Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Aparecida Crepaldi

Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina. É Professora voluntária da UFSC onde atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Professora Associada da Universidade do Québec em Montréal (UQÀM) (2008-2016). Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, com especialização em Psicologia Clínica Infantil pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP, e em Terapia Familiar e de Casal pelo Instituto de Terapia Familiar de São Paulo - ITF e Association Parisiènne de Recherche et Thérapie Familiale - APRTF, França. Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-RJ, Doutorado em Saúde Mental pela UNICAMP, com estágio Sandwich na Universidade de Paris (Paris VI). Pós-Doutorado pela Universidade do Québec em Montreal - UQÀM. Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Título de especialista em Psicologia Clínica e e Psicologia Hospitalar (CFP). É pesquisadora do CNPq nível 1B. Docente orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia-UFSC. Atuou como docente no Programa Integrado de Residência em Saúde da Família e no Programa Integrado de Residência Multiprofissional em Saúde Hospital Universitário - UFSC. Foi coordenadora do Programa de pós-graduação em Psicologia da UFSC (2011 a 2013) e subcoordenadora (2009 a 2011). Membro da Comissão Qualis Livros/Capes (2014 a 2017). Membro da Comissão de Avaliação da Quadrienal da Capes em 2017. Membro do Comitê Assessor da Área de Psicologia e Serviço Social do CNPq (2016-2019). Coordenadora do Intercâmbio Internacional de pesquisa [Departamento de Psicologia - UFSC e Departamento de Psicologia - UQÀM (Université du Québec à Montréal)] - Canadá (2007-2016). É consultora do CNSH (Conseil de Recherche en Sciences Humaines), Canadá. Tem experiência na área de pesquisa e intervenção em Psicologia da Saúde, Psicologia da Família e Terapia Individual, Familiar e de Casais. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5135005921390643 (05/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Campus Universitário Trindade 88040970 - Florianópolis, SC - Brasil Telefone: (48) 37219984 URL da Homepage: www.cfh.ufsc.br/~psico
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2018-Atual. Programa de Intervencao com Pais - ACT
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é avaliar a eficácia do Programa ACT nas seguintes variáveis: autorregulação dos pais, envolvimento e práticas parentais, coparentalidade e comportamento dos filhos. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo que inclui a realização de avaliações antes e depois da intervenção, das variáveis apontadas, além de seguimento após a intervenção. Serão participantes 100 pais ou cuidadores de crianças de 0 a 8 anos de idade, residentes em Florianópolis, recrutados em escolas, Ongs e empresas. A análise de dados incluirá estatística descritiva, inferencial e de predição, através do Pacote SPSS 20.0, além do softfware Atlas.ti para análise de dados qualitativos. Assim, espera-se que a implantação do Programa ACT possa fortalecer esse campo de conhecimento científico, além de colaborar para prevenção da violência contra a criança.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Aparecida Crepaldi - Coordenador / Elisangela Böing - Integrante / Marina Menezes - Integrante / Mauro Luis Vieira - Integrante / Milena Carolina Fiorini - Integrante / Luciane Guisso - Integrante / Joyce Lúcia Abreu Pereira Oliveira - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Crepaldi.
    2. 2018-Atual. Parentalidade e desenvolvimento socioemocional infantil
      Descrição: 2018 - Atual Parentalidade e desenvolvimento socioemocional infantil Descrição: O contexto familiar é considerado o fator primeiro e mais importante para o desenvolvimento infantil por configurar-se como principal estrutura de suporte afetivo, social, educacional e econômico. A família é reconhecida como sistema de socialização, proteção e aprendizagem onde ocorrem transmissões e introjeções de padrões de comportamento, normas, valores, costumes, crenças e significados a partir de interações constantes entre adultos e crianças. O objetivo geral é investigar o desenvolvimento sócio-emocional de crianças pré-escolares e escolares com desenvolvimento típico e atípico e sua relação com fatores relativos à parentalidade, a coparentalidade, a rede social de apoio, o estresse parental, a regulação emocional dos pais e o uso de dispositivos tecnológicos. Trata-se de uma pesquisa de natureza empírica em que os dados serão acessados por meio de observação indireta, ou seja, por meio de questionários a serem aplicados com os participantes. A abordagem será quali-quantitativa, pois se busca compreender o fenômeno em sua profundidade, e trata-se de uma pesquisa com parte transversal e parte longitudinal. Quanto aos objetivos, é do tipo exploratório, descritivo e explicativo, pois explora o fenômeno, descreve as características do mesmo e identifica a relação de determinação entre eles. O projeto investigará os fenômenos por meio de diferentes instrumentos e participantes. Participarão da pesquisa 100 famílias biparentais heteroafetivas com crianças com desenvolvimento típico, 100 famílias de monoparentais com crianças com desenvolvimento típico, 50 famílias com crianças com desenvolvimento atípico, 50 famílias biparentais homoafetivas com crianças com desenvolvimento típico, 50 famílias com pais adolescentes com crianças com desenvolvimento típico, 30 pais de crianças pré-escolares e escolares com desenvolvimento típico (grupo de parentalidade positiva) e 30 crianças entre seis e 12 anos de idade com desenvolvimento típico (grupo de habilidades sociais infantis). Serão aplicados instrumentos que acessam informações sobre o contexto sociodemográfico dos membros da família, perfil sócio-afetivo da criança, a relação coparental, as práticas parentais, o comportamento infantil, a configuração familiar, o envolvimento paterno e o uso parental de dispositivos tecnológicos. Os participantes serão convidados por meio de instituições, escolhidas por acessibilidade. No que se refere à análise de dados, os dados dos questionários serão tabulados e submetidos ao pacote estatístico SPSS para realizar estatística descritiva e inferencial; os dados obtidos através das entrevistas serão analisados conforme seu conteúdo, utilizando-se o software Atlas-ti. Espera-se com esse projeto que sejam produzidas dissertações e teses, além de artigos e apresentações em congressos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Aparecida Crepaldi - Integrante / Elisangela Böing - Integrante / Marina Menezes - Integrante / Carolina de Souza Duarte - Integrante / Monica Barreto - Integrante / João Rodrigo Maciel Portes - Integrante / Mauro Luis Vieira - Coordenador / Larissa Paraventi - Integrante / João Paulo Koltermann - Integrante / Beatriz Pires Coltro - Integrante / Izabele da Silva Faria - Integrante / Nathália Campos Perusso - Integrante / Sara Engel Voigt - Integrante / Mariana Peres Trajano - Integrante / Quele de Souza Gomes Santos - Integrante / Tatiana Medianeira Baccin Ambros - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Crepaldi.
    3. 2015-2017. Funcionamento familiar, coparentalidade, envolvimento parental e o comportamento de pre-escolares
      Descrição: O funcionamento familiar e a coparentalidade são considerados como importantes quando se trata da educação dos filhos e determinam o envolvimento dos pais nas práticas de cuidados. O foco do presente projeto é analisar como o funcionamento familiar interfere na organização dos cuidados voltados à criação dos filhos, em famílias biparentais e em pais divorciados (binucleares), e quais implicações das relações entre tais variáveis sobre o comportamento de crianças pré-escolares. Mais especificamente pretende-se: a) relacionar o funcionamento familiar à coparentalidade e às práticas parentais; b) relacionar a coparentalidade ao envolvimento paterno e materno c) relacionar o funcionamento familiar e a coparentalidade, ao comportamento emocional e social da criança; considerando a condições dos dois grupos de famílias. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal de abordagem descritiva, explicativa e comparativa. Participarão da pesquisa 150 adultos (50 mães e 50 pais de famílias biparentais e 25 mães e 25 pais divorciados) com crianças entre quatro e cinco anos. Os participantes serão convidados a responder, separadamente, diferentes instrumentos que acessam informações parentais (dados sociodemográficos da família, funcionamento familiar, relação coparental, envolvimento e práticas parentais) e da criança (perfil sócio-afetivo e comportamento prossocial). Os participantes serão recrutados em instituições, escolhidas por acessibilidade. Os dados dos questionários serão tabulados e submetidos a análise estatística descritiva, inferencial e comparativa, através do Pacote estatístico SPSS versão 22.0. A execução do projeto terá uma equipe de professores e alunos de graduação e pós-graduação. Os resultados da pesquisa darão origem a relatórios de iniciação científica, dissertações e teses, além de artigos, capítulos de livros e apresentações em congressos científicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Maria Aparecida Crepaldi - Coordenador / Mauro Luís Vieira - Integrante / Elisangela Böing - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Crepaldi.
    4. 2015-2017. Relacoes entre envolvimento e praticas parentais, funcionamento familiar, coparentalidade e comportamento da crianca pre-escolar
      Descrição: família é um dos principais contextos de desenvolvimento da criança. Pesquisas apontam fatores determinantes para um maior ou menor envolvimento dos pais com os filhos, dentre eles o funcionamento familiar e a coparentalidade. Esse estudo se interessa por essas relações e pretende responder como o funcionamento familiar e a coparentalidade interferem no envolvimento e na interação dos pais com os filhos. O objetivo geral é investigar o comportamento da criança com desenvolvimento típico e atípico e sua relação com o envolvimento e práticas parentais, funcionamento familiar e coparentalidade. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, do tipo transversal, e quanto aos objetivos é do tipo descritiva, exploratória e explicativa. O projeto investigará os fenômenos através de diferentes instrumentos e diferentes participantes. Participarão 150 famílias com crianças com quatro e cinco anos com desenvolvimento típico, 50 famílias de pais divorciados/recasados, mas que não coabitam com a criança e 60 famílias com crianças com desenvolvimento atípico (30 com Síndrome de Down e 30 com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento do tipo Autista). Serão aplicado diferentes instrumentos que acessam informações sobre o contexto sociodemográfico dos membros da família, apego adulto, personalidade, perfil sócio-afetivo da criança; relação coparental, práticas Parentais; observação de coparentalidade e prossociabilidade da criança. Os participantes serão convidados por meio de instituições, escolhidas por acessibilidade. No que se refere à análise de dados, os dados dos questionários serão tabulados e submetidos ao pacote estatístico SPSS para realizar estatística descritiva e inferencial; os dados obtidos através das entrevistas serão analisados conforme seu conteúdo, utilizando-se o software Atlas-ti; e os dados obtidos na observação serão classificados em categorias pré-definidas. As categorias das entrevistas e da observação serão submetidas à concordância entre juízes. Espera-se com esse projeto que sejam produzidas dissertações e teses, além de artigos e apresentações em congressos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Aparecida Crepaldi - Integrante / Elisangela Böing - Integrante / Ana Maria Faraco de Oliveira - Integrante / Carolina de Souza Duarte - Integrante / mariana schubert backes - Integrante / Rovana Kinas Bueno - Integrante / João Rodrigo Maciel Portes - Integrante / Mauro Luis Vieira - Coordenador / Larissa Paraventi - Integrante / João Paulo Koltermann - Integrante / Anndrey Kuhnn Sangalett - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Crepaldi.
    5. 2013-2017. Relacionamento conjugal, coparentalidade, e comportamento social de criancas pre-escolares
      Descrição: Este projeto integra um amplo programa de pesquisa, realizado em parceria com pesquisadores canadenses que tem por objetivo estudar a transmissão intergeracional da violência em famílias brasileiras e canadenses. O estudo aqui apresentado pretende investigar a relação entre relacionamento conjugal, coparentalidade, e comportamento social de crianças de quatro a seis anos de idade. A coleta de dados será dividida em duas etapas. Na primeira etapa, a qual utilizará abordagem quantitativa, será realizada com 150 famílias, recrutadas em escolas públicas e privadas, em três cidades de um estado do sul do Brasil, além dos professores das crianças cujos pais serão pesquisados. Os pais responderão questionários acerca de informações sociodemográficas; da relação conjugal e coparental, além de instrumentos que investigarão o seu envolvimento com os filhos. Os professores avaliarão o desenvolvimento social das crianças por meio de instrumentos de medida. Na segunda etapa, qualitativa, será realizada uma entrevista semi-estruturada com 12 casais participantes da etapa anterior, a fim de aprofundar a investigação das variáveis deste estudo. Os dados serão analisados por meio do tratamento estatístico (SPSS) e da análise de conteúdo temático-categorial. Os dados quantitativos serão analisados em termos de estatística descritiva com distribuição de frequências, medidas de variabilidade (DP) e medidas de tendência central (moda, média e mediana) e estatística inferencial por meio de testes de hipóteses, paramétricos ou não paramétricos dependendo da distribuição populacional. Para os dados qualitativos os materiais serão organizados de forma a permitir compreender, descrever e interpretar, conforme os objetivos da pesquisa, por meio de análise de conteúdo. Espera-se que possa contribuir para enriquecer o corpo de conhecimentos acerca da família, e das relações familiares; e responder como os relacionamentos conjugais, na contemporaneidade, repercutem na coparentalidade e na competência social dos filhos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Crepaldi - Coordenador / Mauro Luís Vieira - Integrante / Elisangela Böing - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Crepaldi.
    6. 2012-2016. Investimento, envolvimento e engajamento paterno: o papel do pai no contexto familiar contemporaneo
      Descrição: O contexto familiar é um dos principais fatores que influencia de modo decisivo no desenvolvimento humano. A família passa por importantes transformações e tudo indica que os papéis maternos e paternos estão se modificando e com eles, o cuidado e funções na criação dos filhos. A função paterna vem se alterando, de um papel tradicional de provedor do lar, para o de homem mais participativo, tornando-se pai mais presente e atuando diretamente no que se refere ao cuidado com os filhos. Neste sentido, o interesse em investigar o investimento/envolvimento/engajamento do pai. Diversas ferramentas podem ser utilizadas, principalmente enfocando instrumentos quantitativos, juntamente com pesquisas qualitativas específicas com o pai. Pretende-se realizar estudos empíricos com o objetivo de investigar o envolvimento/engajamento/investimento paterno e sua relação com características do pai, da mãe e da família. Haverá dois estudos distintos. No primeiro participarão 100 famílias biparentais (100 pais e 100 mães). Para o segundo estudo serão realizadas observações e entrevistas em profundidade com vinte pais (homens) que serão escolhidos aleatoriamente dentre o total de participantes. Os dados quantitativos serão analisados em termos de estatística descritiva com distribuição de freqüências, medidas de variabilidade (DP) e medidas de tendência central (moda, média e mediana) e estatística inferencial por meio de testes de hipóteses, paramétricos ou não paramétricos dependendo da distribuição populacional. Para os dados qualitativos os materiais serão organizados de forma a permitir compreender, descrever e interpretar conforme os objetivos da pesquisa por meio de análise de conteúdo. Espera-se que este estudo possa contribuir com o tema no sentido de aumentar o conhecimento acerca do funcionamento das famílias, bem como da participação efetiva do pai neste contexto. Pretende-se caracterizar como está ocorrendo o envolvimento paterno através de metodologias quantitativas e qualitativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Aparecida Crepaldi - Integrante / Vieira, M.L. - Coordenador.
      Membro: Maria Aparecida Crepaldi.
    7. 2010-2015. Atencao psicologica a saude de criancas submetidas a procedimentos invasivos e a familia
      Descrição: Esta pesquisa tem como campo de investigação a área de psicologia do desenvolvimento aplicada aos contextos de saúde de atenção terciária, tais como hospitais e unidades pediátricas. Dentro deste, tem como temática principal, o atendimento psicológico a crianças a serem submetidas a procedimentos invasivos tais como as cirurgias. Objetiva-se a investigação de procedimentos de preparação psicológica para o enfrentamento de tais procedimentos. No que diz respeito às crianças, as implicações comportamentais e emocionais, em decorrência destes procedimentos, podem ser provenientes da falta de preparação. Isto pode ocorrer, seja pela ausência de um programa educacional pré-operatório, seja pela ausência de compreensão por parte da equipe, de que a criança tem capacidade para lidar com situações ansiogênicas e compreender a situação pela qual está passando, desde que assistida durante a hospitalização. As famílias, por sua vez, são coadjuvantes nestes programas e para isto necessitam ser preparadas. Assim sendo, este projeto de pesquisa inclui verificar quais os efeitos de programas diferentes de preparação psicológica pré-cirúrgica no stress e na ansiedade de crianças a serem submetidas a cirurgias eletivas. Pretende-se comparar o nível de stress e ansiedade de crianças e famílias que receberão preparação psicológica pré-cirúrgica; identificar os fatores que podem influenciar no stress e na ansiedade da situação pré-cirúrgica; e comparar diferentes programas de intervenção de preparação para a cirurgia. Prevê-se, ainda a investigação de aspectos emocionais que afetam as famílias neste contexto e as possibilidades de treinamento das famílias para o enfrentamento de tais situações.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Aparecida Crepaldi - Coordenador / Broering, Camilla - Integrante.
      Membro: Maria Aparecida Crepaldi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (58)
      1. II Jornada Catarinense sobre o bebê: O nascer dos pais.Parentalidade em famílias reconstituídas. 2018. (Simpósio).
      2. XVII Simpósio da ANPEPP.GT Psicologia da Saúde da criança e do adolescente. 2018. (Simpósio).
      3. Workshop pré simpósio Viver a Dois: Compartilahndo esse desafio de um programa psicoeducativo. 2017. (Simpósio).
      4. 9º Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Transtorno de acumulação: Um estudo de caso clínico. 2015. (Congresso).
      5. Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Estratégias e técnicas de avaliação e tratamento psicológico. 2015. (Congresso).
      6. Congresso da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul. A arte da prevenção e promoção no cuidado integral à saúde. 2015. (Congresso).
      7. Simpósio Promoção do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos: Família e Prevenção.Envolvimento paterno e coparentalidade: pesquisa e intervenção com famílias de 0 a 6 anos. 2015. (Simpósio).
      8. The 14 European Congress of Psychology. The relation between the tactics of marital and parental conflict resolutioin of families with preschool children. 2015. (Congresso).
      9. 26th Annual Human Behavior and Evolution Society Conference.Relationship between parental investment and marital relationship. 2014. (Outra).
      10. 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Estudo de caso: uma análise do processo terapêutico em terapia relacional sistêmica. 2014. (Congresso).
      11. 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A preparação psicológica de crianças submetidas a cirurgias eletivas segundo três modelos de intervenção sobre o estresse e a ansiedade. 2014. (Congresso).
      12. 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Luto decorrente da morte: uma revisão integrativa das pesquisas brasileiras. 2014. (Congresso).
      13. 44a Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2014. (Congresso).
      14. 9a Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar.Instrumentos sistêmicos como subsídio à atuação do psicólogo hospitalar. 2014. (Outra).
      15. 9a Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar.A morte em diferentes etapas do ciclo de vida familiar: contribuições da teoria sistêmica à atuação do psicólogo hospitalar. 2014. (Outra).
      16. III Seminário Novos Horizontes da Pós-graduação em Psicologia. 2014. (Seminário).
      17. International Society for Human Ethology / XXII Biennial Conferenced.Marital conflict and externalized behavior in preschool children: intergeneration transmission of conflict resolution strategies. 2014. (Outra).
      18. IV Congresso Brasileiro de Psicologia: ciência e profissão. Tornar-se pai por meio da adoção: como o psicólogo pode contribuir nesse processo?. 2014. (Congresso).
      19. IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. A psicologia da saúde no Brasil: o desafio da integralidade. 2014. (Congresso).
      20. IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. Psicologia pediátrica: parentalidade e mecanismos de proteção em famílias de crianças de risco orgânico.. 2014. (Congresso).
      21. IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM CASOS DE VIOLÊNCIA FAMILIAR: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO SISTÊMICO PARA O CONTEXTO DE SERVIÇOS DE SAÚDE. 2014. (Congresso).
      22. IV Jornada de Psicologia Hospitalar HU/UFSC.Influência da políticas públicas na atuação do psicólogo no contexto hospitalar. 2014. (Simpósio).
      23. Semana de Psicologia UFSC 2014.A produção e socialização do conhecimento em rede nacional e internacional. 2014. (Outra).
      24. XIII Jornada Catarinense de Psiquiatria, VIII Jornada CEPSC, VI Jornada NUPSC e III Jornada de TCC da Atualpsi.Diferenciação do jovem-adulto: um estudo de caso em terapia familiar relacional-sistêmica. 2014. (Outra).
      25. XV SImpósio de pesquisa e intercâmbio científico da ANEPP.GT Psicologia Pediátrica - Vice coordenador. 2014. (Seminário).
      26. XXII Biennial International Conference on Human Ethology.Marital conflict and externalized behavior in preschool children: intergerational transmission of conflict resolution strategies. 2014. (Outra).
      27. XXII Biennial International Conference on Human Ethology.Paternal investiment: determinants of father's involvement with their children. 2014. (Outra).
      28. XXIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Técnicas cognitivo-comportamentais para o preparo psicológico pré-cirúrgico infantil em crianças. 2014. (Encontro).
      29. 22º Seminário de Iniciação Científica da UFSC.Caracterização do temperamento de crianças com idade entre quatro e seis anos residentes no litoral catarinense. 2013. (Seminário).
      30. III Encontro Nacional sobre o Método Canguru.Desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo no 1º e 2º ano de vida avaliadas pelo teste de Denver II. 2013. (Encontro).
      31. IV Congresso Humanização Comunicação em Saúde. A interrupção da gestação em caso de gravidez ectópica. 2013. (Congresso).
      32. Semana da Psicologia 2013 - UFSC.Compreensão bioecológica do envolvimento paterno. 2013. (Encontro).
      33. 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Família e instituição de educação infantil: a importância dessa relação na promoção do desenvolvimento infantil saudável. 2012. (Outra).
      34. 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia. ~Temperamento de crianças com idade entre quatro e seis anos e relacionamento conjugal de seus pais. 2012. (Congresso).
      35. 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia. 2012. (Congresso).
      36. Construção e uso de slides para o ensino.Construção e uso de slides para o ensino. 2012. (Oficina).
      37. III Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde e IV Jornada Científica do Programa de Pós-graduação em Psicologia - UFSM. Interdisciplinaridade e ética em psicologia da saúde. 2012. (Congresso).
      38. III Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde e IV Jornada Científica do Programa de Pós-graduação em Psicologia - UFSM. Ações em psicologia hospitalar. 2012. (Congresso).
      39. III Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde e IV Jornada Científica do Programa de Pós-graduação em Psicologia - UFSM. 2012. (Congresso).
      40. Programa de Preparação para Aposentadoria do Poder Judiciário Catarinensense.Aposentadoria e Ciclo Vital. 2012. (Outra).
      41. Psicologia Narrativa: a poética do eu.Psicologia Narrativa: a poética do eu. 2012. (Oficina).
      42. Seminário de acompanhamento de área - CAPES. 2012. (Seminário).
      43. Seminário de acompanhamento de programas de Área (Capes).O Programa de pós-graduação em psicologia da UFSC. 2012. (Seminário).
      44. VII Congreso Argentino de Salud Mental AASM. Caracterização do temperamento de crianças em idade pré-escolar. 2012. (Congresso).
      45. VII Congreso Argentino de Salud Mental AASM. Configurações familiares: o envolvimento parental em famílias biparentais. 2012. (Congresso).
      46. VII Congreso Argentino de Salud Mental AASM. O papel do pai no processo de socialização da criança. 2012. (Congresso).
      47. VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia. 2012. (Congresso).
      48. XIV Simpósio ANPEPP.Forum Internacionalização. 2012. (Simpósio).
      49. XIV Simpósio da ANPEPP.Gt Psicologia Pediátrica - coordenação. 2012. (Outra).
      50. 10a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Roupa suja só se lava em casa? Possibilidades de intervenção em casos de violência familiar. 2011. (Outra).
      51. 41a. Reunião Anual de Psicologia. A relação entre engajamento paterno e comportamento agressivo persistente em pré-escolares. 2011. (Congresso).
      52. I Congresso Catarinense Psicologia: Ciência e Profissão. Engajamento paterno e prevenção do comportamento agressivo persistente em pré-escolares. 2011. (Congresso).
      53. II Seminário Novos Horizontes da Psicologia. 2011. (Seminário).
      54. IX Encontro Catarinense de Saúde Mental.O suporte à família no contexto da promoção à saúde. 2011. (Encontro).
      55. Society for Research in Childa Development. Academic Achievement Assessment: investigating the construct validity of two measuring methods. 2011. (Congresso).
      56. III Seminário Interno de Educação Permanente do CEPON.A equipe de saúde e o processo de trabalho. 2010. (Seminário).
      57. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico em Psicologia.Coodenador do GT 49: Psicologia Pediátrica. 2010. (Simpósio).
      58. XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Fatores de risco para problemas de desenvolvimento em crianças cadastradas em Unidades de Saúde que trabalham na lógica da Estratégia Saúde da Família (ESF). 2010. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. CREPALDI, MARIA APARECIDA. V Congresso Brasileiro e IV Congresso Luso Brasileiro e Ibero-Americano de Psicologia da Sáude. 2016. (Congresso).. . 0.
      2. CREPALDI, M. A.. Seminários do Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade. 2012. (Outro).. . 0.
      3. CREPALDI, M. A.; Duque, D.. IV Simpósio do Familiare Instituto Sistêmico. 2010. Outro
      4. CREPALDI, M. A.; Paquette, D.. Visita do Prof. Dr. Daniel Paquette à UFSC. 2010. Outro
      5. CREPALDI, M. A.; Bigras, M.. Visita do Prof. Dr. Marc Bigras à UFSC. 2010. Outro
      6. CREPALDI, M. A.. 1o. Congresso Brasileirol de Saúde Mental. 2009. (Congresso).. . 0.
      7. CREPALDI, M. A.. Atuação do Psicólogo no Programa Saúde da Família. 2003. (Outro).. . 0.
      8. CREPALDI, M. A.. Curso: Reflexões sobre o velho e a família. 2003. (Outro).. . 0.
      9. CREPALDI, M. A.. XXXII Reunião Anual de Psicologia - Comissão Social e Cultural da Comissão Organizadora Local. 2002. (Congresso).. . 0.
      10. CREPALDI, M. A.. Visita do Prof. Jonathan Tudge. 2001. (Outro).. . 0.
      11. CREPALDI, M. A.. Visita do Prof. Marc Bigras. 1999. (Outro).. . 0.
      12. CREPALDI, M. A.. Visita da Prof.ª Dr.ª Zélia Maria Mendes Biasoli Alves. 1999. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:21:27