Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Gustavo Andres Caponi

Nascido em Rosario (Argentina) em 1961, GUSTAVO CAPONI formou-se em Filosofia na Universidade Nacional de Rosario em inícios de 1984; e foi nessa instituição que começou sua carreira no ensino superior. Em 1992 obteve o título de Doutor em Lógica & Filosofia da Ciência pela Unicamp; e desde 1993 é docente na Universidade Federal de Santa Catarina. Em fevereiro de 2015, nessa mesma instituição, ele atingiu o nível superior da carreira do magistério superior nas universidades federais brasileiras, sendo então promovido a Professor Titular do Departamento de Filosofia. Atualmente é bolsista de produtividade do CNPq e professor permanente do programa de pós-graduação em Filosofia da UFSC. Suas áreas de atuação, como pesquisador e como orientador de pós-graduação, são a Filosofia e a História da Biologia. E é nessas mesmas áreas que ele concentra sua atividade docente em graduação e pós-graduação. Entre setembro de 1999 e agosto de 2000, foi pesquisador visitante na equipe REHSEIS de Paris VII. Em 2004 foi professor visitante na EHESS de Paris e na Universidad Nacional de Colombia. Em 2007 foi também professor visitante na Université do Bourgogne; e no primeiro semestre de 2011 foi pesquisador visitante no IHPST de Paris I. Em 2014, também ministrou aulas na Universidad Autónoma Metropolitana de México (UAM). Entre Março e agosto de 2017 fez um estágio de pesquisa na Universidade de Buenos Aires; e entre setembro desse ano e fevereiro de 2018 fez um novo estágio no IHPST de Paris I Publicou quase duas centenas de trabalhos em publicações coletivas e revistas latino-americanas e europeias; e é autor dos livros: Georges Cuvier: un fisiólogo de Museo (Universidad Nacional Autónoma de México: México, 2008); Buffon (Universidad Autónoma Metropolitana: México, 2010); La segunda agenda darwiniana: contribución a una historia del programa adaptacionista (Centro Vicente Lombardo Toledano: México, 2011); Função e desenho na biologia contemporânea (Editora 34 // Associação Scientiae Studia: São Paulo, 2012); Réquiem por el centauro: aproximación epistemológica a la Biología Evolucionaria del Desarrollo (Centro Vicente Lombardo Toledano: México, 2012); Leyes sin causa y causas sin ley en la explicación biológica (Universidad Nacional de Colombia: Bogotá, 2014); El Darwinismo de Ameghino (Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2017); Determinismo y organización: fundamentos y límites del programa de Claude Bernard (Universidad Nacional de Colombia //Universidad El Bosque: Bogotá, 2018); e Evolucionismo (Editora Fibra, São Paulo 2021) Página WEB: https://www.researchgate.net/profile/Gustavo-Caponi-2 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5580414399056283 (23/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. Campus Universitario Trindade 88010970 - Florianópolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476 Telefone: (48) 3319248 Ramal: 9087 Fax: (48) 3319241 URL da Homepage: https://www.scientiaestudia.org.br/associac/gustavocaponi/index.asp
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2020-Atual. O conceito evolucionario do hereditario
      Descrição: Os objetivos do projeto são: [Ob1] Esboçar uma delimitação deflacionista da noção de hereditário que esteja embasada na referência a recursos ontogenéticos transmissíveis pela mediação do vínculo filial e que sejam passíveis de serem transmitidos ao longo de uma sequência geracional significativamente comprida. [Ob2] Ensaiar uma formulação da Teoria da Seleção Natural como teoria de forças, na qual os alvos da seleção sejam estados de caracteres possíveis de serem considerados hereditários, e não os recursos ontogenéticos envolvidos na configuração desses estados de caráter. [Ob3] Discutir a pertinência de noções como as de herança de nicho, herança comportamental, herança simbólica, e dupla herança. [Ob4] Examinar a noção de instinto em virtude das considerações precedentes sobre a noção de hereditário. [Ob5] Examinar a noção de natureza humana em virtude da elucidação da noção de instinto. [Ob6] Explicitar o referencial conceitual no qual deveriam ser discutidos os supostos efeitos lamarckianos que se insinuariam em alguns processos hereditários.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Andrés Caponi - Coordenador.
      Membro: Gustavo Andres Caponi.
    2. 2017-2020. Sistemas, linhagens e classes naturais nas ciencias biologicas
      Descrição: O projeto aponta a estes objetivos: [A] Examinar os argumentos neoessêncialistas que foram levantados contra o individualismo taxonômico. [B] Aprofundar e desenvolver a distinção entre esses dois tipos de indivíduos biológicos que são sistemas e linhagens.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Andrés Caponi - Coordenador.
      Membro: Gustavo Andres Caponi.
    3. 2014-2017. FISICALISMO E EXPLICACAO EM BIOLOGIA [segundo a concepcao experimentalista da causalidade]
      Descrição: O projeto almeja mostrar que: [1] Os princípios teóricos da Biologia Evolucionária e da Ecologia que em geral foram considerados leis dessas disciplinas podem ser considerados universais, mas não invariantes capazes de sustentar e articular explicações causais e de nos permitir manipular controladamente os fenômenos por eles descritos . [2] As explicações por seleção natural apontam para a identificação das invariantes seletivas locais envolvidas em cada pressão seletiva . [3] As explicações causais da Biologia Funcional supõem invariantes locais que podem chegar a ser consideradas como casos de leis físico-químicas, embora isso não seja condição sine qua non para que tais invariantes possam ser consideradas explicativas . [4] Pelo recurso à noção de sobreveniência, pode-se defender a legitimidade e a relevância teórica do desenvolvimento de programas não reducionistas em Ciências da Vida e pode-se avaliar quando esses programas têm mais chances de produzir lucros cognitivos. Porém, a existência de propriedades sobrevenientes não impõe nenhum limite insuperável para os programas de molecularização da Biologia . [5] A ideia de uma clausura causal do mundo é inegável sob uma perspectiva fisicalista, mas isso não tira o valor das explicações causais que só aludem a propriedades biológicas sobrevenientes às propriedades físicas . [6] As pressões seletivas são fatores causais efetivos dos processos evolutivos, e o mesmo vale para as demais causas remotas .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Andrés Caponi - Coordenador.
      Membro: Gustavo Andres Caponi.
    4. 2011-2013. OS CONCEITOS DE FUNCAO, ADAPTACAO E DESENHO NO DISCURSO DAS CIENCIAS BIOLOGICAS
      Descrição: Com o desenvolvimento da pesquisa se procurara mostrar que: 1- A elucidação correta do conceito de função biológica é, basicamente, uma especificação, fundada na ideia de metas orgânicas intrínsecas, daquela elucidação já proposta pelos defensores da concepção sistêmica. 2- O que se propõe sob o rótulo de concepção etiológica de função não é outra coisa que uma elucidação do conceito de adaptação, e essa superposição entre os conceitos de adaptação e função é motivada por uma confusão entre as explicações selecionais darwinianas, ou evolucionárias, dos desenhos biológicos e as análises funcionais próprias da Fisiologia e da Autoecologia. 3- As explicações selecionais darwinianas supõem análises funcionais, mas não são explicações funcionais. 4- Ainda especificada por uma referência a metas orgânicas intrínsecas, a concepção sistêmica de função é uma condição necessária, mas não suficiente, para elucidar os conceitos de adaptação e de desenho biológico e para compreender a natureza da explicação selecional. 5- Enquanto explicar uma adaptação ou um desenho biológico é explicar a história e a razão de ser de certos caracteres, atribuir uma função é sempre atribuir um papel causal a um componente no interior de um processo ou sistema. Falar de adaptações e de funções supõe mereologias diferentes: uma tem a ver com a relação parte-sistema e a outra com a relação traço-linhagem. 6- O objetivo cognitivo fundamental da Ecologia é a análise funcional dos processos ecológicos. 7- No caso do estudo do funcionamento dos ecossistemas, essa análise funcional está constitutivamente orientada pela pressuposição de um estado privilegiado que é a persistência do próprio sistema em estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gustavo Andrés Caponi - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Gustavo Andres Caponi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (64)
      1. 12º Simpósio Internacional Principia.O arquétipo vertebrado de Richard Owen. 2021. (Simpósio).
      2. A live do paper científico // Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal de Rio de Janeiro.Apresentação do artigo 'Organic codes: a unifyng concept for life'. 2021. (Outra).
      3. Ciclo: Filosofía Contemporánea de la Biología - Universidad de Chile // Sociedad de Biología de Chile.Adaptación evolutiva y adaptación ontogenética. 2021. (Outra).
      4. Darwin Day da Sociedade Brasileira de Genética.Sobre o anti-evolucionismo. 2021. (Simpósio).
      5. III Karyokinesis Symposium.Evolution and development of bird feet. 2021. (Simpósio).
      6. II Workshopp Paranaense de Lógica e Filosofia Analítica.O viés ideológico: exame de uma noção epistemológica. 2021. (Encontro).
      7. La dissémination des savoirs experts dans le domaine de l'enfance.La biologisation des phénomènes sociaux et la régle de Lewontin-Gould. 2021. (Seminário).
      8. Ciclo de Charlas Evolución 2020: Evolución en Pandemia.Elucidación deflacionaria del concepto de herencia. 2020. (Outra).
      9. Encuentro Nacional de Estudiantes de Filosofía.¿Qué designan los nombre de razas humanas? (Si es que designan algo). 2020. (Encontro).
      10. Impactos sociais do movimento anticiência: uma relação entre política e educação.Impactos sociais do movimento anticiência: uma relação entre política e educação. 2020. (Outra).
      11. 11th Principia.Contribuição a uma definição darwinista do hereditário. 2019. (Simpósio).
      12. BIOSCOPIO - Museo Argentino de Ciencias Naturales.El darwinismo de Ameghino: una lectura histórico-epistemológica de Filogenia. 2019. (Outra).
      13. Evolução, Cultura e Sociedade.A naturalização do social e a regra de Lewontin-Gould. 2019. (Simpósio).
      14. III Reunión Argentina de Biología Evolutiva. Filosofía e Historia de la Biología. 2019. (Congresso).
      15. Manipular y conocer en Biología: nuevas perspectivas en la epistemología de las las ciencias de la vida.Claude Bernard y la docilidad experimental del viviente. 2019. (Seminário).
      16. A Filosofia encontra as ciências naturais.Contribuições à História Natural dos tigres marcianos. 2018. (Encontro).
      17. III Congreso de AIFIBI. Los taxones: ni conjuntos, ni totalidades. 2018. (Congresso).
      18. Séminaire Philbio VI - IHPST: 2017-2018.La naturalisation darwinienne de la téléologie: les concepts de fonction, adaptation et design biologique. 2018. (Seminário).
      19. XI Encontro de Filosofia e História da Ciência do Conesul. La teoría de la selección natural como teoría de fuerzas. 2018. (Congresso).
      20. 2017 ISHPSSB - ABFHIB. The physiological and ecological correlate of the phylogenetic exemplar. 2017. (Congresso).
      21. Ciclo: la Biología como objeto de reflexión filosófica y educativa.Esencia e identidad en Filosofía de la Taxonomía. 2017. (Outra).
      22. Ciclo: La Biología como objeto de reflexión filosófica y educativa.La impugnación del esencialismo en Taxonomía. 2017. (Outra).
      23. Jornada Imágenes de la cultura científica sudamericana.Florentino Ameghino, Ernst Haeckel y la Ley Biogenética Fundamental. 2017. (Outra).
      24. 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. O darwinismo de Florentino Ameghino. 2016. (Congresso).
      25. Aproximaciones a las ciencias biológicas y bimédicas del Siglo XIX.El impacto de la Filosofía Anatómica de Étienne Geoffroy Saint-Hilaire en el desarrollo de la Historia Natural. 2016. (Outra).
      26. Forum de Debates do PPGZoo do MUSEU NACIONAL - UFRJ.Minicurso: Filosofia da Taxonomia & participação na mesa redonda: Conceitos de espécie. 2016. (Outra).
      27. II Simposio Nacional de Evolución, Ecología y Medio Ambiente.El concepto de adaptación y la idea de contrucción de nichos. 2016. (Simpósio).
      28. Os limites da tolerância epistemológica.A teoria do design inteligente e o sofisma da complexidade irredutível. 2016. (Seminário).
      29. VII Coloquio Internacional Darwinismo en Europa y América.El darwinismo de Ameghino. 2016. (Encontro).
      30. V Workshop Internacional sobre Darwinismo Social y Eugenesia.Dos tipos de teorías de la evolución y dos tipos de intervenciones eugénicas. 2016. (Encontro).
      31. Encontro de Filosofia e História da Biologia.O enquadramento fisicalista da explicação causal em Biologia. 2015. (Encontro).
      32. I Congreso CEDAR-V: Evolución biológica y cultural. La explicación causal biológica dentro de un marco fisicalista. 2015. (Congresso).
      33. II Congreso de la AIFIBI. Sobrevaluación de la construcción de nichos. 2015. (Congresso).
      34. IX PRINCIPIA INTERNATIONAL SYMPOSIUM.El encuadramiento fisicalista de las explicaciones biológicas. 2015. (Simpósio).
      35. XVI Jornadas Rolando Chuaqui - Filosofía & Ciencias.La explicación biológica en el marco de una ontología fisicalista. 2015. (Encontro).
      36. 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. O neolmarckismo de Spencer. 2014. (Congresso).
      37. 4ème Symposium du Cercle de Philosophie de la Nature.La selección natural en un mundo físicamente determinado. 2014. (Simpósio).
      38. Ciclo de conferências Humanos e Animais: os Limites da Humananidade de.Homem e animal na História Natural de Buffon. 2014. (Encontro).
      39. Ciclo de Palestras Leyes sin causa y causas sin leyes en la explicación biológica.[1] Hombre y animal en la Historia Natural de Buffon; [2] La selección Natural en un mundo físicamente determinado; [3] Las presiones selectivas como agentes causales. 2014. (Seminário).
      40. Cinquenta años de Homo habilis (1964-2014).El hombre y la bestia: la claudicación del materialismo buffoniano. 2014. (Encontro).
      41. PHIBIO - Seminário de Filosofía de la Biología.Ciclo de quatro palestras:. 2014. (Seminário).
      42. VI Seminário de História e Filosofia da Ciência.O evolucionismo teísta de Richard Owen. 2014. (Seminário).
      43. Encontro de Historia e Filosofia da Biologia 2013.Edward Poulton e a polaridade próximo-remoto. 2013. (Encontro).
      44. Humano & Animal.Filogenia e tipologia do humano. 2013. (Encontro).
      45. III Colóquio Nacional de Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas.O reducionismo na Biologia contemporânea: das descobertas da Genética Molecular à Biotecnologia. 2013. (Simpósio).
      46. Teoria, Modelagem e Estudos Empíricos na Ecologia.Razão de ser e legitimidade do discurso funcional em ecologia. 2013. (Seminário).
      47. V Coloquio Internacional sobre Darwinismo en Europa y América.Edward Poulton y la polaridad próximo-remoto. 2013. (Encontro).
      48. VIII Simpósio Internacional Principia.A noção de isolamento micro-evolutivo e o conceito evolucionário de espécie /// A noção de causa e a ideia de lei causal. 2013. (Simpósio).
      49. XVII Congresso da Sociedade Interamericana de Filosofia. La noción de aislamiento micro-evolutivo y el concepto evolucionario de especie. 2013. (Congresso).
      50. 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Dificuldades do Programa Adaptacionista no primeiro meio século da Biologia Evolucionária. 2012. (Seminário).
      51. Encontro de História e Filosofia da Biologia 2012.O conceito de pressão seletiva e a dicotomia próximo-remoto. 2012. (Encontro).
      52. I Congreso de la Asociación Iberoamericana de Filosofía de la Biología. Grados de sobreviniencia y expectativas reduccionistas en Biología. 2012. (Congresso).
      53. I Congreso de la Asociación Iberoamericana de Filosofía de la Biología. La evo-devo y la articulación de una nueva teoría de la evolución. 2012. (Congresso).
      54. IV Encontro de Filosofia Contemporânea: epistemologias contemporâneas & III Seminário de História e Filosofia da Ciência: enfoques sobre Filosofia e História da Biologia.A consolidação do programa adaptacionista. 2012. (Seminário).
      55. XV Congreso Latinoamericano de Genética. Teoría evolutiva: pasos hacia una nueva síntesis. 2012. (Congresso).
      56. III Simpósio de Biodiversidade: Filosofia da Ciência e Prática Ciéntifica.Adaptação e filiação comum dos seres vivos em Sobre a origem das espécies. 2011. (Simpósio).
      57. Materialismo e Evolucionismo III: evolucao e acaso na hominizacao.Tipologia e Filogenia do Humano. 2011. (Seminário).
      58. Seminario de Salud Internacional del Master de Antropología Médica y Salud Internacional de la Universitat Rovira i Virgili.Félix de Azara, crítico de Buffon. 2011. (Seminário).
      59. Encontro de Filosofia e História da Biologia.As massas lamarckianas como classes naturais. 2010. (Encontro).
      60. VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC). O adaptacionismo: uma exigencia interna do darwinismo. 2010. (Congresso).
      61. XVI Congreso Interamericano de Filosofía. Filosofía, Evolución y ciencias cognitivas. 2010. (Congresso).
      62. XVI Congreso Interamericano de Filosofía. Muy lejos de las filogenías: la taxonomía lamarckeana como jerarquía de tipos. 2010. (Congresso).
      63. XVI Congreso Interamericano de Filosofía. Filosofía, evolución y Ciencias Cognitivas. 2010. (Congresso).
      64. XVI Congreso Interamericano de Filosofía. Filosofía, Evolución y Ciencias Cognitivas. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. Caponi, Gustavo. Simpósio Evolução, sociedade e cultura. 2019. (Outro).. . 0.
      2. Caponi, Gustavo; CAPONI, S. ; SILVA, M. R. B.. 15º Seminário Nacioanal de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia. 2016. Congresso
      3. Martins, L. ; Caponi, Gustavo. Simpósio temático: Evolução - constituição, consolidação, impacto e derivas de uma ideia. 2014. Outro
      4. Caponi, Gustavo; Martins, L.. Simpósio temático: "De 1859 a 1909: o primeiro meio século da Biologia Evolucionária" (no 13º Seminário Nacional da SBHC). 2012. Outro
      5. Caponi, Gustavo; Diegues, A. ; Claramonte, V. ; Alcolea, J. ; ETXEBERRIA, A. ; LORENZANO, P. ; MARCOS, A. ; Martínez Contreras, J. ; Rosas, A.. I Conreso de la Asociación Iberoamericana de Filosofía de la Biología. 2012. Congresso
      6. Caponi, Gustavo. II Seminario Internacional de Filosofia e Saúde da UFSC. 1996. (Congresso).. . 0.
      7. Caponi, Gustavo. III Encontro de Filosofia Analítica. 1995. (Congresso).. . 0.
      8. Caponi, Gustavo. I Seminario Internacional de filosofia e saúde. 1994. (Concerto).. . 0.
      9. Caponi, Gustavo. Encuentro latinoamericano: la ciencia como modelo teórico y como realidad institucional. 1993. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:45