UFABC-professores-CMCC

Alessandro Jacques Ribeiro

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007); Mestre em Educação Matemática (2001) e Licenciado em Matemática (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou dois estágios de Pós-Doutoramento: na Rutgers, The State University of New Jersey, Estados Unidos (2015); no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2017). Atualmente é Professor Associado no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC e Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Atuou como Professor Auxiliar, na área da Didática da Matemática, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2021/2022). É Editor Associado dos periódicos "PNA - Revista de Investigación em Didática de la Matemática" e Zetetiké. Membro da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Experiência acadêmica e profissional nas área de Matemática e de Educação Matemática, atuando principalmente nos temas: Educação Algébrica e Formação de Professores que Ensinam Matemática. Atuou como docente na Educação Básica por 10 anos e tem participado de programas de formação (inicial e continuada) de professores desde 2001. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no período de 07/2013 a 07/2016. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, nos períodos de 02/2013 a 01/2015 e de 02/2019 a 01/2021. É Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8469011549621156 (04/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2011-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Santa Adélia, 166 - Bloco A - Torre 2 - Sala 534 Bairro Bangú 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968338 Fax: (11) 49967950 URL da Homepage: http://cmcc.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2023-Atual. Aprendizagem profissional de formadores e de futuros professores de matemática: constituindo comunidades de prática e de investigação
      Descrição: Considerando resultados de pesquisas nacionais e internacionais, identificamos três lacunas a serem investigadas, atualmente: (i) a necessidade de pesquisas na formação inicial de professores de matemática que tomem a prática letiva como ponto de partida para dar suporte às aprendizagens para o exercício da docência; (ii) uma ampliação da compreensão do papel da matemática que se aprende na formação inicial para fundamentar a matemática que será ensinada pelo futuro professor; (iii) como é a formação de formadores de professores e como estes se desenvolvem profissionalmente para ensinar a ensinar matemática. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como decorre a aprendizagem de futuros professores de matemática e de seus formadores, quando estes constroem um ambiente de colaboração, interação e investigação, mediado por tarefas formativas, que tematizem a prática letiva da escola básica e contemple a matemática e a didática abordadas na Licenciatura com vistas ao ofício futuro de ensinar matemática na Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, a presente proposta se enquadra em uma abordagem qualitativa-interpretativa, tomando como método o Design-Based Research (DBR). A coleta de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante, com registros em áudio e vídeo, e a recolha documental das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e de outros documentos curriculares. Dentre os resultados esperados estão (i) a busca por uma compreensão conceitual acerca de como decorre a aprendizagem profissional de futuros professores de matemática e de seus formadores, bem como (ii) a elaboração, para a formação de professores e de formadores de professores, de materiais curriculares que contemplem a aproximação da matemática acadêmica com a matemática escolar, e visam favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial para a aprendizagem dos futuros professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Juliana França Viol Paulin - Integrante / Raquel Carneiro Dörr - Integrante / Salvador Ciscar Llinares - Integrante / Flavia Sueli Fabiani Marcatto - Integrante / Flávia Cristina Figueiredo Coura - Integrante / Jinfa Cai - Integrante / Joubert Lima Ferreira - Integrante / Regina da Silva Pina Neves - Integrante / Sabrina Bosbin Salazar - Integrante / Lemerton Matos Nogueira - Integrante / Tatiane da Cunha Puti de Souza - Integrante / Marcelo Eduardo Pereira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.
    2. 2023-Atual. Aprendizagem profissional de professores e futuros professores da Educação Básica: articulando o ensino e a investigação em Educação Matemática
      Descrição: Tomando-se resultados obtidos na literatura, os quais indicam a necessidade de pesquisas que investiguem a formação inicial e continuada de professores de modo a subsidiar suas aprendizagens para a docência, o objetivo principal desse estudo é compreender como decorre a aprendizagem profissional do (futuro) professor de matemática ao se propor aproximar a matemática acadêmica da matemática escolar na e para a prática letiva do (futuro) professor matemática. Assume-se para tal um entendimento de que a aprendizagem profissional do professor se constitui na prática da sala de aula e a partir dela, sendo essa aprendizagem mediada por tarefas de aprendizagem profissional, por discussões coletivas e pelo papel e as ações do formador durante um processo de formação. Do ponto de vista metodológico, esse projeto enquadra-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, tomando como método a Design-Based Research (DBR). A recolha de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante (com registros em áudio e vídeo) e a recolha documental (das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e outros documentos curriculares). Como resultados espera-se a compreensão conceitual sobre como decorre a aprendizagem profissional no âmbito do projeto a ser realizado, bem como, espera-se contribuir ainda com a elaboração de materiais curriculares para a formação de professores, materiais estes que possam (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Miriam Criez Nóbrega Ferreira - Integrante / Marcia Aguiar - Integrante / Juliana França Viol Paulin - Integrante / Elisabete Marcon Mello - Integrante / Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal - Integrante / Rosana Maria Luvezute Kripka - Integrante / Yuri Vieira Romano - Integrante / Salvador Ciscar Llinares - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.
    3. 2023-Atual. Aprendizagem profissional na formação inicial de professores: conectando a matemática acadêmica e a matemática escolar
      Descrição: Resultados presentes na literatura brasileira e internacional apontam, por um lado, a necessidade de pesquisas que investiguem a formação inicial de professores, de modo a dar-lhes suporte a aprendizagens para o exercício da docência. Por outro lado, esses estudos sinalizam lacunas entre a matemática que se aprende na formação inicial e aquela que será ensinada pelo futuro professor. Assim, o objetivo principal deste estudo é compreender como decorre a aprendizagem profissional do futuro professor de matemática, quando ele vivencia um ambiente formativo em que se propõe aproximar a matemática acadêmica da matemática escolar, e articulá-las na e para a prática letiva desse futuro professor. Do ponto de vista metodológico, a presente proposta se enquadra em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, tomando como método a Design-Based Research (DBR). A coleta de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante ? com registros em áudio e vídeo ? e a recolha documental das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e de outros documentos curriculares. Dentre os resultados esperados estão (i) a busca por uma compreensão conceitual acerca de como decorre a aprendizagem profissional na formação inicial de professores de matemática, bem como (ii) a elaboração, para a formação de professores, de materiais curriculares que contemplem aproximar a matemática acadêmica e a matemática escolar e favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial para a aprendizagem dos futuros professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.
    4. 2020-2021. A formação do professor de Matemática na interação entre a universidade e a educação básica: desvelando as aprendizagens profissionais para o ensino de Álgebra
      Descrição: Resultados apontados na literatura indicam a carência de pesquisas que se proponham a investigar e a desvelar qual é e como se constitui a gênese da aprendizagem profissional dos professores de matemática para o ensino de Álgebra na educação básica. Em complemento, quando se propõe a investigar a formação de professores que ensinam matemática, há de se considerar um importante desafio a ser enfrentado, quer seja, o distanciamento entre a matemática ensinada nos cursos de licenciaturas e as práticas matemáticas efetivamente desenvolvidas na escola básica. Com isso, a problemática abordada nesse projeto de pesquisa configura-se em torno do objetivo de compreender se e como se constitui a aprendizagem profissional do professor de matemática, no que tange ao ensino de Álgebra, na interação entre a universidade e a educação básica. Considera-se aqui a aprendizagem profissional do professor como sendo construída na prática da sala de aula e a partir dela, ao mesmo tempo em que toma-se essa aprendizagem como sendo mediada por tarefas de aprendizagem profissionais (TAP), por discussões matemáticas coletivas e pelo papel e as ações do formador de professores. Do ponto de vista metodológico, este projeto de pesquisa insere-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, operacionalizado por meio da design-based research (DBR) e, em especial, será levado à cabo na perspectiva de um tipo de DBR que se propõe a contribuir para que professores ? trabalhando em conjunto e em colaboração com pesquisadores ? desenvolvam aprendizagens que lhes possibilitem implementar práticas de ensino inovadoras em suas salas de aula. Assim sendo, espera-se, dentre os resultados, contribuir para (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica na formação do professor e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática como um componente essencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.
    5. 2020-Atual. Raciocínio matemático na Escola básica: investigando a Aprendizagem Profissional do Professor de Matemática
      Descrição: Desvelar e compreender o conhecimento matemático dos professores para o ensino constitui um importante campo de pesquisa na formação de professores, em especial, quando se considera a prática letiva como ponto de partida. No estudo, pretendemos compreender as oportunidades de aprendizagem profissional do professor (APP) para o desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino acerca de processos de raciocínio como conjecturar, generalizar e justificar, sendo o raciocínio matemático uma competência básica na aprendizagem. Assim, assumimos que processos formativos que consideram a prática letiva do professor e as discussões coletivas como cernes na APP podem contribuir para a (re)construção do conhecimento matemático para o ensino. Com o objetivo de compreender como ocorre a (re)construção de conhecimentos matemáticos de professores para o ensino na escola básica acerca dos processos de conjecturar, generalizar, justificar presentes na matemática escolar, queremos responder: Como as tarefas de aprendizagem profissional (TAP), as discussões coletivas e o papel e as ações do formador realizadas em processos formativos podem contribuir na (re)construção do conhecimento matemático para o ensino acerca dos processos de raciocínio matemático? A produção de dados será realizada em dois ciclos de um processo formativo para professores de matemática, por meio do uso de TAP. Essas TAPs serão construídas a partir de registros de práticas dos professores, e estruturadas para promover discussões matemáticas e didáticas a respeito dos processos de raciocínio matemático na escola básica. A metodologia se insere em uma perspectiva qualitativa-interpretativa, por meio do Design-Based Reseach (DBR) e visa oportunizar a professores, por meio de um trabalho colaborativo, aprendizagens a respeito dos processos do raciocínio matemático. Assim pretendemos contribuir para a implementação de novas práticas e a elaboração de materiais curriculares para a formação de professores... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Integrante / Felipe Augusto P. V. S. e Oliveira - Integrante / Marcia Aguiar - Coordenador / Vinicius Pazuch - Integrante / João Pedro da Ponte - Integrante / Vania Batista Flose Jardim - Integrante / Joana Mata-Pereira - Integrante / Gustavo Luis da Costa - Integrante / Paula Dante de Toledo Serrain - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.
    6. 2018-2021. Aprendizagem profissional do professor de Matemática e o ensino de Álgebra: um estudo envolvendo os contextos da escola básica e da universidade
      Descrição: A problemática desenhada para esse projeto de pesquisa fundamenta-se em resultados obtidos na literatura e que indicam a carência de pesquisas que se proponham a investigar e desvelar qual é e como se constitui a gênese da aprendizagem profissional dos professores de matemática para o ensino de Álgebra na educação básica. A partir disso, o objetivo principal da pesquisa configura-se em compreender como se constitui e explicar como se desenvolve a aprendizagem profissional do professor de matemática no que tange ao ensino de Álgebra. Entende-se a aprendizagem profissional do professor construída na prática da sala de aula e a partir dela, e que essa aprendizagem é mediada por tarefas de aprendizagem profissional (TAP), pelas discussões matemáticas coletivas e pelo papel e as ações do formador durante um processo de formação. Além disso, ao se investigar a formação de professores que ensinam matemática, um importante desafio a ser enfrentado é o distanciamento entre a matemática ensinada nos cursos de licenciaturas e as práticas matemáticas efetivamente desenvolvidas na escola básica. Do ponto de vista metodológico, a presente pesquisa insere-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, por meio da design-based research (DBR) e, em especial, em um tipo de DBR que se propõe a contribuir para que professores ? trabalhando em conjunto e em colaboração com pesquisadores ? desenvolvam aprendizagens que lhes possibilitem implementar práticas de ensino inovadoras em suas salas de aula. Por fim, espera-se, dentre os resultados, contribuir para (i) aproximar a matemática escolar e a matemática acadêmica e (ii) favorecer a presença e a interlocução da prática como um componente essencial nos conhecimentos matemáticos e didáticos dos professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Felipe Augusto P. V. S. e Oliveira - Integrante / Etienne Lautenschlager - Integrante / Miriam Criez Nóbrega Ferreira - Integrante / Marcia Aguiar - Integrante / André Luis Trevisan - Integrante / João Pedro da Ponte - Integrante / Hélia Oliveira - Integrante / DANIELA INÊS BALDAN DA SILVA - Integrante / Marcel Messias Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.
    7. 2013-2017. Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra: uma abordagem baseada em perfis conceituais
      Descrição: Os resultados de macroavaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio apontam melhorias nos indicativos de desempenho dos estudantes em Matemática. Entretanto, ainda que o crescimento no desempenho das notas possa ser considerado um avanço para a Educação Brasileira, muitas competências matemáticas ainda precisam ser desenvolvidas e construídas nos estudantes. A Álgebra foi elencada para assumir um dos papéis principais nesse projeto ao se observar que, apesar da ênfase dada nesta área da Matemática na Educação Básica, os resultados de tais avaliações explicitam as deficiências dos estudantes em seus conhecimentos algébricos. A experiência do pesquisador propositor desse projeto nessa área parece ratificar sua preocupação com os processos de ensino e de aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, assim como na Formação do Professor de Matemática. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral investigar os conhecimentos algébricos desenvolvidos por professores, ao ensinar Álgebra na Educação Básica, utilizando-se de uma abordagem de ensino baseada em perfis conceituais. Trata-se de uma proposta de pesquisa que envolverá professores universitários, professores da Educação Básica, alunos de doutorado e de mestrado, e alunos de graduação, engajados em elaborar, desenvolver e analisar atividades matemáticas que contemplem diferentes significados de conceitos algébricos trabalhados nos ensinos fundamental e médio. Numa outra dimensão ? complementar a essa primeira ? será investigado como a abordagem dessas atividades matemáticas que contemplam diferentes perfis conceituais pode contribuir para a constituição e/ou ampliação dos conhecimentos algébricos dos professores e futuros professores envolvidos. Por fim, pretende-se como resultados desse projeto, produzir reflexões e construtos teóricos na direção de se delimitar o que se entende por Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra na Educação Básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Etienne Lautenschlanger - Integrante / Thais Helena Inglês Silva - Integrante / Francisco José Brabo Bezerra - Integrante / Alejandro Gonzalez-Martin - Integrante / Arthur B Powell - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Miriam Criez Nóbrega Ferreira - Integrante / Vivili Maria Silva Gomes - Integrante / Marcia Aguiar - Integrante / Vinicius Pazuch - Integrante / Karina Aguiar Alves - Integrante / Josevaldo de Almeida Lago - Integrante / Carlos Miguel Ribeiro - Integrante / Carolina Maia - Integrante / Maria de Fátima Sbrana - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.
    8. 2013-2015. Conhecimentos Algébricos e o Ensino de Equação: investigando a prática de professores da Educação Básica
      Descrição: O projeto de pesquisa ?Conhecimentos Algébricos e o Ensino de Equação: investigando a prática de professores da Educação Básica? tem por objetivo geral investigar os conhecimentos algébricos que os professores mobilizam ao ensinar equação na Educação Básica. O argumento que é sustentado neste projeto considera a necessidade de identificar, compreender e mapear os conhecimentos algébricos que os professores mobilizam e/ou poderiam mobilizar quando estão ensinando equações nas aulas de matemática, tomando-se como base uma aprendizagem, por parte dos alunos, que supere uma mera assimilação de procedimentos e técnicas, as quais muitas vezes tornam-se mecânicas e desprovidas de compreensão e significados. Levando-se em conta o referencial teórico adotado, bem como o objetivo e as questões de pesquisa anteriormente apresentadas, parece-se natural que seja adotada uma abordagem qualitativa como metodologia de pesquisa. A escolha por esse método parece a mais adequada, uma vez que o mesmo pode orientar a coleta de dados de forma a privilegiar a compreensão dos significados que os professores produzem em relação aos conhecimentos algébricos contemplados, quando esses estão ensinando equação na Educação Básica. Considerando a natureza qualitativa da pesquisa, entende-se que a análise de dados inicia-se ainda durante o processo de coleta desses dados e os resultados a serem obtidos sofrem grande influência da articulação destes processos. Parece evidente que o principal produto gerado por esse projeto de pesquisa é de cunho teórico, uma vez que o mesmo pretende investigar e mapear os conhecimentos algébricos que os professores mobilizam ao ensinar equação na Educação Básica. Como discutido amplamente ao longo deste projeto, uma vez que o mesmo é parte de uma agenda de pesquisa mais ampla, ressalta-se que as contribuições teóricas geradas deverão re-alimentar novas pesquisas que serão desenvolvidas pelo grupo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Alessandro Jacques Ribeiro - Coordenador / Felipe Augusto P. V. S. e Oliveira - Integrante / Linéia Ruiz Trivillian - Integrante / Thais Helena Inglês Silva - Integrante / Gabriel Stylianides - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Excelência Acadêmica em Pesquisa, Universidade Federal do ABC (UFABC).. 2016.
      Membro: Alessandro Jacques Ribeiro.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (76)
    1. 37a Reunião Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME 37). Da sala de aula à formação de professores de matemática: o uso de tarefas e a aprendizagem profissional. 2024. (Congresso).
    2. 6o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Formação de professores e Educação Matemática e o atual currículo da Educação Básica. 2024. (Simpósio).
    3. XVI Workshop de Verão em Matemática.Tarefa de Aprendizagem Profissional como um potente artefato para a formação de professores de matemática. 2024. (Outra).
    4. 13th Congress of European Research in Mathematics Education. Role and actions of a facilitator leading collective discussions in mathematics teacher education. 2023. (Congresso).
    5. I Seminário Temático PROFMAT/UFERSA: (Re)Pensando a Formação de Professores.Modelo teórico para organizar e compreender as oportunidades de aprendizagem de professores para ensinar matemática. 2023. (Seminário).
    6. VII Forum Potiguar de Formação de Professores que Ensinam Matemática. Como oportunizar aprendizagem aos (futuros) professores para ensinar matemática?. 2023. (Congresso).
    7. VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática.O papel e as ações de formadores de professores que ensinam matemática. 2023. (Outra).
    8. VIII Forum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (VIII FPMAT).Oportunidades de aprendizagem profissional para o ensino de Álgebra: o papel e as ações de uma formadora de professores na Licenciatura em Pedagogia. 2023. (Outra).
    9. XV EPEM ? Encontro Paulista de Educação Matemática. Professores experimentando tarefas de aprendizagem profissional acerca dos processos de raciocínio matemático. 2023. (Congresso).
    10. XVI Conferencia Interamericana de Educación Matemática. Tarefas de aprendizagens profissional na formação de professores: discutindo o ensino de números e álgebra na escola básica. 2023. (Congresso).
    11. XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática.Práticas ulitlizadas por uma formadora de professores para fomentar discussões coletivas e ensinar Álgebra na Licenciatura em Pedagogia. 2023. (Seminário).
    12. XXXVII Encontro Nacional de Professores de Matemática.Professores aprendendo uns com os outros: explorando aspetos de números e álgebra. 2023. (Encontro).
    13. 12th Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. Towards an approach to teachers? professional development: How to work with algebraic thinking in the early years. 2022. (Congresso).
    14. I Encontro Nacional de Neurociência Cognitiva e Educação Matemática.Matemática e seu Ensino: dando eco às múltiplas ?vozes? dos professores que ensinam matemática. 2022. (Encontro).
    15. V Fórum de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática do Distrito Federal.Tarefas de Aprendizagem Profissional e a Formação Inicial do Professor que Ensina Matemática. 2022. (Outra).
    16. XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática.Pensamento algébrico e desenvolvimento profissional de professores: explorando tarefas formativas com foco no raciocínio dos estudantes do ensino básico. 2021. (Seminário).
    17. ICMI Study 25 ? Teachers of Mathematics Working and Learning in Collaborative Groups.Mathematics Teachers and Teacher Educators Learning in a Collaborative Setting. 2020. (Outra).
    18. Seminario Repensar las Matemática.Aprendizaje del concepto de funcion en um programa profisional baseado en la prática. 2020. (Seminário).
    19. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matema'tica.Formadores de professores que ensinam matemática. 2020. (Outra).
    20. XII Summer Workshop in Mathematics. DesenvolvimenRt$o0,0d0e conhecimentos matemáticos para o ensino de álgebra: uma abordagem inovadora para cursos de formação de professores. 2020. (Congresso).
    21. XXIV Encontro Paulista de Educação Matemática.Mudanças nas formas de pensar e conceber o pensamento algébrico: um estudo com três professoras dos anos iniciais. 2020. (Encontro).
    22. XXIV Encontro Paulista de Educação Matemática (XXIV EPEM).Professores Aprendendo uns com os Outros: das respostas dos alunos às propostas de intervenção em sala de aula. 2020. (Encontro).
    23. ATEE Winter Conference "Science and Mathematics Education n in the 21st Century. Mathematical and didactical knowledge for teaching algebra: an innovative approach in a teacher education course. 2019. (Congresso).
    24. Encontro de Investigação em Educação Matemátic (EIEM).O ensino da álgebra na formação inicial de professores: um ambiente profícuo para estabelecer conexões entre a matemática escolar e a matemática acadêmica. 2019. (Encontro).
    25. Encontro de Investigação em Educação Matemátic (EIEM).Tarefas de aprendizagem profissional: explorando conexões entre conhecimentos matemáticos e didáticos acerca do pensamento algébrico nos primeiros anos. 2019. (Encontro).
    26. IV Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática.Reflexões sobre uma proposta de ensino de Álgebra nos anos iniciais: experiências desenvolvidas com professores que ensinam Matemática. 2019. (Simpósio).
    27. VII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de matemática (SHIAM).Mesa redonda: desafios, especificidades e implicações de uma (efetiva) formação de professores de matemática: abordgens teóricas e metodológicas. 2019. (Seminário).
    28. XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).Discutindo o conhecimento especializado para o ensino de polinômios na Educação Básica. 2019. (Encontro).
    29. XV Conferência Interamericana de Educação Matemática (XV CIAEM). Aprendizagem profissional de professores: como oportunizar ampliação e aprofundamento de seus conhecimentos algébricos para o ensino de Matemática na escola básica. 2019. (Congresso).
    30. XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Roda de Conversa 2 - Pesquisa em Educação Matemática sobre e pelo Professor em Formação Inicial. 2019. (Encontro).
    31. XXII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (XXII SEPE).Aprendizagem do professor na e a partir da prática letiva: contribuições para a formação inicial e continuada. 2019. (Simpósio).
    32. A Matemática nos primeiros anos. 2018. (Encontro).
    33. Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM).Conhecimentos matemáticos e didáticos de professores acerca de padrões e regularidades: reflexões de uma experiência de formação contínua a partir da prática da sala de aula. 2018. (Encontro).
    34. Encontro em Investigação em Educação Matemática (EIEM).A sala de aula de matemática como espaço de aprendizagem profissional: investigando na e a partir da prática letiva de duas professoras. 2018. (Encontro).
    35. Encontro APM-IE sobre Números e Álgebra.O que pensam alunos e professores sobre o ensino a Álgebra da escola básica. 2017. (Encontro).
    36. VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática (VII CIEM). Formação do professor de matemática e o ensino de álgebra: discutindo oportunidades de aprendizagem profissional. 2017. (Congresso).
    37. VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (VIII CIBEM). Conhecimento profissional docente e o ensino de equação: uma reflexão baseada na prática. 2017. (Congresso).
    38. XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática.Conhecimentos mobilizados por professores quando preparam atividades matemáticas para o ensino de polinômios na escola básica. 2017. (Seminário).
    39. 13th International Congress on Mathematical Education (ICME 13). A conceptual profile of equation: developments for teaching and learning of Algebra. 2016. (Congresso).
    40. 13th International Congress on Mathematical Education (ICME 13). Reflecting upon different perspectives on specialized advanced mathematical knowledge for teaching. 2016. (Congresso).
    41. Seminário "Contribuições contemporâneas para a pesquisa em Perfis Conceituais.Conhecimento matemático para o ensino de Álgebra: uma abordagem baseada em perfis conceituais. 2016. (Seminário).
    42. XII Encontro Nacional de Educação Matemática (XII ENEM).Álgebra e seu ensino: dando eco às múltiplas ?vozes? da Educação Básica. 2016. (Encontro).
    43. XII Encontro Nacional de Educação Matemática (XII ENEM).?Corta?, ?multiplica cruzado?, ?mudou de lado, muda de sinal?: o conhecimento do horizonte acerca dos números racionais de uma professora da Educação Básica. 2016. (Encontro).
    44. XII Encontro Nacional de Educação Matemática (XII ENEM).Um estudo analítico acerca da solução de problemas algébricos envolvendo professores e estudantes. 2016. (Encontro).
    45. Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa. Formação de Professores que Ensinam Matemática na Educação Básica e Secundária. 2015. (Congresso).
    46. Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM).Diferentes significados de equação e o ensino de álgebra: uma proposta para discutir o conhecimento especializado do professor. 2015. (Encontro).
    47. III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais (III EEMAI).Conhecimento específicos matemáticos de professores dos anos iniciais: discutindo os diferentes significados do sinal de igualdade. 2015. (Encontro).
    48. IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (IV SIPEMAT)átsi.Perspectivas na Formação do Professor de Matemática: a abordagem dos perfis conceituais como um caminho para o desenvolvimento do conhecimento especializado do conteúdo. 2015. (Seminário).
    49. XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática (XIII EPREM).Observatório da educação e a formação do professor de matemática: um caminho trilhadado a partir da colaboração escola-universidade. 2015. (Encontro).
    50. XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática. A Álgebra que se aprende e a Álgebra que se ensina: encontros e desencontros na visão dos professores. 2015. (Congresso).
    51. XVI Encontro Baiano de Educação Matemática (XVI EBEM).A Álgebra e Suas Diferentes Compreensões: com a palavra, os professores. 2015. (Encontro).
    52. IV Colóquio de Educação Matemática. "A SBEM e seu papel nas políticas públicas para a Educação Matemática: desafios postos e metas atingidas". 2014. (Congresso).
    53. V Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática.As Licenciaturas diante das novas perspectivas para a formação do professor de Matemática. 2014. (Outra).
    54. XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (XXXV CNAMC). Mesa Redonda: Formação de Professores de Matemática no Contexto Atual. 2014. (Congresso).
    55. IV Semana de Educação Matemática.A Formação do Professor que Ensina Álgebra na Educação Básica. 2013. (Encontro).
    56. IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (IV SHIAM).Realidade Social dos números decimais: a busca por contextos significativos.. 2013. (Seminário).
    57. IV Seminário Observatório da Educação.Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra: uma abordagem baseada em perfis conceituais. 2013. (Seminário).
    58. VI Congresso Internacional de Educação Matemática (VI CIEM). Sociedades de Educação Matemática da América Latina: compromissos e papel social. 2013. (Congresso).
    59. VI Congresso Internacional de Educação Matemática (VI CIEM). Perfil conceitual de equação e o ensino de Álgebra: algumas possibilidades para a sala de aula da Educação Básica. 2013. (Congresso).
    60. XI Encontro Nacional de Educação Matemática (XI ENEM).Discutindo diferentes significados de equação num curso de formação continuada de professores.. 2013. (Encontro).
    61. XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).Mesa Redonda: Políticas Públicas e a Pós-Graduação. 2013. (Encontro).
    62. XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).Debatedor de trabalhos de mestrado e doutorado no Grupo de Discussão "Formação de Professores de Matemática". 2013. (Encontro).
    63. 3o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT).Perfil conceitual de equação: uma proposta de abordagem para a Educação Matemática. 2012. (Simpósio).
    64. 3o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT).Moderador de Sessão de Apresentação de Comunicações Orais da Temática "Formação de Professores". 2012. (Simpósio).
    65. II Simpósio do PIBID - UFABC.Mesa Redonda: Educação Inclusiva. 2012. (Simpósio).
    66. Semana de Licenciatura em Matemática - IME/USP.A Formação do Professor de Matemática e o Ensino de Álgebra. 2012. (Simpósio).
    67. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP. A Formação do Professor de Matemática e o Ensino de Álgebra. 2012. (Congresso).
    68. V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (V SIPEM).Conhecimento Matemático para o Ensino de Equação: algumas implicações para a formação do professor de Matemática. 2012. (Seminário).
    69. XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).Mesa Redonda: Formação de Professores que Ensinam Matemática e os Papéis Sociais.. 2012. (Encontro).
    70. XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM).Grupos de Discussão de Trabalhos de Mestrado e de Doutorado. 2012. (Encontro).
    71. CIEAEM 63. Mathematical knowledge for teaching: exploring different meanings of equation.. 2011. (Congresso).
    72. FAMA: Family Mathematics for Adults Learners Acknowledges. 2011. (Outra).
    73. III Seminário Internacional de Educação Matemática.Sessão de Comunicação Científica "Ensino e Aprendizagem de Matemática". 2011. (Seminário).
    74. Semana do CMCC (Centro de Matemática, Computação e Cognição).Educação Matemática: pesquisa e prática na Formação de Professores.. 2011. (Encontro).
    75. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (XIII CIAEM). The Contribution of History of Mathematics to the Preparation of Secundary School Mathematics Teachers.. 2011. (Congresso).
    76. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (XIII CIAEM). O Ensino de Álgebra na Perspectiva dos Multisignificados de Equação: algumas possibilidades para a sala de aula.. 2011. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. RIBEIRO, A. J.. XVI Conferencia de Educación Matemática (XVI CIAEM). 2023. (Congresso).. . 0.
    2. RIBEIRO, A. J.. Coordenador Geral do XII Encontro Nacional de Educação Matemática (XII ENEM). 2016. (Congresso).. . 0.
    3. RIBEIRO, A. J.. Coordenador Geral do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (VI SIPEM). 2015. (Congresso).. . 0.
    4. RIBEIRO, A. J.. Membro do Comitê Científico e do Comitê Organizador do II Simpósio PIBID/UFABC. 2012. (Outro).. . 0.
    5. RIBEIRO, A. J.. Membro da Comissão Científica do XVI EBRAPEM. 2012. (Outro).. . 0.
    6. RIBEIRO, A. J.. Membro do Comitê Científico do III Seminário Internacional de Educação Matemática. 2011. (Congresso).. . 0.
    7. RIBEIRO, A. J.. Membro do Comitê Científico do I Simpósio PIBID - UFABC. 2011. (Outro).. . 0.
    8. RIBEIRO, A. J.. Membro do Comitê Científico do V Congresso Internacional de Ensino de Matemática (V CIEM). 2010. (Congresso).. . 0.
    9. RIBEIRO, A. J.. Jornada Universitária do Campus Jundiaí - Universidade Paulista. 2006. (Outro).. . 0.
    10. RIBEIRO, A. J.. III Semana da Matemática da Universidade Paulista - Unip Campus. 2006. (Outro).. . 0.
    11. RIBEIRO, A. J.. II Semana da Matemática da Universidade Paulista - Unip Campus Jundiaí. 2005. (Outro).. . 0.
    12. RIBEIRO, A. J.. I Semana da Matemática da Universidade Paulista - Campus Jundiaí. 2004. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Alessandro Jacques Ribeiro ⇔ Marcia Aguiar (16.0)
      1. SILVA, DANIELA INES BALDAN DA ; Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA. AVENTURA FORMATIVA ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DAS APRENDIZAGENS PLANEJADAS ÀQUELAS QUE SURPREENDEM. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE). v. 43, p. 77-97, issn: 2176-4603, 2023.
      2. BALDAN DA SILVA, DANIELA INÊS ; Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA. Aprendizagem relatada por três professoras e o ensino de álgebra nos anos iniciais. PNA : REVISTA DE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LA MATEMÁTICA. v. 17, p. 323-346, issn: 1887-3987, 2023.
      3. BATISTA FLOSE JARDIM, VANIA ; JACQUES RIBEIRO, ALESSANDRO ; AGUIAR, MARCIA. O uso de Tarefas de Aprendizagem Profissional para o ensino da estrutura algébrica de Grupos na Licenciatura em Matemática. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 16, p. 1-21, issn: 2359-2842, 2023.
      4. JARDIM, VANIA BATISTA FLOSE ; AGUIAR, MARCIA ; Ribeiro, Alessandro Jacques. Professional learning tasks and mathematical knowledge involving the algebraic structure of Groups: an experience in the degree in Mathematics teaching. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM). v. 13, p. 1-21, issn: 2238-0345, 2023.
      5. Aguiar, Marcia ; RIBEIRO, ALESSANDRO JACQUES. OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DE UM PROCESSO FORMATIVO ANCORADO NA PRÁTICA DOCENTE. PARADIGMA (MARACAY). v. 43, p. 273-296, issn: 2665-0126, 2022.
      6. SILVA, D. I. B. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. Desvelando caminhos para a aprendizagem profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais: análise das ações de uma formadora. Educação Matemática Pesquisa. v. 24, p. 418-455, issn: 1983-3156, 2022.
      7. Ribeiro, Alessandro Jacques ; GONÇALVEZ, MARCEL MESSIAS ; AGUIAR, MARCIA. Ressignificando conhecimentos profissionais de um professor em pesquisa sobre a própria prática: o ensino de álgebra e o conceito de simetria. BOLETIM GEPEM (ONLINE). v. 80, p. 193-230, issn: 2176-2988, 2022.
      8. AGUIAR, MARCIA; PONTE, J. P. ; RIBEIRO, A. J.. Conhecimento Matemático e Didático de Professores da Escola Básica acerca de Padrões e Regularidades em um Processo Formativo Ancorado na Prática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. v. 35, p. 794-814, issn: 1980-4415, 2021.
      9. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. ; TREVISAN, A. L.. Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores ao discutir coletivamente uma aula sobre padrões e regularidades. Revista Quadrante. v. 29, p. 52-73, issn: 2183-2838, 2020.
      10. ALVES, K. A. ; AGUIAR, M. ; RIBEIRO, A. J.. As Dimensões do Conhecimento do Professor que Ensina Matemática: O Knowledge Quartet como Ferramenta de Análise da Prática Docente. REVISTA ACTA SCIENTIAE. v. 20, p. 22-42, issn: 2178-7727, 2018.
      11. Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA ; Trevisan, André Luis ; Elias, Henrique Rizek. How Teachers Deal with Students¿ Mathematical Reasoning When Promoting Whole-Class Discussion During the Teaching of Algebra. Em: Alina Galvão Spinillo; Síntria Labres Lautert; Rute Elizabete de Souza Rosa Borba. (Org.). Mathematical Reasoning of Children and Adults. 1aed.Cham. : Springer International Publishing. 2021.p. 239-264.
      12. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. ; PAZUCH, V.. O uso de vídeos de aula em um processo formativo sobre o ensino de álgebra. Em: SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da. (Org.). Processos formativos em educação matemática: perspectivas filosóficas e pragmáticas. 1ed.Porto Alegre, RS. : Editora Fi. 2018.v. 1, p. 183-211.
      13. AGUIAR, M. ; RIBEIRO, A. J.. Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores acerca do raciocínio matemático. Em: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: a Educação Matemática num mundo pós-pandêmico. 6º SIPEMAT, v. 1, p. 1-12, 2024.
      14. SILVA, D. I. B. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. MUDANÇAS NAS FORMAS DE PENSAR E CONCEBER O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM ESTUDO COM TRÊS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS,. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1196-1203, 2020.
      15. AGUIAR, M.; RIBEIRO, A. J. ; PONTE, J. P.. Conhecimentos matemáticos e didáticos de professores acerca de padrões e regularidades: reflexões de uma experiência de formação contínua a partir da prática da sala de aula. Em: Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM-2018, v. Único, p. 471-490, 2018.
      16. AGUIAR, M. ; ALVES, K. A. ; RIBEIRO, A. J.. Conhecimentos profissional docente e o ensino de equação: uma reflexão baseada na prática. Em: VIII Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (VIII CIBEM), p. 38-50, 2017.

    • Alessandro Jacques Ribeiro ⇔ Francisco José Brabo Bezerra (3.0)
      1. RIBEIRO, A. J. ; BEZERRA, Francisco J. B. ; SILVA, R. L.. MAPEAMENTO DE CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA: UMA ALTERNATIVA PARA COMPREENDER SEUS DIVERSOS SIGNIFICADOS. REVISTA ACTA SCIENTIAE. v. 18, p. 419-434, issn: 2178-7727, 2016.
      2. RIBEIRO, A. J. (Org.) ; BEZERRA, Francisco J. B. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Formação de professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação. 01 ed. Campinas, SP: Leitura Crítica, 2017. v. 01, p. 200.
      3. LIMA, C. M. ; ROCHA, D. ; RIBEIRO, A. J. ; BEZERRA, Francisco J. B.. OS NÚMEROS DECIMAIS EM SEUS SIGNIFICADOS: uma construção aritmética com alunos do 6º. Ano do Ensino Fundamental. Em: Mirian Pacheco Silva; Márcia Helena Alvim; Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. (Org.). PIBID/UFABC e o processo ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática. 1ed.Jundiaí - SP. : Paco Editorial. 2014.v. 1, p. 33-50.

    • Alessandro Jacques Ribeiro ⇔ Evonir Albrecht (2.0)
      1. ALMEIDA, MARIELI VANESSA REDISKE DE ; RIBEIRO, ALESSANDRO JACQUES ; Albrecht, Evonir. Perfil conceitual de equação: um estudo acerca das concepções de futuros professores de matemática. ALEXANDRIA (UFSC). v. 13, p. 5-28, issn: 1982-5153, 2020.
      2. ALMEIDA, M. V. R. ; RIBEIRO, A. J. ; ALBRECHT, E.. Perfil Conceitual de Equação e o Conhecimento Matemático para o Ensino: estabelecendo relações num estudo com professores em formação inicial. QUADRANTE (LISBOA). v. XXVII, p. 47-67, issn: 0872-3915, 2018.

    • Alessandro Jacques Ribeiro ⇔ Vinícius Pazuch (2.0)
      1. PAZUCH, VINÍCIUS ; RIBEIRO, ALESSANDRO JACQUES. Conhecimento profissional de professores de matemática e o conceito de função: uma revisão de literatura
        Professional knowledge of mathematics teachers and the concept of function: a literature review
        . Educação Matemática Pesquisa. v. 19, p. 465-496, issn: 1983-3156, 2017.
      2. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. ; PAZUCH, V.. O uso de vídeos de aula em um processo formativo sobre o ensino de álgebra. Em: SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da. (Org.). Processos formativos em educação matemática: perspectivas filosóficas e pragmáticas. 1ed.Porto Alegre, RS. : Editora Fi. 2018.v. 1, p. 183-211.

    • Alessandro Jacques Ribeiro ⇔ Vivili Maria Silva Gomes (1.0)
      1. RIBEIRO, A. J. (Org.) ; BEZERRA, Francisco J. B. (Org.) ; GOMES, V. M. S. (Org.). Formação de professores que ensinam Matemática e a Álgebra da Educação Básica: um projeto desenvolvido na Universidade Federal do ABC no âmbito do Observatório da Educação. 01 ed. Campinas, SP: Leitura Crítica, 2017. v. 01, p. 200.

    • Alessandro Jacques Ribeiro ⇔ Yossi Zana (1.0)
      1. LAUTENSCHLANGER, E. ; RIBEIRO, A. J. ; ZANNA, Y.. Investigando a construção do conceito de polinômio: uma abordagem envolvendo teorias das ciências cognitivas. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE). v. 37, p. 199-219, issn: 2176-4603, 2017.




Data de processamento: 16/11/2024 16:20:29