Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Fernanda Dreux Miranda Fernandes

Graduação em Fonoaudiologia pela PUC-SP, mestrado em Distúrbios da comunicação pela PUC-SP, doutorado em Lingüística e Semiótica Geral pela FFLCH- USP e livre docencia em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é professor associado livre docente da FMUSP, ex- presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2006/2009), conselheira do Comitê de Educação em terapia de fala e linguagem, membro do comitê de linguagem infantil e ex-membro da diretoria da IALP (International Association of Communication Sciences and Disorders). Membro do International Issues Board da American Speech-Language and Hearing Association (2011 - 2014) e pesquisador 1B do CNPq. Foi editora científica da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e editora executiva do Jornal da SBFa até 2012 e do Periódico CODAS até 2014. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Comunicação nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância, atuando principalmente no temas: fonoaudiologia, linguagem, diagnóstico fonoaudiológico, autismo, pragmática e terapia de linguagem e ensino em Fonoaudiologia.Em 2015 recebeu o Premio Merito Fonoaudiológico da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o título de ASHA Fellow da American Spech-language Hearing Association. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0191175314768692 (27/04/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Departamento de Fisioterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. RUA CIPOTANEA 51 CIDADE UNIVERSITÁRIA Sao Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30917455 Fax: (11) 30917714
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fonoaudiologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2017-Atual. Proposta de um Protocolo de Avaliacao de Habilidades Pragmaticas de Criancas com Transtornos do Espectro do Autismo
      Descrição: Construção de um questionário para a investigação de habilidades pragmáticas de crianças do espectro do autismo a ser respondido por fonoaudiólogos como uma forma de tornar a avaliação pragmática mais facilmente exequível em serviços de grande demanda.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Dreux Miranda Fernandes - Coordenador. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Dreux Miranda Fernandes.
    2. 2014-2019. Adaptacao do teste de habiulidades pragmaticas de Shulman
      Descrição: Tradução e adaptação de um teste específico para a avaliação de autorização do autor.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Dreux Miranda Fernandes - Coordenador / Thaís Helena Ferreira Santos - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Fernanda Dreux Miranda Fernandes.
    3. 2013-2015. Identificacao precoce de deficits de linguagem e dificuldades comportamentais para intervencao psicoeducativa como politica publica de educacao
      Descrição: Este projeto tem por objetivo detectar e intervir precocemente nas dificuldades de linguagem e de comportamento em crianças de três e quatro anos, frequentando escolas de educação infantil da Rede Municipal de Santos de forma a sinalizar potenciais problemas na aquisição de competências acadêmicas e sociais que poderão trazer prejuízos no ensino fundamental. Em um primeiro momento, 180 crianças participarão do projeto e serão avaliadas em vocabulário expressivo e receptivo e processamento auditivo central. Essas crianças serão reavaliadas em processamento auditivo central aos quatro anos e avaliadas em comportamentos. Das 180 crianças avaliadas, 90 constituirão um grupo experimental e serão submetidas à intervenção para o desenvolvimento e aprimoramento de linguagem e manejo de comportamentos-problema, por meio de atividades desenvolvidas em aplicativos para uso em tablets e orientações fornecidas a seus pais e professores por uma equipe de profissionais composta por fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. As outras 90 crianças restantes farão parte do grupo controle. Ao final da intervenção, que terá a duração de três meses, todas as 180 crianças serão reavaliadas em vocabulário receptivo e expressivo, processamento auditivo e comportamentos. Ao final, e a partir da verificação da eficácia do programa de intervenção utilizado, haverá a possibilidade de adoção desse programa como uma política pública de educação do município de Santos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Dreux Miranda Fernandes - Coordenador / Cristina de Andrade Varanda - Integrante / Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes - Integrante / Maria da Graça Giordano de Marcos Crescenti Aulicino - Integrante / Nilva Nunes Campina - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Fernanda Dreux Miranda Fernandes.
    4. 2012-2016. Nucleo de Apoio a Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saude Mental NAP-NSM
      Descrição: O Núcleo de Apoio à Pesquisa em neurodesenvolvimento e Saúde Mental (NAP-NSM) integra grupos de pesquisa de sete unidades e dez departamentos da USP, em São Paulo e Ribeirão Preto, com objetivo de criar uma rede transdisciplinar de pesquisadores dedicados ao estudo do neurodesenvolvimento e de estratégias que possam promover a saúde mental e prevenir os transtornos mentais na primeira infância. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernanda Dreux Miranda Fernandes - Integrante / guilherme Vanoni Polanczyk - Coordenador / Daniel Domingues dos Santos - Integrante / Martha Hubner - Integrante / Rogerio Lerner - Integrante / Anna Maria Chiesa - Integrante / Lislaine Aparecida Fracolli - Integrante / Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento - Integrante / Ronaldo Dennis Paul Kenneth Clive Ranvaud - Integrante / Carlos Hitoshi Morimoto - Integrante / Daniela Regina Molini-Avejonas - Integrante / Umbertina Conti Reed - Integrante / Erasmo Barbante Casella - Integrante / Alexandre Archanjo Ferraro - Integrante / Euripedes Constantino Miguel Filho - Integrante / Helena Brantani - Integrante / Hermano Tavares - Integrante / Sandra Scivoletto - Integrante / Bacy Fleitlich-Bilyk - Integrante / Renato Teodoro Ramos - Integrante / Luis Augusto Paim Rohde - Integrante. Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Dreux Miranda Fernandes.
    5. 2011-2013. Caracterizacao funcional da comunicacao de bebes posteriormente diagnosticados como portadores de disturbios do espectro do autismo
      Descrição: A necessidade de evidencias que apóiem diagnósticos precoces, favorecendo a inclusão dos indivíduos com Distúrbios do Espectro do Autismo (DEA) em programas de intervenção logo nos primeiros anos de vida, de forma que seus resultados sejam mais rápidos e efetivos é claramente uma prioridade. Estudos atuais indicam que até 1% das crianças têm algum tipo de DEA e o impacto desses dados nos custos de saúde e educação não pode ser subestimado. Uma das possibilidades de análise dos aspectos funcionais da comunicação, que não envolve o uso de uma língua específica, embora possa ser influenciado por questões culturais, é o perfil Funcional da Comunicação, que tem sido utilizado em diversas pesquisas. A possibilidade de identificar características comunicativas em bebês que posteriormente foram diagnosticados como portadores de Distúrbios do Espectro do Autismo (DEA) representa contribuição relevante para o diagnóstico precoce, que possibilitará o início da intervenção no período em que ela é mais produtiva. Vídeos caseiros, que registram situações espontâneas de comunicação familiar, têm sido utilizados em diversas pesquisas que buscam caracterizar a comunicação e o comportamento de crianças que posteriormente foram diagnosticadas com DEA e, mais recentemente, de crianças consideradas em risco para esse diagnóstico, como os irmãos. A proposta deste estudo envolve a análise de vídeos caseiros relativos ao período entre os três e os 24 meses de 15 crianças com DEA atendidas em terapia fonoaudiológica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernanda Dreux Miranda Fernandes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Dreux Miranda Fernandes.
    6. 2011-2012. Perfil Funcional da Comunicacao e Desempenho Socio-Cognitivo em criancas e adolescentes com Disturbios do Espectro do Autismo - um estudo longitudinal
      Descrição: A pesquisa proposta tem como objetivo a otimização da utilização dos dados disponíveis no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos distúrbios do Espectro do Autismo após 25 anos de atuação da investigação e intervenção fonoaudiológica com crianças e adolescentes com esse tipo de transtorno. O levantamento de dados referentes a mais de 300 indivíduos no que diz respeito ao seu Perfil Funcional da Comunicação e Desempenho Sócio-Cognitivo poderá propiciar dados que melhor fundamentem a pratica baseada em evidencias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Dreux Miranda Fernandes - Coordenador / Cibelle Albuquerque de La Higuera Amato - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernanda Dreux Miranda Fernandes.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (88)
    1. 2019 ASHA Convention. 2019. (Congresso).
    2. 34 EIA. Evidence based strategies for children with autism and minimal verbal abilities. 2019. (Congresso).
    3. The beld and Road National Language Rehabilitation Education Summit Forum and the 3rd China Language Rehabilitiation Forum. Educating SLPs in Brazil. 2019. (Congresso).
    4. The beld and Road National Language Rehabilitation Education Summit Forum and the 3rd China Language Rehabilitiation Forum. Language Disorders in Children. 2019. (Congresso).
    5. The beld and Road National Language Rehabilitation Education Summit Forum and the 3rd China Language Rehabilitiation Forum. 2019. (Congresso).
    6. The beld and Road National Language Rehabilitation Education Summit Forum and the 3rd China Language Rehabilitiation Forum. Human Communication under the concept of community of shared future. 2019. (Congresso).
    7. XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. Coordenadora de mesa. 2019. (Congresso).
    8. 10th European Congress of Speech and Language Therapy. 2018. (Congresso).
    9. International Symposium - Specific language impairment in children: assessment and intervention outcomes. 2018. (Simpósio).
    10. Annual Conference of the Israeli Speech, Hearing and Language Association. 2017. (Congresso).
    11. 24th European Congress of Psychiatry. 2016. (Congresso).
    12. 31º Encontro Internacional de Audiologia. Autismo e Surdez: A importância do diagnóstico diferencial precoce. 2016. (Congresso).
    13. I Simpósio Regional Discutindo o autismo.Discutindo o Autismo. 2016. (Simpósio).
    14. 23rd European Congress of Psychiatry. Serving the Underserved: Language Intervention to children withDisorders of the Autism Spectrum in Brazil. 2015. (Congresso).
    15. ASHA 2015 Convention. Profile of Referrel patientes from SLP & Audiology Screening to Specialized Service of Autism. 2015. (Congresso).
    16. ASHA 2015 Convention. Use of Technology in Assess & Stimulation of Children in the Autism Spectrum. 2015. (Congresso).
    17. ASHA 2015 Convention. Severity of Symptoms & Quality of Life of Caregivers of Children with ASD. 2015. (Congresso).
    18. ASHA 2015 Convention. Reading Children with ASD. 2015. (Congresso).
    19. ASHA 2015 Convention. Relations Between the Perception of Communication Difficulties, Streee Levels & Behavior of Children with ASD. 2015. (Congresso).
    20. ASHA 2015 Convention. Training Parents of Childrenwith ASD: A Pilot Study. 2015. (Congresso).
    21. CAPCSD 2015. Global Networking: Strategies to Enhance Global Perspectives trough CAPCSD Initiatives. 2015. (Congresso).
    22. VI Congresso Iberoamericano de Implante Cocleares y Ciencias Afines. 2015. (Congresso).
    23. VI Congresso Iberoamericano de implantes cocleares y ciencias afines. Transtornos de conductuales y autismo en niños con sordera. Cual és el limite para la reabilitación auditiva?. 2015. (Congresso).
    24. XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Intervenção Terapeutica nos Transtornos de Linguagem Infantil. 2015. (Congresso).
    25. XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Aplicabilidade do uso de ferramentas tecnológicas durante a terapia fonoaudiológica em indivíduos incluidos no espectro do autismo. 2015. (Congresso).
    26. XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Atividades realizadas por pais de crianças do espectro do autismo em programa de atendimento domiciliar destinado ao aperfeiçoamento da comunicação acompanhado à distancia por fonoaudiólogos. 2015. (Congresso).
    27. 1ª Reunião do Comitê de Autismo.discussão sobre o tema autismo. 2014. (Outra).
    28. 2014 ASHA Convention. Mainstreaming in SLP Education - Building competences to work with individuals with ASD: A brazilian experience. 2014. (Congresso).
    29. 2014 ASHA International Presidents' Luncheon ASHA Convention. Brazilian Society of SLP and Audiology. 2014. (Congresso).
    30. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Avaliador de trabalhos concorrentes a prêmio. 2014. (Congresso).
    31. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Coordenou o simpósio interdepartamental Atuação do fonoaudiólogo nas alterações pragmáticas da linguagem. 2014. (Congresso).
    32. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Coordenação da reunião Pareceristas Revista CoDAS. 2014. (Congresso).
    33. CAPCSD 2014 Developing your potential. CAPCSD Global Networking: Enhancing Global Service, Teaching & Research. 2014. (Congresso).
    34. IALP Executive Committee and Board Meet.Planning 2014 - 2016. 2014. (Encontro).
    35. III Congresso Internacional Transdisciplinar sobre a criança e o adolescente: a inserção e a singularidade na contemporaneidade e o. membro do comitê científico. 2014. (Congresso).
    36. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Caracterização de locais de assistência a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. 2014. (Congresso).
    37. XVI Word Congress of Psychiatry. Autism spectrum disorders: The participation of families on speech-language intervention. 2014. (Congresso).
    38. 10 International Autism-Europe Congress. Families communicating with children with autism spectrum disorders. 2013. (Congresso).
    39. 2013 ASHA Convention. Speech-language Pathology: Visiting the Profession Arround th Globe. 2013. (Congresso).
    40. 2013 ASHA Convention. The relation between communicative difficulties & time spent at school among subjects with autism. 2013. (Congresso).
    41. 2013 ASHA International Presidents' Luncheon ASHA Convention. Brazilian Society of SLP and Audiology. 2013. (Congresso).
    42. 21º Congresso Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologiade. Coordenação da Reunião dos pareceristas CoDAS. 2013. (Congresso).
    43. 29th World Congress of the IALP. Educating SLPS - Different experiences in building researchers (sessions 1 and 2). 2013. (Congresso).
    44. 29th World Congress of the IALP. Education for Speech and Language Pathology - Committee Symposium. 2013. (Congresso).
    45. 29th World Congress of the IALP. Educating SLPS for professional pratice in different environments - sessions 1 and 2. 2013. (Congresso).
    46. 29th World Congress of the IALP. Communication and responsivity in autism pectrum disorders. 2013. (Congresso).
    47. 2ª Reunião do Comitê Nacional de Assessoramento para Qualificação da Atenção à Saúde das Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo no âmbito do Ministério da Saúde.membro do comitê. 2013. (Outra).
    48. Análise crítica de pesquisas em processos e distúrbios da comunicação - Disciplina de Doutorado.Análise de projetos de pesquisa por órgãos de fomento: visão global. 2013. (Outra).
    49. Autism Around the World: Pratice Models in China and Brazil.Sponsored by SIG 17 Global Issues in Communication Sciences and Related Disorders. 2013. (Outra).
    50. Capacitação para profissionais da rede de saúde de Florianópolis.Capacitação sobre Autismo para profissionais da rede de saúde de Florianópolis. 2013. (Outra).
    51. CAPCSD 2013 Annual Conference. CAPCSD Global Networking: Enhancing Global Service, Teaching, and Research. 2013. (Congresso).
    52. Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro.Atualização a respeito dos distúrbios do Espectro do Autismo. 2013. (Outra).
    53. IALP Student Prize. Avaliadora do IALP Student Prize. 2013. (Congresso).
    54. 2012 ASHA Convention - Evidence of Excellence. Comunicative Difficulties of Parents of Autistic Children. 2012. (Congresso).
    55. 2012 ASHA International Presidents' Luncheon. 2012. (Encontro).
    56. Grupo de Trabalho sobre a Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Autismo e sua Família - Orientação para Gestores e Profissionais de Saúde.protocolos clínicos já existentes. 2012. (Outra).
    57. III Seminário de avaliação do desempenho dos periódicos brasileiros no JCR 2011. 2012. (Simpósio).
    58. II Jornada de Fonoaudiologia da UFPE.Pesquisa em fonoaudiologia. 2012. (Outra).
    59. IV Reunião para elaboração de documento com a Linha de Cuidado/Manual/Protocolo para Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Autismo e sua Família - Orientação para Gestores e Profissionais de SaúdeIV Reunião.IV Reunião para elaboração de documento com a Linha de Cuidado/Manual/Protocolo para Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Autismo e sua Família - Orientação para Gestores e Profissionais de Saúde. 2012. (Outra).
    60. Seminário Internacional sobre a Implementação do Word Report On Disability. 2012. (Seminário).
    61. VI Jornada de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo.Fonoaudiologia em Psiquiatria Infantil. 2012. (Outra).
    62. VI Jornada de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo.Orientadora do evento. 2012. (Outra).
    63. V Reunião para elaboração de documento com a Linha de Cuidado/Manual/Protocolo para Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Autismo e sua Família - Orientação para Gestores e Profissionais de Saúde.IV Reunião para elaboração de documento com a Linha de Cuidado/Manual/Protocolo para Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Autismo e sua Família - Orientação para Gestores e Profissionais de Saúde. 2012. (Outra).
    64. XIX Jornada Fonoaudiológica de Bauru " Profª Drª Katia Flores Genaro".Avaliadora da área de Linguagem da primeira etapa da Categoria Prêmio Especial. 2012. (Outra).
    65. X Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia.A formação do fonoaudiólogo no Brasil e no mundo. 2012. (Outra).
    66. XX Congresso brasileiro de Fonoaudiologia. membro da Comissão Julgadora de trabalhos apresentados na foprma de Comunicção Oral. 2012. (Congresso).
    67. XX Congresso brasileiro de Fonoaudiologia. Comentarista dos trabalhos apresentados na forma de Pôster. 2012. (Congresso).
    68. XX Congresso brasileiro de Fonoaudiologia. Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Fonoaudiologia: Desafios e Metas. 2012. (Congresso).
    69. XX Congresso brasileiro de Fonoaudiologia. membro da Comissão Julgadora de trabalhos apresentados na forma de Poster. 2012. (Congresso).
    70. XX Congresso brasileiro de Fonoaudiologia. Programas de Intervenção Precoce para Crianças com Transtornos de Linguagem. 2012. (Congresso).
    71. XX Congresso brasileiro de Fonoaudiologia. membro da Comissão Julgadora de trabalhos concorrentes a Prêmio. 2012. (Congresso).
    72. XX Congresso brasileiro de Fonoaudiologia. Comentarista dos trabalhos Concorrentes a Prêmio. 2012. (Congresso).
    73. XXVIII Congreso Internacional de AELFA. Language Therapy and Autism Spectrum: The therapeutic enviroment interference. 2012. (Congresso).
    74. 10º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia. Pesquisa clínica em Fonoaudiologia no Espectro do Autismo. 2011. (Congresso).
    75. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. Estamos falando do Espectro do Autismo?. 2011. (Congresso).
    76. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. Simpósio de Atualização - Tendências da Pós-Graduação Brasileira - Avanços na Pesquisa em Linguagem. 2011. (Congresso).
    77. ASHA Convention. Play situations in Language Therapy with ASD Children & Adolescents. 2011. (Congresso).
    78. I Congresso Internacional de Avaliação e Intervenção em Autismo. Avaliação e Intervenção fonoaudiológica no Espectro do Autismo. 2011. (Congresso).
    79. I Encontro de Familiares & Amigos do Autista.Trabalho direcionado ao autista na visão do fonoaudiólogo. 2011. (Encontro).
    80. Wales' 4th International Autism Conference. The impact of age of intervention: Assessing languagetherapy results in adolescents on the autism spectrum. 2011. (Congresso).
    81. XI Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. Pesquisas recentes a respeito do Espectro Autístico. 2011. (Congresso).
    82. XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional. Mesa Redonda: Fomento e prioridades de pesquisa e as estratégias de financiamento público e privado nos diferentes campos de conhecimento. 2011. (Congresso).
    83. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Avaliador de trabalhos concorrentes ao prêmio Excelência em Fonoaudiologia 2010. 2010. (Congresso).
    84. 1º Encontro Brasileiro para Pesquisa em Autismo.Caracterização da linguagem no autismo. 2010. (Encontro).
    85. 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics. Assessing language therapy results in adolescents of the autism spectrum. 2010. (Congresso).
    86. 9º Congresso da Fundação Otorrinolaringologia. A Fonoaudiologia no Mundo. 2010. (Congresso).
    87. ASHA Convention. Personal Computers in Language Therapy with Autistic Children. 2010. (Congresso).
    88. IX International Congress Autism-Europe - A Future for Autism. Systematization of orientations to mothers of children of the Autism Spectrum about language and communication. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (20)
    1. Fernandes, Fernanda D.. Faculty Member at 31st World Congress of IALP. 2019. (Congresso).. . 0.
    2. Fernandes, F.D.M.. A Global Understanding of autism - 2018 by Kent State. 2018. (Outro).. . 0.
    3. FERNANDES, F. D. M.; MOLINI-AVEJONAS, DANIELA R. ; AMATO, CIBELLE A. H. ; BARBOSA, MILENE ROSSI PEREIRA ; DEFENSE-NETRVAL, D. A.. Membro da diretoria científica do curso Práticas Fonoaudiológicas nos distúrbios do espectro do autismo. 2017. Outro
    4. FERNANDES, F. D. M.; MOLINI-AVEJONAS, DANIELA R. ; AMATO, CIBELLE A. H. ; BARBOSA, MILENE ROSSI PEREIRA ; DEFENSE-NETRVAL, D. A.. Membro da diretoria científica do curso Práticas Fonoaudiológicas nos distúrbios do espectro do autismo. 2017. Outro
    5. FERNANDES, F. D. M.. Membro do Comitê Científico do IV Seminário Internacional Transdisciplinar sobre o bebê: evolução, práticas clínicas e pesquisa. 2015. (Outro).. . 0.
    6. FERNANDES, F. D. M.; AMATO, C. A. H. ; SANTOS, T. H. F. ; BARBOSA, Milene Rossi Pereira ; DEFENSE-NETRVAL, D. A. ; SUN, I. Y. I.. Lunch Seminar. 2014. Outro
    7. FERNANDES, F. D. M.. 29th World Congress of the IALP. 2013. (Congresso).. . 0.
    8. FERNANDES, F. D. M.; ANDRADE, Claudia Regina Furquim de ; SCHOCHAT, Eliane. People to People - Combining Professional Interests. 2011. Outro
    9. FERNANDES, F. D. M.. XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2006. (Congresso).. . 0.
    10. FERNANDES, F. D. M.. Lunch Seminar do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro Autístico. 2004. (Outro).. . 0.
    11. FERNANDES, F. D. M.. Lunch Seminar do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro autístico. 2003. (Outro).. . 0.
    12. FERNANDES, F. D. M.. Lunch Seminar do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios do Espectro autístico. 2002. (Outro).. . 0.
    13. FERNANDES, F. D. M.. Lunch Seminar do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância. 2001. (Outro).. . 0.
    14. FERNANDES, F. D. M.. IV Congresso Internacional de Fonoaudiologia. 1999. (Congresso).. . 0.
    15. FERNANDES, F. D. M.. II Seminário Internacional de Autismo. 1998. (Congresso).. . 0.
    16. FERNANDES, F. D. M.. Reunião Nacional de Docentes de Fonoaudiologia. 1994. (Congresso).. . 0.
    17. FERNANDES, F. D. M.. II Congresso Paulista de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1994. (Congresso).. . 0.
    18. FERNANDES, F. D. M.. Simpósio Internacional de Língua de Sinais e Educação do Surdo. 1993. (Congresso).. . 0.
    19. FERNANDES, F. D. M.. II Congresso Latinoamericano de Neuropsicologia. 1991. (Congresso).. . 0.
    20. FERNANDES, F. D. M.. Encontro Paulistano de Fonoaudiologia. 1990. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:21:44