Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Vera Lucia Trevisan de Souza

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi Coordenadora do Programa de 2010 a 2017. Possui graduação em Psicologia (1985), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro da International Society for Cultural-Historical Activity Research (ISCAR), desde 2019. Membro do GT de Psicologia Escolar/Educacional da ANPEPP. Atua na área da Psicologia Escolar-Educacional, com interesse no desenvolvimento humano e nos processos educativos, desenvolvendo pesquisas sobre os temas: relações professor-aluno-gestores-comunidade; inclusão escolar; formação docente; valores na escola; desenvolvimento da adolescência; desenvolvimento infantil; aspectos afetivos nas práticas pedagógicas; o papel da linguagem no desenvolvimento e aprendizagem e psicologia da arte. A psicologia Histórico-Cultural é o aporte teórico adotado para as análises realizadas pelo grupo de pesquisa que coordena: Processos de constituição do sujeito em práticas educativas. Tem experiência na área da educação, em que atua como assessora de redes públicas municipais e estaduais e é avaliadora adhoc do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6876954243774464 (26/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA. Avenida John Boyd Dunlop, s/no. - Laboratório de pós-graduação em Psicologia jardim Ipaussurama 13059-900 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 317 Telefone: (19) 37296892 Fax: (19) 37296891 URL da Homepage: http/www.puc-campinas edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. A potencia da pesquisa-intervencao mediada pela arte na transformacao da escola e da educacao: praticas colaborativas e coletivas em Psicologia
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar e analisar ações desenvolvidas na escola, em colaboração com seus diversos grupos, que se constituem como potentes na transformação de significações e práticas vivenciadas por estudantes e profissionais em relação à convivência, ao ensino-aprendizagem, às suas condições materiais de vida e às suas possibilidades de desenvolvimento. Assume-se, como aporte teórico-metodológico, os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, notadamente o modo como preconiza o papel do conhecimento formal na constituição do psiquismo humano e a imaginação como FPS e seu caráter revolucionário na promoção da transformação do desenvolvimento do pensamento por conceito e visualização de novos horizontes. Por adotar o método dialético como perspectiva de abordagem do fenômeno, os procedimentos da pesquisa envolvem a observação de diversos espaços da escola, ações interventivas mediadas pela arte com alunos, professores e gestores, aplicação de questionários, entrevista semiestruturada, e análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico e registros sobre os alunos. Espera-se, como resultado, compreender e explicitar o potencial da psicologia na promoção da superação de práticas individualistas e instauração de práticas colaborativas na escola, resultando na melhoria das condições de trabalho dos profissionais e de aprendizagem e ações dos estudantes. Pretende-se, ainda, oferecer novas ferramentas e processos a atuação de educadores e psicólogos na escola, de modo a melhorar os processos educativos e as condições de vida de educadores, alunos e comunidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Lucia Trevisan de Souza - Coordenador / aurea lucia magalhães cardoso de medeiros ferreira - Integrante / Guilherme Siqueira Arinelli - Integrante / Fernanda Pereira Medeiros - Integrante / Aline Cristina Ferreira - Integrante / Rômulo Lopes da Silva - Integrante / Lilian A. C. Dugnani - Integrante / Marcela Mac Knight - Integrante / Thiago Andrade - Integrante / Matheus Oliveira - Integrante / Marina Conceição Oliveira - Integrante / Beatriz Garcia Perondini - Integrante / Lucas Souza de Oliveira - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Trevisan de Souza.
    2. 2018-Atual. Contribuicoes da Psicologia Escolar critica a promocao do desenvolvimento de adolescentes
      Descrição: Este projeto visa complementar a pesquisa em curso atualmente, intitulada A Psicologia Escolar no enfrentamento da indiferença na escola: práticas interventivas mediadas pela arte. Proposto para ser realizado no biênio 2018/2019, vincula-se ao Grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas ? PROSPED ? do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia ? Profissão Ciência, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e insere-se na linha de pesquisa Intervenções Psicológicas e Processos de Desenvolvimento Humano. Trata-se do projeto-mãe do grupo de pesquisa, que abriga estudos de iniciação científica (4), mestrado (5) doutorado (3) e pós-doutorado, todos investigando contextos educativos da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, a qual tem sido o aporte teórico-metodológico às investigações do grupo. Atualmente, 3 projetos de IC, 4 de mestrado, 3 de doutorado e um de pós-doutorado desenvolvem pesquisa-intervenção1 em uma mesma escola, atendendo a duas turmas do final do Ensino Fundamental (70 alunos); dois primeiros anos noturnos (70 alunos); dois segundos anos diurno (70 alunos), quatro segundos anos noturno (140 alunos), ambos do ensino médio; quatro grupos de professores do Fundamental e Médio (40 docentes) e um grupo de gestores (2 diretores e 2 orientadores pedagógicos). São participantes da pesquisa: 350 alunos e 44 profissionais, de uma escola pública estadual do município de Campinas, com cerca 1300 alunos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Vera Lucia Trevisan de Souza - Coordenador / Lilian Aparecida Cruz Dugnani - Integrante / Guilherme Siqueira Arinelli - Integrante / Juliana Soares de Jesus - Integrante / Maura Assad Pimenta Neves - Integrante / Vânia Rodrigues Lima Ramos - Integrante / Elaine de Cássia Gonçalves dos Reis - Integrante / Tatiane Stephan Rocchetti Luz - Integrante / Aline Cristina Ferreira - Integrante / Bruna Kobaz Bettoni Moreira - Integrante / Beatriz Cristina de Oliveira - Integrante / Rômulo Lopes da Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Vera Lucia Trevisan de Souza.
    3. 2016-2017. A Psicologia Escolar no enfrentamento da indiferenca na escola: praticas interventivas mediadas pela arte
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o desinteresse que caracteriza a relação dos alunos do primeiro ano do ensino médio com a escola e suas atividades. Assume-se, como aporte teórico-metodológico, os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, notadamente o modo como preconiza o papel do conhecimento formal na constituição do psiquismo humano. Em pesquisa que acabamos de concluir, cujo objetivo foi investigar as práticas de linguagem na escola, observamos pouco investimento de educadores e alunos em instituir ou exercitar o diálogo como forma de comunicação e encaminhamento de conflitos, e a reflexão como modo de apropriação das situações vividas e sua consequente transformação. Os fatos observados nos conduziram a questionar: em que medida a ausência de investimento em práticas de linguagem estaria influenciando o desempenho dos alunos concernente à apropriação de conteúdos mais abstratos? Constatamos, por exemplo, certa apatia dos alunos a partir do 6º ano, em relação ao que é ensinado em sala de aula, além de modos de se relacionar que não levam em consideração as normas ou regras de funcionamento de espaços públicos ou coletivos. De modo concomitante, ao nos inserir na escola para a realização da pesquisa novas demandas nos foram apresentadas, agora concernentes ao alto índice de absenteísmo e evasão nos primeiros anos do ensino médio noturno. Nossa hipótese é que esse modo de se relacionar na escola, em que não se investe em diálogos genuínos de modo a enfrentar as dificuldades e os conflitos, criar espaço para o conhecimento do outro e de si, tem produzido certa alienação dos alunos e educadores, que passam a naturalizar as relações, sem investir em formas de superá-las. Essa característica tem produzido o esvaziamento de sentidos da escola enquanto fonte de produção do desenvolvimento dos alunos, o que estaria na base do desinteresse e indiferença observados. Assumindo o método dialético como perspectiva de abordagem do fenômeno, os procedimentos da pesquisa envolvem a observação de diversos espaços da escola, a entrevista semiestruturada, encontros de discussão e reflexão com grupos de educadores e alunos mobilizados por expressões artísticas, e análise de documentos e políticas públicas. Espera-se, como resultado, compreender e explicitar o potencial da psicologia na promoção da superação das condições de desinteresse e alienação dos alunos e profissionais do ensino médio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Vera Lucia Trevisan de Souza - Coordenador / Claudia Gomes - Integrante / Eveline tonelotto Barbosa - Integrante / Guilherme Siqueira Arinelli - Integrante / Juliana Soares de Jesus - Integrante / Maura Assad Pimenta Neves - Integrante / rafael da Nova Favarin - Integrante / Lilian A. C. Dugnani - Integrante / Elder Vitor Testi - Integrante / Vânia Rodrigues Lima Ramos - Integrante / Elora Travaini Grecco - Integrante / Luiza Gonzaga Lucarelli - Integrante / Leticia Gonzales Martins - Integrante / Aline Cristina Ferreira - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Trevisan de Souza.
    4. 2014-2015. O papel da linguagem na promocao do desenvolvimento: um estudo com alunos e educadores de escolas publicas da Educacao Basica
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o papel da linguagem na promoção do desenvolvimento de alunos e educadores. Assume-se, como aporte teórico-metodológico, os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, notadamente o modo como preconiza o papel da linguagem, com duas funções primordiais: uma voltada ao externo, à comunicação entre as pessoas, e outra, voltada ao interno, como mediadora dos processos de constituição das funções psicológicas superiores. Em pesquisa que acabamos de concluir, cujo objetivo foi investigar os afetos nas relações escolares e sua influência na aprendizagem e desenvolvimento, observamos pouco investimento de educadores e alunos em instituir ou exercitar o diálogo como forma de comunicação e encaminhamento de conflitos, e a reflexão como modo de apropriação das situações vividas e sua consequente transformação. Os fatos observados nos conduziram a questionar: em que medida a ausência de investimento em práticas de linguagem estaria influenciando o desempenho dos alunos concernente à apropriação de conteúdos mais abstratos? Constatamos, por exemplo, certa apatia dos alunos a partir do 6o ano, em relação ao que é ensinado em sala de aula, além de modos de se relacionar em que prevalecem gestos, expressões sintéticas com muitos significados, caracterizando uma comunicação quase cifrada, com difícil entendimento pelos professores. Essas características do modo de relacionar-se dos jovens costumam estar na base dos conflitos presentes na escola, o que justifica o investimento em estudos que investiguem a natureza da linguagem utilizada, suas origens e influência no ensino e aprendizagem na escola. Nossa hipótese é que o não investimento em práticas de linguagem pelos educadores decorre do desconhecimento sobre seu papel no desenvolvimento de funções psicológicas superiores e esse desinvestimento tem produzido, em conjunto com novas formas de linguagem difundidas e exercitadas nas redes sociais, novos modos de expressar dos jovens de um lado, e a impossibilidade de os educadores desenvolverem práticas efetivas voltadas a eles, de outro. Essas condições, para além dos conflitos que produzem, podem impedir os jovens de desenvolverem o pensamento por conceito, forma de pensar mais elaborada, necessária à aprendizagem de conhecimentos abstratos e condição para o desenvolvimento da consciência crítica. Do mesmo modo, torna o ensino oferecido na escola ineficaz e sem sentido para os alunos. Assumindo o método dialético como perspectiva de abordagem do fenômeno, os procedimentos da pesquisa envolvem a observação de diversos espaços da escola, a entrevista semiestruturada, encontros de discussão e reflexão com grupos de educadores e alunos mobilizados por expressões artísticas, e análise de documentos e políticas públicas. Espera-se, como resultado, compreender e explicitar o potencial da linguagem para o ensino e aprendizagem de educadores e alunos, seu papel no desenvolvimento do pensamento por conceitos e na tomada de consciência sobre as condições de existência pelos sujeitos. Espera-se, ainda, reunir elementos que permitam a proposição de ações que tomem a linguagem como central nos processos educativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Vera Lucia Trevisan de Souza - Coordenador / Lucia Maria Pissolatti - Integrante / Ana Paula Petroni - Integrante / Paula Costa de Andrada - Integrante / Lilian Aparecida Cruz Dugnani - Integrante / Eveline tonelotto Barbosa - Integrante / Magda Machado Ribeiro Venancio - Integrante / Jeferson Carlos Bordignon - Integrante / Juliana Soares de Jesus - Integrante / Larissa C. Coral - Integrante / Maura Assad Pimenta Neves - Integrante / Luana Maria de Oliveira - Integrante / Thais Silva Leite - Integrante / Marilia Luiza Galante Cavani - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Trevisan de Souza.
    5. 2012-2013. A DIMENSAO AFETIVA NAS INTERACOES DE PRATICAS EDUCATIVAS: O PAPEL DA LINGUAGEM NA PROMOCAO DO DESENVOLVIMENTO
      Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar os afetos que estão na base dos conflitos presentes nas relações escolares e seu papel no desenvolvimento da linguagem, por entender que conflitos constantes põem em risco o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos e professores, por produzirem contextos aversivos e improdutivos às práticas educativas. Consoante à perspectiva teórico-metodológica da psicologia histórico-cultural, assume-se opressuposto de que a educação escolar se constitui como uma das mais importantes instâncias depromoção do desenvolvimento humano. Visto que a escola se caracteriza como um espaço habitado por sujeitos singulares, a compreensão do que está na base das emoções e sentimentos negativos que parecem preponderantes no cotidiano escolar e de como esses afetos interferem na produção da linguagem e na promoção do desenvolvimento dos sujeitos deverá possibilitar a proposição de ações que viabilizem a construção de práticas pedagógicas mais efetivas. Nossa hipótese é que as condições materiais que caracterizam as experiências na escola conduzem a uma certa naturalização dos fenômenos vivenciados por seus atores. Contudo, se de um lado essa aparente naturalização e conformismo oferece um certo conforto aos profissionais e alunos, deoutro gera sofrimento e até mesmo o adoecimento, caso o sentimento de impotência e fracassoseja experimentado com muita freqüência no contexto escolar.Espera-se, como resultado, reunir elementos que permitam a proposição de ações que possibilitem a superação de conflitos pelo seu enfrentamento e compreensão no exercício do diálogo, rumo a uma maior conscientização dos sujeitos sobre seu papel e a consequente mudança de suas condutas em direção à construção de ambientes de convívio mais saudáveis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . Integrantes: Vera Lucia Trevisan de Souza - Coordenador / Lucia Maria Pissolatti - Integrante / Ana Paula Petroni - Integrante / Paula Costa de Andrada - Integrante / Lilian Aparecida Cruz Dugnani - Integrante / Ederson de Faria - Integrante / Eveline tonelotto Barbosa - Integrante / Magda Machado Ribeiro Venancio - Integrante / aurea lucia magalhães cardoso de medeiros ferreira - Integrante / Ana Flávia Silva Luz - Integrante / Karinna Pereira Gongora - Integrante / Guilherme Siqueira Arinelli - Integrante / Juliana Soares de Jesus - Integrante.
      Membro: Vera Lucia Trevisan de Souza.
    6. 2010-2011. O papel dos afetos no desenvolvimento humano: um estudo dos processos de ensino e aprendizagem em praticas educativas
      Descrição: Investigar os afetos que estão na base dos conflitos presentes nas relações escolares, que põem em risco o desenvolvimento e a aprendizagem de alunos e professores, visto produzirem contextos aversivos e improdutivos às práticas educativas. Assume a perspectiva teórico-metodológica da psicologia histórico-cultural, partindo da forma como Vigotski e Wallon concebem a afetividade na constituição do sujeito para apromimarmos-nos dos fenômenos que emergem nas relações escolares entre seus diversos atores, por meio de acompanhamento e observações de vários de seus contextos e cenários. Espera-se, como resultado, reunir elementos que permitam a proposição de ações que possibilitem a superação de conflitos pelo seu enfrentamento e compreensão, rumo a uma maior conscientização dos sujeitos sobre seu papel e a cosnequente mudança de condutas em direção à construção de ambientes de convívio mais saudáveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Vera Lucia Trevisan de Souza - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Vera Lucia Trevisan de Souza.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (65)
    1. II conferência Internacional: o enfoque Histórico-Cultural em questão.A Psicologia da arte na promoção do desenvolvimento humano: práticas interventivas na escola pública. 2018. (Seminário).
    2. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. Ensino Médio Público Diurno: sentidos e significados de adolescentes sobre suas vivências na escola. 2018. (Congresso).
    3. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. O lugar das emoções na formação continuada de professores: contribuições da psicologia escolar crítica. 2018. (Congresso).
    4. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. A psicologia escolar na promoção da reflexão sobre adoecimento docente: uma experiência com professores. 2018. (Congresso).
    5. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. O inferno é aqui: contribuições da Psicologia Escolar para significação da praxis docente. 2018. (Congresso).
    6. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. Análise do perfil socioeconômico de alunos do primeiro ano do ensino médio. 2018. (Congresso).
    7. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. Persistir ou desistir? os jogos vorazes no ensino médio público. 2018. (Congresso).
    8. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. Contribuições da Psicologia para a atuação em educação: Piaget, Vigotski e Wallon. 2018. (Congresso).
    9. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. Contribuições da psicologia à gestão escolar: reflexões sobre o papel norteador do Projeto Político Pedagógico. 2018. (Congresso).
    10. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. Arte e imaginação: contribuições da psicologia para a construção da coletividade em contextos educativos. 2018. (Congresso).
    11. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. A percepção de gestores e professores sobre as causas da evasão escolar no ensino médio. 2018. (Congresso).
    12. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. Imaginação e desenvolvimento humano. 2018. (Congresso).
    13. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. Psicólogos escolares e professores: dilemas e possibilidades de relação. 2018. (Congresso).
    14. V Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. Vou falar o que?A escola vivida e imaginada para adolescentes do ensino médio noturno. 2018. (Congresso).
    15. XLVIII Semana de Estudos em Psicologia.Constituição da identidade na adolescência. 2018. (Outra).
    16. 1º Seminário do grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários na na Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId).Psicologia escolar e arte: intersecções entre a psicologia e a educação. 2016. (Seminário).
    17. Curso 15 - Catalogo de cursos.Constituição do papel de orientador Pedagógico. 2016. (Outra).
    18. II Encontro Científico Prosped Parceiro da Escola.Desafios da Inclusão: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural.. 2016. (Encontro).
    19. III Colóquio de Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos.Psicologia da arte e atuação do psicólogo na escola.. 2016. (Outra).
    20. III Encontro Científico Prosped Parceiro da Escola. 2016. (Encontro).
    21. III Encontro Paulista da ABRAPEE.A orientação profissional como prática do psicólogo na escola: a arte promovendo escolhas. 2016. (Encontro).
    22. III Encontro Paulista da ABRAPEE.PSICOLOGIA DA ARTE E PSICÓLOGO ESCOLAR: PRÁTICAS PROMOTORAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2016. (Encontro).
    23. III Mostra de Pesquisas do Programa de Pós-graduação em Psicologia.Contribuições do Psicólogo Frente à Queixa escolar: uma Proposta de Intervenção com Coordenadores Pedagógicos na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. 2016. (Outra).
    24. III Mostra de Pesquisas do Programa de Pós-graduação em Psicologia.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. ?Nóis pixa vocês pinta, vamu ve quem tem mais tinta?: processos criativos promovendo a imaginação no Ensino Médio.. 2016. (Outra).
    25. III Mostra de Pesquisas do Programa de Pós-graduação em Psicologia.Pesquisas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Música e Psicologia na Escola: Promovendo o Desenvolvimento do Pensamento por Conceitos de Adolescentes. 2016. (Outra).
    26. III Mostra de Pesquisas do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia do Centro de Ciências da Vida.Psicologia Escolar e as práticas de gestão na escola: um estudo sobre os processos de mudança mediados pela arte. 2016. (Outra).
    27. Seminário do Loed ?Avaliação da Escola Pública sob o viés da Qualidade Social?.Fala e a escuta nas pesquisas científicas: uma análise das produções da psicologia e educação. 2016. (Seminário).
    28. Seminário do Loed ?Avaliação da Escola Pública sob o viés da Qualidade Social?.Processos Criativos e o Desenvolvimento do Psiquismo Humano. 2016. (Seminário).
    29. Seminário do Loed ?Avaliação da Escola Pública sob o viés da Qualidade Social?.Música e Psicologia na escola: promovendo o desenvolvimento do pensamento por conceitos de adolescentes. 2016. (Seminário).
    30. VIII Colóquio de Psicologia Escolar.A arte como possibilidade de intervenção do psicólogo escolar na promoção do desenvolvimento de alunos em classe de recuperação. 2016. (Outra).
    31. XIII Encontro da Regional São Paulo - Abrapso.A queixa escolar sob o prisma do coordenador pedagógico: revendo práticas autoritárias em uma experiência com o psicólogo escolar. 2016. (Encontro).
    32. XIII Encontro Regional Abrapso.A orientação profissional na escola pública: uma possibilidade de intervenção a partir da Psicologia Histórico-Cultural. 2016. (Encontro).
    33. XIII Encontro Regional Abrapso.Orientação profissional e arte: uma proposta de intervenção na escola. 2016. (Encontro).
    34. XXI Encontro de Iniciação Científica.A RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E MEMÓRIA NA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO. 2016. (Encontro).
    35. XXI Encontro de Iniciação Científica.A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES SOBRE A INFLUÊNCIA DA MEMÓRIA E DA ATENÇÃO NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2016. (Encontro).
    36. XXI Encontro de Iniciação Científica.A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ESCOLARIZADO PARA O FUTURO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DO ALUNO: UM MAL NECESSÁRIO?. 2016. (Encontro).
    37. XXI Encontro de Iniciação Científica.PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR ÀS SUAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS. 2016. (Encontro).
    38. XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - 37th Annual Conference of the International School Psychology Association. vários. 2015. (Congresso).
    39. ANPEPP - Encontro Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia.GT de Psicologia Escolar/Educacional. 2014. (Encontro).
    40. III Colóquio de Psicologia Escolar.Psicologia Escolar e Arte. 2014. (Outra).
    41. IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. vários. 2014. (Congresso).
    42. : XI CONPE - Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Compromisso Ético-Político com a Educação.. A dança circular como materialidade promotora do desenvolvimento da consciência de professores. 2013. 2013. (Congresso).
    43. : XI CONPE - Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Compromisso Ético-Político com a Educação.. Os afetos e a arte como mediadores do trabalho do psicólogo escolar: aportes da Psicologia Histórico-Cultural.. 2013. (Congresso).
    44. Encontro de Especialistas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.O coordenador Pedagógico e a Formação de Professores: intenções, tensões e contradições. 2013. (Encontro).
    45. I Encontro do Curso de Especialização em Coordenação pedagógica.O papel da coordenação pedagógica no contexto atual. 2013. (Encontro).
    46. III congresso internacional de convivência escolar. A Potencialidade de Intervenções Psicológicas na Escola como Facilitadoras do trabalho docente. 2013. (Congresso).
    47. IV Congresso Internacional de Psicologia FIUC. Contribuições em mesas de trabalho. 2013. (Congresso).
    48. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. O USO DA ARTE COMO FERRAMENTA DA E NA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR.. 2013. (Congresso).
    49. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. O LUGAR DOS AFETOS NAS RELAÇÕES ESCOLARES: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM EM PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2013. (Congresso).
    50. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia.. A ARTE COMO APORTE ÀS PESQUISAS E INTERVENÇÕES DO PSICÓLOGO EM INSTITUIÇÕES. 2013. (Congresso).
    51. 16º Encontro Nacional da Abrapso.Psicólogo escolar e equipe gestora: trilhando caminhos de parceria. 2011. (Encontro).
    52. Primer Encuentro Binacional de Investigadores Brasil Colombia. 2011. (Encontro).
    53. VI Congreso Internacional de Psicología y Educación - III Congreso Nacional de Psicología de la Educación, 2011, Valladolid. Educación, Aprendizaje y Desarrollo en una sociedad multicultural.. Afetividade na escola: as demandas à psicologia educaciona. 2011. (Congresso).
    54. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. O desenvolvimento da consciência em espaços educativos: olhares possíveis da psicologia. 2011. (Congresso).
    55. XLI Semana de Estudos de Psicologia.Ado a Ado Cada Um no seu Quadrado? Rompendo os Muros da Universidade. 2011. (Outra).
    56. XXXIII Congresso Interamericano de Psicologia. A arte como materialidade mediadora na promoção da consciência. 2011. (Congresso).
    57. XXXIII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA CIP 2011. Movimentos identitários e a formação de professores. 2011. (Congresso).
    58. Congresso Internacional de Psicologia - Estoril Vigotsky Conference. Reflecting on the teaching autonomy of the perspective of psychology. 2010. (Congresso).
    59. III congresso brasileiro de Psicologia: ciência e profissão. Percepção de professores sobre seu papel na inclusão. 2010. (Congresso).
    60. III Congresso Brasileiro de Psicologia: ciência e profissão. Imagens da docência. 2010. (Congresso).
    61. III congresso brasileiro de psicologia ciência e profissão. A ELABORAÇÃO ATRAVÉS DA CRIAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A IMAGINAÇÃO. 2010. (Congresso).
    62. III Congresso Nacional de Psicologia Ciência e Profissão. AFETOS NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÃO SOBRE SEU PAPEL NA FORMAÇÃO. 2010. (Congresso).
    63. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. PSICOLOGIA E INCLUSÃO ESCOLAR: desvelando relações de subjetivação de professores. 2010. (Congresso).
    64. IV encontro de Iniciação científica da PUC de Campinas.Sessão de Comunicação oral. 2010. (Encontro).
    65. X Jornada de Educação Especial.Inclusão em Instituições privadas de ensino: discussões necessárias. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. Souza, V.L.T.. V Congresso Brasileiro de Psicologia Ciência e Profissão. 2018. (Congresso).. . 0.
    2. Souza, V.L.T.. I Mostra de Trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Campinas. 2014. (Outro).. . 0.
    3. Souza, V.L.T.. Membro da Comissão Científica. 2013. (Congresso).. . 0.
    4. Souza, V.L.T.. Membro da comissão científica do I seminário internacional de psicologia crítica: relacionando histórico, o pessoal e o político nos processos de desenvolvimento humano e social. 2013. (Outro).. . 0.
    5. Souza, V.L.T.. Parecerista na avaliação de trabalhos do XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. 2013. (Congresso).. . 0.
    6. Souza, V.L.T.. Vice-presidente da comissão científica do XI Congresso nacional de psicologia escolar e educacional. 2013. (Congresso).. . 0.
    7. Souza, V.L.T.. Avaliadora dos trabalhos apresentados na XVIII Encontro de Iniciação Científica. 2013. (Outro).. . 0.
    8. Souza, V.L.T.. membro da comissão de avaliação da 65ª Reunião anual SBPC. 2013. (Outro).. . 0.
    9. Souza, V.L.T.. 35ªReunião Científica do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia do Centro de Ciências da Vida. 2012. (Outro).. . 0.
    10. Souza, V.L.T.; GUZZO, R. S. L.. 35ªReunião Científica do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia do Centro de Ciências da Vida. 2012. Outro
    11. Souza, V.L.T.. XVIII Congresso Latino-Americano FLAPAG e X Simposio CEFAS. 2009. (Congresso).. . 0.
    12. Souza, V.L.T.. 26a. Reunião Científica do Programa de Pós-graduação em psicologia. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:45