UFABC-professores

Giselle Watanabe

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de São Paulo (USP) (2003), mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2008) e doutorado em Interunidades em Ensino de Ciências pela USP (2012). Pós doutora pela Universidad de Sevilla/ES (2014) e pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, com visita técnica na Universitat Autònoma de Barcelona/ES e Universidad de Sevilla/ES (2019). É professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC. Atua na área de Ensino de Ciências/Física (ensino-aprendizagem e formação de professores) com foco nos temas: aspectos da complexidade, educação para o risco, criticidade, decrescimento e meio ambiente, e modelos metodológicos pessoais. Lidera o grupo de pesquisa GrECC (Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades). Atuou como avaliadora e coordenadora adjunta em diversos processos vinculados ao PNLD e é coordenadora da Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade (HCES/UAB). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8199192901622333 (13/11/2023)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Av. dos Estados, 5001 Bangu 01109010 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968388 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2022-Atual. Educacao cientifica na Sociedade de Risco: os impactos da ciencia e da tecnologia na producao das ameacas contemporaneas e o desenvolvimento de estrategias de ensino para lidar com cenarios de incertezas
      Descrição: A sociedade atual e?, cada vez mais, entendida a partir de seus feno?menos cienti?ficos e tecnolo?gicos. Ana?lises sociolo?gicas defendem que a cie?ncia e tecnologias ao mesmo tempo em que oferecem soluc?o?es, tambe?m contribuem com novas incertezas, produzindo uma Sociedade de Risco. Nessa problema?tica, a educac?a?o cienti?fica desempenha um papel importante, pois a participac?a?o cidada? em uma sociedade que produz seus pro?prios problemas requer a capacidade de seus cidada?os em avaliar os riscos e tomar deciso?es, especialmente em cena?rios nos quais discursos de contestac?a?o a? cie?ncia ganham espac?o. Neste projeto, visamos abordar dois problemas importantes da educac?a?o cienti?fica numa Sociedade de Risco: i) quais os conteu?dos cienti?ficos e as situac?o?es de ensino-aprendizagem oferecem meios de desenvolver a capacidade de perceber, avaliar e tomar deciso?es face aos riscos; ii) como formar os professores para implementarem situac?o?es de ensino-aprendizagem que tratem do par risco-confianc?a e envolvam situac?o?es de riscos e suas incertezas caracteri?sticas. Entendemos que a educac?a?o cienti?fica, ao trabalhar com riscos e incertezas, pode proporcionar um ensino mais amplo e orientado a? formac?a?o cidada? e a? tomada de decisa?o a partir de dados e evide?ncias frente a problemas reais como a emerge?ncia clima?tica, a indu?stria 4.0, as pandemias. Essa perspectiva pode impactar positivamente a percepc?a?o da populac?a?o acerca dos benefi?cios e malefi?cios da produc?a?o cienti?fica, ajudando a posicionar o papel da cie?ncia e da tecnologia atualmente. A estrate?gia metodolo?gica busca investigar nos alunos da educac?a?o ba?sica a percepc?a?o de risco e a tomada de decisa?o a partir da noc?a?o de percepc?a?o ampliada do risco. Propomos a produc?a?o de inovac?o?es curriculares ancoradas a? sala de aula e advindas de metodologias qualitativas da Pesquisa Baseada em Design e quantitativas como a Cie?ncia das Redes Complexas, tratando dos limites e das possibilidades de ensinar conceitos e procedimentos sobre riscos e incertezas. Participantes: pesquisadores Principais: Samuel Molina Schnorr , Geide Rosa Coelho, Ernani Vassoler Rodrigues, Aurea Maria Zo?llner Ianni, Ana Ju?lia Lemos Alves Pedreira , Giselle Watanabe, Pesquisadores associados estrangeiros: Mariona Espinet Blanch Ralph Levinson Tanja TAgmel, Olivia Levrini Financiamento- PRO-HUMANIDADES/CNPQ ? PROC. 420746/2022-6 Vige?ncia: ini?cio: 15/12/2022 fim: 31/12/2024. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giselle Watanabe - Integrante / Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira - Coordenador / Geide Rosa Coelho - Integrante / Ana Júlia Lemos Alves Pedreira - Integrante / Aurea Maria Zöllner Ianni - Integrante / Ernani Vassoler Rodrigues - Integrante / Mariona Espinet Blanch - Integrante / Ralph Levinson - Integrante / Samuel Molina Schnorr - Integrante / Tanja TAgmel - Integrante / Olivia Levrini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Giselle Watanabe.
    2. 2019-2022. Propostas de aulas de ciencias socioambientais na escola basica
      Descrição: Esse projeto tem a intenção de desenvolver um conjunto de aulas de ciências sobre as questões socioambientais para o ensino médio, em parceria com professores(as) da escola básica pública e o Grupo de Ensino de Ciências e suas Complexidades (GrECC), sediado na Universidade Federal do ABC. O foco das aulas volta-se às situações socioambientais que envolvem os riscos presentes na vida dos(as) estudantes, seja no cotidiano escolar (questões locais) ou nas relações mais distantes que se estabelecem com o meio (questões globais). Para tratar essas questões, duas ações se fazem necessárias: (i) desenvolver propostas de aulas de ciências sobre meio ambiente - materiais didáticos - para a escola básica e, para isso, (ii) promover parcerias entre pesquisadores da universidade e docentes da escola pública, colocando em foco as reflexões que promovam uma educação mais complexa para tratar das situações socioambientais de risco. As estratégias deste projeto envolvem aprofundar os conceitos acerca da educação para o risco e da complexidade procurando experiências de sala de aula (a exemplo do Còmplex e IRES); integrar os(as) professores(as) das escolas públicas à universidade, por meio do GrECC, a fim de subsidiá-los na discussão das propostas de aulas; produzir aulas de ciências socioambientais na perspectiva da complexidade, considerando temas como água, energia, alimentação-hortas, celulares, redes, mobilidade etc.; e sistematizar os principais elementos para promoção de uma educação científica escolar mais complexa e capaz de lidar com riscos. Dentre os resultados esperados estão: um conjunto de aulas de ciências sobre temas socioambientais e sistematização dos principais elementos da perspectiva da complexidade que podem promover uma educação científica escolar mais complexa para tratar as situações de risco. O produto final refere-se às propostas de aulas, que serão disponibilizadas na rede para uso público; materiais resultados das intervenções na escola, a saber: horta e espaço de convivência, além de materiais construídos para os temas sugeridos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (6) . Integrantes: Giselle Watanabe - Coordenador / Maria Regina Dubeux Kawamura - Integrante / Luis Henrique David - Integrante / Fátima Rodríguez-Marín - Integrante / Fabrício Masaharu Oiwa da Costa - Integrante / Rodrigo Marques Ávila - Integrante / Janilse Fernandes Nunes - Integrante / Carla Sarmento Santos - Integrante / Gabriel do Prado Cuzziol - Integrante / Genina Calafell Subirà - Integrante / Marta Fonolleda Riberaygua - Integrante / Fabrício Cruz Florêncio da Silva - Integrante / Edson Rodrigues da Silva - Integrante / Marlise Cabral de Barros - Integrante / Osmara Pereira de Souza - Integrante / Thiago Cavalcanti Ribeiro - Integrante / Fernanda da Rocha Carvalho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Giselle Watanabe.
    3. 2019-2022. Ciencia e tecnologia do plastico: um argumento para construcao de espacos colaborativos de ensino e da abordagem de praticas sustentaveis na educacao basica
      Descrição: Nesse projeto, propomos a ampliação da construção do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Médio tendo como argumento a compreensão de aspectos relacionados à tecnologia do plástico, bem como a reciclagem, gestão de seu uso e de seus resíduos, a partir de uma abordagem interdisciplinar e voltada a educação para sustentabilidade. De maneira geral temos o objetivo de construir dentro das escolas da rede pública máquinas para reciclagem de plástico e um ambiente de aprendizagem colaborativa para abriga-las, de modo que a constituição desse espaço e a instalação desse maquinário serão mote para a realização de projetos científicos visando a melhoria dos equipamentos e dos processos de reciclagem bem como os produtos fabricados com plástico reciclado. Chamada MCTIC/CNPq No 05/2019 ? PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - Ensino de Ciências na Educação Básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) . Integrantes: Giselle Watanabe - Integrante / Fabrício Masaharu Oiwa da Costa - Integrante / Janilse Fernandes Nunes - Coordenador / Marilene Gabriel Dalla Corte - Integrante / Lissandro Dorneles Dalla Nora - Integrante / Ail Ortiz - Integrante / Maria Isabel Veras Orselli - Integrante / Sandra Cadore - Integrante / Diogo Kramer Topolski - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Giselle Watanabe.
    4. 2018-2019. A complexidade nas ciencias: aportes para pensar a educacao
      Descrição: A perspectiva da complexidade anuncia uma outra forma de pensar e agir frente às situações da realidade que, de modo geral, referem-se aos sistemas abertos e dinâmicos. Para buscar aproximações com essa perspectiva e propor sua efetiva incorporação nas ações dos sujeitos nos parece fundamental considerá-la no processo educacional, por meio da Dimensão Educacional, Dimensão Ensino-Aprendizagem e Dimensão Epistemológica. Cada uma dessas dimensões incorpora a complexidade em contextos distintos da formação científica escolar. Assim, na Dimensão Educacional ela aparece no contexto do pensamento complexo ao buscar formar um sujeito capaz de lidar com situações de risco; na Dimensão Ensino-Aprendizagem ao discutir os processos e ações de formação na escola que conduz a ideia de complexificação do conhecimento escolar; e na Dimensão Epistemológica emerge no campo das Ciências Naturais e Humanas caracterizada a partir de elementos que se contrapõem ao reducionismo e à possibilidade de previsões deterministas sobre a evolução de sistemas dinâmicos naturais. Essas dimensões, ainda em aberto, demandariam um estudo mais aprofundado buscando identificar alguns elementos presentes em distintos discursos que podem efetivamente mobilizar os(as) alunos(as). Diante disso, esse projeto de pós-doutorado pretende investigar elementos, presentes na literatura e nos discursos de grupos de pesquisa espanhóis, que caracterizam a perspectiva da complexidade no contexto da educação científica escolar. Para tanto, metodologicamente, a pesquisa compreende quatro etapas: (1) análise de estudos relacionados à complexidade na Ciências Humanas e Naturais considerando a Dimensão Educacional, Dimensão Ensino-Aprendizagem e Dimensão Epistemológica; (2) identificação dos aspectos da complexidade relacionados às Ciências Naturais a serem potencializados no Ensino de Ciências; (3) identificação dos elementos da complexidade nos discursos e práticas de grupos de pesquisa espanhóis especialistas no assunto; (4) sistematização dos principais elementos que caracterizam a complexidade nas Dimensões supracitadas a partir de assuntos como decrescimento e questão socioambiental. A partir dessa caracterização pretende-se situar o tema em contextos escolares contemporâneos. Para análise dos dados considerar-se-á a Análise Textual Discursiva, tomando-se como parâmetro a perspectiva da complexidade e as estratégias usuais em estudos etnográficos. Dentre os resultados esperados estão (i) a caracterização do enfoque da complexidade para a educação científica escolar; (ii) aproximações e contrapontos da complexidade nos contextos específicos dos dois países envolvidos; (iii) identificação de possíveis aportes para a educação que leve a uma mudança de perspectiva ao tratar de temas abertos e dinâmicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Giselle Watanabe - Coordenador / Maria Regina Dubeux Kawamura - Integrante / Fátima Rodríguez-Marín - Integrante / Mercè Junyent Pubill - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Giselle Watanabe.
    5. 2016-2018. Astroparticle and High Energy Physics
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giselle Watanabe - Integrante / Pedro Galli Mercadante - Integrante / Eduardo de Moraes Gregores - Integrante / Ronald Cintra Shellard - Coordenador.
      Membro: Giselle Watanabe.
    6. 2015-2018. A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE NAS DIMENSOES EDUCACIONAL, DE ENSINO-APRENDIZAGEM E EPISTEMOLOGICA: INVESTIGANDO ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA UMA EDUCACAO MAIS CRITICA
      Descrição: A complexidade e a criticidade são termos que compreendem inúmeras interpretações, seja do ponto de vista das ciências naturais e sociais ou mesmo do senso comum. Considerando o contexto educacional, elas podem ser identificadas nas Dimensões Educacional, de Ensino-aprendizagem e Epistemológica. Especificamente, na Dimensão Ensino-aprendizagem a complexidade refere-se às ações em sala de aula que incorporam aspectos da complexificação do conhecimento; na Dimensão Educacional incorpora aspectos para uma formação mais crítica e complexa; e na Dimensão Epistemológica refere-se à visão de mundo do ponto de vista da complexidade, incorporando, por exemplo, elementos da incerteza no contexto científico. A criticidade, por sua vez, está relacionada com um posicionamento mais crítico do sujeito, estando diretamente relacionado às Dimensões já mencionadas. Diante disso, esse projeto pretende investigar elementos que promovem uma aprendizagem no contexto da complexificação do conhecimento, tomando para isso distintas ações que vão justificar a necessidade de uma formação mais crítica e complexa. Metodologicamente, a pesquisa compreende etapas que são identificadas por pesquisas mais pontuais, a saber: (1) análise de estudos relacionados à temática socioambiental, complexidade e criticidade, com ênfase na articulação dos referenciais teóricos brasileiros e internacionais; (2) produção de materiais apoiados em temas e currículos mais atuais, considerando aspectos da complexidade e criticidade, e próximos da realidade dos sujeitos; (3) acompanhamento das pesquisas acerca da formação de professores (ensino básico e superior) que promovam uma formação mais crítica e complexa; e (4) análise das ações que são potencialmente capazes de promover um ensino mais crítico e complexo. Para análise dos dados será utilizada a Análise Textual Discursiva, tomando-se como parâmetro a perspectiva da complexidade e criticidade; e as estratégias usuais em estudos etnográficos. Dentre os resultados esperados estão: (i) levantamento das aproximações e contrapontos do enfoque da criticidade e complexidade nos contextos específicos dos países envolvidos; (ii) um conjunto de materiais de natureza complexa sobre as temáticas contemporâneas, a exemplo de propostas de aulas complexificadas; (iii) identificação, a partir da perspectiva do aluno e do professor, de pressupostos da complexidade e criticidade fundamentais para a ampliação da visão de ciência e de mundo necessárias para uma aproximação dos indivíduos com a ciência; e (iv) aprofundamento da questão epistemológica, tomando como referencia às controversas que a complexidade e criticidade suscitam.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Giselle Watanabe - Coordenador / Luis Henrique David - Integrante / Thais Rocha Budrevicius - Integrante / Thiago Sant'Anna - Integrante / Fabrício Masaharu Oiwa da Costa - Integrante / Rodrigo Marques Ávila - Integrante / Carla Sarmento Santos - Integrante / Gabriel do Prado Cuzziol - Integrante / Thiago Cavalcanti Ribeiro - Integrante / Fernanda da Rocha Carvalho - Integrante.
      Membro: Giselle Watanabe.
    7. 2013-2017. Abordagem Tematica: elementos para a formacao de professores de Fisica
      Descrição: Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Universal - Processo: 472410/2013-0. Com esta pesquisa pretende-se investigar desafios e potencialidades de discussões sobre a Abordagem Temática, realizadas em Cursos de Licenciatura em Física, de diferentes universidades brasileiras. Metodologicamente, a pesquisa compreende entrevistas semiestruturadas com professores recém-formados que discutiram, durante a graduação, pressupostos da Abordagem Temática em componentes curriculares obrigatórias, elaborando e/ou desenvolvendo propostas de ensino centradas em temas. As entrevistas serão analisadas por meio da Análise Textual Discursiva e, dentre os resultados esperados, destaca-se a identificação de ações e compreensões desses professores recém-formados, com ênfase para as aproximações e contrapontos entre essas e pressupostos da Abordagem Temática. Com isso, espera-se construir uma perspectiva mais abrangente em relação aos espaços e estratégias para a inserção da Abordagem Temática em cursos de formação de professores de Física, identificando e discutindo aspectos que possam vir a orientar a construção e desenvolvimento de propostas de formação inicial e continuada. Além disso, esse projeto tem o potencial de iniciar um processo de colaboração acadêmica na área de Ensino de Física entre diferentes instituições universitárias brasileiras (localizadas no nordeste, centro-oeste, sul e sudeste do país) que formam professores e pesquisadores em Ensino de Física.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giselle Watanabe - Integrante / Sandra Hunsche - Integrante / Simoni Tormohlen Gehlen - Integrante / Roseli Adriana Blümke Feistel - Integrante / Luciano Fernandes Silva - Coordenador / Roseline Beatriz Strieder - Integrante.
      Membro: Giselle Watanabe.
    8. 2013-2015. Temas socioambientais na educacao escolar: perspectivas da complexidade
      Descrição: Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº18/2012 ? Processo 405871/2012-0. O presente projeto pretende investigar elementos que promovem a articulação entre aspectos da complexidade e a questão socioambiental, de modo a levar para as escolas discussões contemporâneas que refletem o trabalho com problemas abertos e complexos. A referência central para isso é uma proposta de educação ambiental crítica e reflexiva, na qual aspectos da complexidade possam ser claramente priorizados. Trata-se, portanto, de investigar a utilização de ênfases e elementos da Física, coerentes com a perspectiva da complexidade, assim como aspectos mais abrangentes, que possam propiciar uma compreensão dinâmica da relação ser humano-natureza-sociedade. O projeto propõe a elaboração e aplicação de sequências de ensino com temáticas socioambientais, além de analisar criticamente os resultados dessas aplicações. Metodologicamente, a pesquisa compreende três etapas: (1) análise de estudos relacionados à temática socioambiental com viés da complexidade, com ênfase na articulação dos referenciais teóricos adotados; (2) produção de sequências de ensino, considerando aspectos da Abordagem Temática; e (3) aplicação e análise dessas sequências em escolas da rede pública. Como estratégias metodológicas, serão utilizadas a Análise Textual Discursiva, tomando-se como parâmetros a perspectiva da complexidade, e as estratégias usuais em estudos etnográficos. Dentre os resultados esperados estão a caracterização do enfoque da complexidade nas pesquisas sobre a temática socioambiental e os possíveis aportes para o ensino de Física. Além disso, espera-se caracterizar os limites e potencialidade desses instrumentos para a formação de uma postura ambiental crítica e reflexiva por parte dos alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Giselle Watanabe - Coordenador / Maria Regina Dubeux Kawamura - Integrante / Graciella Watanabe - Integrante / Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira - Integrante / Ivã Gurgel - Integrante / Pedro Roberto Jacobi - Integrante / Charles Pena Saraiva - Integrante / Fabiana Alves dos Santos - Integrante / Leandro dos Reis Oliveira - Integrante / Luis Henrique David - Integrante / Roseline Beatriz Strieder - Integrante / Fernanda da Rocha Carvalho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Giselle Watanabe.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (15)
      1. I Encontro de Riscos Globais.A Complexidade para tratar os riscos. 2023. (Encontro).
      2. XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF).Questões sócio-científicas, complexidade e o Ensino de Física. 2023. (Simpósio).
      3. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Paulo Freire para Esperançar na Educação em Ciência. 2021. (Encontro).
      4. II Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. 2018. (Outra).
      5. II Simpósio da pós-graduação em ensino de história das ciências e da matemática. 2018. (Simpósio).
      6. VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. Por uma cultura digital mais crítica na formação docente no ensino de ciências. 2018. (Congresso).
      7. XIII Jornadas Nacionales, VIII Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología y el VI Seminario Iberoamericano CTS y X Seminario CTS. O tema vida nas revistas e jornais brasileiros: potencialidades para aulas mais críticas e complexas. 2018. (Congresso).
      8. X Congreso Internacional sobre Investigacíon en Didáctica de las Ciencias. Complexidade e Ensino de Física: o uso da Teoria de Grafos na análise do processo de ensino-aprendizagem.. 2017. (Congresso).
      9. XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências e I Seminário Internacional de Educacao em Ciencias.A base nacional comum curricular brasileira: a urgência de um currículo mais crítico e complexo. 2017. (Encontro).
      10. Encontro de Física 2016 - XVI EPEF.COMPLEXIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA CTS. 2016. (Encontro).
      11. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XENPEC.Os níveis de progressão nas formulações dos alunos frente às questões socioambientais. 2015. (Encontro).
      12. XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências.Níveis de formulação frente às questões socioambientais/ I Masterclasses UFABC: um olhar a partir da percepção de seus aprticipantes. 2015. (Encontro).
      13. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física - XXI SNEF.Uma proposta de aulas sobre a questão socioambiental: identificando os conhecimentos científico, cotidiano e escolar. 2015. (Simpósio).
      14. III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.A complexidade da temática socioambiental nos trabalhos de formação de professores. 2013. (Simpósio).
      15. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Uma proposta de aulas para tratar física nuclear e física de partículas no ensino médio. 2013. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. WATANABE, G.; STUDART, N.. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2021. Congresso
      2. WATANABE, G. ; LEAL, S. H. B. S. ; XAVIER, A. M. ; WATANABE, G. ; GURGEL, I. ; SILVA, J. R. S. ; BROCKINGTON, J. G. O. ; TOMIZAKI, K. A. ; KAWAMURA, M. R. D. ; RIBEIRO, R. A.. II Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. 2018. Outro
      3. WATANABE, G.; SILVA, L. F. ; STRIEDER, R. B. ; HALMENSCHLAGER, K. R. ; GEHLEN, S. T. ; HUNSCHE, S. ; WATANABE, G. ; BROCKINGTON, G. ; CARNEIRO, S. R. G. ; SILVA, J. R. S. ; LEAL, S. H. B. S.. Freire e um Novo Ensino Médio. 2017. Outro
      4. COSTA, L. C. ; GREGORES, E. M. ; WATANABE, G. ; MERCADANTE, P. G. ; LANDI, G. ; LESSA, A. P. ; COSENTINO, M. R.. III International Masterclasses - hands on particle physics. 2016. Outro
      5. SILVA, F. L. C. ; CARNEIRO, S. R. G. ; WATANABE, G. ; PISANI, M. M.. Jornadas UFABC - O impacto da Base Nacional Comum Curricular na Sala de Aula. 2016. Outro
      6. PIETROCOLA, M. ; GURGEL, I. ; LEITE, C. ; WATANABE, G. ; UETA, N. ; TETZNER, G. ; BROCKINGTON, G. ; FORATO, T. ; MOURA, B. A. ; SCHMIEDECKE, W. ; COSTA, L. C.. II World Conference on Physics Education. 2016. Congresso
      7. STUDART, N. ; WATANABE, G. ; MIZUKOSHI, J. K. ; MOURA, B. A.. I Workshop Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF - grupo 4). 2015. Outro
      8. WATANABE, G.. Base Nacional Comum Curicular. 2015. (Outro).. . 0.
      9. WATANABE, G.. Base Nacional Comum Curricular II. 2015. (Outro).. . 0.
      10. WATANABE, G.; MERCADANTE, P. G. ; GREGORES, E. M. ; COSTA, L. C. ; ACUNA, J. J. S. ; FAGUNDES, M. B. ; LANDI, G.. II International Masterclasses: hands on in particle physics. 2015. Outro
      11. WATANABE, G.; MERCADANTE, P. G. ; GREGORES, E. M. ; COSTA, L. C. ; ZANOTELLO, M. ; OLIVEIRA, M. A. L. ; PIRES, M. O. C. ; FAGUNDES, M. B. ; MOURA, B. A. ; LANDI, G.. I International Masterclasses: hands on in particle physics. 2014. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 23/12/2023 13:24:07