UFABC-professores

Graciella Watanabe

Doutora em Ciências (Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo, mestre em Ensino de Ciências (Ensino de Física) e licenciada em Física pela mesma instituição. Mestre em Tecnologias Digitais em Educação pela Universidade de Lisboa. Iniciou sua carreira docente como professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e atualmente é docente da Fundação Universidade Federal do ABC no Centro de Ciências Naturais e Humanas. Atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática na UFABC. Coordena o grupo de pesquisa DECiDe - Desigualdade Educacional, Ciência e Democracia, onde estuda os temas: ensino de ciências e os impactos das desigualdades sociais e educacionais; sociologia da ciência e o ensino; governos totalitários e o impacto no campo científico. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0022322386442215 (20/10/2023)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2018-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, Sala 647- Bloco A Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49967939 Ramal: 7939
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2020-2022. Rede de colaboracao cientifica entre escola e universidade: as praticas das ciencias na perspectiva dos estudos experimentais em raios cosmicos
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de promover a aproximação entre escola e universidade e entre escolas com o intuito de construir redes de colaboração entre estudantes, educadores e pesquisadores em Física e Ensino de Ciências. Partindo da experiência em instrumentação e ensino de grupos de 5 Institutos de Pesquisa do Brasil, visa promover a participação de alunos da rede pública de educação na produção de arranjos experimentais e instigar estudantes na prática científica. Em especial, busca-se possibilitar o engajamento em ações científicas pautadas em dados coletados a partir de instrumentos de alta tecnologia e baixo custo, que visam demonstrar os modos como a ciência é produzida hoje, ou seja, trazendo elementos da prática coletiva, análise de dados em softwares e produção de redes de colaboração em diferentes pontos geográficos, utilizando como atividade principal a análise dos dados obtidos através de detectores de raios cósmicos instalados nas escolas do ensino básico. A partir de tal experiência, explora-se a dimensão educacional através de aspectos da natureza da ciência de modo a reconhecer instrumentos epistemológicos e conceituais de mobilização da ciência contemporânea como foco na formação atualizada dos alunos da escola pública. Com isso, espera-se diminuir desigualdades educacionais por meio de processos educativos voltados à promoção da equidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (14) . Integrantes: Graciella Watanabe - Integrante / Marcelo Gameiro Munhoz - Integrante / Ivã Gurgel - Integrante / Renan Milnitsky - Integrante / Márcia Begalli - Integrante / Eloisa Szanto - Integrante / Marco Leite - Coordenador / Marisilvia Donadelli - Integrante / Suzana Salém - Integrante / André Massefferri - Integrante / Arthur Moraes - Integrante / Gustavo Silveira - Integrante / Rafael Pezzi - Integrante / Mauro Cosentino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Graciella Watanabe.
    2. 2019-2020. Critica social do gosto cientifico: estudo multicentrico sobre o desenvolvimento das aspiracoes cientificas de jovens brasileiros
      Descrição: O crescente desinteresse dos jovens pelas carreiras científicas em todo o mundo tem chamado a atenção dos analistas, que apontam para uma escassez de profissionais de ciência e tecnologia nas próximas décadas com possíveis impactos econômicos. Além disso, compreender o desenvolvimento do gosto científico dos alunos, levando em consideração que muitos destinos profissionais privilegiados são mais acessíveis aos alunos que gostam de ciências, pode ser importante para refinar nosso entendimento das contribuições que a escola dá para a reprodução (ou transformação) da origem social desses alunos. Baseado em uma apropriação crítica da sociologia da educação de Pierre Bourdieu, este projeto propõe um mapeamento em larga escala do gosto científico dos estudantes de três capitais brasileiras: Brasília (DF), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Esse mapeamento permitirá localizar o interesse dos jovens pela ciência e por carreiras científicas e tecnológica no espaço das diferenças de classe, gênero e cor. Também permitirá identificar professores que tenham contribuído em caráter excepcional para o desenvolvimento do gosto científico de seus alunos. Os professores identificados serão entrevistados com o propósito de produzir uma análise detalhada das suas histórias de vida (retratos sociológicos), permitindo-nos dar um sentido muito singular às suas práticas. Suas aulas serão acompanhadas, gravadas e submetidas à análise de interações discursivas. As biografias e atividades de ensino desses professores nos permitirão perceber como eles estimularam seus alunos a desenvolver o gosto pela ciência. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Graciella Watanabe - Integrante / Paulo Roberto Menezes Lima Jr - Coordenador / Alexsandro Pereira de Pereira - Integrante / Per-Olof Wickman - Integrante.
      Membro: Graciella Watanabe.
    3. 2018-2022. Desigualdade cientifico-tecnologica: o conhecimento cientifico como promotor das distincoes sociais e educacionais.
      Descrição: O mundo em que vivemos é marcado pelas desigualdades sociais, econômicas e/ou culturais e, nesse sentido, a ciência ganha diferentes percepções que a define por vezes próxima ao mito salvacionista, por outras, em total recusa ante sua confiabilidade pelos agentes sociais que estão alheios a esse saber. Autores que se debruçaram sobre o problema das distinções sociais, dentre elas, as associadas a educação, apontam que o mundo contemporâneo é cada vez mais marcado pelas representações simbólicas. Nesse sentido, a dimensão reflexiva do saber continua sendo, ainda hoje, determinante para o distanciamento entre, como aponta Tilly, os que 'sabem' e os que 'não sabem'. A desigualdade científico-tecnológica reflete-se em diferentes momentos, seja na recusa por ensinar ciências em uma aula na educação básica, no desempenho que define os sujeitos que adentram ou não a um curso de alta seletividade, na qualidade da divulgação científica produzida por cientistas, na participação em decisões que abordam a ciência ou no papel da ciência periférica no campo científico. Esse projeto busca traçar através de alguns desses exemplos a função social que a ciência possui no mundo contemporâneo para definir essas desigualdades explícitas e, por vezes, implícitas que, na arena social, podem se transformar em parte de um processo educativo que promove a estagnação da cultura científica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Graciella Watanabe - Coordenador / Diego Navarro - Integrante / Matheus Ianello - Integrante / Rodolfo Henrique de Souza - Integrante / Felipe Muneratto Fabiano - Integrante / Amanda Braga - Integrante / Ramon Paschoal - Integrante / Arthur Luiz Ferreira - Integrante.
      Membro: Graciella Watanabe.
    4. 2018-2020. Uma perspectiva critica para o livro didatico de ciencias: atividades investigativas e narrativas na formacao de professores de ciencias.
      Descrição: A utilização dos livros didáticos de ciências por professores da escola básica é uma temática que vem sendo abordada por diferentes pesquisadores, em especial, por ser considerado o recurso pedagógico de maior influência no contexto escolar. As dificuldades em abordar atividades práticas sugeridas por esses materiais são, em suma, uma dessas preocupações. Diante disso, nesse projeto pretende-se pesquisar atividades de cunho investigativo vinculadas nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de tal análise, propor-se-á cursos de formação continuada para professores em exercício com o intuito de construir ações em uma perspectiva crítica. Assim, utilizando narrativas como artefatos culturais produzidos pelos alunos, espera-se construir uma ação prática que possa subsidiar os professores na articulação entre propostas investigativas presentes em livros didáticos e a autonomia docente para a visão crítica da ciência. Nesse sentido, espera-se que a concepção de uma ciência neutra e constituída como um processo linear possa ser debatida e superada e, com isso, seja possível proporcionar apreensões, para professores e alunos, sobre o fazer científico em uma perspectiva cultural. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Graciella Watanabe - Integrante / Ivã Gurgel - Integrante / Strieder, Roseline Beatriz - Coordenador / Maria Helena da Silva Carneiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
      Membro: Graciella Watanabe.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. II Jornada Diálogos em Pierre Bourdieu.Teoria de campos para a compreensão da relação entre desigualdades e ensino de ciências. 2021. (Encontro).
      2. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Um estudo sobre o papel da divulgação científica para os processos democráticos. 2021. (Simpósio).
      3. I Jornada - Diálogos em Pierre Bourdieu.Exclusão, estigmatização e superseleção: um estudo analítico sobre a UFABC. 2020. (Encontro).
      4. 8 GEFI - Encontro Imagem e Filosofia.Universidade e Escola sem muros: encontros e aproximações. 2018. (Encontro).
      5. International History, Phylosophie, and Science Teaching Group. Reflexões sobre as dificuldades inerentes ao ensino-aprendizagem de Física Moderna: uma abordagem referenciada na Epistemologia de Gaston Bachelard. 2018. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. Watanabe, Giselle ; Studart, Nelson ; Autreto, Pedro Alves da Silva ; Reis, Danielle Aparecida ; Watanabe, Graciella ; Sarmento, Carla ; Carvalho, Fernanda ; Carvalho, Patrícia. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - XXIV SNEF. 2021. Congresso
      2. Watanabe, Graciella; Silveira, Gustavo Gil ; Gurgel, Ivã ; Munhoz, Marcelo Gameiro ; Begalli, Márcia ; Siqueira, Maxwell Roger da Purificação. I Encontro sobre Divulgação e Ensino de Física de Partículas. 2020. Congresso
      3. Watanabe, Graciella; Leal, Sergio Henrique Bezerra De Sousa ; Silva, Joao Rodrigo Santos ; Xavier, Allan Moreira ; Kawamura, Maria Regina ; Ribeiro, Renata ; Gurgel, Ivã ; Watanabe, Giselle. II Jornada Pierre Bourdieu e o Ensino de Ciências. 2018. Congresso

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 23/12/2023 13:24:07