Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Rogerio Christofoletti

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador do CNPq. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (2020-2022). Jornalista, mestre em Linguística e doutor em Ciências da Comunicação. Estágio pós-doutoral na Universidad de Sevilla (Espanha, 2018-2019). Escreveu e organizou 14 livros e tem mais de 120 capítulos de livros e artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Já desenvolveu projetos financiados por UNESCO, UOL, CNPq, EBC, ANDI e Fapesc. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (2002-2004) e coordenou a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi, 2005-2009). Foi membro do Conselho Científico da SBPJor (2009-2011), editor da revista Estudos em Jornalismo e Mídia (2009-2015), coordenador de pesquisa do Departamento de Jornalismo (2016-2018), e coordenador do PPGJOR/UFSC (2012-2014). Em 2009, criou o Observatório da Ética Jornalística (objETHOS), onde é um dos seus líderes. Em 2010, venceu o Prêmio Luiz Beltrão/Intercom na categoria Liderança Emergente. Foi membro do Conselho de Especialistas do projeto Media Ownership Monitor (Repórteres Sem Fronteiras/Intervozes, 2017) e presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (2017-2020). Faz parte do Conselho de Ética da Lupa. É pesquisador do Instituto Universitario de Investigación para el Desarollo Social Sostenible (INDESS) da Universidad de Cádiz, Espanha. Consultor ad-hoc da Fapesp, Fapesc e CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/2764537115351567 (11/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Jornalismo. Caixa Postal 5103 Trindade 88040970 - Florianópolis, SC - Brasil Telefone: (48) 37216610 URL da Homepage: https://www.christofoletti.com
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2020-Atual. Violencia contra jornalistas brasileiros em tempos de crise sanitaria e politica: um estudo dos perfis de Jair Bolsonaro no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube
      Descrição: Ao considerar a escalada da crise sanitária e política no Brasil durante o primeiro semestre de 2020, intensamente agravada com a pandemia da COVID-19, o projeto ?tenciona compreender os padrões no conteúdo e a narrativa liderada por Jair Bolsonaro nas plataformas sociais. Para isso, a pesquisa reúne uma metodologia híbrida ao combinar Análise de Conteúdo (BARDIN, 1999; RUBIN; BABBIE, 2016) e Métodos Digitais (ROGERS, 2013; OMENA, 2019). As instâncias de análise compreendem, resumidamente: (1) o conteúdo publicado nos perfis de cunho oficial do presidente brasileiro em quatro plataformas sociais, e (2) a análise de métricas e ?gramáticas6? disponíveis em cada mídia social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rogério Christofoletti - Integrante / Janara Nicoletti - Integrante / Raquel Ritter Longhi - Coordenador / Ana Marta Moreira Flores - Integrante.
      Membro: Rogerio Christofoletti.
    2. 2020-Atual. Rede Nacional de Combate a Desinformacao (RNDC)
      Descrição: O empreendimento reúne pesquisadores, movimentos sociais, agências de checagem de fatos e observatórios que produzem conteúdos de informação geral, materiais de orientação pública, diagnósticos sobre desinformação, fact-checking e debunking. A rede conta com uma plataforma que reúne esses conteúdos e organiza as mais de 30 iniciativas espalhadas pelo Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rogério Christofoletti - Integrante / Marcio da Silva Granez - Integrante / Maria Helena Weber - Integrante / Denise Becker - Integrante / Ana Regina Rego - Coordenador / Edgard Rebouças - Integrante.
      Membro: Rogerio Christofoletti.
    3. 2020-Atual. Communication and Democracy: Media Accountability, Public Service Media, Internet Access and the Right to Information in Germany and Brazil
      Descrição: No campo da comunicação, não apenas entre o Brasil e a Alemanha, mas também na Europa e na América Latina, a expansão da tecnologia digital trouxe um enorme desafio à mídia: a busca por um modelo de qualidade de produção, distribuição e acesso à informação. Se, de um lado, o acesso à internet pode estimular a responsabilização da mídia e dos jornalistas, obstáculos continuam a existir nas agendas compartilhadas de pesquisa. Os estudos da área apontam para um alto nível de concentração da propriedade da mídia, tentativas de governos de interferir no conteúdo divulgado pelas mídias e pouca responsabilidade de empresas e governos. Um risco à liberdade de expressão em países como o Brasil é o nível de paralelismo político entre interesses compartilhados entre proprietários de mídia e grupos políticos. A Europa também não está livre de sua parcela de dificuldades na comunicação e na democracia: a liberdade de expressão de refugiados e migrantes e as realizações do sistema de comunicação pública são temas prementes. A expertise trazida por três importantes universidades públicas brasileiras (Unesp, UnB e UFSC), combinada com a experiência e o investimento em pesquisa da Technische Universität Dortmund (Alemanha), pode ser tomada aqui como uma fonte única e rica de conhecimentos capaz de evitar as armadilhas e superar as deficiências que vêm dificultando a busca de formas de lidar com problemas comuns entre os dois países, como o déficit de credibilidade da mídia, a falta de confiança na democracia, a falta de financiamento dos sistemas públicos de radiodifusão e o papel da mídia no fortalecimento da vida cívica e no enfrentamento do déficit de responsabilização pública de governos democráticos. Nosso projeto oferece um esforço abrangente para lidar com esses aspectos complexos, compreendendo três dimensões de pesquisa teórica e empírica: responsabilização da mídia e serviço público de radiodifusão; acesso à internet e neutralidade da rede; e direito à informação e transparência. Financiamento: Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para Cooperação Internacional Brasil-Alemanha ? Probral, Edital 14/2019. Processos: 88887.371422/2019-00 e 88881.371423/ 2019-01. Vigência: 01/01/2020 - 31/12/2023.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Rogério Christofoletti - Integrante / Danilo Rothberg - Coordenador / Rita de Cássia Paulino - Integrante / Fernando Oliveira Paulino - Integrante / Jacques Mick - Integrante / Liziane Guazina - Integrante / Carlo Napolitano - Integrante / Susanne Fengler - Integrante / Caroline Kraus Luvizotto - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Rogerio Christofoletti.
    4. 2020-Atual. Los observatorios de medios como meta verificadores de la credibilidad de las noticias
      Descrição: Projeto de pesquisa com a Universidad Autónoma de Bucaramanga (Colômbia), com o objetivo de fazer comparativo entre sistemas de fact-checking no Brasil e na Colômbia, visando discutir esforços para o combate à desinformação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rogério Christofoletti - Coordenador / Juliana de Amorim Rosas - Integrante / Samuel Pantoja Lima - Integrante.
      Membro: Rogerio Christofoletti.
    5. 2019-Atual. Transparencia no jornalismo: valor etico, compromisso publico e desafio pratico para profissionais e a industria
      Descrição: Há um clamor generalizado por mais transparência de atos e movimentos na vida social. As sociedades contemporâneas exigem governos mais abertos e transparentes, esperam que organizações e corporações sejam menos opacas, e até incentivam que pessoas se comportem da mesma forma. Transparência tem sido entendida como uma medida de honestidade, de finalidade pública e de qualidade, mas a transparência está longe de ser a solução de todos os problemas humanos. Apesar disso, o jornalismo se contagia pelo discurso da transparência, e seus alvos favoritos de cobrança são políticos e empresários. Ao mesmo tempo, empresas noticiosas e jornalistas protegem-se e se mostram contrários a políticas de maior abertura de seus comportamentos, interesses e finalidades. Esta pesquisa investiga a transparência como valor ético no jornalismo e como peça privilegiada no contrato social com as audiências. Para tanto, vamos observar como esse objeto se apresenta nos cânones da profissão (em manuais de redação, códigos deontológicos e guias de conduta), nas políticas das organizações de notícia (em documentos internos para relacionamento com stakeholders, e outras referências de gestão), e nas próprias percepções e ações de jornalistas e executivos do setor. Combinando revisões bibliográfica e documental, entrevistas em profundidade e surveys online, esta pesquisa objetiva responder como as redações lidam e se relacionam com a ideia de transparência, quando o jornalismo cumpre a promessa de ser transparente com seu público, se existem protocolos de transparência distintos entre jornalistas e suas organizações, e com que níveis razoáveis de expectativas podemos considerar a transparência no jornalismo. Os resultados devem permitir uma compreensão mais ampla e aprofundada do tema, e oferecer contribuições para políticas de transparência a serem implementadas por profissionais e organizações que perseguem elevados níveis de qualidade jornalística.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rogério Christofoletti - Coordenador / Dairan Paul - Integrante / Denise Becker - Integrante / Juliana Naime Ferrari - Integrante / Bianca Anacleto Francisco - Integrante / Kalianny Bezerra de Medeiros - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 3
      Membro: Rogerio Christofoletti.
    6. 2019-Atual. Autorregulacao no espaco lusofono
      Descrição: Investigação empreendida pela Rede Lusófona pela Qualidade da Informação (RLQI) para fazer diagnósticos diagnósticos dos nove países da comunidade em língua portuguesa sobre sistemas de autorregulação da mídia e do jornalismo: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor, Macau e São Tomé e Príncipe.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rogério Christofoletti - Integrante / Josenildo Luiz Guerra - Integrante / Carlos Camponez - Coordenador / Samuel Pantoja Lima - Integrante.
      Membro: Rogerio Christofoletti.
    7. 2016-2020. Governanca Social, Producao e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo
      Descrição: Este projeto propôs-se a conceber a governança social para um novo modelo de jornalismo, baseado em mecanismos de relacionamento direto entre jornalistas e públicos interessados em financiar e/ou participar da realização continuada de jornalismo de qualidade em Santa Catarina, sem a mediação de empresas ou do Estado. A proposta consistiu na mobilização social de: a) leitores dispostos a apoiar a concepção de um novo tipo de jornalismo e contribuir para o financiamento de informação de qualidade; e b) jornalistas organizados em estruturas cooperativas ou sem fins lucrativos. Parte-se da premissa de que o modelo de jornalismo como negócio privado exibe sinais de esgotamento diante das profundas transformações que marcam o ofício hoje. Essas mudanças estruturais são decorrência da adoção de novas tecnologias de informação e comunicação, da erosão da credibilidade das mídias tradicionais, da precarização do trabalho jornalístico com visível deterioração da qualidade da informação, da insuficiência dos modelos de negócio historicamente consolidados na indústria jornalística, entre outros fatores. O jornalismo, contudo, não perdeu sua relevância social ? ao contrário: o público se ressente da ausência de informação de qualidade, condição para o aprofundamento da democracia e a realização do Estado de direito. Por essa razão, o projeto pretende mobilizar os recursos técnicos de informação e comunicação disponíveis para promover tanto a aproximação de jornalistas e leitores, quanto o diálogo e o entendimento entre os dois grupos sociais em Santa Catarina, reunidos por uma motivação comum: conceber um modelo de governança social para um jornalismo de novo tipo. A pesquisa associa diversas técnicas de investigação: levantamentos bibliográfico e documental, ações de aproximação de públicos e produtores de informação, condução de debates orientados em reuniões públicas, mobilização para discussões amplas em plataforma eletrônica especialmente dedicada, entrevistas em profundidade, estudos de linguagem, de organização social e de estrutura econômica de experiências jornalísticas relevantes e inovadoras, entre outras. Liderado por agentes do subcampo acadêmico, o projeto integrou pesquisa, extensão e intervenção social, revelando-se uma iniciativa de pesquisa-ação. Além de resultados teóricos, este projeto propôs a operacionalização de um jornalismo desatrelado da noção de mercadoria, radicalmente independente, voltado ao interesse público e à democracia ? e disponível, gratuitamente, a todos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) . Integrantes: Rogério Christofoletti - Coordenador / Angelo Ribeiro - Integrante / Janara Nicoletti - Integrante / LIMA, S. P. - Integrante / Jacques Mick - Integrante / Leonel Camasão - Integrante / Luísa Tavares - Integrante / Mariana Rosa Silva - Integrante / Marilia Crispi de Moraes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 27
      Membro: Rogerio Christofoletti.
    8. 2016-2019. Privacidade e Jornalismo: atualizacoes de conceitos, dilemas e entornos
      Descrição: A privacidade vem mudando muito, e de forma rápida. O que antes considerávamos da ordem do resguardo, do interno, do protegido, hoje, pode ser questionado e simplesmente descartado, sob outras justificativas, inclusive morais. Em tempos de grandes vazamentos de dados de governos e empresas por coletivos de ciberativismo como WikiLeaks e OpenLeaks, de uma nova investida de denunciantes globais (como Edward Snowden), de Big Data, de drones sobrevoando residências e parques, invadindo a intimidade e a propriedade alheia, manter-se em modo privado exige insistir nos limites que antes pareciam tão definidos. Ao mesmo tempo em que a privacidade parece esfarelar, espalham-se as demandas por mais informação e mais transparência, criando uma larga zona de atrito ético, moral e legal. O que é mais importante e urgente: manter a intimidade de alguém ou garantir às pessoas o direito à informação sobre a vida das demais? Se para os diversos setores da sociedade o dilema é inquientante, o que dirá para jornalistas e outros contigentes que se dedicam a comunicar e informar? Este projeto teve como objeto de pesquisa o terreno minado da privacidade, conceito atualmente fugidio e conturbado, e o cenário de transformações que o atravessa. O plano de observação contemplou o exercício do jornalismo nas sociedades contemporâneas, atividade igualmente desestabilizada por um intenso conjunto de mutações culturais, econômicas e tecnológicas. Os resultados apontam para o fato de que os jornalistas brasileiros ainda não têm consolidado uma polítca única de como lidar com os câmbios que a privacidade sofreu ultimamente, e que, no limite, preocupam-se muito mais com a privacidade de suas fontes do que com seus próprios contornos de privacidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rogério Christofoletti - Coordenador. Número de produções C, T & A: 26
      Membro: Rogerio Christofoletti.
    9. 2013-2016. Deontologia e Tecnologia: dilemas eticos contemporaneos no jornalismo
      Descrição: Este projeto dá sequência a um conjunto de investigações vinculadas aos projetos ?Redimensionamento de valores éticos no jornalismo a partir de impactos tecnológicos? (2010-2012) e ?Códigos de ética jornalística: valores em transformação num cenário profissional de rápidas mudanças? (2010-2012), ambos com apoio do CNPq. Nas pesquisas realizadas, buscou-se fazer mapeamentos de balizas morais e éticas na prática jornalística, evidentes em documentos deontológicos, em discussões corporativas e no noticiário sobre deslizes e erros no jornalismo. O objetivo principal era contribuir com a montagem de um cenário atual dos valores que sustentassem eticamente o jornalismo, bem como princípios emergentes, decorrentes sobretudo das transformações que a tecnologia vem provocando nas últimas décadas. Os resultados dessas investigações apontam para um arcabouço ético-moral em modificação, e que carece de mais estudos para uma maior compreensão do jornalismo como exercício profissional, campo de saber, instituição, agente político, prática social e dispositivo de tradução da cena contemporânea. O projeto ?Deontologia e Tecnologia: dilemas éticos contemporâneos no jornalismo? intensifica questionamentos acerca dos contextos, motivações e tensões que contribuem para as tomadas de decisão de caráter ético-deontológicas no jornalismo. A investigação tem planejamento e duração de três anos, encadeando fases que abordam detidamente cada tipo de relação tecida pelo jornalismo e pelos jornalistas. Na primeira etapa, o estudo abrange a relação do jornalismo com o público, investigando como a ética dos profissionais da informação é afetada pela crescente redução da importância dos intermediários nos processos de comunicação. Na segunda fase, a pesquisa se debruça sobre a relação do jornalismo com fontes, anunciantes e outros grupos de interesse, como o Estado. No terceiro momento, o estudo aborda a relação do jornalismo consigo mesmo, retomando a discussão sobre suas bases ético-morais e cotejando-as com os desafios atuais de sobrevivência, superação de impasses e reinvenção de finalidade pública.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rogério Christofoletti - Coordenador / Livia Souza Vieira - Integrante / Thiago Amorim Caminada - Integrante / Ricardo José Torres - Integrante / Carlos Nascimento Marciano - Integrante / Carlos Henrique Costa - Integrante / Dairan Paul - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 49
      Membro: Rogerio Christofoletti.
    10. 2011-2012. Avaliacao de Qualidade na Agencia Brasil: Condicoes de producao, Interfaces para o publico e Monitoramento de reportagem
      Descrição: A Agência Brasil é um dos braços da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e por reforçar os princípios da comunicação pública, deve não apenas primar pelo amplo acesso à informação, mas fazê-lo com base em rigorosos parâmetros de qualidade. As transformações pelas quais a EBC vêm passando nos últimos anos permitem que se avance na oferta de serviços de comprovada excelência técnica e de total interesse público. A pesquisa foi realizada com foco em três aspectos: a) condições de produção do noticiário; b) qualidade e funcionalidade online; c) monitoramento nos processos jornalísticos. O prazo de execução da avaliação foi de seis meses, envolvendo uma equipe de 13 pesquisadores, de forma a contribuir para a implementação de um sistema efetivo de controle de qualidade da informação jornalística nesta que é a principal agência pública de notícias do país. A proposta de pesquisa aplicada se deu no período outubro/2011 a março/2012, gerando um relatório técnico com diagnósticos e recomendações aos gestores e um relatório de atividades e prestação de contas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Rogério Christofoletti - Coordenador / Maria José Baldessar - Integrante / Josenildo Luiz Guerra - Integrante / LIMA, S. P. - Integrante / Joice Balboa - Integrante / Marília Goldschmidt Labes - Integrante / Stephanie Pereira - Integrante / Thiago Bagolin Moreno - Integrante / Giovanni Battista Bello Neto - Integrante / Diego Cardoso - Integrante. Financiador(es): Empresa Brasil de Comunicação - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Rogerio Christofoletti.
    11. 2010-2012. Redimensionamento de Valores Eticos no Jornalismo a partir de Impactos Tecnologicos
      Descrição: Os processo de comunicação e os meios de informação têm sofrido modificações profundas e rápidas nos últimos vinte anos, impulsionando os setores produtivos, os profissionais das redações e a própria academia a redefinirem as bases para a compreensão do que chamamos hoje de Jornalismo. Tais reflexões passam necessariamente pelos debates deontológicos na área. Pelo menos quatro fatores catalisam as mudanças na esfera profissional e no Jornalismo: a) novos sistemas facilitadores de publicação de conteúdos na internet; b) amplo acesso a fontes primárias de informação; c) queima de etapas no processo de produção da informação; d) alternativas de comunicação sem intermediações de terceiros. O cenário, que pode ser chamado de pós-mídia, incita a pensar novos valores que poderiam estar contagiando e contaminando o Jornalismo por conta da chegada dos prosumers no processo de informação. A pesquisa que se propõe objetiva fazer um mapeamento de valores emergentes de uma nova ética da comunicação que estaria influenciando mudanças nas bases deontológicas do Jornalismo, e mesmo os alicerces de sua fundação como atividade autônoma, profissionalizada e justificada socialmente. Para tanto, o estudo deve associar técnicas de pesquisa como revisão bibliográfica, mapeamento de episódios de deslizes e discussões éticas em diversas fontes, e entrevistas em profundidade com analistas e especialistas em mídia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rogério Christofoletti - Coordenador / Janara Nicoletti - Integrante / Mariana Ciré Toledo - Integrante / Cândida Oliveira - Integrante / Monique Paloma Nunes - Integrante / Marianne Oliveira Ternes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Rogerio Christofoletti.
    12. 2010-2012. Codigos de etica jornalistica: valores em transformacao num cenario profissional de rapidas mudancas
      Descrição: Este projeto objetivou analisar trinta códigos de ética jornalística para identificar alterações deontológicas e ético-morais que esses documentos vêm sofrendo na primeira década do século XXI por conta dos muitos avanços tecnológicos que vêm afetando o exercício profissional do jornalismo. Os documentos que compuseram o corpus de análise são oriundos de entidades classistas, órgãos reguladores e demais organizações ligadas à área, em âmbito nacional e internacional. O universo de trinta códigos dá conta de uma amplitude geográfica ? cobrindo cinco continentes ? e atende também ao critério de representatividade/legitimidade de seus organismos de origem. A pesquisa selecionou os códigos, traduziu para o português, destacando semelhanças e distinções entre eles. A pesquisa identificou os valores que sustentam essas cartas de princípio, cotejando-os às mais recentes discussões ético-deontológicas do jornalismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) . Integrantes: Rogério Christofoletti - Coordenador / Isadora Mafra Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Rogerio Christofoletti.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Patrono dos fomandos em Jornalismo da UFSC, Curso de Jornalismo da UFSC.. 2016.
      Membro: Rogério Christofoletti.
    2. Orientador da Melhor Dissertação de Mestrado em Jornalismo do Brasil (Lívia de Souza Vieira), Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa - SBPJor.. 2015.
      Membro: Rogério Christofoletti.
    3. Homenagem aos Presidentes do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Assembleia Legislativa de Santa Catarina.. 2015.
      Membro: Rogério Christofoletti.
    4. Prêmio Luiz Beltrão - Categoria Liderança Emergente (VENCEDOR), Intercom.. 2010.
      Membro: Rogério Christofoletti.
    5. Patrono dos formandos em Comunicação Social, Univali.. 2010.
      Membro: Rogério Christofoletti.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (48)
    1. 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Ética, Comunicação e Saúde. 2021. (Congresso).
    2. 6º Congreso Internacional de Ética de la Comunicación. Transparencia, credibilidad y calidad en la visión de los periodistas brasileños. 2021. (Congresso).
    3. 8º Seminário de Pesquisa da Abraji.Os limites éticos entre jornalismo e informes publicitários: o caso ?Médicos pela Vida?. 2021. (Seminário).
    4. Congreso Hermes de Comunicación. Transparencia en el periodismo: percepciones de los profesionales brasileños. 2021. (Congresso).
    5. Encontro Intercom Regiões SUL.Comunicação, ética e mobilização social como resistência. 2021. (Encontro).
    6. IAMCR Nairobi 2021. Violence against journalists in Brazil. 2021. (Congresso).
    7. 10º Colóquio Internacional del Doctorado en Investigacion de la Comunicacion.Tres crisis y los impactos en la investigación en comunicación en Brasil. 2020. (Outra).
    8. 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Regras e guias de transparência em dois conglomerados midiáticos brasileiros. 2020. (Congresso).
    9. XV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. La transparencia como valor ético en el periodismo: un estudio en códigos deontológicos. 2020. (Congresso).
    10. 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Ética e Integridade na Pesquisa em Jornalismo. 2019. (Congresso).
    11. 38º Congresso Nacional dos Jornalistas. Afirmar o jornalismo e retomar a democracia. 2019. (Congresso).
    12. IV Congreso Internacional Comunicación y Pensamiento. Controversias entre la privacidad, el derecho al olvido y el interés público. 2019. (Congresso).
    13. Seminário Cobertura Informativa de Desastres.Periodismo y Ética en eventos límites. 2019. (Seminário).
    14. V International Conference on Media Ethics. Crisis del periodismo y riesgos éticos. 2019. (Congresso).
    15. Herrenhausen Conference Transparency Between Peril and Promise.Whistleblowers, Media and Democracy. 2018. (Seminário).
    16. V Colóquio Internacional De Comunicação e Jornalismo no Espaço Público. Sistemas Deontológicos do Jornalismo praticado em bom português. 2018. (Congresso).
    17. 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. O tema da privacidade em códigos deontológicos de jornalismo. 2017. (Congresso).
    18. 1º Simpósio de Crítica de Midia: como criticam os que criticam?.Sete teses para uma autocrítica dos observatórios de mídia. 2017. (Simpósio).
    19. 6º Seminário Aberto de Jornalismo.Ética e Jornalismo. 2017. (Seminário).
    20. Ciclo de debates Jornalismo e Privacidade na Década da Transparência.Privacidade, Transparência e Ética. 2017. (Outra).
    21. IV International Conference On Media Ethics. La evolución de la privacidad en las guías éticas periodísticas. 2017. (Congresso).
    22. V Simposio Internacional LAVITS: ?Vigilancia, Democracia y Privacidad en América Latina: vulnerabilidades y resistencias.Privacidade e monitoramento de jornalistas: riscos digitais profissionais no Brasil e México entre 2001-2016. 2017. (Simpósio).
    23. 14º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Profissionais e amadores: uma abordagem teórica das virtudes, disputas éticas e confluência de valores no jornalismo. 2016. (Congresso).
    24. Seminário Privacidade Sigilo Compartilhamento.Orientações e inflexões sobre privacidade em manuais internacionais de ética jornalística. 2016. (Seminário).
    25. 14º Congresso Internacional Ibercom. O jornalismo é maior do que os jornais? Implicações do episódio Charlie Hebdo no debate sobre a crise do setor. 2015. (Congresso).
    26. 3ª International Conference On Media Ethics. Cuestiones de privacidad después del Marco Civil de Internet. 2015. (Congresso).
    27. 3º Colóquio Internacional Mudanças Estruturais do Jornalismo - Mejor. Impactos da autonomia das mídias sociais no jornalismo político. 2015. (Congresso).
    28. 3º Fórum Sul-Brasileiro de Professores de Jornalismo.Novos Currículos e Impacto Profissional. 2015. (Encontro).
    29. Palestra Visualização Jornalística de Dados: Exploração e Apresentação. 2015. (Outra).
    30. 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.Parecerista de trabalhos. 2014. (Encontro).
    31. 15º Intercom Sul. Divisão Temática de Jornalismo. 2014. (Congresso).
    32. 3º Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo (Bapijor).Donde está la ética que estaba acá?. 2014. (Seminário).
    33. 5º Encontro Regional Sul de História da Mídia - AlcarSul.Conferência de Encerramento com a coordenadora de área na Capes Maria Helena Weber. 2014. (Encontro).
    34. 5º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo.Narrativas em Ciberjornalismo e Qualidade da Produção. 2014. (Simpósio).
    35. IV Jornada Discente.Jornalismo em Redes Sociais. 2014. (Outra).
    36. Palestra A arte e a ciência do jornalismo guiado por dados. 2014. (Outra).
    37. 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.Erro em portais noticiosos: considerações sobre qualidade e ética. 2013. (Encontro).
    38. 25º Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Pesquisa, formação e carreira: desafios e atalhos. 2013. (Congresso).
    39. 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor. Direitos, valores e cuidados na era da transparência: uma volta ao mundo em códigos deontológicos. 2012. (Congresso).
    40. Pentálogo III - Internet: viagens no espaço e no tempo.Jornalistas, hackers e novas políticas de valores. 2012. (Simpósio).
    41. Seminário Mudanças no Mundo do Trabalho dos Jornalistas.Hackers na redação! O mundo dos jornalistas em transformação e a dimensão ética. 2012. (Seminário).
    42. 1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana (Confibercom). Jornalismo, ética e liberdade de expressão na web: implicações, limites e contradições do uso de mídias sociais por jornalistas. 2011. (Congresso).
    43. 1º Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo.Rascunhos de uma agenda positiva para redações e laboratórios. 2011. (Seminário).
    44. 20ª Reunião da Compós. Valores, ordenamentos de conduta e subsistência do jornalismo. 2011. (Congresso).
    45. 4º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Política. Mesa Redonda Jornalismo e Política. 2011. (Congresso).
    46. 11º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul ? IntercomSul. Ensino de deontologia jornalística: um olhar sobre os currículos dos cem cursos mais antigos do país. 2010. (Congresso).
    47. 11º Congresso Estadual dos Jornalistas de Minas Gerais. Ética, Regulamentação profissional e trabalho. 2010. (Congresso).
    48. 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Como se ensina ética profissional? Pedagogias, metodologias e tecnologias adotadas por professores de jornalismo no Brasil. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (21)
    1. CHRISTOFOLETTI, R.. IV Congreso Internacional Comunicación y Pensamiento. 2019. (Congresso).. . 0.
    2. CHRISTOFOLETTI, R.. V International Conference on Media Ethics. 2019. (Congresso).. . 0.
    3. CHRISTOFOLETTI, R.; CAMPONEZ, C. ; FIDALGO, J. ; LIMA, S. P.. Colóquio Internacional Ética e deontologia do jornalismo no espaço lusófono ? Pactos globais pela qualidade da informação. 2018. Congresso
    4. CHRISTOFOLETTI, R.; CARVALHO, G. ; PONTES, F. ; SOSTER, D. A.. 4º Encontro da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo ABEJ-Sul. 2017. Congresso
    5. CHRISTOFOLETTI, R.; LIMA, S. P. ; TORRES, R. J. ; VIEIRA, Lívia ; ROSAS, J. de A. ; COSTA, S. D.. Ciclo de debates Jornalismo e Privacidade na Década da Transparência. 2017. Outro
    6. CHRISTOFOLETTI, R.; KARAM, Francisco José ; LIMA, S. P. ; SANTOS, J. C. ; LUCHESSI, L. ; AMADO, A. ; CASTILHO, C.A.V.. Organização do 4º Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo (Bapijor). 2016. Congresso
    7. CHRISTOFOLETTI, R.; PEREIRA, F. H. ; MEDITSCH, E. ; KARAM, Francisco José ; PAULINO, R. C.. Comitê Científico do 3º Colóquio Internacional Mudanças Estruturais do Jornalismo (Mejor). 2015. Congresso
    8. CHRISTOFOLETTI, R.; LIMA, S. P. ; MICK, J.. Comitê Científico do 4º Colloque International GIS Journalisme. 2015. Congresso
    9. CHRISTOFOLETTI, R.; KARAM, Francisco José ; LIMA, S. P. ; LUCHESSI, L.. 3º Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo (Bapijor). 2014. Congresso
    10. CHRISTOFOLETTI, R.; KARAM, Francisco José ; LIMA, S. P. ; SILVEIRA, M. C.. 2º Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo (Bapijor). 2012. Outro
    11. CHRISTOFOLETTI, R.; LIMA, S. P. ; KARAM, Francisco José. Minicurso Metodologia da Reportagem. 2012. Outro
    12. CHRISTOFOLETTI, R.; KARAM, Francisco José. Seminário Adelmo Genro Filho e o jornalismo, 25 anos depois. 2012. Outro
    13. CHRISTOFOLETTI, R.; KARAM, Francisco José ; MEDITSCH, E. ; ADGHIRNI, Zélia ; MULLER, C.. Seminário Transformações no Jornalismo. 2012. Outro
    14. CHRISTOFOLETTI, R.; KARAM, Francisco José ; KUCINSKI, B.. Ciclo Leituras Contemporâneas com Bernardo Kucinski. 2012. Outro
    15. CHRISTOFOLETTI, R.; KARAM, Francisco José ; LIMA, S. P. ; SILVEIRA, M. C.. 1º Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo - Bapijor. 2011. Congresso
    16. LIMA, S. P. ; CHRISTOFOLETTI, R. ; Pamplona, P.. 5º Encontro de Jornais Laboratórios de Santa Catarina. 2011. Outro
    17. CHRISTOFOLETTI, R.. 5º Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. 2010. (Concurso).. . 0.
    18. CHRISTOFOLETTI, R.; FRANCISCATO, C. E.. 8º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. 2010. Congresso
    19. CHRISTOFOLETTI, R.; KARAM, Francisco José ; FERREIRA, I.M. ; OLIVEIRA, C.. Seminário Democracia e Jornalismo na Era Digital. 2010. Outro
    20. CHRISTOFOLETTI, R.. 4º Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. 2009. (Concurso).. . 0.
    21. CHRISTOFOLETTI, R.. 7º Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2008. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:36