Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Livia Maria Fraga Vieira

Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Bolsista de Produtividade em pesquisa PQ 2/CNPq. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciências da Educação - Université René Descartes-Paris V (2007). Tem experiência de trabalho e pesquisa na área de Política Educacional e Trabalho Docente na Educação Básica, bem como em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas públicas e história da educação infantil, trabalho docente. Integra, como pesquisadora e vice-coordenadora, o Grupo de Pesquisas sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO. Integra também como pesquisadora e vice-coordenadora o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil - NEPEI, ambos da UFMG. Coordenadora do Doutorado Latino-americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente, curso integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação-UFMG (agosto 2015 a agosto 2019). Coordenadora no PPGE/ UFMG do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) - Cooperação entre PPGE/UFMG e PPGE/UFPI. Membro titular do Comitê Científico Anped-GT07 Educação da Criança de 0 a 6 anos no período de 2017 a 2019.Vice-coordenadora do GT 07-Educação da Criança de 0 a 6 anos na Anped-Sudeste 2020. Membro titular do Comitê Científico da Anped-Sudeste 2020, no mesmo GT 07. ORCID - https://orcid.org/0000-0002-9036-0151 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3461626096681374 (05/05/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antônio Carlos n. 6627 Pampulha 31270-091 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34095323 Ramal: 6157
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2020-2020. Docencia na Educacao Basica privada em tempos de pandemia
      Descrição: A pandemia em curso de Coronavírus (Covid-19) tem impactado fortemente os sistemas educacionais em todo o mundo. Além das complexas questões pedagógicas relativas ao ensino remoto, a discussão envolve o tema da infraestrutura, das condições sociais e de saúde de toda a comunidade escolar e as questões relativas à formação e condições de trabalho dos profissionais de educação que se encontram na linha de frente desse processo de reorganização escolar. Neste contexto, a presente pesquisa ?Docência na Educação Básica Privada em Tempos de Pandemia? buscou conhecer os efeitos da pandemia do Covid-19 especificamente sobre o trabalho dos docentes das escolas privadas da educação básica no Brasil. A pesquisa procurou conhecer quais atividades estão sendo desenvolvidas pelos docentes e em que condições, durante o período de isolamento social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lívia Maria Fraga Vieira - Integrante / Alexandre William Barbosa Duarte - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / Tiago Antônio da Silva Jorge - Integrante / Juliana de Fátima Souza - Integrante / Danilo Marques Silva - Integrante / Edmilson Antônio Pereira Jr - Integrante / Ana Maria Clementino Jesus e Silva - Integrante / Kildo Adevair dos Santos - Integrante / Lucas Felicetti Rezende - Integrante / Adriana Araújo Pereira Borges - Integrante / Ana Maria Alves Saraiva - Integrante / Anna Rachel Mendes Gontijo Mazoni - Integrante / Aylanna Soares Araújo - Integrante / Celsiane Aline Vieira Araújo - Integrante / Cláudia Starling Bosco - Integrante / Deise Rosálio Silva - Integrante / Gustavo Soares Araújo - Integrante / Henrique Oliveira Rachid Cançado - Integrante / Jonas Aron Cardoso Diniz - Integrante / Maíra Lana Kascher Santos - Integrante / Naiane Alves de Almeida - Integrante / Sulivan Ferreira de Souza - Integrante / Leonardo de Oliveira Penna - Integrante / Pedro Henrique Fonseca e Silva - Integrante.
      Membro: Livia Maria Fraga Vieira.
    2. 2020-2020. Trabalho docente na Educacao Basica Publica em tempos de Pandemia - Brasil
      Descrição: A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG), sob a coordenação da Professora Dra. Dalila Andrade Oliveira. O GESTRADO/UFMG é responsável pelo desenho metodológico da pesquisa, construção do instrumento de coleta de dados, além da sistematização e análise dos resultados. Nesta investigação, o público-alvo contemplou os(as) professores(as) da Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais. Conforme dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2019, esse universo abrange cerca de 1,7 milhões de profissionais. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário on-line autoaplicado, disponibilizado na plataforma Google Forms. Os dados foram coletados no período de 8 a 30 de junho de 2020. A pesquisa contou com a parceria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), na mobilização dos respondentes e na divulgação dos resultados. A amostra da pesquisa foi constituída por 15.654 professores(as) das redes públicas da Educação Básica. Isso após analisar o banco de dados e eliminar os questionários com preenchimento incompleto e os casos duplicados. Sobre os tópicos pesquisados, as questões foram distribuídas em quatro blocos: 1. Perfil dos(as) respondentes; 2. Utilização de tecnologias digitais; 3. Docentes com aulas suspensas; e 4. Desenvolvimento de atividades escolares remotas. A seguir, passamos a descrever alguns dos resultados obtidos na pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lívia Maria Fraga Vieira - Integrante / Adriana Maria Cancella Duarte - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / Edmilson Antônio Pereira Jr - Integrante / Maikel Pons Giralt - Integrante / Lucas Felicetti Rezende - Integrante / Adriana Araújo Pereira Borges - Integrante / Henrique Oliveira Rachid Cançado - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Outra. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Livia Maria Fraga Vieira.
    3. 2020-Atual. Infancia em tempos de Pandemia: Experiencias de criancas da grande BH
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar os pontos de vista de crianças entre 8 e 12 anos no contexto de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Fundamenta-se nos estudos sobre a infância que consideram a criança como capaz de se posicionar sobre a própria experiência e sobre as situações sociais que a envolvem. Justifica-se pela importância de compreender a vivência por esses sujeitos de uma situação em que se veem impedidos de frequentar a escola,ambiente central na socialização das crianças e também instituição que assegura o acesso a outros benefícios como a merenda escolar e outras ações de proteção. A metodologia consiste no envio de Formulário por whatsapp a ser respondido pelas crianças mediante autorização dos responsáveis e conforme o próprio desejo de participar da pesquisa. As famílias que receberão o formulário por meio de pessoas de seu círculo, como professores da rede pública e privada de ensino e lideranças comunitárias. As análises serão realizadas por meio de software a ser definido conforme o volume de formulários retornados. Pretende-se que os resultados da pesquisa possam informar ações da política pública voltada para a infância, especialmente a política educacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . Integrantes: Lívia Maria Fraga Vieira - Integrante / Isabel de Oliveira e Silva - Integrante / Levindo Diniz Carvalho - Coordenador / Maria Cristina Soares Gouvea - Integrante / Vanessa Ferraz Almeida Neves - Integrante / Luciana Maciel Bizzotto - Integrante / Iza Rodrigues da Luz - Integrante / Rubia da Conceição Camilo - Integrante / Kassiane dos Santos Oliveira - Integrante / Ana Claudia Figueiredo Brasil Silva Melo - Integrante / Cecília Vieira do Nascimento - Integrante / Joelma Andreão de Cerqueira - Integrante / Laís Caroline Andrade Bitencourt - Integrante / Rogério Augusto dos Santos - Integrante / Julia Ribeiro Tamieti - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Outra.
      Membro: Livia Maria Fraga Vieira.
    4. 2020-Atual. Trabajo docente en tiempos de pandemia
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar os impactos das medidas de isolamento social em função da pandemia da COVID-19 sobre o trabalho docente na educação básica em escolas públicas de diferentes países da América Latina. Nesse sentido, espera-se realizar um levantamento das atividades desenvolvidas pelos docentes durante a pandemia e em que condições são realizadas durante o período de isolamento. A pesquisa busca conhecer, a partir de informação coletada com os próprios docentes, quais as atividades não presenciais que estão sendo realizadas, do que elas se compõem, quais são as estratégias utilizadas para seu desempenho diante dos novos desafios, bem como sua adaptação e preparo prévio para os usos de tecnologias e interação com os estudantes por meios virtuais. Espera-se que quando esteja concluída a base de dados com os resultados de pesquisa do conjunto desses países seja possível realizar estudos comparados sobre a situação educacional durante a pandemia na região latino-americana envolvendo também as bases de dados do Brasil e da Argentina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lívia Maria Fraga Vieira - Integrante / Mércia de Figueiredo Noronha Pinto - Integrante / Eliza Bartolozzi - Integrante / Alexandre William Barbosa Duarte - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / Tiago Antônio da Silva Jorge - Integrante / Juliana de Fátima Souza - Integrante / Danilo Marques Silva - Integrante / Ana Maria Clementino Jesus e Silva - Integrante / Kildo Adevair dos Santos - Integrante / Lucas Felicetti Rezende - Integrante / Adriana Araújo Pereira Borges - Integrante / Ana Maria Alves Saraiva - Integrante / Anna Rachel Mendes Gontijo Mazoni - Integrante / Aylanna Soares Araújo - Integrante / Celsiane Aline Vieira Araújo - Integrante / Cláudia Starling Bosco - Integrante / Deise Rosálio Silva - Integrante / Gustavo Soares Araújo - Integrante / Henrique Oliveira Rachid Cançado - Integrante / Jonas Aron Cardoso Diniz - Integrante / Josiane Pereira Torres - Integrante / Maíra Lana Kascher Santos - Integrante / Naiane Alves de Almeida - Integrante / Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo - Integrante / Sofia Constança Penido Miranda - Integrante / Sulivan Ferreira de Souza - Integrante / Leonardo de Oliveira Penna - Integrante / Pedro Henrique Fonseca e Silva - Integrante / Ronal Garnelo - Integrante / Eloísa Bordoli Rodríguez - Integrante / Javier Campos - Integrante / Magaly Robalino Campos - Integrante / Liliana Muñoz - Integrante / Rudi Elias - Integrante / Dayana Marcela Cardona Torres - Integrante / Yuri Jimenez Najera - Integrante / Ana Lupita Chaves Salas - Integrante.
      Membro: Livia Maria Fraga Vieira.
    5. 2019-Atual. EDUCACAO INFANTIL: ESTUDO SOBRE INDICADORES DE CONDICOES DE OFERTA EDUCACIONAL, DESAFIOS PARA UMA EDUCACAO DE QUALIDADE
      Descrição: O projeto pretende desenvolver uma avaliação da qualidade da oferta de educação infantil no estado de Minas Gerais, com base em dados do Censo Escolar do INEP/MEC e em estudos sobre infraestrutura escolar e condições do trabalho docente, bem como, em estudo de caso a ser realizado em 3 municípios do estado, senso um deles a capital, buscando responder à seguinte questão: considerando documentos ministeriais brasileiros sobre qualidade da educação infantil (MEC/2006 e CNE/2009), estão os municípios e as unidades educacionais de Minas Gerais municiados para implementar a Meta 1 do Plano Nacional de Educação - expansão das creches e pré-escolas, de modo a atender aos direitos das crianças a uma educação de qualidade ?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lívia Maria Fraga Vieira - Coordenador / Mônica Correia Baptista - Integrante / Edmilson Antônio Pereira Jr - Integrante / Laura Ludgero - Integrante / Franceline Rodrigues - Integrante / Henrique Oliveira Rachid Cançado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Livia Maria Fraga Vieira.
    6. 2017-Atual. Politicas Publicas para a melhoria do ensino medio: socializacao cientifica, traducao e transferencia de resultados
      Descrição: A projeto tem como objeto o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda internacional da educação. Faz uma análise das transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permite identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria. Pretende-se, possibilitar, por meio da cooperação internacional, a construção de uma síntese científica e a tradução e transferência de resultados de pesquisas entre Brasil, França e Portugal. O projeto tem como estratégia metodológica facilitar o intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Esta proposta pretende mapear resultados de pesquisa em âmbito internacional em áreas relevantes para a formulação de políticas para o Ensino Médio: abandono escolar, habilidades básicas, desenvolvimento profissional, avaliação, o uso de tecnologias digitais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lívia Maria Fraga Vieira - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador.
      Membro: Livia Maria Fraga Vieira.
      Descrição: A projeto tem como objeto o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda internacional da educação. Faz uma análise das transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permite identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria. Pretende-se, possibilitar, por meio da cooperação internacional, a construção de uma síntese científica e a tradução e transferência de resultados de pesquisas entre Brasil, França e Portugal. O projeto tem como estratégia metodológica facilitar o intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Esta proposta pretende mapear resultados de pesquisa em âmbito internacional em áreas relevantes para a formulação de políticas para o Ensino Médio: abandono escolar, habilidades básicas, desenvolvimento profissional, avaliação, o uso de tecnologias digitais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Álvaro Luiz Moreira Hypolito - Integrante / Álvaro Moreira Hypolito - Integrante / Mauro Augusto Burkert Del Pino - Integrante / Jarbas Santos Vieira - Integrante / Dalila Andrade de Oliveira - Coordenador / Patricia de Faria Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Alvaro Luiz Moreira Hypolito.
    7. 2015-Atual. As politicas de educacao e a reestruturacao da profissao docente confrontadas aos desafios da globalizacao
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo fortalecer e consolidar uma rede de cooperação entre pesquisadores brasileiros, argentinos, chilenos, franceses, portugueses e espanhóis que têm se dedicado ao estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que têm determinado, cada vez mais, uma agenda internacional para a educação. Estas reflexões se estenderão, por meio de uma plataforma de intercâmbio, entre pesquisadores latino-americanos e europeus que envolverá desde a produção de pesquisa comum em perspectiva comparada até a criação e promoção de espaços de diálogos e formação de novos investigadores. Apesar das diferentes trajetórias na evolução dos seus sistemas de ensino, estes países enfrentam mudanças importantes em termos da transformação da organização e gestão escolar. Estamos em face à implementação de um repertório de tecnologias e políticas de orientação de organizações internacionais que apresenta variações de acordo com os contextos nacionais, mas que precisam ser observadas nas suas dimensões mais amplas, além de transformações endógenas relacionadas à história e à mobilização das próprias profissões no interior de cada país. Através de uma perspectiva comparada, o projeto tem como objetivo analisar a transformação da ação pública e a implementação de reformas, redefinindo as fronteiras do trabalho e profissão docente, para explorar as dinâmicas internas relacionadas com novos modos de compromisso e concepções de trabalho, para estudar os modelos de reforma e profissões que circulam em todo o mundo e de entender que eles foram re-problematizados e traduzidos em contextos nacionais e locais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lívia Maria Fraga Vieira - Coordenador / Elizeu Clementino de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: Livia Maria Fraga Vieira.
    8. 2013-2017. Desigualdades sociais, politicas educacionais e profissao docente na educacao infantil o Brasil
      Descrição: Este projeto de pesquisa é parte das atividades que serão desenvolvidas no meu está gio pós-doutoral, no período de agosto/2013 a julho/2014. A sua realização acontecerá em três etapas. A primeira ? período agosto/2013 a outubro/2013 será junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Minas, sob a orientação do professor Carlos Roberto Jamil Cury. A segunda ocorrerá junto ao Programa de Pós-Graduação em Política Social, do Departamento de Serviço Social da UNB, sob orientação da Profa. Silvia Yannoulas, que coordena o TEDis ? Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Discriminação. A terceira etapa será no exterior, sob orientação do professor Jean-Louis Derouet, do Institut Français de l?Education - École Normale Supérieure ? Lyon-França, com o apoio da CAPES-Brasil. Esta proposta está inserida em projeto mais amplo de pesquisa, coordenado pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente ? GESTRADO/UFMG, sobre o ?Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - TDEBB?. O redesenho da organização e gestão dos sistemas escolares que vem se definindo nos últimos anos, sobretudo na última década, impõem-nos a necessidade de conhecer a diversidade de respostas e situações novas que são geradas por parte dos próprios sujeitos envolvidos, em especial os docentes, levando em conta as especificidades em um país com as dimensões do Brasil e aquelas relacionadas às etapas da educação básica. Esta proposta de trabalho fundamenta-se no entendimento de que é necessário ampliar a reflexão e os conhecimentos sobre as políticas educacionais em curso no país, no âmbito federal, estadual e municipal e o trabalho docente nas escolas de educação básica, buscando a construção de um diálogo com pesquisas que tratam da constituição dos sistemas de ensino na contemporaneidade e da profissão docente. O objetivo principal é o de aprofundar os estudos sobre os novos paradigmas mundializados para a formulação e implementação de políticas educacionais, para a organização/gestão dos sistemas, das escolas e do trabalho dos docentes, para analisar as características e as concepções que sustentam o trabalho e a profissão docente na educação infantil no Brasil. A metodologia prevê uso de material empírico produzido pela pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - TDEBB, nas suas fases quantitativa (Fase 1) e qualitativa (Fase 2), com uso de Programa N?Vivo para codificação de material coletado por meio de grupos focais com sujeitos docentes da educação infantil. Além disso, prevê o levantamento e a análise de produção teórica sobre sociologia das profissões, políticas de educação, trabalho e profissão docente (em perspectiva sociológica), gênero e educação, bem como a participação em seminários de pesquisa junto ao Tedis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lívia Maria Fraga Vieira - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 5
      Membro: Livia Maria Fraga Vieira.
    9. 2011-2016. Trabalho docente na educacao basica no Brasil - Fase 2
      Descrição: Pesquisa quali-quanti sobre trabalho docente na educação básica no Brasil, realizada em cinco estados brasileiros - MG, PA, PR, GO e RN, que pretende investigar opinião dos docentes, por meio de grupos focais e outras estratégias de investigação, sobre mudanças na organização do trabalho, decorrentes de mudanças introduzidas nas políticas educacionais nos últimos vinte anos. Constitui-se na prespectiva de aprofundamento das informações produzidas na fase 1 da pesquisa de mesmo ano. Coordenação: Dalila Andrade Oliveira; Vice-coordenação Lívia Maria Fraga Vieira. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . Integrantes: Lívia Maria Fraga Vieira - Integrante / Mônica Correia Baptista - Integrante / OLIVEIRA, Dalila Andrade - Coordenador / Adriana Cancella Duarte - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Integrante / Alvaro Moreira Hypolito - Integrante / Danielle Cireno - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação (Brasil) - Auxílio financeiro.
      Membro: Livia Maria Fraga Vieira.
    10. 2010-2015. Situacao e condicao do exercicio profissional na educacao infantil no Brasil: abordagem quantitativa e qualitativa sobre o que dizem os sujeitos docentes das instituicoes publicas e conveniadas em sete estados
      Descrição: O projeto de pesquisa está integrado à pesquisa nacional ?O trabalho docente na educação básica no Brasil?, que foi apoiada financeiramente pela Secretaria de Educação Básica - SEB/MEC e coordenada nacionalmente pelo GESTRADO/UFMG ? sendo a Coordenação Geral exercida pelas professoras Dalila A. Oliveira e Lívia M. Fraga Vieira, ambas do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG. Uma das metas do referido projeto foi a realização de um ?survey?, que abrangeu 8400 respondentes ? sujeitos docentes da educação básica, nas capitais e em 28 municípios brasileiros sorteados, de sete estados ? Pará, Rio Grande do Norte, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. No âmbito do referido ?survey? nacional, que seguiu procedimentos estatísticos para definição de amostra de municípios e escolas investigadas, foram incluídos sujeitos docentes da educação infantil pública e conveniada com o poder público municipal. O Banco de Dados dos questionários foi finalizado em julho do corrente ano. O presente projeto de pesquisa tem como proposta analisar as respostas dos sujeitos docentes da educação infantil dos 35 municípios abrangidos, tendo como referência as políticas adotadas pelos referidos municípios, bem como o panorama mais geral das políticas educacionais no país e de educação infantil, em particular. O projeto de trabalho também inclui análises dos grupos focais realizados nas capitais de cinco estados: Belo Horizonte, Belém, Recife, Curitiba e Goiânia. Serão também tomadas em análise as informações estatísticas atualizadas e produzidas pelo INEP, IBGE e MT-RAIS sobre os profissionais da educação, em particular da educação infantil. Objetivos (a) conhecer o perfil sócio-econômico e cultural dos trabalhadores docentes em exercício em redes públicas e privadas de educação infantil, considerando as variações nas suas formas de contratação, de recrutamento, de valorização, como também a emergência ou não de novos postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições; (b) Identificar em que medida mudanças ocorridas nos planos le. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lívia Maria Fraga Vieira - Coordenador / Laisa K. Vilanova - Integrante / Sandro Coelho Costa - Integrante / Mariana Lara - Integrante / Tiago Grama Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Livia Maria Fraga Vieira.
    11. 2010-2012. Regulacao do sistema educacional: o trabalho docente nas redes publicas de educacao basica
      Descrição: Pesquisa coordenada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG tem como objetivo geral "analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza o trabalho nas escolas públicas nas etapas e segmentos da educação básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil". É uma continuidade da pesquisa "Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - TDEBB - 2009-2010, um "survey. Buscou-se aprofundar, numa abordagem qualitativa, a análise dos fatores intervenientes na atuação dos docentes nas redes públicas - municipais e estaduais, e conveniada de educação infantil e a percepção dos mesmos sobre diferentes aspectos do seu trabalho, no contexto d nova regulação educacional. A meta foi a de realizar 16 grupos focais com docentes das etapas da educação básica nas capitais dos estados do Pará, Goiás, Minas Gerais e Paraná.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lívia Maria Fraga Vieira - Integrante / Adriana Maria Cancella Duarte - Integrante / Alvaro Luiz Moreira Hypolito - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / Tiago Grama de Oliveira - Integrante / Maria Helena Augusto - Integrante / Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves - Integrante / Tiago Antônio da Silva Jorge - Integrante / Pauliane Romano - Integrante / Juliana de Fátima Souza - Integrante / Heloísa Gomes Silva - Integrante / Luciana Cristina Honório Rodrigues - Integrante / Thaís Alvim Victorino - Integrante. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Livia Maria Fraga Vieira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (22)
      1. Audiência Pública.Os desafios da Educação Infantil de BH no contexto da pandemia. 2020. (Outra).
      2. Conferencia Internacional "Desafíos para la investigación educativa a partir de la pandemia".Derechos de infancias y adolescencias: tensiones en contextos de pandemia. 2020. (Seminário).
      3. IX Encuentro Internacional de la Red Kipus. As novas formas de controle sobre o trabalho e identidade docentes: da base neoliberal para a emergência conservadora. 2020. (Congresso).
      4. IX Encuentro Interncional de la Red Kipus. Una panorámica de la investigación comparada en America Latina: los aportes del Doctorado Latinoamericano de la Red Kipus. 2020. (Congresso).
      5. Propostas de políticas públicas para a Educação, promoção da SBPCo.Desafios da Política Educacional para a Educação Básica. 2018. (Seminário).
      6. Audiência Pública.Educação infantil e valorização profissional no contexto de discussão do novo FUNDEB. 2017. (Outra).
      7. 5º Festival de Fotografia de Tiradentes "Foto em Pauta". 2015. (Encontro).
      8. X Seminário Internacional da Rede Estrado. AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E O USO DOS SEUS RESULTADOS PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E PELAS ESCOLAS. 2014. (Congresso).
      9. Colóquio.Gestion scolaire et travail de l?enseignant: entre l?autonomie et le contrôle. 2012. (Seminário).
      10. Seminário de Pesquisa.O trabalho docente na educação infantil no Brasil e no Paraná. 2012. (Seminário).
      11. 15º Fórum Sindical e Educacional - 2011:Plano, Currículo e Metas Nacionais de Educação : como fica a Cidade de São Paulo?. Educação Infantil e o Plano Nacional de Educação: implicações para as práticas pedagógicas. 2011. (Congresso).
      12. 25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil: resultados de pesquisa nacional. 2011. (Congresso).
      13. I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da REDE ESTRADO.Avaliação do Trabalho Docente: entre o controle e a autonomia. 2011. (Encontro).
      14. III Seminário de Educação Brasileira PNE: ?Questões Desafiadoras e Embates Emblemáticos.EDUCAÇÃO INFANTIL: PRIORIDADES, METAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES. 2011. (Seminário).
      15. Seminário Estadual Docentes na Educação Básica Brasileira: o caso de Minas Gerais.Pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica Brasileira: hipóteses, objetivos e metodologia. 2011. (Seminário).
      16. XIII Fórum Ordinário da Undime/SC.Resultado Pesquisa Nacional sobre Educação Básica no Brasil(Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil ? módulos: Infantil e Fundamental. 2011. (Encontro).
      17. I Congresso Ibero-Americano, VI Congresso Luso-Brasileiro, IV Congresso do Fórum Português. Trabalho e emprego na educação infantil no Brasil: segmentações e desigualdades. 2010. (Congresso).
      18. II Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Culturas Infantis.Trabalho docente na educação infantil: o caso de Belo Horizonte. 2010. (Seminário).
      19. Seminário Internacional Políticas Educacionais e Trabalho Docente.Governo do sistema e políticas de descentralização e participação escolar. 2010. (Seminário).
      20. VIII Seminário Internacional da Rede Latino-America de Estudos sobre Trabalho Docente.Trabalho docente na educação infantil. 2010. (Seminário).
      21. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Trabalho e emprego na educação infantil no Brasil: discriminações e desigualdades. 2010. (Encontro).
      22. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Avanços e tensões das políticas públicas em educação infantil. 2010. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. M. C. ; VIEIRA, Lívia M. F. ; BORGES, A. A. P.. Seminário Políticas públicas para a melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados. 2019. Outro
      2. OLIVEIRA, D. A. ; DUARTE, A. M. C. ; VIEIRA, Lívia M. F. ; MELO, S. D. G.. Seminário Internacional: a investigação em trabalho, profissão e condição docente: desafios teóricos e metodológicos. 2012. Outro
      3. OLIVEIRA, Dalila A. ; VIEIRA, Lívia M. F. ; DUARTE, A. C.. Seminário Estadual Docentes na Educação Básica Brasileira: o caso de Minas Gerais. 2011. Outro
      4. OLIVEIRA, Dalila A. ; MAUES, O. ; DUARTE, A. C. ; VIEIRA, Lívia M. F.. Seminário Internacional Políticas Educacionais e Trabalho Docente: perspectiva comparada. 2010. Outro
      5. OLIVEIRA, Dalila A. ; VIEIRA, Lívia M. F.. Seminário Nacional "Pesquisa Trabalho docente na educação básica no Brasil". 2010. Outro
      6. VIEIRA, Lívia M. F.. Ciclo de Palestras: Saúde,Cuidado e Educação Infantil. 2006. (Outro).. . 0.
      7. VIEIRA, Lívia M. F.. Seminário de Educação Infantil. 2006. (Outro).. . 0.
      8. VIEIRA, Lívia M. F.. Ciclo de Estudos-2005: A criança pequena e sua educação. 2005. (Congresso).. . 0.
      9. VIEIRA, Lívia M. F.. Comissão da FAE da VII Semana de Iniciação Científica da UFMG. 1998. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:36