Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Patricia Alvarenga

Professora Associada do Instituto de Psicologia e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (Conceito 6/CAPES). Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq desde 2013. Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio pós-doutoral na Unidad de Agression y Familia, Universidad de Valencia/ES (2012). Realizou estágio como Pesquisadora Visitante no Children's Learning Institute, Department of Pediatrics, University of Texas - Health Science Center/Houston/EUA (2018-2019). Realizou estágio como Pesquisadora Visitante no Center for Research on Culture, Development and Education, Steinhardt School of Culture, Education and Human Development, New York University (2019). É a atual coordenadora do GT da ANPEPP Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em Diferentes Contextos. Foi tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (2017-2020). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFBA (2015-2016). Foi vice-coordenadora do GT da ANPEPP Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em Diferentes Contextos (2014-2021). Coordena projetos de pesquisa e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de Psicologia do desenvolvimento, com ênfase na parentalidade, no desenvolvimento socioemocional infantil e em programas de intervenção com pais e crianças. Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa do CNPq: Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Contextos Culturais, Grupo de Interação Social, Desenvolvimento e Psicopatologia, e Processos de Saúde-Doença em Contextos Sociais e Educativos. Membro da Unidade de Investigação de Agressão e Família da Universidade de Valência. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4145265842474499 (20/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia. Rua Aristides Novis, 197 Federação 40210730 - Salvador, BA - Brasil Telefone: (71) 32836480 Ramal: 6480
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2021-Atual. Avaliacao de intervencoes online para promover a parentalidade e o desenvolvimento infantil
      Descrição: Programas de orientação a pais visam estabelecer um ciclo positivo de interação entre pais e filhos, caracterizado por práticas parentais sensíveis e assertivas, que promovem o desenvolvimento socioemocional infantil pleno desde os primeiros anos de vida da criança. A pandemia do coronavírus e a disseminação das tecnologias digitais vêm mostrando a necessidade de programas online de orientação a pais, que podem transpor obstáculos como a distância física, a falta de tempo e a precariedade do transporte público, fatores que geralmente comprometem a retenção de participantes em programas presenciais. O objetivo geral deste projeto é avaliar os efeitos de duas intervenções online complementares para promover o bem-estar parental, as práticas parentais e o desenvolvimento infantil em famílias sociovulneráveis com crianças de 0 a 12 meses (Programa de Responsividade Materna ? PRM) e de 3 a 6 anos de idade (Programa de Bem-estar Subjetivo e Práticas Parentais ? BESPP). As duas intervenções adotam a abordagem bigeracional, visando promover não somente o desenvolvimento das crianças, mas também o bem-estar dos pais, e estão inspiradas na abordagem do Mapeamento de Intervenções. O objetivo geral será atingido pela realização de dois estudos de delineamento quasi-experimental de grupos não equivalentes com pré e pós-teste, cada um com três grupos de comparação: intervenção autoadministrada (participantes interagem com conteúdo online somente); intervenção mista (participantes interagem com conteúdo online e com psicólogo em chamada de áudio ou vídeo); e lista de espera. Cada um dos grupos será composto por 20 mães e/ou pais com escolaridade máxima de ensino médio e que possuam acesso à internet e a um dispositivo digital (computador com câmera, tablet ou smartphone). No pré e no pós-teste, os pais serão avaliados quanto à própria saúde mental e bem-estar subjetivo, responsividade e práticas parentais, e quanto ao desenvolvimento global e problemas emocionais e comportamentais dos filhos. Adicionalmente, haverá medidas observacionais da responsividade materna na avaliação do Programa de Responsividade Materna ? PRM. Também serão avaliados o tempo de engajamento dos participantes em cada atividade e em cada sessão da intervenção e a satisfação dos usuários com os dois programas. As duas intervenções possuem 10 sessões cada, e serão implementadas pelo site www.parapais.ips.ufba.br, especialmente desenvolvido para hospedar os dois programas. No caso dos participantes dos grupos intervenção mista, também serão utilizadas chamadas de áudio ou vídeo para interação com um psicólogo. Para verificar a eficácia dos programas os resultados do pré-teste e do pós-teste dos três grupos serão comparados com a utilização de modelos mistos de análise de variância com covariantes (saúde mental dos pais). Este estudo contribuirá para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país, ao descrever e discutir os efeitos de duas intervenções online inovadoras e especialmente delineadas para favorecer o desenvolvimento socioemocional de pais, mães e crianças brasileiros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Alvarenga - Coordenador / Catiele Paixão - Integrante / Euclides José de Mendonça Filho - Integrante / José Carlos Ribeiro - Integrante.
      Membro: Patricia Alvarenga.
    2. 2020-2020. Queixas de pais e criancas de 0 a 11 anos de idade em um servico de apoio psicologico durante a pandemia de COVID-19
      Descrição: O distanciamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19 levou a profundas mudanças na rotina das famílias com crianças pequenas, aumentando o estresse no ambiente doméstico. Este estudo analisou a experiência de planejamento e implementação de um projeto de extensão universitária que ofereceu orientação a pais com filhos de zero a 11 anos por meio de chamadas telefônicas de áudio durante a pandemia de COVID-19. O protocolo de atendimento foi desenvolvido para atender às necessidades de famílias de baixa renda e listava problemas específicos relacionados ao confinamento em casa e ao fechamento das escolas seguidos por uma variedade de estratégias de enfrentamento. A análise de duzentas e vinte e três queixas relatadas pelos usuários em 130 ligações revelou que 94% dos problemas referidos pelos pais foram contemplados pelo protocolo de atendimento e estavam relacionados aos problemas externalizantes (39%) ou internalizantes (26%) das crianças ou ao declínio do bem-estar subjetivo dos pais (29%). Serviços de apoio devem orientar os pais quanto ao uso de práticas responsivas e assertivas que promovam o bem-estar emocional da criança e estabeleçam expectativas comportamentais em contextos estressantes. A diminuição dos conflitos entre pais e filhos resultante do uso dessas estratégias tende a reduzir o sofrimento dos pais, aumentando sua sensação de bem-estar subjetivo. Recomenda-se ampla divulgação dessas iniciativas e seguimento dos casos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Patrícia Alvarenga - Coordenador / Luna Maiana Araújo Freitas - Integrante / Zelma Soares - Integrante / Antônio Carlos Santos da Silva - Integrante / Débora Valois Coutinho - Integrante.
      Membro: Patricia Alvarenga.
    3. 2018-Atual. Efeitos da promocao da responsividade verbal materna e da leitura compartilhada entre mae e bebe sobre a linguagem e os problemas de comportamento no segundo ano de vida
      Descrição: A linguagem é um importante preditor da autorregulação emocional e comportamental. Nos primeiros anos da infância, o desenvolvimento da linguagem pode ser estimulado pela responsividade materna, particularmente, pela responsividade verbal da mãe. O objetivo geral deste estudo é avaliar os efeitos do Programa de Responsividade Materna/Pró-linguagem sobre a responsividade verbal da mãe e sobre a linguagem e os problemas de comportamento da criança no segundo ano de vida. O Programa de Responsividade Materna/Pró-Linguagem consiste em um aprimoramento do Programa de Responsividade Materna, que foi avaliado nos últimos seis anos e revelou resultados positivos sobre a responsividade de mães e o desenvolvimento global de bebês de famílias sociovulneráveis no primeiro ano de vida. A nova versão do programa será implementada na modalidade online. Para avaliar os efeitos desta nova versão do programa serão realizados dois estudos complementares. O Estudo 1 terá o objetivo específico de adaptar o Programa de Responsividade Materna para a modalidade online, acrescentando duas novas visitas direcionadas à responsividade verbal materna e para à leitura compartilhada entre mãe e bebê. A adaptação do programa à modalidade online e a inclusão das novas visitas serão realizadas com base nos modelos dos programas Playing and Learning Strategies e Routine Language. O Estudo 2 visa avaliar os efeitos do Programa de Responsividade Materna/Pró-linguagem sobre a responsividade verbal materna, o desenvolvimento global do bebê aos 11 meses e o desenvolvimento da linguagem e de problemas internalizantes e externalizantes aos 24 meses. Trata-se de um ensaio clínico randomizado piloto com dois grupos. As 60 díades participantes, selecionadas em Unidades de Saúde da Família e em Escolas da Rede Pública Municipal de Salvador, serão aleatoriamente distribuídas entre os grupos intervenção (n= 30) e controle (n= 30). Os procedimentos de coleta de dados acontecerão em três fases: aos quatro meses, para avaliar a responsividade materna e o desenvolvimento do bebê antes da intervenção; aos 12 meses para avaliar os efeitos do programa sobre a responsividade verbal materna e sobre o desenvolvimento global do bebê; e, por fim, aos 18 meses para avaliar os efeitos da intervenção sobre a linguagem receptiva e expressiva e sobre os problemas internalizantes e externalizantes da criança. Após a realização da coleta de dados, aos quatro meses do bebê, terá início a intervenção com o Programa de Responsividade Materna Pró-Linguagem, que visa a promover a responsividade da mãe por meio de modelação da interação mãe-criança com vídeos modelo e vídeo feedback. As 30 díades do grupo intervenção completarão 10 sessões online (uma por mês), que incluem vídeos psicoeducativos, questionários de verificação de aprendizagem e vídeo feedback. Durante o mesmo período as 30 díades do grupo controle terão acesso a material psicoeducativo em formato de textos e imagens online sobre o desenvolvimento da criança (um tópico desenvolvimental a cada mês). Para verificar os efeitos do programa de intervenção serão utilizados modelos mistos de análise de variância com covariantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Patrícia Alvarenga - Coordenador / Maria Ángeles Cerezo - Integrante / Yana Kuchirko - Integrante / Catherine Tamis-LeMonda - Integrante.
      Membro: Patricia Alvarenga.
    4. 2016-2019. Avaliacao piloto de um pacote de intervencao para favorecer a parentalidade e o desenvolvimento socioemocional infantil nos tres primeiros anos de vida
      Descrição: O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos de três intervenções subsequentes para favorecer a parentalidade e o desenvolvimento socioemocional infantil nos três primeiros anos de vida, visando a elaboração de um pacote de intervenção que possa ser oferecido a populações que vivem em situação de vulnerabilidade social. Neste projeto piloto, as intervenções que compõem o pacote serão avaliadas em três estudos independentes, com amostras distintas. O Estudo 1 avaliará os efeitos de uma intervenção para favorecer a transição para a parentalidade em casais primíparos. Participarão do estudo 10 gestantes nulíparas, seus companheiros e pais do seu primeiro filho, e os bebês. Será utilizado o delineamento de séries temporais interrompidas. O Estudo 2 avaliará os efeitos de uma intervenção para favorecer a responsividade materna. Participarão 60 díades mãe-criança, incluídas em um ensaio clínico randomizado piloto com dois grupos. O Estudo 3 avaliará os efeitos de uma intervenção sobre as práticas de socialização emocional maternas. Será empregado um delineamento quasi-experimental pré-teste/pós-teste com grupo-controle não equivalente. Participarão deste estudo 100 mães de crianças de ambos os sexos, entre três e cinco anos, selecionadas por conveniência em escolas particulares, cujas mensalidades custem até R$ 300,00. A partir da amostra de 100 mães inicialmente selecionadas para o estudo, 30 participantes cujos filhos apresentem problemas internalizantes em nível clínico serão convidadas a participar dos grupo intervenção e comparação. Entre as contribuições científicas do estudo, destaca-se a publicação de um artigo científico com a proposta de um pacote de intervenção sintetizando os pontos fortes de cada uma das três intervenções avaliadas e seus parâmetros de implementação. ?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Patrícia Alvarenga - Coordenador / Cesar Piccinini - Integrante / João Marcos Oliveira - Integrante / Taiane Costa de Souza Lins - Integrante / Maria Ángeles Cerezo - Integrante / Elizabeth Batista Wiese - Integrante / Deise Fernandes Mendes - Integrante.
      Membro: Patricia Alvarenga.
    5. 2014-2019. Adaptacao e evidencias de validade da Coping with Children?s Negative Emotions Scale (CCNES)
      Descrição: O presente estudo tem como objetivo adaptar a Coping with Children?s Negative Emotions Scale (CCNES) para mães e pais brasileiros de crianças entre três e oito anos de idade. Para tanto, este estudo será dividido em seis etapas: a) tradução da escala; (b) avaliação por especialistas e síntese das versões traduzidas; (c) avaliação da escala por público-alvo através de dois grupos focais; (d) retrotradução; (e) teste piloto; (f) coleta de dados e avaliação das propriedades psicométricas da escala adaptada. Os grupos focais e a coleta de dados serão realizados no Rio de Janeiro e em Salvador. Participarão dos grupos focais, em cada cidade, dois pais e duas mães de crianças entre três e oito anos de idade, enquanto no teste piloto participarão três pais e três mães. A coleta de dados para a avaliação das propriedades psicométricas da CCNES contará com a participação de 50 mães residentes em cada uma das cidades. As participantes, além de responderem à versão adaptada da CCNES, responderão a uma ficha de dados sociodemográficos. Após a coleta dos dados será avaliada a consistência interna das subescalas da CCNES, assim como a dimensionalidade da escala, através da análise fatorial. Após as análises preliminares, em uma segunda etapa do estudo, a amostra será ampliada para 350 participantes para o exame das evidências de validação da versão brasileira da escala.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Patrícia Alvarenga - Coordenador / Taiane Costa de Souza Lins - Integrante / Deise Fernandes Mendes - Integrante / Luciana Pessôa - Integrante.
      Membro: Patricia Alvarenga.
    6. 2013-2016. Eficacia de um Programa de Visitas Domiciliares para Favorecer a Responsividade Materna
      Descrição: Diferentes abordagens teóricas têm enfatizado a importância da responsividade materna para o estabelecimento de bases sólidas para o desenvolvimento infantil pleno. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos de uma intervenção para aumentar o nível de responsividade materna e favorecer o desenvolvimento da criança, em famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. A intervenção será desenvolvida em oito visitas domiciliares, do terceiro ao décimo mês do bebê, com base na técnica de vídeo feedback da interação mãe criança. A eficácia do programa será testada através de um ensaio clínico randomizado piloto, com um grupo experimental e um grupo controle, e será examinado o efeito moderador das variáveis saúde mental e depressão materna. Participarão do estudo 30 díades mãe-criança residentes em duas comunidades de baixa renda da cidade de Salvador, aleatoriamente distribuídas entre os grupos intervenção (n= 15) e controle (n= 15). No pré-teste, para ambos os grupos serão aplicados o SRQ-20 e o BDI para a avaliação da saúde mental da mãe, a Escala de Desenvolvimento do Comportamento da Criança (EDCC), e será realizada uma sessão de observação da interação mãe-bebê, para a avaliação da responsividade materna. Após a realização do pré-teste, terá início a fase de intervenção. As 15 díades do grupo intervenção receberão oito visitas domiciliares, entre o terceiro e o décimo mês de vida do bebê (uma visita por mês), com cerca de 60 minutos de duração. Em cada uma das visitas serão focalizadas pelas facilitadoras, através da técnica de vídeo feedback, diferentes dimensões da responsividade materna, de acordo com o desenvolvimento das habilidades interativas e necessidades socioemocionais da criança ao longo do primeiro ano de vida. Durante o mesmo período as 15 díades do grupo controle receberão mensalmente pelo correio oito folhetos informativos com informações sobre o desenvolvimento da criança (um folheto por mês). A comparação entre os grupos será realizada com ANOVA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Patrícia Alvarenga - Coordenador / Cesar A Piccinini - Integrante / Maria Ángeles Cerezo - Integrante / Elizabeth Batista Wiese - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Alvarenga.
    7. 2010-2012. O impacto da depressao e das praticas educativas maternas no desenvolvimento de problemas de externalizacao na infancia
      Descrição: Ao longo das últimas três décadas, a literatura empírica tem fornecido evidências das implicações de diferentes aspectos da parentalidade no desenvolvimento do comportamento antissocial. O conceito de problemas de externalização, que são caracterizados por comportamentos como agressividade, impulsividade e comportamento desafiador, tem sido amplamente utilizado para designar e avaliar os estágios iniciais do desenvolvimento desse padrão comportamental A literatura indica a relevância de se investigar, sobretudo através de estudos longitudinais, as relações entre a depressão materna e os problemas de externalização infantis. O objetivo do presente estudo é investigar, através de um delineamento longitudinal, as relações entre os sintomas depressivos das mães no primeiro, décimo oitavo e trigésimo sexto mês de vida da criança e os problemas de externalização apresentados pelas crianças aos trinta e seis meses. Participarão deste estudo 30 díades mãe-criança residentes em bairros de periferia de Salvador. Todas as díades da amostra do presente estudo serão compostas por crianças do sexo masculino, que ao nascer não apresentavam enfermidades graves, problemas crônicos de saúde, síndromes ou transtornos do desenvolvimento diagnosticados. No primeiro e no décimo oitavo mês de vida do bebê as mães responderão o Inventário Beck de Depressão. No trigésimo sexto mês da criança, as mães responderão novamente este inventário e serão avaliados os indicadores iniciais dos problemas de externalização das crianças com o Child Behavior Checklist 1½-5 (CBCL/1½ -5 anos). Além disso, será realizada a Observação da interação mãe-criança ? 36º mês para avaliar os padrões de interação mãe-criança e indicadores de problemas de externalização. Os dados serão submetidos a procedimentos de estatística descritiva e correlacional. Para analisar o impacto da depressão materna sobre os indicadores de problemas de externalização será utilizada análise de regressão múltipla.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Patrícia Alvarenga - Coordenador / Emanuel Missias Silva Palma - Integrante / Catiele Paixão dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Patricia Alvarenga.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (11)
      1. 2019 SRCD Biennial Meeting. Effects of a video-feedback home intervention program focused on maternal sensitivity on enhancing infant development. 2019. (Congresso).
      2. 49ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Análise sequencial: uma abordagem observacional e estatística de relações de contingência entre comportamentos. 2019. (Congresso).
      3. 9º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Análise sequencial para observação da interação mãe-criança.. 2019. (Congresso).
      4. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Responsividade verbal e desenvolvimento da linguagem nos primeiros dois anos de vida da criança. 2019. (Congresso).
      5. III Encontro de Processos Psicológicos Básicos. 2014. (Encontro).
      6. XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.O desenvolvimento socioemocional nos primeiros anos de vida: preditores e perspectivas para programas de intervenção em comunidades. 2014. (Simpósio).
      7. 5th International Nonlinear Science Conference. 2012. (Congresso).
      8. VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Implicações da depressão materna para a parentalidade e para o desenvolvimento infantil. 2011. (Congresso).
      9. XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Alternativas para o ensino da análise experimental do comportamento fora do laboratório animal operante. 2011. (Congresso).
      10. I Encontro Nacional de Processos Psicológicos Básicos. 2010. (Encontro).
      11. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.Preditores iniciais dos problemas de externalização na infância. 2010. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações



      (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
      Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30