Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006), possui mestrado em Ciências/Botânica pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo no programa de Botânica do instituto de biociências com projeto voltado para o Ensino de Botânica. Atualmente é professor da Universidade Federal do ABC. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de Biologia e formação de professores. (Texto informado pelo autor)
CIRILO, I. G. ; SILVA, J. R. S.. Acessibilidade no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. ARETÉ (MANAUS). v. 21, p. 1-17, issn: 1984-7505, 2023.
SANTOS, CHARLIE DREWS TOMAZ DOS ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA ; ALMEIDA, DANIEL MANZONI DE. BIXAS NA ENCRUZILHADA. TEMPORIS [AÇÃO]. v. 22, p. 26, issn: 2317-5516, 2022.
Soares, J. P. R. ; Boccuzzi, c. ; SILVA, J. R. S.. Paulo Freire e a formação de professores de Ciências. revista nuestramerica. v. 20, p. 1-16, issn: 0719-3092, 2022.
CIRILO, I. G. ; SILVA, J. R. S.. CONTRIBUCIONES DE LAS VIVENCIAS EN EL MUSEO DE CIENCIAS PARA LA FORMACIÓN Y PRÁCTICA DOCENTE. Revista Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanza. v. extra, p. 1-6, issn: 2619-3531, 2021.
SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T.. Para quem os professores planejam suas aulas? Um estudo de caso luso-brasileiro. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA. v. 20, p. 750-774, issn: 1981-416X, 2020.
AVILA, R. M. ; COSTA, F. M. O. ; CARVALHO, F. R. ; RIBEIRO, T. C. ; BURATTO, L. ; STRAJANELI, L. ; SILVA, J. R. S. ; WATANABE, G.. As ideias de pesquisadores, professores e graduandos sobre aspectos da complexidade. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS. v. 19, p. 497/3-519, issn: 1579-1513, 2020.
REIS SOARES, JOÃO PAULO ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA. A prática no ensino de botânica: o que dizem os principais congressos?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). v. 11, p. 73-93, issn: 2179-426X, 2020.
BERDNIKOFF, ANATOLI NASCIMENTO ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA. Os saberes museais dos mediadores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). v. 11, p. 856-876, issn: 2179-426X, 2020.
PUGLIESE, A. ; SILVA, J. R. S. ; BINDER, N. ; SESSA, P. S.. Propostas de professores para visitas escolares a um museu de zoologia no contexto da alfabetização científica. REVISTA CPC (USP). v. 15, p. 426-454, issn: 1980-4466, 2020.
SESSA, P. S. ; PAIVA, J. C. ; CASASCO, E. F. C. ; SILVA, J. R. S.. Alfabetização científica e a construção de concepções na contexto de formação de professores. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE). v. 25, p. 277-295, issn: 1981-0431, 2019.
SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T.. Concepções de docentes de botânica sobre o currículo e a formação no Ensino Superior. Revista de Estudos Curriculares. v. 9, p. 50-70, issn: 2183-8755, 2018.
SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T.. Estratégias de Ensino de Botânica: como estas são desenvolvidas por professores universitários brasileiros e portugueses?. Ensenanza de Las Ciencias. v. extra, p. 1917-1921, issn: 0212-4521, 2017.
SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T.. Professores de Botânica: que Concepções apresentam sobre o ensino universitário?. Ensenanza de Las Ciencias. v. extra, p. 1923-1928, issn: 0212-4521, 2017.
SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T.. Botany classes? contextualization: A research work inside three Brazilian universities and a Portuguese one. CONEXÃO CIÊNCIA (ONLINE). v. 12, p. 56-61, issn: 1980-7058, 2017.
SILVA, J. R. S.; Guimarães, F ; SANO, P. T.. Teaching of Botany in higher education: representations and discussions of undergraduate students. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS. v. 15, p. 380-393, issn: 1579-1513, 2016.
CASASCO, E. F. C. ; Boccuzzi, c. ; Soares, J. P. R. ; Levi, B. P. ; Pereira, D. V. ; SILVA, J. R. S. ; SESSA, P. S.. Concepções e práticas de professores de Ensino Fundamental sobre a temática ambiental. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). v. 9, p. 4689-4700, issn: 1982-1867, 2016.
BERDNIKOFF, A. N. ; FRIOLANI, P. ; SILVA, J. R. S.. Levantamento da produção acadêmica na SABINA - Escola Parque do conhecimento: Uma análise documental. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). v. 9, p. 1239-1251, issn: 1982-1867, 2016.
CASASCO, E. F. C. ; PAIVA, J. C. ; SESSA, P. S. ; SILVA, J. R. S.. Formação de professores de Ciências e o uso de sequências didáticas: O que dizem os docentes em formaçãoO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). v. 9, p. 1857-1867, issn: 1982-1867, 2016.
SILVA, J. R. S.; SANO, P. T.. Práticas e estratégias de ensino adotadas por professores de botânica em três Universidades estaduais paulistas. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). v. 7, p. 4170-4181, issn: 1982-1867, 2014.
SILVA, J. R. S.; SAITO, L. C. ; TOWATA, N. ; PRESTES, M. E. B. ; SANO, P. T. ; URSI, S.. Concepções dos Estudantes de Ciências Biológicas sobre prática docente e pesquisa em ensino: um estudo de caso na Universidade de São Paulo. Investigações em Ensino de Ciências (Online). v. 19, p. 517-530, issn: 1518-8795, 2014.
Livros publicados/organizados ou edições (1)
ALMEIDA, D. M. (Org.) ; SILVA, D. G. S. (Org.) ; SILVA, J. R. S. (Org.). Sequências Didáticas sobre Gênero e Diversidade. 01 ed. São Paulo: Na raiz, 2020. v. 1, p. 148.
Capítulos de livros publicados (11)
MATOS, N. B. ; DURAN, N. C. ; SILVA, J. R. S.. A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E DO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL. Em: Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza; Adriana Pugliese; Diego Marques da Silva Medeiros; Victor Hugo de Oliveira Henrique. (Org.). E a vida continua: vazios e esperanças no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2023.p. 155-166.
CASTRO, I. A. A. ; SILVA, J. R. S.. ESPAÇOS VERDES NA ESCOLA E O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA OBSERVAÇÃO DE DIDÁTICAS AO ALCANCE DOS PROFESSORES. Em: Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza; Adriana Pugliese; Diego Marques da Silva Medeiros; Victor Hugo de Oliveira Henrique. (Org.). E a vida continua: vazios e esperanças no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2023.p. 253-262.
Soares, J. P. R. ; Boccuzzi, c. ; UEDA, F. E. ; OLIVEIRA, I. S. ; MEDEIROS, L. S. ; ANDRIENCO, M. F. W. ; SILVA, J. R. S.. BOTÂNICA DIALÓGICA: um processo de formação de professores dialógico, à distância e online. Em: Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Diego Marques da Silva Medeiros; Leila Cristina Aoyama; Barbosa Souza; Maíra Batistoni e Silva; Rena de Paula Orofino; Vitor Abrahão Cabral Bexiga. (Org.). Ensinar e aprender biologia em tempos de pandemia. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2022.v. 1, p. 156-171.
YAMAMOTO, A. C. G. ; SILVA, J. R. S.. A SEXUALIDADE: sensações e descobertas ? o cuidado com o corpo em transformação. Em: Mirian Pacheco Silva Albrecht; Daniel Scodeler Raimundo; Katia Franklin Albertin Torres. (Org.). Narrativas sobre o Ensino de Ciências: Eixo Vida. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 4, p. 189-204.
LIMA, M. C. G. ; SILVA, J. R. S.. COMO UMA SAÍDA DE CAMPO PODE PROPORCIONAR A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ESTUDANTE. Em: Mirian Pacheco Silva Albrecht; Daniel Scodeler Raimundo; Katia Franklin Albertin Torres. (Org.). O curso Ciência é 10! Narrativas sobre o Ensino de Ciências: Eixo Ambiente. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 2, p. 133-142.
SILVA, A. C. ; SILVA, J. R. S.. FORMULÁRIO DE ATITUDES SUSTENTÁVEIS (FAS): narrativa sobre o desenvolvimento e aplicação de um instrumento didático para o ensino de educação ambiental na escola. Em: Mirian Pacheco Silva Albrecht; Daniel Scodeler Raimundo; Katia Franklin Albertin Torres. (Org.). O curso Ciência é 10! Narrativas sobre o Ensino de Ciências: Eixo Ambiente. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 2, p. 119-132.
Soares, J. P. R. ; SILVA, J. R. S.. Mobilização e construção de saberes docentes no ensino de botânica: um processo de formação continuada. Em: Rochele de Quadros Loguercio, Alcina Maria Testa Braz da Silva. (Org.). Narrativas de uma escola em formação. 1ed.Rio de Janeiro. : ABRAPEC. 2022.p. 161-169.
SOUSA, V. C. ; SILVA, J. R. S.. O ENSINO DA EVOLUÇÃO E O ENSINO INVESTIGATIVO: uso de jogos e simulações. Em: Mirian Pacheco Silva Albrecht; Daniel Scodeler Raimundo; Katia Franklin Albertin Torres. (Org.). Narrativas sobre o Ensino de Ciências: Eixo Vida. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 4, p. 205-216.
PAULO REIS SOARES, JOÃO ; RODRIGO SANTOS DA SILVA, JOÃO. IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES PAULISTAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM RELAÇÃO A SEUS OBJETIVOS PROFISSIONAIS. Em: Jaqueline Rabelo de Lima; Mario Cezar Amorim de Oliveira; Nilson de Solza Cardoso. (Org.). Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.Fortaleza. : Editora Realize. 2021.v. 1, p. 2454-2464.
SESSA, P. S. ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA ; PUGLIESE, A.. Alfabetização Científica na (e para) a formação de jovens (professores). Em: Adriana Pugliese; Thiene Pelosi Cassiavillani; vanessa Carmo. (Org.). Divulgação científica em blogs: uma conversa com ciência. 1ed.Santo André. : EDUFABC. 2021.p. 89-95.
SILVA, J. R. S.; SANO, P. T.. Formar professores e o Ensino de Botânica. Em: Tânia Regina dos Santos Silva; Carlos Wallace do Nascimento Moura; Luciene Cristina Lima e Lima; Francisco de Assis Ribeiro dos Santos. (Org.). Botânica na America Latina: conhecimento, interação e difusão. 1ed.Salvador. : Sociedade de Botânica do Brasil. 2014.v. 1, p. 231-236.
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (8)
Soares, J. P. R. ; SILVA, J. R. S.. Existe uma motivação para não se ensinar botânica? Indicativos de professores de biologia. Em: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ?XII ENPEC, p. 1-8, 2019.
Soares, J. P. R. ; SILVA, J. R. S. ; Boccuzzi, c. ; CASASCO, E. F. C. ; SESSA, P. S.. Aproximação Escola-Universidade: Entre formação, práticas, desejos e possibilidades. Em: Enebio, p. 2881-2889, 2018.
Soares, J. P. R. ; SILVA, J. R. S.. Contribuições do PIBID para o Ensino de Botânica: Análise dos trabalhos apresentados em congressos de 2013 a 2017. Em: Enebio, p. 2860-2872, 2018.
FRIOLANI, P. ; SILVA, J. R. S.. Interesse de meninos e meninas durante visita ao espaço de educação não formal: concepção dos monitores. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), p. 1-12, 2017.
SESSA, P. S. ; Soares, J. P. R. ; Boccuzzi, c. ; CASASCO, E. F. C. ; SILVA, J. R. S.. Educação Ambiental e o projetos escolar: articulações do trabalho docente. Em: VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação, v. 4, p. 525-532, 2017.
Soares, J. P. R. ; Boccuzzi, c. ; CASASCO, E. F. C. ; SESSA, P. S. ; SILVA, J. R. S.. Contexto e realidade das práticas de professores de ciências. Em: VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação, v. 4, p. 2937-2943, 2017.
CIRILO, I. G. ; SILVA, J. R. S. ; INGLEZ, G. C. ; OLIVEIRA, A. D.. Percepção do público sobre museus de ciências: visitantes do Museu de Microbiologia, Instituto Butantan, São Paulo, Brasil. Em: Congreso RedPOP, 2017.
CASASCO, E. F. C. ; SILVA, J. R. S.. Necessidade de formação de professores: contribuindo para a formação continuada. Em: III Congresso Nacional de Formação de professores, 2016.
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (3)
Soares, J. P. R. ; Boccuzzi, c. ; SILVA, J. R. S.. The importance on dialogicity for science and biology teachers' continuing professional development on botany teaching. Em: XX IOSTE Symposium 2022, 2022, Recife. Annals of XX IOSTE Symposium, 2022.
Soares, J. P. R. ; Boccuzzi, c. ; SILVA, J. R. S.. LICENCIANDOS E A EXTENSÃO: EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO ONLINE. Em: IV Simpósio PEHCM, 2022, Santo André. IV Simpósio PEHCM, v. 4, p. 1-6, 2022.
SILVA, D. G. S. ; ALMEIDA, D. M. ; SILVA, J. R. S.. Proposta de sequência didática utilizando grupo focal como ferramenta de formação continuada. Em: III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática,, 2020, Santo André. Anais do III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática: UFABC e Sociedade: Estreitando Relações,, p. 67-72, 2020.
Resumos publicados em anais de congressos (2)
Boccuzzi, c. ; UEDA, F. E. ; OLIVEIRA, I. S. ; Soares, J. P. R. ; SILVA, J. R. S. ; MEDEIROS, L. S. ; ANDRIENCO, M. F. W.. OS TEMAS ESCOLHIDOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE AULA SOBRE O ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Em: 7º Congresso de Extensão Universitária da UFABC, 2021, Santo André. Anais dos trabalhos apresentados no VII Conexão. Santo André: Edufabc, 2021.
CIRILO, I. G. ; SILVA, J. R. S. ; INGLEZ, G. C. ; OLIVEIRA, A. D.. Perceptions of visitors on the Museum of Microbiology. Em: 19a Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2017, São Paulo. 19a Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2017.
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (3)
SILVA, J. R. S. Educação ambiental, questões sociais e a prática no ensino de Ciências. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SILVA, J. R. S. A formação do professor para o Ensino de Botânica e sua relação conteúdo e prática de ensino. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SILVA, J. R. S. Reconstruindo o Currículo na Formação da(o) Pedagoga(o): entre o discurso e a prática. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro (0)
Programas de computador sem registro (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (2)
ALMEIDA, D. M. ; SILVA, D. G. S. ; SILVA, J. R. S.. Sequências Didáticas sobre Gênero e Diversidade. 2020. Editoração/Livro
SILVA, J. R. S. Metodologia para o Ensino de Botânica. 2015. Curso de curta duração ministrado/Outra
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (5)
Aline da Costa Silva. Educação ambiental escolar e os professores de ensino básico: concepções, formações e práticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Poliana Friolani. Makerspace: quem é o educador? Um estudo entre a prática docente, crenças e o conhecimento científico. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Davi Gustavo Sanches Silva. Estudo do Ensino de Sexualidade e gênero por meio de projetos de formação de professores e profissionais da área de saúde. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Ianna Gara Cirilo. Quando o museu se torna acessível e democrático?. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
João Paulo Reis Soares. Mobilização e Construção de Saberes docentes em relação ao ensino de botânica: Um processo de formação continuada. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2019. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Dissertação de mestrado (1)
Nathália Binder Damasceno. Produção de material didático como instrumento de apoio para propostas de ensino de ciências naturais. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (1)
Gabriela Farias Secco. Interfaces da Etnobotânica, concepções docentes e outros espaços educativos. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (8)
Lais da Silveira Medeiros. As práticas no ensino de botânica: entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Paulo Victor de Sousa Costa. Conceitos de professoras da Educação Básica sobre orientação sexual e identidade de gênero. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Bruno Kestutis de Alvarenga Sipavicius. O estado da arte da cultura micóloga: Entre a cegueira fúngica e a fungifilia. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
João Paulo Reis Soares. A construção profissional docente e suas relações com o Ensino de Botânica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2019. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Poliana Friolani. A perspectiva de gênero nas relações entre mediadores(as) e alunos(as) em espaços de educação não formal. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Ianna Gara Cirilo. As Contribuições das formações (de professores) em museus para a prática docente. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Emile Ferreira da Cunha Casasco. Formação de professores e o ensino de botânica: memórias, concepções e práticas. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Anatoli Nascimento Berdnikoff. Mediação na Sabina ? Escola Parque do Conhecimento: um estudo sobre os discursos dos mediadores.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2017. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (8)
Aline da Costa Silva. Formulário de atitudes sustentáveis (FAS): Narrativa sobre o desenvolvimento e aplicação de um instrumento didático para o ensino de educação ambiental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Ana Cláudia Gavioli Yamamoto. A sexualidade: sensações e descobertas - o cuidado com o corpo em transformação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Luan dos Santos Silva. A vivência da sexualidade e gênero na educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Maria Aparecida Damião de Sousa. O olhar docente na atualidade referente à orientação sexual e diversidade de gênero. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Michele Cristina Gonçalves Lima. Como uma saída de campo pode proporcionar a construção de conhecimento investigativo para o estudante. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Roberta Teixeira de Souza. Identidade de Gênero e diversidade sexual na escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Roselaine Maria do Nascimento Souza. Narrativas de práticas investigativas de morfofisiologia vegetal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Vanderson Cristiano de Sousa. O ensino da evolução e o ensino investigativo: uso de jogos e simulações. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
João Paulo Reis Soares. A prática no Ensino de Botânica: uma Análise Documental dos Principais Congressos. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2018. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Iniciação científica (4)
Isac Antônio Azevedo Castro. Feiras de Ciências: análise de caso em duas escolas públicas de ensino médio. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
João Pedro Casella Andrade. Concepção de professores em foco: como a BNCC impactou na escola e no trabalho docente no ensino de ciências?. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2023. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Gabriela Farias Secco. A ludicidade no planejamento da prática docente: uma proposta de análise de planos de aula sobre o ensino de botânica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Isac Antônio Azevedo Castro. Os espaços Verdes na escola e o ensino de Botânica: uma observação de didáticas ao alcance dos professores.. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (6)
2023-Atual. O ENSINO DE BOTÂNICA NAS ESCOLAS: ESTRATÉGIAS E SABERES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Descrição: Diariamente, somos bombardeados com diversas informações, vindas do desenvolvimento científico e tecnológico em nossa sociedade. Hoje é comum vermos notícias sobre Organismos transgênicos ou aquecimento global por exemplo, entretanto estes assuntos não participam do planejamento do professor, prova disto é que muitos alunos saem do ensino básico ainda com diversas concepções alternativas de temas que foram, ou não, trabalhados em diversos níveis de complexidade. O ensino superior na área de botânica ainda é baseado em modelos tradicionais em muitas instituições de ensino, que mantêm a descontextualização e compartimentalização apresentada no ensino básico, fazendo com que o tema se torne maçante e pouco atrativo. As dificuldades da formação de professores aptos na área associados justamente a formação inicial do professor, fazendo com que esta deficiência na formação seja transmitida em forma de um ensino defasado e negligenciado pelos professores, tornando muitas vezes o ensino de botânica distante do aluno. O presente projeto, visa trabalhar tais questões de forma a estudar as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes no ensino de botânica. O projeto iniciou-se com um estudo exploratório sobre as relações de docentes paulistas em relação ao ensino de botânica, e atualmente promove um curso de formação continuada de professores na área. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Coordenador / João Paulo Reis Soares - Integrante. Membro: João Rodrigo Santos da Silva.
2023-Atual. UMA PROPOSTA DIALÓGICA, PRÁTICA E COLABORATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA APROXIMAÇÃO DA ESCOLA COM A UNIVERSIDADE Descrição: Este projeto de pesquisa se baseia na necessidade de diálogo e aproximação entre universidades e escolas, entre os próprios professores e entre os professores e alunos. Assim, pretende-se desenvolver uma ação investigativa na prática dos professores da educação básica (área de ciências) e na estruturação dessas aulas bem como dos materiais e recursos utilizados. Nesta ação trabalharemos com duas vertentes: na primeira delas, os professores irão pesquisar a própria prática e desenvolver ações e aulas baseando-se no ensino prático do conhecimento científico; a segunda iremos conhecer as escolhas de professores de ciências e biologia para realizar suas práticas de ensino e instrumentos nos quais eles estruturam suas aulas. Este projeto irá desenvolver ações pedagógicas para o ensino de ciências mais dialógico, participativo e prático, baseando-se nas propostas de Paulo Freire e John Dewey. As ações desenvolvidas terão o intuito de aprimorar o conhecimento científico dos estudantes de modo que o pensamento científico, o senso crítico e o entendimento da ciência possam fazer parte das realidades dos estudantes. Para isso utilizaremos como metodologia, a pesquisa-ação por parte dos professores para que os pressupostos do conhecimento científico possam estar associados a perspectiva prática e dialógica do ensino, bem como relatos e análises das ações propostas, escolhidas e/ou utilizadas pelos professores. Espera-se que com este projeto consiga estabelecer uma rede de diálogo entre professores e estudantes para que exista mais engajamento nos processos de ensino e aprendizagem. Este projeto também visa criar parcerias com escolas, já existem professores parceiros, mas, para desenvolvimento da pesquisa nas escolas, pretende-se estabelecer parcerias e que este projeto possa promover além da aproximação escola universidade - uma melhora nos índices avaliativos na qual a escola é submetida e que estes apontem alguma mudança na leitura sobre o conhecimento científico, a ciência no nosso cotidiano e o pensamento crítico sobre a ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Coordenador / Carolina Maria Boccuzzi Santana - Integrante / João Paulo Reis Soares - Integrante. Membro: João Rodrigo Santos da Silva.
2023-Atual. UM ESPAÇO DE DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DEMOCRATIZAÇÃO DE SABERES E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO Descrição: A necessidade de diálogo entre universidades e escolas, entre os próprios professores e entre os professores e alunos são a base estruturante deste projeto. E deste espaço sociocultural e educativo que a escola representa, que incorporam os diversos saberes e suas origens, bem como a ação e atuação dos professores.Assim, este trabalho se estrutura na criação de espaços formativos diversos que partem das necessidades formativas e de diálogo provenientes da comunidade escolar e universitária, visando a aproximação dos professores para a formação de sujeitos com conhecimento crítico da realidade.Assim, este projeto apresenta três eixos principais relacionados à prática educativa e a atuação dos professores. O primeiro deles se relaciona com as necessidades dos professores e suas percepções e concepções quanto a educação como um todo. O segundo eixo é o espaço formativo dialógico e os processos que são estabelecidos de troca entre os participantes. O terceiro eixo está relacionado com a elaboração e instrumentação para o ensino.Para isso utilizaremos como metodologia, ações universitárias formativas, busca da necessidade formativa de professores bem como as percepções e concepções de professores, desenvolvimento de instrumentos para o ensino de conteúdos relacionados ao conhecimento sobre ciências naturais e suas correlações. Esses itens de estudo e ações não acontecerão ao mesmo tempo e com o mesmo propósito, a ideia é que as necessidades formativas apontem os caminhos para as formações, e para os instrumentos de ensino.Espera-se que com este projeto consiga estabelecer uma rede de diálogo entre professores que busquem formações durante seu exercício da docência, instrumentos para o ensino de ciências naturais e ajude a academia a dialogar com a escola permitindo que a troca de conhecimento ocorra. Para assim aprimorarmos ainda mais a docência escolar e universitária para o desenvolvimento crítico-social dos sujeitos envolvidos nas ações e propiciar uma melhora nos índices educacionais através de instrumentos e recursos didáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Coordenador. Membro: João Rodrigo Santos da Silva.
2022-Atual. Espaços museais, alfabetização científica e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente Descrição: O presente projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas? Quais os desafios e entraves no que concerne explorar as relações CTSA nas interações entre os museus e seus públicos? Desta forma, pretende-se compreender se e como os objetos e discursos presentes nas exposições e ações pedagógicas museais dialogam com a perspectiva da alfabetização científica e se estabelecem relação com CTSA, considerando questões sociocientíficas (QSC), temas sensíveis e/ou controversos. A metodologia tem por base a perspectiva qualitativa de pesquisa apoiada no campo da educação em museus; serão feitos estudos de caso em museus nacionais e internacionais. A coleta de dados ocorrerá a partir de: observação in locu, análise de documentos, gravação e registro fotográfico de visitas e exposições, além de entrevistas com profissionais de museus e público espontâneo e escolar. As análises visam compreender as relações estabelecidas entre público/exposição, educador/público e museu/professores, e terão por base os referenciais teóricos: freireano da pedagogia libertadora, de AC (inclusive os indicadores de AC em museus de ciências), as vertentes e discussões CTSA e os modelos de comunicação pública da ciência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Integrante / Adriana Pugliese - Coordenador / Ianna Gara Cirilo - Integrante / Adriano Dias de Oliveira - Integrante / Martha Marandino - Integrante / Karina Assunção - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Nathalie Freitas Alvaide - Integrante / Adriana Mattos - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Natalia Candido Vendrasco - Integrante / Ana Regina de Oliveira Hungaro - Integrante / Carla Gruzman - Integrante / VANESSA GOULART - Integrante / Marcus Pinto Soares e Silva - Integrante / Tiffany Guimarães - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: João Rodrigo Santos da Silva. Descrição: O projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante / João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Karina Assunção - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Nathalie Freitas Alvaide - Integrante / Adriana Mattos - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Natalia Candido Vendrasco - Integrante / Ana Regina de Oliveira Hungaro - Integrante / Carla Gruzman - Integrante / Vanessa Goulart - Integrante / Adriano Dias de Oliveira - Integrante / Marcus Pinto Soares e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. Descrição: O presente projeto busca explorar as relações de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de ciências e no contexto da alfabetização científica (AC), tendo como pano de fundo os espaços museais. Ao relacionar AC com o enfoque CTSA são promovidas visões críticas e complexas dos processos de AC, assim como de questões sobre comunicação pública da ciência. Trata-se, portanto, de investigarmos em que medida tais temas alicerçam as reflexões e as práticas nos espaços museais, de modo a respondermos o seguinte problema de pesquisa: Considerando a abordagem de temas vinculados à AC e às relações CTSA nos museus, como a articulação entre tais temas constituem o diálogo dos visitantes durante as visitas? Quais os desafios e entraves no que concerne explorar as relações CTSA nas interações entre os museus e seus públicos? Desta forma, pretende-se compreender se e como os objetos e discursos presentes nas exposições e ações pedagógicas museais dialogam com a perspectiva da alfabetização científica e se estabelecem relação com CTSA, considerando questões sociocientíficas (QSC), temas sensíveis e/ou controversos. A metodologia tem por base a perspectiva qualitativa de pesquisa apoiada no campo da educação em museus; serão feitos estudos de caso em museus nacionais e internacionais. A coleta de dados ocorrerá a partir de: observação in locu, análise de documentos, gravação e registro fotográfico de visitas e exposições, além de entrevistas com profissionais de museus e público espontâneo e escolar. As análises visam compreender as relações estabelecidas entre público/exposição, educador/público e museu/professores, e terão por base os referenciais teóricos: freireano da pedagogia libertadora, de AC (inclusive os indicadores de AC em museus de ciências), as vertentes e discussões CTSA e os modelos de comunicação pública da ciência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Pugliese Netto Lamas - Coordenador / Martha Marandino - Integrante / Karina Assunção - Integrante / João Rodrigo Santos da Silva - Integrante / Vanessa Aparecida do Carmo - Integrante / Patricia da Silva Sessa - Integrante / Eduardo Dantas Leite - Integrante / Nathalie Freitas Alvaide - Integrante / Adriana Mattos - Integrante / Itamar Soares Oliveira - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Natalia Candido Vendrasco - Integrante / Ana Regina de Oliveira Hungaro - Integrante / Carla Gruzman - Integrante / VANESSA GOULART - Integrante / Adriano Dias de Oliveira - Integrante / Marcus Pinto Soares e Silva - Integrante / Ianna Gara Cirilo - Integrante / Tiffany Guimarães - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Adriana Pugliese Netto Lamas.
2021-Atual. Relatos (auto)biográficos de estudantes do ensino superior na UFABC Descrição: ste projeto de Pesquisa intitulado Relatos (auto)biográficos de estudantes do ensino superior trata-se do desenvolvimento de uma pesquisa de pós-doutorado na área da formação de professores com discentes do curso do bacharelado interdisciplinar da UFABC com o objetivo de identificar desafios e potencialidades do contexto da Formação de professores/as pós-pandemia a partir da compreensão da história de vida desses sujeitos do curso de Licenciatura da UFABC. A pesquisa é de natureza (auto)biográfico do tipo descritiva com uso das técnicas de aplicação de questionário e talvez grupo focal (a viabilidade deste depende de um possível retorno e da colaboração dos participantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Coordenador / Ronaldo Figueiredo Venas - Integrante. Membro: João Rodrigo Santos da Silva.
2021-Atual. As práticas científicas nos currículos e a concepção de professores do ensino superior sobre currículo e manuais didáticos de Imunologia: em que ponto estamos? Descrição: A imunologia ocupa destaque diante das contradições e complexidades da sociedade atual, como por exemplo, durante a pandemia de COVID-19. Assim, deve estar também à serviço da educação e da formação de profissionais da ciência. Para o presente projeto, tomamos por base nossa experiência em pesquisa educacional em imunologia e também as evidências dos currículos da educação científica superior brasileira. Elas sugerem o predomínio de uma visão cartesiana e formalista em que o conhecimento é apesentado como produto acabado. Nesse sentido, nos cabe indagar se o ensino formal de imunologia propicia oportunidades nas práticas científicas aos profissionais em formação. Para responder a essa questão central, nossa proposta é realizar a análise de três diferentes estruturas curriculares em imunologia de três IES brasileiras. Nos interessa saber (1) qual é a estrutura curricular adotada para as respectivas disciplinas e para isso realizaremos análise documental do material curricular; (2) em que medida as práticas científicas são possibilitadas pelos documentos e para isso será construída uma ferramenta de análise de práticas epistêmico-sociais em imunologia; (3) qual é a concepção dos docentes acerca do currículo e para isso será conduzida entrevista semiestruturada. Esperamos obter um conjunto de evidências que nos permitam propor caminhos que contribuam no diálogo entre conteúdos disciplinares e as dimensões social e epistêmica da ciência. Acreditamos que o projeto tenha grande potencial em fornecer contribuições na formação científica em imunologia de profissionais que sejam capazes de lidar com os múltiplos desafios científicos do Século XXI.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Rodrigo Santos da Silva - Coordenador / Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Paula Seixas Mello - Integrante. Membro: João Rodrigo Santos da Silva.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (5)
70º Congresso Nacional de Botânica. Ensino de botânica e suas ações formativas para a pesquisa, ensino e extensão. 2019. (Congresso).
V Semana do Meio Ambiente: Educação ambiental e interculturalidade.Educação ambiental, questões sociais e a prática no ensino de Ciências. 2019. (Encontro).
66º Congresso Nacional de botânica. Ensino de botânica. 2015. (Congresso).
ESoEPe - Encontro Soteropolitano de Estudantes de Pedagogia.Reconstruindo o Currículo na Formação da(o) Pedagoga(o): entre o discurso e a prática. 2014. (Encontro).
XI Congresso Latino americano de Botânica. Os desafios para o Ensino de Botânica. 2014. (Congresso).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (8)
SILVA, J. R. S.. VII ENCONTRO DE BIOLOGIA DA UEFS. 2005. (Outro).. . 0.
SILVA, J. R. S.. II ENCONTRO DE BIOLOGIA JÚNIOR DA UEFS. 2004. (Outro).. . 0.
SILVA, J. R. S.. VI ENCONTRO DE BIOLOGIA DA UEFS. 2004. (Outro).. . 0.
SILVA, J. R. S.. REUNIÃO REGIONAL DA SBPC. 2004. (Outro).. . 0.
SILVA, J. R. S.. I ENCONTRO DE BIOLOGIA JÚNIOR DA UEFS. 2003. (Outro).. . 0.
SILVA, J. R. S.. XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ORNITOLOGIA. 2003. (Congresso).. . 0.
SILVA, J. R. S.. I ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - REGIONAL 5 (NE). 2003. (Outro).. . 0.
SILVA, J. R. S.. V ENCONTRO DE BIOLOGIA DA UEFS. 2003. (Outro).. . 0.
PUGLIESE, A. ; SILVA, J. R. S. ; BINDER, N. P. S. ; SESSA, P.. PROPOSTAS DE PROFESSORES PARA VISITAS ESCOLARES A UM MUSEU DE ZOOLOGIA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA CPC (USP). v. 15, p. 426-454, issn: 1980-4466, 2020.
SESSA, P. S. ; PAIVA, J. C. ; CASASCO, E. F. C. ; SILVA, J. R. S.. Alfabetização científica e a construção de concepções no contexto de formação de professores.. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE). v. 24, p. 277-295, issn: 1981-0431, 2019.
SESSA, P. S.; SILVA, J. R. S. ; CASASCO, E. F. C. ; SANTANA, C. M. B. ; SOARES, J. P. R. ; LEVI, B. P. ; PEREIRA, D. V.. Concepções e Práticas de Professores de Ensino Fundamental sobre a temática ambiental. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). v. 9, p. 4689-4700, issn: 1982-1867, 2016.
CASASCO, E. F. C. ; PAIVA, J. C. ; SESSA, P. S. ; SILVA, J. R. S.. Formação de professores de Ciências e o uso de sequências didáticas: O que dizem os docentes em formaçãoO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). v. 9, p. 1857-1867, issn: 1982-1867, 2016.
SESSA, P. S. ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA ; PUGLIESE, A.. Alfabetização Científica na (e para) a formação de jovens (professores). Em: Adriana Pugliese; Thiene Pelosi Cassiavillani; Vanessa Carmo. (Org.). Divulgação científica em blogs: uma conversa com ciência. 22ed.Santo André. : EdUFABC. 2021.p. 89-95.
SOARES, J. P. R. ; SILVA, J. R. S. ; SANTANA, C. M. B. ; CASASCO, E. F. C. ; SESSA, P.. Aproximação Escola-Universidade: entre formação, práticas, desejos e possibilidades. Em: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia - ENEBIO, p. 2881-2889, 2018.
PUGLIESE, A. ; SILVA, J. R. S. ; BINDER, N. P. S. ; SESSA, P.. PROPOSTAS DE PROFESSORES PARA VISITAS ESCOLARES A UM MUSEU DE ZOOLOGIA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. REVISTA CPC (USP). v. 15, p. 426-454, issn: 1980-4466, 2020.
SESSA, P. S. ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA ; PUGLIESE, A.. Alfabetização Científica na (e para) a formação de jovens (professores). Em: Adriana Pugliese; Thiene Pelosi Cassiavillani; Vanessa Carmo. (Org.). Divulgação científica em blogs: uma conversa com ciência. 22ed.Santo André. : EdUFABC. 2021.p. 89-95.
AVILA, R. M. ; COSTA, F. M. O. ; CARVALHO, F. R. ; RIBEIRO, T. C. ; BURATTO, L. ; STRAJANELI, L. ; SILVA, J. R. S. ; WATANABE, G.. As ideias de pesquisadores, professores e graduandos sobre aspectos da complexidade. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS. v. 19, p. 497/3-519, issn: 1579-1513, 2020.