UFABC-professores

Fernando Luiz Cássio Silva

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui bacharelado em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo (2006), além de bacharelado (2006) e licenciatura (2011) em Química e doutorado em Ciências (Química) pela Universidade de São Paulo (2011), bem como experiência docente na Educação Básica. Foi professor da Universidade Federal do ABC (2014-2023). Participa da Rede Escola Pública e Universidade (REPU) e do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Integra o comitê editorial da revista "Educação e Pesquisa" e colabora regularmente com diversos veículos de imprensa. Seus principais interesses de pesquisa incluem: políticas educacionais, desigualdades educacionais e Direito à Educação, com ênfase em políticas curriculares, educação baseada em evidências, gerencialismo e financeirização da educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7118668688006584 (30/09/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-HOJE
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. Avenida da Universidade, 308, Bloco A, sala 209 Butantã 05508040 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30918271
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2024-Atual. Mudanças na atuação da filantropia educacional no Brasil: o caso da Fundação Roberto Marinho
      Descrição: O campo da Educação tem sido marcado por uma diversidade de estudos sobre a problemática da relação público-privada na educação básica. Porém, ainda são lacunares as investigações voltadas para a compreensão dos processos de transição de modelos de filantropia educacional no país. Este projeto investiga os processos de mudança de perspectiva da filantropia educacional a partir do caso da Fundação Roberto Marinho (FRM). A investigação será desenvolvida considerando o percurso de uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo a análise documental em fontes primárias/secundárias e entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos no trabalho com a FRM em redes públicas de ensino. Os dados gerados serão analisados sob a ótica das discussões sobre a nova filantropia na educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Coordenador / Danilo Cardoso da Silva - Integrante.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    2. 2024-Atual. Observatório de Políticas Educacionais: planejamento regional e governança democrática para a qualidade da educação no Grande ABC
      Descrição: O projeto tem como objetivos implementar, em interação entre gestores públicos e pesquisadores, o Observatório Regional de Políticas Educacionais do Grande ABC (ORPEd), previsto no inovador Plano Regional de Educação do Grande ABC (PRE 2016-2026) aprovado pelos 7 (sete) municípios da região como uma política pública de planejamento, monitoramento e avaliação orientada à melhoria da qualidade, à democratização de oportunidades educacionais e à gestão democrática, mediante a articulação territorial das políticas educacionais. Para isso, propõe a interação permanente entre os processos de gestão pública planejados e a produção e disponibilização de conhecimentos científicos pertinentes. O triênio apontado no projeto é relevante para o fluxo da política pública objeto de estudo e intervenção, já que entre 2024 e 2026 convergem os processos de avaliação dos decênios inaugurados pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 2024 e pelos estaduais, municipais e regional. Portanto, ao longo das dez etapas de execução, prevê-se além da criação e consolidação do ORPEd, articulada ao desenvolvimento prévio de um projeto-piloto no município de Diadema, a realização do monitoramento participativo dos planos em vigor, com engajamento de instâncias e comunidades escolares. Nas etapas finais de execução, prevê-se a aplicação das estruturas de Observatório ao novo ciclo de monitoramento participativo a ser aberto com os novos planos decenais a serem aprovados entre 2024 e 2025. Sob a perspectiva do projeto científico, a proposição é que o estudo da colaboração no planejamento e monitoramento regionais, materializado no PRE e no ORPEd, com acompanhamento sistemático de seu ciclo de avaliação e reformulação, pode trazer uma contribuição significativa ao debate acadêmico sobre mecanismos de colaboração federativa na educação brasileira, fortalecendo o entendimento das condições e desenhos institucionais favoráveis ao avanço nesse campo do conhecimento e das políticas públicas. Daí decorre a hipótese que a incorporação do nível regional nos ciclos decenais de planejamento favorece a colaboração federativa nas políticas educacionais, além de capacitar as gestões locais pelo fortalecimento do caráter de Estado dos planos decenais e por impulsionar processos integrados de monitoramento e avaliação, como ocorre no caso do ORPEd em implantação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Maria Clara Di Pierro - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Coordenador / Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Alessandro Paulino Pereira - Integrante / Cláudia Regina Vieira - Integrante / Maria Caramez Carlotto - Integrante / Luciana Aparecida Palharini - Integrante / William Santos Nascimento - Integrante / Miguel Said Vieira - Integrante / Roberta Guimarães Peres - Integrante / Danilo Augusto Barbosa Benedicto - Integrante / Maria da Penha Silva Gomes - Integrante / Ana Clara Tomaz Carneiro - Integrante / Ana Lucia Sanches - Integrante / Claudia Bandeira - Integrante / Elisabete Marques Pereira de Oliveira - Integrante / Fernanda Santana de Oliveira - Integrante / Juliana Cavasini da Silva - Integrante / Marta do Nascimento Lima - Integrante / Sarah Marques da Silva - Integrante / Vanessa Cândida Lourenço - Integrante / Camila Campos Tinoco Fattori - Integrante / Renato Eliseu Costa - Integrante / Sabrina Lopes Bozo - Integrante / André Buonani Pasti - Integrante / Karen Aparecida Silveira - Integrante / Leonarda Barbosa Luna - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    3. 2022-Atual. Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2022)
      Descrição: O termo gentrificação escolar vem sendo utilizado por um conjunto de pesquisas internacionais que buscam analisar fenômenos de mudança no perfil socioeconômico e étnico-racial de estudantes matriculados em escolas. No contexto brasileiro, ainda são escassos os estudos que utilizam o conceito, conquanto o termo gentrificação já esteja amplamente difundido em pesquisas no campo das ciências humanas, com destaque para a Sociologia e a Geografia Urbana. Desde 2016, temos estudado o processo de implementação do Programa Ensino Integral (PEI) na rede estadual de educação de São Paulo. Criado em 2012, o PEI está presente em mais de mil escolas por todo estado, oferecendo ensino de jornada ampliada para centenas de milhares de estudantes. Nas pesquisas até aqui realizadas, é possível verificar que o PEI vem produzindo mudanças significativas na rede estadual paulista, sendo uma delas a alteração no perfil socioeconômico dos estudantes nas escolas participantes do Programa. O presente projeto de pesquisa visa analisar os efeitos do PEI na rede estadual de educação em São Paulo, com o intuito de verificar se a sua implementação na última década tem produzido processos de gentrificação escolar nas unidades participantes e ampliando desigualdades escolares e socioespaciais. Para isso, realizaremos estudo longitudinal quali-quantitativo com unidades escolares participantes do PEI entre os anos de 2012 e 2022, distribuídas em diferentes regiões do estado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Integrante / Eduardo Donizeti Girotto - Coordenador / Felipe Garcia Passos - Integrante / João Victor Pavesi de Oliveira - Integrante / Isabel Furlan Jorge - Integrante / Maria José dos Santos - Integrante / Hélida Lança - Integrante / Dirlaine Beatriz França de Souza - Integrante / Marcos de Oliveira Soares - Integrante / Marli Aparecida da Silva Viçoti - Integrante / Danielle do Nascimento Rezera - Integrante / Walson de Jesus Lopes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    4. 2022-Atual. Mudanças curriculares e melhoria do ensino público
      Descrição: Este projeto foi elaborado por pesquisadores do Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud), que vem estudando e acompanhando a implementação de políticas educacionais em escolas de rede estadual paulista desde 2018. A finalidade da pesquisa é contribuir para a melhoria do ensino público por meio de uma ação conjunta entre pesquisadores de universidades e gestores de sete escolas da rede estadual para a implementação reflexiva, crítica e criativa da Base Nacional Comum Curricular, do Programa Inova Educação e do Novo Ensino Médio, em diálogo com as realidades e necessidades das escolas. Em que medida e como as escolas podem se apropriar criticamente das diretrizes das políticas curriculares oficiais, articulando-as a seus projetos político-pedagógicos locais? Para lidar com esta problemática, propõe-se a realização de uma pesquisa-ação com o objetivo de construir e implementar propostas curriculares respaldadas na autonomia das escolas e na participação democrática das comunidades, considerando suas especificidades, demandas e conhecimentos. Espera-se que o projeto contribua de forma concreta para a melhoria do ensino público do estado de São Paulo, materializada, por exemplo, na melhoria do desempenho dos/as estudantes nas avaliações externas e na diminuição das taxas de reprovação e evasão escolares. Além disso, o projeto pretende fortalecer e consolidar espaços de formação continuada nas unidades escolares e, de forma mais geral, produzir conhecimento teórico-prático sistematizado sobre processos de implementação de políticas curriculares complexas desde as escolas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Débora Cristina Goulart - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Eduardo Donizeti Girotto - Integrante / Ana Paula de Oliveira Corti - Integrante / Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / João Victor Pavesi de Oliveira - Integrante / Andreza Barbosa - Integrante / Felipe Willian Ferreira de Alencar - Integrante / Ingrid Costa Ribeiro Souza - Integrante / Isabel Furlan Jorge - Integrante / Maria José da Silva Fernandes - Integrante / Ozani Martiniano de Souza - Integrante / Luís Renato Silva Maldonado - Integrante / Antonio de Jesus Rocha - Integrante / Gabriel Meneses Barros - Integrante / Isaac Oliveira Moutinho Júnior - Integrante / Janaína Paulieli Lavado - Integrante / Lilian Santos de Carvalho - Integrante / Marcos Cesar da Costa - Integrante / Márcia Regina da Silva - Integrante / Weverson Marques de Andrade - Integrante / Alexsandra Gomes Rabelo Melo - Integrante / Aline Campos Mira - Integrante / Caio Cesar Valadão Fiumari - Integrante / Camilla de Morais Afonso - Integrante / Cristiano Feliciano Travassos - Integrante / Edmar Antonio de Oliveira Dias - Integrante / Eliana Ferreira Porto Oliveira - Integrante / Eunice Pereira dos Santos - Integrante / Fabio Ferreira Lyra - Integrante / Kelly Cristina Delfino Martins - Integrante / Leila Márcia Andrade de Oliveira - Integrante / Leonardo Bruno da Silva - Integrante / Luciana Rebello Carvalho - Integrante / Luiz Carlos Gonçalves de Almeida - Integrante / Marcia Cordeiro Moreira - Integrante / Marcos Cesar Lemes - Integrante / Patrícia Lima de Oliveira - Integrante / Renato Aparecido Leopoldo Ribeiro - Integrante / Sandra Altino de Queiroz Resende - Integrante / Silvia Gomes Teixeira Quintas - Integrante / Sônia Francisco de Souza - Integrante / Vania Sampaio Barrero - Integrante / Ana Paula Pascarelli dos Santos - Integrante / Bruna Alves Prado - Integrante / Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias - Integrante / Dênio Augusto Vieira Sarôa Ribeiro - Integrante / Eliane Scandelai Soares - Integrante / Francisca Jane Furtado Marinho - Integrante / Gerson dos Santos Correia - Integrante / Mayra Ferreira Gonçalves da Silva - Integrante / Valéria Tenorio de Almeida - Integrante / Wagner Marcelo da Cunha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    5. 2021-2022. Indicadores de transparência pública na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
      Descrição: A gestão pública com ênfase no controle de resultados, a evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e o recrudescimento das demandas sociais elevaram a complexidade das atividades do setor público e, por consequência, o volume e a demanda por dados e informações públicas. Partindo de um grande número de experiências de pesquisa com uso de dados educacionais solicitados via Lei de Acesso à Informação ao governo do estado de São Paulo, propõe-se a construção indicadores de transparência pública a partir de análise do portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e uma análise sistemática de um conjunto de experiências anteriores (e já documentadas) de utilização da LAI junto à Seduc-SP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Coordenador / Isabela Coimbra Hitomi - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    6. 2021-Atual. A elaboração da Base Nacional Comum Curricular de Ciências da Natureza, 2016-2018
      Descrição: O projeto dedica-se a analisar o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada no final de 2017 (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e final de 2018 (Ensino Médio). De modo a investigar como fora capturada por interesses e concepções empresariais, por meio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Tal parceria entre a instituição privada e o Ministério da Educação (MEC) nos induz a crer em um possível conflito de interesses entre as partes, o que pode ter levado a possíveis irregularidades, além de relegar toda a participação social e versões do documento realizadas até 2016. Para investigar nossas hipóteses, dispomos de inúmeros arquivos de processos administrativos que até os dias atuais não foram estudados. Ademais, matérias de imprensa também serão consultados, para posteriormente serem consolidados e analisados através do software IRaMuTeQ e interpretados à luz dos referencias teóricos de políticas de currículo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Coordenador / Rodrigo Luís Inácio - Integrante.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    7. 2020-2023. Análise discursiva com base em Estatística Textual
      Descrição: O manejo e análise de dados textuais apresenta-se como um desafio para pesquisas em Educação e Políticas Educacionais, sobretudo quando se trata de grandes volumes de dados. Esta linha de pesquisa tem como foco investigar as representações sociais a partir de corpus textuais oriundos de entrevistas e documentos públicos que versem sobre educação e políticas públicas por meio de procedimentos estatístico textuais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Fernando Luiz Cássio - Integrante / Marco Antonio Bueno Filho - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    8. 2019-2021. Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística, documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Rodrigo Travitzki - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Integrante / Débora Cristina Goulart - Integrante / Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Theresa Maria de Freitas Adrião - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Eduardo Donizeti Girotto - Integrante / Rubens Barbosa de Camargo - Integrante / Lisete Regina Gomes Arelaro - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Ana Paula de Oliveira Corti - Integrante / Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / Selma Borghi Venco - Integrante / Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Luiz Carlos Novaes - Integrante / Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / João Batista Silva dos Santos - Integrante / Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Integrante / Felipe Garcia Passos - Integrante / João Victor Pavesi de Oliveira - Integrante / Isabel Melero Bello - Integrante / Marina Avelar - Integrante / Andreza Barbosa - Integrante / Teise de Oliveira Guaranha Garcia - Integrante / Sonia Maria Portella Kruppa - Integrante / Ana Paula Santiago do Nascimento - Integrante / Felipe Willian Ferreira de Alencar - Integrante / Caio Cabral da Silva - Integrante / Ingrid Costa Ribeiro Souza - Integrante / Beatriz Garcia Sanchez - Integrante / Eliane da Costa Bruini - Integrante / Erick Dantas da Gama - Integrante / Flávia Vitor Longo dos Santos - Integrante / Iracema Santos do Nascimento - Integrante / Isabel Furlan Jorge - Integrante / Joice Melo Vieira - Integrante / Marcelo Paziano da Silva - Integrante / Maria José da Silva Fernandes - Integrante / Maria José dos Santos - Integrante / Rafael Antunes Seleznevas - Integrante / Raphael Bueno Bernardo da Silva - Integrante / Rita de Cássia Vereda - Integrante / Rosemary Mattos - Integrante / Rubia de Araujo Ramos - Integrante / Maria Lucia Lanza - Integrante / Ana Carolina Colacioppo Rodrigues - Integrante / José Roberto Montes Heloani - Integrante / Antonia Junqueira Malta Campos - Integrante / Renata Rodrigues de Amorim Medina - Integrante / Régis Henrique dos Reis Silva - Integrante / Sarah Maria de Freitas Machado Silva - Integrante / Thiago Moreira Melo e Silva - Integrante / Alessandro Paulino Pereira - Integrante / Andressa Nunes Vasconcellos - Integrante / Barbara de Souza Orlandin - Integrante / Cesar Augusto Minto - Integrante / Daniela Aparecida Guedes de Paula - Integrante / Edvaldo dos Reis Oliveira Filho - Integrante / Heloisa Coli Bizzoto - Integrante / Luiz Ricardo Gonçalves Rabello - Integrante / Marcilene Seles de Araújo - Integrante / Ozani Martiniano de Souza - Integrante / Roberta Kelly Amorim de França - Integrante / Vanessa Santana dos Santos - Integrante / Thais Andrea Furigo Novaes - Integrante / Walson de Jesus Lopes - Integrante / Claudia Alves Pereira - Integrante / Dilma Antunes Silva - Integrante / Elydimara Durso dos Reis - Integrante / Fábio dos Santos Bouças - Integrante / Guilherme Silva Lamana Camargo - Integrante / José Quibao Neto - Integrante / José Walber Ferreira Monteiro - Integrante / Juliana Salles Madeira - Integrante / Lucas Andrade de Souza - Integrante / Luís Renato Silva Maldonado - Integrante / Marilya Mariany Carnaval - Integrante / Nadia Pedrotti Drabach - Integrante / Paulo Vitor dos Santos Cardoso - Integrante / Raquel Gomes d'Alexandre - Integrante / Thais Fernanda Martins Nascimento - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    9. 2018-2023. Método de Melhoria de Resultados na rede estadual de São Paulo
      Descrição: O projeto propõe uma investigação inédita sobre a implantação do programa Gestão em Foco, baseado no Método de Melhoria de Resultados (MMR) nas escolas estaduais de São Paulo. A partir da análise de documentos oficiais sobre o programa e de entrevistas com gestores escolares, a pesquisa busca entender os impactos da implantação do MMR sobre a escola como organização educativa, sobre as atividades-fim do processo educativo e sobre o ethos profissional de professores e diretores escolares. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Coordenador / Bruna Oliveira de Siqueira - Integrante / Luana Alves Soares - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    10. 2018-2022. A construção da Base Nacional Comum Curricular: tensões entre políticas curriculares
      Descrição: O projeto propõe uma investigação sobre as políticas de centralização curricular e a sua recepção por parte de professores de ciências. A partir dos resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica em que mapeamos as representações sociais dos professores sobre o currículo de Química usando as contribuições em uma consulta pública sobre a primeira versão da BNCC, construímos uma nova hipótese de investigação: as críticas do professorado à BNCC realizadas nos diversos momentos de consulta pública (2015-2018) refletem tensões entre políticas curriculares já existentes (currículos regionais, PNLD, PCN) e a nova política curricular consubstanciada na Base. Diante disso, propomos um estudo mais detalhado sobre a recepção da BNCC por parte do professorado, utilizando a consulta pública à primeira versão e uma série de outros documentos em cortes regionais, e cotejando as críticas à Base às políticas de currículo vigentes nas diversas regiões do país. Propomos, com isso, uma interpretação mais sofisticada para os complexos processos que caracterizam a implantação de reformas educacionais e curriculares. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Coordenador / Ronaldo Spinelli Jr. - Integrante / Patricia Cecilia da Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    11. 2018-2021. Formar para o trabalho: representações sociais de professores de Ciências na consulta pública à Base Nacional Comum Curricular
      Descrição: A Reforma do Ensino Médio, sancionada em 2017, traz para a ordem do dia do debate público nacional o projeto - nem tão novo assim - de um Ensino Médio vocacionado que reorganiza os anos finais da educação básica em itinerários formativos, incluindo o ensino técnico profissionalizante a um núcleo comum (common core) de formação mais geral. A Reforma busca se justificar na importância do acesso dos jovens egressos da educação básica ao mundo de trabalho, o que é objeto de grande controvérsia na literatura sobre educação e juventude. Se, por um lado, alguns estudos sinalizam o trabalho dos jovens em idade escolar como lugar de realização pessoal e de complementação à renda familiar, outros apontam os seus efeitos negativos no acompanhamento dos estudos e, em muitos casos, o trabalho juvenil como causa do abandono escolar. Ainda assim, a Reforma do Ensino Médio soa atrativa para muitos atores educacionais que defendem que a organização do Ensino Médio deveria, de fato, ser mais vinculada à formação para o trabalho. Este projeto propõe uma investigação acerca das representações sociais de professores de Ciências do Ensino Fundamental e Médio (Química, Física e Biologia) sobre a formação para o trabalho a partir das contribuições à Consulta Pública da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cotejado com o conteúdo sobre Educação e Trabalho presente na Base. A partir dessa vasta base de dados será consolidado um corpus textual, analisado com o auxílio do software IRaMuTeQ. Pretende-se analisar como se dá a adesão dos professores de Ciências à narrativa do Ensino Médio vocacionado que a Reforma tem propugnado, tendo em vista que as propaladas vantagens da Reforma na seara da formação profissional técnica têm como contrapartida o enxugamento do currículo de Ciências (Física, Química e Biologia) do Ensino Médio brasileiro. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Coordenador / Danilo Rodrigues Zajac - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    12. 2018-2019. A nova política externa brasileira e o ensino de línguas estrangeiras: O caso da Base Nacional Comum Curricular
      Descrição: Este projeto propõe uma investigação sobre as políticas curriculares relacionadas ao ensino de língua estrangeira na educação básica brasileira, com ênfase no processo que culminou com a escolha da língua inglesa como língua estrangeira única ao longo do processo de construção da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pretende-se, além disso, traçar um paralelo entre a obrigatoriedade da língua inglesa na educação básica e as recentes mudanças na política externa brasileira, que alteraram significativamente as relações do Brasil com os países vizinhos. Serão analisados documentos oficiais, legislação e literatura, além de realizadas análises textuais (text mining) nos dados provenientes da consulta pública à primeira versão da BNCC (componente curricular língua estrangeira). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Fernando Luiz Cássio - Coordenador / Matheus Ligeiro Dias - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    13. 2018-2019. A política de fomento aos grêmios estudantis da rede estadual paulista na visão dos estudantes
      Descrição: O projeto propõe analisar a implementação do Projeto Gestão Democrática, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, notadamente o subprograma de incentivo à formação de novos Grêmios Estudantis. Espera-se contribuir para o aprofundamento do debate da implementação da política pública a partir da visão dos atores escolares, compreendendo alguns dos possíveis efeitos políticos, sociais, pedagógicos e identitários dessa implantação e avaliando o potencial dessa política na ampliação de espaços escolares participativos e decisórios. A investigação será realizada por meio de entrevistas com os atores escolares (estudantes da rede estadual), projetos político-pedagógicos, documentos oficiais e material de imprensa, que serão analisados com a ajuda do software de análise textual IRaMuTeQ. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Coordenador / Rodrigo Luís Inácio - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    14. 2016-2017. Concepções de Estágio Supervisionado de Licenciatura: Um diagnóstico da formação profissional docente na UFABC
      Descrição: Este projeto propõe uma investigação sobre os modelos e concepções de estágio supervisionado de Licenciatura de instituições de Ensino Superior através de seus documentos públicos conhecidos como Manuais de Estágio e sobre a influência desses modelos - e particularmente dos modelos adotados na UFABC - em alguns aspectos da formação profissional docente aqui oferecida. Essa influência será investigada através da análise lexical de relatórios de estágio supervisionado produzidos por nossos licenciandos, triangulada com questionários a respeito das concepções de licenciandos e licenciados da UFABC sobre aspectos normativos e formativos das atividades de estágio durante a formação inicial. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Fernando Luiz Cássio - Coordenador / Joyce de Mello Carvalho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    15. 2016-2017. Representações sociais de professores de Química sobre o currículo: Um estudo dos resultados da consulta pública da Base Nacional Comum Curricular
      Descrição: O projeto propõe uma investigação sobre as representações sociais de professores de Química sobre o texto curricular de Química apresentado na versão preliminar do documento da nova Base Nacional Comum Curricular, aberta à consulta pública até março de 2016 e cujos dados já se encontram publicizados na rede. A investigação será realizada com a ajuda de softwares de análise lexical (ALCESTE e IRaMuTeQ), para a produção de diagramas de classificação hierárquica decrescente, grafos e nuvens de palavras. Espera-se, a partir dessas ferramentas, delinear algumas tendências regionais de representações sobre o currículo e entender a sua dinâmica de apropriação e legitimação enquanto política pública supostamente construída de forma pública. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Fernando Luiz Cássio - Coordenador / Ronaldo Spinelli Jr. - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    16. 2015-2017. Conservação e mudanças das crenças de professores de Química: A influência da formação inicial e dos primeiros anos de docência
      Descrição: O acesso e a explicitação de níveis cada vez mais sofisticados das intencionalidades dos professores passam pela maior ou menor possibilidade de acesso e modificação de suas crenças durante a formação inicial e os primeiros anos da profissão. Os estágios supervisionados de licenciatura são um dos lugares da formação inicial em que os futuros professores podem ter as suas crenças testadas e modificadas. Como também é comum, os estágios podem ser tratados de maneira estritamente normativa e burocrática, esvaziados daquilo que os tornaria potenciais deflagradores de mudanças nas crenças dos professores em formação inicial. Este projeto propõe uma investigação longitudinal sobre os perfis de mudança das crenças de licenciandos em Química ao longo da formação inicial e de seus dois primeiros anos de docência. Entender melhor esses mecanismos de conservação e de mudança é um passo grande no sentido de romper com a maciça reprodução de práticas pedagógicas dissociadas dos currículos das licenciaturas atuais, com consequências desejáveis para o desenvolvimento profissional de nossos licenciados. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Fernando Luiz Cássio - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    17. 2015-2016. Representações sobre o currículo escolar de Química Orgânica: Influências da formação inicial e da experiência profissional docente
      Descrição: Identificar e analisar representações sobre o currículo de Química Orgânica do Ensino Médio através do que se apresenta em exames vestibulares e materiais didáticos de Química, e também através da percepção de graduandos e professores de Química sobre como a Química Orgânica é trabalhada nesses exames. Como as abordagens da Química Orgânica vêm evoluindo nos exames vestibulares dos últimos dez anos? Têm esses exames evoluído para acompanhar o que recomendam os documentos curriculares oficiais (PCNEM, PCN+, Proposta Curricular do Estado de São Paulo)? Em que medida as abordagens da Química Orgânica nessas avaliações se aproximam dos currículos representados por professores e futuros professores de Química?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Fernando Luiz Cássio - Coordenador / Mariana Mota Martins - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (89)
      1. 42º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe ? ).Pela revogação imediata do Novo Ensino Médio. 2024. (Encontro).
      2. Conferência Nacional de Educação (CONAE).O direito à educação sob ataque no Brasil: reformas educacionais e alternativas de ação. 2024. (Outra).
      3. VI Semana da Faced/UFJF. Como desbarbarizar a educação?. 2024. (Congresso).
      4. 23ª Semana Universitária da Universidade de Brasília. Por uma política nacional para o Ensino Médio: dilemas e perspectivas. 2023. (Congresso).
      5. 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Mobilidade de políticas no estado federativo: a implementação do Novo Ensino Médio nas redes estaduais. 2023. (Congresso).
      6. 4º Seminário de Fortalecimento do Ensino Médio Integrado (IFSul).Novo Ensino Médio e indução de desigualdades escolares. 2023. (Seminário).
      7. Encontro do Observatório da Educação Básica da UnB.O Novo Ensino Médio e os desafios da implementação para a escola pública. 2023. (Encontro).
      8. Ensino Médio: o que as pesquisas têm a dizer? Subsídios para a Consulta Pública.Novo Ensino Médio e indução de desigualdades escolares na região Sudeste. 2023. (Seminário).
      9. IV Encontro Nacional de Promotoras e Promotores de Justiça de Educação.Novo Ensino Médio. 2023. (Encontro).
      10. Seminário do Fórum das Licenciaturas da FURG.Inovação na Educação. Inovar para quê? Inovar para quem?. 2023. (Seminário).
      11. Seminário Internacional "Defendendo as liberdades de aprender e ensinar nas Américas".Manual de defesa contra a censura nas escolas. 2023. (Seminário).
      12. Seminário Internacional "Desafios e Reinvenções da Escola Pública".Reforma do Ensino Médio e a formação da juventude brasileira. 2023. (Seminário).
      13. VI Seminário Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola.Reforma do Ensino Médio. 2023. (Seminário).
      14. V Seminário Nacional de Administração Educacional.O PNE e a política educacional no contexto atual: resistir à privatização. 2023. (Seminário).
      15. XII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.O novo Ensino Médio no contexto do PIBID, Programa de Residência Pedagógica e estágio. 2023. (Encontro).
      16. XXI Encontro Nacional de Ensino de Química.Reforma do ensino médio e desigualdades escolares. 2023. (Encontro).
      17. 10ª Semana Acadêmica de Licenciatura em Ciências da Natureza (USP).Perspectivas e críticas para as ciências do Novo Ensino Médio. 2022. (Seminário).
      18. 15ª Conferência Estadual de Educação do SINTEPE. Revogação do Novo Ensino Médio e a luta por uma educação emancipatória. 2022. (Congresso).
      19. 23ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Reforma do Ensino Médio versus Currículo Integral. 2022. (Congresso).
      20. 41º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Celebrar aresistência. 2022. (Encontro).
      21. 74ª Reunião Anual da SBPC: Ciência, independência e soberania nacional.A liberdade acadêmica está em risco no Brasil?. 2022. (Encontro).
      22. Encontro Rede de diálogo: a educação em debate.Reforma do Ensino Médio e BNCC. 2022. (Encontro).
      23. IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC.Políticas públicas em torno da educação básica. 2022. (Simpósio).
      24. Seminário Educacional da FETEMS.Os desafios da reforma e do Novo Ensino Médio. 2022. (Seminário).
      25. VII Simpósio Integrado Unifal-MG.Transversalidade, educação, afeto e conflito. 2022. (Simpósio).
      26. VI Seminário Institucional do Pibid / II Seminário Institucional do Residência Pedagógica.As promessas e falácias do Novo Ensino Médio. 2022. (Seminário).
      27. XIII Seminário Nacional de Formação de Professores.Desdobramentos da BNCC nas políticas educacionais: desmontes e resistência. 2022. (Seminário).
      28. XV Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação.Profissão docente educação básica. 2022. (Seminário).
      29. 40º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Alternativas para a formação de professores de Química e as demandas oficiais. 2021. (Encontro).
      30. A epidemia brasileira de Covid-19 não é apenas um evento viral.Covid-19 nas escolas e transparência pública. 2021. (Seminário).
      31. Congresso UFBA 75 anos. A pesquisa, o ensino e a extensão. 2021. (Congresso).
      32. Curso "Ensino de Ciências na atualidade: o que (nos) diz a BNCC?"..Reformas curriculares e esvaziamento do currículo de Ciências da Natureza em tempos de BNCC. 2021. (Oficina).
      33. II Curso de Introdução à História Pública.Transparência pública: Como utilizar a Lei de Acesso à Informação. 2021. (Oficina).
      34. Incidência da Covid-19 na rede estadual de educação de São Paulo.Incidência da Covid-19 na rede estadual de educação de São Paulo. 2021. (Seminário).
      35. IV Mostra de Pesquisa em Educação.O direito à educação no século XXI: histórico e impasses. 2021. (Encontro).
      36. O Novo Ensino Médio da perspectiva das escolas: conversa com profissionais das redes de ensino municipal e estadual de SP e do Centro Paula Souza sobre as mudanças no ensino médio.O Novo Ensino Médio da perspectiva das escolas. 2021. (Seminário).
      37. Reforma do Ensino Médio e a BNCC: refletir para resistir.Reforma do Ensino Médio e a BNCC: refletir para resistir. 2021. (Seminário).
      38. VII Congresso de Extensão Universitária da UFABC e 4ª Semana de Arte, Cultura e Tecnologia da UFABC. 4 anos de Fórum Permanente de Políticas Educacionais da UFABC: uma questão extensionista. 2021. (Congresso).
      39. VIII Seminário de Recursos Naturais."Novo" Ensino Médio e a indução de desigualdades educacionais. 2021. (Seminário).
      40. VII Simpósio de Educação Sexual [O que podem os corpos: os direitos e os possíveis contra os fascismos atuais].Educação escolar em tempos fascistas: o gênero bate na porta. 2021. (Simpósio).
      41. 3º Congresso de Acessibilidade e Inclusão na Educação. Ensino remoto e EAD em tempos de pandemia: erros, acertos e o que esperar para 2021. 2020. (Congresso).
      42. A educação na Covid-19: TIC, formação e trabalho docente [Desigualdades em tempos de pandemia].É hora de falar da educação como bem público. 2020. (Seminário).
      43. I Ciclo de Debates sobre Ensino Remoto - Sinasefe Natal.Painel 'O ensino remoto para quem?'. 2020. (Seminário).
      44. I Simpósio Online de Educação - IFRN Ipanguaçu.Diálogos sobre a garantia do direito a educação e novos cenários pedagógicos. 2020. (Simpósio).
      45. Semana de Ação Mundial 2020: Educação contra a barbárie.Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 2020. (Outra).
      46. Seminário "Educação, Ciência e Tecnologia em Debate".Educação e barbárie: chegamos ao fundo do poço?. 2020. (Seminário).
      47. Seminário "Perspectivas críticas sobre a BNCC: artes e educação antirracista".Perspectivas críticas sobre a BNCC. 2020. (Seminário).
      48. VIII Congresso de Educação do SINDSEP. Educação pública municipal e gestão da crise de 2020. 2020. (Congresso).
      49. VI Simpósio Integrado Unifal.Ensino e trabalho remoto universitário: perspectivas e desafios. 2020. (Simpósio).
      50. XIII Fórum das Licenciaturas UEPG. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 2020. (Congresso).
      51. XII Jornada Acadêmica do Curso de Ciências Sociais [Ciência e Sociedade na Amazônia em tempos da pandemia].Reforma do Ensino Médio. 2020. (Outra).
      52. XIX Semana de História da UEG.Educação e liberdade de ensinar. 2020. (Seminário).
      53. XXVI Congresso Estadual da Apeoesp. Rede Escola Pública e Universidade: educadores contra a barbárie. 2020. (Congresso).
      54. 17º Simpósio Brasileiro de Educação Química.A BNCC do ensino médio e seu impacto na formação do professor de química. 2019. (Simpósio).
      55. 39ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Política educacional no estado de São Paulo: 24 anos de governos do PSDB. 2019. (Congresso).
      56. Com a palavra, os professores - UFSC Blumenau.Existe vida fora da BNCC?. 2019. (Seminário).
      57. III Semana da Química da UFABC.Educação (química) contra a barbárie. 2019. (Encontro).
      58. IV Seminário Nacional de Administração Educacional.Movimentos sociais em defesa da Educação pública, gratuita, laica e de qualidade referenciada: o que está em pauta?. 2019. (Seminário).
      59. IX Seminário Interno Pibid/Unifal: A educação e seus desafios.Educação contra a barbárie. 2019. (Seminário).
      60. Seminário 'Educação contra a barbárie'.Educação contra a barbárie. 2019. (Seminário).
      61. Seminário de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação Externa.Neoliberalismo e iniciativas de accountability nas políticas educacionais. 2019. (Seminário).
      62. Seminário ProfHistória: "Reformas educacionais: da BNCC ao Ensino Médio". Reformas educacionais: da BNCC ao Ensino Médio. 2019. (Congresso).
      63. The Abidjan Principles Adoption Conference. 2019. (Outra).
      64. VII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação.Mecanismos 'inovadores' para o financiamento da educação pública: tendências globais e experiências no Brasil. 2019. (Encontro).
      65. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Uma análise preliminar da reforma do ensino médio e da pedagogia das competências nos textos da BNCC. 2019. (Encontro).
      66. XVII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação - Sintese/SE. Os desmontes à Educação Pública e a emergência do enfrentamento. 2019. (Congresso).
      67. 3º Seminário Federalismo e Políticas Educacionais.A Base Nacional Comum Curricular e o novo participacionismo social. 2018. (Seminário).
      68. Conferência Livre CONAPE/Fineduca. Financiamento da educação em tempo de retrocesso. 2018. (Congresso).
      69. Entre Campos: Diálogos Interdisciplinares.Painel: Políticas Públicas e Filosofia. 2018. (Encontro).
      70. II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC.Perspectivas e desafios docentes da atualidade. 2018. (Simpósio).
      71. IV Encontro do Fórum de Cursos de Formação de Professores das Universidades Públicas Paulistas.Parcerias estabelecidas pela escola e a produção do conhecimento na universidade. 2018. (Encontro).
      72. Semana da Biologia IFSP 2018.Desafios da implantação da BNCC. 2018. (Encontro).
      73. Semana da Educação FEUSP 2018.Contratos de Impacto Social e suas influências na formação docente: por que conhecê-los?. 2018. (Encontro).
      74. VI Seminário de Educação Brasileira. 2018. (Seminário).
      75. 38ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Privatizando A Informação: Refletindo Sobre O Caso Da Reorganização Da Rede Estadual Paulista. 2017. (Congresso).
      76. Fórum Permanente "Emoção em campo expandido".Educação, psicologia e afatividade. 2017. (Simpósio).
      77. I Seminário Internacional de Educação em Ciências.A Base Nacional Comum Curricular brasileira e a urgência de um currículo mais crítico e complexo. 2017. (Seminário).
      78. Reformas de Ensino e Movimentos de Resistência: Diálogos entre Brasil e América Latina (I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade).REORGANIZAÇÃO ESCOLAR E TAMANHO DE CLASSE: A RACIONALIZAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2017. (Encontro).
      79. X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. A Base Nacional Comum Curricular e os resultados de sua consulta pública: Uma leitura da componente curricular Química. 2017. (Congresso).
      80. X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Cienc ias. O currículo oficial e o conteúdo segundo professores de Química brasileiros. 2017. (Congresso).
      81. XI Encontro Nacional de Educação em Ciências.A Base Nacional Comum Curricular segundo a consulta pública, e a consulta pública na Base Nacional Comum Curricular. 2017. (Encontro).
      82. 2ª Semana das Licenciaturas e V Simpósio do PIBID da UFABC.Estágio Supervisionado como protagonista nas Licenciaturas. 2016. (Simpósio).
      83. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. Química Orgânica e exames vestibulares: Implicações para o currículo. 2016. (Congresso).
      84. 11th biannual Conference of the European Science Education Research Association (ESERA). Pursuing Solutions to Make Teachers' Beliefs Explicit: Preservice Chemistry Teachers During Internships. 2015. (Congresso).
      85. Colóquio Reorganização em debate: 'As políticas educacionais e os movimentos de resistência'. 2015. (Encontro).
      86. Repensando a universidade comparativamente: Perplexidades, políticas e paradoxos. 2015. (Seminário).
      87. Seminário Nacional sobre a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada de profissionais do magistério. 2015. (Seminário).
      88. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A explicitação das crenças pedagógicas de futuros professores de Química em atividades de estágio supervisionado. 2015. (Congresso).
      89. III Encontro dos Coordenadores de COMFORs (EnCOMFOR). 2014. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. CÁSSIO, F.. Educação e exceção: os riscos do novo normal. 2020. (Outro).. . 0.
      2. CÁSSIO, F. L.; GOULART, D. C. ; XIMENES, S. B.. Reformas de Ensino e Movimentos de Resistência: Diálogos entre Brasil e América Latina (I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade). 2017. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Fernando Luiz Cássio Silva ⇔ Salomão Barros Ximenes (6.0)
        1. CÁSSIO, F.; MOURA, F. P. ; XIMENES, S. B.. Ataque ao Fundeb: intersecções entre ultraliberais e reacionários no projeto de privatização do fundo público. FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO. v. 12, p. 1-24, issn: 2236-5907, 2022.
        2. GOULART, D. C. ; CÁSSIO, F. L. ; CÁSSIO, F. L. ; XIMENES, S. B.. School occupations, knowledge production and new strategies in defence of public education in Brazil. International Education Journal: Comparative Perspectives. v. 18, p. 34-47, issn: 1443-1475, 2019.
        3. GOULART, DÉBORA CRISTINA ; CÁSSIO, FERNANDO L. ; XIMENES, SALOMÃO BARROS. Rede Escola Pública e Universidade: produção do conhecimento para/com as lutas educacionais. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. v. 24, p. e240048, issn: 1809-449X, 2019.
        4. CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; GOULART, D. C. ; XIMENES, S. B.. Contratos de Impacto Social na rede estadual de São Paulo: Nova modalidade de parceria público-privada no Brasil. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES. v. 26, p. 1-28, issn: 1068-2341, 2018.
        5. XIMENES, S. B. (Org.) ; CÁSSIO, F. L. (Org.) ; CÁSSIO, F. L. (Org.). Future-se? Impasses e perigos à educação superior pública brasileira. 1 ed. Santo André: UFABC, 2019. v. 1, p. 140.
        6. XIMENES, S. B. ; CÁSSIO, F. ; CARNEIRO, S. R. G. ; PELLANDA, A. ; BRAZ, M.. A discriminação no ensino não presencial na crise da Covid-19: conceituação e relato de intervenção. Em: ROSSINI, Gabriel Almeida Antunes. (Org.). Covid-19: economia, sociedade, política e território. 1ed.Santo André/SP. : Editora UFABC. 2022.v. 1, p. 311-339.

      • Fernando Luiz Cássio Silva ⇔ Giselle Watanabe (1.0)
        1. WATANABE, G. ; NEIDE, I. G. ; CÁSSIO, F. L. ; CÁSSIO, F. L. ; COSTA, F. M. O.. Aproximacões entre complexidade e criticidade: tecnologias digitais nas aulas de ciências. Em: Giselle Watanabe. (Org.). Educação científica freireana na escola contemporânea. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2019.v. 1, p. 127-148.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34