus de São Leopoldo e 9ª Semana Nacional de Musues.Museu, Memória e Museologia. 2011. (Outra).
    32. ANPUHRS / atividade integrante da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre - Leituras de História Cultural / Mesa-redonda Teatros da História: Teatro, História, Ditadura e Anistia. 2011. (Outra).
    33. Encontro da Rede de Professores Universitários do Campo de Museologia. 2011. (Encontro).
    34. I Encontro do GT História, Imagem e Cultura Visual - ANPUH/RS.Pitoresca e bucólica: narrativas fotográficas urbanas dos irmãos Ferrarri. 2011. (Encontro).
    35. III Encontro Nacional de Estudos da Imagem (III ENEIMAGEM).Comunicação Oral Leituras da cidade: educação para o patrimônio urbano. 2011. (Encontro).
    36. I Jornada de História da História do Rio Grande do Sul : lugares e gêneros.Museu Julio de Castilhos. 2011. (Outra).
    37. I Seminário de História e Patrimônio - Diálogos e Perspectivas.O Historiador e o campo do patrimônio. 2011. (Seminário).
    38. Mesa Redonda - Bairro, cidade:percursos do Bom Fim.Bom fim: fluidez, movimento e mudança. 2011. (Outra).
    39. MUHM Vai à escola: Papos de Professor.Leituras da Cidade: possibilidades de educar para a memória. 2011. (Outra).
    40. Painel Dia do Historiador.O ofício do historiador: desafios, limites e perspectivas. 2011. (Outra).
    41. Palestra Leituras da Cidade: o que ler e o que ver para conhecer Porto Alegre.Leituras da Cidade: o que ler e o que ver para conhecer Porto Alegre. 2011. (Outra).
    42. Palestra Memória - Uni AMRIGS.Memória, história e esquecimento. 2011. (Outra).
    43. Palestra no Curso de Mestrado em História da Universidade Fedral de Santa Maria.Fotografia na Pesquisa Histórica. 2011. (Outra).
    44. Semana Acadêmica Integrada das Ciências da Informação.Museu do Holocausto: reflexões sobre história, memória e esquecimento. 2011. (Outra).
    45. VI Jornada de Estudos ANPUHRS / atividade da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre - Palestra A História e os Museus: Desafios da Educação na Contemporaneidade. 2011. (Outra).
    46. XVII Jornada de Ensino de História e Educação - Ensino de História no Cone Sul: Patrimônio Cultural, Territórios e Fronteiras.Patrimônio e identidade: Qual o lugar da História?. 2011. (Outra).
    47. XVII Jornada de Ensino de História e Educação - Ensino de História no Cone Sul: Patrimônio Cultural, Territórios e Fronteiras. 2011. (Outra).
    48. "Dos Ofícios de Clio II: limites e desafios da multidisciplinaridade" - promovido por GT Acervos, Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul.Patrimônio, memória e educação". 2010. (Seminário).
    49. 12 Fórum Estadual de Museus.Museu Comunitário: conexões de saberes entre a comunidade e a academia. 2010. (Encontro).
    50. 16 Encontro da Associação Sul Rio Grandense de História da Educação.Patrimônio e história da educacao: aproximacoes e possibilidades de pesquisa. 2010. (Encontro).
    51. Ciclo de Debates sobre Acervos Fotográficos.Fotografia e curadoria: a problemática dos acervos visuais. 2010. (Outra).
    52. Dos Ofícios de Clio II: limites e desafios da multidisciplinaridade.Patrimônio, memória e educação.. 2010. (Seminário).
    53. Dos Ofícios de Clio II: limites e desafios da multidisciplinaridade.Leituras da Cidade: educação para o patrimônio. 2010. (Seminário).
    54. ICOM CECA Anual Conference e 22 International Conference of Museus. The youth, the museum and the affirmative politics in Brazil. 2010. (Congresso).
    55. II Seminario Investigación en Museologia.O museu e as transformacoes sociais: consideracoes sobre um projeto de acao afirmativa. 2010. (Seminário).
    56. Museu, História e Educação: interlocucoes.Uma história visual da educação: invetigacoes sobre fotografias, museu e edificacoes escolares. 2010. (Outra).
    57. Museus, Museologia e Educação: Aproximações Teóricos-Metodológicas. 2010. (Outra).
    58. Semana Acadêmica do Curso de história UFRGS.A fotografia como documento histórico. 2010. (Encontro).
    59. Seminário Nacional O Ofício do Curador. 2010. (Seminário).
    60. Seminário Temático Memória e Patrimônio.Patrimônio: um conceito em transformação. 2010. (Seminário).
    61. VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educacao. Liçoes de Coisas no museu: o método intuitivo e o Museu do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, nas primeiras décadas do século XX. 2010. (Congresso).
    62. X Encontro Estadual de Historia ANPUHRS. 2010. (Encontro).
    63. XXX Colóquio do Comitê de História da Arte.A cidade nos álbuns fotogrãficos. 2010. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (39)
    1. POSSAMAI, Z. R.; JULIÃO, Letícia. Simpósio Temático Museus, História e Educação: retrospectivas e perspecttivas. 2019. Outro
    2. POSSAMAI, Z. R.; STEPHANOU, M. ; GIOVANAZ, M.. O Livro e o Museu 2 - O dever de memória e os Diários e Casa de Anne Frank. 2019. Outro
    3. POSSAMAI, Z. R.. Encontros de Patrimônio, Museus e Artes. 2018. (Outro).. . 0.
    4. POSSAMAI, Z. R.. Membro da Comissão Organizadora das Sessões do XXIX Salão de Iniciação Científica. 2017. (Outro).. . 0.
    5. POSSAMAI, Z. R.; JULIÃO, Letícia. Simpósio Temático Um balanço dos museus em tempos de crise: novos atores e novas questões ou a celebração do mesmo?. 2017. Outro
    6. POSSAMAI, Z. R.; SOUZA, G. ; SEVERINO, J. R.. I Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural. 2016. Congresso
    7. POSSAMAI, Z. R.; MONTEIRO, Charles ; ETCHEVERRY, C. ; RIBEIRO, C. ; MACCARI, A. ; SILVA, A. C. ; FARIA, A. C. G.. III Encontro História, Imagem e Cultura Visual. 2015. Outro
    8. POSSAMAI, Z. R.; RIBEIRO, C.. Simpósio Temático 2 - Memória, Educação e Patrimônios Visuais. 2015. Outro
    9. POSSAMAI, Z. R.; STEPHANOU, M. ; Quadros, C. de. História da educação e as culturas do pampa: diálogos entre Brasil e Uruguai (ASPHE). 2015. Outro
    10. POSSAMAI, Z. R.; JULIÃO, Letícia. GT Museologia e História: cruzamentos disciplinares - II SEBRAMUS. 2015. Outro
    11. POSSAMAI, Z. R.; STEPHANOU, M. ; Quadros, C. de ; ALMEIDA, Dóris Bittencourt ; Bastos, M. H. C.. 21º Encontro Sul-Riograndense de Pesquisadores em História da Educação. 2015. Outro
    12. POSSAMAI, Z. R.; JULIÃO, Letícia. Simpósio Temático História, Museus e Museologia: velhos e novos desafios ? XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. Outro
    13. Mendonça, E. ; Costa, Carlos ; JULIÃO, Letícia ; DUARTE, Manuelina ; CURY, Marilia Xavier ; POSSAMAI, Z. R.. I Seminário Brasileiro de Museologia - SEBRAMUS. 2014. Outro
    14. POSSAMAI, Z. R.; STEPHANOU, M. ; Quadros, C. de ; ALMEIDA, D. B. ; GIL, N.. 20º Encontro Sulriograndense dos Pesquisadores em História da Educação. 2014. Outro
    15. POSSAMAI, Z. R.; LEAL, E. ; MONTEIRO, Charles ; SÁ, Claudio ; RIBEIRO, C. ; CANABARRO, Ivo ; ETCHEVERRY, C.. II Encontro História, Imagem e Cultura Visual. 2013. Outro
    16. POSSAMAI, Z. R.. 13 Fórum Estadual de Museus. 2013. (Outro).. . 0.
    17. POSSAMAI, Z. R.; MACHADO, E. ; STODUTTO, M.. Alices: cenários de vida e arte. 2013. Exposição
    18. POSSAMAI, Z. R.; STEPHANOU, M. ; TAMBARA, E. ; GASTAUD, C. ; PERES, Eliane ; ALMEIDA, D. B. ; ARRIADA, E.. 19º Encontro da Associação de Pesquisadores Sul-Riograndenses em História da Educação. 2013. Congresso
    19. POSSAMAI, Z. R.; SÁ, Claudio ; MONTEIRO, Charles ; LEAL, E. ; SANTOS, A. ; HARRES, M. M. ; BILHÃO, I. ; JARDIM, Rejane ; SCHIAVON, C. ; SENA, Adriana ; MATOS, Julia. XI Encontro Estadual de História - História, memória e patrimônio. 2012. Congresso
    20. POSSAMAI, Z. R.; PINHEIRO, Áurea. 3º Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural. 2012. Congresso
    21. POSSAMAI, Z. R.. VI Jornada de Estudos ANPUHRS / Palestra - A História e os Museus: Desafios da Educação na Contemporaneidade. 2011. (Outro).. . 0.
    22. POSSAMAI, Z. R.; MONTEIRO, Charles. X Encontro Estadual de Historia Simposio Tematico Imagem, fotografia e cultura visual. Formas de producao, circulacao e usos sociais das imagens no tempo. 2010. Congresso
    23. POSSAMAI, Z. R.; MACHADO, E. ; BRUNO, M. C. O. ; Muratore, E.. Museus, Museologia e Educacao: aproximacoes teórico-metodológicas. 2010. Outro
    24. POSSAMAI, Z. R.; QUEVEDO, E. ; CARDOSO, Claudira. Seminário Dos ofícios de Clio II: limites e desafios da multidisciplinaridade. 2010. Outro
    25. POSSAMAI, Z. R.. Laboratório de Criação Museográfica - CRIAMUS. 2010. (Outro).. . 0.
    26. POSSAMAI, Z. R.. Rede Porto Alegre Memória Educação. 2010. (Outro).. . 0.
    27. POSSAMAI, Z. R.. Rede Porto Alegre Memória Educação. 2010. (Outro).. . 0.
    28. POSSAMAI, Z. R.. 10º Salão de Extensão: Mostra Em tempos de Conexões. 2009. (Outro).. . 0.
    29. POSSAMAI, Z. R.. Conexões de saberes: Diálogos entre a universidade e as comunidades populares 2009. 2009. (Outro).. . 0.
    30. POSSAMAI, Z. R.. Conexões se Saberes: Diálogos entre universidade e as comunidades populares 2009. 2009. (Outro).. . 0.
    31. POSSAMAI, Z. R.. Conexões de saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares 2009. 2009. (Outro).. . 0.
    32. POSSAMAI, Z. R.. IX Encontro Estadual de História. 2008. (Congresso).. . 0.
    33. POSSAMAI, Z. R.. Semana indígena na Faced. 2008. (Outro).. . 0.
    34. POSSAMAI, Z. R.. Formação de Educadores Populares - TV Nagô - FERES. 2008. (Outro).. . 0.
    35. POSSAMAI, Z. R.. Curso de Extensão Leituras da Cidade: Porto Alegre e seu patrimônio. 2007. (Outro).. . 0.
    36. POSSAMAI, Z. R.. Novembro Negro. 2007. (Outro).. . 0.
    37. POSSAMAI, Z. R.. Curso Porto Alegre: construção do espaço urbano. 1994. (Outro).. . 0.
    38. POSSAMAI, Z. R.. Curso Museologia Social. 1994. (Outro).. . 0.
    39. POSSAMAI, Z. R.. Palestras Olhares sobre a cidade. 1993. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30