Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Nildo Alves Batista

Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo, é médico, pediatra, mestre em Medicina (Pediatria) e doutor em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo e Livre-Docente em Educação Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Membro Titular da Academia de Medicina de São Paulo (Cadeira 104, cujo Patrono é Otto Guilherme Bier). .Atual Presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Diretor (2017-) do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), foi seu fundador e primeiro diretor (1997-2005). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da saúde, níveis mestrado acadêmico e doutorado e do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde. Vem desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa relacionadas com a Educação Médica e com o Ensino na Saúde desde 1990, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação médica, educação em saúde, docência e formação docente em Medicina e no ensino em ciências da saúde. Nessas áreas tem centrado suas publicações de artigos científicos em periódicos e livros. Tem prêmios e títulos no campo do ensino, desde homenagens como patrono de turmas a trabalhos científicos premiados, abrangendo prêmios de Mérito Educacional na área do Educação Médica. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9347541615414055 (09/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Paulo, Campus UNIFESP Baixada Santista. Rua Silva Jardim 136 Vila Mathias 04021001 - Santos, SP - Brasil Telefone: (13) 38783730 URL da Homepage: https://www.baixadasantista.unifesp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2017-Atual. Formacao e Docencia em tempos de politicas indutoras: as experiencias no Pro Saude e Pet Saude
      Descrição: Esta pesquisa assume como objetivo central analisar motivações, trajetórias e práticas pedagógicas atuantes no PRO-SAÚDE e no PET-SAÚDE em cursos da saúde inseridos em instituições públicas localizadas nas cidades de São Paulo (SP), Santos (SP), Belém (PA) e Maceió (AL). Buscar-se-á, no âmbito de objetivos específicos: caracterizar o perfil destes professores (gênero, idade, área de formação profissional, tempo de inserção na docência, atividade na universidade, área de pesquisa, participação em outros projetos); resgatar as trajetórias docentes, buscando discutir os percursos formativos para a docência em saúde; explorar as motivações e as expectativas narradas pelos professores ao desenvolverem suas docências no âmbito de uma política indutora, como o PRO-SAÚDE e PET-SAÚDE; caracterizar os pontos fortes, as fragilidades e as possibilidades que os professores identificam em suas inserções como docentes no âmbito do PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE e conhecer os modos de trocar, discutir e partilhar no cotidiano da integração ensino-serviço, entre docentes-docentes, docentes-discentes, docentes-preceptores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Nildo Alves Batista - Integrante / Sylvia Helena Souza da Silva - Coordenador / Rosana Vilela - Integrante / Carla Cilene da Silva - Integrante / Beatriz Jansen - Integrante / ROSANA APARECIDA ROSSIT - Integrante / Geovannia Mendonça dos Santos - Integrante / Silvia Helena Arias Bahia - Integrante / Andrea Perosa Saigh Jurdi - Integrante / Lucia Figueriredo Uchoa - Integrante / Simone Regian Souza da Silva Conde - Integrante / Irani Ferreira da Silva Gerab - Integrante / Carlos Francisco Junior - Integrante / Lucilene Ortiz - Integrante / Patricia Rios Poletto - Integrante / Nara Rejane Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Nildo Alves Batista.
      Descrição: Esta pesquisa assume como objetivo central analisar motivações, trajetórias e práticas pedagógicas atuantes no PRO-SAÚDE e no PET-SAÚDE em cursos da saúde inseridos em instituições públicas localizadas nas cidades de São Paulo (SP), Santos (SP), Belém (PA) e Maceió (AL). Buscar-se-á, no âmbito de objetivos específicos: caracterizar o perfil destes professores (gênero, idade, área de formação profissional, tempo de inserção na docência, atividade na universidade, área de pesquisa, participação em outros projetos); resgatar as trajetórias docentes, buscando discutir os percursos formativos para a docência em saúde; explorar as motivações e as expectativas narradas pelos professores ao desenvolverem suas docências no âmbito de uma política indutora, como o PRO-SAÚDE e PET-SAÚDE; caracterizar os pontos fortes, as fragilidades e as possibilidades que os professores identificam em suas inserções como docentes no âmbito do PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE e conhecer os modos de trocar, discutir e partilhar no cotidiano da integração ensino-serviço, entre docentes-docentes, docentes-discentes, docentes-preceptores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Sylvia Helena Souza da Silva Batista - Coordenador / Nildo Alves Batista - Integrante / Cristina Azevedo - Integrante / ROSANA APARECIDA ROSSIT - Integrante / SIMONE REGINA SOUZA DA SILVA CONDE - Integrante / Beatriz Jansen - Integrante / Lucilene martorelli Ortiz Petin Medeiros - Integrante / Silvia Helena Arias Bahia - Integrante / Geovannia Mendonça dos Santos - Integrante / Irani Ferreira da Silva Gerab - Integrante / Patricia Poletto - Integrante / Andrea Perossa Jurdhi - Integrante / Lucia da Rocha Uchoa Figueiredo - Integrante / Rosana Quintella Brandão Vilela - Integrante / Carla Cilene Silva - Integrante / Milena Maria Xavier Veloso - Integrante / Carla Andrea Avilar Pires - Integrante / Jerfesson de Souza Bernardes - Integrante / MERCIA LAMEIRA MEDEIROS - Integrante / Carlos Francisco dos Santos Junior - Integrante / Carmen Eurydice Calheiros Gomes Ribeiro - Integrante / Antonio Pasos Lima Filho - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sylvia Helena Souza da Silva Batista.
    2. 2017-Atual. A EDUCACAO INTERPROFISSIONAL NA GRADUACAO EM SAUDE: AVALIACAO, INOVACAO E AVANCOS
      Descrição: Esteprojeto assume como objetivos investigar e avaliar a formação em saúde baseada na Educação Interprofissional (EIP) na graduação, com vistas ao preparo para o trabalho em equipe na perspectiva da integralidade no cuidado, a partir da experiência do Campus Baixada Santista da UNIFESP.. Entende-se que a perspectiva da integralidade no cuidado demanda um trabalho em saúde que transcende os fazeres individualizados de cada profissão, assumindo a importância da equipe. Neste sentido, a EIP é conceituada como uma proposta onde duas ou mais profissões aprendem juntas sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada uma, na melhoria da qualidade no cuidado ao paciente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Nildo Alves Batista - Coordenador / Sylvia Helena Souza da Silva - Integrante / Maria Stella Peccin - Integrante / Ivanete Pereira da Silva - Integrante / ROSANA APARECIDA ROSSIT - Integrante / Paulo Ricardo Giusti - Integrante / Cristiano Gil Regis - Integrante / Lucia Figueriredo Uchoa - Integrante / Nara Holanda Medeiros - Integrante / Gabriele Carlomagno Vilanova - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Nildo Alves Batista.
      Descrição: Este projeto assume como objetivos investigar e avaliar a formação em saúde baseada na Educação Interprofissional (EIP) na graduação, com vistas ao preparo para o trabalho em equipe na perspectiva da integralidade no cuidado, a partir da experiência do Campus Baixada Santista da UNIFESP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Sylvia Helena Souza da Silva Batista - Integrante / Nildo Alves Batista - Coordenador / ROSANA APARECIDA ROSSIT - Integrante / Paulo Ricardo Giusti - Integrante / Lucia da Rocha Uchoa Figueiredo - Integrante / Gabriele Carlomagno Vilanova - Integrante / Maria Stella Peccin da Silva - Integrante / Nara Maria Holanda de Medeiros - Integrante / Cristiano Gil Regis - Integrante / Ivanete Pereira da Silva - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sylvia Helena Souza da Silva Batista.
    3. 2013-2018. A EDUCACAO INTERPROFISSIONAL NA GRADUACAO E NA POS-GRADUACAO EM SAUDE: avaliacao de egressos e de Programas de Residencia Multiprofissional
      Descrição: Investigar, na perspectiva de egressos de projetos pedagógicos de graduação com ênfase na Educação Interprofissional e de atores envolvidos com os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde do Estado de São Paulo, os processos formativos e sua relação com o preparo para o trabalho em equipe na perspectiva da integralidade no cuidado em saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Nildo Alves Batista - Coordenador / Rosana Vilela - Integrante / Isis Alexandrina Casanova - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Nildo Alves Batista.
    4. 2013-2015. Formacao Docente em Saude e as Politicas Indutoras: espacos de aprendizagem no Pro Saude e Pet Saude
      Descrição: Esta pesquisa assume como objetivo central Analisar trajetórias, concepções, práticas pedagógicas, motivações e expectativas de professores atuantes no PRO-SAÚDE e no PET-SAÚDE dos campi São Paulo e Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. Buscar-se-á, no âmbito de objetivos específicos: caracterizar o perfil destes professores (gênero, idade, área de formação profissional, tempo de inserção na docência, atividade na universidade, participação em outros projetos); resgatar as trajetórias docentes, buscando discuitr os percursos formativos na e para a docência em saúde; apreender concepções destes professores sobre aprendizagem e formação em saúde na perpsectiva da integração ensino-serviço; discutir as motivações e as expectativas narradas pelos professores ao desenvolverem suas docências no âmbito de uma política indutora, como o PRO-SAÚDE e PET-SAÚDE ; caracterizar os pontos fortes, as fragilidades e as possibilidades que os professores identificam em suas inserções como docentes no âmbito do PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE e discutir os modos de trocar, discutir e partilhar no cotidiano da integração ensino-serviço, entre docentes-docentes, docentes-discentes, docentes-preceptores. As interlocuções teóricas abrangem o campo da formação docente em saúde e a contextualização das políticas indutoras privilegiadas nesta investigação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Nildo Alves Batista - Integrante / Beatriz Jansen - Integrante / Sylvia Helena Souza da Silva Batista - Coordenador / ROSANA APARECIDA ROSSIT - Integrante / Geraldo Cury - Integrante / Geovannia Mendonça dos Santos - Integrante / Silvia Helena Arias Bahia - Integrante / Paulo Ricardo Giusti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Nildo Alves Batista.
      Descrição: Esta pesquisa assume como objetivo central Analisar trajetórias, concepções, práticas pedagógicas, motivações e expectativas de professores atuantes no PRO-SAÚDE e no PET-SAÚDE dos campi São Paulo e Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. Buscar-se-á, no âmbito de objetivos específicos: caracterizar o perfil destes professores (gênero, idade, área de formação profissional, tempo de inserção na docência, atividade na universidade, participação em outros projetos); resgatar as trajetórias docentes, buscando discuitr os percursos formativos na e para a docência em saúde; apreender concepções destes professores sobre aprendizagem e formação em saúde na perpsectiva da integração ensino-serviço; discutir as motivações e as expectativas narradas pelos professores ao desenvolverem suas docências no âmbito de uma política indutora, como o PRO-SAÚDE e PET-SAÚDE ; caracterizar os pontos fortes, as fragilidades e as possibilidades que os professores identificam em suas inserções como docentes no âmbito do PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE e discutir os modos de trocar, discutir e partilhar no cotidiano da integração ensino-serviço, entre docentes-docentes, docentes-discentes, docentes-preceptores. As interlocuções teóricas abrangem o campo da formação docente em saúde e a contextualização das políticas indutoras privilegiadas nesta investigação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sylvia Helena Souza da Silva Batista - Coordenador / Nildo Alves Batista - Integrante / Irani Ferreira Gerab - Integrante / Beatriz Jansen - Integrante / Geraldo Cury - Integrante / Silvia Helena Arias Bahia - Integrante / Geovannia Mendonça dos Santos - Integrante / Paulo Ricardo Giusti - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Sylvia Helena Souza da Silva Batista.
    5. 2011-2017. FORMACAO PROFISSIONAL PARA A INTEGRALIDADE NO CUIDADO: articulando formacao, avaliacao e integracao com o SUS
      Descrição: Investigar a formação profissional em saúde a partir da integração universidade e serviços, dos processos avaliativos e de gestão do ensino, das práticas de humanização e de estratégias curriculares utilizadas para o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe com vistas ao aprimoramento do futuro profissional para a integralidade no cuidado Criar e consolidar no período de execução do Projeto dois núcleos disseminadores regionais, por meio do fomento de ações formativas, investigativas e trabalho conjunto na área do ensino na saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Nildo Alves Batista - Coordenador / Sylvia Helena Souza da Silva - Integrante / Lídia Ruiz-Moreno - Integrante / Rosana Fiorini Puccini - Integrante / Rosana Rossit - Integrante / Isabel O Cunha - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Nildo Alves Batista.
      Descrição: Investigar a formação profissional em saúde a partir da integração universidade e serviços, dos processos avaliativos e de gestão do ensino, das práticas de humanização e de estratégias curriculares utilizadas para o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe com vistas ao aprimoramento do futuro profissional para a integralidade no cuidado Criar e consolidar no período de execução do Projeto dois núcleos disseminadores regionais, por meio do fomento de ações formativas, investigativas e trabalho conjunto na área do ensino na saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (10) / Doutorado: (6) . Integrantes: Sylvia Helena Souza da Silva Batista - Integrante / Nildo Alves Batista - Coordenador / Lidia RuizMoreno - Integrante / ROSANA APARECIDA ROSSIT - Integrante / ROSANA PUCINNI - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Sylvia Helena Souza da Silva Batista.
    6. 2011-2014. Redes de Formacao Docente em Saude: por entre pesquiasa, experiencais e saberes
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nildo Alves Batista - Integrante / Sylvia Helena Souza da Silva - Coordenador / Lídia Ruiz-Moreno - Integrante / Rosana Rossit - Integrante.
      Membro: Nildo Alves Batista.
    7. 2011-2013. A Educacao Interprofissional na Formacao em Saude: estrategias de aprimoramento do processo
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nildo Alves Batista - Coordenador.
      Membro: Nildo Alves Batista.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. CENTENÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.. 2019.
      Membro: Nildo Alves Batista.
    2. COMENDADOR DR ANTONIO FIGUEIRA FILHO, FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA.. 2019.
      Membro: Nildo Alves Batista.
    3. Membro Titular da Cadeira 104 da Academia de Medicina de São Paulo (Patrono Otto Gulherme Bier), Academia de Medicina de São Paulo.. 2019.
      Membro: Nildo Alves Batista.
    4. Poster Destaque: Processos reflexivos: as contribuições de uma experiência de desenvolvimento docente na área da saúde no 57 Congresso Brasileiro de Educação Médica;, %& Congresso Brasileiro de Educação Médica.. 2019.
      Membro: Nildo Alves Batista.
    5. Presidente da Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM, ABEM.. 2019.
      Membro: Nildo Alves Batista.
    6. PREMIO MÉRITO EDUCACIONAL, ASSOCIAÇÃO BRASILERIA DE EDUCAÇÃO MÉDICA.. 2013.
      Membro: Nildo Alves Batista.
    7. Patrono das Turmas de Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Educação Física da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.. 2010.
      Membro: Nildo Alves Batista.
    8. Professor Homenageado pelo Curso de Medicina da UFAL - 60 anos, Universidade Federal de Alagoas.. 2010.
      Membro: Nildo Alves Batista.
    9. Primeiro Lugar Trabalho Oral do Sétimo CPEM, Congresso Paulista de Educação Médica.. 2010.
      Membro: Nildo Alves Batista.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (67)
    1. Aula Inaugural Doutorado Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde.As possibilidades de pesquisas na área de Ensino e Formação Docente. 2019. (Outra).
    2. Cirurgia 4.0: Tecnologia e Humanização.Educação Médica e Exercício Profissional. 2019. (Outra).
    3. Formatura da Turma I do Mestrado Profissional em Saúde da FamílF.Formação Profissional em Saúde: Os desafios da formação médica e da integração ensino-serviço-comunidade. 2019. (Outra).
    4. I Forum Internacional de Educação Médica da EPM.O Currículo no Século XXI: interprofissionalidade, internato e extensão. 2019. (Simpósio).
    5. I Seminário de Educação Interprofissional na ärea de Formação em Saúde.Formação Interprofissional na Pós-Graduação em Saúde: aportes teóricos e metodológicos. 2019. (Seminário).
    6. XII MEDNESP. A ESPIRITUALIDADE NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS MÉDICAS DA REGIÃO NORTE E A VISÃO DO INTERNO DE MEDICINA SOBRE SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO. 2019. (Congresso).
    7. Tertulia da Academis de Medicina de São Paulo.Educação Médica no Brasil. 2019. (Encontro).
    8. X Forum Nacional de Ensino Médico.Apresentação dos Relatórios dos grupos de Trabalhos. 2019. (Simpósio).
    9. X Forum Nacional de Ensino Médico.Relatório dos Grupos de Trabalho. 2019. (Outra).
    10. XIV COMEC. Educação Médica no Brasil. 2019. (Congresso).
    11. III Congresso Acadêmico da UNIFESP. Docência Universitária: para que inovar?. 2017. (Congresso).
    12. III Seminário Internacional sobre carreira Docente nas Profissões da Saúde.Desenvolvimento das Competências Docentes para as Profissões da Saúde: como temos feito no Brasil?. 2017. (Seminário).
    13. Oficina de Eduacação e Trabalho Interprofissional em Saúde.Experiências de Educação Interprofissional no Brasil e na Espanha. 2017. (Oficina).
    14. VII Fórum Nacional de Mestrados Profissionais em Enfermagem.Doutorado Profissional. 2017. (Oficina).
    15. II Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofiissssional em Saúde.Hist'prico, Princípios e Experiências de Educação Interprofissional em Saúde: experiências na graduação em saúde. 2016. (Simpósio).
    16. Oficina de Criação e Planejamento da Rede Brasileira de educação Interprofissional em Saúde.Compartilhando pesquisas sobre Educação e Trabalho Interprofissional. 2016. (Oficina).
    17. 4 Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. A abordagem qualitativa no aprofundamento de dados quantitativos. 2015. (Congresso).
    18. Congresso Nacional sobre Formação de Professores da Área da Saúde no Contexto do SUS. Trabalho docente e compromisso da universidade com a formação pedagógica: contradições e desafios. Docência e Formação Permanente no Ensino Superior em Saúde. 2015. (Congresso).
    19. Fórum de Saúde Coletiva.Cenários de práticas e estágio curricular de cursos de graduação de Saúde Coletiva e Medicina. 2015. (Simpósio).
    20. Fórum de Saúde Coletiva.Oficina de Trabalho: Educação interprofissional para as práticas colaborativas em saúde. 2015. (Oficina).
    21. I Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde.Formação de Rede Colaborativa: propostas para contribuição da educação e trabalho interprofissional na luta pelo fortalecimento e consolidação do SUS. 2015. (Outra).
    22. I Encontro Internacional da Linha de Pesquisa Ensino na Saúde da Universidade Federal de Goias.A pesquisa sobre Ensino na Saúde: avanços, desafios e perspectivas no âmbito do Pró-Ensino e dos Mestrados Profissionais. 2015. (Encontro).
    23. II Seminário Docente nas Profissões da Saúde.A experiência em avaliação e desenvolvimento da carreira dos docentes. 2015. (Seminário).
    24. XXII Colóquio da AFIRSE Portugal.Educação Interprofissional na Formação em Saúde: uma experiência exitosa. 2015. (Outra).
    25. 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Gestão Acadêmica da Escola Médica: concepções de gestores. 2014. (Congresso).
    26. 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Os desafios da gestão acadêmica num processo de reformulação curricular do curso médico. 2014. (Congresso).
    27. 52 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Formação Docente frente às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina. 2014. (Congresso).
    28. Comissão "Prêmio Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação de 2014".Memebro Avaliador da Comissão "Prêmio Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação de 2. 2014. (Outra).
    29. Escola UNESP de Liderança e Gestão.O Coordenador do Consleho de Curso no papel de Líder. 2014. (Encontro).
    30. I Congresso Norte Nordeste e II Congresso do Vale do São Franscisco de Formação para o SUS. Educação Interprofissional e Atuação Transdisciplinar: os desafios para o trabalho em equipe. 2014. (Congresso).
    31. II CONGRESSO NORTE - NORDESTE DE FORMAÇÃO PARA O SUS CONGREFOR. Educação Interprofissional e Atuação Transdisciplinar: os desafios para o trabalho em equipe. 2014. (Congresso).
    32. I Mostra de Trabalhos e projetos de Pesquisa sobre Ensino na Saúde da unifesp.Os desafios da gestão acadêmica num processo de reformulação curricular do curso médico. 2014. (Outra).
    33. I Mostra de Trabalhos e Projetos de Pesquisa sobre Ensino na Saúde da Unifesp.O papel do projeto Pro Ensino da Saúde na Unifesp. 2014. (Outra).
    34. I Mostra de Trabalhos e Projetos de Pesquisa sobre Ensino na Saúde da Unifesp.A educação interprofissional na residência multiprofissional em saúde no Estado de São Paulo. 2014. (Outra).
    35. I Mostra de Trabalhos e Projetos de Pesquisa sobre Ensino na Saúde da Unifesp.Gestão Acadêmica da Escola Médica: concepções de gestores. 2014. (Outra).
    36. IV Fórum dos Mestrados Profissionais em Enfermagem.Estrutura Curricular dos Mestrados Profissionais. 2014. (Outra).
    37. I Workshop de Formação e Desenvolvimento da docência na FMB- UNESP.Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. 2014. (Encontro).
    38. Reunião dos Grupos de Pesquisa Pró-Ensino na Saúde.Importância do Edital Pró-Ensino na Saúde para o desenvolvimento de pesquisa, formação docente e ensino na saúde: êxitos, desafios e trocas de experi6encias. 2014. (Outra).
    39. Seminário do Mestrado profissional em Saúde Coletiva - 2 Mostra de Pesquisas UFG e SES-GO.O atual cenário do mestrado profissional em saúde coletiva no Brasil. 2014. (Seminário).
    40. VII Forum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na Formação em Saúde.Pró-Ensino na Saúde: análise preliminar de 21 projetos. 2014. (Outra).
    41. VI Seminário Internacional do CEDESS Pesquisa no Ensino da Saúde.Financiamento de Pesquisa no Ensino da Saúde. 2014. (Seminário).
    42. VI Seminário Internacional do CEDESS - Pesquisa no Ensino na Saúde.Educação interprofissional: uma revisão de literatura. 2014. (Seminário).
    43. X Seminário Internacional Rede Estrado.Mestrado profissional: caminho para mudanças do ensino e aprender no âmbito dos serviços de saúde?. 2014. (Seminário).
    44. 51 Congresso Brasileiro de Educação Médica. A Prática Educativa em um Currículo Integrado nas Profissões da Saúde: percepção de estudantes e docentes. 2013. (Congresso).
    45. 51 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Debatedor da Mesa: Educação Interprofissional. 2013. (Congresso).
    46. 51 Congresso Brasileiro de Educação Médica. COORDENADOR DA MESA: AVALIAÇÃO DOCENTE FRENTE AS FUNÇÕES QUE ASSUMEM A ESCOLA MÉDICA. 2013. (Congresso).
    47. Comemoração dos 10 anos do Mestrado Profissional do CEDESS.Mestrado profissional no Ensino na Saúde: percursos e perspectivas. 2013. (Encontro).
    48. Encontro de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde.Avalaidor dos Projetos de Pesquisa no Encontro de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. 2013. (Encontro).
    49. Forum Integrador de Pesquisadores da Unifesp.Experiências Interdisciplinares na Unifesp. 2013. (Outra).
    50. II Seminário Pró-Saúde e PET-Saúde USP Capital.Educação Interprofissional em Saúde: concepções e práticas. 2013. (Seminário).
    51. I Seminário sobre Formação e Cuidado em Rede.Formação e Cuidado em Rede. 2013. (Seminário).
    52. IX Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Avaliador do IX ENPEC. 2013. (Encontro).
    53. XXXIV Congresso Acadêmico - COAGC. Graudação Médica. 2013. (Congresso).
    54. !2 Conferência Internacional de Investigaçãõ em Enfermagem.Enfermagem, as inovações dos currículos e a educação interprofissional. 2012. (Outra).
    55. 13 SENADEN.Educação Interprofissional: Enfermagem e as inovações dos currículos. 2012. (Seminário).
    56. 50 CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. FNEPAS Educação Interprofissional. 2012. (Congresso).
    57. 50 CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. Programas Pró-Ensino na Saúde. 2012. (Congresso).
    58. 50 CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. Desenvolvimento Docente em Saúde: novos desafios. 2012. (Congresso).
    59. I FORUM DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULOLO.Graduação na UNIFESP: para onde vai?. 2012. (Outra).
    60. I Jornada de Pesquisa em Ensino na Saúde.Avaliação do impacto do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE) em curso de Odontologia. 2012. (Outra).
    61. I Jornada de Pesquisa em Ensino na Saúde.Uso de recnologias em saúde: contribuições na prevenção da mortalidade materno-infantil em Ceilândia/DF. 2012. (Outra).
    62. I JORNADA DE PESQUISA EM ENSINO NA SAÚDE.Ensino na Saúde: desafios e perspectivas de pesquisa. 2012. (Outra).
    63. Oficina de Revisão do Projeto Político Pedagógico Segundo Competência.consultor e facilitador. 2012. (Oficina).
    64. V Seminário Internacional: Formação Docente em Saúde.A Docência no Ensino Superior em Saúde. 2012. (Seminário).
    65. V Seminário Internacional: Formação Docente em Saúde.Formação Profissional para a Integralidade no Cuidado em Saúde. 2012. (Seminário).
    66. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Educação Interprofissional para o Trabalho em Equipe. 2012. (Congresso).
    67. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.avaliador de trabalhos. 2011. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. BATISTA, N. A.. Seminário de Integração entre Secretaria Municipal de Educação e UNIFESP Baixada Santista. 2007. (Outro).. . 0.
    2. BATISTA, N. A.. Seminário de Avaliação de Desempenho do Aluno na UNIFESP. 2005. (Outro).. . 0.
    3. BATISTA, N. A.. Workshop Internacional: Integração Básico-Clínica no Ensino Médico. 2003. (Outro).. . 0.
    4. BATISTA, N. A.. I Oficina de Trabalho - Avaliação dos Cursos de Especialização do Programa de Interiorização em Saúde. 2002. (Outro).. . 0.
    5. BATISTA, N. A.. Oficina de Trabalho - Educação para a Saúde: compromisso das universidades. 2002. (Outro).. . 0.
    6. BATISTA, N. A.. 1º Congresso Paulista de Educação Médica. 1998. (Congresso).. . 0.
    7. BATISTA, N. A.. Workshop: Tecnologias Educacionais em Saúde. 1998. (Outro).. . 0.
    8. BATISTA, N. A.. Pesquisa em Educação Médica. 1997. (Outro).. . 0.
    9. BATISTA, N. A.. Curso Paralelo de Perinatologia. 1982. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:11