Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marina Peduzzi

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (1987), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado em prática e educação interprofissional no Kings College London, London University (2010-2011). Professora Associada Senior do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Educação em Saúde e Enfermagem na perspetiva Colaborativa Interprofissional, orientadora do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem e Coordenadora da Estação de Trabalho da Escola de Enfermagem da USP da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde, Brasil. Tem experiência na área de Enfermagem e de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do trabalho e educação na saúde, trabalho em equipe, educação interprofissional, trabalho em saúde, trabalho em enfermagem e ocupações em saúde. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7062074048893763 (24/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Orientação Profissional. Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, 419 Cerqueira Cesar 05403-000 - Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30667552 Fax: (11) 30667561 URL da Homepage: https://
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-Atual. Projeto: Acompanhamento, apoio e avaliacao dos projetos selecionados para o Programa de Educacao pelo Trabalho para a Saude (PET-SAUDE) Interprofissionalidade
      Descrição: A educação interprofissional em saúde (EIP) vem ganhando grande notoriedade em todo o mundo em razão de suas bases conceituais e metodológicas capazes de contribuir na formação de profissionais mais aptos ao trabalho colaborativo em saúde e ao efetivo trabalho em equipe. No Brasil, esse tema ainda é pouco explorado e há poucas evidências em relação ao formato das iniciativas de EIP no Brasil. Partindo desse contexto o Ministério da Saúde lançou, em julho de 2018, uma chamada pública de propostas para o Programa PET-Saúde Interprofissionalidade, que tem como escopo fomentar a estruturação de iniciativas de EIP no processo de formação em saúde das Instituições de Ensino Superior(IES) brasileiras. Esse projeto se propõe a acompanhar, apoiar e avaliar o processo de implementação das ações de Educação Interprofissional dos Projetos aprovados no Edital Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE Interprofissionalidade), edital 2018. O projeto se constitui como grande inovação para o tema no mundo por estimular essa abordagem pedagógica num país com dimensões continentais, acompanhados, avaliados e apoiados de forma sistemática para que os resultados da EIP possam ser percebidos pela realidade da formação em saúde e pela melhoria da qualidade da atenção no âmbito do Sistema Único de Saúde. O projeto é desenvolvido com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (processo OPAS/UFRN/FUNPEC: SCON2018-00573) e do Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marina Peduzzi - Integrante / Marcelo Viana da Costa - Coordenador / Denise Bueno - Integrante / Cristiano Gil Regis - Integrante / Patrícia Rios Poletto - Integrante / Ramona Fernanda Ceriotti Toassi - Integrante / Rosana Aparecida Salvador Rossit - Integrante / Wendell Carlos Evangelista Pontes - Integrante.
      Membro: Marina Peduzzi.
    2. 2019-Atual. Projeto: Evidencias Cientificas sobre as implicacoes do PET-Saude Interprofissionalidade na formacao em saude.
      Descrição: Resumo: A literatura, frequentemente, chama a atenção para a necessidade de construir evidencias sobre as implicações das iniciativas de EIP para a formação de profissionais de saúde mais colaborativos, capazes de impactar na melhoria da qualidade da atenção à saúde. Na literatura nacional há muitas produções e relatos de iniciativas de EIP, entretanto é importante que haja um duplo esforço em relação à esse tema na realidade brasileira: por um lado conhecer em profundidade essas iniciativas com o intuito de identificar o alinhamento com os marcos teórico-conceituais da EIP e buscar instrumentos sistematizados no sentido de construir evidencias sobre seus resultados na mudança do perfil dos profissionais de saúde. Partindo desse pressuposto, essa proposta de carta acordo tem como objetivo produzir evidências científicas dos projetos PET-Saúde Interprofissionalidade sobre os processos de mudança da formação em saúde e a articulação com outras politicas de reorientação do ensino na saúde e na dinâmica do trabalho em saúde e para a melhoria da qualidade da atenção. A pesquisa adota o desenho de métodos mistos. Adota- se nessa proposta o modelo de Kirkpatrick de avaliação de resultados de iniciativas educacionais, buscando explorar os aspectos nos quatro níveis propostos pelo modelo, que frequentemente tem sido adotado para mensurar os resultados da EIP em todo o mundo. Defende-se esse modelo de avaliação para a elaboração de evidências científicas para obtenção de dados que demonstrem as implicações do PET-Saúde Interprofissionalidade enquanto politica indutora de mudanças da formação e do trabalho em saúde, podendo orientar outras politicas e/ou fortalecer existentes, reconhecendo a EIP como potente na luta histórica de fortalecimento e consolidação do SUS. O projeto é desenvolvido co apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (processo OPAS/UFRN/FUNPEC: SCON2018-00510) e Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marina Peduzzi - Integrante / Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Marcelo Viana da Costa - Coordenador / Andrezza Karinne Araújo de Medeiros Pereira - Integrante / Diego Bonfada - Integrante / Gardênia da Silva Abbad - Integrante / Ariana Gomes Nascimento Oliveira - Integrante.
      Membro: Marina Peduzzi.
    3. 2017-2020. Projeto - Analise do trabalho em equipe e sua relacao com satisfacao dos profissionais no trabalho e satisfacao dos usuarios com a qualidade da assistencia em servicos de atencao basica no municipio de Sao Paulo.
      Descrição: O trabalho em equipe e a pratica interprofissional colaborativa são reconhecidos como componentes relevantes da organização dos serviços e sistemas de saúde para assegurar acesso universal e qualidade da atenção à saúde e, no Brasil, estão previstos como diretriz da atenção primária à saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) organizada nos moldes da Estratégia Saúde da Família (ESF). A literatura traz evidencias dos efeitos do trabalho em equipe na qualidade da assistência, na satisfação no trabalho e na satisfação dos usuários. O estudo tem o objetivo de analisar associação entre clima de equipe, satisfação no trabalho e satisfação dos usuários com a qualidade da assistência nos serviços de APS no município de São Paulo. Pesquisa de método misto sequencial explanatório com duas etapas distintas, quantitativa e qualitativa. A primeira etapa caracteriza-se como estudo transversal de abordagem quantitativa realizado em serviços de APS do município de São Paulo com amostra de profissionais da ESF estratificada por região de saúde e por conglomerados (equipes) em dois estágios, e amostra de usuários em mais um estágio adicional de sorteio (adultos). Na coleta de dados serão utilizadas duas escalas validadas no Brasil: Clima de Trabalho em Equipe (Team Climate Inventory) e Satisfação no Trabalho (S20/23). Para estudo da satisfação dos usuários com a qualidade da assistência será aplicado o Primary Care Assessment Tool (PCATool versão Adulto) também validado no país. Na análise será utilizada estatística descritiva e analítica, identificados grupos homogêneos de equipes, associações entre as variáveis e empregados modelos multiníveis. Na segunda etapa do estudo será utilizada abordagem qualitativa com entrevista semiestruturada de profissionais da ESF e de usuários (adultos) dos respectivos serviços de APS e analise de conteúdo, seguida de triangulação e integração dos resultados da fase quantitativa e qualitativa. A pesquisa justifica-se pela necessidade de fortalecer e consolidar o trabalho em equipe na perspectiva da ampliação do acesso e da qualidade da atenção básica do SUS e os resultados permitirão propor intervenções de gestão do trabalho e educativas para desenvolver práticas em equipes efetivas, integradas e colaborativas. Financiamento FAPESP Edital PPSUS 2016 (Processo2016/14975-1). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Marina Peduzzi - Coordenador / Ana Clara Barreiros dos Santos Lima - Integrante / Mariangela Rosa de Oliveira - Integrante / Marcio Anderson Cardoso Paresque - Integrante / Daiane Aparecida Dias - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marina Peduzzi.
    4. 2017-2020. Projeto - Mapeamento das iniciativas de educacao interprofissional no Brasil
      Descrição: A Educação Interprofissional (EIP) constitui instrumento para mudança do foco das práticas profissionais, superando modelos centrados em suas especificidades, como forma de possibilitar processos de aprendizagem compartilhados, capazes de estimular a melhoria das habilidades para o trabalho colaborativo. A partir desse contexto colocam-se as perguntas de pesquisa: Quais as instituições de ensino superior do país que apresentam iniciativas de EIP? Como se configuram/caracterizam as iniciativas de EIP no Brasil?. A pesquisa de mapeamento tem como objetivo geral: fortalecer a Educação Interprofissional enquanto marco teórico e metodológico para reorientação dos processos de formação dos profissionais de saúde no Brasil. Os objetivos específicos são: realizar o mapeamento das iniciativas de EIP existentes no Brasil; elaborar proposta de curso atualização para docentes e gestores das instituições de ensino brasileiras com o propósito de qualificação sobre EIP e desenvolver curso de atualização para docentes e gestores das instituições de ensino brasileiras para a adoção da interprofissionalidade na formação em saúde. Estudo desenvolvido em duas fases simultaneas. A primeira como survey descritivo-exploratório coma finalidade de conhecer as condições e práticas correntes no que se refere ao objeto de estudo - iniciativas de EIP no Brasil, e desenvolver plano para melhorar estas práticas. A segunda fase refere-se à elaboração e à implementação de intervenção educativa, curso de atualização para docentes e gestores sobre EIP. Estuda-se o universo de instituições de ensino superior (IES) com cursos de graduação da área da saúde do país, visto que um dos objetivos específicos do projeto é o mapeamento das iniciativas de EIP existentes no Brasil. Constituem a unidade de análise do projeto, os cursos de graduação da área da saúde das IES identificadas na primeira etapa da primeira fase do estudo, de modo que os coordenadores de curso de graduação serão os participantes da pesquisa. Na primeira fase do estudo será aplicado Questionário (Apêndice 3) composto por cinco partes: identificação da IES, identificação do curso, organização acadêmica e curricular, inciativas de EIP e perfil do respondente. Será realizado teste piloto para apreciar a clareza dos enunciados das perguntas e sua abrangência. Inicialmente serão coletadas informações nos sites e-MEC e Censo do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura, para identificar o número de cursos e respectivos coordenadores, bem como o endereço eletrônico e telefone das IES. A partir das informações coletadas, o Questionário será aplicado por meio de correio eletrônico, endereçado ao Coordenador de cada Curso. Após o primeiro envio serão enviados dois lembretes com periodicidade quinzenal com o objetivo de assegurar maior participação possível no estudo. Considerando que o retorno de survey por correio eletrônico é baixa também será realizado inquérito por telefone as IES que não responderem as três chamadas. Os dados serão analisados descritivamente, para as variáveis categóricas serão apresentadas frequências absolutas e relativas segundo sua distribuição nos município, estados e regiões do país. Analise descritiva visa produzir uma caracterização das inciativas de Educação Interprofissional segundo as variáveis: organização acadêmica, organização administrativa, organização da matriz curricular, turno de funcionamento, disponibilidade do Projeto Pedagógico para consulta pública, caráter obrigatório ou eletivo da iniciativa de EIP, disciplinas/módulos/componentes curriculares de EIP ministrados, iniciativas de EIP como atividades de extensão, iniciativas de EIP como atividades de pesquisa, metodologias de ensino das iniciativas de EIP, metodologias de avaliação das iniciativas de EIP e participação da IES em políticas indutoras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marina Peduzzi - Coordenador / Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani - Integrante / Valéria Marli Leonello - Integrante / Marcelo Viana da Costa - Integrante / Heloise Lima Fernandes Agreli - Integrante / Cristiano Regis - Integrante. Financiador(es): Organização Panamericana da Saúde - Cooperação.
      Membro: Marina Peduzzi.
    5. 2016-2018. Projeto - Caracterizacao de competencias dos profissionais de saude da atencao basica para o trabalho em equipe e pratica colaborativa interprofissional.
      Descrição: Financiamento: Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde (Carta Acordo BR/LOA/1400084.001). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marina Peduzzi - Coordenador / Aline Maciel Vieira Lima - Integrante / Valéria Marli Leonello - Integrante / Crislaine Loqueti Santos - Integrante / Milene Pires de Moraes Vieira - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Organização Pan-Americana da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Marina Peduzzi.
    6. 2012-2014. Adaptacao transcultural e validacao de instrumento de avaliacao de trabalho em equipe: Questionario de Clima de Equipa Orientado para Inovacao (Team Climate Inventory)
      Descrição: No contexto brasileiro do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial nos serviços de atenção primária (AP) que têm o Programa de Saúde da Família (PSF) como modelo estruturante, está proposto que os serviços sejam organizam tendo como base o trabalho em equipe. Contudo, no cotidiano das unidades de saúde, trabalhar em equipe não implica necessariamente na integração e colaboração entre os diferentes profissionais de saúde e as ações que executam, ao contrário disto, o trabalho em equipe pode ter o sentido de um mero agrupamento de profissionais que realizam ações individualizadas e fragmentadas. Nesse sentido, é necessário contar com instrumento que permita aferir a integração e colaboração dos profissionais das equipes e que possa ser utilizado na avaliação da efetividade do trabalho em equipe para a promoção da atenção integral às necessidades de saúde dos usuários e população das unidades de AP. Na literatura brasileira sobre o avaliação da AP e trabalho de equipe não se identificou instrumento dessa natureza, mas na literatura internacional encontrou-se o questionário Team Climate Inventory (TCI) de autoria de Anderson e West (1998) que atende a essa necessidade e foi validado em diversos países. Este questionário foi validado inclusive na língua portuguesa falada em Portugal por Carla Sofia Gaifém Cardoso, da Universidade de Coimbra. Assim, o estudo tem o objetivo de realizar a adaptação transcultural (ATC) e validação do instrumento TCI para língua portuguesa falada no Brasil. Utiliza-se o método proposto por GUILLEMIN (1995) e BEATON et al (2000) que contempla as duas etapas de ATC e validação. Na primeira fase serão realizadas tradução, síntese, retro-tradução, avaliação por comitê de especialistas e pré-teste. Na segunda fase o questionário adaptado será validado em amostra de profissionais de saúde de equipes que atuam em unidades de AP para teste de suas propriedades psicométricas. Processo Fapesp 2012/17685-3 (valor R$29.418,77). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marina Peduzzi - Coordenador / Carine Teles Sangaleti Miyahara - Integrante / Mariana Charantola Silva - Integrante / Heloise Lia Fernandes Agreli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marina Peduzzi.
    7. 2012-2014. Metodo de dimensionamento da forca de trabalho na Atencao Primaria a Saude
      Descrição: Este projeto desenvolvido de forma articulada pelas Estações de Trabalho das Escolas de Enfermagem da USP de São Paulo e de Ribeirão Preto, da Faculdade de Odontologia da USP e do Instituto de Medicina Social da UERJ da Rede Observatório em Recursos Humanos tem como finalidade elaborar proposta metodológica de dimensionamento da força de trabalho na atenção primária à saúde (APS) que contribua para o efetivo desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS). Dá continuidade ao projeto ?Dimensionamento da força de trabalho: classificação das práticas em APS? no sentido de aplicar a classificação das práticas em APS, em unidades com Estratégia de Saúde da Família, em amostra de abrangência nacional. Serão utilizados os instrumentos de medida de carga de trabalho que foram construídos pelos participantes das quatro Estações de Trabalho em conjunto com gestores de unidades de APS, fundamentados na Classificação das Práticas em APS. Serão contempladas as cinco regiões geográficas do país com estudos em profundidade a partir dos resultados encontrados na amostra nacional. Para a amostra serão utilizadas as Unidades de Saúde da Família com equipes completas (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde), equipe de Saúde Bucal (cirurgião dentista, técnico/auxiliar de saúde bucal) e com cobertura maior que 50% da população da área de atendimento. O presente projeto justifica-se por resultar em indicadores de carga de trabalho que configurem metodologia de dimensionamento da equipe de saúde na APS. Fase 1, Carta-acordo BR/LOA/1200007.001, no valor de R$70.400,00. Fase 2, Carta-acordo BR/LOA/1200039.001, no valor de R$893.886,00.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marina Peduzzi - Integrante / Raquel Rapone Gaidzinski - Coordenador / Silvana Martins Mishima - Integrante / Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Fernanda Maria Togeiro Fugulin - Integrante / Geisa C. de Souza - Integrante / Maria José Bistafa Pereira - Integrante / Laus, Ana Maria - Integrante / Marcia Regina Antonietto da Costa Melo - Integrante / Irene Mari Pereira - Integrante / Daiana Bonfim - Integrante / Carla Weidle Marques da Cruz - Integrante / Celia Regina Pierantoni - Integrante / Mary Caroline Skelton Macedo - Integrante / Ana Estela Haddad - Integrante / Maria Isabel de Castro de Souza - Integrante / Thereza Christina Mó y Mó Varella - Integrante / Maria Ruth Santos - Integrante / Ana Emília Ramos Bagueira Leal - Integrante / Ariana Gomes N. Oliveira - Integrante / Cilene Rennó Junqueira - Integrante / Karen dos Santos Matsumoto - Integrante. Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro.
      Membro: Marina Peduzzi.
    8. 2012-Atual. Projeto Principal (Pos) - Trabalho em equipe, pratica e educacao interprofissional em saude e enfermagem
      Descrição: Estudam-se competências dos profissionais de saúde das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), tendo em vista a tendência mundial de mudanças do uniprofissional para a prática e educação interprofissionais com finalidade de ampliar acesso e melhorar a qualidade da atenção à saúde. Objetivos: Identificar e analisar as competências dos profissionais de saúde das equipes da ESF com vistas a favorecer o trabalho em equipe e prática colaborativa interprofissional. Metodologia: Estudo qualitativo que utiliza como quadro teórico os conceitos de trabalho em equipe, prática e educação interprofissional colaborativa e competências profissionais. Será realizado em unidades da ESF localizadas com no mínimo duas equipes e avaliação ótima do PMAQ. Desenvolvido em quatro fases: 1. Identificação de atividades específicas e comuns dos profissionais da ESF; 2. Construção de competências específicas e comuns dos profissionais da ESF; e 3. Identificação de competências interprofissionais de caráter colaborativo; e 4. Caracterização das competências assistências e gerenciais dos profissionais da equipe de enfermagem. A coleta de dados nas três fases será respectivamente: 1. Seleção de documentos da política de atenção básica e de regulação das profissões de saúde; 2. Oficinas de trabalho e 3. Observação direta da atuação dos profissionais da ESF nas unidades e entrevistas semiestruturadas com profissionais das equipes estudadas. A análise dos dados será na fase 1 analise documental, na fase 2 sistematização do material proveniente das oficinas de trabalho, na fase 3 analise do conteúdo do tipo temática e na fase 4 analise das competências da equipe de enfermagem com base na literatura. O estudo produzirá um mapa de competências específicas, comuns e interprofissionais das equipes da ESF e a caracterização das competências assistenciais e gerenciais dos profissionais de enfermagem buscando contribuir para o fortalecimento da atenção básica na perspectiva interprofissional colaborativa. Financiamentos: OPAS/Ministério da Saúde Carta Acordo: BR/LOA/1400084.001 vigência 2015-2017.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marina Peduzzi - Coordenador / Aline Maciel Vieira Lima - Integrante / Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani - Integrante / Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da - Integrante / Heloise Lia Fernandes Agreli - Integrante / Pilar Alejandra Espinoza Quiroz - Integrante / Crislaine Loqueti - Integrante / Valéria Marli Leonello - Integrante / Mariangela Rosa de Oliverira - Integrante / Ana Clara Barreiros dos Santos Lima - Integrante / Lidiane Soares dos Santos Melo - Integrante / Nara Letícia Zandonadi de Oliveira - Integrante / Marcio Anderson Cardoso Paresque - Integrante / Daiane Aparecida Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Reitoria da USP - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 81 / Número de orientações: 4
      Membro: Marina Peduzzi.
    9. 2011-2012. Validacao da versao adaptada do questionario de medida da disponibilidade para aprendizagem interprofissional e identidade profissional de estudantes da saude
      Descrição: Estudam-se as atitudes de estudantes da área da saúde frente ao aprendizado interprofissional, tendo em vista promover o fortalecimento do trabalho em equipe colaborativo para melhorar a qualidade da formação profissional e da atenção à saúde. O estudo tem o objetivo de realizar a validação da versão adaptada à língua portuguesa do ?Questionário de medida da disponibilidade para aprendizado interprofissional e identidade profissional de estudantes da saúde? e justifica-se por completar o processo de adaptação transcultural de instrumento que será utilizado tanto em pesquisas que permitam adensar o conhecimento sobre educação interprofissional (EIP) no contexto brasileiro, em comparação com outros contextos culturais, bem como em estudos de avaliação das iniciativas de EIP, no país. Utiliza-se abordagem quantitativa, do tipo transversal, com cunho metodológico por se tratar de validação de questionário adaptado à língua portuguesa, com verificação das propriedades psicométricas do instrumento vertido. A população é constituída por estudantes de terceiro e quarto ano dos dez cursos de graduação da área da saúde da Universidade de São Paulo (educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional), num total de 838 alunos no primeiro semestre de 2011. A amostra será estratificada por curso proporcional ao tamanho, sendo o tamanho amostral estimado em 348 estudantes. O questionário vertido inclui duas escalas validadas: Readiness for Interprofessional Learning Scale ? RIPLS (Parsell, Bligh, 1999, Bligh, Mattick, 2009) que mensura a disponibilidade de estudantes da área da saúde para o aprendizado interprofissional, e Professional Identity Scale (PIS) de Brown et al (1986) que faz a aferição de escore de identidade profissional. Processo Fapesp 2011/11772-9. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marina Peduzzi - Coordenador / Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani - Integrante / Ian James Norman - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marina Peduzzi.
    10. 2010-2011. Adaptacao transcultural do questionario para afericao da prontidao para o aprendizado interprofissional entre aluno dos cursos de graduacao na area da saude no municipio de Sao Paulo, Brasil
      Descrição: Linha de pesquisa - Formação e gerenciamento de recursos humanos em enfermagem e em saúde. O projeto tem o objetivo geral de consolidar conhecimento sobre o tema educação interprofissional na área da saúde e enfermagem, e objetivo específico de realizar adaptação transcultural de questionário elaborado em língua inglesa e utilizado em pesquisas sobre o tema realizadas no Reino Unido. O processo formal de adaptação transcultural tem a finalidade de assegurar equivalência entre o questionário original e sua tradução para o português. Será adotado método consagrado de adaptação transcultural de instrumentos de aferição de fenômenos da área da saúde, que compreende cinco etapas: tradução; síntese, retro tradução, avaliação por um comitê de especialistas e pré-teste. Para finalizar será elaborado projeto para validação do questionário adaptado ao português, no Brasil. Este estudo tem continuidade com o projeto Validação da versão adaptada do questionário de medida da disponibilidade para aprendizagem interprofissional e identidade profissional de estudantes da saúde. Nessa etapa, utiliza-se abordagem quantitativa, do tipo transversal, com cunho metodológico por se tratar de validação de questionário adaptado à língua portuguesa, com verificação das propriedades psicométricas do instrumento vertido. A população é constituída por estudantes de terceiro e quarto ano dos dez cursos de graduação da área da saúde da Universidade de São Paulo (educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional), num total de 838 alunos no primeiro semestre de 2011. A amostra será estratificada por curso proporcional ao tamanho, sendo o tamanho amostral estimado em 348 estudantes. Proc. FAPESP n. 2010/03107-2 - vigência 01/12/2010 a 30/11/2011. (R$ 36.694,20 - Trinta e seis mil seiscentos e noventa e quatro reais e vinte centavos);. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Marina Peduzzi - Coordenador / Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani - Integrante / Ian James Norman - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marina Peduzzi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio CAPES de Tese - Edição 2018 - pela orientação da Tese: Prática interprofissional colaborativa e clima do trabalho em equipe na Atenção Primária à Saúde - defendida por Heloise Lima F. Agreli, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES - 13 de dez 2018.. 2018.
      Membro: Marina Peduzzi.
    2. The relationship between team climate and interprofessional collaboration: prior results of a mixed methods study, European Conference of Interprofessional Practice and Education - Aluna Heloise Lima. Nijmege-Holand.. 2015.
      Membro: Marina Peduzzi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (102)
    1. 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2021. (Congresso).
    2. 17º SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14º SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem.PALESTRANTE do 17º SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14º SINADEn. 2020. (Simpósio).
    3. I Jornada Acadêmica Interprofissional de Atenção Primária.Proferiu palestra na Mesa-redonda - Importância da Educação e Trabalho Interprofissional para Fortalecimento da Saúde Pública no Brasil. 2020. (Outra).
    4. I Seminário Nacional de Experiências na Educação Interprofissional Fundação Univ. Federal de Mato Grosso do SulSul.Ministrou a palestra A INTERPROFISSIONALIDADE E O CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE NA APS. 2020. (Seminário).
    5. I Simpósio Internacional de Saúde da Família e Comunidade da UFMS/CPTL - I Simpósio Internacional de Saúde da Família e Comunidade da UFMS/CPTL.Palestrante. 2020. (Simpósio).
    6. Mesa Redonda - Prática Colaborativa: formação e gestão do cuidado, promovida pela disciplina Prática, Formação e Educação Interprofissional em Saúde, da EEUSP. 2020. (Outra).
    7. Online - I Encontro Nacional de Educação Interprofissional em Saúde. rtealizado na Universidade Federal do Maranhão e pelo PET Saúde Interprofissionalidade.PALESTRANTE. 2020. (Encontro).
    8. Programa Profissão Docente.Proferiu palestra - Humanidades em Saúde. 2020. (Outra).
    9. Seminário O SUS e a Atenção Primária: o que aprendemos com a pandemia?, promovido pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Saúde Coletiva.Palestrante da Mesa/Entrevista Os grandes desafios do SUS (desfinanciamento, redes de atenção, formação, EPS) conduzida pela jornalista Claudia Aparecida Collucci. 2020. (Seminário).
    10. Webinar - A Prática Ampliada do Enfermeiro no exercício profissional e o papel do enfermeiro no manejo da adesão ao tratamento da tuberculose.Proferiu palestra - Exercício Profissional e a Inserção da Prática Ampliada do Enfermeiro na Atenção Primária, apresentado por meio do Canal Aben -Youtube. 2020. (Outra).
    11. 7º Seminário Virtual da RETS Educação Interprofissional na formação e trabalho dos técnicos em saúde. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ - RJ. 2019. (Seminário).
    12. 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde a. 2019. (Congresso).
    13. 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Coordenadora na atividade Curso Pré-Congresso C7 - Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde. 2019. (Congresso).
    14. Encontro Comemorativo do 73 anos da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais -.Proferiu palestra O Futuro do Trabalho no SUS: desafios para a formação. 2019. (Outra).
    15. IV Conferência Internacional de Pesquisa em Gerenciamento de Recursos Humanos em Enfermagem e em Saúde: sustentabilidade organizacional e interface com a segurança do paciente. 2019. (Outra).
    16. 4º Colóquio Internacional e Práticas Colaborativas em Saúde:: aportes teóricos e metodológicos em discussão.Proferiu palestra. 2018. (Outra).
    17. Evento Comemorativo de 10 Anos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Prática de Enfermagem e Saúde (GEPEPES).Proferiu Palestra - Publicação e Internacionalização de Pesquisa em Saúde. 2018. (Outra).
    18. Evento Comemorativo de 10 Anos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Prática de Enfermagem e Saúde (GEPEPES) - UNICAMP.Proferiu palestra - Pesquisa sobre Gestão do Trabalho e Educação para o SUS: desafios e perspectivas. 2018. (Outra).
    19. Mesa Redonda - Práticas interprofissionais, ampliação do escopo de práticas e os conflitos de competência na área de saúde no Brasil e em outros países, durante o I Encontro Internacional de Gestão e da Regulação do trabalho em Saúde. 2018. (Encontro).
    20. Oficina de Coordenadores PET-Saúde/Interprofissionalidade - Promoção: Departamento de Gestão da Educação na Saúde-DEGES/SGTES/MS. 2018. (Oficina).
    21. Reunião de Discussão para elaboração do Manual de Enfermagem para Atenção Básica - Promoção - Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. 2018. (Outra).
    22. Seminário Educação e prática interprofissional na saúde. Organizado pelo Hospital Universitário da USP.Ministrou o tema: Abordagem teórico-conceitual de Educação e Prática Interprofissional. 2018. (Seminário).
    23. III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2017. (Congresso).
    24. 3ºCongresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Expositora na atividade Mesa Redonda Gestão e Regulação do Trabalho em Sapude. 2017. (Congresso).
    25. III Simpósio Internacional de Atenção Primária à Saúde: Idéias Inovadoras. 2017. (Simpósio).
    26. III Simpósio Internacional de Atenção Primária à Saúde: Idéias Inovadoras.Palestrante na Mesa Redonda: Recursos Humanos na APS - Práticas Colaborativas na APS. 2017. (Simpósio).
    27. Marco Zero PPSUS-SP 2016-218, realizado no Instituto de Saúde. 2017. (Outra).
    28. Mesa Redonda - Trabalho e implicações para a saúde do trabalhador, na disciplina Processo de Trabalho e Saúde, do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery. 2017. (Outra).
    29. Oficina sobre Educação e Trabalho Interprofissional en Saúde.Palestrante. 2017. (Oficina).
    30. 15 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem - SENADEN - Formação em Enfermagem: cuidado profissional e cidadania.Conferencista - Práticas avançadas em Enfermagem ou Enfermagem com práticas avançadas? Implicações para a formação na enfermagem. 2016. (Seminário).
    31. 2º Congresso de Graduação da USP. 2016. (Congresso).
    32. Mesa Redonda como parte da programação da Semana de Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP.A construção histórica da enfermagem do cuidado em saúde: saberes e práticas na defesa do SUS. 2016. (Outra).
    33. Oficina de criação e planejamento da Rede Brasileira de Educação Interprofissional em Saúde.Interlocutor na Roda de Conversa - Uma Roda para criar e planejar a Rede Brasileira de Educação Interprofissional em Saúde. 2016. (Oficina).
    34. Seminário Internacional dos 70 Anos da EEUFBA: Disseminação e aplicabilidade dos resultados da pesquisa em Enfermagem.Participou do Diálogo Temático (Mesa Redonda) - Práticas avançadas em saúde: formação e atuação multiprofissional. 2016. (Seminário).
    35. XIII Encontro de Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo.Proferiu palestra - Prática interprofissional em saúde. 2016. (Encontro).
    36. XII Jornadas de Investigación y II Jornadas de Educación en Enfermería - Formación y Profesionalismo en Enfermería. Participou de Mesa Redonda - proferindo palestra com o tema: Innovación en la Formación en Enfermería a luz de los dasafios en salud: estrategias pedagógicas y de evaluación. 2016. (Congresso).
    37. 4o. Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem.Proferiu palestra na Mesa Redonda: Temas urgentes na organização do trabalho em enfermagem. 2015. (Seminário).
    38. 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 4 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem. Moradora do Seminário OPAS/OMS Políticas de formação em enfermagem para práticas avançadas no SUS. 2015. (Congresso).
    39. 67º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 4º Colóquio Latino-Americano de Historia da Enfermagem sob o tema Para onde Caminha a Enfermagem Brasileira?. 2015. (Congresso).
    40. Ciclo de Seminários do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.Proferiu o Seminário - Educação interprofissional para a prática colaborativa. 2015. (Seminário).
    41. Entidades de Classe, Mercado de Trabalho e Perspectivas de Qualificação Profissional.Palestrante na Mesa Redonda - Perspectivas de Qualificação Profissional - promoção Comissão de Graduação. 2015. (Outra).
    42. Fórum de Pós-Graduação do Departamento de Orientação Profissional da EEUSP. 2015. (Outra).
    43. I Colóquio I(nternacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde.Debatedora na 1a. Mesa - A interprofissionalidade como indutora de mudanças no trabalho e na formação em saúde. 2015. (Outra).
    44. II Conferência Internacional de Pesquisa em Recursos Humanos em Enfermagem e em Saúde. 2015. (Outra).
    45. I Simpósio Internacional Educação e Redes de Atenção à Saúde: Interfaces, Conquistas e Desafios.Prática e educação interprofissional: colaboração e atenção centrada no usuário. 2015. (Simpósio).
    46. Participou do Programa Oficina de Avaliadores - SAEME (Sistema de Acreditação das Escolas Médicas), em Brasília-DF, com carga horária de 12 (doze) horas. 2015. (Oficina).
    47. Programa Oficial de Avaliadores (SAEME (Sistema de Acreditação das Escolas Médicas). 2015. (Outra).
    48. Reunión de Coordinadores de Programas de Doctorado en Enfermería de América Latina, en el Centro de Convención Sur América. La reunión fue coordinada por la Organización Panamericana de la Salud/Organización Mundial de la Salud (OPS/OMS)/ALADEFE. 2015. (Outra).
    49. Roda de Conversa com Coordenadores dos cursos da área da saúde, na UFSCAR.Participou com o Tema: Prática e Educação Interprofissional: desafios para a formação e cotidianos do trabalho no SUS. 2015. (Outra).
    50. Roda de Conversa com Coordenadores dos cursos da área da saúde, na UFSCAR. 2015. (Outra).
    51. Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem: Precarização do Trabalho de Enfermagem.Temas urgentes na organização do trabalho em enfermagem. 2015. (Seminário).
    52. 1. Fórum Internacional sobre cobertura e sistema universais em Saúde. 2014. (Congresso).
    53. 11o. Congresso Internacional - Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e o Trabalho no cotidiano do SUS. Participou da Távola - Formação e Multiprofissionalidade avançamos para onde?. 2014. (Congresso).
    54. Ciclo de Seminários do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino-PAE.Proferiu o Seminário: Educação Interprofissional para a prática colaborativa. 2014. (Seminário).
    55. II Conferência Internacional de Pesquisa em Recursos Humanos em Enfermagem e em Saúde.Mediadora da Mesa - Gestão das Práticas Avançadas de Enfermagem: no contexto dos EUA, América Latina, Caribe e Brasil. 2014. (Outra).
    56. II Conferência Internacional de Pesquisa em Recursos Humanos em Enfermagem e em Saúde.Mediadora da Conferência - Educação interprofissional: a experiência canadense e estratégias desenvolvidas. 2014. (Outra).
    57. II Conferência Internacional de Pesquisa em Recursos Humanos em Enfermagem e em Saúde.Mediadora do Painel - Regulação das práticas e profissões em saúde. 2014. (Outra).
    58. III Simpósio Integração Ensino-Serviço: A inserção da saúde coletiva e da atenção primária à saúde.Ativadora da Oficina sobre Interprofissionalidade. 2014. (Simpósio).
    59. Seminário da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde: planejamento da força de trabalho em Atenção Primária à Saúde. 2014. (Seminário).
    60. 13. Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Trabalho em equipe da perspectiva interprofissional na Atenção Primária à Saúde. 2013. (Congresso).
    61. 13. Congresso Paulista de Saúde Pública. Que profissionais estamos produzindo para o público?. 2013. (Congresso).
    62. 17. Semestre de Debates GVsaúde: mercado de trabalho para o médico no Brasil. 2013. (Encontro).
    63. 51. Congresso Brasileiro de Educação Médica. Educação interprofissional. 2013. (Congresso).
    64. 9. Oficina de Trabalho: metodologias para o dimensionamento de pessoal na Atenção Primária à Saúde. 2013. (Oficina).
    65. Oficina FNEPAS: avanços e desafios da formação no SUS.Integração interprofissional na graduação e educação permanente. 2013. (Oficina).
    66. Seminário de Acompanhamento de PPG da área de Enfermagem da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior. 2013. (Seminário).
    67. Seminário de Avaliação USP da Pós-Graduaçãoi. 2013. (Seminário).
    68. Seminário Internacional sobre regulação do trabalho e das profissões em saúde. 2013. (Seminário).
    69. Seminário Internacional sobre Regulação do Trabalho e das Profissões em Saúde. 2013. (Seminário).
    70. Strengthening the Role of Human Resources in Nursing an Midwifery in Achieving Universal Health Coverage. Avanços, desafios e prioridades para o trabalho e educação na Saúde. 2013. (Congresso).
    71. Third Global Forum on Human Resources for Health. 2013. (Congresso).
    72. Workshop de Revisão Integrativa. 2013. (Oficina).
    73. 10. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Educação interprofissional para promover trabalho em equipe colaborativo: Análise dos constructos teóricos. 2012. (Congresso).
    74. Encontro Acadêmico Gestão da Pós-Graduação USP 2012 - EAGPG na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH/USP. 2012. (Encontro).
    75. Formação Profissional em Saúde & Ensino da Saúde Coletiva.Colóquio: Integração, Ensino, Comunidade e Serviço. 2012. (Outra).
    76. III Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem: Avanços no cuidado, gestão e política.Membro da Subcomissão Científica. 2012. (Encontro).
    77. III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas - Saúde Pública e Saúde Mental na Atenção Primária, PPG em Saúde Coletiva da FMB-Unesp.Prática e educação interprofissional: os desafios do trabalho em equipe de saúde. 2012. (Seminário).
    78. I Seminário Internacional Potencialidades e Inovações nos Processos de Trabalho em Saúde.Novas tecnologias e trabalho em saúde. 2012. (Seminário).
    79. Reunião de Coordenadores de PPG da área de Enfermagem, realizada na Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasilia, de 08 a 10 de fevereiro. 2012. (Outra).
    80. Third International Congress on Technical and Vocational Education and Training. Scaling up and improving the quality of education of middle level health workers in Brazil. 2012. (Congresso).
    81. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Manejo de conflitos na atenção básica: Investigação por meio da triangulação metodológica. 2012. (Congresso).
    82. VI Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciëncias da Saúde da. 2012. (Encontro).
    83. 12o.Congresso Paulista de Saúde Pública. São Bernardo do Campo, 22 a 26 de outubro. Apresentação de trabalho. 2011. (Congresso).
    84. Aula Aberta - Comunicação em Saúde, ministrada pelo Dr. Ricardo Rodrigues Teixeira, da FM-USP. São Paulo, 10 de junho. 2011. (Outra).
    85. Aula Aberta - Hermenêutica: Vertente teórico-metodológica de pesquisa qualitativa, ministrada pelo Dr. José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, da Fac. Medicina da USP, em 05 de abril. 2011. (Outra).
    86. I Encontro Internacional de Pós-Graduação de Gerenciamento em Enfermagem da EEUSP, em 02 de setembro.Moderadora. 2011. (Encontro).
    87. II Oficina de Trabalho: Metodologias para o Dimensionamento de Pessoal na Atenção Primária à Saúde. EEUSP, dias 09 e 10 de maio. 2011. (Oficina).
    88. II Seminário de Educação Permanente - Integração Ensino-Serviço - a Interdisciplinaridade como foco. Cuiabá-MT, 08 e 09 de setembro.Proferindo palestras. 2011. (Seminário).
    89. IV Fórum Nacional de Educação Farmacêutica. Belo Horizonte, 07 a 09 de outubro.Ministrou Oficina. 2011. (Outra).
    90. Mesa Redonda - O Fnepas no seu papel na formação interprofissional para o trabalho em equipe em saúde, durante a Oficina de Aprofundamento FNEPAS - Fiocruz/Ministério da Saúde. Brasilia, 02 de junho . Brasilia, 02 de junho. 2011. (Outra).
    91. Oficina de Aprofundamento FNEPAS - O Fnepas no seu papel na formação interprofissional para o trabalho em equipe. Brasilia, 02 de junho. 2011. (Oficina).
    92. Reunião - Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde - ObservaRH. Brasilia, 16 e 17 de agosto. 2011. (Outra).
    93. Seminário - Inovação no Gerenciamento de Leitos Hospitalares, no Hospital do Coração. São Paulo, 25 de julho. 2011. (Seminário).
    94. V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. São Paulo, 17 a 20 de abril. 2011. (Congresso).
    95. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia - Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde. São Paulo, 12 e 16 de novembro. Pôster. 2011. (Congresso).
    96. VII Seminário PET - Saúde USP Capital. Instituto de Psicologia, 08 de dezembro.Palestrante na Conferência - Formação Interprofissional em Saúde: desafios para o desenvolvimento da pesquisa. 2011. (Seminário).
    97. XI Conferência Iberoamericana, III Encontro Latinoamerica-Europa e IV Simpósio de Investigação de Educação em Enfermagem. Coimbra, 18 a 24 de setembro. 2011. (Simpósio).
    98. Conferência Internacional Sobre Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde, realizado no Sheraton Rio Hotem Resort - Rio de Janeiro, 09 a 11 de junho. 2010. (Outra).
    99. Painel "Gestão de Unidades de Saúde ed de Pessoas: tendências para a próxima década", promovido pelo Departamento de Orientação Profissional da EEUSP e Grupo de Trabalho NEPAPEGAS, dia 10 de março. 2010. (Outra).
    100. Painel Integração Curricular e trabalho em equipe. Campinas, 07 de maio.Conferencista e debatedora do tema - Estado de arte e desafios para a integração curricular e trabalho em equipe. 2010. (Outra).
    101. Seminário de Pesquisa "História Oral: como fazer, como pensar", promovid pela Disciplina ENO 5891 Metodologia de Pesquisa: abordagens qualitativas - PPGEn-EEUSP, em 27 de abril. 2010. (Seminário).
    102. VI Semana de Enfermagem do Centro Universitário Metodista do IPA. Porto Alegre-RS, 04 de maio.Conferência de Abertura - Políticas Públicas de Saúde e Educação. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (26)
    1. Peduzzi, Marina. Coordenadora na atividade Mesa Redonda Trabalho e Educação em Saúde: Cenários e Alternativas - 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2021. (Congresso).. . 0.
    2. Peduzzi, Marina. Membro da Comissão Local do 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2021. (Congresso).. . 0.
    3. Peduzzi, Marina; Costa MV. Coordenadora da Mesa Redonda: Marcos terórico-conceituais e metodológicos da educação e do trabalho interprofissional em saúde, durante a Oficina de Coordenadores PET-Saúde/Interprofissionalidade. 2018. Outro
    4. Peduzzi, Marina. Coordenadora na Atividade Simpósio - Pré-Congresso Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação na Saúde, no 3ºCongresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. 2017. (Congresso).. . 0.
    5. PEDUZZI, Marina. Membro da Comissão Organizadora do II Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde - Educação Interprofissional em Saúde no Brasil: consolidando o trabalho de rede. 2016. (Outro).. . 0.
    6. PEDUZZI, Marina. Membro da Comissão Organizadora do I Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde. 2015. (Outro).. . 0.
    7. PEDUZZI, Marina. Membro da Comissão Organizadora da II Conferência Internacional de Pesquisa em Recursos Humanos em Enfermagem e em Saúde. 2014. (Outro).. . 0.
    8. PEDUZZI, Marina. Membro da sub-comissão científica para avaliação dos trabalhos submetidos. 2012. (Congresso).. . 0.
    9. PEDUZZI, Marina. Coordenadora de curso pré-congresso Pesquisa de Intevenção em Gerenciamento de Enfermagem e Saúde. 2012. (Congresso).. . 0.
    10. PEDUZZI, Marina. Coordenadora da Mesa Redonda Formação em Saúde. 2012. (Congresso).. . 0.
    11. PEDUZZI, Marina. Oficina de Trabalho sobre a Supervisão de Enfermagem em UBS e Gerencia da atenção básica - para enfermeiros da rede básica de saúde dos municipios de Londrina, Cambé, Ibiporã e docentes do Curso de Enfermagem da UEL, 16 de maio. 2011. (Outro).. . 0.
    12. PEDUZZI, Marina. Organizou e coordenou as atividades do Programa de Professor Visitante Dr. Ian James Norman, da University of London, de 16 a 22 de novembro. 2011. (Outro).. . 0.
    13. PEDUZZI, Marina. Coordenou o Seminário Avaliação de Treinamento, Desenvolvimento e Educação. São Paulo, 21 de maio. 2010. (Outro).. . 0.
    14. PEDUZZI, Marina. Organizou o Seminário de Pesquisa "História Oral: como fazer, como pensar". São Paulo, 27 de abril. 2010. (Outro).. . 0.
    15. PEDUZZI, Marina. Coordenou 0 Seminario sobre Trabalho em equipe na saude, para os Programas de Residencia Medica em Medicina Preventiva e Social, Aprimoramento Multiprofissional em Saude Coletiva e Residencia Medica em Medicina de Familia e Comunidade. SP, 25 de março. 2010. (Outro).. . 0.
    16. PEDUZZI, Marina. Coordenou a Mesa-Redonda "Mercado de Trabalho: oportunidades e perspectivas para os enfermeiros", dia 18 de agosto. 2009. (Outro).. . 0.
    17. PEDUZZI, Marina. Coordenadora da atividade de Video Conferência da palestra _ "Novas Tendências da Força de Trabalho em Saúde no Brasil", proferida pelo Prof. Dr. Roberto Passos Nogueira, na programação do Ciclo de Palestras da Comissão de Pesquia da EEUSP, em 18 de novembro. 2006. (Outro).. . 0.
    18. PEDUZZI, Marina. II Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem: Trajetória Espaço-Temporal da Pesquisa. 2002. (Outro).. . 0.
    19. PEDUZZI, Marina. O ensino da disciplina Administração em Enfermagem nas Escolas de Enfermagem no Brasil e as políticas de saúde e educação (secretária da conferência). 2001. (Congresso).. . 0.
    20. PEDUZZI, Marina. I Fórum de Cultura e Extensão Universitária da EEUSP. 2001. (Outro).. . 0.
    21. PEDUZZI, Marina. Workshop: Mapeamento de Projetos de Pesquisa e Intervenção na Área de Recursos Humanos em Saúde, no âmbito Nacional. 2000. (Outro).. . 0.
    22. PEDUZZI, Marina. Semana de Enfermagem do Centro de Saúde-Escola Prof. Samuel Barnsley Pessoa. 1997. (Outro).. . 0.
    23. PEDUZZI, Marina. Oficina de Trabalho: Formação de Recursos Humanos e Organização do Trabalho Assistencial em Saúde. 1997. (Congresso).. . 0.
    24. PEDUZZI, Marina. Oficina de Trabalho: Planejamento Estratégico de Recursos Humanos em Saúde (monitora). 1993. (Outro).. . 0.
    25. PEDUZZI, Marina. Sessão do Seminário Saúde da Criança - Riqueza do Futuro. 1984. (Outro).. . 0.
    26. PEDUZZI, Marina. 1ª Jornada Brasileira de História da Enfermagem. 1984. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Marina Peduzzi ⇔ José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres (2.0)
      1. CARVALHO, Brigida Gimenez ; PEDUZZI, Marina ; AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Concepções e tipologia de conflitos entre trabalhadores e gerentes no contexto da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS). Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso). v. 30, p. 1453-1462, issn: 0102-311X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Carvalho, Brígida Gimenez ; Peduzzi, Marina ; Mandú, Edir Nei Teixeira ; AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Work and Inter-subjectivity: a theoretical reflection on its dialectics in the field of health and nursing. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso). v. 20, p. 19-26, issn: 0104-1169, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marina Peduzzi ⇔ Sylvia Helena Souza da Silva Batista (1.0)
      1. AZEVEDO, GEORGE DANTAS ; BATISTA, NILDO ALVES ; SOUZA DA SILVA BATISTA, SYLVIA HELENA ; BARROS BELLINI, MARIA ISABEL ; SETTE CÂMARA, ANA MARIA CHAGAS ; DA COSTA, MARCELO VIANA ; CYRINO, ANTONIO PITHON ; CYRINO, ELIANA GOLDFARB ; Peduzzi, Marina ; REEVES, SCOTT. Interprofessional education in Brazil: Building synergic networks of educational and healthcare processes. Journal of Interprofessional Care. v. 30, p. 135-137, issn: 1356-1820, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marina Peduzzi ⇔ Nildo Alves Batista (1.0)
      1. AZEVEDO, GEORGE DANTAS ; BATISTA, NILDO ALVES ; SOUZA DA SILVA BATISTA, SYLVIA HELENA ; BARROS BELLINI, MARIA ISABEL ; SETTE CÂMARA, ANA MARIA CHAGAS ; DA COSTA, MARCELO VIANA ; CYRINO, ANTONIO PITHON ; CYRINO, ELIANA GOLDFARB ; Peduzzi, Marina ; REEVES, SCOTT. Interprofessional education in Brazil: Building synergic networks of educational and healthcare processes. Journal of Interprofessional Care. v. 30, p. 135-137, issn: 1356-1820, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marina Peduzzi ⇔ Maria Amélia de Campos Oliveira (1.0)
      1. OLIVEIRA, M. A. de C. Visita de Estudo ao Centro de Saúde Norton de Matos, por ocasião da XI Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem. Coimbra, 20 de setembro. 2011.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Marina Peduzzi ⇔ Maria Isabel Barros Bellini (1.0)
      1. AZEVEDO, GEORGE DANTAS ; BATISTA, NILDO ALVES ; SOUZA DA SILVA BATISTA, SYLVIA HELENA ; BARROS BELLINI, MARIA ISABEL ; SETTE CÂMARA, ANA MARIA CHAGAS ; DA COSTA, MARCELO VIANA ; CYRINO, ANTONIO PITHON ; CYRINO, ELIANA GOLDFARB ; Peduzzi, Marina ; REEVES, SCOTT. Interprofessional education in Brazil: Building synergic networks of educational and healthcare processes. Journal of Interprofessional Care. v. 30, p. 135-137, issn: 1356-1820, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marina Peduzzi ⇔ Elizabeth Fujimori (1.0)
      1. LIMA, Aline Maciel Vieira ; PEDUZZI, MARINA ; MIYAHARA, CARINE TELES SANGALETI ; Fujimori, Elizabeth ; VERÍSSIMO, Maria de La Ó Ramallo ; BERTOLOZZI, Maria Rita. Supervisão de trabalhadores de enfermagem em unidade básica de saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online). v. 12, p. 577-593, issn: 1981-7746, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marina Peduzzi ⇔ Dirceu da Silva (1.0)
      1. SILVA, MARIANA CHARANTOLA ; PEDUZZI, MARINA ; SANGALETI, CARINE TELES ; SILVA, DIRCEU DA ; AGRELI, HELOISE FERNANDES ; WEST, MICHAEL A ; ANDERSON, NEIL R. Cross-cultural adaptation and validation of the teamwork climate scale. Revista de Saúde Pública (Online). v. 50, p. 1-10, issn: 1518-8787, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:39