Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Andre Luiz Monezi Andrade

Psicólogo, docente permanente dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e LIMIAR (Linguagens, Mídia e Arte) da PUC-Campinas. Pós-Doutorado pela PUC-Campinas (2018) e UNIFESP (2017). Atua principalmente na área de processos de avaliação, prevenção e intervenção Psicológica, com enfoque nos transtornos do impulso (uso problemático de drogas e mídias digitais). Também possui interesse no desenvolvimento de medidas psicométricas que avaliem estes construtos. Possui projetos de cooperação científica nacional com pesquisadores de várias universidades. No âmbito internacional, é membro colaborador do Substance Abuse Department of WHO (WHO eHealth Project on Alcohol and Health Investigators Group) em parceria com pesquisadores da Suíça, Índia, México e Bielorússia. É membro do Grupo de Trabalho Drogas e Sociedade da ANPEPP (GT 17); Sócio fundador da REEDUCA-AD (Rede Brasileira de Ciência e Educação sobre álcool e Drogas - portal é www.reeduca-ad.org); Editor Associado (2020-2024) da revista ESTUDOS DE PSICOLOGIA (Campinas) e membro do corpo Editorial da revista Frontiers in Digital Health. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3452462942187599 (27/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida (CCV). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC - Campus II) Jardim Ipaussurama 13060904 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 33437000 URL da Homepage: https://www.puc-campinas.edu.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (20)
    1. 2020-Atual. Portal Rede Brasileira de Ciencia e Educacao sobre alcool e Drogas (REEDUCA-AD)
      Descrição: A criação da REEDUCA-AD tem por objetivo: - conectar pesquisadores, educadores e demais profissionais que atuam (ou tenham interesse) na temática relativa a prevenção do uso de drogas no ambiente educacional, e cujos trabalhos possam de alguma forma contribuir para a educação; - organizar e agregar materiais e estudos relacionados a temática em questão; - estabelecer uma ponte entre o trabalho realizado pelos membros da REEDUCA-AD e a sociedade em geral, especialmente os atores educacionais (gestores, educadores, professores), mediante uma forte presença de comunicação e divulgação na mídia; A REEDUCA-AD é formada por pesquisadores associados identificados no mapeamento de pesquisadores previamente realizado, conectado ao projeto "Mapeamento de pesquisadores precursores da área de prevenção de drogas em contextos educacionais no Brasil", e tambem por membros amigos da Rede que em geral são educadores e afins.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / RICHARD ALECSANDER REICHERT - Integrante / Denise De Micheli - Coordenador / Julia Ferreira Bernardo - Integrante.
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    2. 2020-Atual. Evidencias de validade do Responses to Stress Questionnaire (RSQ) especifico para a COVID-19
      Descrição: CAAE: 30754320.7.0000.5500. A COVID-19, doença considerada como pandemia pela Organização Mundial da saúde pode ser considerada um estressor e a avaliação do estresse nesse cenário, tanto para a população em geral quanto para profissionais da saúde, se faz necessária, até para embasar intervenções psicológicas. Porém, é necessário que haja um instrumento de avaliação psicológica, específico para esse contexto. Assim, o objetivo do presente estudo é verificar as qualidades psicométricas de dois instrumentos ? o ?Response to Stress Questionnaire? (RSQ) voltado a população em geral no contexto da Covid-19 e o RSQ específico para profissionais da saúde no contexto da Covid-19. Para isso serão estruturados esses dois instrumentos, com estressores específico, embasados no já existente RSQ. O autor do instrumento original já autorizou a adaptação dos estressores para o contexto da COVID-19. O questionário será disponibilizado de forma online, via Google Forms, e espera-se atingir um número de 500 participantes (250 para cada instrumento). A análise de dados contará com a participação de juízes para a validação linguística, considerando que o instrumento existirá nas versões português e inglês, podendo assim ser usado no mundo todo. Além disso, serão aferidas as evidências de validade de conteúdo, consistência interna do instrumento via Teoria Clássica dos Testes, Análise Paralela, Teoria de Resposta ao Item e Análise de Redes, para garantir a maior validade e fidedignidade dos instrumentos. Espera-se com isso que os instrumentos possam ser finalizados a tempo de as pessoas utilizarem como método de avaliação psicológica e, com isso, embasar intervenções psicológicas... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / Alessandra Brunoro Motta Loss - Integrante / SÔNIA REGINA FIORIM ENUMO - Integrante / WAGNER DE LARA MACHADO - Integrante / ANDRESSA BECKER DA SILVA - Coordenador / Jodi Dee Hunt Ferreira do Amaral - Integrante.
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    3. 2020-Atual. Fatores de risco e protecao associados a dependencia quimica e digital entre adolescentes Brasileiros
      Descrição: Diversos estudos têm identificado uma associação entre o uso abusivo de substâncias e o aumento do tempo de uso de internet ou de mídias digitais, especialmente entre os adolescentes. Pesquisas utilizando técnicas de neuroimagem também mostraram que estas duas formas de dependência podem ativar as mesmas circuitarias neurais. Por outro lado, poucos estudos foram realizados avaliando os fatores de risco em comum nesta população, além das principais comorbidades encontradas em adolescentes dependentes químicos ou digitais. Até o presente momento, nenhum trabalho foi publicado avaliando a associação entre o uso de drogas e de mídias digitais em adolescentes brasileiros. Considerando que o Brasil é o terceiro país em que a população permanece mais tempo diário conectada na internet, e o segundo no tempo de conexão entre estudantes fora do ambiente escolar, esta proposta se justifica. Objetivos: Avaliar os principais fatores de risco associados à dependência química e digital em adolescentes. Método: Participarão deste estudo pelo menos 230 adolescentes que preencherão os seguintes instrumentos: Internet Addiction Test, Drug Use Screening Inventory e a Smartphone Addiction Scale. Os dados serão analisados a partir de estatística inferencial e modelos de regressão logística prevendo o desfecho para o uso de substância, a partir do instrumento DUSI. Resultados esperados: Em acordo com a literatura internacional, espera-se que exista uma associação entre o a dependência de drogas e de internet, especialmente dentre aqueles que fazem uso de álcool e tabaco.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Coordenador / Denise De Micheli - Integrante / Adriana Scatena - Integrante / Sônia Regina Fiorim Enumo - Integrante / Gabriella Di Girolamo Martins - Integrante / Verônica Vidotto Caricati - Integrante / Beatriz Cortese Barbugli - Integrante / Rosana Fanucci Silva Ramos - Integrante / Suzanna Araújo Preuhs - Integrante / Vitor Siqueira Silva - Integrante / Felipe Anselmo Pereira - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Outra. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    4. 2019-Atual. Titulo: Avaliacao das propriedades psicometricas dos instrumentos Psychologist and Counsellor Self-Efficacy Scale (PCES) e Counselor Activity Self-Efficacy Scale (CASES) para psicologos Brasileiros.
      Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo validar e identificar as propriedades psicométricas de instrumentos que possam ser utilizados por profissionais de psicologia. Também pretende-se avaliar o desempenho destes profissionais m atividades realizadas de maneira remota devido a pandemia COVID-19.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Coordenador / Rosana Fanucci Silva Ramos - Integrante / Suzanna Araújo Preuhs - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    5. 2018-2020. Avaliacao dos efeitos da dependencia de smartphones na qualidade de vida.
      Descrição: Este projeto é uma continuidade do plano de trabalho de pesquisa anterior e tem por objetivo aprofundar o estudo relacionado com os transtornos do impulso, especialmente quanto ao uso abusivo e a dependência de mídias digitais tanto em adolescentes quanto em adultos. Dentro deste projeto, está a proposta de traduzir, adaptar e validar uma Escala de Dependência de Smartphone em adolescentes e adultos. Também pretende-se avaliar a prevalência de dependência de Smartphone seus possíveis impactos na qualidade de vida da amostra estudada. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Coordenador / Adriana Scatena - Integrante / Gabriella Di Girolamo Martins - Integrante / Isabeli Kaori Kirihara - Integrante / SÔNIA REGINA FIORIM ENUMO - Integrante / Verônica Vidotto Caricati - Integrante.
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    6. 2018-2020. Coping e desenvolvimento da crianca e do adolescente: Estudos em contextos de saude
      Descrição: Os estudos têm desenvolvido instrumentos e propostas de intervenção no coping, além de sua avaliação em contexto de saúde e escolar. Pretende-se continuar essa linha de pesquisa, propondo estudos de intervenção no coping da hospitalização de crianças e adolescentes com doenças crônicas, também com adaptação e elaboração de escalas, incluindo uma nova variável, o risco psicossocial fa-miliar e estudos interdisciplinares na área da Odontopediatria. Serão realizados estudos sobre: a) avaliação e intervenção no coping de crianças e adolescentes com doenças e dor crônicas (dois estudos); b) influências de fatores de risco psicossociais no processo de enfrentamento de problemas de saúde (três estudos); c) análise do envolvimento parental na promoção de comportamentos saudáveis em filhos na idade pré-escolar (um estudo). Objetivos: descrever e analisar, segundo a Teoria Motivacional do Coping, os processos de coping em diferentes contextos de saúde física, estressantes para crianças e adolescentes e seus cuidadores, em suas relações com fatores de risco psicossocial familiar. Mais especificamente, pretende-se analisar as características de um programa de intervenção no coping da hospitalização em crianças e adolescentes com doenças crônicas; descrever e analisar o enfrentamento do medo de trata-mento odontológico em crianças e adolescentes; descrever e analisar o envolvimento paterno e seu enfrentamento das demandas de cuidados com a saúde do filho; analisar os comportamentos, emoções e orientações motivacionais apresentados por bailarinos durante a aplicação de um programa de intervenção psicológica na dor. Método: Serão participantes 214 crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos, sendo 40 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 6 e 14 anos, hospitalizadas e seus responsáveis; 60, com idade entre 9 e 14 anos, em atendimento odontológico; 100 com idade entre 6-11 anos com diagnóstico de sobrepeso ou obesidade; todos recrutados de acordo com os critérios de cada estudo; 14 bailarinos, com idade entre 14-17 anos. Também serão participantes 80 pais (figura masculina) de pré-escolares (4-6 anos). Cada estudo foi/será submetido ao Comitê de Ética da PUC-Campinas. Serão aplicados instrumentos para avaliação do estresse-coping: Responses to Stress Questionnaire; Escala de Coping da Hospitalização, elaborada no projeto anterior; Escala de Coping da Hospitalização, Adoecimento e Tratamento, especialmente elaborada; adaptações da Moti-vational Theory of Coping-12 Scale. Um delineamento quase-experimental será feito com o Programa de Promoção do Coping da Hospitalização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (7) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / Sônia Regina Fiorim Enumo - Coordenador / Andressa Melina Becker da Silva - Integrante / Kely Maria Pereira de Paula - Integrante / Alessandra Brunoro Motta Loss - Integrante / Wagner de Lara Machado - Integrante / Nathália Ferreira Siqueira - Integrante. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    7. 2018-Atual. Eu Cresci, e Agora? Educacao e Saude - Vigilancia na Adolescencia
      Descrição: Este é um projeto longitudinal, que possui por objetivo desenvolver um sistema de informação de base populacional destinado à avaliação, vigilância, promoção em saúde em estudantes da rede municipal de um município do Estado de São Paulo. A amostra é constituída por adolescentes de ambos os sexos com a idade entre 09 e 19 anos de idade matriculados em instituições escolares municipais, do ensino fundamental I, II e ensino médio. Estão sendo realizadas diversos tipos de avaliações: nutricionais através de medidas antropométricas, de composição corporal, pressão arterial, desenvolvimento puberal, avaliação de funções cognitivas, aspectos comportamentais e emocionais, utilização de substâncias psicotrópicas e consumo de álcool. Além disso, os professores da rede municipal também estão sendo capacitados para aplicação de alguns protocolos e instrumentos e também a atuarem na prevenção como um processo contínuo em todas as disciplinas. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (nº: 2.089.526) e PUC Campinas a partir de um subprojeto (nº 2.383.838).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / Maria Sylvia de Souza Vitalle - Coordenador / Eliana Pereira Vellozo - Integrante / Maria Aparecida Zanetti Passos - Integrante / Teresa Helena Schoen - Integrante / Dalva Alves Silva - Integrante / Sheila Rejane Niskier - Integrante / Marco Antônio Kulik - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    8. 2017-2019. Envolvimento paterno na promocao de comportamentos saudaveis de pre-escolares.
      Descrição: São poucos os estudos no país que avaliam o envolvimento paterno, de modo que a maioria deles fornecem modelos conceituais que auxiliam na compreensão das relações e influências do desenvolvimento paterno na promoção destes comportamentos. Este projeto tem por objetivo analisar o tipo de envolvimento paterno na promoção de comportamentos saudáveis de crianças com idade entre quatro e seis anos. Além disso, também pretende-se promover conscientização dos pais em relação à importância deles para a prevenção da saúde dos filhos e identificar variáveis de risco e proteção no envolvimento paterno nos cuidados com o filho em idade pré-escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / Sônia Regina Fiorim Enumo - Coordenador / Ataliba Bortotto Junior - Integrante.
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    9. 2017-2018. Avaliacao da dependencia digital e seus impactos na qualidade de vida
      Descrição: O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do uso da internet e de smartphones em diferentes aspectos da qualidade de vida tanto em adultos quanto em adolescentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Coordenador / Sônia Regina Fiorim Enumo - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    10. 2016-2020. Avaliacao multidimensional da qualidade de vida, autoimagem corporal e comportamentos de risco de adolescentes brasileiros
      Descrição: A adolescência, de modo geral é vivida como um período em que coexistem grandes transformações, nas quais o universo infantil se amplia para além do contexto familiar, envolvendo todo o contexto social. Ao mesmo tempo em que se evidencia o contexto em que a grande maioria dos adolescentes brasileiros vive se faz necessário conhecer detalhadamente o que é ser adolescente nesta realidade e quais fatores interferem e influem nas suas tomadas de decisão. Este projeto propõe a investigação e algumas reflexões teóricas sobre os diversos aspectos e contextos relacionados ao constructo da qualidade de vida, autoimagem corporal e dos comportamentos de risco à saúde e bem-estar de adolescentes brasileiros. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / Denise De Micheli - Coordenador / Bruno Oliveira Pinheiro - Integrante / Adriana Scatena - Integrante.
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    11. 2016-2018. Prevencao da ansiedade e promocao de habilidades socioemocionais em criancas pre-escolares
      Descrição: Este estudo tem por objetivo avaliar a efetividade do protocolo FUN FRIENDS como um protocolo de intervenção voltada à prevenção universal, com vistas a redução de sintomas de ansiedade e construção de habilidades socioemocionais em um grupo de crianças de 4 a 7 anos de uma escola municipal estadual infantil (EMEI) da cidade de São Paulo. Além disso, se objetivou avaliar quais comportamentos (positivos e negativos) e competências se beneficiam com a intervenção do protocolo Fun Friends, assim como, se essas se possíveis mudanças nos sintomas psicológicos e nas competências socioemocionais são mantidas ao longo do tempo. Participarão do estudo crianças com idade entre 4 e 7 anos de ambos sexos recrutadas de duas salas de aula de uma escola municipal de ensino infantil (EMEI) da cidade de São Paulo. O estudo contará com um Grupo Experimental e um Grupo Controle. A intervenção será realizada com o Método FRIENDS, um protocolo de intervenção em saúde mental com material estruturado, baseado em evidências científicas, em técnicas da terapia cognitivo-comportamental (TCC) e nos pressupostos e técnicas da psicologia positiva, cujo foco de atuação se centra em desenvolver as habilidades e potencialidades do indivíduo e não apenas tratar seus sintomas ou transtornos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / Denise De Micheli - Coordenador / Lina Maria Herrera Nunez Rivero - Integrante.
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    12. 2016-2018. Prevencao da ansiedade e promocao de habilidades socioemocionais em criancas pre-escolares
      Descrição: Este projeto teve por objetivo avaliar a efetividade do protocolo de intervenção chamado FunFRIENDS voltado à prevenção universal, com vistas a redução de sintomas de ansiedade e construção de habilidades socioemocionais em um grupo de crianças de 4 a 7 anos. Além disso, se objetivou avaliar quais comportamentos (positivos e negativos) e competências foram fortalecidos com esta intervenção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / DE MICHELI, DENISE - Coordenador / Bruno Oliveira Pinheiro - Integrante / Lina Maria Herrera Nunez Rivero - Integrante.
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    13. 2016-2017. Avaliacao de site de prevencao do uso de risco de alcool e outras drogas
      Descrição: Convênio de Cooperação Cientifica Nacional realizado entre a Universidade Federal de São Paulo e a SENAD (Aditivo do Termo de Cooperação 06/2012 publicado no D.O.U em 26/06/2016, pg 87, Seção 3). O presente projeto teve por objetivo desenvolver um site dirigido a jovens usuários de álcool ou maconha, em que foram divulgadas informações sobre estas substâncias e oferecida uma intervenção virtual para redução do seu uso. Além disso, pretendeu-se avaliar a aceitabilidade e usabilidade do site, assim como as atitudes e padrão de consumo dos adolescentes. Na segunda frase do projeto, também se avaliou a efetividade da intervenção comparando os participantes com um grupo de lista de espera, que após a conclusão do estudo também tiveram terá acesso à intervenção virtual. Projeto aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP: (nº2.017.346; CAAE: 65563317.8.0000.5505).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / MARIA LUCIA OLIVEIRA SOUZA-FORMIGONI - Coordenador / Fabrício Landi de Moraes - Integrante. Financiador(es): Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas - Cooperação.
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    14. 2016-Atual. Intervencoes inovadoras frente a problemas relacionados ao consumo do alcool no Brasil: busca de novas abordagens para uma antiga questao de saude publica
      Descrição: Os problemas relacionados ao consumo do álcool se destacam como prioridades em saúde pública. Trata-se de uma antiga questão que, apesar dos avanços científicos, ainda envolve inúmeros desafios, como os riscos entre jovens, a dificuldade de detecção precoce da dependência, o estigma, as recaídas e a articulação da rede de cuidado multiprofissional. Nas últimas décadas, houve grande avanço tecnológico, novosmodelos de educação ganharam proeminência, assim como a promoção de saúde e bem-estar,redução de danos e abordagens familiares e comunitárias. Alinhado a perspectivas atuais, este projeto temático tem por Objetivo desenvolver, adaptar e avaliar intervenções inovadoras, voltadas para alguns dos mais desafiadores problemas relacionados ao consumo do álcool, a partir da experiência e articulação entre pesquisadores nacionais e internacionais com sólida trajetória técnica e científica de diferentes áreas do conhecimento. As abordagens a serem estudadas foram selecionadas a partir de evidências científicas internacionais e pressupostos teóricos valorizados na nossa cultura. Métodos: As intervenções serão desenvolvidas ou adaptadas por técnicas qualitativas de coleta e análise de dados. As avaliações de efetividade serão realizadas por ensaios clínicos ou comunitários, randomizados e controlados, com análise estatística inferencial. Também estão previstas reuniões técnicas e científicas, para discussão dos resultados e potenciais aplicações práticas. Como resultado do projeto, é esperada a ampliação da gama de intervenções avaliadas para a nossa realidade, bem como o fortalecimento da rede de pesquisa e formação na área. (AU) Projeto Temático FAPESP (nº 15/19472-5).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (13) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / Maria Lúcia Oliveira Souza-Formigoni - Integrante / Ana Regina Noto - Coordenador / Vânia D'Almeida - Integrante / Emérita Sátiro Opaleye - Integrante / BEDENDO, ANDRÉ - Integrante / Telmo Mota Ronzani - Integrante / José Carlos Fernandes Galduróz - Integrante / EROY APARECIDA DA SILVA - Integrante / Cleusa Pinheiro Ferri - Integrante / Deborah Suchecki - Integrante / Patricia Brunfentrinker Hochgraf - Integrante / Marcelo Marcos Piva Demarzo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    15. 2015-2017. As diferentes representacoes sociais do uso de alcool e outras drogas entre adolescentes
      Descrição: A formação de uma representação social implica numa ação individual e coletiva, em que os indivíduos se apropriam de determinado pensamento e suas representações são consolidadas, passando a reger suas interpretações de mundo, de si mesmo e influenciando seu comportamento. Este estudo teve por objetivo compreender as representações sociais de adolescentes sobre o uso de álcool e outras drogas, identificando possíveis variáveis que pudessem influenciar a construção destas representações. Também buscamos identificar estas representações por meio da técnica de evocação de palavras e análises prototípicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / Denise De Micheli - Coordenador / Luciane Maya Yamauchi - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    16. 2015-2017. Avaliacao de fatores associados a depressao pos-parto em mulheres em situacao de vulnerabilidade social
      Descrição: A depressão pós-parto (DPP) é um fenômeno de significante prevalência nos dias atuais. O uso de drogas e sua relação com este transtorno ainda não é totalmente conhecido, ainda mais em se tratando de puérperas em situação de vulnerabilidade social. Este projeto tem por objetivo avaliar possíveis associações entre a DPP e o uso de substâncias em mulheres residentes em um alojamento provisório de uma Maternidade pública da Cidade de São Paulo. Além disso, pretende-se avaliar possíveis diferenças socioeconômicas entre mulheres com DPP em relação àquelas que não apresentavam o transtorno. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Anhembi Morumbi (CAEE: 18748013.2.0000.5492, Número: 432.804).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Coordenador / LEILA REGINA DA SILVA TEIXEIRA - Integrante / AMARAL, RICARDO ABRANTES DO - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    17. 2014-2017. Adolescencia: Vulnerabilidades, Protagonismos e Desafios
      Descrição: Trata-se de um projeto que visa abordar a adolescência de forma ampla e intersetorial, contemplando diferentes esferas da vida do adolescente, a saber: relacionamento familiar e social, saúde, desempenho acadêmico e comportamentos de riscos. Este projeto será trabalhado de diversas formas: a) através da organização de eventos científicos com vistas a promover um espaço de discussão, fornecimento de conhecimento e troca de experiências entre pesquisadores e profissionais que atuam com adolescentes; d) através do desenvolvimento de projetos que busquem identificar as condições e circunstâncias de vulnerabilidade na adolescência, com vistas a minimiza-las e/ou reverte-las através de estratégias, planos e/ou ações redutoras de vulnerabilidades, entre elas o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e resiliência na infância e adolescência. Vários eixos serão trabalhados: Eixo 1: Vulnerabilidades na adolescência: a diferença entre SER vulnerável e ESTAR vulnerável.Neste eixo serão trabalhados: a) Homicídios e Suicídios b) Violências (física, verbal e sexual), Agressividade c) Baixa escolaridade e exclusão d) Buylling (presencial, virtual, emocional) e) Sexualidade precoce, gravidez, DSTs f) Pancadões, HPs, Bailes Funks e Tráfico de drogas g) Gangues e tribos h) Autoestima, depressão, Automutilações i) uso de drogas Eixo 2: O Desafio do espelho Neste eixo serão trabalhados: a) Hábitos posturais, cosmeatria, e padrões de beleza b) uso de anabolizantes, atividade física, autoimagem corporal c) Transtornos alimentares: bulimia, drunkorexia, anorexia, ortorexia, síndrome de adônis d) A influência da mídia no desenvolvimento dos transtornos alimentares Eixo 3: Tecnologias na adolescência: vida real ou virtual? Neste eixo serão trabalhados: a) Tecnologias educacionais b) Redes sociais versus redes reais c) Impacto da tecnologia na vida social, familiar e emocional do adolescente d) Drogas, Sexting e Cyberstalking: novas modalidades de assédio e perseguição pela net Eixo 4: Desenvolvendo a resiliência. Neste eixo serão trabalhados: a) O desenvolvimento de resiliência, autoestima, habilidades socioemocionais e de enfrentamento; Eixo 5: Inovações em Educação através das neurociências Neste eixo serão trabalhados: a) Estudos sobre aprendizado Baseado em Problemas e Aprendizado baseado em equipes b) O cérebro musical: a musica como coadjuvante na educação c) Incorporando novos desafios das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem d) A criatividade no processo de ensino aprendizagem: aprendendo a pensar em soluções. Eixo 6. Preparando professores Neste eixo serão trabalhados: a) Escolas e educadores no desenvolvimento de competências socioemocionais dos adolescentes;.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / Denise De Micheli - Coordenador / Eroy Aparecida da Silva - Integrante / Bruno Oliveira Pinheiro - Integrante / Maria Angélica Alves da Silva - Integrante / JÚLIA FERNANDES BERNANDO - Integrante / Adriana Scatena - Integrante / Luciane Maya Yamauchi - Integrante. Financiador(es): Centro de Integração Empresa Escola de SP - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    18. 2013-2015. A percepcao da liberdade no lazer e sua relacao com o uso de drogas por adolescentes
      Descrição: Alguns estudos sugerem que a percepção na liberdade do lazer esteja relacionada com o uso de substâncias, especialmente em adolescentes. Este estudo teve dois objetivos: 1) Avaliar por meio de uma revisão sistemática se a experiência do lazer (como atitude) de adolescentes e jovens pode estar relacionada com o uso de substâncias psicotrópicas. 2) Avaliar percepção de liberdade no lazer no efeito do uso de drogas em usuários e não usuários adolescentes. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (CAAE:12227013.8.0000.5505, Número: 226.618).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / Denise De Micheli - Coordenador / Diego Eugênio Roquette Godoy Almeida - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    19. 2013-2015. Avaliacao da implementacao de praticas preventivas ao uso de substancias psicoativas num contexto socioeducativo
      Descrição: De acordo com um levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça, 26% dos atos infracionais por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas estavam relacionados com o tráfico de drogas. Além disso, a maior parte destes adolescentes estavam portando substâncias ilícitas no momento do crime, tanto para a venda quanto para consumo próprio. Neste projeto, buscamos implementar e avaliar o uso da intervenção Breve e de práticas de detecção e prevenção para profissionais que trabalhavam em Centros de Atendimentos Socioeducativos de Internação Provisória da FCASA. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (CAAE: 32787714.3.0000.5505, Número: 719.837).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / Denise De Micheli - Coordenador / Maria Angélica Alves da Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.
    20. 2011-2015. Avaliacao de praticas esportivas e consumo de substancias entre adolescentes
      Descrição: O estudo sobre os efeitos de práticas esportivas enquanto fator de risco ou proteção para o uso de drogas ainda são inconsistentes e particularmente escassos na população brasileira. Neste projeto, avaliamos o efeito da autoimagem corporal com os níveis de atividade física e o uso de drogas em adolescentes. Também realizamos uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, avaliando diferentes variáveis (tipo de esporte, frequência, gênero, etc) e sua relação com o uso de substâncias em adolescentes.Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (Projeto 1; Número do parecer 0348/08; Projeto 2: CAAE: 21956613.6.0000.5505, Número: 534.640).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Monezi Andrade - Integrante / Ana Regina Noto - Integrante / André Bedendo de Souza - Integrante / Denise De Micheli - Coordenador / Bruno Oliveira Pinheiro - Integrante. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Andre Luiz Monezi Andrade.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. Prêmio de Mérito Científico na área de Psicologia Humanas pelo Plano de Trabalho de Mestrado, II Postgraduate Meeting.. 2020.
      Membro: André Luiz Monezi Andrade.
    2. Prêmio de Mérito Científico na área de Ciências Humanas pelo Plano de Trabalho de Iniciação Científica, XXIV Encontro de Iniciação Científica e IX Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico.. 2019.
      Membro: André Luiz Monezi Andrade.
    3. Melhor artigo com mérito acadêmico: Talking About Obesity: Child, Adolescent and Family Guidebook, 4th International Symposium on Adolescence(s): Vulnerabilities, Protagonisms and Challenges.. 2018.
      Membro: André Luiz Monezi Andrade.
    4. Menção Honrosa ao trabalho "Envolvimento Paterno na Promoção de Comportamentos Saudáveis de Pré-Escolares", 1º Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUC-Campinas.. 2018.
      Membro: André Luiz Monezi Andrade.
    5. Best Poster Presentation: Perceived motivation as a moderator of the effectiveness of a web-based brief intervention among college drinkers: a four-arm pragmatic controlled trial, INEBRIA: International Network on Brief Interventions for Alcohol and Other Drugs.. 2018.
      Membro: André Luiz Monezi Andrade.
    6. RSA Junior Investigator Award for the 2017 RSA Scientific Meeting, National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA).. 2017.
      Membro: André Luiz Monezi Andrade.
    7. RSA Junior Investigator Award for the 2016 RSA Scientific Meeting, National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA).. 2016.
      Membro: André Luiz Monezi Andrade.
    8. RSA Student Merit Award for the 2015 RSA Scientific Meeting, National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA).. 2015.
      Membro: André Luiz Monezi Andrade.
    9. Menção Honrosa ao trabalho: Práticas preventivas ao uso de substâncias psicoativas num contexto socioeducativo: desafios à realização da intervenção breve., 1° Simpósio Nacional sobre Adolescência: Vulnerabilidades, Protagonismos e Desafios.. 2015.
      Membro: André Luiz Monezi Andrade.
    10. Menção Honrosa ao trabalho: Relação entre diferentes níveis de atividade física e qualidade de vida no consumo de substâncias psicotrópicas entre adolescentes, 1° Simpósio Nacional sobre Adolescência: Vulnerabilidades, Protagonismos e Desafios,.. 2015.
      Membro: André Luiz Monezi Andrade.
    11. RSA Student Merit Award for the 2014 RSA Scientific Meeting, National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA).. 2014.
      Membro: André Luiz Monezi Andrade.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (39)
    1. CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE SAÚDE PÚBLICA. 2021. (Congresso).
    2. II Postgraduate Meeting. 2020. (Simpósio).
    3. IV Redes Digitais e Culturas Ativistas. 2020. (Congresso).
    4. XXV Encontro de Iniciação Científica e X Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico. 2020. (Encontro).
    5. 4º Simpósio ? Crianças e Adolescentes na Internet. 2019. (Simpósio).
    6. I Postgraduate Meeting. 2019. (Encontro).
    7. XXIV Encontro de Iniciação Científica e IX Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico. 2019. (Encontro).
    8. 4th International Symposium on Adolescence(s): Vulnerabilities, Protagonisms and Challenges. 2018. (Simpósio).
    9. V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. 2018. (Congresso).
    10. XXIII Encontro de Iniciação Científica e VIII Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico. 2018. (Encontro).
    11. 3th International Symposium on Adolescence(s): Vulnerabilities, Protagonisms and Challenges. 2017. (Simpósio).
    12. 39th Annual RSA Scientific Meeting. 2016. (Congresso).
    13. II Simpósio Nacional Sobre Adolescência: Vulnerabilidades, Protagonismos e Desafiosfios.. 2016. (Simpósio).
    14. ISBRA ESBRA World Congress on Alcohol an Alcoholism. 2016. (Congresso).
    15. SUPERA 10 anos Experiências e Perspectivas na Formação EaD em Álcool e outras Drogasgas. 2016. (Simpósio).
    16. VI Simpósio de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas.Inovações virtuais no tratamento de usuários de álcool e drogas. 2016. (Simpósio).
    17. 38th Annual RSA Scientific Meeting. 2015. (Congresso).
    18. II Simpósio de Atenção Multidisciplinar à Saúde do Adolescente.Consequências psicosociais do uso e abuso de drogas na adolescência. 2015. (Simpósio).
    19. I Simpósio Nacional Sobre Adolescência: Vulnerabilidades, Protagonismos e Desafiosfios. 2015. (Simpósio).
    20. Jornada sobre epigenética e uso problemático de drogas: do que estamos falando.Influências genéticas no uso e abuso de drogas. 2015. (Outra).
    21. XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2015. (Congresso).
    22. 11 th INEBRIA Conference. 2014. (Congresso).
    23. 37th Annual RSA Scientific Meeting. 2014. (Congresso).
    24. IV Simpósio de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas. 2014. (Simpósio).
    25. Simpósio Sobre os Critérios Diagnósticos do DSM-V. 2014. (Simpósio).
    26. III Simpósio de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas. 2013. (Simpósio).
    27. IV Encontro da Escola de Ciências da Saúde. 2013. (Encontro).
    28. VI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde. 2013. (Congresso).
    29. 20° Encontro de Clínicas Escola do Estado de São Paulo. 2012. (Encontro).
    30. 2011 Lasbra Meeting.Intra accumbens administration of a 5-HT2C receptor antagonist blocks the expression of ethanol-induced behavioral sensitization in mice.. 2011. (Simpósio).
    31. 41th Annual Meeting of Neuroscience. 2011. (Congresso).
    32. I Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde. 2011. (Seminário).
    33. I Simpósio de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas. 2011. (Simpósio).
    34. IV Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e o VIII Encontro Juizforano de Psicologia. 2011. (Congresso).
    35. 40th Annual Meeting of Neuroscience. .. 2010. (Congresso).
    36. III Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e VII Encontro Juizforano de Psicologia.. 2010. (Congresso).
    37. Simpósio Internacional: Por uma Agência da Cannabis Medicinal?. 2010. (Simpósio).
    38. V Simpósio "Retrospectiva e Perspectivas da Fisiologia"..Cursos de Extensão Voltados a alunos de graduação.. 2010. (Simpósio).
    39. XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. .. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. De Micheli, D. ; SILVA, E. A. ; Andrade, ALM ; TIEPPO, C. A.. Coordenação Geral do : IV International Symposium on Adolescence(s): Vulnerabilities, Protagonisms and Challenges. 2018. Congresso
    2. Andrade, ALM; De Micheli, D. ; SILVA, E. A. ; TIEPPO, C. A.. Coordenação Geral do : III International Simposium: Adolescence(s): Vulnerabilities, Protagonisms and Challenges. 2017. Congresso
    3. ANDRADE, A. L. M; EISENSTEIN, E. ; FIGUEREDO, L. Z. P. ; VITALLE, M. S. S. ; RONZANI, T. M. ; RIVERO, T. S.. Membro da Comissão Científica do 2° Simpósio Nacional sobre Adolescência: Vulnerabilidades, Protagonismos e Desafios. 2016. Congresso
    4. NOTO, A. R. ; ANDRADE, A. L. M ; OPALEYE, E. S. ; GALDUROZ, J. C. F. ; SODELLI, M.. Membro da Comissão Científica do 1° Simpósio Nacional sobre Adolescência: Vulnerabilidades, Protagonismos e Desafios. 2015. Congresso
    5. ANDRADE, A. L. M; SONCINI, F. ; RAMOS, A. C.. Coordenador Geral do X Curso de Verão em Psicobiologia. 2010. Outro
    6. ANDRADE, A. L. M. Membro da Comissão Científica: III Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes. 2010. (Congresso).. . 0.
    7. ANDRADE, A. L. M. Membro da Comissão Oganizadora: IX Curso de Verão em Psicobiologia. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • André Luiz Monezi Andrade ⇔ Wanderlei Abadio de Oliveira (7.0)
      1. DE OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO ; ANDRADE, A. L. M ; SOUZA, V. L. T. ; De MICHELI, D. ; FONSECA, L. M. M. ; ANDRADE, L. S. ; SILVA, M. A. I. ; SANTOS, M. A.. COVID-19 pandemic implications for education and reflections for school psychology. REVISTA DE PSICOLOGIA : TEORIA E PRÁTICA (ONLINE). v. 23, p. 01-26, issn: 1980-6906, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ANDRADE, ANDRÉ LUIZ MONEZI ; SCATENA, ADRIANA ; DE OLIVEIRA PINHEIRO, BRUNO ; De Oliveira, Wanderlei Abadio ; LOPES, FERNANDA MACHADO ; DE MICHELI, DENISE. Psychometric Properties of the Smartphone Addiction Inventory (SPAI-BR) in Brazilian Adolescents. International Journal of Mental Health and Addiction. v. 19, p. 1-16, issn: 1557-1874, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO DE ; SILVA, JORGE LUIZ DA ; ANDRADE, ANDRÉ LUIZ MONEZI ; MICHELI, DENISE DE ; CARLOS, Diene Monique ; Silva, Marta Angélica Iossi. A saúde do adolescente em tempos da COVID-19: scoping review. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. v. 36, p. e00150020, issn: 1678-4464, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. OLIVEIRA, W. A.; MAGRIN, J. C. ; ANDRADE, A. L. M. ; MICHELI, D. ; CARLOS, D. ; FERNANDEZ, J. E. R. ; SILVA, M. A. I. ; SANTOS, M. A.. Violência por parceiro íntimo em tempos da COVID-19: scoping review. PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS. v. 21, p. 606-623, issn: 1645-0086, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. LUIZ MONEZI ANDRADE, ANDRÉ; Scatena, Adriana ; DI GIROLAMO MARTINS, GABRIELLA ; DE OLIVEIRA PINHEIRO, BRUNO ; BECKER DA SILVA, ANDRESSA ; CRISTINA ENES, CARLA ; ABADIO DE OLIVEIRA, WANDERLEI ; KIM, DAI-JIN. Validation of Smartphone Addiction Scale - Short Version (SAS-SV) in Brazilian adolescents. ADDICTIVE BEHAVIORS. v. 110, p. 106540, issn: 0306-4603, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. DE OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO ; SILVA, J. L. ; ANDRADE, A. L. M. ; De MICHELI, D. ; FERNANDEZ, J. E. R. ; ZANON, L. L. D. ; SILVA, M. A. I. ; SANTOS, M. A.. Adolescence in times of pandemic: Integrating consensus into a concept map. ESTUDOS DE PSICOLOGIA (NATAL. ONLINE). v. 25, p. 133-143, issn: 1413-294X, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. ANDRADE, A. L. M; Scatena, Adriana ; PINHEIRO, BRUNO ; ABADIO DE OLIVEIRA, WANDERLEI ; LOPES, F. M. ; MICHELI, D.. Smartphone Addiction Inventory (SPAI). 2020.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • André Luiz Monezi Andrade ⇔ Wagner de Lara Machado (4.0)
      1. ANDRADE, ANDRÉ LUIZ MONEZI; Scatena, Adriana ; BEDENDO, ANDRÉ ; ENUMO, SONIA REGINA FIORIM ; DELLAZZANA'ZANON, LETÍCIA LOVATO ; PREBIANCHI, HELENA BAZANELLI ; LARA MACHADO, WAGNER ; MICHELI, DENISE. Findings on the relationship between Internet addiction and psychological symptoms in Brazilian adults. International Journal of Psychology. v. xx, p. 941-950, issn: 1464-066X, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. VICTORIO, V. M. G. ; ANDRADE, A. L. M ; SILVA, A. M. B. ; MACHADO, W. L. ; ENUMO, SÔNIA REGINA FIORIM. ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1: ESTRESSE, COPING E ADESÃO AO TRATAMENTO. Revista Saúde e Pesquisa. v. 12, p. 63, issn: 2176-9206, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. GOMES, MARIA CAMILA BUARRAJ ; ANDRADE, ANDRÉ LUIZ MONEZI ; Machado, Wagner de Lara ; ENUMO, SÔNIA REGINA FIORIM. OVERWEIGHT IN CHILDREN AND ADOLESCENTS: CLINICAL VARIABLES, MOTIVATIONAL AND FAMILY PSYCHOSOCIAL RISK. Revista Saúde e Pesquisa. v. 12, p. 409-418, issn: 1983-1870, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CUNHA, KAINARA DA SILVA ; ENUMO, SÔNIA REGINA FIORIM ; Machado, Wagner de Lara ; ANDRADE, ANDRÉ LUIZ MONEZI. Risco psicossocial familiar, coping do tratamento da obesidade infantil e controle parental da alimentação. PSICOLOGIA EM PESQUISA (UFJF). v. 12, p. 1-11, issn: 1982-1247, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • André Luiz Monezi Andrade ⇔ Marta Angelica Iossi Silva (3.0)
      1. DE OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO ; ANDRADE, A. L. M ; SOUZA, V. L. T. ; De MICHELI, D. ; FONSECA, L. M. M. ; ANDRADE, L. S. ; SILVA, M. A. I. ; SANTOS, M. A.. COVID-19 pandemic implications for education and reflections for school psychology. REVISTA DE PSICOLOGIA : TEORIA E PRÁTICA (ONLINE). v. 23, p. 01-26, issn: 1980-6906, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO DE ; SILVA, JORGE LUIZ DA ; ANDRADE, ANDRÉ LUIZ MONEZI ; MICHELI, DENISE DE ; CARLOS, Diene Monique ; Silva, Marta Angélica Iossi. A saúde do adolescente em tempos da COVID-19: scoping review. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA. v. 36, p. e00150020, issn: 1678-4464, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. OLIVEIRA, W. A.; MAGRIN, J. C. ; ANDRADE, A. L. M. ; MICHELI, D. ; CARLOS, D. ; FERNANDEZ, J. E. R. ; SILVA, M. A. I. ; SANTOS, M. A.. Violência por parceiro íntimo em tempos da COVID-19: scoping review. PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS. v. 21, p. 606-623, issn: 1645-0086, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • André Luiz Monezi Andrade ⇔ Nelson Filice de Barros (3.0)
      1. PEDRO, MOTTA ; RICARDO, MONEZI ; ANDRÉ, ANDRADE ; NELSON, FILICE DE BARROS. The National Policy of Integrative and Complementary Practices in Public Brazilian System. European Journal of Integrative Medicine. v. 4, p. 144-144, issn: 1876-3820, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PEDRO, MOTTA ; RICARDO, MONEZI ; ANDRÉ, ANDRADE ; NELSON, FILICE DE BARROS. The introduction of Reiki technique in the Brazilian Public Health System. European Journal of Integrative Medicine. v. 4, p. 145-145, issn: 1876-3820, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PEDRO, MOTTA ; RICARDO, MONEZI ; ANDRÉ, ANDRADE ; NELSON, FILICE DE BARROS. The application of techniques of Reiki, Therapeutic Touch and Healing Touch in cancer: a systematic review.. European Journal of Integrative Medicine. v. 4, p. 132-132, issn: 1876-3820, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • André Luiz Monezi Andrade ⇔ Elisa Harumi Kozasa (1.0)
      1. DE FÁTIMA ROSAS MARCHIORI, MÁRCIA ; Kozasa, Elisa Harumi ; MIRANDA, ROBERTO DISCHINGER ; MONEZI ANDRADE, ANDRÉ LUIZ ; PERROTTI, TATIANA CACCESE ; Leite, José Roberto. Decrease in blood pressure and improved psychological aspects through meditation training in hypertensive older adults: A randomized control study. Geriatrics and Gerontology International. v. 15, p. 1158-1164, issn: 1444-1586, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • André Luiz Monezi Andrade ⇔ Vera Lucia Trevisan de Souza (1.0)
      1. DE OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO ; ANDRADE, A. L. M ; SOUZA, V. L. T. ; De MICHELI, D. ; FONSECA, L. M. M. ; ANDRADE, L. S. ; SILVA, M. A. I. ; SANTOS, M. A.. COVID-19 pandemic implications for education and reflections for school psychology. REVISTA DE PSICOLOGIA : TEORIA E PRÁTICA (ONLINE). v. 23, p. 01-26, issn: 1980-6906, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:28