Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Vera Maria Ribeiro Nogueira

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1967), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona - Departamento de Sociologia - Seminário de Análise de Politicas Pública - SAPS (2007). Professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina e professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas. Pesquisadora do CNPq. Editora da Revista Sociedade em Debate da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de saúde em áreas fronteiriças, direito à saúde, ação profissional, análise e avaliação de políticas sociais. Orientadora de doutorado e de pós-doutorado. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6925549508843228 (07/07/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Católica de Pelotas, Centro de Ciências Jurídicas Sociais e da Administração. Rua Felix da Cunha 412 Sala 305B Centro 96010000 - Pelotas, RS - Brasil - Caixa-postal: 0 Telefone: (53) 21288291 Ramal: 0 Fax: (53) 0 URL da Homepage: www.ucpel.tche.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Serviço Social
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2021-Atual. A covid-19 em regioes transfronteiricas: consequencias e impactos na institucionalidade dos sistemas locais de saude e protecao social
      Descrição: Esta proposta de investigação se alinha e dá continuidade aos estudos sobre proteção social e saúde em fronteiras internacionais no Mercosul. No cenário atual de crise sanitária e econômica e suas consequências, tem como foco as alterações nos sistemas de saúde e proteção social causadas pela pandemia de covid-19 na região transfronteiriça compreendida entre o Brasil e os demais países integrantes do Mercosul.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Vera Maria Ribeiro Nogueira - Coordenador / Maria Geusina Da Silva - Integrante / Stella Mary Garcia - Integrante / Helenara Fagundes - Integrante / Vini Rabassa da Silva - Integrante / Elizabeth Cerchiaro Ortega - Integrante / Nora Margarida Jaquier - Integrante / carmen garcia - Integrante / Celmira Bentura Alonso - Integrante / Ineiva Terezinha Kreutz - Integrante / Liliana Wholein - Integrante / Juliana Domingues - Integrante.
      Membro: Vera Maria Ribeiro Nogueira.
    2. 2018-Atual. Cooperacao transfronteirica e Cidadania social: ampliacao, impasses e limites
      Descrição: Esta proposta de investigação tem como foco apreender como se processa a ação dos sujeitos políticos públicos locais ? gestores e profissionais - em relação à cooperação transfronteiriça, considerada um dos elementos decisivos para garantir a cidadania social em relação à proteção integral a saúde e a assistência social da população residente na área da fronteira. Esta cooperação, para além do plano discursivo e legal, se concretiza na inclusão dos cidadãos transfronteiriços que demandam ações e serviços em municípios que não o de sua residência. Esta inclusão, prevista nos acordos assinados pelos países integrantes do MERCOSUL e internalizados na ordem jurídica dos Estados parte, não vem sendo obtida nas fronteiras do bloco, com poucas experiências que respeitam os pactos estabelecidos nos acordos internacionais. Desta afirmativa decorre a indagação inicial que motivou este estudo - se existe a garantia de acesso no plano legal/jurídico, porque tal não ocorre? Não se desconhece que a cooperação transfronteiriça sofre o impacto de vários fatores, tais como as distinções entre os países quanto à forma orgânica do aparato estatal subnacional, os níveis de complexidade diferenciados dos sistemas de proteção social e saúde, a relação do nível local com o nacional e o protagonismo dos gestores e profissionais. Entretanto, resultados de estudos anteriores apontam a relevância inconteste dos sujeitos políticos do nível local para o êxito ou fracasso das políticas públicas para inclusão dos não nacionais. Paradoxalmente não há estudos específicos sobre a ação destes agentes públicos nos aspectos éticos, políticos, profissionais e também sobre quais as mediações, as ações realizadas e os determinantes éticos e políticos que os orientam no sentido de realizar, ou não, ações encaminhando a cooperação entre os sistemas de saúde e assistência social. Como não foram identificados estudos nesta perspectiva definiu-se como objetivo geral apreender como se processa a mediação dos sujeitos políticos locais na produção de políticas públicas de saúde e assistência social propiciará reconhecer os avanços, impasses e limites para a cooperação transfronteiriça na linha de fronteira dos países do MERCOSUL. Os objetivos específicos principais preveem: identificar como ocorre a apropriação dos dispositivos nacionais e normativas do MERCOSUL relacionadas à demanda estrangeira; conhecer as competências e estratégias utilizadas pelos gestores e profissionais na ação transfronteiriça; apreender como mediações realizadas expressam uma determinada concepção de cidadania social; avaliar em que medida a complexidade dos sistemas de saúde e assistência social disponíveis interfere na cooperação transfronteiriça; resgatar as experiências positivas de cooperação transfronteiriça, assinalando os seus fatores determinantes. As metas, a serem alcançadas dos dois lados da fronteira, compreendem a descrição da organização institucional dos sistemas locais de saúde e assistência social e os serviços prestados, a atualização da legislação transfronteiriça (legislação nacional, acordos e pactos entre os países e as decisões do MERCOSUL) no campo da saúde e assistência social, o estabelecimento do perfil profissional e as vinculações éticas e políticas dos agentes estatais, a reconstrução da dinâmica processual da ação dos agentes locais na implementação das políticas de saúde e assistência social favorecendo, ou não, a construção da dimensão social da cidadania. Os dados necessários para a análise pretendida serão obtidos através de pesquisa documental e entrevistas em profundidade. As legislações, regulamentações jurídico-administrativas, os serviços e ações prestados nas duas dimensões e os acordos e pactos bilaterais e trilaterais, as decisões do MERCOSUL sobre fronteiras serão resgatadas através do estudo documental. A centralidade a orientar a pesquisa documental. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Vera Maria Ribeiro Nogueira - Coordenador / Maria Geusina Da Silva - Integrante / Stella Mary Garcia - Integrante / Vini Rabassa da Silva - Integrante / Celmira Bentura - Integrante / Elizabeth Cerchiaro Ortega - Integrante / Nora Margarida Jaquier - Integrante / Jorge Hugo Centeno - Integrante / Helenara Silveira Fagundes - Integrante / Ineiva Terezinha Kreutz - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 3
      Membro: Vera Maria Ribeiro Nogueira.
    3. 2017-2017. Cidadania em zonas de fronteiras - o caso do Mercosul - institucionalidade das politicas de protecao social
      Descrição: Este projeto decorre de convocatória para consultoria para o Instituto Social do MERCOSUL ? Cidadania em áreas de fronteira ? o caso do MERCOSUL. Tem como objetivo geral conhecer o nível de institucionalidade da proteção social nas áreas da assistência social, saúde, previdência social e educação na fronteira entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Este objetivo geral desdobra-se nos objetivos específicos a seguir: - Identificar os dispositivos jurídicos, administrativos e programas regionais e nacionais relacionados à garantia do direito de cidadania nas áreas de Saúde, Educação, Previdência e Assistência Social;- Caracterizar a demanda de serviços requisitados pelos habitantes das cidades gêmeas Posadas- Ar/Encarnación-Par; Concordia-Ar/Salto-Uru; Puerto Iguazu-Ar/Ciudad del Este-Par/Foz do Iguaçu-Br; Guaíra-Br/Salto do Guairá-Par; Bernardo de Irigoyen- Ar/Dionísio Cerqueira-Br; Santana do Livramento-Br/Rivera-Uru nas áreas da saúde, assistência social, educação e previdência social ao transitar entre as fronteiras dos países do bloco regional; - Conhecer os recursos disponíveis das áreas acima indicadas e sua disponibilidade efetiva nos municípios fronteiriços entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; - Identificar os processos de cooperação existentes e as dinâmicas de inclusão e exclusão nas políticas de Assistência Social, Seguridade Social, Saúde e Educação; - Organizar um banco de dados de estudos acadêmicos (diagnósticos, gestão, programação e avaliação) relacionados à garantia da cidadania social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Vera Maria Ribeiro Nogueira - Coordenador / Maria Geusina Da Silva - Integrante / Daniela Castamann - Integrante / Helenara Fagundes - Integrante / Vini Rabassa da Silva - Integrante / Elizabeth Cerchiaro Ortega - Integrante / Jorge Hugo Centeno - Integrante / Celmira Bentura Alonso - Integrante / Nora Margarita Jacquier - Integrante / Ineiva Terezinha Kreutz - Integrante. Financiador(es): Instituto Social del Mercosur - Remuneração. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Vera Maria Ribeiro Nogueira.
    4. 2016-2021. Direito a saude, politicas publicas e sujeitos profissionais: um estudo nas cidades gemeas da fronteira Arco Sul
      Descrição: Esta proposta dá continuidade a um programa de pesquisa, iniciado em 2003, sobre a fruição do direito à saúde para os não nacionais residentes na faixa de fronteira Arco Sul. Mantém como eixo orientador a noção que o acesso aos bens e serviços de saúde através de políticas públicas é um direito de de cidadania e não de necessidade (TELLES, 1994), incorporando valores justos e universais materializados por práticas profissionais e institucionais que espelhem estes valores. Por esta razão entende-se a gestão, quando efetivamente democrática, como um dos componentes essenciais para o acesso e fruição do direito à saúde. Assim, as questões norteadoras que orientam o projeto atual têm como referência ética os valores acima indicados e decorrem dos resultados de estudos, dissertações e teses produzidos pela equipe de pesquisa sobre o tema ao longo da última década. Identificou-se uma reduzida alteração nos processos de inclusão pretendidos, e as medidas instituídas ao longo do período ficaram distante dos resultados previstos. O objetivo geral da proposta é o de compreender como os agentes implementadores apreendem e interferem na produção de políticas públicas locais de saúde relacionadas à inclusão dos não nacionais ao sistema local de saúde. As ponderações acima resumidas sinalizam para a questão central a ser abordada, ou seja, o que explicaria a reduzida efetividade das políticas públicas para inclusão dos não nacionais nos sistemas locais de saúde? Uma das hipóteses levantadas para explicar o frágil desempenho da ação pública em nível local refere-se ao processo de implementação das políticas, aspecto que vem sendo reafirmado de forma recorrende na literatura sobre avaliação de políticas públicas (BORRAZ e GUIRAUDON, 2010; FARIA, C.A.P, 2002, 2005, 2012; FREY, 2000) e expressa nos resultados dos estudos realizados. É o momento da aplicação das decisões, o mis en oeuvre, caracterizando o momento em que a ação pública se confronta com a realidade através da aplicação das diretrizes governamentais (BOUSSAGUET, JACQUOT, RAVINET, 2010). Aprofundando a dimensão da implementação, a literatura recente realça a proeminência dos agentes profissionais implementadores para o êxito ou fracasso das políticas locais (ABRUCIO, 2006, 2015; LOTTA, 2010, 2012, 2015; OLIVEIRA, 2012; OLIVEIRA e ABRUCIO, 2011; PIRES, 2012). Como mencionado anteriormente, pari-passu ao reconhecimento de sua relevância há a constatação do desconhecimento sobre estes sujeitos políticos ? perfil sócio-profissional, atribuições, influência e competência para materializar as políticas públicas . É sobre esta questão que se constrói esta proposição de investigação, que tem um cunho exploratório, pois não se identificou na revisão bibliográfica estudo similar tanto na grande área das ciências sociais como no serviço social.O problema de pesquisa e seu desenho teórico-metodológico sinalizam para as questões norteadoras iniciais que podem ser assim resumidas: onde reside o protagonismo dos sujeitos implementadores das políticas do Estado no trânsito entre o aspecto formal das políticas e a sua materialização? Como se expressa este protagonismo? Em que medida são condicionados por práticas tradicionais ou detem uma relativa autonomia de ação? Qual é o perfil sócio-profissional dos sujeitos implementadores? Quais os valores que perpassam sua apreensão sobre a política de saúde? Em que medida sua cultura política interfere em suas funções? Quais são as mediações democráticas possíveis? Como é a interação entre os agentes implementadores de médio dos três níveis hierárquicos? Quais as formas de apropriação das políticas e outros dispositivos relativos à fruição do direito à saúde? Como são reconstruídas nas relações com os agentes de ponta? Como os agentes de ponta interpretam a relação com os agentes de médio escalão?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Vera Maria Ribeiro Nogueira - Coordenador / Maria Geusina Da Silva - Integrante / Stella Mary Garcia - Integrante / Helenara Fagundes - Integrante / Elizabeth Cerchiaro Ortega - Integrante / Nora Margarida Jaquier - Integrante / Jorge Hugo Centeno - Integrante / Maria Carmen Garcia - Integrante / Celmira Bentura Alonso - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 1
      Membro: Vera Maria Ribeiro Nogueira.
    5. 2014-2016. Pactos, protocolos e o protagonismo dos atores politicos locais: impasses e condicionantes para o acesso aos bens e servicos de saude na linha da fronteira Arco-Sul
      Descrição: Objetivo geral - Identificar como as inovações nos dispositivos jurídicos - administrativos e relacionais que vem ocorrendo na linha de fronteira incidem sobre a tríade desigualdade territorial em saúde, direito à saúde e acesso aos bens e serviços de saúde, com ênfase no papel desempenhado pelos atores políticos locais. Objetivos específicos - Atualizar, nos quatro países, o repertório acerca dos dispositivos jurídicos - administrativas e as diretrizes nacionais relacionadas às políticas incidentes sobre a tríade desigualdade territorial em saúde, políticas de saúde e direito à saúde. - Identificar as experiências e iniciativas governamentais e mistas - sociedade civil e organizações governamentais - relacionadas às ações de cooperação trans-fronteiriças; - Resgatar a dinâmica do processo de institucionalização das políticas locais e o papel dos atores políticos nesse processo, revelando os tipos e as formas de relação estabelecidas entre sociedade política e sociedade civil. Será um estudo multicêntrico, assim considerado na perspectiva por ser realizado em diferentes países. Para assegurar a validade dos resultados os estudos multicêntricos precisam ser idênticos e conduzidos da mesma maneira em cada um locais onde se realiza, ainda que o planejamento da pesquisa deva considerar contextos locais (DAHAI, 2006). Será repetido o plano técnico-organizativo das pesquisas anteriores, ou seja, em cada uma das universidades estrangeiras haverá um coordenador responsável pelo encaminhamento das atividades previstas. Será preservada autonomia de cada um dos centros de investigação, mas procurar-se-á a unificação das abordagens e dos procedimentos de coleta e sistematização das informações (NOGUEIRA, 2009), o que será realizado nos Seminários previstos.Serão entrevistados em profundidade os gestores do sistema local de saúde e quatro 12 informantes qualificados - profissionais ou polcy makers - nas cidades gêmeas definidas como campo de pesquisa: Argentina ? Puerto Iguaçu e Bernardo Irigoyen; Brasil - Foz do Iguaçu, Guaíra, Dionísio Cerqueira, Quaraí e Santana do Livramento; Paraguai - Ciudad Del Leste e Salto do Guairá; Uruguai ? Rivera e Artigas. O estudo documental incluirá a legislação, as portarias, programas, acordos em nível nacional e municipal relativos à atenção em saúde nas fronteiras nos quatro países.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vera Maria Ribeiro Nogueira - Coordenador / Maria Geusina Da Silva - Integrante / Stella Mary Garcia - Integrante / Celmira Bentura - Integrante / Elizabeth Cerchiaro Ortega - Integrante / Nora Margarida Jaquier - Integrante / Elias de Sousa Oliveira - Integrante / carmen garcia - Integrante / Jorge Hugo Centeno - Integrante / Helenara Silveira Fagundes - Integrante / Juliana Domingues - Integrante / Ineiva Terezinha Kreutz - Integrante / Daniela Castamann - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1
      Membro: Vera Maria Ribeiro Nogueira.
    6. 2013-2015. Uma questao e duas temporalidades: o direito a saude na fronteira MERCOSUL - 2003-2013
      Descrição: Esta proposta fecha um ciclo de dez anos de investigação e situa-se como um estudo comparativo entre 2003 e 2013. Pretende conhecer como os gestores e profissionais de saúde concebem o direito à saúde na linha da fronteira Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, comparando com os resultados obtidos em 2003. O estudo se justifica devido às alterações ocorridas nos quadros políticos, econômicos e sociais nos países integrantes do MERCOSUL, com reverberações éticas, políticas e jurídico-administrativos nos sistemas locais de saúde nas fronteiras. As conclusões, em 2003, evidenciavam uma concepção restrita do direito à saúde, especialmente relacionada à demanda de não nacionais. Mudanças no panorama político latino-americano com a vitória de candidatos de centro-esquerda e a situação de extrema pobreza conduziram a uma revisão no papel dos Estados nacionais. Retoma-se, no plano discursivo, a ênfase sobre o direito universal e integral à saúde. A partir de 2002, desponta um leque de iniciativas na região, alterando o significado e as ações programáticas em relação à proteção social, ao direito à saúde e a concepção de fronteiras, entendendo ser um espaço geopolítico chave para o processo de integração regional em curso. A questão de fundo é ? até que ponto estas alterações foram incorporadas pelos gestores e profissionais de saúde no plano da fruição dos direitos e não apenas no plano legal e discursivo. Ou seja, os investimentos financeiros, políticos e em recursos humanos realizados pelos governos nacionais e pelo Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL ? FOCEM, nas áreas fronteiriças contribuíram para reverter o quadro identificado há 10 anos sobre o direito à saúde? Os objetivos principais são comparar a concepção de direito à saúde enquanto um discurso, prática e valor, encontrados em 2003, com a dominante em 2013, identificar as alterações no plano ético-político, jurídico-administrativo e programático na linha de fronteira entre Argentina, Brasil, Uruguai e Pa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Vera Maria Ribeiro Nogueira - Coordenador / Ivete Simionatto - Integrante / Regina Celia Tamaso Mioto - Integrante / Lislei Terezinha Preuss - Integrante / Stella Mary Garcia - Integrante / Ligia Giovanella - Integrante / Keli Regina dal Prá - Integrante / Jose Adelantado - Integrante / Celmira Bentura - Integrante / Elizabeth Cerchiaro Ortega - Integrante / Nora Margarida Jaquier - Integrante / Luisa dos Santos - Integrante / Carla Katz Santo - Integrante / carmen garcia - Integrante / Jorge Hugo Centeno - Integrante / Silvana Marta Tumeleiro - Integrante / Helenara Silveira Fagundes - Integrante / Julaina Domingues - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 44
      Membro: Vera Maria Ribeiro Nogueira.
    7. 2012-2013. Cooperacao transfronteirica em saude: dispositivos juridicos e administrativos e direito a saude nas cidades de linha de fronteira Brasil-Uruguai
      Descrição: Esta proposta de pesquisa aborda o tema da cooperação transfronteiriça e tem como objetivo identificar os dispositivos jurídicos-administrativos e relacionais que vem ocorrendo na linha de fronteira sobre a tríade desigualdade territorial em saúde, políticas de saúde e direito à saúde. Os dispositivos jurídicos-administrativos se constituem na legislação e nas normativas programáticas destinadas a equalizar o direito à saúde dos cidadãos dos blocos regionais nas franjas fronteiriças. Podem ser classificados como inovadores na medida em que são formulados a partir de meados dos anos 2000 e alguns rompem com a visão clássica de espaço territorial nacional, como por exemplo os Acordos Bilaterais Brasil-Argentina (BRASIL, 2004) e Brasil-Uruguai (BRASIL, 2003). Outros apontam unicamente para cooperação entre sistemas e/ou serviços e ações de saúde, envolvendo a transferência, movimento ou mudança entre indivíduos, serviços e recursos (GLINOS, 2011). Como dispositivos relacionais se classificam as iniciativas e ações governamentais ou mistas - sociedade civil e organizações governamentais - que se estruturam de distintos modos, desde Comissões Bilaterais de Fronteira até ações bilaterais de cooperação entre sistemas de saúde a partir de grupos corporativos ou profissionais. A contribuição deste estudo está relacionada à extensão fronteiriça do Brasil com os demais países do MERCOSUL, que abrange 69 municípios e uma população estimada em 1.438.206 habitantes. Importa destacar ainda que nesta linha de fronteira e ao lado de áreas escassamente povoadas encontra-se a área geográfica compreendida por Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Leste ? a tríplice fronteira, altamente porosa, dinâmica e diversificada, com as vantagens e os problemas derivados de tal situação. Para os profissionais de saúde, especialmente os assistentes sociais, fornecerá instrumentos heurísticos para manejo das demandas de intersetorialização, seja no plano da gestão dos sistemas sej. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Vera Maria Ribeiro Nogueira - Coordenador / Ligia Giovanella - Integrante / Celmira Bentura - Integrante / Elizabeth Cerchiaro Ortega - Integrante / Carla Gabriela Cavini Bontempo - Integrante / Cláudia Patrícia Leitzke - Integrante / Tatiane Mattos França - Integrante / Márcio Machado Rocha - Integrante / Glenio Do Couto Pinto Junior - Integrante / Carla Katz Santo - Integrante / Manoel Inacio Ramil Pereira - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Vera Maria Ribeiro Nogueira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (74)
      1. ?Renascença: política externa pós-bolsonarista.Comitês de Fronteira: limites e possibilidades na promoção do diálogo com a sociedade em prol da integração regiona. 2021. (Simpósio).
      2. Foro de Políticas Sociales del Mercosur.Países más integrados, personas más protegidas. 2021. (Simpósio).
      3. 7º Encontro Internacional de Política Social; 14º Encontro Nacional de Política Social.Avaliação de trabalhos submetidos ao Colóquio. 2019. (Encontro).
      4. 8° Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Avaliação de trabalhos submetidos ao Colóquio/ Integrante Comissão Científica. 2019. (Congresso).
      5. VII Seminário de Políticas Sociais no Mercosul (SEPOME).Democracia, Direitos humanos e Políticas Sociais. 2019. (Seminário).
      6. X Congreso Internacional en Gobierno, Administracion y Politicas Publicas 2019. COMITÊS DE FRONTEIRA E A INTEGRAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA: POSSIBILIDADES E IMPASSES. 2019. (Congresso).
      7. XVI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Avaliador. 2019. (Congresso).
      8. Aula Inaugural Programa de Pós-graduação em Política Social e Serviço Social.Produção do Conhecimento em Serviço Social: passado, presente e futuro. 2018. (Outra).
      9. I Colóquio internacional de pesquisas e estudos migratórios.Coordenação e Assessoria ao Grupo 2 -Políticas Migratórias e Direitos Humanos - apresentação de pesquisas e práticas profissionais. 2018. (Simpósio).
      10. I Colóquio internacional de pesquisas e estudos migratórios.AS POLÍTICAS MIGRATÓRIAS EM DEBATE: AS EXPERIÊNCIAS EUROPEIA E BRASILEIRA.. 2018. (Outra).
      11. VII Congreso da REd Española de Politica Social. Impases y condicionantes para la garantía del derecho a la salud de no nacionales en territorios transfronterizos. 2018. (Congresso).
      12. VII Congreso da Red Española de Política Social. Institucionalidades del sistema de protección social en líneas de frontera: experiencia metodologica y resultados obtenidos. 2018. (Congresso).
      13. VI SEPOME - Seminário de Política Social do Mercosul.Comissão de Avaliação. 2018. (Seminário).
      14. VI SEPOME - Seminário de Políticas Sociais do Mercosul.Pobreza e Política Social no MERCOSUL: Debates e Embates atuais. 2018. (Seminário).
      15. XXII Congresso da Associação Latino-americana e Caribe de Serviço Social. La mercantilización de la formación profesional y de la investigación en Trabajo Social: un examen de las experiencias latinoamericanas recientes. 2018. (Congresso).
      16. II Jornadas en Ciencias Sociales y Salud del Instituto Nacional de Medicina Tropical.Dinâmicas sociales, geopolitica y salud en la Triple Frontera (Argentina, Brasil y Paraguay. 2017. (Outra).
      17. VI Congreso da Red Española de Política Social. Desafíos del trabajo social en el escenario actual. 2017. (Congresso).
      18. VII Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Políticas Públicas. Pactos, Protocolos e o protagonismo dos atores políticos locais: impasses e condicionantes para o acesso aos bens e serviços de saúde na linha de fronteira arco-sul. 2017. (Congresso).
      19. VI Seminário de Política Social do Mercosul.Questão Social e Políticas Sociais. 2017. (Seminário).
      20. VI Seminário de Política Social do Mercosul.Avaliador e Comissão Científica. 2017. (Seminário).
      21. VI Seminário de Política Social do Mercosul.POBREZA E POLÍTICAS SOCIAIS NO MERCOSUL: DEBATES E EMBATES ATUAIS. 2017. (Seminário).
      22. 8° Congresso Internacional Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina. A RELATIVA AUTONOMIA DO ASSISTENTE SOCIAL FACE NOVO PERFIL DOS SERVIÇOS SOCIAIS NO SÉCULO XXI. 2016. (Congresso).
      23. I Coloquio sobre Políticas Sociais: práticas, saberes e estratégias emancipatóriasriasncin.Políticas sociais no contexto atual: determinações, avaliação e tendências. 2016. (Outra).
      24. Seminário Nacional de Pesquisadores em Serviço Socia.Direito à saúde, políticas públicas e poder local em áreas de fronteiras. 2016. (Seminário).
      25. XV ENPESS - Encontro Nacional de Pesquisadoras (es) em Serviço Social.Direito à saúde, políticas públicas e poder local em áreas de fronteiras. 2016. (Encontro).
      26. Encontro Sudoeste sobre Serviço Social, Relações Fronteiriças e Fluxos Migratórios.Fronteiras - aspectos éticos, conceituais, geopolítocs e os desafios para a ação profissional.. 2015. (Encontro).
      27. Evento dos 10 anos do Curso de Serviço Social - Intervenções e desafios contemporânenos.Interenção profissional nas políticas sociais. 2015. (Outra).
      28. Implementação de políticas públicas: uma questão em debate.Coordenador de mesa temática sobre Políticas de Saúde, intersetorialidade. 2015. (Seminário).
      29. Jornadas de Investigación de la Faculdad de Trabajo Social en.Las Políticas Sociales: avances y desafíos en la construcción de ciudadanía. 2015. (Outra).
      30. Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social.Política social e ação profissional. 2015. (Outra).
      31. Seminário Ampérica Latina - cultura, história e política.Política de Saúde Mental no Paraguai: avanços e desafios no campo da atenção e respeito aos direitos humanos. 2015. (Seminário).
      32. Seminario Nacional de Serviço Social, Tabalho e Política Social.Ímplementação de políticas públicas: uma questão em debate. 2015. (Seminário).
      33. Seminário Nacional de Serviço Social, trabalho e políticas sociais.Avaliador de trabalhos submetidos para apreciação. 2015. (Seminário).
      34. Seminário Nacional de Serviço Soial, Trabalho e Políticas Sociais.IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBICAS: uma questão em debate. 2015. (Seminário).
      35. V Congresso da Red Española de Política Social. Painel 1 - Aproximaciones a las políticas sociales desde el trabajo social - Política Social e Serviço Social no século XXI: desafios e respostas profissionais. 2015. (Congresso).
      36. V Congresso da Red Española de Política Social. Implementación de las politicas sociales ? porque evaluar?. 2015. (Congresso).
      37. V Seminário de Política Social do Mercosul -SEPOME.Direitos e Políticas Sociais na América do Sul: Construção de Alternativas. 2015. (Seminário).
      38. II Seminário Regional de Saúde do Trabalhador.Direito à saúde nas fronteiras - cenários e desafios. 2014. (Seminário).
      39. 7° Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais.O trabalho do/a assistente social nas Políticas de Saúde, Assistência Social e Previdência Social. 2013. (Encontro).
      40. I Congresso Catarinense de Assistentes Sociais. Pareceres sobre trabalhos enviados na área políticas públicas. 2013. (Congresso).
      41. III Congreso Iberoamericano de Derecho Sanitario e II Congresso Brasileiro de Direito Sanitário. Cooperação em saúde em fronteiras internacionais ? a busca da igualdade em saúde. 2013. (Congresso).
      42. III Congreso Iberoamericano de Derecho Sanitario e II Congresso Brasileiro de Direito Sanitário. Política Pública para Transplantes de Órgãos e Tecidos: Estudo Comparativo entre Brasil e Uruguai. 2013. (Congresso).
      43. II Seminário do MERCOSUL sobre pediculose, escabiose e tungíase: uma abordagem interdisciplinar.Determinantes e Condicionantes em Saúde. 2013. (Seminário).
      44. IV Seminário de Política Social do Mercosul.Crise mundial e as políticas sociais em países do MERCOSUL. 2013. (Seminário).
      45. IV Seminário de Política Social no MERCOSUL.Manutenção de recursos humanos na fronteira Brasil com Uruguai: entre o possível e o permitido. 2013. (Seminário).
      46. IV Seminário de Política Social no MERCOSUL.Pareceres sobre trabalhos enviados na área políticas públicas. 2013. (Seminário).
      47. Marx e o Marxismo 2013: Marx hoje, 130 anos depois.Estado, pessoal do Estado e gestão intersetorial: críticas às estratégias burocrático-gerenciais. 2013. (Seminário).
      48. Semana do Serviço Social da UEL."A interdisciplinariedade e o trabalho em rede na saúde". 2013. (Encontro).
      49. VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Fronteiras, Migração e Saúde. 2013. (Congresso).
      50. XIV Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Pareceres sobre trabalhos enviados na área políticas públicas. 2013. (Congresso).
      51. XIV Congresso Internacional sobre integração regional, fronteras y globalización en el continente americano e IV Seminario sobre Reforma del Estado y territorio. Caracterização da cooperação em saúde em cidades gêmeas do Brasil e Uruguai: um estudo de caso. 2013. (Congresso).
      52. 54° Congresso Internacional dos Americanistas. Institucionalidades emergentes em Políticas Sociais nas regiões fronteiriças. 2012. (Congresso).
      53. 54° Congresso Internacional dos Americanistas. Coordenação Simpósio - Estado, Sociedade Civil e Proteção Social no Sul da América Latina. 2012. (Congresso).
      54. Social Work and Social Development 2012: Action and Impact. 2012. (Congresso).
      55. VII Jornada de Serviço Social do HCPA.O Serviço Social e as nterfaces com as politicas de saúde. 2012. (Outra).
      56. XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS.Estado e Proteção Social no Sul da América Latina. 2012. (Encontro).
      57. XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS.Ampliando o Direito a Saúde - Experiências de Cooperação entre Sistemas e/ouServiços de Saúde em Linha de Fronteira. 2012. (Encontro).
      58. XXVIII Congresso Nacional de Secretarios Municipais de Saúde. Saúde nas fronteiras ? perspectivas e desafios. 2012. (Congresso).
      59. I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integración en el Conosur Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América..A implantação do Projeto Sistema Integrado de Saúde nas Fronteiras em um município gaúcho. 2011. (Simpósio).
      60. III Seminário de Política Social no MERCOSUL.Assistência à saúde na fronteira com o Uruguai: estratégias para qualificação de atendimento pelo SUS. 2011. (Seminário).
      61. II Seminário de Integração ensino-serviço em saúde e.As determinações sociais do Processo Saúde-doença. 2011. (Seminário).
      62. II Seminário de Integração Ensino-Serviço em Saúde e I Encontro InterPets 2011.O direito à saude: odesafio de fazer acontecer. 2011. (Oficina).
      63. II Simpósio Saúde do Trabalhador e Proteção Social no Mercosul.A proteção social e a garantia de direitos no Mercosul. 2011. (Simpósio).
      64. International Conference Challenging Citizenship. Geopolitics in Frontier Areas - Elements for a Reevaluation of Social Rights and Citizenship in Mercosur Borders. 2011. (Congresso).
      65. Simpósio Estado, Ciudadania y Migraciones; uma perspectiva histórica y del presente.A implantação do Projeto Sistema Integrado de SAúde nas fronteiras em um municipio gaúcho. 2011. (Simpósio).
      66. Simpósio Estado, Ciudadania y Migraciones. Una perspectiva histórica y del presente.A implantação do Projeto Sistema Integrado de Saúde nas Fronteiras em um município gaúcho. 2011. (Simpósio).
      67. V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A implantação do Projeto do SIS Fronteiras na Região Sul do Brasil. 2011. (Congresso).
      68. XXII Congrés de L'ALASS. A implementação do Sistema Integrado de Saúde nas fronteiras -SIS Fronteiras na região sul do Brasil. 2011. (Congresso).
      69. Encontro de Assistentes Sociais da área da saúde.Seriviço Social e Saúde: debatendo novos aportes. 2010. (Encontro).
      70. Seminário EStadual de Serviço Social e Saúde.Parâmetros de Atuação do Assistente Social na Saúde. 2010. (Seminário).
      71. XII ENPESS - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Serviço Social.Elementos para pensar a pesquisa como elemento formativo em Serviço Social. 2010. (Encontro).
      72. XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. A politica nacional de saúde para as regiões fronteiriças - inovações e limites. 2010. (Congresso).
      73. XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Comitê Binacional de Integração em Saúde - Viabilizando ações transfronteiriças. 2010. (Congresso).
      74. XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. ASSISTENTE SOCIAL COMO TRABALHADOR DA SAÚDE: DESAFIOS AO EXERCÍCIO E À FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. SILVA, V. R. ; MEDEIROS, M. R. A. ; CUNHA, M. S. ; NOGUEIRA, V.M. R.. IV Seminário de Política Social do MERCOSUL. 2013. Outro
      2. SILVA, V. R. ; HEIDRICH, A.V. ; CRUZ, F.S. ; NOGUEIRA, V.M. R.. III Seminário de Política Social no MERCOSUL. 2011. Outro
      3. NOGUEIRA, V.M. R.. O direito à saúde e a proteção social em faixas de fronteiras: um debate académico no sul da América do Sul - DIPROSUL. 2011. (Outro).. . 0.
      4. SIMIONATTO, I. ; MIOTO, R. C.T. ; SARMENTO, H.B. ; COSTA, L. C. ; FREITAS, R.M. ; KRIEGER, T.M. ; MANFRÓI, V. ; NOGUEIRA, V.M. R.. Tendências das Políticas Sociais na América Latina: lutas contra-hegemônicas e Serviço Social. 2010. Outro
      5. NOGUEIRA, V.M. R.. XXX Convenção Nacional de Ensino de Seviço Social. 1997. (Outro).. . 0.
      6. NOGUEIRA, V.M. R.. II Oficina Nacional de Formação Profissional. 1996. (Outro).. . 0.
      7. NOGUEIRA, V.M. R.. Oficinas Regionais da Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social. 1995. (Outro).. . 0.
      8. NOGUEIRA, V.M. R.. Serviço Social na Perspectiva da Seguridade Social. 1995. (Outro).. . 0.
      9. NOGUEIRA, V.M. R.. XXiX Convenção Nacional de Ensino de Serviço Social. 1995. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:21:20