Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Lilia Ieda Chaves Cavalcante

Lília Iêda Chaves Cavalcante é professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Está credenciada como professor orientador ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, área de concentração da Ecoetologia. É Mestre em Serviço Social e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência de trabalho na área de Serviço Social e Psicologia, com ênfase na Psicologia do Desenvolvimento Humano. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes são: Criança, Adolescente, Direitos da Criança e do Adolescente, Família, Escola, Unidade de Educação Infantil, Abrigo, Acolhimento Institucional, Adoção, Autores de Violência/Agressão, e Socialização da Emoção. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D - CA PS - Psicologia e Serviço Social (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4743726124254735 (09/06/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Av. Augusto Correa, 01. Campus Universitario do Guama Guama 66075900 - Belém, PA - Brasil Telefone: (91) 32018482 Fax: (91) 32018482 URL da Homepage: www.ufpa.br/ppgtpc
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2019-Atual. Maus-tratos no Contexto de Desenvolvimento de Criancas de Belem/Brasil e Braga/Portugal: Indicadores de violencia e estrategias de intervencao
      Descrição: Este projeto pretende avaliar ações de monitoramento, atendimento e proteção de crianças em situação de vulnerabilidade a partir das notificações de maus tratos infantis entre 2009 ? 2018, das estratégias de acolhimento institucional e reintegração familiar que envolve essa população, e dos efeitos de um programa de intervenção voltado à prevenção da violência, em Belém-Brasil e Braga-Portugal. A pesquisa compreenderá um conjunto de investigações com objetivos distintos, mas interligados entre si, a saber: Caracterizar a violência notificada nos serviços de saúde e em entidades governamentais que atendam crianças vítimas de violência visando sistematizar indicadores para elaboração de estratégias de enfrentamento, e depois possibilitar dimensões comparativas nas análises propostas. Analisar aspectos do processo de reintegração familiar de crianças em acolhimento institucional para compreender as estratégias que o constituem nos locais onde a pesquisa será realizada. Discutir os efeitos de um programa de intervenção que visa desenvolver competências parentais para redução dos fatores de risco relacionados à violência e maus tratos infantis nos contextos pesquisados. O primeiro será um estudo documental com consulta em bancos de dados gerados a partir de notificações e sinalizações de violência contra crianças em Belém- Brasil e Braga-Portugal. Já o segundo estudo traz uma proposta de investigação qualitativa com análise do conteúdo de entrevistas com famílias e profissionais envolvidos no acolhimento institucional de crianças vítimas de maus tratos e seu processo de reintegração familiar. E o terceiro estudo propõe uma abordagem quanti-qualitativa dos dados, com um delineamento longitudinal, quase-experimental, do tipo pré-teste/pós-teste, que incluirá a implementação de um programa de formação parental em Belém / Brasil com objetivo de prevenir a ocorrência de maus-tratos e promover o desenvolvimento saudável das crianças. Em Braga / Portugal, este último será um estudo de caso qualitativo com uma orientação participativa. A proposta de pesquisa prevê a utilização de fichas padronizadas para registro dos dados documentais, realização de entrevista semidirigida, e aplicação de instrumentos para as avaliações propostas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Coordenador / Celina Maria Colino Magalhães - Integrante / Lígia Negrão Costa - Integrante / Daniela Castro dos Reis - Integrante / Amanda Cristina Ribeiro da Costa - Integrante / Lucilene Paiva da Costa - Integrante / Milene Maria Xavier Veloso - Integrante / Elson Ferreira Costa - Integrante / Adrine Carvalho dos Santos - Integrante / Manuel José Jacinto Sarmento Pereira - Integrante / Natália Fernandes - Integrante / Maria Emília Pinto Vilarinho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lilia Ieda Chaves Cavalcante.
    2. 2019-Atual. Jovens Vitimas e Autores de Agressao Sexual em Mesorregioes do Para: Fatores e Contextos de Desenvolvimento Biopsicossocial
      Descrição: A pesquisa envolverá a análise de dados coletados em fontes documentais (no mínimo, 100 processos jurídicos) e do conteúdo de entrevistas semiestruturadas com vítimas e autores de agressão sexual (pelo menos, 10 de cada). Isto significa pensar em uma proposta de pesquisa que, com a sua conclusão, poderá oferecer, entre outras contribuições, uma caracterização em termos biopsicológicos e sociodemográficos de jovens autores e vítimas de agressão sexual na Mesorregião Metropolitana de Belém, e outras localizadas no território paraense; um modelo de análise que permita identificar e comparar diferentes perfis de jovens vítimas e autores de agressão sexual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Coordenador / Daniela Castro dos Reis - Integrante / Assis da Costa Oliveira - Integrante / Viviam da Silva Silveira - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
      Membro: Lilia Ieda Chaves Cavalcante.
    3. 2017-2020. Avaliacao da producao habitacional e ocupacao humana em assentamentos precarios na Amazonia: estudo de caso.
      Descrição: A pesquisa objetiva buscar de mecanismos capazes de instrumentalizar as práticas atuantes na produção habitacional em Belém e Castanhal, no Pará. A convergência de interesses em vários campos do conhecimento para a problemática dos remanejamentos urbanos e o consequente destino das famílias para projetos habitacionais em programas governamentais brasileiros tem na investigação científica mais um momento para reflexão e para buscar evidências do quanto a qualidade arquitetônica está ligada à adaptação ou não do futuro usuário ao espaço produzido.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Integrante / Solange Gayoso da Costa - Integrante / Ana Klaudia de Almeida Viana Perdigão - Coordenador / Tainá Marçal dos Santos Menezes - Integrante / Rosineide Trindade da Paixão - Integrante / Laira Vasconcelos dos Santos - Integrante / Amanda Rodrigues de Souza da Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lilia Ieda Chaves Cavalcante.
    4. 2016-2019. Autores de Agressao Sexual de Criancas e Adolescentes em Mesorregioes do Estado do Para: Fatores e Contextos de Desenvolvimento Biopsicossocial
      Descrição: Esta pesquisa pretende contribuir com o debate atual acerca das características biopsicológicas e sociodemográficas do autor de agressão sexual de crianças e adolescente, assim como os fatores de risco e de proteção e seus contextos de desenvolvimento, dando apoio às iniciativas de investigação iniciadas pelo Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). No Brasil, pode-se dizer que pouco foram pesquisas que se propuseram investigar as características biopsicológicas que, desde os primeiros trabalhos publicados, têm sido associadas ao perfil do autor de agressão sexual de criança e adolescente no Brasil, e muito menos os distintos fatores de risco e de proteção no desenvolvimento de habilidades e competências sociais, cognitivas e emocionais importantes. A pesquisa envolverá a análise de dados coletados em fontes documentais e a partir de entrevista semiestrurada com autores de agressão sexual em unidades do sistema penitenciário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Coordenador / Daniela Castro dos Reis - Integrante / Lucilene Paiva da Costa - Integrante / Carlos Joaquim Barbosa da Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lilia Ieda Chaves Cavalcante.
    5. 2014-2020. Perfil das instituicoes de acolhimento de criancas em quatro capitias da regiao Norte: O reordenamento dos servicos em foco
      Descrição: Descrição: O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito da criança e adolescentes à convivência familiar e comunitária prevê entre suas ações a adequação do espaço físico e do número de crianças e adolescentes atendidos em cada unidade, de forma a garantir o atendimento individualizado em pequenos grupos. O relatório da infância e juventude na resolução 71/2011, constata que os abrigos são ainda os serviços que acolhem o maior número de crianças e adolescentes no País, e enfatiza os números reduzidos de serviços de acolhimento familiar nas Regiões Note, Nordeste e Centro-Oeste. No documento constata ainda, que o maior número de crianças de zero a cinco anos estão em abrigos e não em casas-lares ou, como seria ainda mais desejável, em famílias acolhedoras. Em continuidade às investigações realizadas por Magalhães (2011), o presente estudo se propõe a caracterizar em quatro capitais da região Norte as instituições de acolhimento de crianças, as práticas de cuidados e as ações em direção ao reordenamento. O conceito de Nicho desenvolvimental proposto por Super e Harkness (1986) e Ecologia do Desenvolvimento Brofrenbrenner (1996) serão utilizados como base para o estudo. O estudo envolverá todas as instituições constantes nos registros das unidades do Ministério Público nas quatro capitais. Farão parte os gerentes, educadores e crianças na faixa etária de zero a seis anos que estejam acolhidos nas instituições presentas nas capitais de Belém, Manaus, Macapá e Palmas. Os dados serão coletados por meio de entrevista utilizando dois questionários e as informações contidas nos protuários das crianças. O estudo contribuirá fornecendo subsídios teóricos e empíricos para a implementação de diferentes tipos de intervenções, que se destinem a efetivar o reordenamento dos serviços de acolhimento, contribuindo para aumentar as modalidades de serviços como família-acolhedora e casas lares, locais mais apropriados para o desenvolvente nos primeiros anos de vida. Palavras-Chave: Instituições da acolhimento, crianças, práticas de cuidados, reordenamento. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Integrante / Laiane da Silva Corrêa - Integrante / Janari da Silva Pedroso - Integrante / Celina Maria Colino Magalhães - Coordenador / Solange Aparecida Serrano - Integrante.
      Membro: Lilia Ieda Chaves Cavalcante.
    6. 2014-2016. Autores de Agressao Sexual de Criancas e Adolescentes na Mesorregiao Metropolitana de Belem: Perfil, Fatores e Contextos de Desenvolvimento Biopsicossocial
      Descrição: Esta pesquisa pretende contribuir com o debate atual acerca das características biopsicológicas e sociodemográficas do autor de agressão sexual de crianças e adolescente, assim como os fatores de risco e de proteção e seus contextos de desenvolvimento, dando apoio às iniciativas de investigação iniciadas pelo Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesse sentido, este projeto pretende fomentar ações investigativas que possam ser capazes de compreender melhor as características pessoais e contextuais que, em continua interação, definem os traços de diferentes perfis de autores de agressão, podendo refinar as ações voltadas a essa população específica, além de buscar formas mais eficazes de prevenir esta que tem sido considera como um das mais cruéis formas de violência. A pesquisa envolverá a análise de dados coletados em fontes documentais (pelo menos, 200 processos jurídicos) e a partir da realização de entrevista semiestrurada com cerca de 30 autores de agressão sexual, em unidades do sistema penitenciário. Estudos sobre a agressão sexual contra crianças e adolescentes e seus protagonistas, entre outros aspectos cruciais à pesquisa do desenvolvimento humano em contextos marcados por essa forma específica de violência, ainda são raros e demandam maior atenção por parte da academia, do poder público e da sociedade em geral. Pesquisa apoiada pelo CNPq Edital Nº 022/2014 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas Número do Processo: 472002/2014-7.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Coordenador / Daniela Castro dos Reis - Integrante / Normanda Araújo de Morais - Integrante / Lucilene Paiva da Costa - Integrante / Milene Maria Xavier Veloso - Integrante / Assis da Costa Oliveira - Integrante / Carlos Joaquim Barbosa da Rocha - Integrante / Jacqueline Rodrigues de Sousa - Integrante / Marcilene do Socorro Oliveira Araújo - Integrante / Zenildo Costa Pantoja - Integrante.
      Membro: Lilia Ieda Chaves Cavalcante.
    7. 2013-2015. O PAC Urbanizacao de Assentamentos Precarios em Cidades Amazonicas: proposta metodologica para avaliacao da producao e ocupacao humana na politica habitacional em Belem e Macapa
      Descrição: Proposta elaborada para a Chamada MCTI/ CNPq/MCIDADES N. 11/2012, integra pesquisa, extensão e inovação tecnológica para avaliação da produção habitacional em assentamentos precários e elaboração de metodologia para intervenção habitacional envolvendo as áreas de arquitetura, serviço social e psicologia. Busca-se a produção de conhecimento de forma articulada à aplicabilidade da inovação tecnológica, centrando-se as análises em programas de Urbanização de Assentamentos Precários em Cidades Amazônicas, pela verificação sobre as implicações da relação entre morador e espaço habitacional destacando-se o processo de transição implícito no remanejamento habitacional e as condições de adaptação dos moradores nas novas unidades habitacionais nas Cidades de Belém e Macapá. Abrangem-se técnicas verbais e não verbais para avaliação de padrões de permanência e desejo entre morador e espaço habitacional, utilizando-se maquetes, fotografias, desenhos e oficinas, para a expressão dos modos de vida estabelecidos com a ocupação habitacional pós-remanejamento. Trata-se de uma estratégia metodológica válida para avaliação dos processos de adaptação dos moradores na nova moradia, bem como, para proposição de unidades habitacionais referenciadas nas experiências anteriores de moradia visando à compreensão de rupturas e permanências no período de pós-ocupação em processos de reassentamento, gerando assim melhor adaptação e satisfação com o novo ambiente habitacional pelo usuário final.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Integrante / Fernando Augusto Ramos Pontes - Integrante / Solange Gayoso da Costa - Integrante / Ana Kláudia Almeida Viana Perdigão - Coordenador / Daniele Costa Guimarães - Integrante / Welson de Souza Cardoso - Integrante. Financiador(es): Ministério das Cidades - Auxílio financeiro.
      Membro: Lilia Ieda Chaves Cavalcante.
    8. 2013-2015. Maes e Avos de Criancas em Acolhimento Institucional: Estudo sobre o Cuidado Feminino
      Descrição: Nas últimas décadas, na realidade brasileira, várias transformações nos arranjos familiares influenciaram as relações entre pais e filhos, avós e netos, principalmente nas questões relativas ao cuidado e a educação Este projeto de pesquisa ao investigar sobre o conhecimento de mães e avós de crianças em acolhimento institucional sobre o cuidado, problematiza o cuidar feminino, a relações de gênero e as questões sócioeconômicas na investigação e caracterização das mulheres nas situações de vulnerabilidade social. Os principais objetivos são identificar as concepções de práticas de cuidado de crianças em instituição de abrigo, caracterizar o conhecimento de mães e avós acerca dos cuidados oferecidos aos seus filhos/netos, analisar a influência de variáveis relacionadas à condição pessoal e trajetória familiar de mães e avós de crianças acolhidas em instituição de proteção social sobre os conhecimentos que possuem acerca das formas de cuidado nos primeiros anos da infância. O método adota procedimentos quantitativos e qualitativos. O primeiro refere-se à estatística descritiva que será utilizada para identificar o perfil das participantes, a caracterização das práticas de cuidado a partir do questionário Knowledge of Infant Inventory (KIDI). A abordagem qualitativa será utilizada para o aprofundamento da temática a partir de entrevistas semiestruturadas definidas a priori a partir da caracterização quantitativa dada nos questionários. Ao propor um estudo na região norte, no município de Belém, no contexto regional, contribuirá para a produção de conhecimentos científicos e poderá auxiliar no desenvolvimento de estratégias preventivas e interventivas para os profissionais (psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, etc.) que lidam com as problemáticas das mulheres relacionadas ao cuidado familiar. Portaria 061/2013-IFCH/UFPA CAAE: 18567113.5.0000.5172 (Comitê de Ética de Pesquisa) Financiamento CNPQ: Chamada Nº 43/2013 - MCTI/CNPq/MEC/CAPES (Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Integrante / Janari da Silva Pedroso - Coordenador / Celina Maria Colino Magalhães - Integrante.
      Membro: Lilia Ieda Chaves Cavalcante.
      Descrição: Nas últimas décadas, na realidade brasileira, várias transformações nos arranjos familiares influenciaram as relações entre pais e filhos, avós e netos, principalmente nas questões relativas ao cuidado e a educação Este projeto de pesquisa ao investigar sobre o conhecimento de mães e avós de crianças em acolhimento institucional sobre o cuidado, problematiza o cuidar feminino, a relações de gênero e as questões sócioeconômicas na investigação e caracterização das mulheres nas situações de vulnerabilidade social. Os principais objetivos são identificar as concepções de práticas de cuidado de crianças em instituição de abrigo, caracterizar o conhecimento de mães e avós acerca dos cuidados oferecidos aos seus filhos/netos, analisar a influência de variáveis relacionadas à condição pessoal e trajetória familiar de mães e avós de crianças acolhidas em instituição de proteção social sobre os conhecimentos que possuem acerca das formas de cuidado nos primeiros anos da infância. O método adota procedimentos quantitativos e qualitativos. O primeiro refere-se à estatística descritiva que será utilizada para identificar o perfil das participantes, a caracterização das práticas de cuidado a partir do questionário Knowledge of Infant Inventory (KIDI). A abordagem qualitativa será utilizada para o aprofundamento da temática a partir de entrevistas semiestruturadas definidas a priori a partir da caracterização quantitativa dada nos questionários. Ao propor um estudo na região norte, no município de Belém, no contexto regional, contribuirá para a produção de conhecimentos científicos e poderá auxiliar no desenvolvimento de estratégias preventivas e interventivas para os profissionais (psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, etc.) que lidam com as problemáticas das mulheres relacionadas ao cuidado familiar. Portaria 061/2013-IFCH/UFPA CAAE: 18567113.5.0000.5172 (Comitê de Ética de Pesquisa) Financiamento CNPQ: Chamada Nº 43/2013 - MCTI/CNPq/MEC/CAPES (Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke - Integrante / Celina Maria Colino Magalhães - Integrante / Janari da Silva Pedroso - Coordenador / Lilia Ieda Chaves Cavalcante - Integrante / Edson Júnior Silva da Cruz - Integrante / Fernanda Tamie Isobe Lima - Integrante / Rosana Ribeiro Carvalho - Integrante / André Isaac da Silva Assunção - Integrante / Antonia Cláudia Soares Leão dos Santos - Integrante / Michelly Cristina Rodrigues de Oliveira - Integrante / Lucas Fadul de Aguiar - Integrante / Paula Oliveira Barroso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke.
    9. 2012-2015. A Influencia das Metas de Socializacao dos Cuidadores e suas Praticas no Desenvolvimento do Comportamento Prossocial na Infancia
      Descrição: Este projeto visa estudar a influência das metas de socialização dos cuidadores e suas práticas no desenvolvimento do comportamento prossocial de crianças na faixa etária de dois anos idade em uma comunidade rural na região norte do Brasil. O principal interesse é compreender como se processa o desenvolvimento social e as implicações relacionadas a práticas culturais na infância em dado contexto rural. Para tal, optou-se por um método elaborado e utilizado por outro grupo de pesquisa que atua no Rio de Janeiro. No entanto, este projeto será realizado de forma independente, utilizando apenas os instrumentos elaborados por esses pesquisadores e achados relevantes para fins de análise comparativa.A proposta de estudo será realizada por membros e colaboradores do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará. Entre os objetivos específicos da pesquisa, pretende-se identificar estratégias maternais, nas interações mãe-filho, que podem estar sendo utulizadas para conseguir a submissão por meio da proibição e a submissão por meio da solicitação. Além disso, a pesquisa objetiva avaliar a influência relativa de três práticas específicas de socialização que podem estar relacionadas ao desenvolvimento do comportamento prossocial, com destaque para a atribuição de responsabilidade, técnicas disciplinares e aprovação social. O objetivo do estudo requer a seleção de dois grupos amostrais compostos por 40 díades mãe-criança que representem cada contexto sociocultural pretendido. Ao todo, serão 40 crianças e 40 mães. A média de idade das crianças deve ser de 24 meses, ou seja, serão avaliados bebês de 18 a 30 meses. As crianças devem viver com suas mães e serem criadas por ela. O comportamento prossocial da criança será testado através de um questionário e três tarefas comportamentais. Para todos os três domínios/categorias de comportamento prossocial, serão feitas avalia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Coordenador / Luciana Maciel Vilhena - Integrante / Tatiana Afonso - Integrante / Kátia Carvalho do Amaral - Integrante / Roberta Bandeira - Integrante / Moritz Köster - Integrante.
      Membro: Lilia Ieda Chaves Cavalcante.
    10. 2012-2014. Instituicoes de Acolhimento de Criancas e Adolescentes em Quatro Regioes do Para: Perfil, Rotinas e Praticas de Cuidado
      Descrição: Do período colonial aos dias atuais, com frequência, crianças e adolescentes têm sido acolhidos em instituições asilares por razões quase sempre relacionadas à condição de vulnerabilidade social de suas famílias. Estudos mostram que, em que pese críticas feitas à prática da institucionalização de crianças e adolescentes, muitos são aqueles que permanecem privados da convivência familiar e comunitária, que foram submetidos a rotinas e práticas de cuidado despersonalizado, que moram em instituições de acolhimento por longo período de tempo. Por esses e outros motivos, pesquisas recentes têm procurado retratar aspectos da realidade das instituições asilares no Brasil e em outras partes do mundo, provocando o necessário debate sobre o reconhecimento dos abrigos como contexto de desenvolvimento humano para crianças e adolescentes que se encontram vulneráveis à pobreza, ao abandono e os maus-tratos na família. O projeto de pesquisa aqui proposto considera a importância de se contribuir com o debate em torno de características específicas desse ambiente institucional e da qualidade das relações que a criança, o adolescente e os educadores que com ele lidam conseguem estabelecer entre si. Desse ponto de vista, este projeto quer investir de forma sistemática na consolidação de espaços capazes de fomentar o intercâmbio entre grupos de pesquisa sediados em importantes universidades localizadas em quatro das cinco regiões do Brasil, com destaque para a divulgação da produção de discentes, docentes e profissionais dedicados à pesquisa, à extensão e à pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento. Nesse sentido, esta proposta pretende dar continuidade e aprofundar ações investigativas que vêm sendo realizadas no maior abrigo para crianças de zero a seis anos da região metropolitana de Belém, sob a responsabilidade de alunos e professores do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED), vinculado Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará. Pesquisa apoiada pelo CNPq Edital Nº 018/2012 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas Número do Processo: 406608/2012-1.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Coordenador / Laiane da Silva Corrêa - Integrante / Celina Maria Colino Magalhães - Integrante / Fabíola Helena Oliveira Brandão da Silva - Integrante / Tamíres Santos Rufino e Silva - Integrante / Daniela Castro dos Reis - Integrante / Maria Lúcia Garcia - Integrante / Kátia Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lilia Ieda Chaves Cavalcante.
    11. 2011-2013. Percepcoes de Criancas de Abrigo: os Ambientes e as Formas Relacionais
      Descrição: Em continuidade às investigações realizadas por Magalhães (2009), o presente estudo se propõe a identificar e analisar as percepções das crianças, em situação de abrigamento, no tocante ao ambiente, os parceiros interacionais e as formas relacionais. O conceito de Nicho desenvolvimental proposto por Super e Harkness (1986) e Ecologia do Desenvolvimento Brofrenbrenner (1996) serão utilizados como base para o estudo. Pretende-se também criar um instrumento, baseado na fabricação de uma maquete do espaço que reproduza o ambiente de Abrigo, com inclusão de bonecos que representem as crianças e adultos que frequentam o espaço. O estudo envolverá todas as crianças de cinco a seis anos. Após, a definição do contingente de participantes, estes serão agrupadas em díades por faixa etária (de acordo com o dormitório), tempo de abrigamento (maior ou menor do que seis meses); quando houver meninos e meninas no dormitório, as díades poderão ser formadas pela heterogeneidade e homogeneidade em relação ao sexo. Cada díade será submetida a quatro sessões, de 30 minutos cada, em horário disponibilizado pelo educador responsável. As sessões serão filmadas para análise posterior. O tratamento dos dados envolverá análise descritiva das interações e relações. Consideram-se essas informações relevantes para compreensão do processo de institucionalização, que essas crianças vivenciam, e das possíveis implicações que o tempo de permanência no abrigo tem nas relações vinculares. Palavras-Chave: Desenvolvimento infantil, abrigo, percepção de criança, crianças institucionalizadas. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Integrante / Mauro Luís Vieira - Integrante / Janari da Silva Pedroso - Integrante / Celina Maria Colino Magalhães - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lilia Ieda Chaves Cavalcante.
    12. 2011-2013. Metas de Socializacao, Concepcoes de Desenvolvimento e Praticas de Cuidado entre Pais e Avos de Crincas em Instituicao de Abrigo.
      Descrição: A proposta de trabalho aqui apresentada reúne ações investigativas e interventivas associadas ao Projeto Percepções de Crianças de Abrigo: os Ambientes e as Formas Relacionais, aprovado pelo Edital Bolsa de Produtividade em Pesquisa ? CNPq (processo nº 305114/2010-7), a ser executado no período de 01/03/2011 a 14/02/2014, sob a coordenação da Profª Drª Celina Maria Colino Magalhães, docente do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará. Trata-se de um projeto de pesquisa que objetiva, em particular, aferir idéias, concepções e conhecimentos de pais e avós de crianças abrigadas acerca do desenvolvimento infantil, assim como suas metas e estratégias de socialização. Deste estudo, tomarão parte pais e avós diretamente responsáveis pela rotina de cuidados a crianças acolhidas pela instituição no período considerado pela pesquisa. O instrumento para entrevista com os pais e os avós será o Knowledge of Infant Development Inventory (KIDI), no Brasil, traduzido e adaptado por Moura, Ribas & colaboradores (2004). O instrumento reúne 75 questões, distribuídas em torno de quatro categorias de análise: 1) cuidados parentais, 2) normas e marcos do desenvolvimento, 3) princípios e 4) saúde e segurança. O levantamento das informações acerca das metas de socialização será feito por meio de entrevista semi-estruturada. Também serão observadas e descritas as interações envolvendo pais ou avós no momento da visita à criança instituição. Para análise dos dados, serão aplicados testes estatísticos que permitam precisar o grau de influência de determinadas características dos pais e avós para a manifestação de crenças, concepções e idéias específicas acerca do desenvolvimento da criança cuidada em instituição de abrigo. Assim como serão analisados os conteúdos das interações dos cuidadores familiares com a criança. A realização de métodos de entrevista e observação naturalística das interações da criança com seus cuidadores familiares. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lilia Iêda Chaves Cavalcante - Coordenador / Janari da Silva Pedroso - Integrante / Celina Maria Colino Magalhães - Integrante.
      Membro: Lilia Ieda Chaves Cavalcante.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D - CA PS - Psicologia e Serviço Social, CNPq.. 2019.
      Membro: Lilia Iêda Chaves Cavalcante.
    2. Menção Honrosa pela orientação da tese AUTORES DE AGRESSÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: CARACTERÍSTICAS BIOPSICOSSOCIAIS E TRAJETÓRIAS DE VIDA, defendida por Daniela Castro dos Reis, Prêmio Capes de tese.. 2017.
      Membro: Lilia Iêda Chaves Cavalcante.
    3. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA PS - Psicologia e Serviço Social, CNPq.. 2016.
      Membro: Lilia Iêda Chaves Cavalcante.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (34)
    1. Comemoração dos 50 anos do Curso do Psicologia UNICEUB.Boas práticas em acolhimento de crianças e adolescentes. 2019. (Seminário).
    2. Curso de Capacitação do Centro de Acolhimento Municipal de Castanhal.O vínculo afetivo no contexto do acolhimento institucional e a construção de projetos de vida com crianças e adolescentes. 2019. (Encontro).
    3. I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento. 2019. (Seminário).
    4. Mini Curso no XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Acolhimento institucional e desenvolvimento humano: desafios teóricos e políticos na atualidade. 2019. (Congresso).
    5. Reunião Ordinária do FENPB.Planejamento estratégico do FENPB. 2019. (Encontro).
    6. Seminário Devolutiva do Projeto de Pesquisa "Violência contra crianças e adolescentes: indicadores e estratégias de enfrentamento".Avaliação de trabalhos derivados do Projeto de Pesquisa "Violência contra crianças e adolescentes: indicadores e estratégias de enfrentamento". 2019. (Seminário).
    7. Seminários da Rede de Proteção: Em foco os profissionais da Rede de Proteção à infância e adolescência.PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS DA REDE DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. 2019. (Seminário).
    8. Seminário A Entrega Voluntária de Crianças pra Adoção: Reflexões sobre Questões Jurídicas e Psicossociais.Reflexões sobre a maternidade e o Mito do Amor Materno. 2018. (Seminário).
    9. II Encontro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Violência na Amazônia.Violência sexual contra crianças e adolescentes: Perspectivas de atuação da rede de proteção no Pará. 2017. (Encontro).
    10. III Fórum de Extensão Universitária.Os vínculos estruturantes da Extensão Universitária com os Projetos Pedagógicos: entre o normativo e o ético-político. 2017. (Outra).
    11. 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Pobreza e desenvolvimento infantil em diferentes contextos: Aspectos teóricos e metodológicos. 2016. (Congresso).
    12. 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Acolhimento institucional: Vozes e imagens dos seus múltiplos autores. 2016. (Congresso).
    13. III Seminário sobre Violência Contra Mulher na Comarca de Ananindeua.Violência de Gênero: Prevenção pela Educação. 2016. (Seminário).
    14. Seminários da Rede de Proteção.Boas práticas de cuidados nos acolhimentos institucionais. 2016. (Seminário).
    15. VII Jornada de Análise do Comportamento.Políticas Públicas. 2016. (Simpósio).
    16. Seminário Instituições de Acolhimento de Crianças e Adolescentes em Quatro Regiões do Pará. Resultados Preliminares da Pesquisa Pes.Instituições de Acolhimento de Crianças e Adolescentes em Quatro Regiões do Pará: Perfil, Rotinas e Práticas de Cuidado. 2015. (Seminário).
    17. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2015. (Congresso).
    18. 26th Annual Human Behavior and Evolution Society Conference. ON THE ROOTS OF PROSOCIAL MOTIVATION: CULTURE-SPECIFIC SCAFFOLDING PREDICTS TODDLERS SPONTANEOUS HELP. 2014. (Congresso).
    19. International Society for Human Ethology. Prosocial motivation: Culture-specific scaffolding predicts toddlers' s. 2014. (Congresso).
    20. Seminário Regional Pró-Convivência Familiar e Comunitária.Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes. 2014. (Seminário).
    21. V Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. Fatores de risco e de proteção na trajetória de vida de dois autores de agressão sexual contra criança e adolescente. 2014. (Congresso).
    22. V Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. Rotina e práticas de cuidado em ambiente de acolhimento: um olhar sobre o educador no processo de reintegração familiar. 2014. (Congresso).
    23. X Jornada de Estudos sobre Abuso Sexual Infantil: A Questão da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 2014. (Outra).
    24. II Congresso de Serviço Social da Região Tocantina. Trabalho, Direitos Sociais e Serviço Social. Arranjos Familiares e Exploração Capitalista: Contribuição ao Debate sobre Fatores de Risco e Políticas de Atenção às Famílias em Contextos de Desigualdades Sociais. 2013. (Congresso).
    25. IX Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Perfil das Vítimas, dos Agressores e Consequências. 2013. (Congresso).
    26. Seminário Família e Políticas Públicas: Uma Abordagem Plural.Abrigo: Proteções e Ameaças. 2013. (Seminário).
    27. Seminário Região Norte da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e.Primeira Infância: a Importância das Relações Interpessoais Precoces e o Neurodesenvolvimento. 2013. (Seminário).
    28. VIII Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. 2013. (Congresso).
    29. 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2012. (Congresso).
    30. III Congresso Brasileiro de Defensores Públicos da Infância e Adolescência. Acolhimento Institucional: Um Mal Necessário?. 2012. (Congresso).
    31. II Jornada do Laboratório Família e Interação Social (LAFAM).Família, instituições infantis e desenvolvimento humano. 2012. (Seminário).
    32. IXV Simpósio da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. 2012. (Simpósio).
    33. I Colóquio sobre o Direito à Convivência Familiar e Comunitária..Diferentes Adoções. 2010. (Encontro).
    34. III Seminário Estadual pelo Direito à Convivência Familiar e Comunitária.O efeito da institucionalização por um período prolongado. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. VILELA, A. M. J. ; MAURO, P. I. ; MOURA, C. F. ; PONTES, F.A.R. ; CAVALCANTE, LILIA IÊDA C.. 18º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2020. Outro
    2. CONCEICAO, L. I. ; BASSALO, L. ; CAVALCANTE, LILIA IÊDA C.. VIII Simpósio Internacional Sobre a Juventude Brasileira ? JUBRA. 2020. Outro
    3. VIEIRA, M. L. ; PESSOA, L. F. ; MENDES, D. M. L. F. ; DIAS, A. C. G. ; CAVALCANTE, LÍLIA IÊDA CHAVES. XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2019. Congresso
    4. CAVALCANTE, LÍLIA IÊDA CHAVES. V Simpósio do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento. 2019. (Outro).. . 0.
    5. CAVALCANTE, Lilia Iêda Chaves; Magalhaes, C. M. C. ; CORRÊA, L. S. ; SILVA, F. H. O. B.. Seminário do Projeto Instituições de Acolhimento de Crianças e Adolescentes em Quatro Regiões do Pará: Resultados Preliminares da Pesquisa. 2015. Outro
    6. PONTES, F.A.R. ; SILVA, S.S.C. ; Magalhaes, C. M. C. ; CAVALCANTE, Lilia Iêda Chaves ; VELOSO, M. M. X.. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2015. Congresso
    7. CAVALCANTE, Lilia Iêda Chaves; MAGALHÃES, C.M.C. ; CORRÊA, L.S. ; REIS, D. C. ; GARCIA, M. L.. Seminário de Lançamento da Pesquisa Instituições de Acolhimento de Crianças e Adolescentes em Quatro Regiões do Pará: Perfil, Rotinas e Práticas de Cuidado. 2013. Outro
    8. MAGALHÃES, C.M.C. ; CAVALCANTE, Lilia Iêda Chaves. II Ciclo de Palestras e Oficinas sobre Desenvolvimento Infantil e Práticas de Cuidado. 2010. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:50