UFABC-professores-CMCC

Marcia Aguiar

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2014). Realizou um estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2018-2019). Lecionou em escolas públicas e particulares no Ensino Básico e, em Ensino Superior. Autora de Matemática do Programa Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do ABC, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da UFABC (2023-2025) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Sua área de pesquisa está relacionada ao Ensino de Matemática, Ensino de Álgebra e Formação de Professores que ensinam matemática (Texto informado pelo autor). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9566810844019670 (06/08/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil - Caixa-postal: 05468 Telefone: (011) 49968328 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2023-Atual. Aprendizagem profissional de professores e futuros professores da Educação Básica: articulando o ensino e a investigação em Educação Matemática
      Descrição: Tomando-se resultados obtidos na literatura, os quais indicam a necessidade de pesquisas que investiguem a formação inicial e continuada de professores de modo a subsidiar suas aprendizagens para a docência, o objetivo principal desse estudo é compreender como decorre a aprendizagem profissional do (futuro) professor de matemática ao se propor aproximar a matemática acadêmica da matemática escolar na e para a prática letiva do (futuro) professor matemática. Assume-se para tal um entendimento de que a aprendizagem profissional do professor se constitui na prática da sala de aula e a partir dela, sendo essa aprendizagem mediada por tarefas de aprendizagem profissional, por discussões coletivas e pelo papel e as ações do formador durante um processo de formação. Do ponto de vista metodológico, esse projeto enquadra-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, tomando como método a Design-Based Research (DBR). A recolha de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante (com registros em áudio e vídeo) e a recolha documental (das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e outros documentos curriculares). Como resultados espera-se a compreensão conceitual sobre como decorre a aprendizagem profissional no âmbito do projeto a ser realizado, bem como, espera-se contribuir ainda com a elaboração de materiais curriculares para a formação de professores, materiais estes que possam (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcia Aguiar - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Miriam Criez Nóbrega Ferreira - Integrante / Hélia Oliveira - Integrante / Yuri Vieira Romano - Integrante / Juliana França Viol Paulin - Integrante / Elisabete Marcon Mello - Integrante / Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal - Integrante / Rosana Maria Luvezute Kripka - Integrante / Salvador Llinares - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Aguiar.
      Descrição: Tomando-se resultados obtidos na literatura, os quais indicam a necessidade de pesquisas que investiguem a formação inicial e continuada deprofessores de modo a subsidiar suas aprendizagens para a docência, o objetivo principal desse estudo é compreender como decorre a aprendizagemprofissional do (futuro) professor de matemática ao se propor aproximar a matemática acadêmica da matemática escolar na e para a prática letiva do(futuro) professor matemática. Assume-se para tal um entendimento de que a aprendizagem profissional do professor se constitui na prática da sala deaula e a partir dela, sendo essa aprendizagem mediada por tarefas de aprendizagem profissional, por discussões coletivas e pelo papel e as ações doformador durante um processo de formação. Do ponto de vista metodológico, esse projeto enquadra-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa,tomando como método a Design-Based Research (DBR). A recolha de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observaçãoparticipante (com registros em áudio e vídeo) e a recolha documental (das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e outrosdocumentos curriculares). Como resultados espera-se a compreensão conceitual sobre como decorre a aprendizagem profissional no âmbito do projeto aser realizado, bem como, espera-se contribuir ainda com a elaboração de materiais curriculares para a formação de professores, materiais estes quepossam (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componenteessencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Elisabete Marcon Mello - Integrante / alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / SERGIO HENRIQUE BEZERRA DE SOUSA LEAL - Integrante / MARCIA AGUIAR - Integrante / Hélia Margarida Aparício Pintão de Oliveira - Integrante / Juliana França Viol - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Elisabete Marcon Mello.
      Descrição: Tomando-se resultados obtidos na literatura, os quais indicam a necessidade de pesquisas que investiguem a formação inicial e continuada de professores de modo a subsidiar suas aprendizagens para a docência, o objetivo principal desse estudo é compreender como decorre a aprendizagem profissional do (futuro) professor de matemática ao se propor aproximar a matemática acadêmica da matemática escolar na e para a prática letiva do (futuro) professor matemática. Assume-se para tal um entendimento de que a aprendizagem profissional do professor se constitui na prática da sala de aula e a partir dela, sendo essa aprendizagem mediada por tarefas de aprendizagem profissional, por discussões coletivas e pelo papel e as ações do formador durante um processo de formação. Do ponto de vista metodológico, esse projeto enquadra-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, tomando como método a Design-Based Research (DBR). A recolha de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante (com registros em áudio e vídeo) e a recolha documental (das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e outros documentos curriculares). Como resultados espera-se a compreensão conceitual sobre como decorre a aprendizagem profissional no âmbito do projeto a ser realizado, bem como, espera-se contribuir ainda com a elaboração de materiais curriculares para a formação de professores, materiais estes que possam (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Miriam Criez Nóbrega Ferreira - Integrante / Marcia Aguiar - Integrante / Juliana França Viol Paulin - Integrante / Elisabete Marcon Mello - Integrante / Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal - Integrante / Rosana Maria Luvezute Kripka - Integrante / Yuri Vieira Romano - Integrante / Salvador Ciscar Llinares - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.
    2. 2020-Atual. Raciocínio matemático na Escola básica: investigando a Aprendizagem Profissional do Professor de Matemátic
      Descrição: Desvelar e compreender o conhecimento matemático dos professores para o ensino constitui um importante campo de pesquisa na formação de professores, em especial, quando se considera a prática letiva como ponto de partida. No estudo, pretendemos compreender as oportunidades de aprendizagem profissional do professor (APP) para o desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino acerca de processos de raciocínio como conjecturar, generalizar e justificar, sendo o raciocínio matemático uma competência básica na aprendizagem. Assim, assumimos que processos formativos que consideram a prática letiva do professor e as discussões coletivas como cernes na APP podem contribuir para a (re)construção do conhecimento matemático para o ensino. Com o objetivo de compreender como ocorre a (re)construção de conhecimentos matemáticos de professores para o ensino na escola básica acerca dos processos de conjecturar, generalizar, justificar presentes na matemática escolar, queremos responder: Como as tarefas de aprendizagem profissional (TAP), as discussões coletivas e o papel e as ações do formador realizadas em processos formativos podem contribuir na (re)construção do conhecimento matemático para o ensino acerca dos processos de raciocínio matemático? A produção de dados será realizada em dois ciclos de um processo formativo para professores de matemática, por meio do uso de TAP. Essas TAPs serão construídas a partir de registros de práticas dos professores, e estruturadas para promover discussões matemáticas e didáticas a respeito dos processos de raciocínio matemático na escola básica. A metodologia se insere em uma perspectiva qualitativa-interpretativa, por meio do Design-Based Reseach (DBR) e visa oportunizar a professores, por meio de um trabalho colaborativo, aprendizagens a respeito dos processos do raciocínio matemático. Assim pretendemos contribuir para a implementação de novas práticas e a elaboração de materiais curriculares para a formação de professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Marcia Aguiar - Coordenador / Alessandro Jacques Ribeiro - Integrante / Vinicius Pazuch - Integrante / João Pedro da Ponte - Integrante / Felipe Oliveira - Integrante / Vania Batista Flose Jardim - Integrante / Joana Mata-Pereira - Integrante / Gustavo Luis da Costa - Integrante / PAULO DANTE DE TOLEDO SERRAIN - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Aguiar.
      Descrição: Desvelar e compreender o conhecimento matemático dos professores para o ensino constitui um importante campo de pesquisa na formação de professores, em especial, quando se considera a prática letiva como ponto de partida. No estudo, pretendemos compreender as oportunidades de aprendizagem profissional do professor (APP) para o desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino acerca de processos de raciocínio como conjecturar, generalizar e justificar, sendo o raciocínio matemático uma competência básica na aprendizagem. Assim, assumimos que processos formativos que consideram a prática letiva do professor e as discussões coletivas como cernes na APP podem contribuir para a (re)construção do conhecimento matemático para o ensino. Com o objetivo de compreender como ocorre a (re)construção de conhecimentos matemáticos de professores para o ensino na escola básica acerca dos processos de conjecturar, generalizar, justificar presentes na matemática escolar, queremos responder: Como as tarefas de aprendizagem profissional (TAP), as discussões coletivas e o papel e as ações do formador realizadas em processos formativos podem contribuir na (re)construção do conhecimento matemático para o ensino acerca dos processos de raciocínio matemático? A produção de dados será realizada em dois ciclos de um processo formativo para professores de matemática, por meio do uso de TAP. Essas TAPs serão construídas a partir de registros de práticas dos professores, e estruturadas para promover discussões matemáticas e didáticas a respeito dos processos de raciocínio matemático na escola básica. A metodologia se insere em uma perspectiva qualitativa-interpretativa, por meio do Design-Based Reseach (DBR) e visa oportunizar a professores, por meio de um trabalho colaborativo, aprendizagens a respeito dos processos do raciocínio matemático. Assim pretendemos contribuir para a implementação de novas práticas e a elaboração de materiais curriculares para a formação de professores... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Integrante / Felipe Augusto P. V. S. e Oliveira - Integrante / Marcia Aguiar - Coordenador / Vinicius Pazuch - Integrante / João Pedro da Ponte - Integrante / Vania Batista Flose Jardim - Integrante / Joana Mata-Pereira - Integrante / Gustavo Luis da Costa - Integrante / Paula Dante de Toledo Serrain - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.
    3. 2018-2021. Aprendizagem profissional do professor de Matemática e o ensino de Álgebra: um estudo envolvendo os contextos da escola básica e da universidade
      Descrição: A problemática desenhada para esse projeto de pesquisa fundamenta-se em resultados obtidos na literatura e que indicam a carência de pesquisas que se proponham a investigar e desvelar qual é e como se constitui a gênese da aprendizagem profissional dos professores de matemática para o ensino de Álgebra na educação básica. A partir disso, o objetivo principal da pesquisa configura-se em compreender como se constitui e explicar como se desenvolve a aprendizagem profissional do professor de matemática no que tange ao ensino de Álgebra. Entende-se a aprendizagem profissional do professor construída na prática da sala de aula e a partir dela, e que essa aprendizagem é mediada por tarefas de aprendizagem profissional (TAP), pelas discussões matemáticas coletivas e pelo papel e as ações do formador durante um processo de formação. Além disso, ao se investigar a formação de professores que ensinam matemática, um importante desafio a ser enfrentado é o distanciamento entre a matemática ensinada nos cursos de licenciaturas e as práticas matemáticas efetivamente desenvolvidas na escola básica. Do ponto de vista metodológico, a presente pesquisa insere-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, por meio da design-based research (DBR) e, em especial, em um tipo de DBR que se propõe a contribuir para que professores ? trabalhando em conjunto e em colaboração com pesquisadores ? desenvolvam aprendizagens que lhes possibilitem implementar práticas de ensino inovadoras em suas salas de aula. Por fim, espera-se, dentre os resultados, contribuir para (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática como um componente essencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Marcia Aguiar - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / João Pedro da Ponte - Integrante / Miriam Criez Nóbrega Ferreira - Integrante / Felipe Oliveira - Integrante / Hélia Oliveira - Integrante / Daniela Inês Baldan da Silva - Integrante / Marcel Messias Gonçalves - Integrante / André Trevisan - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Aguiar.
      Descrição: A problemática desenhada para esse projeto de pesquisa fundamenta-se em resultados obtidos na literatura e que indicam a carência de pesquisas que se proponham a investigar e desvelar qual é e como se constitui a gênese da aprendizagem profissional dos professores de matemática para o ensino de Álgebra na educação básica. A partir disso, o objetivo principal da pesquisa configura-se em compreender como se constitui e explicar como se desenvolve a aprendizagem profissional do professor de matemática no que tange ao ensino de Álgebra. Entende-se a aprendizagem profissional do professor construída na prática da sala de aula e a partir dela, e que essa aprendizagem é mediada por tarefas de aprendizagem profissional (TAP), pelas discussões matemáticas coletivas e pelo papel e as ações do formador durante um processo de formação. Além disso, ao se investigar a formação de professores que ensinam matemática, um importante desafio a ser enfrentado é o distanciamento entre a matemática ensinada nos cursos de licenciaturas e as práticas matemáticas efetivamente desenvolvidas na escola básica. Do ponto de vista metodológico, a presente pesquisa insere-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, por meio da design-based research (DBR) e, em especial, em um tipo de DBR que se propõe a contribuir para que professores ? trabalhando em conjunto e em colaboração com pesquisadores ? desenvolvam aprendizagens que lhes possibilitem implementar práticas de ensino inovadoras em suas salas de aula. Por fim, espera-se, dentre os resultados, contribuir para (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática como um componente essencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Felipe Augusto P. V. S. e Oliveira - Integrante / Etienne Lautenschlager - Integrante / Miriam Criez Nóbrega Ferreira - Integrante / Marcia Aguiar - Integrante / André Luis Trevisan - Integrante / João Pedro da Ponte - Integrante / Hélia Oliveira - Integrante / DANIELA INÊS BALDAN DA SILVA - Integrante / Marcel Messias Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.
    4. 2018-Atual. Padrões e Regularidades no Ensino de Álgebra: investigando a Aprendizagem Profissional do Professor de Matemática
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar a (re)construção de conhecimentos matemáticos e didáticos de professores da educação básica, no que diz respeito à noção de padrões e regularidades presentes no ensino da álgebra, em um processo de formação continuada. A produção dos dados será desenvolvida em um curso de formação continuada para professores de matemática, por meio do uso de Tarefas de Aprendizagem Profissional. Essas tarefas serão construídas a partir de registros de práticas dos próprios professores participantes e estruturadas para promover discussões matemáticas e didáticas a respeito da noção de padrões e regularidades na matemática escolar. Por fim, pretende-se encontrar caminhos para compreender como se constitui a aprendizagem profissional do professor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcia Aguiar - Coordenador / Alessandro Jacques Ribeiro - Integrante / João Pedro da Ponte - Integrante.
      Membro: Marcia Aguiar.
    5. 2015-2017. Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra: uma abordagem baseada em perfis conceituais
      Descrição: Descrição: Os resultados de macroavaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio apontam melhorias nos indicativos de desempenho dos estudantes em Matemática. Entretanto, ainda que o crescimento no desempenho das notas possa ser considerado um avanço para a Educação Brasileira, muitas competências matemáticas ainda precisam ser desenvolvidas e construídas nos estudantes. A Álgebra foi elencada para assumir um dos papéis principais nesse projeto ao se observar que, apesar da ênfase dada nesta área da Matemática na Educação Básica, os resultados de tais avaliações explicitam as deficiências dos estudantes em seus conhecimentos algébricos. A experiência do pesquisador propositor desse projeto nessa área parece ratificar sua preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, assim como na Formação do Professor de Matemática. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral investigar os conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores, ao ensinar Álgebra na Educação Básica, utilizando-se de uma abordagem de ensino baseada em perfis conceituais. Trata-se de uma proposta de pesquisa que envolverá professores universitários, professores da Educação Básica, alunos de doutorado e de mestrado, e alunos de graduação, engajados em elaborar, desenvolver e analisar atividades matemáticas que contemplem diferentes significados de conceitos algébricos trabalhados nos ensinos fundamental e médio. Numa outra dimensão ? complementar a essa primeira ? será investigado como a abordagem dessas atividades matemáticas que contemplam diferentes perfis conceituais pode contribuir para a constituição e/ou ampliação dos conhecimentos algébricos dos professores e futuros professores envolvidos. Por fim, pretende-se como resultados desse projeto, produzir reflexões e construtos teóricos na direção de se delimitar o que se entende por Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra na Educação Básica... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcia Aguiar - Integrante / Karina Aguiar Alves - Integrante / Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Vinicius Pazuch - Integrante / Maria de Fátima da Costa Sbrana - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante.
      Membro: Marcia Aguiar.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Aprovada em Concurso Público para o cargo de Professor Adjunto, Universidade Federal do ABC.. 2015.
      Membro: Marcia Aguiar.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (22)
    1. 6o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - 6o SIPEMAT.OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM VIVENCIADAS POR PROFESSORES ACERCA DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. 2024. (Simpósio).
    2. XV EPEM ? Encontro Paulista de Educação Matemática ? XV EPEM, UNESP ? Guaratinguetá, 2023.. Professores Experimentando Tarefas de Aprendizagem Profissional acerca dos Processos de Raciocínio Matemático. 2023. (Congresso).
    3. XVI Conferencia Interamericana de Educación Matemática (XVI CIAEM). Lima-Peru. 2023. O PAPEL E AS AÇÕES DO FORMADOR DE PROFESSORES AO UTILIZAR TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ENVOLVENDO O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. 2023. (Congresso).
    4. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2022 - Caparica- PortugalEIEM 2022. Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores: papel e ações do formador e uso de tarefas de aprendizagem profissional acerca dos processos de raciocínio matemático. 2022. (Congresso).
    5. IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - IX CIBEM. 2022. Uso de uma tarefa de aprendizagem profissional sobre anéis de integridade para aproximação entre a álgebra escolar e a acadêmica. 2022. (Congresso).
    6. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática ? XIV ENEM. Remoto, 2022. Papel e ações do formador de professores ao refletir sobre o uso de tarefas formativas na Licenciatura em Matemática. 2022. (Congresso).
    7. Estudos de aula na formação contínua de professores - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa s. 2021. (Seminário).
    8. Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2021. (Seminário).
    9. XIII Summer Workshop in Mathematics.Promover aprendizagens profissionais a professores utilizando-se do raciocínio dos estudantes ao resolver tarefas matemáticas. 2021. (Seminário).
    10. Conferência Internacional de Investigação em Educação Matemática - SPIEM - SBEM - SEIEM. 2020. (Seminário).
    11. III Simpósio do Programa de Pós- Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2020. (Simpósio).
    12. IV Seminário Internacional CIEspMat | Pesquisa e Formação de professores para a melhoria da qualidade da prática matemática.O uso do raciocínio dos estudantes como ferramenta de aprendizagem para os professores. 2020. (Oficina).
    13. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática. 2020. (Simpósio).
    14. XII Summer Workshop in Mathematics? held at the University of Brasília. Mathematical and didactic knowledge of basic education teachers concerning patterns and regularities: reflections on continuing education based on practice. 2020. (Congresso).
    15. 11th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education - CERME 11 ds. Mathematical and didactical knowledge about patterns and regularities mobilized by teachers in a professional learning task. ( ). 2019. (Congresso).
    16. Mostra do CAEM-2019 - IME-USP.O conhecimento do professor para ensinar Álgebra relacionado à noção de padrões e regularidades na Educação Básica.. 2019. (Encontro).
    17. XXIII EBRAPEM. 2019. (Encontro).
    18. Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM-2018.Conhecimentos matemáticos e didáticos de professores acerca de padrões e regularidades: reflexões de uma experiência de formação contínua a partir da prática da sala de aula. 2018. (Encontro).
    19. VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Conhecimentos profissional docente e o ensino de equação: uma reflexão baseada na prática. 2017. (Congresso).
    20. XIII Encontro Paulista de Educação Matemática - XIII EPEM.As questões do ENEM (2012-2016) na perspectiva da Abordagem CTS. 2017. (Encontro).
    21. 1o Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática.O Percurso do Ensino de Álgebra no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Teoria Antropológica do Didático. 2016. (Simpósio).
    22. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. As Lacunas do Ensino de Álgebra no Ensino Fundamental: uma análise a partir da Transposição Didática. 2016. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. AGUIAR, M.. Como desenvolver os processos de raciocínio matemático na sala de aula. 2024. (Outro).. . 0.
    2. AGUIAR, M.. O raciocínio matemático na sala de aula (CNPq - Edital Universal). 2023. (Outro).. . 0.
    3. AGUIAR, M.. APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2023. (Outro).. . 0.
    4. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, MARCIA. III WORKSHOP DO GRUPO DE PESQUISA FORMATE: O USO DE TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO FORMADOR DE PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2021. Outro
    5. AGUIAR, MARCIA; RIBEIRO, A. J.. O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO ENSINO DE ÁLGEBRA NA ESCOLA BÁSICA - Curso de extensão. 2021. Outro
    6. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. II WORKSHOP DO GRUPO DE PESQUISA FORMATE: O USO DE TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO FORMADOR DE PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2020. Outro
    7. AGUIAR, M.. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM. 2020. (Congresso).. . 0.
    8. AGUIAR, M.. I WORKSHOP -TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2019. (Outro).. . 0.
    9. AGUIAR, M.. UFABC para todos. 2017. .. . 0.
    10. AGUIAR, M.. História da Álgebra -Palestra proferida pelo Prof. Dr. Flávio Ulhoa Coelho (IME-USP). 2017. (Outro).. . 0.
    11. AGUIAR, M.. Roda de conversa baseada em experiências brasileiras inspiradas na pedagogia de José Pacheco. 2016. (Outro).. . 0.
    12. AGUIAR, M.. UFABC para todos. 2016. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Marcia Aguiar ⇔ Alessandro Jacques Ribeiro (16.0)
      1. SILVA, DANIELA INES BALDAN DA ; Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA. AVENTURA FORMATIVA ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DAS APRENDIZAGENS PLANEJADAS ÀQUELAS QUE SURPREENDEM. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE). v. 43, p. 77-97, issn: 2176-4603, 2023.
      2. BALDAN DA SILVA, DANIELA INÊS ; Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA. Aprendizagem relatada por três professoras e o ensino de álgebra nos anos iniciais. PNA : REVISTA DE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LA MATEMÁTICA. v. 17, p. 323-346, issn: 1887-3987, 2023.
      3. BATISTA FLOSE JARDIM, VANIA ; JACQUES RIBEIRO, ALESSANDRO ; AGUIAR, MARCIA. O uso de Tarefas de Aprendizagem Profissional para o ensino da estrutura algébrica de Grupos na Licenciatura em Matemática. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 16, p. 1-21, issn: 2359-2842, 2023.
      4. JARDIM, VANIA BATISTA FLOSE ; AGUIAR, MARCIA ; Ribeiro, Alessandro Jacques. Professional learning tasks and mathematical knowledge involving the algebraic structure of Groups: an experience in the degree in Mathematics teaching. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM). v. 13, p. 1-21, issn: 2238-0345, 2023.
      5. Aguiar, Marcia ; RIBEIRO, ALESSANDRO JACQUES. OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DE UM PROCESSO FORMATIVO ANCORADO NA PRÁTICA DOCENTE. PARADIGMA (MARACAY). v. 43, p. 273-296, issn: 2665-0126, 2022.
      6. SILVA, D. I. B. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. Desvelando caminhos para a aprendizagem profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais: análise das ações de uma formadora. Educação Matemática Pesquisa. v. 24, p. 418-455, issn: 1983-3156, 2022.
      7. Ribeiro, Alessandro Jacques ; GONÇALVEZ, MARCEL MESSIAS ; AGUIAR, MARCIA. Ressignificando conhecimentos profissionais de um professor em pesquisa sobre a própria prática: o ensino de álgebra e o conceito de simetria. BOLETIM GEPEM (ONLINE). v. 80, p. 193-230, issn: 2176-2988, 2022.
      8. AGUIAR, MARCIA; PONTE, J. P. ; RIBEIRO, A. J.. Conhecimento Matemático e Didático de Professores da Escola Básica acerca de Padrões e Regularidades em um Processo Formativo Ancorado na Prática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. v. 35, p. 794-814, issn: 1980-4415, 2021.
      9. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. ; TREVISAN, A. L.. Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores ao discutir coletivamente uma aula sobre padrões e regularidades. Revista Quadrante. v. 29, p. 52-73, issn: 2183-2838, 2020.
      10. ALVES, K. A. ; AGUIAR, M. ; RIBEIRO, A. J.. As Dimensões do Conhecimento do Professor que Ensina Matemática: O Knowledge Quartet como Ferramenta de Análise da Prática Docente. REVISTA ACTA SCIENTIAE. v. 20, p. 22-42, issn: 2178-7727, 2018.
      11. Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA ; Trevisan, André Luis ; Elias, Henrique Rizek. How Teachers Deal with Students¿ Mathematical Reasoning When Promoting Whole-Class Discussion During the Teaching of Algebra. Em: Alina Galvão Spinillo; Síntria Labres Lautert; Rute Elizabete de Souza Rosa Borba. (Org.). Mathematical Reasoning of Children and Adults. 1aed.Cham. : Springer International Publishing. 2021.p. 239-264.
      12. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. ; PAZUCH, V.. O uso de vídeos de aula em um processo formativo sobre o ensino de álgebra. Em: SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da. (Org.). Processos formativos em educação matemática: perspectivas filosóficas e pragmáticas. 1ed.Porto Alegre, RS. : Editora Fi. 2018.v. 1, p. 183-211.
      13. AGUIAR, M. ; RIBEIRO, A. J.. Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores acerca do raciocínio matemático. Em: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: a Educação Matemática num mundo pós-pandêmico. 6º SIPEMAT, v. 1, p. 1-12, 2024.
      14. SILVA, D. I. B. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. MUDANÇAS NAS FORMAS DE PENSAR E CONCEBER O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM ESTUDO COM TRÊS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS,. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1196-1203, 2020.
      15. AGUIAR, M.; RIBEIRO, A. J. ; PONTE, J. P.. Conhecimentos matemáticos e didáticos de professores acerca de padrões e regularidades: reflexões de uma experiência de formação contínua a partir da prática da sala de aula. Em: Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM-2018, v. Único, p. 471-490, 2018.
      16. AGUIAR, M. ; ALVES, K. A. ; RIBEIRO, A. J.. Conhecimentos profissional docente e o ensino de equação: uma reflexão baseada na prática. Em: VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (VIII CIBEM), p. 38-50, 2017.

    • Marcia Aguiar ⇔ Evonir Albrecht (5.0)
      1. COSTA SBRANA, MARIA DE FÁTIMA ; Albrecht, Evonir ; AGUIAR, MARCIA. A abordagem CTS e a educação matemática crítica como estratégia de ensino-aprendizagem na formação de professores de matemática. ALEXANDRIA (UFSC). v. 12, p. 3-26, issn: 1982-5153, 2019.
      2. SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, MARCIA ; MACIEL, M. D.. A contextualização da matemática a partir da abordagem CTS na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Em: Maria Delourdes Maciel; María Antonia Manassero-Mas; Evonir Albrecht. (Org.). Ensino, Pesquisa e Formação (Coleção Ciências, tecnologia e sociedade no currículo, no ensino e na formação de professores). 1ed.São Paulo. : Terracota Editora. 2019.v. 2, p. 109-123.
      3. SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M.. A CONTEXTUALIZAÇÃO CTS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NAS QUESTÕES DO ENEM. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1317-1327, 2020.
      4. SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M.. As questões do ENEM (2012-2016) na perspectiva da Abordagem CTS. Em: XIII Encontro Paulista de Educação Matemática - XIII EPEM, p. 1505-1518, 2017.
      5. SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M.. Contextualização CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no ENEM (2012-2016). Em: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XI ENPEC, p. 1-8, 2017.

    • Marcia Aguiar ⇔ Vinícius Pazuch (1.0)
      1. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. ; PAZUCH, V.. O uso de vídeos de aula em um processo formativo sobre o ensino de álgebra. Em: SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da. (Org.). Processos formativos em educação matemática: perspectivas filosóficas e pragmáticas. 1ed.Porto Alegre, RS. : Editora Fi. 2018.v. 1, p. 183-211.

    • Marcia Aguiar ⇔ Vivili Maria Silva Gomes (1.0)
      1. ALVES, KARINA AGUIAR ; SILVA, REGINA LUCIA DA ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA ; AGUIAR, MARCIA. Uma análise das diferentes estratégias de resolução de uma tarefa matemática com base no perfil conceitual de equação. Revista de Educação Matemática. v. 15, p. 580-597, issn: 2526-9062, 2018.




Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29