Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Eli Terezinha Henn Fabris

Doutorado (2005) e Mestrado (1999) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialização (1994) pela Universidade de Santa Cruz do Sul - (UNISC) e Graduação em Pedagogia Administração Escolar e Orientação Educacional (1979) pela Universidade de Passo Fundo- (UPF.). É professora Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - (UNISINOS) e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (de outubro de 2016 até agosto de 2020), onde também orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas. Coordenou a Comissão PROEX/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS (2016 - 2020), e coordenou o DINTER - Frederico Westhphalen (2016 - 2020) e o DINTER IFRS (2016 - 2019).Tem experiência na rede pública (estadual e municipal) e particular na docência e em cargos de gestão escolar (direção, orientação e supervisão). Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: currículo, formação de professores, inclusão, pedagogias culturais, práticas pedagógicas e docência contemporânea. Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças(GIPEDI/CNPq). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão GEPI/CNPq. Na UFRGS participa do NECCSO. Integra a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) e a Red De Inducción A La Docencia / Rede Inserçao No Ensino/ Red de intercambio sobre los problemas y procesos de formación del profesorado principiante en cualquiera de los niveles educativos. Coordenou o GT 13- Educação Fundamental, na Associação Nacional de Pesquisadores (ANPED) de 2013 a 2015. Hoje é suplente do Comitê Científico neste GT. No período de setembro de 2014 a fevereiro de 2015 realizou em Porto, Portugal, o estágio pós-doutoral - Bolsista CAPES, pertencente ao Programa de Intercâmbio Internacional com Portugal. Desde 2015 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA ED ? Educação. Faz parte do comitê assessor de Educação da FAPERGS, desde setembro de 2019. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2961121430255733 (22/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Educação. Av. UNISINOS, nº. 950. Cristo Rei 93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil Telefone: (51) 5911122 Ramal: 1113 URL da Homepage: www.unisinos.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2021-Atual. A producao de docencias contemporaneas: a experiencia coformativa entre professores e futuros professores em tempos de Covid-19A producao de docencias contemporaneas: a experiencia coformativa entre professores e futuros professores em tempos de Covid-19
      Descrição: O presente projeto de pesquisa é um desdobramento de uma agenda de investigação desenvolvida junto ao Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (Gipedi/CNPq), coordenado por esta pesquisadora. Tal agenda esteve, desde o início, envolvida com a formação de professores, currículo e docências contemporâneas. O objetivo da pesquisa proposta será analisar as docências contemporâneas produzidas entre os professores e futuros professores por meio de ?experiências coformativas? a partir da crise da Covid-19. O referencial teórico-metodológico segue uma perspectiva hipercrítica, com autores que contribuem para o diagnóstico do presente e possibilitam o exercício do pensamento mediante exercícios experimentais, investigação e fomento de processos formativos de constituição e atuação docente entre os professores (ingressantes e efetivos) e futuros professores (alunos de licenciaturas). A metodologia de pesquisa será desenvolvida por meio da consolidação de um ?laboratório de docências contemporâneas? (LABDOC), que servirá como espaço empírico de experimentação a partir de ?experiências coformativas? e da ?pesquisa (de) formação?. Nesse espaço, virtual e/ou presencial, quando a presença física for possível e necessária, serão oportunizadas a pesquisa e a formação, bem como a criação, a artesania e a análise de práticas pedagógicas docentes e coformativas que possam integrar o repertório profissional como uma ?caixa de ferramentas? do profissional docente. A questão central desta investigação será: quais modos de ser docente são produzidos no âmbito das experiências coformativas potencializadas pelo LABDOC a partir dos desafios da Covid-19? Os resultados esperados referem-se à qualificação da formação de professores (inicial e continuada) e à constituição de uma ?caixa de ferramentas?, experimentadas no LABDOC/Unisinos, envolvendo planejamento e aspectos teórico-metodológicos para o ensino e a aprendizagem na Contemporaneidade. Constituindo um ethos experimental, tanto os referenciais quanto as experimentações situam- se na ordem da contingência. Os resultados não ficam apenas na composição da ?caixa de ferramentas?, abrangendo também a descrição de seus elementos, para que possam ser replicados e utilizados como conhecimento público de formação e atuação na profissão docente, desafiadas pela crise que a humanidade está enfrentando com a Covid-19.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (9) . Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Coordenador / Maria Cláudia Dal Igna - Integrante / Sandra de Oliveira - Integrante / Maurício dos Santos Ferreira - Integrante / Roberto - Integrante / Marta Cristina Cezar Pozzobon - Integrante / Cátia de Azevedo Fronza - Integrante / Rayssa de Sousa Neves - Integrante / Cláudia Inês Horn - Integrante / Clarice Salete Traversini - Integrante / CARLINDA MARIA F. ALVES FAUSTINO LEITE - Integrante / Preciosa Fernandes - Integrante / Daiane Scopel Boff - Integrante / Antônia Neves - Integrante / Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia - Integrante / CLAUDIA FELIN CERUTTI - Integrante / Cláudio José de Oliveira - Integrante / Viviane Inês Weschenfelder - Integrante / Ana Sebastiana Monteiro Ribeiro - Integrante / Victor Almeida - Integrante / Michelle Mendes Ribeiro - Integrante / Emanuela Galvão Pascoa - Integrante / Gabriela Saueressig - Integrante / Eduarda Sebastiany - Integrante / Lima, Samantha Dias de - Integrante / Eloisa Maria Wiebusch - Integrante / Paulo Henrique Cavalcanti - Integrante / Lucas Nascimento Braga Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
    2. 2021-Atual. A implementacao da BNCC e os efeitos nos curriculos das escolas publicas do Estado do Rio Grande do Sul
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo identificar e analisar como o currículo maior da BNCC está mobilizando a produção de currículos menores nas escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul. As pesquisas anteriores realizadas pelo nosso Grupo de Pesquisa em Educação e Disciplinamento (GPED/CNPq) têm priorizado estudos de práticas curriculares, efeitos das avaliações em larga escala e os processos de in/exclusão na Educação Básica. A continuidade dos estudos nas escolas e a implementação da BNCC nas escolas do Rio Grande do Sul por meio do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e referenciais construídos pelos municípios, justificam a presente investigação. O projeto inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica pós-estruturalista e priorizará noções de governamentalidade e de contraconduta advindas dos estudos foucaultianos, bem como de currículo maior e currículo menor inspiradas em Gallo (2003). Compreendemos como currículo maior aquele produzido pelas normativas oficiais como a BNCC e os currículos menores dizem respeito às produções curriculares realizadas na contingência e no cotidiano das escolas. Sob os cuidados da ética na pesquisa, a produção de informações será realizada online com ações síncronas e assíncronas entre pesquisadores e professores das escolas selecionadas. As ações síncronas acontecerão na forma de cursos de extensão, reuniões, lives, entrevistas, compreendidas como COnversAÇÕES e COMpartilhAÇÕES (SCHLEMMER, 2020b). Já as ações assíncronas serão constituídas por questionários online e diferentes tecnologias educacionais definidas junto com a equipe de pesquisa. Como resultados principais desta investigação pretende-se contribuir com a área da Educação para: a) qualificar processos de produção de currículos pelos professores da Educação Básica, contemplando conhecimentos e saberes contextualizados e críticos; b) colocar à disposição da Universidade e das redes de ensino municipais e do Estado do Rio Grande do Sul formas de produzir currículos escolares pelos professores em contextos locais, auxiliando na construção de políticas educacionais voltadas ao Ensino Fundamental e na formação docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação; e c) produzir conhecimentos sobre as potencialidades e as fragilidades da BNCC, apontando aspectos necessários para garantir o direito de aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes em suas heterogeneidades, especialmente pós-pandemia, e para valorizar o trabalho docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Clarice Salete Traversini - Coordenador / Eli Teresinha Henn Fabris - Integrante / Rochele Santaiana - Integrante / Kamila Lockmann - Integrante / Renata Sperrhake - Integrante / Marcos Vinicius da Silva Goulart - Integrante / Darlize Mello - Integrante / Esther Luna Gonzalez - Integrante / Ligia Beatriz Goulart - Integrante / Sandra de Oliveira - Integrante / Claudia Felin Cerutti Kuhnen - Integrante / Daiane Scopel Boff - Integrante / Eliane Cadoná - Integrante / Maria da Graça Prediger da Pieve - Integrante / Rita Cristine Basso Soares Severo - Integrante / Rosmarie Reinehr - Integrante / Simone Barreto Anadon - Integrante / Tatiana Luiza Rech - Integrante / Veronice Camargo da Silva - Integrante / Cristina Rolim Wolffenbüttel - Integrante. Número de orientações: 6. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Integrante / Clarice Salete Traversini - Coordenador / Clarice Salete Traversini - Integrante / KAMILLA LOCKMANN - Integrante / Renata Sperrhake - Integrante / Rochele Santaiana - Integrante.
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
    3. 2020-2021. Constituicao docente do professor iniciante: um estudo de caso na Rede Municipal de Educacao de Farroupilha/RS
      Descrição: A presente pesquisa parte da constatação das recentes pesquisadoras frente a escassez de publicações sobre os professores iniciantes, recém-formados que ingressam na carreira do magistério logo após concluírem a formação inicial em Pedagogia. Esse estudo toma como inspiração uma pesquisa semelhante, em desenvolvimento na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, coordenada pela professora Elí Henn Fabris, que será colaboradora desta pesquisa. Diante de tais constatações e frente à necessidade de conhecermos e ampliarmos os entendimentos que circulam sobre a situação profissional dos professores iniciantes nas escolas públicas, tomamos a Rede Municipal de Educação do Município de Farroupilha/RS como campo empírico da pesquisa. O problema central de investigação é "Como se dá a constituição dos professores iniciantes e de que modo as práticas de formação se estabelecem entre os professores da Educação Infantil e Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação de Farroupilha? Os professores iniciantes da Educação Infantil (creche e pré-escola) e Anos Iniciais (Bloco Pedagógico - 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental) serão o foco da investigação, atuando como participantes da pesquisa, configurando-a assim como uma pesquisa aplicada. Essa contará com a metodologia de produção-análise de dados intitulada Pesquisa (De)Formação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Samantha Dias de Lima - Coordenador / Elí Henn Fabrís - Integrante / Sabrine Hetti Bahia - Integrante / Melina C. Benicasa Meirelles - Integrante / Manuela Onzi - Integrante / Denise Cristina Canal - Integrante. Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Integrante / Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia - Integrante / Samantha Dias de Lima - Coordenador / Melina C. Benicasa Meirelles - Integrante / Manuela Onzi - Integrante / Denise Cristina Canal - Integrante.
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
    4. 2018-2021. Formacao, constituicao e atuacao docente nas escolas publicas brasileiras: uma analise sobre a situacao do professor iniciante.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa é um desdobramento da investigação desenvolvida pelo Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças (Gipedi/CNPq) a partir de diversos estudos sobre o Pibid/Unisinos, primeiro Programa Nacional que estabelece a relação Universidade e educação básica em que a coformação se dá envolvendo os integrantes de forma copartícipe. Neste percurso, constatou-se que ainda são poucas as pesquisas e as publicações, especialmente no Brasil, sobre os professores iniciantes, professores recém-formados que ingressam na carreira do magistério logo após concluírem a formação inicial. Tal percepção se deu a partir da investigação de um grupo de egressos do próprio Pibid/Unisinos que responderam um questionário sobre sua situação como professores iniciantes. Deste estudo, resultou a necessidade de continuidade em uma pesquisa específica sobre os professores iniciantes nesta região. Muitos são os investimentos na formação inicial de professores, mas poucos são aqueles que focalizam a constituição docente e as práticas de formação que se estabelecem nas escolas, mapeando a situação atual, especialmente o grupo de professores iniciantes que deixam as universidades e sentem a solidão e as dificuldades da profissão de forma muito acentuada. Também escassos são os registros no campo da formação de professores, especialmente da educação continuada, sobre as práticas de formação mobilizadas nas relações estabelecidas dentro das escolas. Diante de tais constatações e frente à necessidade de conhecermos e ampliarmos os entendimentos que circulam sobre a situação profissional dos professores iniciantes nas escolas públicas, propomos a presente pesquisa, que tem como problema central de investigação: Como se dá a constituição e atuação dos professores iniciantes e de que modo as práticas de formação se estabelecem entre esses professores nas escolas públicas brasileiras? O objetivo geral da pesquisa será: mapear a situação e constituição dos professores iniciantes nas escolas públicas na rede municipal de São Leopoldo (RS) e suas práticas de formação continuada desenvolvidas nas escolas e ou fora delas. Além disto, pretende-se: a) conhecer estratégias e práticas de formação continuada de professores iniciantes em escolas de educação básica; b) identificar práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores iniciantes; c) conhecer formas de docências que são colocadas em ação nas escolas de educação básica pelos professores iniciantes; d) discutir e analisar as práticas de formação inicial e continuada destinadas aos professores iniciantes no campo da educação e da Pedagogia. Para tanto, a partir de uma perspectiva teórico-metodológica pós-estruturalista proveniente dos estudos contemporâneos sobre formação de professores e docência, tomam-se especialmente as ferramentas de subjetivação e discurso, a partir da grade de inteligibilidade da governamentalidade neoliberal, para analisar o material produzido por meio de questionários online, grupos de discussão e documentos escolares junto aos professores iniciantes das escolas públicas. Como meta principal a ser atingida com a pesquisa, pretende-se colocar à disposição da Universidade, das escolas e da Secretaria de Educação municipal um conjunto de dados sobre os professores iniciantes no município de São Leopoldo. Além disso, objetiva-se criar e estimular espaços e práticas de (co)formação para professores iniciantes e subsidiar outras IES com dados para reformulação curricular dos cursos de formação e as escolas em seus processos formativos, indicando fragilidades e potencialidades nas políticas públicas educacionais referentes a esse segmento da formação de professores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) . Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Coordenador / Sandra de Oliveira - Integrante / Roberto Rafael Dias da Silva - Integrante / Cláudia Inês Horn - Integrante / Clarice Salete Traversini - Integrante / Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia - Integrante / Maria Cláudia Dal?Igna - Integrante / Maurício dos Santos Ferreira - Integrante / Marta Cristina Cezar Pozzobon - Integrante / Cláudio José de Oliveira - Integrante / Marli André - Integrante / Samantha Dias de Lima - Integrante / Viviane Inês Weschenfelder - Integrante / Michelle Mendes Ribeiro - Integrante / Emanuela Galvão Pascoa - Integrante / Gabriela Saueressig - Integrante / Victor Hugo de Souza Almeida - Integrante / Eduarda Sebastiany - Integrante.
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
    5. 2016-2019. Curriculo praticado na escola contemporanea: impactos das avaliacoes em larga escala e dos processos de in/exclusao escolar
      Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre as políticas curriculares oficiais e o currículo praticado nas escolas públicas de Educação Básica no Rio Grande do Sul, problematizando os impactos das avaliações em larga escala e dos processos de in/exclusão escolar. A investigação justifica-se pela expansão das avaliações em larga escala, adotadas por estados e municípios (BAUER, et al, 2015) nas últimas décadas, e por estarmos vivendo um período de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com perspectiva de implementação nas escolas. O estudo está inscrito no campo de Estudos de Currículo e opera com a noção de currículo praticado (OLIVEIRA, 2003), em articulação com os estudos de Michel Foucault, com as noções de governamentalidade e de biopolítica. Vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO-FACED-UFRGS), a pesquisa é orientada pela seguinte questão: de que modo as políticas curriculares oficiais estão sendo operacionalizadas no currículo praticado das escolas públicas de Educação Básica no Rio Grande do Sul e quais os impactos das avaliações em larga escala e dos processos de in/exclusão escolar nesses currículos? Para desenvolver a questão, propõem-se os seguintes objetivos específicos: a) aprofundar o conceito de governamentalidade, de biopolítica e de currículo praticado, dentre outros, como operadores analíticos para compreender as políticas curriculares e as avaliações em larga escala nestes tempos de in/exclusão escolar; b) compreender como as escolas de Educação Básica da rede municipal e estadual de Porto Alegre e Rio Grande (RS) discutem as informações divulgadas sobre avaliações em larga escala com a comunidade escolar, identificando necessidades de formação docente para discutir as tensões e os impactos dos índices; c) desenvolver estratégias teórico-metodológicas, junto com professores das escolas participantes da pesquisa, para análise dos currículos oficiais (Base Nacional Comum Curricular, neste momento ainda em elaboração; descritores das avaliações em larga escala, documentos contendo os currículos oficiais das redes estadual e municipais), a fim de discutir e selecionar conhecimentos para compor o currículo praticado nas escolas. A metodologia envolverá ações investigativas, tais como: estudos dos documentos oficiais das políticas curriculares e de outros registros escolares de currículo, reuniões com professores, entrevistas e/ou grupos focais com professores e alunos, aulas-conversas (MELO, 2016) e observações nas escolas. Com os resultados da pesquisa, pretende-se obter: a) qualificação da formação continuada de professores e inicial na Graduação e na Pós-Graduação; b) instrumentos para análise de políticas curriculares oficiais elaborados pelos professores das escolas em conjunto com os professores da universidade participantes do grupo de pesquisa; c) produção de artigos científicos sobre o tema da pesquisa, no formato de popularização da ciência para a comunidade escolar; e d) qualificação dos processos de produção de currículos pelos professores da Educação Básica, contemplando conhecimentos e saberes contextualizados e críticos para a constituição do sujeito-aluno contemporâneo... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Integrante / Clarice Salete Traversini - Coordenador / Maria Luiza Merino de Freitas Xavier - Integrante / Kamila Lockmann - Integrante / Renata Sperrhake - Integrante / Marcos Vinicius da Silva Goulart - Integrante.
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
      Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre as políticas curriculares oficiais e o currículo praticado nas escolas públicas de Educação Básica no Rio Grande do Sul, problematizando os impactos das avaliações em larga escala e dos processos de in/exclusão escolar. A investigação justifica-se pela expansão das avaliações em larga escala, adotadas por estados e municípios (BAUER, et al, 2015) nas últimas décadas, e por estarmos vivendo um período de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com perspectiva de implementação nas escolas. O estudo está inscrito no campo de Estudos de Currículo e opera com a noção de currículo praticado (OLIVEIRA, 2003), em articulação com os estudos de Michel Foucault, com as noções de governamentalidade e de biopolítica. Vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO-FACED-UFRGS), a pesquisa é orientada pela seguinte questão: de que modo as políticas curriculares oficiais estão sendo operacionalizadas no currículo praticado das escolas públicas de Educação Básica no Rio Grande do Sul e quais os impactos das avaliações em larga escala e dos processos de in/exclusão escolar nesses currículos? Para desenvolver a questão, propõem-se os seguintes objetivos específicos: a) aprofundar o conceito de governamentalidade, de biopolítica e de currículo praticado, dentre outros, como operadores analíticos para compreender as políticas curriculares e as avaliações em larga escala nestes tempos de in/exclusão escolar; b) compreender como as escolas de Educação Básica da rede municipal e estadual de Porto Alegre e Rio Grande (RS) discutem as informações divulgadas sobre avaliações em larga escala com a comunidade escolar, identificando necessidades de formação docente para discutir as tensões e os impactos dos índices; c) desenvolver estratégias teórico-metodológicas, junto com professores das escolas participantes da pesquisa, para análise dos currículos oficiais (Base Nacional Comum Curricular, neste momento ainda em elaboração; descritores das avaliações em larga escala, documentos contendo os currículos oficiais das redes estadual e municipais), a fim de discutir e selecionar conhecimentos para compor o currículo praticado nas escolas. A metodologia envolverá ações investigativas, tais como: estudos dos documentos oficiais das políticas curriculares e de outros registros escolares de currículo, reuniões com professores, entrevistas e/ou grupos focais com professores e alunos, aulas-conversas (MELO, 2016) e observações nas escolas. Com os resultados da pesquisa, pretende-se obter: a) qualificação da formação continuada de professores e inicial na Graduação e na Pós-Graduação; b) instrumentos para análise de políticas curriculares oficiais elaborados pelos professores das escolas em conjunto com os professores da universidade participantes do grupo de pesquisa; c) produção de artigos científicos sobre o tema da pesquisa, no formato de popularização da ciência para a comunidade escolar; e d) qualificação dos processos de produção de currículos pelos professores da Educação Básica, contemplando conhecimentos e saberes contextualizados e críticos para a constituição do sujeito-aluno contemporâneo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Kamila Lockmann - Integrante / Clarice salete Traversini - Coordenador / Eli Teresinha Henn Fabris - Integrante / Darlize Mello - Integrante / Renata Sperrhake - Integrante / Delci Heinle Klein - Integrante / Maria Luiza Merino de Freitas Xavier - Integrante. Número de produções C, T & A: 25
      Membro: Kamila Lockmann.
    6. 2015-2019. Saberes docentes e aprendizagem na matriz de experiencia inclusiva
      Descrição: Descrição: O presente projeto de pesquisa é um desdobramento da investigação desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPq). A partir de narrativas produzidas por docentes que possibilitam perceber processos de subjetivação que naturalizam práticas de inclusão escolares, percebeu-se que pouco se sabe sobre os saberes escolares que permitem aos docentes criarem e inovarem nas formas de trabalhar com todos na escola. Muitos são os investimentos sobre os conhecimentos legitimados pela academia e pouco são os investimentos e os registros dos saberes que circulam nas escolas, constituintes do cotidiano das práticas escolares. Também poucos são os registros no campo da educação escolar sobre as práticas de aprendizagem mobilizadas nas relações de uns com os outros. Diante de tal constatação e diante da necessidade de conhecermos, desde o campo da educação, os entendimentos que circulam sobre aprendizagem, propomos a presente pesquisa que tem como problema central de investigação: de que modo os saberes docentes, engendrados no cotidiano escolar e no trabalho com as diferenças na escola, constituem o conceito de aprendizagem? Além desse, quais são as condições de emergência e de procedência para os conceitos de aprendizagem que circulam nas escolas? Como objetivo geral propõe-se: conhecer e problematizar os saberes docentes mobilizados nas práticas escolares sobre, bem como conhecer as condições de possibilidade para os contornos atuais do conceito de aprendizagem no campo da educação e da pedagogia. Para tanto, a partir de uma perspectiva metodológica arquegenealógica e tomando as ferramentas do discurso e da subjetivação, analisar-se-á mais de uma centena de narrativas docentes, bem como se analisará a literatura sobre aprendizagem desde a perspectiva da educação, sistematizada principalmente no século XX, a partir das contribuições de John Dewey. Como meta a ser atingida com a pesquisa, pensa-se em produzir dados capazes de permitir uma conceituação sobre aprendizagem desde a perspectiva da educação, mas principalmente se pensa, ao destacar saberes docentes gerados nas práticas pedagógicas com distintos sujeitos, em contribuir para a qualificação dos processos de condução pedagógica e de aprendizagem gerados na escola para todos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Integrante / Maria Cláudia Dal'Igna - Integrante / Maura Corcini Lopes - Coordenador / Dora Lilia Marin Diaz - Integrante / Alfredo José da Veiga Neto - Integrante / Kamila Lockmann - Integrante / Eliana da Costa Pereira de Menezes - Integrante / Morgana Domênica Hatge - Integrante / Pedro Henrique Witchs - Integrante / Raquel Fröelich - Integrante / Daniela Pederiva Pensin - Integrante.
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa é um desdobramento da investigação desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPq). A partir de narrativas produzidas por docentes que possibilitam perceber processos de subjetivação que naturalizam práticas de inclusão escolares, percebeu-se que pouco se sabe sobre os saberes escolares que permitem aos docentes criarem e inovarem nas formas de trabalhar com todos na escola. Muitos são os investimentos sobre os conhecimentos legitimados pela academia e pouco são os investimentos e os registros dos saberes que circulam nas escolas, constituintes do cotidiano das práticas escolares. Também poucos são os registros no campo da educação escolar sobre as práticas de aprendizagem mobilizadas nas relações de uns com os outros. Diante de tal constatação e diante da necessidade de conhecermos, desde o campo da educação, os entendimentos que circulam sobre aprendizagem, propomos a presente pesquisa que tem como problema central de investigação: de que modo os saberes docentes, engendrados no cotidiano escolar e no trabalho com as diferenças na escola, constituem o conceito de aprendizagem? Além desse, quais são as condições de emergência e de procedência para os conceitos de aprendizagem que circulam nas escolas? Como objetivo geral propõe-se: conhecer e problematizar os saberes docentes mobilizados nas práticas escolares sobre, bem como conhecer as condições de possibilidade para os contornos atuais do conceito de aprendizagem no campo da educação e da pedagogia. Para tanto, a partir de uma perspectiva metodológica arquegenealógica e tomando as ferramentas do discurso e da subjetivação, analisar-se-á mais de uma centena de narrativas docentes, bem como se analisará a literatura sobre aprendizagem desde a perspectiva da educação, sistematizada principalmente no século XX, a partir das contribuições de John Dewey. Como meta a ser atingida com a pesquisa, pensa-se em produzir dados capazes de permitir uma conceituação sobre aprendizagem desde a perspectiva da educação, mas principalmente se pensa, ao destacar saberes docentes gerados nas práticas pedagógicas com distintos sujeitos, em contribuir para a qualificação dos processos de condução pedagógica e de aprendizagem gerados na escola para todos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Kamila Lockmann - Integrante / Maura Corcini Lopes - Coordenador / Morgana Domênica Hattge - Integrante / Eli Teresinha Henn Fabris - Integrante / Alfredo Veiga-Neto - Integrante / Eliana da Costa Pereira de Menezes - Integrante / Pedro Henrique Witchs - Integrante / Carine Loureiro - Integrante / Dora Lilia Marín-Díaz - Integrante.
      Membro: Kamila Lockmann.
    7. 2015-2018. Relacao universidade e escola: processos de formacao e exercicio da docencia na escola publica
      Descrição: A pesquisa pretende investigar com as próprias escolas e com os agentes formadores de dentro da escola a relação com a Universidade. Também visa compreender como o ethos de formação se desenvolve nas escolas de educação básica das escolas públicas e nos cursos de formação de professores. Pretende investigar as estratégias de formação que as escolas, já atingidas por um Programa como Pibid vêm desenvolvendo. As metas são as seguintes: a) Desenvolver uma pesquisa com função formativa; b) Criar um espaço formativo que contribua com a criação de um ?ethos de formação? (FABRIS; DAL?IGNA, 2013), nos espaços da Universidade (via cursos de graduação) e das escolas envolvidas; c) Criar um espaço sistemático de análise da docência contemporânea, envolvendo as licenciaturas e as escolas envolvidas. Entre as perguntas orientadoras estão as seguintes: Que temas as escolas já atingidas pelo Pibid, têm privilegiado para a formação das alunas do Pibid? Que formas de exercer a docência são exercidas nas escolas? Como elas desenvolvem e entendem a formação inicial e continuada? Como as escolas vêm potencializando a qualidade da formação? Que docência é desenvolvida pelas professoras das escolas e pelas alunas em formação? Como elas se sentem como co-formadoras junto com a Universidade? Como as alunas em processo de formação recebem essa formação nas escolas? Metodologicamente o objetivo principal é dar continuidade a uma pesquisa que venho chamando de Pesquisa de-formação, (FABRIS, 2010). Nesta metodologia de pesquisa intercala-se momentos de formação com momentos de discussão referentes à pesquisa. Por isso, o trocadilho (de)formação, ao mesmo tempo em que se pretende formadora, ela ?desenforma?, pois faz pesquisa. Para isso pretende-se visitar escolas e selecionar entre 5 até 10 escolas, participantes dos Cursos de Licenciaturas que venho pesquisando que aceitem fazer parte da pesquisa. Criar um grupo de estudos e pesquisa com os supervisores do PIBID destes 5 cursos, compondo um grupo de supervisores do Pibid, que atuam neste conjunto de escolas, os encontros serão antecedidos por um tipo de questionário online via Google Docs. O referencial proposto será o baseado na crítica radical, autores que fazem pensar de outro modo e ?de-formar?, tais como Michel Foucault, Hannah Arendt, Richard Sennett, entre outros, que embora não sejam da área da formação e professores, vão potencializar a crítica radical, ou hipercrítica, sobre os processos de formação que estarão em pauta. De posse desse material o que farei é uma análise de discurso, buscando por recorrências, deslocamentos, silêncios, buscando analisar a ordem que se processa nestes discursos colocados em circulação tanto nos dados dos questionários, quanto nas narrativas, relatos e ou descrições de práticas gravadas e transcritas desses encontros de-formação. Parte-se do pressuposto de que essas professoras-supervisoras do Pibid, já desenvolvem uma ação privilegiada de formação junto aos alunos bolsistas, pois são orientadas para uma ação e formação pela Universidade. Essa relação entre o que acontece de formação entre as co-formadoras da escola e os sujeitos em formação é que será o foco da pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (8) . Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Coordenador / Maurício dos Santos Ferreira - Integrante / Sandra de Oliveira - Integrante / Roberto Rafael Dias da Silva - Integrante / Cláudia Inês Horn - Integrante / Maria Claúdia Dal`Igna - Integrante / Cristiane B. Fenstenseifer - Integrante / Daiane Scopel Boff - Integrante / Joelma Fernandes - Integrante / Viviane Weschenfelder - Integrante / Antônia Neves - Integrante / Natacha Silveira Nerbas - Integrante / Sabrine Borges de Mello Hetti Bahia - Integrante / Rosemeri Amaral - Integrante / Ana Paula Farias - Integrante / LUIS PEDRO HILLESHEIM - Integrante / CLAUDIA FELIN CERUTTI - Integrante / Lívia Carine Macedo - Integrante / Ana Sebastiana Monteiro Ribeiro - Integrante.
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
    8. 2014-2016. Democratizacao e internacionalizacao como desafio: a qualidade da educacao superior no Brasil
      Descrição: O Projeto que hora se constitui está vinculado à trajetória do grupo e usa focos de interesse que têm reunido os pesquisadores dos dois países. A pedagogia universitária é o constructo articulador mais amplo. Dentro dele, em torno do tema da qualidade da educação superior, propomos a exploração de três eixos: as políticas de democratização em tempos de globalização; a responsabilidade da Universidade em protagonizar um ensino e uma aprendizagem de qualidade e as estratégias institucionais desenvolvidas para tal. Pretende-se identificar as práticas e os saberes que vêm sendo desenvolvidos nos diferentes contextos para alcançar um patamar positivo de efetivação das metas acadêmicas, incluindo a permanência e sucesso dos estudantes, a qualificação dos processos pedagógicos e de seus atores e a implementação de inovações pedagógicas que respondam aos desafios epistemológicos e culturais da contemporaneidade. Um olhar especial terão as políticas de estímulo à internacionalização e as decorrências das mesmas nas experiências de formação acadêmica. Nessa direção, trata-se de: 1)Organizar um quadro analítico que permita compreender como as políticas educacionais estão impactando a definição de indicadores de qualidade para a educação superior, incluindo a constituição dos processos de ensinar e aprender na universidade, em ambos os países; 2) Compreender a correlação entre a qualidade que tende à democratização do acesso e permanência à educação superior, com a lógica da internacionalização estimulada pela globalização; 3) Compreender como os programas de mobilidade estudantil de caráter internacional se instituem como referente da qualidade da formação acadêmica; 4) Analisar as compreensões de qualidade da educação superior presentes nos estudantes e professores e como as trajetórias individuais e coletivas interferem nessa construção conceitual; 5) Problematizar políticas e estratégias institucionais que tensionem democratização e internacionalização com os docentes e a repercussão nas suas práticas pedagógicas, discutindo referenciais de qualidade que as orientam ou que delas emergem; 6)Relacionar as compreensões de qualidade da educação superior e perceber como se aproximam e impactam as práticas e as experiências pedagógicas nas universidades, num contexto de democratização e internacionalização. 7) Cotejar os achados com as iniciativas e práticas de assessoramente pedagógico e a possibilidade de implementar inovações que tenham como referente a democratização e a internacionalização da universidade. 8) Discutir os saberes requeridos aos professores e assessores pedagógicos, nas dimensões processuais e investigativas, tendo em vista o desafio da qualidade que inclui o binômio democratização e internacionalização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Integrante / Mari Margarete dos Santos Forster - Integrante / Maria Isabel da Cunha - Coordenador / Vera Lúcia Reis da Silva - Integrante / CARLINDA MARIA F. ALVES FAUSTINO LEITE - Integrante / ÉDIVA SOUSA - Integrante / ANDRA REGINA SOARES - Integrante / MARILIA TORALLES CAMPOS - Integrante / CLAUDIA MADRUGA CUNHA - Integrante / ISABEL FLAVIA VEIRA - Integrante / PRECIOSA TEIXEIRA FERNANDES - Integrante / MARIA DE FATIMA DELGADO - Integrante / CARLA FIGUEREDO - Integrante / JOSÉ CARLOS B. MORGADO - Integrante / NEILTON SILVA - Integrante / ISABEL SANDRA LIMA FIGUEIREDO - Integrante.
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
    9. 2014-2015. A qualidade da educacao superior nas licenciaturas: estrategias de profissionalizacao docente durante o curso de formacao inicial.
      Descrição: O plano de estudo que apresento integra o projeto de pesquisa de Cooperação Internacional, aprovado pela CAPES pelo EDITAL Nº 038/2013, que será desenvolvido entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e de Portugal. O presente plano de estudo constitui-se na primeira missão de estudo pós-doutoral, que integra o referido projeto de pesquisa. A professora pesquisadora que desenvolverá a missão de estudo, pertence à Universidade do Vale do Rio dos Sinos- Unisinos e desenvolverá o estudo na Universidade do Porto, UPorto. O estágio pós-doutoral tem como desafio principal intensificar estudos sobre os processos de qualificação da educação superior nas licenciaturas, buscando identificar estratégias de profissionalização docente durante o curso de formação inicial de professores em Portugal, bem como, as políticas públicas que as sustentam, para cotejá-las com as políticas de qualificação de professores colocados em circulação neste período, no Brasil, mais precisamente às políticas e estratégias de formação dos integrantes do 1º Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A partir da experiência da autora em atividades de ensino e pesquisa no âmbito do PPGEdu/Unisinos e do Mestrado Profissional em Gestão Educacional o Plano de Trabalho prevê a inserção, por um período de seis meses, no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), vinculado à Universidade do Porto, cujos estudos, de abrangência internacional, investigam, desde o início da década de 1990, as demandas e problemas dos processos de formação docente. O segundo desafio é desenvolver esses estudos articulados ao projeto de pesquisa, financiado pelo CNPq, que a bolsista desenvolve no Brasil cujo título é: ?A Relação Universidade e Educação Básica na Produção da Docência Contemporânea?, que investiga os 5 primeiros cursos de licenciaturas que integraram o Pibid/Unisinos desde sua implantação em 2010, nesta Universidade. Observar, conversar, entrevistar, bem como participar de encontros de estudo e pesquisa do Grupo de Pesquisa da Universidade do Porto e a participação em seminários ofertados pela professora Dra. Carlinda Leite e seu grupo de pesquisa, além de outras professoras que integram esse projeto de cooperação internacional, até mesmo na outra instituição de ensino superior em Portugal (Minho), que integra o referido projeto e, se possível, também na Universidade de Lisboa. A profa. Dra. Carlinda Leite foi indicada como orientadora por ter 3 pesquisas já desenvolvidas nesta temática e ser coordenadora do projeto de cooperação internacional em Portugal. Ao final da missão de estudos pretende-se apresentar uma contribuição significativa para o projeto de cooperação internacional, incorporando dados da realidade portuguesa, outros referenciais, compondo um quadro analítico da qualidade na educação superior mobilizada por políticas de qualificação que orientam as práticas de iniciação à docência durante o curso de formação inicial na formação de professores portugueses. É importante, reafirmar que essas políticas e investimentos são produzidos em um tempo de globalização e de um Estado governamentalizado atravessado e constituído pelas mais variadas relações de poder.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Integrante / Maria Isabel da Cunha - Integrante / CARLINDA MARIA F. ALVES FAUSTINO LEITE - Coordenador.
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
    10. 2013-2016. Qualidade e direito a educacao superior: estrategias institucionais em tempos de globalizacao
      Descrição: O PROJETO Para melhor compreensão dos referentes que nos movem, organizamos esse ítem em tres partes que procurarão evidenciar as reflexões já produzidas, sobre qualidade da educação superior, pelos integrantes do grupo investigativo, articulados nos três eixos, anteriormente mencionados: a qualidade e direito à educação, incluindo a formação acadêmica, as estratégias institucionais e desafios em tempos de globalização. Essa escolha metodológica não significa entendê-los de forma isolada. Ao contrário, o que nos move é exatamente a conexão entre eles e a significação de encontrar, nesses elos, uma relação mais clara entre o macro e o micro educacional. Trabalhar com cada eixo em separado tem o sentido, apenas, de ressaltar a importância e os processos reflexivos que temos desencadeados sobre eles. A qualidade e o direito à educação e a formação acadêmica A ideia de universidade moderna acompanhou a construção da concepção de Estado-Nação. Para fortalecer suas bases, conforme Amaral e Magalhães (2000), ?às universidades competiria, para além da preparação dos quadros superiores da burocracia do Estado, assegurar a socialização dos estudantes para que pudessem assumir as suas funções na sociedade, promover a mobilidade social dos mais aptos e ser o lugar de discussão livre e independente das questões críticas da sociedade? (p. 8). Ao Estado cabia a condição de arbitrar o conhecimento útil, especialmente através dos mecanismos tradicionais de regulação pública, como a publicação da legislação e as formas de financiamento. Mesmo com uma postura, em geral, centralizadora, de acordo com os autores citados, o Estado tinha a função de defender a liberdade acadêmica contra interferências externas, protegendo a universidade das investidas das profissões, das igrejas, das regiões e mesmo dos políticos. Não se cogitava em ter o mercado como definidor do ethos acadêmico. Ainda que a formação de quadros profissionais fosse uma expectativa da missão universitária, muitas das teorizações sobre a universidade opunham-se a identificar a ideia de utilidade como meta do ensino superior, advogando a condição do livre pensamento como ponto nodal do desenvolvimento intelectual. Profundas modificações, nas últimas décadas, vêm, progressivamente, instalando-se no relacionamento entre o Estado, a universidade e a sociedade. De acordo com Neave e van Vught (1991) esta transformação tem sido descrita pelos especialistas como a passagem do modelo de controle para o modelo de supervisão estatal. Na medida em que o setor privado passou a ser o maior empregador dos egressos das universidades e que se pontuavam as dificuldades para assegurar o financiamento que atendesse as demandas da educação, o Estado assumiu-se como ineficiente para dar conta da gestão dos processos educativos, procurando, na retórica da autonomia, liberdade e auto-regulação, transferir sua responsabilidade social para a livre iniciativa. O mercado surgiu, então, como personagem principal do discurso político oficial, quer em nível do Estado, quer das Instituições, bem ao gosto das teorias neo-liberais que tanto afagam a idéia da ineficiência dos setor público como algo incontornável. Curiosamente, como explicam Amaral e Magalhães (op. cit.), o Estado não levou esta estratégia às últimas conseqüências, pois manteve sua mão reguladora, num modelo híbrido que, entretanto, substituiu os mecanismos tradicionais de regulação pública por mecanismos de mercado, como a melhor maneira de taylorizar, tornando eficientes e eficazes, as instituições de ensino superior. ?Neste modelo, o Estado, em vez de proteger as instituições das intervenções e influências externas, toma medidas legais para que terceiros possam intervir?. (p. 14). Muitas vezes dirigiu-se ao delineamento de um ethos competitivo onde o mercado tem sido o definidor principal dos critérios de qualidade. Articulando estas ponder. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Integrante / Mari Margarete dos Santos Forster - Integrante / Maria Isabel da Cunha - Coordenador.
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
    11. 2013-2016. A Relacao Universidade e Educacao Basica na Producao da Docencia Contemporanea
      Descrição: Esta pesquisa constiui-se na prorrogação do projeto anterior que buscará complexificar as análises e ampliar os materiais e metotodologias. Também finalizar orientações e publicar artigos. A coordenadora tentará realizar seu pós-doutorado para conhecer outras realidades e verificar como as Universidades de outro País (Portugal) desenvolvem a Iniciação à docência. O material analisado e publicado até agora possibilita afirmar que a relação Universidade e escola vem sendo amplamente fortalecida com esse Programa e ao mesmo tempo mostra a necessidade de continuidade de pesquisas para que essas políticas públicas possam instalar-se buscando a qualidade da formação docente e da docência contemporânea que se esboça dentro de uma sociedade de controle cujos mecanismos de regulação e governamento produz sujeitos e práticas orientados por uma forma de vida neoliberal. Esse enquadramento tem produzido alunos e professores dentro de um quadro de performatividades, mas que na escola pública pode estar gerando uma distância de práticas ditas tradicionais, mas que ao incorporar o discurso da inovação acaba fragilizando os conhecimentos e práticas pedagógicas. Por outro lado, a escola parece manter-se com suas tradicionais práticas, apenas maquiadas com novidades pedagógicas que não mudam a concepção pedagógica e do próprio conhecimento. O Pibid como programa nacional de iniciação à docência é o campo empírico no qual desejo pesquisar as condições da docência que nele são gestadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Coordenador / Mirian D B Dazzi - Integrante / Clarice Salete Traversini - Integrante / KLEIN, Rejane Ramos - Integrante / Carmo Heinemann - Integrante / Rosane Wolff - Integrante / Maria Helena Albé - Integrante / Maria Cláudia Dal'Igna - Integrante / Rayssa de Sousa Neves - Integrante / Sandra de Oliveira - Integrante / ANTÔNIA REGINA GOMES NEVES - Integrante / Maura Corcini Lopes - Integrante / Cristiane Fenstenseifer Brodbeck - Integrante. Número de produções C, T & A: 40
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
    12. 2013-2016. Pibid/Capes: impactos de uma politica de formacao inicial na construcao da identidade profissional da pedagoga
      Descrição: Esta pesquisa consistiu em conhecer e analisar os impactos de uma política de formação inicial na construção da identidade profissional da pedagoga: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) ? Pibid/Unisinos. De modo mais específico, a investigação pretendeu responder a seguinte questão: quais são os impactos do Pibid na construção da identidade profissional da pedagoga? Desta questão, desdobraram-se outras: que aprendizagens sobre a profissão docente podem ser construídas em processos de iniciação à docência? Como gênero atravessa e constitui essas aprendizagens? Para responder essas questões, esta pesquisa articulou ações realizadas por outras pesquisas ? Elí Fabris (2013-2016), Elí Fabris (2015-Atual), Sandra de Oliveira (2015) e Cristiane Brodbeck (2015) ?, desenvolvidas no mesmo Programa (Pibid/Capes) e na mesma Instituição (Unisinos). Além dessas pesquisas, destacam-se resultados de outras ainda ? Bernardete Gatti; Elba Barretto; Marli André (2011), Bernardete Gatti et al. (2014); Marli André (2015-Atual) ?, que apontam a relevância de investigar os impactos do Pibid nos processos de formação inicial, considerando também os investimentos realizados pelo governo brasileiro em políticas de formação inicial de docentes semelhantes a essa. Na primeira etapa do presente projeto de pesquisa, foram realizados o levantamento, a sistematização, a análise e a discussão do material bibliográfico. Na segunda etapa, foi desenvolvido um grupo focal com a participação de 10 acadêmicas e dois acadêmicos do curso de Pedagogia que participam ou participaram do Pibid/Unisinos (das 10 acadêmicas, três eram egressas do curso e do Programa). Por fim, na terceira etapa, o material empírico produzido no grupo focal foi analisado, buscando-se apoio teórico especialmente nos Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas, nos Estudos em Docência e nos Estudos sobre Pedagogia... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Integrante / Maurício dos Santos Ferreira - Integrante / Maria Cláudia Dal'Igna - Coordenador / Mirian Dolores Baldo Dazzi - Integrante / KLEIN, Rejane Ramos - Integrante / Viviane Klaus - Integrante / Carin Klein - Integrante / CÁTIA FRONZA - Integrante / Susana Pacheco - Integrante.
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
    13. 2012-2016. Inclusao: processos de subjetivacao docente
      Descrição: A partir da confluência de dados produzidos em pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPq) e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/CNPq), acerca da temática da inclusão escolar e social e da educação e inclusão linguístico-cultural de sujeitos surdos, contata-se a necessidade do desenvolvimento de novas investigações acerca da temática da inclusão escolar, mais especificamente, sobre os processos de subjetivação docente. Embora muitas pesquisas no campo da educação e da pedagogia tenham como foco a inclusão, ambas as áreas carecem de pesquisas que focalizem a conversão do sujeito professor às verdades que constituem a inclusão, entendendo esta como uma necessidade imperativa de Estado. Portanto, diante do interesse em conhecer os processos de subjetivação docente que ultrapassam aqueles constituídos nos cursos de formação de professores, propõe-se investigar os desdobramentos das políticas públicas de inclusão na sociedade brasileira, bem como problematizar os efeitos de tais políticas nos processos de subjetivação de docentes de escolas públicas brasileiras. Para tanto, ao empreender uma análise arqueogenealógica e operar com as ferramentas metodológicas da governamentalidade, normação, normalização e subjetivação, realizar-se-á uma análise de dois grupos de materiais: o primeiro é constituído por políticas de inclusão voltadas para a educação inclusiva, produzidas no Brasil, durante as duas últimas décadas; o segundo é constituído por narrativas de docentes responsáveis em materializar ações de inclusão e de educar sujeitos historicamente marcados pela discriminação negativa. Para as análises, partir-se-á da noção de inclusão como imperativo mobilizado pela escola, esta entendida como maquinaria moderna de objetivação e de subjetivação dos indivíduos. Como meta a ser atingida com a pesquisa, pensa-se em produzir dados capazes de subsidiarem novas políticas de inclusão educacional,.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Integrante / Maura Corcini Lopes - Coordenador.
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.
    14. 2011-2013. A relacao universidade e educacao basica na producao da docencia contemporanea
      Descrição: A pesquisa teve como questão central a pergunta: ?como as ações promovidas pelo PIBID/UNISINOS junto a escolas públicas da região do Vale do Rio dos Sinos e a cinco cursos de licenciatura (Pedagogia, Letras, Matemática, Física e Ciências Biológicas) estão constituindo a formação inicial docente?? Para tanto, utilizou a análise de dois grupos de materiais: o primeiro é constituído por documentos do PIBID-UNISINOS e dos cursos das licenciaturas envolvidas; o segundo, constituído por entrevistas com professores da universidade e das escolas e com acadêmicos dos cursos de licenciatura integrantes do programa; . A opção teórico-metodológica dá-se a partir dos estudos foucaultianos, no eixo das relações entre poder/governo, saber e subjetivação do sujeito, além dos estudos sobre formação docente. A pesquisa teve o grande mérito de acompanhar um programa nacional de qualificação da formação inicial de professores da educação básica em uma universidade do sul do Brasil em seus dois primeiros anos e colaborar com dados e análises tanto na qualificação da continuidade do programa, quanto da qualificação e mobilização das licenciaturas da instituição. Além disso, o estudo teve uma boa inserção acadêmica considerando que até este momento foram produzidos artigos, trabalhos em eventos, palestras e outros trabalhos referentes à pesquisa. A pesquisa contribuiu e vai continuar impactando as discussões sobre a formação de professores e a docência contemporânea, tendo como foco central a análise do Programa Nacional de Iniciação à Docência, o Pibid, referenciada nos onze cursos de licenciatura oferecidos pela Universidade, mas pesquisada nos cinco primeiros cursos que integraram o PIBID/Capes no ano de 2010, ou seja: Matemática, Física, Pedagogia, Letras e Ciências Biológicas. Em termos de descobertas o estudo: a) demonstrou que o Pibid vem produzindo uma docência com características do mundo contemporâneo c) que movimenta as escolas e as licenciatura, mobilizando todos à participação; d) vem promovendo um trabalho colaborativo; d) vem distanciando-se de práticas pedagógicas tidas como tradicionais. Após as análise foi possível levantar as seguintes considerações como forma de contribuir para a qualificação dos processos a partir da pesquisa: 1) a necessidade de políticas públicas que não apenas se preocupem com a implantação de novos programas, mas que sustentem a manutenção com condições e qualificação das equipes que atuam em tais programas, absorvendo uma sistemática de trabalho hipercrítica para que os programas sejam constantemente revitalizados; 2) a necessidade de elaboração de um conceito de iniciação à docência em todas as instituições e pela própria Capes, que oriente o processo pleno de aprendizagens na docência; f) também percebeu-se a necessidade da criação de um éthos de formação tendo a crítica radical como princípio de transformação e constituição deste espaço (éthos de formação). O presente projeto de pesquisa, agora finalizado conseguiu mapear e desenvolver atividades para os dois primeiros anos, daremos continuidade à pesquisa com um novo edital já aprovado pelo CNPq, que dará conta de olhar mais especificamente para cada área de conhecimento dos 5 cursos em questão.?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Elí Terezinha Henn Fabris - Coordenador / Maura Corcini Lopes - Integrante / Mirian D B Dazzi - Integrante / Clarice Salete Traversini - Integrante / KLEIN, Rejane Ramos - Integrante / Adila Beatriz Naud de Moura - Integrante / Carmo Heinemann - Integrante / Rosane Wolff - Integrante / Maria Helena Albé - Integrante / Maria Cláudia Dal'Igna - Integrante / Rayssa de Sousa Neves - Integrante / Sandra de Oliveira - Integrante / ANTÔNIA REGINA GOMES NEVES - Integrante. Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 36
      Membro: Eli Terezinha Henn Fabris.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Menção Honrosa na XXVII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica (orientadora do trabalho), Universidade do Vale do Rio dos Sinos.. 2018.
      Membro: Elí Terezinha Henn Fabris.
    2. Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses como orientadora de Tese de Doutorado, CApes.. 2018.
      Membro: Elí Terezinha Henn Fabris.
    3. Menção Honrosa na XXVI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica (orientadora do trabalho), Universidade do Vale do Rio dos Sinos.. 2017.
      Membro: Elí Terezinha Henn Fabris.
    4. Destaque no Salão de Iniciação científica PUCRS. (Orientadora do trabalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.. 2017.
      Membro: Elí Terezinha Henn Fabris.
    5. Menção Honrosa na XXIII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica (orientadora do trabalho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.. 2016.
      Membro: Elí Terezinha Henn Fabris.
    6. Destaque no Salão de Iniciação científica UFRGS. (Orientadora do trabalho "Práticas de Iniciação á docência: a constituição de um ethos de formação", Universidade Federal do Rio Grande do Sul.. 2016.
      Membro: Elí Terezinha Henn Fabris.
    7. Destaque no XXV Salão de Iniciação Científica. (Orientadora do trabalho "O Curso de Licenciatura em Física e o Pibid/Física/Unisinos: saberes que operam na constituição de professores"), Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.. 2013.
      Membro: Elí Terezinha Henn Fabris.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (106)
    1. XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul.Coordenadora a Sessão de Apresentação de Pôster do durante a XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul. 2021. (Outra).
    2. XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul.A artesania do planejamento: sobre uma ética do saber-fazer nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. (Outra).
    3. XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul. 2021. (Outra).
    4. XX ENDIPE / Rio 2020 - FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: Diálogos, insurgências e políticas, 2020.Constituição e Atuação Docente: uma Análise sobre a Situação do Professor Iniciante em uma Rede Municipal do Rio Grande Do Sul. 2020. (Encontro).
    5. 39° Reunião Anual da Anped. 2019. (Outra).
    6. 39° Reunião Nacional da Anped.Teoria e prática na formação de professores: um estudo sobre docências em Matemática. 2019. (Outra).
    7. Congresso Internacional de Educação: os desafios da Escola na Educação Contemporânea: os futuros possíveis da Escola. Inclusão na escola. 2019. (Congresso).
    8. Formação, Constituição e Atuação do Professor Iniciante na Rede Municipal de São Leopoldo.Formação, constituição e atuação dos professores iniciantes na Rede Municipal de São Leopoldo. 2019. (Outra).
    9. Pesquisa em Educação em Tempos de Neoconservadorismo e Desigualdades.Pesquisa em Educação em Tempos de Neoconservadorismo e Desigualdades. 2019. (Outra).
    10. Reunião do FORPRED ? Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós- Graduação em Educação,. 2019. (Outra).
    11. VI Congreso Virtual Internacional Sobre Profesorado Principiante e Inducción a la Docencia. A constituição do professor iniciante: entre desafios e possibilidades. 2019. (Congresso).
    12. Capacitação Colegiado Unisinos 2018/1 UNISINOS: Nossa Universidade em Movimento. 2018. (Outra).
    13. Capacitação colegiado Unisinos- Workshop para projetar experiências de aprendizagem. 2018. (Outra).
    14. Conexão Pesquisa Unisinos.Conexão Pesquisa Unisinos. 2018. (Outra).
    15. II Seminário. 2018. (Seminário).
    16. II Seminário "O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: desafios para articular expansão e qualidade". 2018. (Seminário).
    17. IV Seminario Internacional ?Pensar De Otro Modo?: Las Nociones De Práctica Y Experiencia Como Herramientas Filosóficas Para Investigar En Educación.A constituição do professor iniciante: pensar de outros modos as práticas de formação. 2018. (Seminário).
    18. XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Tema: Legado e Presença de Paulo Freire no Rio Grande do Sul.O Legado e Presença de Paulo Freire no Rio Grande do Sul. 2018. (Outra).
    19. 38° Reunião Nacional da ANPEd.Ir para a escola, um ato de coragem: narrativas negras sobre suas experiências escolares. 2017. (Outra).
    20. Café Conecta.Ministrante. 2017. (Outra).
    21. II EnlicSul - II Pibid/Sul - II Seminário Institucional Pibid/UNISINOS.Atividade Cultural "Curta ser Professor". 2017. (Seminário).
    22. O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação brasileira: desafios para a qualidade na área de Educação no novo milênio. 2017. (Seminário).
    23. Reunião do FORPREd ? Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd,. 2017. (Outra).
    24. Aula Inaugural das Licenciaturas - UNISINOS.Formação de professores hoje: demandas e desafios curriculares. 2016. (Outra).
    25. Capacitação Docente: Formação Pedagógica para Professores e Tutores 2016/1: Educação das Relações Etnicorraciais na Universidade: Reconnhecimento, Justiça e Desenvolvimento.Capacitação Docente: Formação Pedagógica para Professores e Tutores 2016/1: Educação das Relações Etnicorraciais na Universidade: Reconnhecimento, Justiça e Desenvolvimento. 2016. (Outra).
    26. Capacitação Docente: Formação Pedagógica para Professores e Tutores 2016/1: Educação das Relações Etnicorraciais na Universidade: Reconnhecimento, Justiça e Desenvolvimento. 2016. (Outra).
    27. Formação de Professores Hoje: Demandas e Desafios Curriculares.Formação de Professores Hoje: Demandas e Desafios Curriculares. 2016. (Outra).
    28. Fórum de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação.Coordenadora de ciclo de palestras. 2016. (Outra).
    29. IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional, X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM.Políticas internacionais e nacionais de educação e a pedagogia do herói. 2016. (Seminário).
    30. IX Simpósio Nacional de Educação. III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Porfessores. 2016. (Simpósio).
    31. IX Simpósio Nacional de Educação. III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Porfessores.Coordenador do GT 5: Currículos, saberes e pedagogias contemporâneas. 2016. (Simpósio).
    32. Semana Pedagógica 2016/2. 2016. (Outra).
    33. XXIII Mostra UNISINOS de Iniciação Científica e Tecnológica. Tema: Popularização da Ciência. 2016. (Feira).
    34. XXIII Mostra Unisnos de Iniciação Científica e Tecnológica: Popularização da ciência. Coordenadora de banca. 2016. (Feira).
    35. 14° Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação."REDE E INTERNACIONALIZAÇÃO". 2015. (Seminário).
    36. 14ª Semana Acadêmica do Programa de Pós- Graduação em Educação - UNISINOS.Rede e Internacionalização. 2015. (Outra).
    37. 37º Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesui. coodenação do GT 13 e de sessões. 2015. (Congresso).
    38. Ganepão. 2015. (Congresso).
    39. Encuentro sobre política de formación de maestros: debate abierto sobre la estrategia de formación posgradual.Concepciones y sentidos de la formación. 2015. (Encontro).
    40. Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC.PIBID: uma relação virtuosa entre a Universidade e a Educação Básica. 2015. (Outra).
    41. SeloC - Seminário de Internacionalização do Currículo.A Política Pública de Mobilidade "Doutorado Sanduíche" em Questão: qualidade, democratização e as relações com a internacionalização. 2015. (Seminário).
    42. Seminario permanente de universidades vinculadas a la estrategia de formación posgradual. 2015. (Seminário).
    43. V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica; III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e XVII Simpósio Internacional IHU: Saberes e Práticas na Constituição dos Sujeitos na Contemporaneidade. 2015. (Simpósio).
    44. V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica; III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e XVII Simpósio Internacional IHU: Saberes e Práticas na Constituição dos Sujeitos na Contemporaneidade.A Aferição da Qualidade nos Cursos de Graduação como Estratégia Biopolítica: Os Cursos 5 Estrelas. 2015. (Simpósio).
    45. V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica; III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e XVII Simpósio Internacional IHU: Saberes e Práticas na Constituição dos Sujeitos na Contemporaneidade.O Governo Biopolítico da População Negra no Brasil Contemporâneo. 2015. (Simpósio).
    46. V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica; III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e XVII Simpósio Internacional IHU: Saberes e Práticas na Constituição dos Sujeitos na Contemporaneidade.Aprendizagem e práticas de governamento: a necessária ressignificação educacional. 2015. (Simpósio).
    47. XXII Colóquio da AFIRSE Portugal- Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação..A avaliação como estratégia de qualificação de formação docente:entre a qualidade da produtividade e a qualidade da artesiana. 2015. (Outra).
    48. XXII Colóquio da AFIRSE Portugal- Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigação..A produção da professora avaliadora nos anos iniciais da educação básica brasileira. 2015. (Outra).
    49. XXII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica.Avaliador. 2015. (Outra).
    50. Capacitação para Professores e Tutores 2014/1: O Impacto das Avaliações Externas no Contexto Universitário. 2014. (Outra).
    51. Capacitação para professores e tutores 2014/2: Reinvenção da docência Universitária: fomas de ensinar e aprender na contemporaneidade c.Reinvenção da docência Universitária: fomas de ensinar e aprender na contemporaneidade. 2014. (Outra).
    52. Capacitação para professores e tutores 2014/2: Reinvenção da docência Universitária: fomas de ensinar e aprender na contemporaneidade c.Reinvenção da docência Universitária: fomas de ensinar e aprender na contemporaneidade c. 2014. (Outra).
    53. Conexão Unisinos.Práticas Pedagógicas na Sala de Aula. 2014. (Outra).
    54. Congresso PreLAS Patagonia. Experiências, memória e formação em um programa brasileiro de iniciação a docência.. 2014. (Congresso).
    55. Curso "História, Políticas e Práticas na Perspectiva da Educação Inclusiva".Curso "História, Políticas e Práticas na Perspectiva da Educação Inclusiva". 2014. (Outra).
    56. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu.Desafio da gestão na escola contemporânea. 2014. (Outra).
    57. Seminário Especial Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Gestão na Educação Básico (FORGESB) do Programa de Pós -Graduação em Educação (PPGE)."Reflexões sobre a Iniciação a Docência". 2014. (Seminário).
    58. VII Encontro do Grupo de Trabalho Fundamental Brasil.Anos finais do Ensino Fundamental: Currículo,desafios e perspectivas.. 2014. (Encontro).
    59. X ANPED Sul-Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul/Reunião Regional da ANPED-UDESC.Avaliador adhoc. 2014. (Seminário).
    60. XI Colóquio VII Colóquio Luso-brasileiro/I Colóquio Luso-afro-brasileiro sobre questões curriculares. 2014. (Outra).
    61. XI Colóquio VII Colóquio Luso-brasileiro/I Colóquio Luso-afro-brasileiro sobre questões curriculares.A constituição da subjetividade docente pibidiana: práticas de formação em um programa brasileiro de iniciação à docência. 2014. (Outra).
    62. 36° Reunião Nacional da ANPEd.Desafios para as políticsa educacionais. 2013. (Outra).
    63. 36ª Reunião Nacional da ANPED. Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as políticas educacionais. 2013. (Exposição).
    64. Capacitação para Professores e Tutores 2013/1: Ser Professor do Ensino Superior: Tensões e Desaffior.Tensões e Desafios. 2013. (Seminário).
    65. Capacitação para Professores e Tutores 2013/1: Ser Professor do Ensino Superior: Tensões e Desaffior. 2013. (Outra).
    66. Capacitação para professores e tutores 2013/2: Postura investigativa no ensino Superior.Postura Investigativa no Ensino Superior. 2013. (Outra).
    67. Ciclo de Debates "Curta ser Professor(a)".Ciclo de Debates "Curta ser Professor(a)". 2013. (Outra).
    68. Formação de Verão Pibid/Unisinos.Formação de Verão Pibid. 2013. (Encontro).
    69. II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação.Práticas de Iniciação à docência no PIBID/ UNISINOS: Trabalho Docente e Inovação. 2013. (Encontro).
    70. II Encontro LusoBrasileiro sobre Trabalho Docente e Formação: Políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança.O Trabalho Docente e Formação: Políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança. 2013. (Encontro).
    71. III Seminário institucional do Pbib Univats e I Simpósio nacional sobre docência na educação básica.Caminhos da inicição a docência: desafios contemporâneos.. 2013. (Seminário).
    72. IV Coloquio Latinoamericano de Biopolítica.Práticas de gestão escolar e formas de governamentabilidade neoliberal: os caminhos do sucesso na educação brasileira. 2013. (Outra).
    73. Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia.Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia. 2013. (Seminário).
    74. VIII Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso Internacional de Avaliação. VIII Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso Internacional de Avaliação. 2013. (Congresso).
    75. VIII Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso Internacional de Avaliação. Programa de Iniciação à Docência: Outras Possibilidades para a qualificação da Formação Docente. 2013. (Congresso).
    76. VIII Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso Internacional de Avaliação. O Ensino e a Pesquisa na Formação Inicial de Professores/as: Avaliando Experiências do PIBID no Sul e no Nordeste. 2013. (Congresso).
    77. VIII Fórum Estadual de Educação de Surdos (FEES). VIII Fórum Estadual de Educação de Surdos (FEES). 2013. (Congresso).
    78. 35. Reunião da Anped.Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolviemnto: O Brasil do século XXI. 2012. (Outra).
    79. 35. Reunião da Anped.Coordenadora de Sessão de trabalhos. 2012. (Outra).
    80. Capacitação para Professores e Tutores 2012/2: Desafios da Universidade na Contemporaneidade. 2012. (Outra).
    81. II CICPG (Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação) e XIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica. Ministrante. 2012. (Congresso).
    82. Seminário: Pesquisa Comparada em Educação: Limites e Possibilidades. 2012. (Seminário).
    83. VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária: Ensino Superior. Universidade e escola pública: o ensino e a pesquisa como práticas de formação. 2012. (Congresso).
    84. VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária: Ensino superior- Inovação e qualidade na docência.. Os desafios da docência na Universidade para todos: os efeitos do imperativo da Inclusão.. 2012. (Congresso).
    85. VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária: Ensino superior- Inovação e qualidade na docência.. 2012. (Congresso).
    86. 1393/PROEN/UNIVATES.Pedagogia e docência: desafios contemporâneos. 2011. (Outra).
    87. 34ª Reunião Anual ANPED - Educação e Justiça Social.Conhecimentos Escolares Sob Outras Configurações: efeitos das movimentações disciplinares e de controle. 2011. (Encontro).
    88. 34ª Reunião anual da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em educação. 2011. (Congresso).
    89. 4º SBECE/1º SIECE.A cultura afro-brasileira e sua produção cultural: Uma análise do filme ?360?.. 2011. (Seminário).
    90. Capacitação Docente 2011/1.O Professor Universitário na Contemporaneidade. 2011. (Outra).
    91. Conferência de abertura da capacitação docente 2011/1. 2011. (Congresso).
    92. Educação e Justiça Social ANPED 34ª Reunião Anual. Conhecimentos escolares sob outras configurações: efeitos das movimentações disciplinares e de controle. 2011. (Congresso).
    93. II Congresso Internacional de Docência Universitária. Inclusão e docência universitária. 2011. (Congresso).
    94. III Coloquio Latinoamericano de Biopolítica y I Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación. 2011. (Outra).
    95. III Coloquio Latinoamericano de Biopolitica y I Coloquio Interncional de Biopolitica y Educacion.Educação e Biopolítica: uma análise sobre a produção da docência contemporânea..Educação e Biopolítica: uma análise sobre a produção da docência contemporânea.. 2011. (Outra).
    96. VII Congresso Internacional de Educação: Profissão docente: há futuro para este ofício?. Processos de Formaçao Docente na Relação Educação Básica e Ensino Superior: uma análise de blogs do PIBID-CAPES. 2011. (Congresso).
    97. VII Congresso Internacional de Educação: Profissão docente: há futuro para este ofício?. Ensino da matemática nos anos iniciais: o ensino globalizado produzindo a fragilização dos conhecimentos matemáticos?. 2011. (Congresso).
    98. VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docente: há futuro para este ofício?. 2011. (Congresso).
    99. 33a. Reunião Anual da ANPED. 2010. (Outra).
    100. 33a. Reunião Anual da ANPED.Sessão de Trabalhos do GT 13- Educação Fundamental na 33a. Reunião Anual. 2010. (Outra).
    101. 33ª. Reunião Anual ANPED.Educação Mídias e Governamentalidade Neoliberal. 2010. (Encontro).
    102. 99º Colóquio em Educação.O desafio da inclusão escolar. 2010. (Outra).
    103. IX Colóquio sobre questões curriculares - V Colóquio Luso Brasileiro - Debater o Currículo e seus Campos, Políticas, fundamentos e Práticas.. 2010. (Outra).
    104. IX Colóquio sobre questões curriculares - V Colóquio Luso Brasileiro - Debater o Currículo e seus Campos, Políticas, fundamentos e Práticas..A docênica em uma escola de periferia: a análise de uma matriz pedagógica escolar. 2010. (Outra).
    105. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul.Avaliadora de trabalhos do eixo da educação básica. 2010. (Encontro).
    106. XV ENDIPE - Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: politicas e práticas educacionais.Análise da docência contemporânea: imperativos, tensões e modelos. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (35)
    1. FABRIS, ELI TEREZINHA HENN. Coordenador(a) do GT: Docências Contemporâneas e Práticas Pedagógicas: Quando a Universidade e a Escola Atravessam seus Muros e Habitam a Cidade no XI SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, IV CICLO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E II SEMINÁRIO SESC E URI DE EDUCAÇÃO. 2020. (Outro).. . 0.
    2. FABRIS, Elí Terezinha Henn. Coordenador(a) da mesa de apresentação de pôster. 2019. (Outro).. . 0.
    3. FABRIS, Elí Terezinha Henn; BAHIA, S. B. M. H. ; LIMA, S. D. ; NEVES, A. ; NEVES, R. S. ; RIBEIRO, M. M.. Curso de extensão Unisinos: Formação, constituição e atuação do Professor iniciante na Rede Municipal de São Leopoldo. 2019. Outro
    4. FABRIS, Elí Terezinha Henn. Pesquisa em Educação em Tempos de Neoconservadorismo e Desigualdades. 2019. (Outro).. . 0.
    5. FABRIS, ELI TEREZINHA HENN. XII AnpedSul - Coordenador(a) de Eixo do Eixo temático 10 - Ensino Fundamental. 2018. (Outro).. . 0.
    6. FABRIS, Elí Terezinha Henn. Seminário Temático I I: Estudos Internacionais e Comparados em Educação: Fundamentos, Concepções e Metodologias. 2018. (Outro).. . 0.
    7. FABRIS, Elí Terezinha Henn. Seminário Temático I: La Forma -Escola. 2017. (Outro).. . 0.
    8. FABRIS, Elí Terezinha Henn. Seminário Temático Intensivo: A Problemática do Saber Docente: Desafios para a Formação e a Carreira. 2017. (Outro).. . 0.
    9. FABRIS, E. T. H.. 2º Ciclo de Estudos "Curta ser Professor(a)". 2015. (Outro).. . 0.
    10. FABRIS, E. T. H.. Fórum de Educação 2015: Contando Histórias de Pesquisa. 2015. (Outro).. . 0.
    11. FABRIS, E. T. H.. Fórum de Educação: A Relação Pesquisa e Ensino e suas Implicações para as Licenciaturas e Cursos de Graduação. 2014. (Outro).. . 0.
    12. FABRIS, E. T. H.. III Seminário Institucional do PIBID UNIVATES e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação. 2013. (Congresso).. . 0.
    13. FABRIS, E. T. H.. IV Coloquio Latino-americano de Biopolítica. 2013. (Congresso).. . 0.
    14. FABRIS, E. T. H.. 36° Reunião da ANPEd. 2013. (Outro).. . 0.
    15. FABRIS, E. T. H.. VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional da Avaliação. 2013. (Outro).. . 0.
    16. FABRIS, E. T. H.. IV Coloquio Latino-americano de Biopolítica. 2013. (Outro).. . 0.
    17. FABRIS, E. T. H.. Ciclo de Debates "Curta ser Professor(a)". 2013. (Outro).. . 0.
    18. FABRIS, E. T. H.. VIII Fórum Estadual de Educação de Surdos. 2013. (Outro).. . 0.
    19. FABRIS, E. T. H.; FISCHER, M. C. B.. I Encontro Interinstitucional Pibid/Unisinos - I Encontro das Licenciaturas Unisinos - Formação Compartilhada: Socializando Experiências de Iniciação à Docência. 2012. Congresso
    20. FABRIS, E. T. H.. Mostra UNISINOS de Iniciação Científica. 2011. (Exposição).. . 0.
    21. FABRIS, E. T. H.. Avaliando e Planejando Ações para o Semestre - Encontro de Formação PIBID/UNISINOS. 2011. (Outro).. . 0.
    22. FABRIS, E. T. H.. Cultura Científica: Relações Entre Ciência e Arte. 2010. (Outro).. . 0.
    23. FABRIS, E. T. H.. VI Congresso Internacional de Educação e Tecnologia: Sujeitos (des)conectados?. 2009. (Congresso).. . 0.
    24. FABRIS, E. T. H.. Grupo de Estudo e Discussão: Práticas Pedagógicas e Desempenho Escolar. 2009. (Outro).. . 0.
    25. FABRIS, E. T. H.. VI Congresso Internacional de Educação e Tecnologia: Sujeitos (des)conectados?. 2009. (Congresso).. . 0.
    26. FABRIS, E. T. H.. VI Congresso Internacional de Educação e Tecnologia: Sujeitos (des)conectados?. 2009. (Congresso).. . 0.
    27. FABRIS, E. T. H.. I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior. 2008. .. . 0.
    28. FABRIS, E. T. H.. 3° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação. 2008. (Outro).. . 0.
    29. FABRIS, E. T. H.. Fórum de Especialistas: Desafios para uma Educação Inclusiva. 2006. (Congresso).. . 0.
    30. FABRIS, E. T. H.. Coordenadora de Mesa no IV Congresso Internacional de Educação a Educação nas Fronteiras do Humano. 2005. (Congresso).. . 0.
    31. FABRIS, E. T. H.. Seminário: Currículo, diferença e educação de surdos. 2003. (Outro).. . 0.
    32. FABRIS, E. T. H.. Semana Acadêmica da Pedagogia - Da Pedagogia às Pedagogias II. 2002. (Outro).. . 0.
    33. FABRIS, E. T. H.. Semana Acadêmica da Pedagogia 2001 - Da Pedagogia às Pedagogias. 2001. (Outro).. . 0.
    34. FABRIS, E. T. H.. Visitando a Pedagogia 2000 - Pedagogia nas fronteiras do século XXI. 2000. (Outro).. . 0.
    35. FABRIS, E. T. H.. I Conferência Municipal de Assistência Social. 1993. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:46