UFABC-professores-CMCC

Vivili Maria Silva Gomes

Doutorado em Ciências (1985), Mestrado em Física do Estado Sólido (1982) e Bacharelado em Física (1979) pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Licenciatura em Física (1996) pelo Instituto de Física e Faculdade de Educação da USP. Especialização em Arteterapia/Terapias Expressivas (2009) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Tem experiência em pesquisa na área de Física, com ênfase em Novos Materiais Semicondutores e diversas publicações tanto nacionais como internacionais, com participação em vários congressos no exterior. Foi professora e pesquisadora do Instituto de Física da USP na área de semicondutores; da Universidade do Grande ABC (UniABC) em cursos de Graduação (Pedagogia, História, Psicologia, Administração, Propaganda e Marketing, Sistemas da Informação e Ciências da Computação) e pós-graduação em Educação Matemática e Psicopedagogia em disciplinas relacionadas a problemas de aprendizagem em Matemática. Foi também docente colaboradora no curso de Psicopedagogia da Universidade Metodista de São Paulo, campus de São Bernardo do Campo, em disciplinas relacionadas ao raciocínio lógico matemático. É Professora Associada I no Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Atua em Ensino e Pesquisa na área de Ensino de Matemática, em particular, abordagens de ensino, interdisciplinaridade, formação de professores e raciocínio lógico-matemático. Foi coordenadora de subprojeto interdisciplinar do PIBID-UFABC/CAPES, tendo coordenado a área de Matemática em projeto anterior. Colaborou com os projetos Observatório da Educação-OBEDUC/CAPES da UFABC. Atua em projetos de extensão na UFABC, envolvendo Jogos Teatrais e Formação de Professores. Está credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM) da UFABC. Atua em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: GIPEcA, GPTEMa e GPEEI. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9308924915641221 (12/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, s/n Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49988302 Ramal: 8302 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2021-2021. Serviço-Escola em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo e/ou Deficiência Intelectual
      Descrição: O objeto a ser implementado pelo presente convenio se refere ao Serviço-Escola, fundamentado no tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), de acordo com os projetos que serão desenvolvidos em cada eixo, na clínica CLIA: Psicologia, Saúde e Educação, com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou com Deficiência Intelectual (DI). Tal proposta utilizará a infraestrutura da Clínica CLIA: Psicologia, Saúde e Educação, assim como será financiada pela referida instituição, a partir da presente proposta de trabalho. O serviço terá a pesquisa como ação transversal de todo o trabalho que se propõe a ser desenvolvido, em diálogo direto ao ensino e à extensão. No eixo do ensino, o serviço envolverá os discentes das disciplinas de graduação da UFABC, como Educação Inclusiva, Práticas em Educação Especial, Desenvolvimento e Aprendizagem e afins, com o propósito de garantir uma formação teórica e prática em educação inclusiva, sobretudo para os cursos de licenciatura. No eixo da extensão, o serviço proposto visa o atendimento em ABA gratuito para a comunidade externa à UFABC e à CLIA, com o propósito de envolver as famílias em um tratamento cientificamente comprovado. No eixo pesquisa, serão desenvolvidos os projetos descritos no tópico 6 do presente plano de trabalho. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Priscila Benitez - Coordenador / Thainá Letícia Dourado Moura - Integrante / Leonardo dos Santos Batista - Integrante / Kate Mamhy Oliveira KUMADA - Integrante.
      Membro: Vivili Maria Silva Gomes.
    2. 2017-Atual. PESQUISAS EM TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
      Descrição: O Grupo de Pesquisas em Tendências em Educação Matemática - GPTEMa abriga a pesquisas relativas às seguintes linhas de pesquisa: Práticas de Ensino em Matemática; Formação de Professores que Ensinam Matemática e Ensino e Aprendizagem em Matemática. Objetiva-se ampliar as discussões já iniciadas sobre o ensino da Matemática em um projeto OBEDUC/CAPES que está em processo de conclusão, incorporando abordagens ainda não contempladas anteriormente como, por exemplo, a Educação a Distância e a Educação Inclusiva em Matemática. O grupo é formado de docentes, discentes da graduação e da pós-graduandos da UFABC, pesquisadores colaborados doutores e professores das redes públicas da Educação Básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Virginia Cardia Cardoso - Coordenador / Amarildo Aparcido dos Santos - Integrante / Ruth Ferreira Santos-Galduróz - Integrante / Regina Helena de Oliveira Lino Franchi - Integrante / Elisabete Marcon Mello - Integrante.
      Membro: Vivili Maria Silva Gomes.
      Descrição: Tendências em Educação Matemática - GPTEMa abriga a pesquisas relativas às seguintes linhas de pesquisa: Práticas de Ensino em Matemática; Formação de Professores que Ensinam Matemática e Ensino e Aprendizagem em Matemática. Objetiva-se ampliar as discussões já iniciadas sobre o ensino da Matemática em um projeto OBEDUC/CAPES que está em processo de conclusão, incorporando abordagens ainda não contempladas anteriormente como, por exemplo, a Educação a Distância e a Educação Inclusiva em Matemática. O grupo é formado de docentes, discentes da graduação e da pós-graduandos da UFABC, pesquisadores colaborados doutores e professores das redes públicas da Educação Básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Virgínia Cardia Cardoso - Coordenador / Ruth Ferreira Santos Galduroz - Integrante / Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / CARLOS ROCHA SANTOS - Integrante / Regina Helena de Oliveira Lino Franchi - Integrante / Amarildo Aparecido dos Santos - Integrante / Elisabete Marcon Mello - Integrante.
      Membro: Virgínia Cardia Cardoso.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi - Integrante / Vivilí Maria Silva Gomes - Integrante / Virgínia Cardia Cardoso - Coordenador.
      Membro: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
    3. 2017-Atual. GPEEI - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva
      Descrição: Objetivos do GPEEI Mapear as demandas sociais relacionadas à Educação Especial Inclusiva, presentes no contexto social e educacional público do ABC Paulista, com o propósito de produzir conhecimentos científicos que reflitam sobre tais demandas, assim como encaminhamentos (projetos, eventos, ações etc) que resolvam tais demandas, a partir da parceria entre universidade e comunidade externa. https://gpeei-ufabc.blogspot.com/?m=1. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Elisabete Marcon Mello - Integrante / Priscila Benitez - Coordenador.
      Membro: Vivili Maria Silva Gomes.
    4. 2016-Atual. NINA - Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada
      Descrição: O Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada (NINA) é uma unidade temática vinculada à Reitoria da UFABC, formado por docentes dos 3 Centros da universidade. O NINA tem como objetivo promover a produção e divulgação de conhecimento científico, incentivando ensino de qualidade e pesquisa de ponta nas áreas de ciências cognitivas e neurociências, no âmbito de suas aplicações nas áreas de economia, ciências humanas e sociais. É importante ressaltar que a pesquisa científica nestes campos é um palco natural para a interdisciplinaridade, promovendo assim a integração entre docentes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tais como: biologia celular e molecular, bioquímica, biologia de sistemas, farmacologia, biofísica, modelagem matemática e computacional, psicologia e filosofia, economia entre outros, em consonância com o projeto pedagógico da universidade. Desta forma, o Núcleo congrega diferentes grupos de pesquisa e promove a cooperação entre os diferentes Centros-UFABC. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / outros - Integrante / João Ricardo Sato - Coordenador.
      Membro: Vivili Maria Silva Gomes.
    5. 2014-Atual. GIPECA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação com Arte (GIPECA)
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Maria Candida Varone de Moraes Capechi - Coordenador / Maisa Altaruggio - Integrante. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Vivili Maria Silva Gomes.
    6. 2013-2017. OBEDUC - Conhecimento matemático para o ensino de álgebra: uma abordagem baseada em perfis conceituais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Francisco José Brabo Bezerra - Integrante.
      Membro: Vivili Maria Silva Gomes.
      Descrição: Os resultados de macroavaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio apontam melhorias nos indicativos de desempenho dos estudantes em Matemática. Entretanto, ainda que o crescimento no desempenho das notas possa ser considerado um avanço para a Educação Brasileira, muitas competências matemáticas ainda precisam ser desenvolvidas e construídas nos estudantes. A Álgebra foi elencada para assumir um dos papéis principais nesse projeto ao se observar que, apesar da ênfase dada nesta área da Matemática na Educação Básica, os resultados de tais avaliações explicitam as deficiências dos estudantes em seus conhecimentos algébricos. A experiência do pesquisador propositor desse projeto nessa área parece ratificar sua preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, assim como na Formação do Professor de Matemática. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral investigar os conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores, ao ensinar Álgebra na Educação Básica, utilizando-se de uma abordagem de ensino baseada em perfis conceituais. Trata-se de uma proposta de pesquisa que envolverá professores universitários, professores da Educação Básica, alunos de doutorado e de mestrado, e alunos de graduação, engajados em elaborar, desenvolver e analisar atividades matemáticas que contemplem diferentes significados de conceitos algébricos trabalhados nos ensinos fundamental e médio. Numa outra dimensão complementar a essa primeira será investigado como a abordagem dessas atividades matemáticas que contemplam diferentes perfis conceituais pode contribuir para a constituição e/ou ampliação dos conhecimentos algébricos dos professores e futuros professores envolvidos. Por fim, pretende-se como resultados desse projeto, produzir reflexões e construtos teóricos na direção de se delimitar o que se entende por Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra na Educação Básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco José Brabo Bezerra - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Etienne Lautenschlanger - Integrante / Felipe Augusto P. V. S. e Oliveira - Integrante / Thais Helena Inglês Silva - Integrante / Barbara Passadore de Oliveira - Integrante / William Antonio da Silva - Integrante / Alejandro Gonzalez-Martin - Integrante / Debora da Silva Souza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José Brabo Bezerra.
      Descrição: Os resultados de macroavaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio apontam melhorias nos indicativos de desempenho dos estudantes em Matemática. Entretanto, ainda que o crescimento no desempenho das notas possa ser considerado um avanço para a Educação Brasileira, muitas competências matemáticas ainda precisam ser desenvolvidas e construídas nos estudantes. A Álgebra foi elencada para assumir um dos papéis principais nesse projeto ao se observar que, apesar da ênfase dada nesta área da Matemática na Educação Básica, os resultados de tais avaliações explicitam as deficiências dos estudantes em seus conhecimentos algébricos. A experiência do pesquisador propositor desse projeto nessa área parece ratificar sua preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, assim como na Formação do Professor de Matemática. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral investigar os conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores, ao ensinar Álgebra na Educação Básica, utilizando-se de uma abordagem de ensino baseada em perfis conceituais. Trata-se de uma proposta de pesquisa que envolverá professores universitários, professores da Educação Básica, alunos de doutorado e de mestrado, e alunos de graduação, engajados em elaborar, desenvolver e analisar atividades matemáticas que contemplem diferentes significados de conceitos algébricos trabalhados nos ensinos fundamental e médio. Numa outra dimensão ? complementar a essa primeira ? será investigado como a abordagem dessas atividades matemáticas que contemplam diferentes perfis conceituais pode contribuir para a constituição e/ou ampliação dos conhecimentos algébricos dos professores e futuros professores envolvidos. Por fim, pretende-se como resultados desse projeto, produzir reflexões e construtos teóricos na direção de se delimitar o que se entende por Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra na Educação Básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Etienne Lautenschlanger - Integrante / Thais Helena Inglês Silva - Integrante / Francisco José Brabo Bezerra - Integrante / Alejandro Gonzalez-Martin - Integrante / Arthur B Powell - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Miriam Criez Nóbrega Ferreira - Integrante / Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Marcia Aguiar - Integrante / Vinicius Pazuch - Integrante / Karina Aguiar Alves - Integrante / Josevaldo de Almeida Lago - Integrante / Carlos Miguel Ribeiro - Integrante / Carolina Maia - Integrante / Maria de Fátima Sbrana - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.
    7. 2013-2017. OBEDUC Rede colaborativa de práticas na formação de professores que ensinam matemática; múltiplos olhares, diálogos e contextos - POLO UFABC
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Virginia Cardia Cardoso - Coordenador / Ruth Ferreira Santos-Galduróz - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Vivili Maria Silva Gomes.
    8. 2013-2015. Formação de Professores de Matemática: conhecimento profissional e desenvolvimento curricular
      Descrição: O presente grupo de pesquisa foi criado na perspectiva de atender a uma crescente demanda de pesquisas na área de Educação Matemática, tanto de professores-pesquisadores, como por parte de alunos em Iniciação Científica e de Pós-Graduação. Acrescenta-se a esta demanda, a necessidade de se criar um espaço de discussão, de estudos, de reflexão e de divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos docentes e discentes do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC), bem como outros estudos que se desenvolvam em parceria com os demais integrantes da comunidade acadêmica da UFABC. Além disso, ampliam-se assim as possibilidades de interlocução e de parceria com professores em serviço, nas redes pública e particular da região do ABC, o que deve contribuir com/para a formação continuada de professores e a colaboração em/para pesquisas que envolvam a universidade e a comunidade de maneira geral.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Virginia Cardia Cardoso - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Francisco José Brabo Bezerra - Integrante.
      Membro: Vivili Maria Silva Gomes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (122)
      1. V Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.1. Combinatória: uma atividade diagnóstica com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental; 2. Revisão bibliográfica sobre reflexão docente e projetos temáticos no Ensino de Matemática; 3. A representação mental no processo de aprendizagem da matemática. 2024. (Simpósio).
      2. 7ª Reunião do Grupo de Estudos do Museu de Imagens do Inconsciente. 2023. (Outra).
      3. 8ª Reunião do Grupo de Estudos do Museu de Imagens do Inconsciente. 2023. (Outra).
      4. Lançamento do livro: ?Educação Bilíngue de surdos e Educação Especial: avaliação e prática. 2023. (Outra).
      5. VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática. 2023. (Outra).
      6. V Seminário Leitura de Imagens: a epistemologia de Nise da Silveira. 2023. (Seminário).
      7. XV Encontro Paulista de Educação Matemática.O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMATICA. 2023. (Encontro).
      8. 6º Congresso Brasileiro de Etnomatemática. ETNOMATEMÁTICA, ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, METACOGNIÇÃO E OS PROCESSOS COMUNICATIVOS NO ATO DE APRENDER. 2022. (Congresso).
      9. Aula Magna intitulada ?A Didática da Matemática e o trabalho do professor. 2022. (Seminário).
      10. Colonialidade X decolonialidade do saber: Um diálogo com a Etnomatematica. 2022. (Seminário).
      11. I Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática: Todos(as) podem aprender matemática? (.Resumo Expandido - Relato de Experiência e Resumo Expandido - Comunicação Oral e Área(s) Temática(s) Educação Matemática - Formação de professores e Educação Matemática - Ensino e Aprendizagem.. 2022. (Encontro).
      12. III Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores. 2022. (Congresso).
      13. IV Simpósio PEHCM UFABC.Tecnologias digitais no ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Reflexões sobre uma ação de formação continuada. 2022. (Simpósio).
      14. IV Simpósio PEHCM UFABC.Ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma perspectiva Etnomatemática. 2022. (Simpósio).
      15. IV Simpósio PEHCM UFABC.A matemática no cotidiano de um surdocego à luz da etnomatemática. 2022. (Simpósio).
      16. IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - IX CIBEM. Contribuições da etnomatemática e das atividades investigativas para a ação pedagógica: O diálogo em sala de aula e os processos metacognitivos em prol da ensinagem da matemática. 2022. (Congresso).
      17. Study Day "Investigação-ação e bem-estar em situação de vulnerabilidede". 2022. (Encontro).
      18. Study Day "Pesquisa-ação na América Latina: construindo caminhos de criticidade. 2022. (Encontro).
      19. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.Grupo de Discussão. 2022. (Encontro).
      20. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. 2022. (Encontro).
      21. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).A construção de uma pesquisa para o ensino de matemática em bases decoloniais: resultados de uma análise bibliométrica, do evento XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. 2022. (Encontro).
      22. XXI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2022. (Encontro).
      23. 9º Congresso Brasileiro de Educação Especial e 12º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO DO VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS DO ENSINO MÉDIO. 2021. (Congresso).
      24. Desafios e possibilidades da Inclusão Escolar do Ensino Remoto na Pandemia. 2021. (Outra).
      25. EV039-2021 - Educação Integral: um Sonho Freireanamente possível. 2021. (Seminário).
      26. Evento de Extensão ?Educação Especial e Inclusiva: Partindo de Necessidades Reais?,. 2021. (Seminário).
      27. II Congresso Paulista de Ensino de Ciências. A Arte como ferramenta decolonial no ensino de ciências e matemática. 2021. (Congresso).
      28. III Congresso Bienal da Rede Lusófona de Investigação-ação Colaborativa - Estreiadialogos. 2021. (Congresso).
      29. IV Jornada da Educação da Faculdade Rudolf Steiner. 2021. (Seminário).
      30. IX Encontro da Rede de Pesquisa-Ação Participativa do Brasil. 2021. (Encontro).
      31. Quem são os surdos e os surdocegos?. 2021. (Outra).
      32. Surdocegueira: um jeito Janine de ser. 2021. (Outra).
      33. V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. AUTONOMIA AO SILENCIAMENTO: A QUEM INTERESSA A SAÚDE DOCENTE?. 2021. (Congresso).
      34. XI Encontro de Iniciação Científica.Conectando Geometria e Arte na ação pedagógica em prol da ensinagem matemática. 2021. (Simpósio).
      35. XI Encontro de Iniciação Científica.Vários trabalhos foram avaliados. 2021. (Simpósio).
      36. DIA NACIONAL DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA: REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO. 2020. (Outra).
      37. II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva.O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático. 2020. (Encontro).
      38. III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.Várias apresentações orais. 2020. (Encontro).
      39. III Simpósio da Pós Graduaçãoem Ensino e História das Ciênciase da Matemática.Surdocegueira sob o ponto de vista da Etnomatemática. 2020. (Simpósio).
      40. I Jornada de Análise do Comportamento. 2020. (Outra).
      41. Planejamento de cursos não presenciais: Plano de Ensino. 2020. (Oficina).
      42. Práticas para trabalhar Álgebra nos anos iniciais. 2020. (Oficina).
      43. Toda educação não presencial é EaD?. 2020. (Outra).
      44. VI Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Integração da Sala de Aula Universitária e a Sala de Aula dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2020. (Congresso).
      45. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática. 2020. (Outra).
      46. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM.TESTES DE HIPÓTESES EM ESTATÍSTICA: DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA À UM FAZER PEDAGÓGICO,. 2020. (Encontro).
      47. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM.vários trabalhos na sessão coordenada. 2020. (Encontro).
      48. V Congresso de Extensão Universitária da UFABC - CONEXÃO. Em busca de Potência: professores, suas vivências e caminho para a ação pedagógica. 2019. (Congresso).
      49. IV Colóquio luso-afro-brasileiro de questões curriculares/IX Colóquio luso-brasileiro de currículo/XIII colóquio sobre questões curriculares. Práticas de Ensino de Matemática como componente curricular no curso de licenciatura em matemática da Ufabc: trabalho colaborativo para a integração entre contextos, processos e sua avaliação.. 2018. (Congresso).
      50. IV Congresso de Extensão Universitária da UFABC - CONEXÃO. GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO ESPECIAL E INCLUSIVA DA UFABC: CARACTERIZAÇÃO E PRÁTICAS EXTENSIONISTAS. 2018. (Congresso).
      51. IV Congresso Nacional de Formação de Professores/XIV Congresso Estadual Paulista sobre formação de Educadores. Dinamismo da avaliação: reflexões acerca de um instrumento avaliativo. 2018. (Congresso).
      52. IV Semana do CMCC.Práticas Educacionais tecnológicas e inclusivas: produções do Grupo de Pesquisa e Educação Especial e Inclusiva e grupos parceiros. 2018. (Encontro).
      53. Jornada Pedagógica "A escola dos meus sonhos". 2018. (Outra).
      54. Teacher Education Policy in Europe (TEPE 2018). Mathematics Teaching Practices as Curricular Component: Working together for the integration among context, process and its evaluation. 2018. (Congresso).
      55. 3ª SEMANA DAS LICENCIATURAS, DO VI SIMPÓSIO DO PIBID/UFABC E DA 1ª JORNADA FREIREANA ? 2017.OLHANDO PARA O CÉU: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. 2017. (Simpósio).
      56. 3ª SEMANA DAS LICENCIATURAS, DO VI SIMPÓSIO DO PIBID/UFABC E DA 1ª JORNADA FREIREANA ? 2017.PROAIRESIS E SEXUALIDADE: ARISTOTELISMO COMO ORIENTADOR DO ENSINO PARA A AUTONOMIA SEXUAL. 2017. (Simpósio).
      57. 3ª Semana das Licenciaturas, do VI Simpósio do PIBID e da 1ª Jornada Freiriana.EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: O USO DE PRÁTICAS LÚDICAS NO ENSINO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. 2017. (Simpósio).
      58. 3ª Semana das Licenciaturas, do VI Simpósio do PIBID e da 1ª Jornada Freiriana.vários trabalhos avaliados. 2017. (Simpósio).
      59. VIII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Práticas de Ensino de Matemática: a sala de aula universitária antecipando ações e posturas docentes para o Ensino Médio. 2017. (Congresso).
      60. XIII Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM.Uma análise das diferentes abordagens de resolução de una situação matemática com base no perfil conceitual de equação. 2017. (Encontro).
      61. XIII Encontro Paulista de Educação Matemática - EPEM.Desvendando a discalculia com intervenções mediadas por jogo: contribuições da neurociência para a formação do professor de matemática. 2017. (Encontro).
      62. XXXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. vários trabalhos avaliados. 2017. (Congresso).
      63. 13th International Congress on Mathematical Education. Mathematics teaching practices as curricular component: working together for high school. 2016. (Congresso).
      64. 2ª Semana das Licenciaturas/V Simpósio do PIBID da UFABC.Ações do Subprojeto Interdisciplinar do PIBID/UFABC. 2016. (Simpósio).
      65. II Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Vivência de jogos de improvisação teatral. 2016. (Congresso).
      66. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores. Para além da racionalidade técnica na prática docente: A construção de um olhar reflexivo por meio de imagens. 2016. (Congresso).
      67. III Encontro Compartilhado em rede. 2016. (Encontro).
      68. III Semana do CMCC.Reflexões acerca da formação de professores no contexto do PIBID de Matemática e Interdisciplinar. 2016. (Outra).
      69. II Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática (SIPRAEM).OS JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO OBJETO DE DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO E HABILIDADES LÓGICO MATEMÁTICAS. 2016. (Simpósio).
      70. II Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática (SIPRAEM).várias trabalhos avaliados. 2016. (Simpósio).
      71. II Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática (SIPRAEM).Sessão de Comunicação Oral. 2016. (Simpósio).
      72. II Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática (SIPRAEM).A formação continuada de professores: reflexões e experiências relacionadas ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. (Simpósio).
      73. Um olhar complexo e poético sobre imagens. 2016. (Seminário).
      74. XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Avaliação de vários trabalhos. 2016. (Encontro).
      75. XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).O PNAIC em alfabetizaçãomatemática sob a perspectiva dos professores alfabetizadores. 2016. (Encontro).
      76. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. 2016. (Encontro).
      77. Discussão: Base Nacional Comum Curricular. 2015. (Outra).
      78. Educando com Arte. 2015. (Oficina).
      79. Encontro do Curso de Aperfeiçoamento Educação em Direitos Humanos.Jogos Teatrais e a formação do professor reflexivo e a Educação e Direitos Humanos. 2015. (Encontro).
      80. Formação de Professores em El Salvador. 2015. (Outra).
      81. II Encontro compartilhado em rede.Formação para a pesquisa e docência: a retrospectiva de um processo colaborativo e interdisciplinar. 2015. (Encontro).
      82. III Congresso Paulista de Extensão Universitária e I Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Jogos Teatrais e a formação do Professor Reflexivo. 2015. (Congresso).
      83. III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológico.Jogos Teatrais e a Formação do professor reflexivo: a análise de um processo. 2015. (Outra).
      84. I Semana das Licenciaturas da UFABC.vários trabalhos. 2015. (Outra).
      85. I Semana das Licenciaturas da UFABC. 2015. (Outra).
      86. I Simpósio Diálogo Ciência, Arte e Educação.Jogos Teatrais. 2015. (Oficina).
      87. I Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática (SIPRAEM).vários trabalhos. 2015. (Simpósio).
      88. I Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática (SIPRAEM).A formação continuada e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2015. (Simpósio).
      89. IV Simpósio PIBID UFABC.O teatro no ensino da conservação da matéria de Lavoisier. 2015. (Simpósio).
      90. Mostra do CAEM 2015.Modelagem Matemática nas relações entre grandezas físicas. 2015. (Oficina).
      91. Oficina Educando com Arte. 2015. (Oficina).
      92. V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática-SHIAM.Formação de Professores: contando a História de um trabalho colaborativo entre a sala de aula universitária e professoras do Ensino Fundamental. 2015. (Seminário).
      93. XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática (CIAEM). Práticas de Ensino de Matemática: aproximações entre as salas de aula universitária e de Ensino Fundamental. 2015. (Congresso).
      94. A escola como base para o desenvolvimento profissional do professor: potencialidades e limites. 2014. (Seminário).
      95. I Encontro compartilhando em rede experiências educativas em Matemática.Mesa redonda da rede: panorama geral das ações no primeiro ano do projeto. 2014. (Encontro).
      96. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Atividade experimental de astronomia no ensino de matemática: recurso interdisciplinar à formação continuada docente. 2014. (Congresso).
      97. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de professores. Proposta de Transposição Didática no contexto de Práticas de Ensino no curso de Licenciatura em matemática da UFABC: A torre de Hanói. 2014. (Congresso).
      98. IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência. Proposta de Transposição Didática no contexto de Práticas de Ensino no curso de Licenciatura em Matemática da UFABC: A torre de Hanói; 2-) Atividade experimental de astronomia no ensino de Matemática: recurso interdisciplinar à formação continuada doc. 2014. (Congresso).
      99. IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência. Mesa de Comunicações. 2014. (Congresso).
      100. IX Encontro do PIBID/UFABC - "Reflexões sobre Interdisciplinaridade". 2014. (Encontro).
      101. Jogos Teatrais e a Formação do Professor Reflexivo.Sociodrama: a relação pedagógica em questão. 2014. (Outra).
      102. Seminário "Práticas Profissionais: Desafios para a Formação de Professores de Matemática. 2014. (Seminário).
      103. V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Seminário Nacional do PIBID (ENALIC).Práticas de Ensino de matemática: espaço e tempo de integração entre o estágio supervisionado, o PIBID eo OBEDUC. 2014. (Encontro).
      104. V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Seminário Nacional do PIBID (ENALIC).A ROBÓTICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: CONSTRUÇÃO DE UM PLANETÁRIO PARA CONCEITUAR ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO. 2014. (Encontro).
      105. VIII Encontro PIBID/UFABC.Subprojeto Interdisciplinar do PIBID UFABC. 2014. (Encontro).
      106. VII Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.vários trabalhos. 2014. (Simpósio).
      107. XII Encontro Paulista de Educação Matemática.Integração entre neurociências e educação no apoio a crianças com discalculia. 2014. (Oficina).
      108. XII Encontro Paulista de Educação Matemática.A torre de Hanói nas aulas de Matemática. 2014. (Oficina).
      109. XII Encontro Paulista de Educação Matemática.A Prova Brasil/2011: identificando dificuldades relacionadas às concepções de álgebra por meio dos descritores. 2014. (Encontro).
      110. A teoria das situações didáticas e aplicações no nível universitário. 2013. (Outra).
      111. Encontro Acadêmico-Região Sudeste Interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão. 2013. (Encontro).
      112. Grupo Colaborativo:parceria universidade escola na análise de videogravação de aulas de matemática. 2013. (Outra).
      113. III Simpósio PIBID/UFABC - 'Escola: espaço de formação inicial e continuada de professores'.Avaliação de diversos trabalhos para apresentação em poster. 2013. (Simpósio).
      114. III Simpósio PiBID UFABC.Pesquisa Qualitativa em sala de aula: primeiro recurso para a pesquisa acadêmica. 2013. (Simpósio).
      115. III Simpósio PIBID UFABC.CORRELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E NATUREZA NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM SOBRE O NÚMERO ÁUREO. 2013. (Simpósio).
      116. IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do PIBID.Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental: narrativas discentes acerca de suas expriências num curso de formação inicial de professores. 2013. (Encontro).
      117. Mostra do CAEM 2013.Modelagem matemática nas relações entre grandezas físicas. 2013. (Oficina).
      118. Second Brazilian Meeting on Brain and Cognition.Dyscalculia: an interdisciplinary evaluation related to diagnosis and intervention. 2013. (Encontro).
      119. Tendências na Pesquisa em Formação de Professores de Matemática e os Grupos Colaborativos. 2013. (Seminário).
      120. VII ENCONTRO PIBID / UFABC. 2013. (Encontro).
      121. VI Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.Avaliação de Trabalhos de Iniciação Científica apresentados na forma de poster. 2013. (Simpósio).
      122. XI Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).Geometria e Modelação: experimentações em sala de aula com jovens e adultos em sala de aula de Ensino Médio. 2013. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. GOMES, V. M. S.. IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2022. (Outro).. . 0.
      2. GOMES, V. M. S.. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM. 2020. (Congresso).. . 0.
      3. GOMES, V. M. S.; HENRIQUES-SANTOS, N. F.. Neurociência e Educação Matemática no Estudo da Discalculia-métodos que auxiliam o diagnóstico e propostas de intervenção. 2017. Outro
      4. GOMES, V. M. S.. PIBID nas férias: artes, ciência e tecnologia. 2017. (Outro).. . 0.
      5. GOMES, V. M. S.. 3ª semana das licenciaturas e VI Simpósio PIBID UFA. 2017. (Congresso).. . 0.
      6. GOMES, V. M. S.. Roda de conversa baseada em experiências brasileiras inspiradas na pedagogia de José Pacheco. 2016. (Outro).. . 0.
      7. CAVALCANTI, A. ; CAPECHI, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. Encontros & Despedidas. 2016. Outro
      8. GOMES, V. M. S.; CARDOSO, V. C.. 2ª Semana das Licenciaturas e V Simpósio do PIBID da UFABC. 2016. Congresso
      9. GOMES, V. M. S.. IV Simpósio do PIBID/UFABC. 2015. (Congresso).. . 0.
      10. GOMES, V. M. S.. I Simpósio sobre Investigações e Práticas em Educação Matemática (SIPRAEM). 2015. (Congresso).. . 0.
      11. GOMES, V. M. S.. UFABC para todos. 2013. .. . 0.
      12. GOMES, V. M. S.. III Simpósio PIBID/UFABC. 2013. (Congresso).. . 0.
      13. GOMES, V. M. S.. VI Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 8º Congresso de Iniciação Científica da USCS. 2013. (Congresso).. . 0.
      14. GOMES, V. M. S.. Ensino fundamental de nove anos: desafios e perspectivas. 2006. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (9)
      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Francisco José Brabo Bezerra (4.0)
        1. SOUZA, D. S. ; SILVA, T. H. I. ; GOMES, V. M. S. ; BEZERRA, Francisco J. B.. CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA PRESENTES NAS MACROAVALIAÇÕES: OS CASOS DA PROVA BRASIL E DO ENEM DE 2011. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). v. 8, p. 46-66, issn: 2179-426X, 2017.
        2. SANTOS, Z. (Org.) ; Bezerra, Francisco José Brabo (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Cadernos de Práticas de Ensino de Matemática da UFABC vol. 6. 1 ed. Santo André, SP: Universidade Federal do ABC, 2024. v. 1, p. 127.
        3. RIBEIRO, A. J. (Org.) ; BEZERRA, Francisco J. B. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Formação de professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação. 01 ed. Campinas, SP: Leitura Crítica, 2017. v. 01, p. 200.
        4. SILVA, R. L. ; BEZERRA, Francisco J. B. ; GOMES, V. M. S. ; ALBRECHT, E.. Conhecimentos algébricos manifestados a partir das macroavaliações e das compreensões conceituais de professores e de estudantes. Em: Alessandro Jacques Ribeiro; Francisco José Brabo Bezerra; Vivilí Maria Silva Gomes. (Org.). Formação de professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação.. 1ed.Campinas - SP. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 43-86.

      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Priscila Benitez (4.0)
        1. MOURA, T. L. D. ; BENITEZ, P. ; GOMES, V. M. S. ; ELIAS, N. C. ; PICHARILLO, A. D. M.. Trajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 29, p. 1-16, issn: 1980-850X, 2023.
        2. BATISTA, L. S. ; KUMADA, K. M. O. ; GOMES, V. M. S. ; BENITEZ, P.. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO DO VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS DO ENSINO MÉDIO. Em: IX Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), 2021.
        3. MOURA, T. L. D. ; GOMES, V. ; Benitez, Priscila. TESTES DE HIPÓTESES EM ESTATÍSTICA: DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA À UM FAZER PEDAGÓGICO. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1940-1949, 2020.
        4. MOURA, T. L. D. ; BENITEZ, P. ; GOMES, V. M. S. ; ELIAS, N. C. ; PICHARILLO, A. D. M.. Avaliação de noções básicas da matemática para alunos com TEA e DI. Em: 50ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2020, on line. Resumos das Comunicações Científicas da 50ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto, SP: Sociedade Brasileira de Psicologia, v. 1, p. 861-861, 2020.

      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Virgínia Cardia Cardoso (4.0)
        1. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; LAURENTINO, K. B.. A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO NO CONTEXTO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA UFABC. Revista Paranaense de Educação Matemática. v. 8, p. 239-265, issn: 2238-5800, 2019.
        2. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva (Org.). Retratos da experiência sobre o ensinar e o aprender matemática. 1 ed. São Carlos: Pedro & João, 2017. v. 1, p. 216.
        3. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; FRANCHI, R. H. O. L.. Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-8, 2022.
        4. PIAIA, Carolina Sanches ; Gomes, Vivili Maria Silva ; Santos, Nicole Francisca Henriques ; CARDOSO, V. C.. Proposta de Transposição Didática no contexto de Práticas de Ensino no curso de Licenciatura em matemática da UFABC: a Torre de Hanói. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. único, p. 1-13, 2014.

      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Regina Helena de Oliveira Lino Franchi (3.0)
        1. Gomes, Vivilí M.S.; FRANCHI, R. H. O. L. ; CARDOSO, V. C. ; PINTO, B. H. B.. O que pensam professores em formação continuada acerca de possibilidades e dificuldades da Modelagem Matemática para a sala de aula?. Ensino e Tecnologia em Revista. v. 8, p. 277-294-294, issn: 2594-3901, 2024.
        2. FRANCHI, REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA. Projetos Temáticos e Modelagem Matemática na Extensão Universitária. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. 96911632, issn: 2525-3409, 2020.
        3. CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; FRANCHI, R. H. O. L.. Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-8, 2022.

      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Elisabete Marcon Mello (2.0)
        1. RAMOS, MARCOS HENRIQUE ASSUNÇÃO ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA ; MELLO, ELISABETE MARCON. O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar etnomatemático. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 15, p. 4159-4168, issn: 1989-4155, 2023.
        2. CARDOSO, V. C. (Org.) ; MELLO, E. M. (Org.) ; PAZUCH, V. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Cadernos de práticas de ensino de matemática da UFABC ? volume 3. v.3 ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2020. v. 1, p. 160.

      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Alessandro Jacques Ribeiro (1.0)
        1. RIBEIRO, A. J. (Org.) ; BEZERRA, Francisco J. B. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Formação de professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação. 01 ed. Campinas, SP: Leitura Crítica, 2017. v. 01, p. 200.

      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Evonir Albrecht (1.0)
        1. SILVA, R. L. ; BEZERRA, Francisco J. B. ; GOMES, V. M. S. ; ALBRECHT, E.. Conhecimentos algébricos manifestados a partir das macroavaliações e das compreensões conceituais de professores e de estudantes. Em: Alessandro Jacques Ribeiro; Francisco José Brabo Bezerra; Vivilí Maria Silva Gomes. (Org.). Formação de professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação.. 1ed.Campinas - SP. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 43-86.

      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Marcia Aguiar (1.0)
        1. ALVES, KARINA AGUIAR ; SILVA, REGINA LUCIA DA ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA ; AGUIAR, MARCIA. Uma análise das diferentes estratégias de resolução de uma tarefa matemática com base no perfil conceitual de equação. Revista de Educação Matemática. v. 15, p. 580-597, issn: 2526-9062, 2018.

      • Vivili Maria Silva Gomes ⇔ Vinícius Pazuch (1.0)
        1. CARDOSO, V. C. (Org.) ; MELLO, E. M. (Org.) ; PAZUCH, V. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Cadernos de práticas de ensino de matemática da UFABC ? volume 3. v.3 ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2020. v. 1, p. 160.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29