UFABC-professores-CMCC

Elisabete Marcon Mello

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui especialização em Educação Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André, pós-graduação em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutorado na Universidade Federal do ABC (UFABC). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1988), graduação em Bacharelado em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1986). Atualmente é professora do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9237153460240365 (15/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2018-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 954357616 URL da Homepage: https://www.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2023-Atual. Aprendizagem profissional de professores e futuros professores da Educação Básica: articulando o ensino e a investigação em Educação Matemática
      Descrição: Tomando-se resultados obtidos na literatura, os quais indicam a necessidade de pesquisas que investiguem a formação inicial e continuada deprofessores de modo a subsidiar suas aprendizagens para a docência, o objetivo principal desse estudo é compreender como decorre a aprendizagemprofissional do (futuro) professor de matemática ao se propor aproximar a matemática acadêmica da matemática escolar na e para a prática letiva do(futuro) professor matemática. Assume-se para tal um entendimento de que a aprendizagem profissional do professor se constitui na prática da sala deaula e a partir dela, sendo essa aprendizagem mediada por tarefas de aprendizagem profissional, por discussões coletivas e pelo papel e as ações doformador durante um processo de formação. Do ponto de vista metodológico, esse projeto enquadra-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa,tomando como método a Design-Based Research (DBR). A recolha de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observaçãoparticipante (com registros em áudio e vídeo) e a recolha documental (das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e outrosdocumentos curriculares). Como resultados espera-se a compreensão conceitual sobre como decorre a aprendizagem profissional no âmbito do projeto aser realizado, bem como, espera-se contribuir ainda com a elaboração de materiais curriculares para a formação de professores, materiais estes quepossam (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componenteessencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Elisabete Marcon Mello - Integrante / alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / SERGIO HENRIQUE BEZERRA DE SOUSA LEAL - Integrante / MARCIA AGUIAR - Integrante / Hélia Margarida Aparício Pintão de Oliveira - Integrante / Juliana França Viol - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Elisabete Marcon Mello.
      Descrição: Tomando-se resultados obtidos na literatura, os quais indicam a necessidade de pesquisas que investiguem a formação inicial e continuada de professores de modo a subsidiar suas aprendizagens para a docência, o objetivo principal desse estudo é compreender como decorre a aprendizagem profissional do (futuro) professor de matemática ao se propor aproximar a matemática acadêmica da matemática escolar na e para a prática letiva do (futuro) professor matemática. Assume-se para tal um entendimento de que a aprendizagem profissional do professor se constitui na prática da sala de aula e a partir dela, sendo essa aprendizagem mediada por tarefas de aprendizagem profissional, por discussões coletivas e pelo papel e as ações do formador durante um processo de formação. Do ponto de vista metodológico, esse projeto enquadra-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, tomando como método a Design-Based Research (DBR). A recolha de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante (com registros em áudio e vídeo) e a recolha documental (das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e outros documentos curriculares). Como resultados espera-se a compreensão conceitual sobre como decorre a aprendizagem profissional no âmbito do projeto a ser realizado, bem como, espera-se contribuir ainda com a elaboração de materiais curriculares para a formação de professores, materiais estes que possam (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Miriam Criez Nóbrega Ferreira - Integrante / Marcia Aguiar - Integrante / Juliana França Viol Paulin - Integrante / Elisabete Marcon Mello - Integrante / Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal - Integrante / Rosana Maria Luvezute Kripka - Integrante / Yuri Vieira Romano - Integrante / Salvador Ciscar Llinares - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.
    2. 2022-Atual. Produção de estudos científicos por alunos do 3 ano do Ensino Médio, com o uso do GeoGebra, para aprendizagem de conteúdos não assimilados nos anos de pandemia de COVID-19.
      Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver estudos de aprendizagem, com alunos da 3 série do Ensino Médio, para que possam explorar com um olhar investigativo, conteúdos que foram parcialmente desenvolvidos e/ou até mesmos que não foram abordados nas séries anteriores durante o período da pandemia de Covid-19, bem como conteúdos regulares da série até o segundo bimestre do ano letivo de 2022. A proposta destina-se a produção de artigos científicos que deverão ser apresentados em um evento a ser realizado ao final do projeto. Utilizaremos como ferramenta o software Geogebra com a finalidade de auxiliar a compreensão e levar os alunos a construir representações no estudo dos conteúdos escolhidos. Como referencial teórico propomos utilizar as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente, que trata da construção do pensamento geométrico fazendo considerações sobre o processo cognitivo do conhecimento, proposto por Machado, bem como Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. O projeto visa desenvolver, com os alunos, uma sequência de tarefas que explore estudo sobre geometria/relações, trigonometria, números/relações, análise combinatória, geometria métrica espacial, geometria analítica, equações algébricas e números complexos. O público-alvo pretendido para a aplicação da sequência de tarefas são alunos de Escola Básica que estejam cursando a 3 série do Ensino Médio na E. E. Prof. Inah de Mello em 2022. Estão incluídos alunos cegos, alunos com diagnóstico de Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD), alunos com Deficiência Intelectual (DI), alunos com Distúrbios do Processamento Auditivo Global (DEPAC), alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e alunos com transtorno do espectro Autista (TEA).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elisabete Marcon Mello - Coordenador / Amarildo Aparecido dos Santos - Integrante.
      Membro: Elisabete Marcon Mello.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (24)
      1. II Congresso Internacional Movimentos Docentes. Estudando geometria espacial com o geogebra: uma iniciação científica no ensino médio. 2022. (Congresso).
      2. IX Congresso IberoAmericano de Educação Matemática - CIBEM. Produção de estudos científicos por alunos do 3º ano do Ensino Médio, com o uso do GeoGebra, para aprendizagem de conteúdos não assimilados nos anos de pandemia de COVID-19. 2022. (Congresso).
      3. IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM. Dificuldades com a linguagem matemática em aulas de álgebra no ensino superior. 2022. (Congresso).
      4. IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM. Potencialidades didáticas do uso de softwares de geometridinâmica no ensino de geometria espacial. 2022. (Congresso).
      5. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.Estudando hipérbole em um curso de extensão para alunos do ensino médio. 2022. (Encontro).
      6. 14th International Congress on Mathematical Education (ICME-14). MATHEMATICS AND BLIND STUDENTS: THE PROBLEM OF REPRESENTATIONS. 2021. (Congresso).
      7. Colóquio de Experiências e Pesquisas em Ensino de Ciências (CEPEC).Comissão científica. 2021. (Outra).
      8. ESCREVENDO A CIÊNCIA: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E CIÊNCIA. 2021. (Congresso).
      9. EXTENSÃO NO LATTES: UMA INSERÇÃO NECESSÁRIA?. 2021. (Congresso).
      10. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA. 2021. (Congresso).
      11. II Congresso Movimentos Docentes. ALUNOS CEGOS DESENHANDO E COMPREENDENDO FIGURAS GEOMÉTRICAS. 2021. (Congresso).
      12. LIVE DE DISCUSSÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO (ETAPA 2). 2021. (Congresso).
      13. VII Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Descobrindo a geometria no Ensino Médio. 2021. (Congresso).
      14. VII Seminário Web Currículo: Redes, territórios e diversidades.UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO. 2021. (Seminário).
      15. II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva.O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático. 2020. (Encontro).
      16. III Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.A Surdocegueira sob o ponto de vista da etnomatemática. 2020. (Simpósio).
      17. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática. 2020. (Outra).
      18. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM.ENSINO DE GEOMETRIA PARA UMA ALUNA CEGA. 2020. (Encontro).
      19. CONEXÃO - V Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Desenho Geométrico: um resgate no Ensino Médio. 2019. (Congresso).
      20. VI Seminário Web Currículo: Educação e Humanismo.Descobrindo a Geometria no Ensino Médio. 2019. (Seminário).
      21. XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Seno e Cosseno: a transição do triângulo retângulo ao ciclo trigonométrico. 2019. (Encontro).
      22. XV CIAEM -. 2019. (Outra).
      23. XV CIAEM Conferência Interamericana de Educação Matemática.O aluno cego e os registros de representações matemáticas. 2019. (Outra).
      24. IV Congresso de Extensão Universitária da UFABC. A Construção de Registros de Representação Geométrica por Alunos cegos. 2018. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (3)
        • Elisabete Marcon Mello ⇔ Priscila Benitez (3.0)
          1. ALVES, R. ; Benitez, Priscila ; MELLO, E. M. ; PASIAN, M. ; FONSECA, G. F.. FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS AOS RELATOS. Revista de Ensino e Cultura. v. 6, p. 190-210, issn: 2595-7643, 2023.
          2. BENITEZ, PRISCILA ; MELLO, ELISABETE MARCON ; SANTOS, HADASSA RODRIGUES ; TINÉ, ROGÉRIO TIMÓTEO. Proposta extensionista sobre inclusão escolar: da educação básica ao superior. Expressa Extensão (UFPel). v. 23, p. 17-27, issn: 2538-8195, 2018.
          3. Benitez, Priscila; SANTOS, H. R. ; SANTOS, C. ; SANTOS, S. F. ; MELLO, E. M. ; SUZUKI, E. ; ARIANE, P. ; CAMARGO, A. C. ; ALMEIDA, T. ; ANJOS, G. ; COSTA, T. S. ; TINE, R. T.. Transição entre ensino médio público e educação superior: discussão sobre o público-alv o da educação especial. Em: Ana Cláudia Oliveira Pavão, Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Estratégias pedagógicas inclusivas na educação superior. 1ed.Santa Maria. : Universidade Federal de Santa Maria. 2018.v. 1, p. 227-251.

        • Elisabete Marcon Mello ⇔ Vivili Maria Silva Gomes (2.0)
          1. RAMOS, MARCOS HENRIQUE ASSUNÇÃO ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA ; MELLO, ELISABETE MARCON. O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar etnomatemático. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 15, p. 4159-4168, issn: 1989-4155, 2023.
          2. CARDOSO, V. C. (Org.) ; MELLO, E. M. (Org.) ; PAZUCH, V. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Cadernos de práticas de ensino de matemática da UFABC ? volume 3. v.3 ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2020. v. 1, p. 160.

        • Elisabete Marcon Mello ⇔ Vinícius Pazuch (1.0)
          1. CARDOSO, V. C. (Org.) ; MELLO, E. M. (Org.) ; PAZUCH, V. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Cadernos de práticas de ensino de matemática da UFABC ? volume 3. v.3 ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2020. v. 1, p. 160.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29