UFABC-professores-CMCC

Francisco José Brabo Bezerra

Doutor em Educação (Educação Matemática) pela UNICAMP - 2009, Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP - 2001, Licenciatura em Ciências e Matemática pela UNIMAR - 1985, Licenciatura em Pedagogia - UNESP-Marília - 1988. Atualmente é professor e pesquisador do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federa do ABC - UFABC. Atuou como Coordenador da Licenciatura em Matemática da UFABC no período set/2015 a ago/2019, e como Vice-Coordenador na gestão 2019/2021. Atua na Pós-graduação Latu-senso da UFABC como professor e orientador. Atuou no curso de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC entre 2013 e 2019. Atuou como professor na Educação Básica, e como formador de professores em vários cursos oferecidos pela rede Estadual e Municipal de ensino no Estado de São Paulo. Atuou no Ensino Superior em diversas IES particulares. Atua na área de Educação Matemática, especificamente em temas relacionados a Formação de professores da Educação Infantil e Educação Básica, com foco no ensino e aprendizagem da matemática, e de modo mais especifico na aritmética e suas interfaces. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2537186814591576 (01/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, 5001 (sala 542) Santa Teresinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968338 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7790&Itemid=153
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2020-2021. A construção do conceito de número: reflexões e percepções de um grupo de professoras dos anos iniciais.
      Descrição: Projeto IC ref ao Edital 01/2020 - PROPES, voluntário (sem bolsa).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Francisco José Brabo Bezerra - Coordenador / Jeferson Vinícius MOREIRA - Integrante.
      Membro: Francisco José Brabo Bezerra.
    2. 2017-2018. Investigação sobre os diferentes significados para o conceito de número racional presentes nos livros didáticos do Ensino Fundamental
      Descrição: Projeto de IC do Edital 01/2017. UFABC, com bolsa de IC. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Francisco José Brabo Bezerra - Coordenador / Bruno Avila Pereira - Integrante.
      Membro: Francisco José Brabo Bezerra.
    3. 2013-2017. Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra: uma abordagem baseada em perfis conceituais
      Descrição: Os resultados de macroavaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio apontam melhorias nos indicativos de desempenho dos estudantes em Matemática. Entretanto, ainda que o crescimento no desempenho das notas possa ser considerado um avanço para a Educação Brasileira, muitas competências matemáticas ainda precisam ser desenvolvidas e construídas nos estudantes. A Álgebra foi elencada para assumir um dos papéis principais nesse projeto ao se observar que, apesar da ênfase dada nesta área da Matemática na Educação Básica, os resultados de tais avaliações explicitam as deficiências dos estudantes em seus conhecimentos algébricos. A experiência do pesquisador propositor desse projeto nessa área parece ratificar sua preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, assim como na Formação do Professor de Matemática. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral investigar os conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores, ao ensinar Álgebra na Educação Básica, utilizando-se de uma abordagem de ensino baseada em perfis conceituais. Trata-se de uma proposta de pesquisa que envolverá professores universitários, professores da Educação Básica, alunos de doutorado e de mestrado, e alunos de graduação, engajados em elaborar, desenvolver e analisar atividades matemáticas que contemplem diferentes significados de conceitos algébricos trabalhados nos ensinos fundamental e médio. Numa outra dimensão complementar a essa primeira será investigado como a abordagem dessas atividades matemáticas que contemplam diferentes perfis conceituais pode contribuir para a constituição e/ou ampliação dos conhecimentos algébricos dos professores e futuros professores envolvidos. Por fim, pretende-se como resultados desse projeto, produzir reflexões e construtos teóricos na direção de se delimitar o que se entende por Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra na Educação Básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Francisco José Brabo Bezerra - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Etienne Lautenschlanger - Integrante / Felipe Augusto P. V. S. e Oliveira - Integrante / Thais Helena Inglês Silva - Integrante / Barbara Passadore de Oliveira - Integrante / William Antonio da Silva - Integrante / Alejandro Gonzalez-Martin - Integrante / Debora da Silva Souza - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Francisco José Brabo Bezerra.
      Descrição: Os resultados de macroavaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio apontam melhorias nos indicativos de desempenho dos estudantes em Matemática. Entretanto, ainda que o crescimento no desempenho das notas possa ser considerado um avanço para a Educação Brasileira, muitas competências matemáticas ainda precisam ser desenvolvidas e construídas nos estudantes. A Álgebra foi elencada para assumir um dos papéis principais nesse projeto ao se observar que, apesar da ênfase dada nesta área da Matemática na Educação Básica, os resultados de tais avaliações explicitam as deficiências dos estudantes em seus conhecimentos algébricos. A experiência do pesquisador propositor desse projeto nessa área parece ratificar sua preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, assim como na Formação do Professor de Matemática. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral investigar os conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores, ao ensinar Álgebra na Educação Básica, utilizando-se de uma abordagem de ensino baseada em perfis conceituais. Trata-se de uma proposta de pesquisa que envolverá professores universitários, professores da Educação Básica, alunos de doutorado e de mestrado, e alunos de graduação, engajados em elaborar, desenvolver e analisar atividades matemáticas que contemplem diferentes significados de conceitos algébricos trabalhados nos ensinos fundamental e médio. Numa outra dimensão ? complementar a essa primeira ? será investigado como a abordagem dessas atividades matemáticas que contemplam diferentes perfis conceituais pode contribuir para a constituição e/ou ampliação dos conhecimentos algébricos dos professores e futuros professores envolvidos. Por fim, pretende-se como resultados desse projeto, produzir reflexões e construtos teóricos na direção de se delimitar o que se entende por Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra na Educação Básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Etienne Lautenschlanger - Integrante / Thais Helena Inglês Silva - Integrante / Francisco José Brabo Bezerra - Integrante / Alejandro Gonzalez-Martin - Integrante / Arthur B Powell - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Miriam Criez Nóbrega Ferreira - Integrante / Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Marcia Aguiar - Integrante / Vinicius Pazuch - Integrante / Karina Aguiar Alves - Integrante / Josevaldo de Almeida Lago - Integrante / Carlos Miguel Ribeiro - Integrante / Carolina Maia - Integrante / Maria de Fátima Sbrana - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (28)
      1. 10º Congresso Nacional de Educação. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE TANGENTE: UMA ATIVIDADE PARA ALÉM DA SALA DE AULA. 2024. (Congresso).
      2. ENALIC - IX ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS e VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID e III SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.CONSTRUINDO TEODOLITOS: UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO COM TRIGONOMETRIA. 2023. (Encontro).
      3. VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. APRENDENDO TRIGONOMETRIA COM O TEODOLITO CASEIRO: INSERINDO O LÚDICO NA SALA DE AULA.. 2023. (Congresso).
      4. XIV EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática.O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA UFABC NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA: um relato de experiência das impressões e desafios da prática docente no ensino de matemática.. 2020. (Encontro).
      5. IV Congresso Nacional de Formação de Professores; XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores. Concepções explicitadas por professores dos anos iniciais ao ensinar frações aos seus alunos pela primeira vez.. 2018. (Congresso).
      6. III Semana das Licenciaturas, VI Simpósio do PIBID, I Jornada Freireana.Pentaminó. 2017. (Simpósio).
      7. IV Fórum Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil.Pesquisa em Formação de Professores em Educação Matemática - GD1 - participou das discussões. 2017. (Outra).
      8. VIII CIBEM - CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA. Conhecimento matemático para o ensino dos números racionais: discussão na/da formação de professores. 2017. (Congresso).
      9. XIII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática.Metodologia do ensino de matemática ? Anos Finais. 2017. (Encontro).
      10. Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC).Qual é o ângulo correto: o meu, o seu, ou o da raposa?. 2016. (Encontro).
      11. Seminário contribuições contemporâneas para a pesquisa em perfis conceituais.Perfil conceitual de número racional: uma construção coletiva. 2016. (Seminário).
      12. VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC).ORIGAMICS: a mágica do quadrado que virou heptágono (Oficina). 2016. (Oficina).
      13. VI Fórum Paulista de Licenciaturas em Matemática.GD2: A prática como componente curricular - ISBN 978857713201. 2016. (Outra).
      14. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Qual a concepção de medida dos professores do ensino fundamental de uma escola pública?. 2016. (Congresso).
      15. 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO A PARTIR DAS MEDIDAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Simpósio).
      16. I Encontro PIBID do Estado de São Paulo. 2015. (Encontro).
      17. I SIPRAEM - SIMPÓSIO SOBRE INVESTIGAÇÕES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.OBEDUC ? Integrando Universidade e escola: Práticas e Pesquisas em Educação Matemática. 2015. (Simpósio).
      18. IV Simpósio PIBID - UFABC "Práticas motivadoras na sala de aula e o PIBID".Construção do conceito de área de figuras planas utilizando TANGRAN. 2015. (Simpósio).
      19. XIV CIAEM. La enseñanza de la mutiplicacíon: una propuesta a partir de tareas de proporcionalidad directa. 2015. (Congresso).
      20. EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática.Geometria Plana versus Espacial: uma experiência na exploração de multissignificados.. 2014. (Encontro).
      21. IV Colóquio de Educação Matemática. NÚMEROS DECIMAIS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. 2014. (Congresso).
      22. V Fórum Paulista de Licenciaturas em Matemática. 2014. (Outra).
      23. VIII Encontro do PIBID/UFABC."Formação de Professores em contextos colaborativos e interdisciplinares". 2014. (Encontro).
      24. III Simposio PIBID-UFABC.1. Formação inicial e PIBID: a busca da identidade profissional. 2. Semelhança de triângulos: uma proposta de ensino usando a resolução de problemas.. 2013. (Simpósio).
      25. IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Realidade social dos números decimais: a busca de constextos significativos. 2013. (Seminário).
      26. VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Trabalhando com prismas e suas esferas de prática: uma proposta para o Ensino Médio. 2013. (Congresso).
      27. VII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Dilemas da docência no Ensino Superior: conheciemento específico matemático em contextos práticos. 2013. (Congresso).
      28. VII Encontro PIBID/UFABC. 2013. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (16)
      1. Bezerra, Francisco José Brabo. Coordenação de apresentações orais. 2024. (Congresso).. . 0.
      2. Bezerra, Francisco José Brabo. Coordenação de apresentações orais. 2024. (Congresso).. . 0.
      3. Bezerra, Francisco José Brabo; GALDUROZ, R. F.. UFABC PARA TODOS. 2023. Outro
      4. Bezerra, F. J. B.; MELLO, E. M. ; GALDUROZ, R. F.. UFABC PARA TODOS. 2020. Outro
      5. BEZERRA, Francisco J. B.. XIV EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática. 2020. (Congresso).. . 0.
      6. Bezerra, F. J. B.. UFABC PARA TODOS. 2019. (Outro).. . 0.
      7. BEZERRA, Francisco J. B.. XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Congresso).. . 0.
      8. BEZERRA, Francisco J. B.. I Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e história das Ciências e da Matemática. 2016. (Congresso).. . 0.
      9. BEZERRA, Francisco J. B.. VIII Encontro do PIBID/UFABC. 2014. (Outro).. . 0.
      10. BEZERRA, Francisco J. B.. IV Encontro de Iniciação Científica da UFABC, VII Simpósio de Iniciação Cientifica da UFABC e 9º Simpósio de Iniciação Científica da USCS. 2014. (Outro).. . 0.
      11. Bezerra, F. J. B.. UFABC PARA TODOS. 2014. (Outro).. . 0.
      12. BEZERRA, Francisco J. B.; COSTA, L. ; ALVIM, M. H. ; MIRANDA, M. A. G. C.. IX Encontro do PIBID/UFABC - Reflexões sobre interdisciplinaridade. 2014. Outro
      13. SILVA, M. P. ; BEZERRA, Francisco J. B. ; CAPECCHI, M. C. V. M. ; ALVIM, M. H. ; VELASCO, P. N. ; ALTARUGIO, M. H. ; GOMES, V. M. S. ; FRANZOLIN, F. ; COSTA, L. ; RODRIGUES, M. I. R. ; GHILARDI-LOPES, N. P. ; AVILA JUNIOR, P.. III Simpósio PIBID-UFABC. 2013. Outro
      14. BEZERRA, Francisco J. B.. UFABC PARA TODOS. 2013. (Outro).. . 0.
      15. BEZERRA, Francisco J. B.. 1° Fórum Internacional de Educação. 2001. (Congresso).. . 0.
      16. BEZERRA, Francisco J. B.. V EBRAPEM. 2001. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Francisco José Brabo Bezerra ⇔ Vivili Maria Silva Gomes (4.0)
        1. SOUZA, D. S. ; SILVA, T. H. I. ; GOMES, V. M. S. ; BEZERRA, Francisco J. B.. CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA PRESENTES NAS MACROAVALIAÇÕES: OS CASOS DA PROVA BRASIL E DO ENEM DE 2011. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). v. 8, p. 46-66, issn: 2179-426X, 2017.
        2. SANTOS, Z. (Org.) ; Bezerra, Francisco José Brabo (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Cadernos de Práticas de Ensino de Matemática da UFABC vol. 6. 1 ed. Santo André, SP: Universidade Federal do ABC, 2024. v. 1, p. 127.
        3. RIBEIRO, A. J. (Org.) ; BEZERRA, Francisco J. B. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Formação de professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação. 01 ed. Campinas, SP: Leitura Crítica, 2017. v. 01, p. 200.
        4. SILVA, R. L. ; BEZERRA, Francisco J. B. ; GOMES, V. M. S. ; ALBRECHT, E.. Conhecimentos algébricos manifestados a partir das macroavaliações e das compreensões conceituais de professores e de estudantes. Em: Alessandro Jacques Ribeiro; Francisco José Brabo Bezerra; Vivilí Maria Silva Gomes. (Org.). Formação de professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação.. 1ed.Campinas - SP. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 43-86.

      • Francisco José Brabo Bezerra ⇔ Alessandro Jacques Ribeiro (3.0)
        1. RIBEIRO, A. J. ; BEZERRA, Francisco J. B. ; SILVA, R. L.. MAPEAMENTO DE CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA: UMA ALTERNATIVA PARA COMPREENDER SEUS DIVERSOS SIGNIFICADOS. REVISTA ACTA SCIENTIAE. v. 18, p. 419-434, issn: 2178-7727, 2016.
        2. RIBEIRO, A. J. (Org.) ; BEZERRA, Francisco J. B. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Formação de professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação. 01 ed. Campinas, SP: Leitura Crítica, 2017. v. 01, p. 200.
        3. LIMA, C. M. ; ROCHA, D. ; RIBEIRO, A. J. ; BEZERRA, Francisco J. B.. OS NÚMEROS DECIMAIS EM SEUS SIGNIFICADOS: uma construção aritmética com alunos do 6º. Ano do Ensino Fundamental. Em: Mirian Pacheco Silva; Márcia Helena Alvim; Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. (Org.). PIBID/UFABC e o processo ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática. 1ed.Jundiaí - SP. : Paco Editorial. 2014.v. 1, p. 33-50.

      • Francisco José Brabo Bezerra ⇔ Márcio Fabiano da Silva (3.0)
        1. SILVA, M. F. ; REDIVO, I. H. ; FIGUEIREDO, L. L. ; BEZERRA, Francisco J. B.. Explorando conceitos em Astronomia na perspectiva inter e transdisciplinar. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática ? relatos de experiência das ações do PIBID/UFABC. 1ed.Campinas - SP. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 111-120.
        2. BEZERRA, F. J. B. ; SILVA, MÁRCIO FABIANO DA ; WATANABE, M. T.. O papel da avaliação diagnóstica: reflexões sobre as ações do Pibid de Matemática na superação das dificuldades dos alunos. Em: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda; Márcia Helena Alvim. (Org.). Integrando pesquisa e formação de professores: contribuições do Pibid/UFABC. 1ed.Campinas - SP. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 87-106.
        3. BEZERRA, Francisco J. B.; SILVA, M. F.. Reflexões sobre as ações interdisciplinares empreendidas em escolas parceiras do PIBID: o caso do subprojeto de Matemática. Em: MIRANDA, Meiri Aparecida Gurgel de Campos; ALVIM, Márcia Helena. (Org.). Reflexões sobre as ações do PIBID/UFABC: contribuições à valorização do magistério e ao aprimoramento da formação de professores para a Educação Básica. 1ed.Rio de Janeiro. : Autografia. 2016.v. 1, p. 81-95.

      • Francisco José Brabo Bezerra ⇔ Evonir Albrecht (1.0)
        1. SILVA, R. L. ; BEZERRA, Francisco J. B. ; GOMES, V. M. S. ; ALBRECHT, E.. Conhecimentos algébricos manifestados a partir das macroavaliações e das compreensões conceituais de professores e de estudantes. Em: Alessandro Jacques Ribeiro; Francisco José Brabo Bezerra; Vivilí Maria Silva Gomes. (Org.). Formação de professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação.. 1ed.Campinas - SP. : Edições Leitura Crítica. 2017.v. 1, p. 43-86.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29