UFABC-professores-CMCC

Vinícius Pazuch

Professor Adjunto - Nível 3, do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC), da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (2015), com estágio na modalidade sanduíche CAPES, de set/2013-abr/2014, na Rutgers University, New Jersey, EUA. Mestre em Educação nas Ciências (2010) na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Licenciado em Matemática (2007) na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Realizou estágios de pós-doutorado - UniRitter/2015 e UFABC/2016, por intermédio do PNPD/CAPES. Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática da UFABC (set/2019 - ago/2023). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, da Licenciatura em Matemática e da Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas. Vice-Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (mai/2021 - atual). Coordenador da Área de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid - out/2020 - mar/2022). Líder do Grupo de Pesquisa FORTEMAT - Formação de Professores e Tecnologias Digitais em Educação Matemática. Atua nos seguintes temas na Pesquisa em Educação Matemática: processos formativos (formação inicial e continuada); conhecimento profissional docente; ensino de geometria; tecnologias digitais; grupos coletivos como espaços de colaboração entre a universidade e a Escola de Educação Básica. É sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e Membro do GT07 - Formação de Professores que Ensinam Matemática. Atuou como Primeiro Secretário da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (SBEM-SP) de Maio/2020 a Abril/2023. Editor Associado da Revista de Educação Matemática da Regional São Paulo. Atua como revisor de dezenas de periódicos em Educação Matemática, Educação e Ensino de Ciências. Foi Segundo Secretário da Sociedade Brasileira de Educação Matemática- SBEM Nacional e Editor da Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), na gestão 2016-2019. Atuou como membro do Comitê Institucional de Projetos de Iniciação Científica da UFABC, no período de 2017 a 2019. Atuou na Comissão de Pesquisa do CMCC, no período de 2017 a 2019. E-mail: vinicius.pazuch@ufabc.edu.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2591062529781762 (05/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2016-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49960001
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2023-Atual. Conhecimento profissional do professor que ensina matemática com tecnologias digitais: interações entre universidade e escola
      Descrição: Grupos colaborativos em Educação Matemática são espaços formativos constituídos para discutir conhecimentos matemáticos para ensinar matemática com tecnologias digitais. Esse projeto de pesquisa visa compreender a mobilização de conhecimentos matemáticos, em um contexto de trabalho colaborativo, por professores que ensinam matemática com tarefas de geometria dinâmica no Ensino Fundamental em escolas públicas do ABC Paulista. O trabalho colaborativo é situado nas escolas dos professores, em que coparticipam professores de Matemática do Ensino Fundamental, estudantes de graduação e de pós-graduação. Os dados decorrem de encontros formativos e com o vídeo como principal instrumento de constituição de dados. Modelos sobre o conhecimento profissional do professor que ensina matemática com tecnologias digitais são as possíveis ferramentas analíticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vinícius Pazuch - Coordenador / Paulo Nakamura - Integrante / Maria Raiane da Silva - Integrante.
      Membro: Vinícius Pazuch.
    2. 2023-Atual. Geometria dinâmica e conhecimento matemático para o ensino
      Descrição: Revisão de literatura e produção de um modelo teórico para o ensino e a aprendizagem de tarefas de geometria dinâmica. Serão considerados os principais modelos de conhecimento para o ensino, particularmente, envolvendo tecnologias digitais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vinícius Pazuch - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Vinícius Pazuch.
    3. 2021-Atual. Raciocínio matemático na Escola básica: a Aprendizagem Profissional do Professor de Matemática
      Descrição: Desvelar e compreender o conhecimento matemático dos professores para o ensino constitui um importante campo de pesquisa na formação de professores, em especial, quando se considera a prática letiva como ponto de partida. No estudo, pretendemos compreender as oportunidades de aprendizagem profissional do professor (APP) para o desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino acerca de processos de raciocínio como conjecturar, generalizar e justificar, sendo o raciocínio matemático uma competência básica na aprendizagem. Assim, assumimos que processos formativos que consideram a prática letiva do professor e as discussões coletivas como cernes na APP podem contribuir para a (re)construção do conhecimento matemático para o ensino. Com o objetivo de compreender como ocorre a (re)construção de conhecimentos matemáticos de professores para o ensino na escola básica acerca dos processos de conjecturar, generalizar, justificar presentes na matemática escolar, queremos responder: Como as tarefas de aprendizagem profissional (TAP), as discussões coletivas e o papel e as ações do formador realizadas em processos formativos podem contribuir na (re)construção do conhecimento matemático para o ensino acerca dos processos de raciocínio matemático? A produção de dados será realizada em dois ciclos de um processo formativo para professores de matemática, por meio do uso de TAP. Essas TAPs serão construídas a partir de registros de práticas dos professores, e estruturadas para promover discussões matemáticas e didáticas a respeito dos processos de raciocínio matemático na escola básica. A metodologia se insere em uma perspectiva qualitativa-interpretativa, por meio do Design-Based Reseach (DBR) e visa oportunizar a professores, por meio de um trabalho colaborativo, aprendizagens a respeito dos processos do raciocínio matemático. Assim pretendemos contribuir para a implementação de novas práticas e a elaboração de materiais curriculares para a formação de professores. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vinícius Pazuch - Integrante / Marcia Aguiar - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Vinícius Pazuch.
    4. 2018-2021. Análise de aprendizagens decorrentes de projetos interdisciplinares, narradas por gestores e professores da rede municipal de ensino de Valinhos
      Descrição: Este projeto destina-se a discutir os problemas de ensino emergentes em três escolas municipais da cidade de Valinhos. A equipe do projeto será composta por gestores e professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo a ser desenvolvido pelo viés da colaboração entre pesquisadores e profissionais vinculados às escolas, com o objetivo de analisar, em narrativas orais e escritas dos gestores e dos professores das áreas de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática, as aprendizagens reveladas pelos estudantes. Para tanto, desenvolver-se-ão experiências pedagógicas inovadoras a com a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação de projetos interdisciplinares que terão como eixo integrador a educação estatística. Com o objetivo de desvelar as aprendizagens dos alunos quando imersos no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, ouviremos os profissionais diretamente responsáveis por suas aprendizagens. A construção dos dados ocorrerá por meio das narrativas orais e escritas dos gestores e dos professores sobre o desenvolvimento de três projetos interdisciplinares ao longo de três semestres consecutivos. Toma-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas como forma de construir a realidade, uma vez que a metodologia está ancorada em uma ontologia. A narrativa favorece evidências sobre a experiência percebida e vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Reconstrói a experiência, refletindo sobre o vivido e atribuindo significado ao sucedido. Utilizar-se-á a análise holística da forma para encontrar a melhor expressão para as tramas expressas nos relatos. Espera-se, por meio do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, apontar indicadores relevantes para o processo de ensino e de aprendizagem. CAAE: 39317720.4.0000.8084. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Vinícius Pazuch - Integrante / Arthur B. Powell - Integrante / Celi Aparecida Espasandin Lopes - Coordenador / Rogério Marques Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Vinícius Pazuch.
    5. 2018-Atual. Formação Continuada de Professores, Ensino de Geometria e Recursos Tecnológicos: revisão sistemática da literatura
      Descrição: A natureza do projeto é teórica, envolvendo noções teóricas de formação de professores, ensino de geometria e recursos tecnológicos. Destacam-se os objetivos centrais: (i) mapear conhecimentos mobilizados por professores no âmbito da formação continuada, com ênfase em professores/as que ensinam geometria na Educação Básica e (ii) identificar tipos de tarefas abordando conceitos geométricos estudados na Educação Básica com a utilização de diferentes recursos tecnológicos (digitais ou não). A modalidade é a de revisão sistemática da literatura (síntese, metassíntese, outras) envolverá as seguintes temáticas: conhecimento profissional do professor, tarefas, geometria dinâmica, grupo colaborativo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Vinícius Pazuch - Coordenador / Natalia Nascimben Delmondi - Integrante / Rafael Enrique Gutiérrez - Integrante / Leonardo Araújo Silva - Integrante / Ohanna Lecrer - Integrante / Paulo Nakamura - Integrante / GUMIERO, BÁRBARA SILVA - Integrante / Franciele da Silva - Integrante.
      Membro: Vinícius Pazuch.
    6. 2016-2018. Conhecimentos algébricos e geométricos: investigando a prática de professores sobre o conceito de função na educação básica
      Descrição: Investiga os conhecimentos mobilizados por professores que ensinam matemática, na Educação Básica, em particular, sobre o conceito de função. Para esse análise são considerados os planejamentos docentes e os videotapes de aulas de matemática em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os dados são interpretados na perspectiva do conhecimento profissional docente, sobretudo, a literatura internacional. Este projeto está vinculado ao projeto de pesquisa: "Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra: uma abordagem baseada em perfis conceituais", sob coordenação do Prof. Dr. Alessandro Jacques Ribeiro CAAE: 55590116.8.0000.5594. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vinícius Pazuch - Coordenador / Alessandro Jacques Ribeiro - Integrante.
      Membro: Vinícius Pazuch.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (23)
      1. I Simposio Internacional para Jóvenes Investigadoras e Investigadores en Educación Matemática.Avaliador de Trabalhos Apresentados. 2024. (Simpósio).
      2. ICOCIME 3 - The Third International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education. Insubordinação criativa em práticas de formação de professores. 2023. (Congresso).
      3. VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática.Debatedor no GD02: Conhecimentos próprios da docência na Licenciatura em Matemática. 2023. (Outra).
      4. XV Encontro Paulista de Educação Matermática.Uma tarefa de geometria dinâmica como ferramenta pedagógica para a formação de professores. 2023. (Encontro).
      5. XXVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Coordenação de Sessão de Apresentação de Trabalhos. 2023. (Encontro).
      6. IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.Avaliador de Trabalhos. 2022. (Seminário).
      7. IX CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática.. Análise de tarefas investigativas de geometria dinâmica por professores em formação continuada: o caso de um saber profissional em movimento.. 2022. (Congresso).
      8. XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes e Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).Coordenação de Sessão de Apresentação de Trabalhos. 2022. (Encontro).
      9. XIV Encontro Gaúcho de Educação Matemática.Elaboração de Tarefas a Partir da Prática Docente: Uma Proposta Para o Ensino das Transformações Geométricas. 2021. (Encontro).
      10. VI Congresso de Extensão Universitária da UFABC,. Processo formativo sobre construções geométricas com o Software GeoGebra. 2020. (Congresso).
      11. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática.Mediador do GD 01 ? ?Reformulação dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática?. 2020. (Outra).
      12. XIV EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática.Construções geométricas com o software GeoGebra: uma experiência de formação continuada de professores. 2020. (Encontro).
      13. I CONEPED - Congresso Nacional de Editores de Periódicos em Educação ? FEPAE/ANPED. 2019. (Congresso).
      14. XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2019. (Encontro).
      15. XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Coordenador do GD 07 - Formação de Professores que Ensinam Matemática. 2019. (Encontro).
      16. II Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2018. (Simpósio).
      17. IV Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Relatos de experiências de formação continuada no âmbito da extensão universitária: explorando ideias de Álgebra com professores de matemática. 2018. (Congresso).
      18. VII SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2018. (Seminário).
      19. XIII Encontro Paulista de Educação Matemática.Tecnologias Digitais e Educação Matemática. 2017. (Encontro).
      20. Mapeamento, Estado da Arte e Meta-Análise da Pesquisa Brasileira sobre o Professor que Ensina Matemática. 2016. (Seminário).
      21. Professores que Ensinam Matemática e suas Relações com Mateateriais Curriculares (Educativos). 2016. (Seminário).
      22. Seminário Contribuições contemporâneas para a pesquisa em Perfis Conceituais. 2016. (Seminário).
      23. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. PAZUCH, V.. XV EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática. 2023. (Congresso).. . 0.
      2. PAZUCH, V.. ICOCIME 3 - The Third International Conference on Creative Insubordination in Mathematics Education. 2023. (Congresso).. . 0.
      3. PAZUCH, V.. XIV EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática. 2020. (Outro).. . 0.
      4. PAZUCH, V.. XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. 2019. (Outro).. . 0.
      5. PAZUCH, V.. IX Encontro de Iniciação Científica. 2019. (Outro).. . 0.
      6. PAZUCH, V.. VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2018. (Outro).. . 0.
      7. PAZUCH, V.. VIII Encontro de Iniciação Científica. 2018. (Outro).. . 0.
      8. PAZUCH, V.. 3ª Semana das Licenciaturas, do VI Simpósio do PIBID e da 1ª Jornada Freireana. 2017. (Outro).. . 0.
      9. PAZUCH, V.. VII Encontro de Iniciação Científica. 2017. (Outro).. . 0.
      10. PAZUCH, V.. I Fórum Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação a Distância. 2012. (Outro).. . 0.
      11. PAZUCH, V.. XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2012. (Outro).. . 0.
      12. PAZUCH, V.. X Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 2009. (Outro).. . 0.
      13. PAZUCH, V.. V Simpósio Nacional de Educação, VI Curso Pedagógico Amigos do Saber e III Encontro de Educação Física da Região da AMZOP. 2006. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (6)
      • Vinícius Pazuch ⇔ Alessandro Jacques Ribeiro (2.0)
        1. PAZUCH, VINÍCIUS ; RIBEIRO, ALESSANDRO JACQUES. Conhecimento profissional de professores de matemática e o conceito de função: uma revisão de literatura
          Professional knowledge of mathematics teachers and the concept of function: a literature review
          . Educação Matemática Pesquisa. v. 19, p. 465-496, issn: 1983-3156, 2017.
        2. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. ; PAZUCH, V.. O uso de vídeos de aula em um processo formativo sobre o ensino de álgebra. Em: SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da. (Org.). Processos formativos em educação matemática: perspectivas filosóficas e pragmáticas. 1ed.Porto Alegre, RS. : Editora Fi. 2018.v. 1, p. 183-211.

      • Vinícius Pazuch ⇔ Elisabete Marcon Mello (1.0)
        1. CARDOSO, V. C. (Org.) ; MELLO, E. M. (Org.) ; PAZUCH, V. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Cadernos de práticas de ensino de matemática da UFABC ? volume 3. v.3 ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2020. v. 1, p. 160.

      • Vinícius Pazuch ⇔ Evonir Albrecht (1.0)
        1. PAZUCH, V. ; LIMA, C. M. P. ; ALBRECHT, E.. Conhecimentos mobilizados por professores que ensinam matemática e o conceito de função na educação básica. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 12, p. 361-379, issn: 1982-7199, 2018.

      • Vinícius Pazuch ⇔ Marcia Aguiar (1.0)
        1. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. ; PAZUCH, V.. O uso de vídeos de aula em um processo formativo sobre o ensino de álgebra. Em: SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da. (Org.). Processos formativos em educação matemática: perspectivas filosóficas e pragmáticas. 1ed.Porto Alegre, RS. : Editora Fi. 2018.v. 1, p. 183-211.

      • Vinícius Pazuch ⇔ Virgínia Cardia Cardoso (1.0)
        1. CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA; PAZUCH, V. (Org.). CADERNOS DE PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA DA UFABC - Vol. 1 PLANOS DE AULAS PARA O ENSINO MÉDIO. 1 ed. Santo André: UFABC, 2019. v. 1, p. 114.

      • Vinícius Pazuch ⇔ Vivili Maria Silva Gomes (1.0)
        1. CARDOSO, V. C. (Org.) ; MELLO, E. M. (Org.) ; PAZUCH, V. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Cadernos de práticas de ensino de matemática da UFABC ? volume 3. v.3 ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2020. v. 1, p. 160.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29