Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Fernando do Nascimento Goncalves

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e pós-doutor em Sociologia do Cotidiano pela Universidade Paris V- Sorbonne, com apoio da Capes. Foi professor convidado na Universidade de Montpellier III em 2019; pesquisador visitante na Universidade de Bari, Italia, em 2016; e pesquisador visitante na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York, com apoio do CNPq, em 2002. Foi diretor da Faculdade de Comunicação Social da Uerj entre 2012 e 2016. Coordenou o GT de Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual da Compós entre 2018 e 2019, tendo sido Vice-Coordenador entre 2016 e 2017. Atualmente é Professor Associado do PPGCOM-Uerj, bolsista de produtividade nível 2 do CNPq e artista visual. Suas pesquisas têm como temas principais arte, fotografia, tecnologia e cultura visual. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4102167348100115 (29/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Comunicação Social. Rua São Francisco Xavier, 524 - 10o andar - bloco F, sala 10.121 Maracanã 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 23340757 Fax: (21) 23340390 URL da Homepage: https://www.fcs.uerj.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2021-Atual. Fotografia contempora?nea e as politicas da alteridade na perspectiva decolonial
      Descrição: O projeto e? de natureza interdisciplinar (comunicac?a?o, arte, estudos culturais) e investiga, na perspectiva dos estudos decolonais, pra?ticas arti?sticas de fotógrafxs brasileirxs que discutam problema?ticas raciais, de ge?nero e de sexualidade no contexto das geopoli?ticas coloniais. Por meio da descric?a?o e ana?lise das estrate?gias visuais, formais e narrativas empregadas por certxs artistxs, busca-se identificar e discutir o potencial que certas imagens e pra?ticas arti?sticas podem ter para realizar uma cri?tica da cultura e da subjetividade colonial e capitali?stica neoliberal e de produzir formas de intervenc?a?o micro e macropoli?ticas no contexto das atuais discusso?es sobre corpo, memo?ria e saberes situados. No contexto dessas discusso?es, interessa à pesquisa entender em que medida as mediac?o?es realizadas com e pelas imagens podem contribuir para recusar as lo?gicas de opressa?o, afirmar as diferenc?as e realidades que os paradigmas visuais, este?ticos e cienti?ficos ocidentais na?o entendem, ignoram ou na?o consideram como va?lidas e produzir outras sensibilidades e modelos de refere?ncia para a afirmac?a?o de modos de vida singulares e viso?es de mundo na?o-redutoras e inclusivas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . Integrantes: Fernando do Nascimento Gonçalves - Coordenador / Leandro Pimentel - Integrante / Daniel Meirinho - Integrante / Michelle Sales - Integrante.
      Membro: Fernando do Nascimento Goncalves.
    2. 2018-Atual. A paisagem como territorio comunicacional na fotografia contemporanea
      Descrição: A presente pesquisa aborda a fotografia de paisagem no contexto da arte contemporânea, não como gênero que tradicionalmente registra ou documenta visualmente lugares, mas como dispositivo que se propõe a refletir criticamente sobre aspectos sociais, históricos, econômicos, culturais e políticos que constituem a vida dos lugares, a partir de formas particulares de representação. A pesquisa é de natureza interdisciplinar e se fundamenta teoricamente em abordagens sobre a representação do espaço nos estudos de Cultura Visual, da História da Arte e da Geografia Cultural, onde a paisagem enquanto imagem é considerada em suas dimensões históricas, materiais e simbólicas. Metodologicamente, a pesquisa apoia-se em dados históricos e documentais (livros de arte, registros de exposição, entrevistas, catálogos, resenhas, críticas, matérias de jornais e de publicações especializadas); na arqueologia dos saberes visuais e na iconologia dos intervalos em Warburg e Didi-Huberman e na análise de rede em Latour, com as quais pretende-se descrever e analisar os modos de presença das imagens e seus processos de produção, circulação e legitimação e/ou controvérsias no campo social; nas noções benjaminianas de conhecimento por montagem e de alegoria, onde as práticas da construção da imagem nos campos da arte serão descritas e analisadas como práticas comunicativas, dos pontos de vista de suas operações visuais, narrativas e estéticas, com base na análise das inscrições da imagem nas redes de relações espaciais, históricas e institucionais em que se apresentam e que também ajudam a construir. Através dos trabalhos de seis artistas contemporâneos, interessará observar a construção da paisagem como forma de dar a ver como determinados relações com o espaço constituem, por exemplo, identidades culturais e configuram relações econômicas, de consumo e de poder em contextos sociais concretos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Fernando do Nascimento Gonçalves - Coordenador / Marcio Blanco - Integrante / Leandro Pimentel - Integrante / Diego Paleólogo - Integrante / Maria Thereza Soares - Integrante / Vanessa Freitas - Integrante / Paula Gorini de Oliveira - Integrante / Renata Nascimento e Silva - Integrante / Daniel Meirinho - Integrante / Sindia Bugiarda - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fernando do Nascimento Goncalves.
    3. 2016-2019. Territorios imaginados: fabulacao do documento e (re)invencao da paisagem na fotografia contemporanea
      Descrição: Este projeto propõe uma investigação sobre o papel que a fotografia na arte parece ter hoje na redefinição dos parâmetros de apreensão e mediação da experiência social através da imagem. A pesquisa terá duração de três anos e, como recorte, a fotografia de paisagem. Seu corpus será constituído pelas obras de seis artistas visuais contemporâneos que investigam as relações entre espaço e representação, narrativa e memória. São eles: Sophie Ristelhueber, Michael Woolf, Alice Miceli, Thomas Struth, Andreas Gursky e Candida Hofer. Os trabalhos desses artistas se caracterizam pela documentação de paisagens naturais, construídas e de interiores que, no entanto, constroem redes de relações contidas na materialidade da imagem por articular uma série de referências imagética e espaço-temporais, constituindo complexas camadas de sentido na superfície da própria imagem. Além do interesse comum pela paisagem como categoria de investigação poética e política, chama a atenção nos trabalhos desses artistas que todos parecem buscar por em questão noções como narrativa, representação e memória na fotografia. O que a pesquisa pretende investigar é como cada um deles constrói suas paisagens, fazendo delas não apenas documentação ou reportagem visual sobre lugares e fatos, mas territórios ?imaginados?, que enunciam e mediam sob a forma de imagem nossas relações com os espaços naturais e construídos, constituindo propriamente uma forma de pensamento acerca dos diferentes tipos de relações que os atravessam e configuram como espaços geopolíticos e simbólicos. A principal hipótese da pesquisa é que os modos de constituição da paisagem em seus trabalhos parecem inscrever-se em um regime enunciativo que aboliria a subordinação mimética e causal entre forma e conteúdo sem renunciar ao aspecto documental. Nesse sentido, à pesquisa vai interessar investigar as conexões dos regimes enunciativos na arte com as práticas comunicativas, sobretudo as discursividades visuais do fotojornalismo, para entender como a arte contemporânea, em seu trabalho de inventariar nossos modos de vida e de discutir nossos modelos de representação, pode contribuir para pensarmos a dimensão de acontecimento da imagem e da narrativa nos estudos da comunicação e dos media.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . Integrantes: Fernando do Nascimento Gonçalves - Coordenador / Fátima Regis - Integrante / Erick Felinto - Integrante / Debora Gauziski - Integrante / Grecia Falcão - Integrante / Thais Patueli - Integrante / Bianca Antunes - Integrante / Leandro Pimentel - Integrante / Diego Paleólogo - Integrante / Maria Thereza Soares - Integrante / Vanessa Freitas - Integrante / Renata Nascimento e Silva - Integrante / Paula Gorini Oliveira - Integrante / Marcio Chavez Blanco - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando do Nascimento Goncalves.
    4. 2015-2018. Regimes de enunciacao do visivel e a politica das imagens na fotografia contemporanea
      Descrição: A presente proposta de pesquisa é um desdobramento da pesquisa anterior (2012-2015) que tratou dos regimes de visibilidade da fotografia na arte contemporânea, ou seja, dos sistemas de enunciação que configuram as condições da existência, circulação e legitimação da fotografia no campo da arte como sintoma das mudanças que vem ocorrendo na experiência do fotográfico nos últimos 40 anos, inclusive na fotografia vernacular, documental e jornalística. Tendo identificado, analisado e discutido esses sistemas ou regimes enunciativos, a presente pesquisa visa dar continuidade a essa investigação, aprofundando o papel que a fotografia na arte parece ter hoje na redefinição dos parâmetros de apreensão e mediação da experiência social através de imagens na atualidade. Ao mesmo tempo, sem perder de vista que a própria experiência da arte é uma prática social e historicamente situada - e que por isso mesmo se inscreve em modos de fazer organizados por regimes que constroem também suas condições de dar a ver o sensível e nossos modos de apreensão deste -, a pesquisa buscará primordialmente aprofundar as análises sobre as mudanças de sentido e de valor da imagem fotográfica e dos modelos enunciativos do visível no século XX e XXI, evidenciando as questões estéticas e políticas nelas implicadas. Especificamente, buscará identificar como na arte contemporânea se estabelecem formas particulares de organizar nossa experiência perceptiva, cognitiva e de subjetivação na fotografia a partir de formas de apreensão e de enunciação de fenômenos da vida social que se baseiam em uma outra lógica de representação. Esta lógica, que chamarei de ?disjuntiva? (que abole a subordinação direta entre forma e conteúdo e faz um uso não denotativo da figuração), corresponde ao que Rancière (2009, 2012) chamou de ?regime estético? das imagens e também ao que Didi-Huberman (2011, 2012) chamou de ?duplo regime das imagens? (ao mesmo tempo documento e artefato). Nesse sentido, vai também interessar investigar as conexões de tais regimes na arte com as práticas comunicativas, sobretudo no fotojornalismo e na fotografia vernacular nas redes sociais, como forma de entender como a arte contemporânea, em seu trabalho de inventariar nossos modos de vida e de nos relacionarmos com a história e com as coisas do mundo (espaços naturais e construídos, com o corpo e a identidade, com a memória, com o outro, com a mídia e as tecnologias de comunicação), discute, além dos nossos modos de existência, modelos de representação e modos de ?ver? e ?dizer? o mundo. É a partir dessa perspectiva que a pesquisa entende a experiência contemporânea da fotografia na arte como forma de pensamento sensível a partir do qual podemos reler criticamente os modos como nos relacionamos com as certas imagens na atualidade e os tipos de mediação que elas realizam. Nesse gênero de abordagem, por tanto, as imagens fotográficas não serão vistas como narrativas do mundo mas no mundo, ou seja, como construções que ao invés de explicar o mundo, o produzem e que, por se efetuarem a partir de certos regimes enunciativos e mediações, o fazem de um certo jeito e precisam por isso mesmo ser investigadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando do Nascimento Gonçalves - Coordenador / Debora Gauziski - Integrante / Grecia Falcão - Integrante / Ramon Bezerra - Integrante / Thais Patueli - Integrante / Bianca Antunes - Integrante / Paula Gorini Oliveira - Integrante / Marcio Chavez Blanco - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / FAPERJ - Bolsa.
      Membro: Fernando do Nascimento Goncalves.
    5. 2012-2015. Regimes de visibilidade: a construcao da visualidade da fotografia contemporanea
      Descrição: A pesquisa tem como tema os regimes de visibilidade que constroem as formas atuais da fotografia contemporânea no campo da arte. O cerne do projeto é a investigação da fotografia não precipuamente como processo criativo na arte e sim como modo de subjetivação inscrito na produção artística contemporânea. A fotografia contemporânea, embora não constitua exclusivamente uma categoria da arte, participa hoje mais do que nunca desses processos de organização através desse campo. Investigar a construção da visualidade contemporânea na fotografia a partir dele significará investigar como na arte se estabelecem para a fotografia suas condições de existência e como essas condições afetam nossa experiência sensível e de subjetivação. Esses processos de organização correspondem a regimes de visibilidade, que são modos de inscrição social da experiência estética e dos modos de existência. A pesquisa vai investigar as condições de individuação da fotografia contemporânea, particularmente no campo da arte, a partir dos traços de sua produção, legitimação e circulação no presente. Interessará investigar como esses processos são dados a ver especialmente nas formas como os artistas abordam as sociabilidades urbanas e o cotidiano das cidades ? a vida dos lugares, de seus personagens e objetos - mas também as relações da cidade com a economia, com a política, com o corpo, e como estes temas passam a ser alvo de sua observação, experimentação e descrição. Nesse sentido, a pesquisa discutirá questões como: as relações entre arte e fotografia; entre arte, experiência sensível e imagem técnica; aspectos históricos da fotografia moderna e contemporânea; construção da visualidade urbana e do cotidiano na fotografia; o papel do documental na arte contemporânea e na fotografia, a fotografia em sua passagem do analógico ao digital; a ?fatura? fotográfica como rede sociotécnica e ética e estética das práticas artísticas no âmbito da fotografia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando do Nascimento Gonçalves - Coordenador / Debora Gauziski - Integrante / Grecia Falcão - Integrante / Aline Alonso Martins - Integrante / Marcio Blanco - Integrante / Amanda Mendes - Integrante / Fabiola Lourenço - Integrante / Ramon Bezerra - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Fernando do Nascimento Goncalves.
    6. 2012-2014. Entre presentes: anacronismo e inatualidade na fotografia contemporanea
      Descrição: A pesquisa tem como objeto a construção das formas atuais de visualidade na fotografia, particularmente na arte. A pesquisa vai investigar as condições de individuação da fotografia ?contemporânea? a partir da noção de ?anacronismo? no campo da história da arte, a partir da qual a construção da visualidade da fotografia contemporânea será percebida pelos traços persistentes com imagens e questões de outros tempos históricos e que as inscreve num conjunto de tensões e relações de mediação que Bruno Latour chama de ?rede?. Com isso, pretende-se investigar a condição ?contemporânea? na fotografia atual e problematiza-la. Esse modo de abordagem apoia-se na noção de ?origem? em Walter Benjamin e em sua noção de tempo histórico saturado de temporalidades heterogêneas, e também na noção desenvolvida por Aby Warburg, que propõe pensar as ?cadeias de transporte de imagens?, linhas de transmissão de características visuais através dos tempos. Dessa forma, a pesquisa se interessará por investigar as condições de possibilidade da visualidade da fotografia contemporânea a partir das tramas e dos anacronismos que parecem participar da organização de seus modos de presença, produção e de circulação no presente. Finalmente, no âmbito da pesquisa, investigar a construção dessa visualidade implicará investigar como na arte se estabelecem para a fotografia suas condições de existência e como essas condições afetam nossa experiência sensível e de subjetivação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fernando do Nascimento Gonçalves - Coordenador / Ana Paula Santos - Integrante / Debora Gauziski - Integrante / Grecia Falcão - Integrante / Aline Alonso Martins - Integrante / Marcio Chavez Blanco - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando do Nascimento Goncalves.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (44)
    1. Colóquio Internacional Retiina - Imagem/Linguagem- Dentro/Fora.Poéticas decoloniais e a performatividades das imagens. 2021. (Simpósio).
    2. 29o Encontro da COMPÓS. MARCADORES DECOLONIAIS E ATRAVESSAMENTOS NA FOTOGRAFIA ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA NEGRA SUL-AFRICANA. 2020. (Congresso).
    3. I SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE FOTOGRAFIA DO RIO DE JANEIRO.RESSACA TROPICAL: TERRITÓRIO, UTOPIA E ARQUIVO EM JONATHAS DE ANDRADE. 2020. (Simpósio).
    4. Webinário sobre Arte e Comunicação.Arte e Comunicação como espaços de observação de fenômenos da cultura. 2020. (Encontro).
    5. IX Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. 11 x 14 ou a paisagem como cartografia em James Benning. 2019. (Congresso).
    6. VII Colloque Metropoles Sensibles.Ambiences, Images, Numérique. 2019. (Simpósio).
    7. 27o Encontro da Compós. Coordenação do GT Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual do XXVI Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2018. (Congresso).
    8. VIII Encontro Anual da Associação de Investigadores de Imagem em Movimento (AIM). O mar como paisagem poética e política nos ?documentários performativos? de Allan Sekula. 2018. (Congresso).
    9. XXII Socine - Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Narrativas constelacionais: o cinema desmontado de Allan Sekula. 2018. (Congresso).
    10. 26o Encontro da Compós. Coordenador interino de GT Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual. 2017. (Congresso).
    11. IV Jornada de Pesquisa e de Extensão em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão.Arte, ativismo e redes sociotécnicas: a construção do sujeito poético-politico. 2017. (Encontro).
    12. Modes of Being South. ?Fronteiras Imaginadas? e a paisagem como questão na fotografia contemporânea. 2017. (Congresso).
    13. Seminário 31 anos do Centro Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos/UFRJ.A paisagem como experiência de lugar na fotografia contemporânea. 2017. (Seminário).
    14. 25o Encontro da Compós. Vice-coordenador de do GT Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual. 2016. (Congresso).
    15. Seminario Internacional do Grupo de Pesquisa S/Murare Il Mediterraneo.Photography: from meaning to performance. 2016. (Seminário).
    16. Seminario Internacional do Grupo de Pesquisa S/Murare Il Mediterraneo.Territórios imaginados: documento, narrativa e invenção da paisagem na fotografia contemporânea. 2016. (Seminário).
    17. XXIV Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Da história da fotografia à fotografia como história: por uma genealogia da fotografia na arte contemporânea. 2015. (Congresso).
    18. XXIV Encontro Nacional dos Programas de Pos-Graduacao em Comunicação. Novos regimes de enunciação do visível na fotografia: o olhar olhado das coisas nas imagens de Jeff Wall. 2015. (Congresso).
    19. XXXVIII Intercom.Comunicação, Organizações e Cultura Digital - Lançamento de Livro. 2015. (Encontro).
    20. 23o Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. A fotografia de 4,3 milhões de dólares: notas sobre a construção da visibilidade da fotografia na arte contemporânea. 2014. (Congresso).
    21. II Encontro de Grupos de Pesquisa UERJ/UFRGS.A Fotografia na Arte como questão epistemológica. 2014. (Simpósio).
    22. IV Congresso Internacional do Nucleo de Estudos das Américas. Couchsurfing: sobre a construção de vínculos e confiança.. 2014. (Congresso).
    23. On the Image Conference. The (re)invention of the landscape in the photographs of Brazilian artist Claudia Jaguaribe. 2014. (Congresso).
    24. VI Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERJ.Tecnologia, Inovação e Pensamento em rede. 2014. (Simpósio).
    25. ArTecnologia.Conocimiento aumentado y accesibilidad. 2013. (Seminário).
    26. IAMCR - Communication International Conference. The construction of visuality of photography in contemporary art. 2013. (Congresso).
    27. II Seminário Internacional CAC.As imagens pensam: fotografia na arte como objeto estético e epistemológico. 2013. (Seminário).
    28. IV Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação - CONECO. Performance e Experiência Estética. 2013. (Congresso).
    29. VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL.A fotografia e o anacronismo nas imagens contemporâneas. 2013. (Seminário).
    30. CIANTEC - Congresso Internacional de Arte, Tecnologia e Comunicação. A última foto: vida e morte da fotografia em Rosângela Rennó. 2012. (Congresso).
    31. Poéticas da Alteridade.Poéticas da alteridade - Mesa: Engajamentos e redes. 2012. (Seminário).
    32. XXI Compós. As canções: fabulação e ética da invenção em Eduardo Coutinho. 2012. (Congresso).
    33. XXXV Intercom. Imagens em trânsito: notas sobre indicialidade e narrativa na fotografia contemporânea. 2012. (Congresso).
    34. XXXV Intercom. Debatedor da mesa Fotografia, Pensamento e Tecnologia do GP de Fotografia. 2012. (Congresso).
    35. XXXV Intercom. Paraísos Imprevisíveis: Trânsito e experiência urbana na obra Malas para Marcel de Maurício Dias e Walter Riedweg. 2012. (Congresso).
    36. IAMCR - International Communication Conference. Impure images of otherness in video art by Mauricio Dias and Walter Riedweg. 2011. (Congresso).
    37. II Seminário Internacional Cultura da Música.Videoclipe e Performance. 2011. (Seminário).
    38. Intercom Sudeste. Avaliação de trabalhos do Expocom. 2011. (Congresso).
    39. XX Compós. Revisitando o político e o poético nas ações artísticas urbanas. 2011. (Congresso).
    40. Communication International Congress - IAMCR 2010. Communication, sociability and activism in Brazilian art groups. 2010. (Congresso).
    41. Seminário Franco-Brasileiro do Centre d' Études sur l'Actuel et le Quotidien.L'art médiatique comme forme de médiation sociale dans l'oeuvre de Dias & Riedweg. 2010. (Encontro).
    42. Seminário Interno do Grupo de Pesquisa CIECC/UFRJ.Arte e cidade: dinâmicas estéticas e comunicativas nos espaços públicos. 2010. (Encontro).
    43. XIX Compós. Cuide de Você: comunicação e a estética relacional em Sophie Calle. 2010. (Congresso).
    44. XXXIII Congresso Brasileiro de Comunicação - Intercom. ARTE E CIDADE: MEDIAÇÃO E ESTÉTICA DO ENCONTRO NO ESPETÁCULO OTRO. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (20)
    1. CAMINADA, Lucía ; GONÇALVES, F. N.. International Conference Narratives and Politics of the Body. 2021. Congresso
    2. GONÇALVES, F. N.; MEIRINHO, D. ; SALES, Michelle. Webinar de Lançamento oficial da Revista Logos # 55 - Dossiê Decolonialidade e política das imagens. 2021. Outro
    3. GONÇALVES, F. N.; Sanmartin, Cintia. III Seminário Internacional Interlinhas. 2021. Outro
    4. GONÇALVES, F. N.; CAUNE, Jean. Ciclo de Palestras sobre Arte, Sociedade e Mediações Culturais. 2019. Outro
    5. GONÇALVES, F. N.; PIMENTEL, Leandro ; MEIRINHO, D. ; OLIVEIRA, P. G. ; SOARES, Maria Thereza ; SILVA, R. N. E. ; FREITAS, Vanessa ; BUGIARDA, Sindia ; PALEÓLOGO, Diego. Colóquio Política e Performatividade das Imagens. 2019. Outro
    6. GONÇALVES, F. N.; PIMENTEL, Leandro ; MEIRINHO, D. ; SOARES, Maria Thereza. Exposição Territórios e R/Existências. 2019. Exposição
    7. GONÇALVES, F. N.; BUSSEY, Marcus. Future Studies: dissensos, paradoxos e os desafios de pensar/agir no presente. 2019. Outro
    8. GONÇALVES, F. N.; NAME, Daniela. Ruidos para ver. 2016. Exposição
    9. FLAESCHEN, Hara ; ALVES, Guilherme ; GONÇALVES, F. N.. Mostra de Arte-Carpintaria dos Alunos da Faculdade de Comunicação Social. 2015. Festival
    10. REGIS, Fatima ; FRAGOSO, Suely ; GONÇALVES, F. N. ; GONÇALVES, Marcio. II Encontro de Grupos de Pesquisa UERJ-UFRGS. 2014. Outro
    11. MOREIRA, S. V. ; GONÇALVES, F. N. ; FREITAS, Ricardo. 11a Conferência Internacional de Economia e Gestão de Mídia. 2014. Congresso
    12. GONÇALVES, F. N.; BEZERRA, Ramon ; LOURENCO, F.. 36a Semana de Comunicação da Uerj. 2014. Outro
    13. BLANCO, Marcio ; GONÇALVES, F. N. ; Sanmartin, Cintia. Festival de Cinema Visões Periféricas. 2013. Festival
    14. NASSARO, Neder ; GONÇALVES, F. N.. Prelúdio 21 - Música do Presente + Projeção de Fotografias. 2013. Concerto
    15. MAIA, Joao de Araujo ; Sanmartin, Cintia ; GONÇALVES, F. N. ; FREITAS, Ricardo ; Helal, Carla ; BIANCHI Eduardo ; FREIRE, Libny. II Seminário Internacional CAC. 2013. Congresso
    16. ALDÉ, Alessandra ; ALBUQUERQUE, A. ; CHAGAS, Viktor ; ROXO, Marco Antonio ; GONÇALVES, F. N.. Congresso Brasileiro de Comunicação e Política - Compolítica. 2011. Congresso
    17. SOBREIRA, Henrique ; GONÇALVES, F. N. ; BARREIROS, Claudia Hernandez. I Seminário Revoluti. 2011. Outro
    18. Helal, Carla ; GONÇALVES, F. N. ; GONÇALVES, Márcio ; FREITAS, Ricardo ; MAIA, Joao ; REGIS, Fátima ; LOVISOLO, Hogo. Seminário CAC - Comunicação, Arte e Cidade 2010. 2010. Outro
    19. GONÇALVES, F. N.. Seminário Perspectivas Profissionais em Comunicação. 2007. (Outro).. . 0.
    20. GONÇALVES, F. N.. Lançamento de Livros dos Sócios da Intercom. 2005. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:39