Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Camila Indiani de Oliveira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (2000). É professora permanente dos cursos de pós-graduação em Patologia (UFBA-FIOCRUZ) e em Ciências da Saúde (UFBA) e professora adjunta da Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciências. Tem experiência em Protozoologia Parasitária Humana e Leishmaniose e se dedica a estudar a interação Leishmania-Hospedeiro-Vetor. Em 2011 foi indicada a membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Em 2017 foi indicada como Membro Junior da Academia de Ciências da Bahia. Atuou como Vice Diretora de Pesquisa da Fiocruz Bahia entre 2017 e 2021. É Coordenadora Adjunta da área de Ciências Biológicas III (CAPES). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5692825410779014 (19/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz, Fiocruz. Rua Waldemar Falcão 121 LIP Candeal 40296710 - Salvador, BA - Brasil Telefone: (71) 31762261 Fax: (71) 31762279 URL da Homepage: https://www.bahia.fiocruz.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Parasitologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2020-Atual. ?MONITORAMENTO, INFORMACAO EM TEMPO REAL E MODELAGEM PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID19: PENSANDO A ATENCAO BASICA DE FORMA INTEGRADA EM IRECE, BAHIA?.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Indiani de Oliveira - Coordenador / Bruno Bezerril Andrade - Integrante / Ricardo Khouri - Integrante / Pablo Ivan Pereira Ramos - Integrante / Leonardo Paiva Farias - Integrante / Cynara Barbosa - Integrante.
      Membro: Camila Indiani de Oliveira.
    2. 2019-Atual. IDENTIFICACAO DE BIOMARCADORES DEDESFECHO CLINICO EM PACIENTES COM LEISHMANIOSE APOS TRATAMENTO COM O BIOCURATIVOBC-DETC
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Indiani de Oliveira - Coordenador / Edgar M Carvalho - Integrante / Sayonara Melo - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Camila Indiani de Oliveira.
    3. 2018-Atual. Efeitos imunomoduladores de Vesiculas Extracelulares produzidas na infeccao por Leishmania braziliensis
      Descrição: A Leishmaniose é uma doença tropical negligenciada com amplo espectro clínico causada por protozoários parasitas do gênero Leishmania, os quais são transmitidos aos seres humanos pela picada de insetos Phlebotominae. Nos hospedeiros mamíferos, o protozoário é um parasita intracelular obrigatório apresentando a habilidade de infectar e de se multiplicar principalmente no interior de macrófagos. Para sobreviver e proliferar no hospedeiro, o protozoário subverte as respostas do sistema imune por meio da ação de diversas moléculas tais como fatores de virulência, os quais podem ser liberados por vesículas extracelulares (VEs). Recentemente, foi demostrado que as VEs secretadas por algumas espécies de Leishmania são responsáveis por interações parasita-hospedeiro e parasita-parasita. Ademais, em outros tripanossomatídeos, foi relatado que a comunicação celular por meio de VEs promove a metaciclogênese e aumenta a susceptibilidade das células de mamíferos à infecção. As VEs podem exercer efeitos sobre a célula alvo situadas proximamente ao sítio de infecção e replicação ou não, contudo ainda são necessários estudos para elucidar tanto os componentes das VEs quanto o possível papel das VEs no estabelecimento e na progressão da infecção por Leishmania. Assim, o objetivo deste projeto é caracterizar as VEs liberadas por macrófagos infectados com Leishmania braziliensis e seus possíveis efeitos imunomoduladores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Camila Indiani de Oliveira - Coordenador / Rodrigo Soares - Integrante / Ana Claudia Torrecilhas - Integrante / Taíse Queiroz - Integrante. Financiador(es): (FIOCRUZ) Fundação Oswaldo Cruz - Outra.
      Membro: Camila Indiani de Oliveira.
    4. 2015-2020. Estudo de eficacia de biocurativos a base de dietilditiocarbamato (DETC) e de 17-Allylamino-17- demethoxygeldanamicina (17-AAG) para o tratamento topico da leishmaniose cutanea causada por Leishmania (Viannia) braziliensis
      Descrição: Para o tratamento das leishmanioses, a droga de primeira escolha é o antimonial pentavalente (Sb+5), sendo que no Brasil é utilizado o antimoniato de meglumina (Glucantime). No entanto, o tratamento com o Sb+5 está associado a uma toxicidade significativa e, além disso, há um crescente registro de casos de resistência à droga. Resultados do nosso grupo mostraram a eficácia de dois fármacos: DETC, um inibidor de SOD1, e do 17-AAG, um inibidor de HSP90, na eliminação de Leishmania braziliensis tanto em macrófagos humanos, quanto em camundongos experimentalmente infectados. O DETC e o 17-AAG não foram tóxicos para macrófagos em concentrações capazes de induzir atividade leishmanicida e a análise das células infectadas por L. braziliensis e tratadas com DETC ou com 17-AAG mostrou uma destruição seletiva dos amastigotas no interior do macrófago. Nossa hipótese é que um biocurativo à base de celulose bacteriana (CB), CB-DETC ou de CB-17AAG, aplicados de forma tópica na lesão de pacientes com leishmaniose cutânea (LC) agirá de forma aditiva ao tratamento com drogas de primeira escolha, contribuindo para acelerar a cura da LC. A CB é um nanomaterial produzido por bactérias gram negativas apresenta propriedades químicas e estruturais relevantes para a aplicação prática como alta pureza, elevado grau de polimerização e elevada estabilidade mecânica. Os biocurativos à base de CB são biocompatíves, não tóxicos e favorecem a cicatrização. Diante do potencial leishmanicida do DETC e do 17-AAG e das características da CB, esta proposta tem como objetivo a avaliação da eficácia terapêutica e da segurança de biocurativos à base de CB-DETC e de CB-17-AAG para o tratamento humano da LC causada por Leishmania braziliensis. em uma área endêmica na Bahia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Indiani de Oliveira - Coordenador / Patrícia S Veras - Integrante / Edgar M Carvalho - Integrante / Valeria M Borges - Integrante / Fabiana Santana Celes - Integrante / Antonio LOA Petersen - Integrante / Paulo Machado - Integrante.
      Membro: Camila Indiani de Oliveira.
    5. 2015-2018. Caracterizacao de Epitopos Reconhecidos por Linfocitos T CD8+ na Infeccao por Leishmania braziliensis: estudos funcionais e de protecao
      Descrição: As leishmanioses são doenças infecto-parasitárias, causadas por protozoários do gênero Leishmania, que representam importante problema de saúde pública mundial. Entre as formas clínicas da leishmaniose está a leishmaniose tegumentar (LT) cujo principal agente etiológico no Brasil é a Leishmania braziliensis. Por ser um parasita intracelular obrigatório, a resposta à leishmania é mediada predominantemente por células. Enquanto as células T CD4+ (Th1) são críticas para o controle da leishmaniose devido à sua capacidade de produzir IFN-g e ativar macrófagos, as células T CD8+ promovem respostas mais intensas, embora também sejam capazes de produzir IFN-g. No modelo intradérmico de infecção com L. braziliensis, os animais desenvolvem uma lesão e forte resposta inflamatória. Nesse modelo, a depleção de linfócitos T CD8+ reduz a espessura da orelha infectada mas não reduz o número de parasitas, sugerindo que essas células não estão associadas com a ativação de macrófagos. A partir de uma busca in silico em proteínas de L. braziliensis candidatas à vacina, selecionamos oito epítopos de MHC Classe I (H2-Kd) candidatos e validamos os mesmos in vivo. Utilizando esse conjunto de oito epítopos, pretendemos caracterizar a resposta de linfócitos T CD8+, avaliando diferentes parâmetros, incluindo a proliferação, a produção de citocinas e a expressão de moléculas de superfície . Aqueles peptídeos que induzirem a maior produção de IFN-g por células T CD8+ serão usados para a construção de tetrâmeros de MHC Classe I, os quais nos permitirão quantificar diretamente a resposta de células T CD8+ a esses epítopos, avaliando a expansão das mesmas in vivo e as respostas funcionais. Finalmente, imunizaremos camundongos BALB/c com aqueles peptídeos capazes de induzir a maior produção de IFN-g por células T CD8+ e avaliaremos o curso da doença após o desafio com L. braziliensis. A nossa hipótese é que a imunização de camundongos com epítopos que induzem alta produção de IFN-g por linfócitos T CD8+ irá conferir uma resposta protetora, capaz de destruir a L. braziliensis. Estes estudos serão os primeiros a definir epítopos de MHC Classe 1 em leishmania e a caracterizar a resposta desses linfócitos, sendo essa a principal contribuição científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Indiani de Oliveira - Coordenador / Fernanda Oliveira Novais - Integrante / Augusto Marcelino Pedreira de Carvalho - Integrante / Phillip Scott - Integrante.
      Membro: Camila Indiani de Oliveira.
    6. 2014-Atual. Avaliacao do papel dos componentes da saliva de Lu. intermedia na infeccao por L. braziliensis
      Descrição: A leishmaniose é uma doença transmitida por vetor com grande importância para a saúde pública mundial. É endêmica em mais de 88 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, e o número de pessoas infectadas atualmente é de 12 milhões, com 350 milhões de indivíduos sob risco de infecção em todo o mundo. Não há vacina disponível atualmente para profilaxia dessa doença, cujo agente causal é um protozoário parasita do gênero Leishmania, transmitido para hospedeiros mamíferos através da picada de um flebótomo. Durante esse processo de transmissão, não apenas parasitas, mas também a saliva do vetor. Atualmente existem muitos estudos com objetivo de compreender os mecanismos que levam à proteção ou exacerbação da doença, entretanto apenas uma pequena proporção deles investiga o papel dos componentes da saliva do vetor nesse processo. Dados preliminares mostram que a inoculação de L. braziliensis + saliva do vetor aumentam a carga parasitária observada no linfonodo de drenagem, indicando que a saliva influencia o estabelecimento da infecção por L. braziliensis. Assim, nossa hipótese é que a saliva de Lu. intermedia modula o recrutamento celular, permitindo uma rápida internalização dos parasita e favorecendo o carreamento de L. braziliensis para os linfonodos de drenagem, onde, sabidamente, o parasita persiste, mesmo após a resolução da lesão. Nosso objetivo geral é estudar os efeitos da saliva de Lu. intermedia nos momentos iniciais da infecção, determinando as células recrutadas e, na fase mais tardia, as células que albergam o parasita, nos órgãos linfóides secundários como os linfonodos. Acreditamos que esses resultados contribuirão para um melhor entendimento de como a saliva de Lu. intermedia impacta na infecção por L. braziliensis, o principal agente etiológico da Leishmaniose Cutânea na Bahia e no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Camila Indiani de Oliveira - Coordenador / Fabienne Tacchini-Cottier - Integrante / Rebecca Pereira Curvelo - Integrante.
      Membro: Camila Indiani de Oliveira.
    7. 2013-2015. Contribuicao do eixo arginase/oxido nitrico no desenvolvimento da Leishmaniose Tegumentar: identificacao de biomarcadores e proposicao de alvos terapeuticos
      Descrição: A Leishmaniose Tegumentar (LT) é uma endemia mundialmente negligenciada e constitui-se um importante problema de Saúde Pública. Na Bahia, a LT tem uma elevada incidência ( 22/100.000 habitantes ) e na região de Corte de Pedra, nossa área de estudo, são notificados mais de 1500 casos /ano. Muito se avançou na compreensão da imunopatogênese da LT humana e hoje é sabido que a resposta celular não modulada está associada à destruição tecidual observada nos pacientes. No momento, nossa atenção se volta para o estudo da resposta inata e como essa resposta , além da resposta adaptativa, pode contribuir ou não para o desenvolvimento da doença. O projeto visa avaliar a contribuição das moléculas do eixo arginase/ óxido nítrico (NO), produzidas por monócitos/macrófagos e neutrófilos, para o desenvolvimento das da LT, focando em leishmaniose cutânea localizada (LCL) e leishmaniose cutânea mucosa (LCM), ambas causadas pela infecção por Leishmania braziliensis. Para tal, empregaremos técnicas de alto desempenho (high throughput) que permitirão a avaliação de muitos alvos simultaneamente. Os marcadores moleculares (RNA, DNA e proteína) identificados por esses métodos serão integrados com os dados clínicos utilizando ferramentas de bioinformática, almejando uma visão da biologia do sistema interação parasita-hospedeiro, no que tange o eixo arginase/NO. Dessa maneira, poderemos identificar biomarcadores para o desenvolvimento da LT. Os biomarcadores encontrados serão propostos como alvos de intervenção, os quais serão validados em amostras de pacientes tratados e curados bem como em modelo experimental de infecção. A equipe da proposta conta com pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, com qualidade e regularidade na produção científica/tecnológica, os quais, juntos aplicarão uma abordagem nova à um problema de saúde pública já bem estabelecido no estado da Bahia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Camila Indiani de Oliveira - Coordenador / Valeria M Borges - Integrante / Maria Olivia Amado Ramos Bacellar - Integrante / Artur Queiroz - Integrante.
      Membro: Camila Indiani de Oliveira.
    8. 2013-Atual. Trypanosoma s prostaglandin metabolism: role in infection, pathogenesis and drug resistance
      Descrição: Trypanosomatids are unicellular and flagellated protozoan that parasitize a wide range of hosts. In human and animals they cause highly disabling and mortal diseases (e.g. Chagas´ disease, sleeping sickness, leishmaniasis and Nagana disease of cattle) and account for significant economical losses in endemic regions. The available chemotherapy is insufficient and the development of prophylactic treatments remains problematic. African trypanosomes (AT, e.g. Trypanosoma brucei spp.) differ from other trypanosomatid species in being nearly exclusively extracellular parasites that colonize the blood and extracellular fluids of the mammal hosts. To withstand host innate and adaptive immune defences, AT rely on different mechanisms. A unique thiol-based redox system provides the parasite with protection towards oxidants produced by immune cells. Frequent replacement of the glycoprotein coat allows the parasite to evade antibody recognition and elimination by opsonisation. AT also triggers host immunosupression, cytokine network unbalance and autoantibody production (MacLean et al. 2001), all factors that contributes to the severe immunopathology of the disease. Trypanosomal surface glycoproteins and soluble factors (trypanin or T-lymphocyte triggering factor) released in the host fluids are recognized to act on different immune cells and modulate host response during infection. Prostaglandins (PGs) are major modulators of basic physiological processes in mammals, particularly of the immune response. The recent discovery that protozoan parasites possess the enzymatic machinery to synthesize PGs entailed a paradigm shift in the understanding of the roles PGs may play during parasite infections (Kubata et al. 2007). AT, as well as other trypanosomatids, have been shown to produce PGE2-? and PGD2-? (Kubata et al. 2000 and 2002). African trypanosomiasis course with high levels of PGE2-? (Rhind and Shek, 1999), a potent immunomodulator that contributes to pathogenesis by downregulating cytokine production. Exogenous PGD2-? has been shown to induce apoptosis-like death in AT via a mechanism that involved the production of reactive oxygen species (Figarella et al. 2005 and 2006). Interestingly, the enzyme in charge of PGF2-? synthesis has been implicated in drug metabolization in T. cruzi (Kubata et al. 2002; Murta et al. 2006). Besides these observations, the role of PG produced by the parasite in host immune-modulation, disease progression, pathophysiology and drug resistance has not yet been investigated for any trypanosomatid. This project aims to disclose the role of PGs in parasite biology, drug resistance and host pathophysiology. Transgenic cell lines of infective T. brucei defective in or overexpressing candidate genes for PGE, PGD and PGF synthases will be generated and characterized in vitro and in vivo. Our in vitro studies will focus on investigate: i) the potential involvement of PGD2-? in programme cell death and cell population control; ii) the role of PGF synthase in drug resistance against nitroimidazolic drugs; iii) an immunomodulatory function of PGE2-? on host macrophages. Furthermore the relevance of trypanosomal PG synthases for parasite survival in vivo and pathogenesis will be tested using a mouse infection model. Evaluation of the cytokine´s profile during the course of the infections will contribute to get an insight into the immunomodulatory role these eicosanoids may play in vivo. In addition to elucidating the role of PG in host-parasite relationship, the data derived from our research may contribute to drive future decisions on supportive chemotherapy (immune-modulators) or specific drug development against trypanosomiasis (e.g. trypanosomal PG synthase inhibition).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Indiani de Oliveira - Coordenador / Manoel Barral Netto - Integrante / Marcelo Comini - Integrante.
      Membro: Camila Indiani de Oliveira.
    9. 2012-2018. Photolysis of chemically sensitized Leishmania for applied to therapy and prophylaxis of cutaneous leishmaniasis
      Descrição: Photodynamic therapy (PT) uses photosensitizers (PS) to produce cytolytic reactive oxygen species (ROS) on light exposure to kill diseased cells/pathogens. As ROS react rapidly with multiple targets, PT-resistance is not expected to develop. Also, neither PS nor light by itself is cytolytic, thereby exerting no pressure to select for resistance. PT, already used clinically to treat skin diseases, has the potential to avoid the drug-resistance problem in infectious diseases, e. g. leishmaniasis. This protozoan disease puts a worldwide population of 350 million at risk in ~90 countries and has an annual incidence of ~2 million. Effective drugs have never been developed specifically for leishmaniasis. Continuous use of ineffective drugs, e. g. pentavalent antimony (Sbv), has led to the development of resistance to Sbv chemotherapy for the debilitating mucocutaneous and the often fatal visceral leishmaniasis. Irrespective of their different pathogenicities, the causative agents have evolved the common innate ability of homing specifically to infect mononuclear phagocytes. In natural infections, these phagocytes are the exclusive host cells wherein Leishmania reside in the relatively ROS-resistant phagolysosomes. Besides being targets for PT, the parasites are thus potentially exploitable as purveyors of ?medicines? for release when they are PT-photolysed in the mononuclear phagocytes. These medicines, e.g. drugs/vaccines, can be readily incorporated into Leishmania by genetic engineering. Photolysis of these Leishmania in their host cells, i. e. macrophages and dendritic cells (APCs), is thus expected to release incorporated medicines in the phagolysosomes for activation/presentation for pharmacological/immunological activities. Previously, we showed immunoprophylactic activity of PT against visceral leishmaniasis by using porphyrins as the PS, endogenously induced from transgenic mutants. More recently, we have explored novel phthalocyanines (Pcs), as exogenously appli. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Indiani de Oliveira - Coordenador / Aldina Barral - Integrante / Fabiana Santana Celes - Integrante / Kwang-Poo Chang - Integrante / Sayonara Melo - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Camila Indiani de Oliveira.
    10. 2012-2016. Avaliacao do potencial terapeutico do diethyldithiocarbamato (DETC) na Leishmaniose Cutanea empregando carreadores sinteticos
      Descrição: A presente proposta tem como objetivo o desenvolvimento de esquemas terapêuticos para leishmaniose cutâneo-localizada (LCL) utilizando o dietilditiocarbamato (DETC), empregando carreadores sintéticos. No Brasil, a LCL é ocasionada, principalmente, pelas espécies L. amazonensis e L. braziliensis. A LCL pode produzir grande número de úlceras de pele, que se transformam em cicatrizes permanentes. O número de casos novos anuais de leishmaniose cutâneo-localizada (LCL) está em torno de 1,5 milhões. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, a LCL já foi detectada em todos os estados brasileiros, com média anual de 28568 casos registrados. Para o tratamento das leishmanioses, entre elas a LCL, a droga de primeira escolha são os antimoniais pentavalentes (Sb+5), com duas apresentações comerciais. No entanto, o tratamento com os antimoniais pentavalentes está associado a uma toxicidade significativa e, além disso, há um crescente registro de casos de resistência à droga. Resultados do nosso laboratório mostraram a eficácia do DETC na eliminação de Leishmania spp. tanto em macrófagos humanos, quanto em camundongos experimentalmente infectados. O DETC não foi tóxico para macrófagos em concentrações capazes de induzir atividade leishmanicida. Mostrou-se, ainda, que essa atividade é dependente de superóxido e a análise das células infectadas por Leishmania e tratadas com DETC mostrou uma destruição seletiva dos amastigotas no interior do macrófago. Ao mesmo tempo, o uso de carreadores sintéticos como micropartículas (MP) e nanopartículas (NP) tem se tornado uma estratégia interessante no que diz respeito à alteração e melhoria das propriedades biofarmacêuticas de antiparasitários. Essa melhoria pode ser atribuída ao aumento da estabilidade de fármacos encapsulados no interior das partículas, a uma liberação prolongada através da membrana do carreador, além da capacidade de direcionamento ativo ou passivo de fármacos a tecidos e células alvos. Desse modo, nossa hipótese é que o e. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Camila Indiani de Oliveira - Coordenador / Johan Van Weyembergh - Integrante / Valeria M Borges - Integrante / Diego Moura Santos - Integrante / Fabiana Santana Celes - Integrante / Giovanna Machado - Integrante / Janaína Viana de Melo - Integrante / Hernane da Silva Barud - Integrante. Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Camila Indiani de Oliveira.
    11. 2010-2014. Impacto de componentes derivados do vetor na resposta imune inata contra a Leishmania : um projeto de pesquisa com colaboracao Brasil-Suica em uma doenca infecciosa negligenciada
      Descrição: A leishmaniose é uma doença transmitida por vetor com grande importância para a saúde pública mundial. É endêmica em mais de 88 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, e o número de pessoas infectadas atualmente é de 12 milhões, com 350 milhões de indivíduos sob risco de infecção em todo o mundo. Não há vacina disponível atualmente para profilaxia dessa doença, cujo agente causal é um protozoário parasita do gênero Leishmania, transmitido para hospedeiros mamíferos através da picada de um flebótomo. Durante esse processo de transmissão, não apenas parasitas, mas também produtos de glândulas salivares são injetados no hospedeiro. Atualmente existem muitos estudos com objetivo de compreender os mecanismos que levam à proteção ou exacerbação da doença, entretanto apenas uma pequena proporção deles investiga o papel dos componentes da saliva derivada do flebótomo nesse processo. Os objetivos dessa proposta é investigar a influencia da saliva do flebótomo no desenvolvimento da resposta imune à infecção pela Leishmania. Para isso, enfocaremos duas espécies de flebótomos (Lutzomyia intermedia e Lutzomyia longipalpis) e a Leishmania braziliensis, o principal agente etiológico da leishmaniose cutânea, todas essas espécies endêmicas no Brasil. O efeito geral dos extratos de glândula salivar de Lutzomyia intermedia e de Lutzomyia longipalpis serão analisados e comparados aplicando tanto sistemas in vitro com sangue humano quanto modelos experimentais in vivo de infecção por Leishmania, combinando a experiência e o conhecimento específico dos laboratórios suíço e brasileiro. Nossa hipótese é que o lago sanguíneo inicial, formado durante o repasto dos flebótomos, influencia no comportamento e desenvolvimento de outras células vizinhas numa interação complexa. Os resultados desse estudo proposto serão relevantes na compreensão de mecanismos básicos envolvidos na resposta imune e na importância dos componentes da saliva do flebótomo nesse processo, com relevância po. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Indiani de Oliveira - Coordenador / Aldina Barral - Integrante / Sarah Falcão - Integrante / Fabienne Tacchini-Cottier - Integrante / Tiffany Weinkopff - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Camila Indiani de Oliveira.
    12. 2010-2014. Imunopatogenese molecular da leishmaniose e HTLV
      Descrição: O projeto visa avançar na compreensão da leishmaniose tegumentar (LT), nas lesões cutâneas por HTLV-1 e nas vasculites, explorando 3 aspectos críticos da imunopatogênese: o papel de neutrófilos e do TNF-a na vasculite, o endereçamento cutâneo de linfócitos, as alterações de tropismo e função dos linfócitos TCD8+ em diferentes manifestações e estágios da LT. O desenvolvimento de vacinas eficientes é prejudicado pela falta de compreensão global dos mecanismos de defesa e patogênese. Os achados deverão contribuir para entendimento das bases moleculares das lesões nestas enfermidades e poderão ter implicações futuras no desenho mais racional de vacinas e de tratamento. O projeto tem, assim, como foco principal a imunopatogênese molecular, que aborda questões fundamentais causadoras de destruição tecidual (TNF-a, neutrófilos, linfócitos TCD8+). A proposta é também centrada na leishmaniose, um sério problema de saúde pública. Ela é o alvo principal de investigação do grupo proponente e serve de base para investigar mecanismos similares em retroviroses e nas vasculites, enfermidades importantes no nosso meio. Para alcançar tal objetivo a equipe é multidisciplinar (clínicos, imunologistas, patologistas, geneticistas) formada por 5 pesquisadores da FIOCRUZ (4 nível I) e 3 pesquisadores da UFBA (2 nível I), associados a grupos emergentes da UESB e UFRB.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Indiani de Oliveira - Integrante / Claudia Brodskyn - Integrante / Manoel Barral Netto - Coordenador / Valeria M Borges - Integrante / Lourdes Vallvé Farré - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
      Membro: Camila Indiani de Oliveira.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valeria de Matos Borges - Integrante / Claudia Ida Brodskyn - Integrante / Manoel Barral Netto - Coordenador / Camila Indiane de Oliveira - Integrante / Lourdes Farre Vallve - Integrante.
      Membro: Valeria de Matos Borges.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (39)
    1. Seminários em Parasitologia II, Programa de Pós Graduação em Biologia da Relação Patógeno Hospedeiro.Sand fly saliva: immunomodulatory properties and impact on the development of Cutaneous Leishmaniasis.. 2021. (Seminário).
    2. XXXVi Reunião Anual da SBPz. From São Paulo to Bahia: a journey into the world of leishmaniasis, a neglected tropical disease. 2021. (Congresso).
    3. 1ER CONGRESO VIRTUAL IBEROAMERICANO DE CITOMETRIA LATINFLOW 20202. Using flow cytometry to study the host-parasite-vector interface: Leishmania. 2020. (Congresso).
    4. 55 anos do Programa de Pós Graduação em Ciências do IMPG.Desafios e Perspectivas do Mestrado Profissional nas Ciências Biológicas III. 2020. (Outra).
    5. Sessão Científica IGM.Plataforma de Diagnóstico COVID19: Enfrentando a Pandemia na Bahia. 2020. (Seminário).
    6. 55o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Antibodies to Lutzomyia intermedia LinB-13 act as markers of risk of cutaneous leishmaniasis development as well as disease severity. 2019. (Congresso).
    7. Gordon Research Conference in Tropical Infectious Diseases. Antibody Response to LinB13 as a marker of severity accross the Tegumentary Leishmaniasis Clinical Spectrum. 2019. (Congresso).
    8. 5o Curso de Verão de Imunologia -PPgIm.Resposta immune à saliva do vetor da leishmania: da bancada à aplicação. 2018. (Outra).
    9. 67TH ANUAL MEETING AMERICAN SOCIETY OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE. Bite Sized - Updates on the Impact of the Sand Fly Vector Components on Leishmaniasis. 2018. (Congresso).
    10. Curso Internacional: Aspectos bioquímicos, moleculares e imunológicos na interação tripanossomatídeos com vetores e hospedeiros.Interação vetor-hospedeiro: a resposta anti-saliva em indivíduos expostos a Lutzomyia intermedia. 2018. (Seminário).
    11. 1st International Symposium on Autophagy, Phagocytosis and Innate Respose. Exploring the oxidative response to Leishmania braziliensis. 2017. (Congresso).
    12. Gordon Research Conference in Tropical Infectious Diseases. Seroconversion to Lutzomyia intermedia LinB-13 as a biomarker for developing cutaneous leishmaniasis. 2017. (Congresso).
    13. XLII Congress of the Brazilian Society of Immunology. Immune resposta to experimental leishmaniasis. 2017. (Congresso).
    14. ENTOMOL 6 - SOVE. Measuring vector exposure and risk of CL development using Lutzomiya intermedia Linb13. 2016. (Congresso).
    15. XXXII Annual Meeting of the Braziliian Society of Immunology. Leishmania braziliensis modulates neutrophil function. 2016. (Congresso).
    16. I Meeting LASID FAIC SAI. Early response to Leishmania brazilensis infection: the rol of neutrophils. 2015. (Congresso).
    17. 16th Woods Hole Immunoparasitology Meeting. SOD 1 inhibition as a target to control Leishmania braziliensis infection. 2014. (Congresso).
    18. VI Curso Avançado de Biologia Celular de Patógenos.SOD 1 inhibition as a target to control cutaneous leishmaniasis caused by Leishmania braziliensis. 2014. (Encontro).
    19. XXXIX Congress of the Brazilian Society of Immunology. Twilight Conference. 2014. (Congresso).
    20. 2o Encontro de Membros Afiliados da ABC.Participação em Discussões. 2013. (Encontro).
    21. Seminários do CPqGM, FIOCRUZ-BA.A modulação da resposta imune pela saliva de Lutzomyia intermedia: efeitos sobre o desenvolvimento da Leishmaniose Tegumentar. 2013. (Seminário).
    22. Seminários em Parasitologia II, Programa de Pós Graduação em Biologia da Relação Patógeno Hospedeiro.A saliva do flebótomo como agente imunomodulador na Leishmaniose Cutânea: a história de Lu. intermedia e L. braziliensis. 2013. (Seminário).
    23. Worldeish 5. 2013. (Congresso).
    24. 64a Reunião Anual da SBPC. Associação entre exposição à saliva de flebótomos e o desenvolvimento de leishmaniose tegumentar. 2012. (Congresso).
    25. 7o Congresso Latino Americano de Órgãos Artificais e Biomateriais. Antimicrobial nanocomposites based on bacterial cellulose and metallic nanoparticles. 2012. (Congresso).
    26. International Meeting on Innate Immunity in Leishmaniasis.Can exposure to L. intermedia saliva be a marker of disease development in Cutaneous Leishmaniasis?. 2012. (Seminário).
    27. I Simpósio Nordestino de Doenças Infecciosas e Parasitárias.Ferramentas Moleculares Aplicadas às Doenças Infecciosas e Parasitárias. 2012. (Simpósio).
    28. Seminários Integrados dos Programas de Pós Graduação em Microbiologia, Imunologia e Ie Inflamação.Nanotecnologia aplicada à vacinação e ao tratamento da Leishmaniose Cutânea: Resultados e Possibilidades. 2012. (Seminário).
    29. The Neutrophil in Immunity. 2012. (Congresso).
    30. XXXVII Congress of the Brazilian Society of Immunology. 2012. (Congresso).
    31. 3o Simpósio de Parasitologia - Regional Bahia.Vacinas e Doenças Parasitárias. 2011. (Simpósio).
    32. XV Tropical Medicine Research Center Meeting.Protective role of polymorphonuclear neutrophils during experimental L. braziliensis infection. 2011. (Encontro).
    33. XXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia. 2011. (Congresso).
    34. 97th Annual Meeting The American Association of Immunologists. The role of CD8+ T cells in cutaneous leishmaniasis caused by Leishmania braziliensis. 2010. (Congresso).
    35. I Workshop Bahiano de Biotecnologia Aplicada à Saúde.Nanopartículas: Uma abordagem biotecnológica na Terapia de Doenças Parasitárias. 2010. (Oficina).
    36. Seminários do CPqGM, FIOCRUZ-BA.Imunopatogênese da infecção por Leishamnia braziliensis: papel dos neutrófilos e dos linfócitos T CD8. 2010. (Seminário).
    37. V Reunião Regional da FeSBE. Imunopatogênese da Leishmaniose: Papel dos Neutrófilos e dos Linfócitos T CD8+. 2010. (Congresso).
    38. XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia. Role of neutrophils in resistance against Leishmania braziliensis. 2010. (Congresso).
    39. XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia. Frontiers in Imaging. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. de OLIVEIRA, C. I.; BRODSKYN, C. ; LEPIQUE, A. P. ; PACHECO, R. A. ; CARVALHO, L. P.. XLIII Congress of the Brazilian Society of Immunology. 2018. Congresso
    2. BARRAL, A. ; de OLIVEIRA, C. I.. International Meeting on Innate Immunity in Leishmaniasis. 2012. Congresso
    3. de Oliveira, Camila I.; FONTES, A. ; SOUZA FILHO, A. G. ; PELLEGRINO, D. ; ROCHA, G. O. ; OLIVEIRA, K. ; TEIXEIRA, L. ; COSTA-LOTUFO, L. ; MORENO, R. R. M.. 1o Encontro de Membros Afiliados da ABC - Regional Nordeste e Espírito Santo. 2012. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (12)
    • Camila Indiani de Oliveira ⇔ Valeria de Matos Borges (16.0)
      1. REBOUÇAS-SILVA, JÉSSICA ; TADINI, MARAINE CATARINA ; DEVEQUI-NUNES, DANIELLE ; MANSUR, ANA LUÍZA ; S SILVEIRA-MATTOS, PAULO ; I DE OLIVEIRA, CAMILA ; R FORMIGA, FÁBIO ; BERRETTA, ANDRESA A ; MARQUELE-OLIVEIRA, FRANCIANE ; BORGES, VALÉRIA M.

        Evaluation of in vitro and in vivo Efficacy of a Novel Amphotericin B-Loaded Nanostructured Lipid Carrier in the Treatment of Leishmania braziliensis Infection

        . International Journal of Nanomedicine. v. Volume 15, p. 8659-8672, issn: 1178-2013, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LUZ, NIVEA F. ; DESOUZA-VIEIRA, THIAGO ; DE CASTRO, WALDIONE ; VIVARINI, AISLAN CARVALHO ; PEREIRA, LAIS ; FRANÇA, RIAM ROCHA ; SILVEIRA-MATTOS, PAULO S. ; COSTA, DIEGO L. ; TEIXEIRA, CLARISSA ; MENESES, CLAUDIO ; Boaventura, Viviane S. ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; LOPES, ULISSES GAZOS ; ARONSON, NAOMI ; Andrade, Bruno B. ; Brodskyn, Claudia I. ; VALENZUELA, JESUS G. ; KAMHAWI, SHADEN ; BORGES, VALERIA M.. Lutzomyia longipalpis Saliva Induces Heme Oxygenase-1 Expression at Bite Sites. Frontiers in Immunology. v. 9, p. xxxxx, issn: 1664-3224, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. QUINTELA-CARVALHO, GRAZIELE ; LUZ, NÍVEA F. ; CELES, FABIANA S. ; ZANETTE, DALILA L. ; ANDRADE, DANIELA ; MENEZES, DIEGO ; TAVARES, NATÁLIA M. ; BRODSKYN, CLAUDIA I. ; PRATES, DEBORACI B. ; GONÇALVES, MARILDA S. ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; ALMEIDA, ROQUE P. ; BOZZA, MARCELO T. ; ANDRADE, BRUNO B. ; BORGES, VALERIA M.. Heme Drives Oxidative Stress-Associated Cell Death in Human Neutrophils Infected with Leishmania infantum. Frontiers in Immunology. v. 8, p. 00-00, issn: 1664-3224, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CELES, F. S. ; TROVATTI, E. ; KHOURI, R. ; VAN WEYEMBERGH, J. ; RIBEIRO, S. ; BORGES, V. M. ; BARUD, H. S. ; de OLIVEIRA, C. I.. DETC-based bacterial cellulose bio-curatives for topical treatment of cutaneous leishmaniasis. Scientific Reports. v. 6, p. 38330, issn: 2045-2322, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. FALCÃO, S. ; WEINKOPFF, T. ; HURREL, B. ; CELES, F. S. ; CURVELO, R. P. ; PRATES, D. B. ; BARRAL, A. ; BORGES, V. M. ; TACCHINI-COTTIER, F. ; de OLIVEIRA, C. I.. Exposure to Leishmania braziliensis Triggers Neutrophil Activation and Apoptosis. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online). v. 9, p. e0003601, issn: 1935-2735, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. OLIVEIRA BARUD, H.G. ; BARUD, HERNANE DA S. ; CAVICCHIOLI, MAURÍCIO ; DO AMARAL, THAIS SILVA ; JUNIOR, OSMIR BATISTA DE OLIVEIRA ; SANTOS, DIEGO M. ; PETERSEN, ANTONIO LUIS DE OLIVEIRA ALMEIDA ; CELES, FABIANA ; BORGES, VALÉRIA MATOS ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; DE OLIVEIRA, POLLYANNA FRANCIELLI ; FURTADO, RICARDO ANDRADE ; TAVARES, DENISE CRISPIM ; RIBEIRO, SIDNEY J.L.. PREPARATION AND CHARACTERIZATION OF A BACTERIAL CELLULOSE/SILK FIBROIN SPONGE SCAFFOLD FOR TISSUE REGENERATION. Carbohydrate Polymers. v. 128, p. 41-51, issn: 0144-8617, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SANTOS, D. M. ; PETERSEN, A. L. ; CELES, F. S. ; BORGES, V. M. ; VERAS, P. S. ; de OLIVEIRA, C. I.. Chemotherapeutic Potential of 17-AAG against Cutaneous Leishmaniasis Caused by Leishmania (Viannia) braziliensis. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online). v. 8, p. e3275, issn: 1935-2735, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SANTOS, CLAIRE DA SILVA ; BOAVENTURA, VIVIANE ; RIBEIRO CARDOSO, CRISTINA ; TAVARES, NATALIA ; LORDELO, MORGANA J ; NORONHA, ALMÉRIO ; Costa, Jackson ; BORGES, VALÉRIA M. ; DE OLIVEIRA, CAMILA I ; VAN WEYENBERGH, JOHAN ; Barral, Aldina ; Barral-Netto, Manoel ; Brodskyn, Cláudia Ida. CD8+ Granzyme B+-Mediated Tissue Injury Versus CD4+IFN?+-Mediated Parasite Killing in Human Cutaneous Leishmaniasis. Journal of Investigative Dermatology. v. 133, p. 1533-1540, issn: 0022-202X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. SANTOS, DIEGO M. ; CARNEIRO, MARCIA W. ; DE MOURA, TATIANA R. ; SOTO, MANUEL ; LUZ, NÍVEA F. ; PRATES, DEBORACI B. ; IRACHE, JUAN MANUEL ; BRODSKYN, CLAUDIA ; Barral, Aldina ; Barral-Netto, Manoel ; ESPUELAS, SOCORRO ; BORGES, VALÉRIA M. ; DE OLIVEIRA, CAMILA I.. PLGA nanoparticles loaded with KMP-11 stimulate innate immunity and induce the killing of Leishmania. Nanomedicine. v. 751, p. S1549-9634(13)0, issn: 1549-9634, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. SANTIAGO, R. C. ; FRANCA-COSTA, J. ; BORGES, V. M. ; de OLIVEIRA, C. I.. ARGINASE I, WHAT IS ITS ROLE IN LEISHMANIA BRAZILIENSIS INFECTION?. Em: 5º World Congress on Leishmaniasis ? WORLDLEISH 5, 2013, Porto de Galinhas. Abstract Book, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. BRODSKYN, C. ; SANTOS, C. S. ; BOAVENTURA, V. ; Tavares, N.M. ; LORDELO, M. J. ; NORONHA, A. ; BORGES, V. M. ; de OLIVEIRA, C. I. ; VAN WEYEMBERGH, J. ; BARRAL, A. ; BARRAL-NETTO, M.. CD8+ GRANZYME B+-MEDIATED TISSUE INJURY VERSUS CD4+IFNg+- MEDIATED PARASITE KILLING IN HUMAN CUTANEOUS LEISHMANIASIS. Em: 5º World Congress on Leishmaniasis ? WORLDLEISH 5, 2013, Porto de Galinhas. Abstract Book, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. CELES, F. S. ; BARUD, H. S. ; TROVATTI, E. ; SANTOS, D. M. ; RIBEIRO, S. ; BORGES, V. M. ; de OLIVEIRA, C. I.. THERAPEUTIC POTENTIAL OF BIOCELLULOSE MEMBRANES CONTAINING SODIUM DIETHYLDITHILCARBAMATE IN CUTANEOUS LEISHMANIASIS CAUSED BY LEISHMANIA BRAZILIENSIS. Em: 5º World Congress on Leishmaniasis ? WORLDLEISH 5, 2013, Porto de Galinhas. Abstract book, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. CAVICCHIOLI, M. ; BARUD, H. O. ; OLIVEIRA, O. B. ; de OLIVEIRA, C. I. ; BORGES, V. M. ; RIBEIRO, S. ; BARUD, H. S.. Compósito poroso biocompatíve à base de celulose bacterianda e fibroína da seda para aplicação em engenharia de tecidos. Em: Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013. Anais do 12o Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. BARUD, H. S. ; de Oliveira, C. I. ; BORGES, V. M. ; RIBEIRO, S. J. L.. Antimicrobial nancomposites based on bacterial cellulose and metallic nano particles. Em: 7o Congresso Latino Americano de Órgãos Artificias e Biomateriais, 2012, Natal. Anais do 7o Congresso Latino Americano de Órgãos Artificias e Biomateriais, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. FALCAO, S. A. C. ; PRATES, D. B. ; BARRAL, A. ; BORGES, V. M. ; OLIVEIRA, C. I.. Evaluation of the interaction between neutrophils and Leishmania braziliensis. Em: XXVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do XXVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, p. 131, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. SANTOS, DM ; Carneiro, M W ; de MOURA, T. R. ; SOTO, M. ; PRATES, DB ; LUZ, N. F. ; BRODSKYN, C. ; BARRAL, A. ; Barral-Netto, Manoel ; ESPUELAS, S. ; BORGES, V. M. ; de Oliveira, Camila I.. L. infantum-chagasi KMP11-loaded PLGA nanoparticles as a tool for antigen delivery against leishmaniasis. Em: XXVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2011, Foz do Iguaçu, 2011, FOZ DO IGUAÇU. Anais do XXVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2011, p. 148, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Indiani de Oliveira ⇔ Claudia Ida Brodskyn (15.0)
      1. LUZ, NIVEA F. ; DESOUZA-VIEIRA, THIAGO ; DE CASTRO, WALDIONE ; VIVARINI, AISLAN CARVALHO ; PEREIRA, LAIS ; FRANÇA, RIAM ROCHA ; SILVEIRA-MATTOS, PAULO S. ; COSTA, DIEGO L. ; TEIXEIRA, CLARISSA ; MENESES, CLAUDIO ; Boaventura, Viviane S. ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; LOPES, ULISSES GAZOS ; ARONSON, NAOMI ; Andrade, Bruno B. ; Brodskyn, Claudia I. ; VALENZUELA, JESUS G. ; KAMHAWI, SHADEN ; BORGES, VALERIA M.. Lutzomyia longipalpis Saliva Induces Heme Oxygenase-1 Expression at Bite Sites. Frontiers in Immunology. v. 9, p. xxxxx, issn: 1664-3224, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. QUINTELA-CARVALHO, GRAZIELE ; LUZ, NÍVEA F. ; CELES, FABIANA S. ; ZANETTE, DALILA L. ; ANDRADE, DANIELA ; MENEZES, DIEGO ; TAVARES, NATÁLIA M. ; BRODSKYN, CLAUDIA I. ; PRATES, DEBORACI B. ; GONÇALVES, MARILDA S. ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; ALMEIDA, ROQUE P. ; BOZZA, MARCELO T. ; ANDRADE, BRUNO B. ; BORGES, VALERIA M.. Heme Drives Oxidative Stress-Associated Cell Death in Human Neutrophils Infected with Leishmania infantum. Frontiers in Immunology. v. 8, p. 00-00, issn: 1664-3224, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PEREIRA, LAIS ; ABBEHUSEN, MELISSA ; TEIXEIRA, CLARISSA ; CUNHA, JUREMA ; NASCIMENTO, IVAN P. ; FUKUTANI, KYIOSHI ; DOS-SANTOS, WASHINGTON ; Barral, Aldina ; DE OLIVEIRA, CAMILA INDIANI ; Barral-Netto, Manoel ; SOTO, MANOEL ; BRODSKYN, CLÁUDIA IDA. Vaccination with Leishmania infantum Acidic Ribosomal P0 but Not with Nucleosomal Histones Proteins Controls Leishmania infantum Infection in Hamsters. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online). v. 10, p. e0003490, issn: 1935-2735, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SANTOS, DIEGO M. ; CARNEIRO, MARCIA W. ; DE MOURA, TATIANA R. ; SOTO, MANUEL ; LUZ, NÍVEA F. ; PRATES, DEBORACI B. ; IRACHE, JUAN MANUEL ; BRODSKYN, CLAUDIA ; Barral, Aldina ; Barral-Netto, Manoel ; ESPUELAS, SOCORRO ; BORGES, VALÉRIA M. ; DE OLIVEIRA, CAMILA I.. PLGA nanoparticles loaded with KMP-11 stimulate innate immunity and induce the killing of Leishmania. Nanomedicine. v. 751, p. S1549-9634(13)0, issn: 1549-9634, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. COSTA, DIRCEU JOAQUIM ; CARVALHO, RAYSSA M. DE ARAUJO ; ABBEHUSEN, MELISSA ; Teixeira, Clarissa ; Pitombo, Maiana ; TRIGO, JOELMA ; NASCIMENTO, FLÁVIA ; AMORIM, LUCILENE ; ABREU-SILVA, ANA LUCIA ; DO SOCORRO PIRES CRUZ, MARIA ; Miranda, José Carlos ; FUKUTANI, KYOSHI ; de Oliveira, Camila I. ; Barral, Aldina ; Barral-Netto, Manoel ; Brodskyn, Cláudia. Experimental Infection of Dogs with Leishmania and Saliva as a Model to Study Canine Visceral Leishmaniasis. Plos One. v. 8, p. e60535, issn: 1932-6203, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. de Moura, Tatiana R. ; Oliveira, Fabiano ; Carneiro, Marcia W. ; Miranda, José Carlos ; CLARÊNCIO, Jorge ; Barral-Netto, Manoel ; Brodskyn, Cláudia ; BARRAL, Aldina ; RIBEIRO, JOSÉ M. C. ; Valenzuela, Jesus G. ; de Oliveira, Camila I.. Functional Transcriptomics of Wild-Caught Lutzomyia intermedia Salivary Glands: Identification of a Protective Salivary Protein against Leishmania braziliensis Infection. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online). v. 7, p. e2242, issn: 1935-2735, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. de Oliveira, Camila I. ; Brodskyn, Claudia I.. The immunobiology of Leishmania braziliensis infection. Frontiers in Immunology (Online). v. 3, p. 145, issn: 1664-3224, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. C. Falcão, Sarah ; de Moura, Tatiana R. ; Barral, Aldina ; de Oliveira, Camila I. ; BARRAL,A ; de MOURA, T. R. ; Brodskyn, Cláudia ; Clarêncio, Jorge. The presence of Tregs does not preclude immunity to reinfection with Leishmania braziliensis. International Journal for Parasitology. v. 42, p. 771-780, issn: 0020-7519, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Carneiro, Marcia W. ; SANTOS, DIEGO M. ; Fukutani, Kiyoshi F. ; CLARENCIO, JORGE ; MIRANDA, Jose Carlos ; Brodskyn, Claudia ; BARRAL, Aldina ; Barral-Netto, Manoel ; Soto, Manuel ; de Oliveira, Camila I.. Vaccination with L. infantum chagasi Nucleosomal Histones Confers Protection against New World Cutaneous Leishmaniasis Caused by Leishmania braziliensis. Plos One. v. 7, p. e52296, issn: 1932-6203, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. TAVARES, Natalia Machado ; SILVA, Robson Amaro da ; COSTA, D. J. ; PITOMBO, M. ; Fukutani, Kiyoshi F. ; MIRANDA, Jose Carlos ; VALENZUELA, J. G. ; BARRAL, A ; de Oliveira, Camila Indiani ; BARRAL-NETTO, M. ; Brodskyn, C.. Lutzomyia longipalpis Saliva or Salivary Protein LJM19 protects against Leishmania braziliensis and the saliva of its vector, Lutzomyia intermedia. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online). v. 5, p. el 169, issn: 1935-2735, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. da Silva, Robson A.A. ; Tavares, Natália M. ; Costa, Dirceu ; Pitombo, Maiana ; Barbosa, Larissa ; Fukutani, Kyioshi ; Miranda, Jose C. ; de Oliveira, Camila I. ; Valenzuela, Jesus G. ; BARRAL, Aldina ; Soto, Manuel ; Barral-Netto, Manoel ; Brodskyn, Cláudia. DNA vaccination with KMP11 and Lutzomyia longipalpis salivary protein protects hamsters against visceral leishmaniasis. Acta Tropica. v. 120, p. 185-190, issn: 0001-706X, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. Souza, Ana Paula ; Andrade, Bruno Bezerril ; Aquino, Dorlene ; Entringer, Petter ; MIRANDA, José Carlos ; Alcantara, Ruan ; Ruiz, Daniel ; Soto, Manuel ; Teixeira, Clarissa R. ; Valenzuela, Jesus G. ; de Oliveira, Camila Indiani ; BRODSKYN, Cláudia Ida ; Barral-Netto, Manoel ; BARRAL, Aldina. Using Recombinant Proteins from Lutzomyia longipalpis Saliva to Estimate Human Vector Exposure in Visceral Leishmaniasis Endemic Areas. Plos Neglected Tropical Diseases. v. 4, p. e649, issn: 1935-2735, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. de Moura, Tatiana R. ; Oliveira, Fabiano ; Rodrigues, Gabriele C. ; Carneiro, Marcia W. ; Fukutani, Kiyoshi F. ; Novais, Fernanda O. ; Miranda, José Carlos ; Barral-Netto, Manoel ; Brodskyn, Claudia ; BARRAL, Aldina ; de Oliveira, Camila I.. Immunity to Lutzomyia intermedia Saliva Modulates the Inflammatory Environment Induced by Leishmania braziliensis. Plos Neglected Tropical Diseases. v. 4, p. e712, issn: 1935-2735, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. Campanelli, Ana P. ; Brodskyn, Claudia I. ; Boaventura, Viviane ; SILVA, Claire ; Roselino, Ana M. ; COSTA, Jackson ; Saldanha, Ana Cristina ; Rodrigues de Freitas, Luiz Antônio ; de Oliveira, Camila Indiani ; Barral-Netto, Manoel ; SILVA, J. S. ; Barral, A.. Chemokines and chemokine receptors coordinate the inflammatory immune response in human cutaneous leishmaniasis. Human Immunology. v. 71, p. 1220-1227, issn: 0198-8859, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. de Oliveira, Camila Indiani ; Prates, Deboraci Brito ; Brodskyn, Claudia Ida. Leishmaniose e Imunoprofilaxia. Em: Aldina Barral; Jackson Maurício Lopes Costa. (Org.). Leishmanias e leishmaniose nas Américas. 1ed.Salvador. : Luciana Bastianelli. 2011.v. 01, p. 177-190.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Indiani de Oliveira ⇔ Tatiana Rodrigues de Moura (6.0)
      1. SANTOS, DIEGO M. ; CARNEIRO, MARCIA W. ; DE MOURA, TATIANA R. ; SOTO, MANUEL ; LUZ, NÍVEA F. ; PRATES, DEBORACI B. ; IRACHE, JUAN MANUEL ; BRODSKYN, CLAUDIA ; Barral, Aldina ; Barral-Netto, Manoel ; ESPUELAS, SOCORRO ; BORGES, VALÉRIA M. ; DE OLIVEIRA, CAMILA I.. PLGA nanoparticles loaded with KMP-11 stimulate innate immunity and induce the killing of Leishmania. Nanomedicine. v. 751, p. S1549-9634(13)0, issn: 1549-9634, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. de Moura, Tatiana R. ; Oliveira, Fabiano ; Carneiro, Marcia W. ; Miranda, José Carlos ; CLARÊNCIO, Jorge ; Barral-Netto, Manoel ; Brodskyn, Cláudia ; BARRAL, Aldina ; RIBEIRO, JOSÉ M. C. ; Valenzuela, Jesus G. ; de Oliveira, Camila I.. Functional Transcriptomics of Wild-Caught Lutzomyia intermedia Salivary Glands: Identification of a Protective Salivary Protein against Leishmania braziliensis Infection. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online). v. 7, p. e2242, issn: 1935-2735, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SANTOS, D. M. ; CARNEIRO, M. W. ; de Moura, T. R. ; Fukutani, Kiyoshi F. ; Clarencio, J. ; SOTO, M. ; ESPUELAS, S. ; BRODSKYN, C ; BARRAL, A. ; BARRAL-NETTO, M. ; de OLIVEIRA, C. I.. Towards development of novel immunization strategies against leishmaniasis using PLGA nanoparticles loaded with kinetoplastid membrane protein-11. International Journal of Nanomedicine (Online). v. 2012:7, p. 2115-2127, issn: 1178-2013, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. C. Falcão, Sarah ; de Moura, Tatiana R. ; Barral, Aldina ; de Oliveira, Camila I. ; BARRAL,A ; de MOURA, T. R. ; Brodskyn, Cláudia ; Clarêncio, Jorge. The presence of Tregs does not preclude immunity to reinfection with Leishmania braziliensis. International Journal for Parasitology. v. 42, p. 771-780, issn: 0020-7519, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. de Moura, Tatiana R. ; Oliveira, Fabiano ; Rodrigues, Gabriele C. ; Carneiro, Marcia W. ; Fukutani, Kiyoshi F. ; Novais, Fernanda O. ; Miranda, José Carlos ; Barral-Netto, Manoel ; Brodskyn, Claudia ; BARRAL, Aldina ; de Oliveira, Camila I.. Immunity to Lutzomyia intermedia Saliva Modulates the Inflammatory Environment Induced by Leishmania braziliensis. Plos Neglected Tropical Diseases. v. 4, p. e712, issn: 1935-2735, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SANTOS, DM ; Carneiro, M W ; de MOURA, T. R. ; SOTO, M. ; PRATES, DB ; LUZ, N. F. ; BRODSKYN, C. ; BARRAL, A. ; Barral-Netto, Manoel ; ESPUELAS, S. ; BORGES, V. M. ; de Oliveira, Camila I.. L. infantum-chagasi KMP11-loaded PLGA nanoparticles as a tool for antigen delivery against leishmaniasis. Em: XXVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2011, Foz do Iguaçu, 2011, FOZ DO IGUAÇU. Anais do XXVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2011, p. 148, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Indiani de Oliveira ⇔ Bruno de Bezerril Andrade (5.0)
      1. LUZ, NIVEA F. ; DESOUZA-VIEIRA, THIAGO ; DE CASTRO, WALDIONE ; VIVARINI, AISLAN CARVALHO ; PEREIRA, LAIS ; FRANÇA, RIAM ROCHA ; SILVEIRA-MATTOS, PAULO S. ; COSTA, DIEGO L. ; TEIXEIRA, CLARISSA ; MENESES, CLAUDIO ; Boaventura, Viviane S. ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; LOPES, ULISSES GAZOS ; ARONSON, NAOMI ; Andrade, Bruno B. ; Brodskyn, Claudia I. ; VALENZUELA, JESUS G. ; KAMHAWI, SHADEN ; BORGES, VALERIA M.. Lutzomyia longipalpis Saliva Induces Heme Oxygenase-1 Expression at Bite Sites. Frontiers in Immunology. v. 9, p. xxxxx, issn: 1664-3224, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Fukutani, Kiyoshi F ; Nascimento-Carvalho, C. M. ; BOUZAS, M. ; OLIVEIRA, J. ; Barral, A. ; DIERCKX, T. ; Khouri, R. ; NAKAYA, H. I. ; Andrade, Bruno B ; WEYENBERGH, J. V. ; de OLIVEIRA, C. I.. In situ Immune Signatures and Microbial Load at the Nasopharyngeal Interface in Children With Acute Respiratory Infection. Frontiers in Microbiology. v. 9, p. 1, issn: 1664-302X, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. QUINTELA-CARVALHO, GRAZIELE ; LUZ, NÍVEA F. ; CELES, FABIANA S. ; ZANETTE, DALILA L. ; ANDRADE, DANIELA ; MENEZES, DIEGO ; TAVARES, NATÁLIA M. ; BRODSKYN, CLAUDIA I. ; PRATES, DEBORACI B. ; GONÇALVES, MARILDA S. ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; ALMEIDA, ROQUE P. ; BOZZA, MARCELO T. ; ANDRADE, BRUNO B. ; BORGES, VALERIA M.. Heme Drives Oxidative Stress-Associated Cell Death in Human Neutrophils Infected with Leishmania infantum. Frontiers in Immunology. v. 8, p. 00-00, issn: 1664-3224, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CARNEIRO, M. W. ; Fukutani, Kiyoshi F. ; ANDRADE, B.B. ; CURVELO, R. P. ; CRISTAL, J. R. ; CARVALHO, A. M. P. ; BARRAL, A. ; VAN WEYEMBERGH, J. ; BARRAL-NETTO, M. ; de OLIVEIRA, C. I.. Gene Expression Profile of High IFN-? Producers Stimulated with Leishmania braziliensis Identifies Genes Associated with Cutaneous Leishmaniasis. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online). v. 10, p. e0005116, issn: 1935-2735, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Souza, Ana Paula ; Andrade, Bruno Bezerril ; Aquino, Dorlene ; Entringer, Petter ; MIRANDA, José Carlos ; Alcantara, Ruan ; Ruiz, Daniel ; Soto, Manuel ; Teixeira, Clarissa R. ; Valenzuela, Jesus G. ; de Oliveira, Camila Indiani ; BRODSKYN, Cláudia Ida ; Barral-Netto, Manoel ; BARRAL, Aldina. Using Recombinant Proteins from Lutzomyia longipalpis Saliva to Estimate Human Vector Exposure in Visceral Leishmaniasis Endemic Areas. Plos Neglected Tropical Diseases. v. 4, p. e649, issn: 1935-2735, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Indiani de Oliveira ⇔ Eduardo Antonio Ferraz Coelho (2.0)
      1. RAMIREZ, L. ; VILLEN, L. C. ; DUARTE, M. C. ; CHÁVEZ-FUMAGALLI, M. A. ; VALADARES, D. G. ; SANTOS, D. M. ; OLIVEIRA, C. I. ; ESCUTIA, M. R. ; ALONSO, C. ; BONAY, P. ; TAVARES, C. A. P. ; COELHO, E. A. F. ; SOTO, M.. Cross-protective effect of a combined L5 plus L3 Leishmania major ribosomal protein based vaccine combined with a Th1 adjuvant in murine cutaneous and visceral leishmaniasis. Parasites & Vectors. v. 7, p. 3-10, issn: 1756-3305, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Ramírez, Laura ; SANTOS, DIEGO M. ; SOUZA, ANA P. ; Coelho, Eduardo A.F. ; BARRAL, ALDINA ; ALONSO, CARLOS ; ESCUTIA, MARTA R. ; Bonay, Pedro ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; Soto, Manuel. Evaluation of immune responses and analysis of the effect of vaccination of the Leishmania major recombinant ribosomal proteins L3 or L5 in two different murine models of cutaneous leishmaniasis. Vaccine (Guildford). v. 31, p. 1312-1319, issn: 0264-410X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Indiani de Oliveira ⇔ Cristina Ribeiro de Barros Cardoso (2.0)
      1. PEREIRA RAMOS, PABLO IVAN ; CRISTAL, JUQUELINE ROCHA ; KHOURI, RICARDO ; BOAVENTURA, VIVIANE ; AZEVEDO, LUCAS GENTIL ; CORREIA, THAIZZA CAVALCANTE ; SHARMA, ROHIT ; DE BARROS CARDOSO, CRISTINA R. ; PINZAN, CAMILA FIGUEIREDO ; LOPES DE NORONHA, ALMÉRIO LIBÓRIO ; VAN WEYENBERGH, JOHAN ; LOPO DE QUEIROZ, ARTUR TRANCOSO ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; Barral-Netto, Manoel ; Barral, Aldina. Selective suppression of cellular immunity and increased cytotoxicity in skin lesions of disseminated leishmaniasis uncovered by transcriptome-wide analysis. JOURNAL OF INVESTIGATIVE DERMATOLOGY. v. 21, p. 1134-1139, issn: 0022-202X, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SANTOS, CLAIRE DA SILVA ; BOAVENTURA, VIVIANE ; RIBEIRO CARDOSO, CRISTINA ; TAVARES, NATALIA ; LORDELO, MORGANA J ; NORONHA, ALMÉRIO ; Costa, Jackson ; BORGES, VALÉRIA M. ; DE OLIVEIRA, CAMILA I ; VAN WEYENBERGH, JOHAN ; Barral, Aldina ; Barral-Netto, Manoel ; Brodskyn, Cláudia Ida. CD8+ Granzyme B+-Mediated Tissue Injury Versus CD4+IFN?+-Mediated Parasite Killing in Human Cutaneous Leishmaniasis. Journal of Investigative Dermatology. v. 133, p. 1533-1540, issn: 0022-202X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Indiani de Oliveira ⇔ Washington Luis Conrado dos Santos (2.0)
      1. PEREIRA, LAIS ; ABBEHUSEN, MELISSA ; TEIXEIRA, CLARISSA ; CUNHA, JUREMA ; NASCIMENTO, IVAN P. ; FUKUTANI, KYIOSHI ; DOS-SANTOS, WASHINGTON ; Barral, Aldina ; DE OLIVEIRA, CAMILA INDIANI ; Barral-Netto, Manoel ; SOTO, MANOEL ; BRODSKYN, CLÁUDIA IDA. Vaccination with Leishmania infantum Acidic Ribosomal P0 but Not with Nucleosomal Histones Proteins Controls Leishmania infantum Infection in Hamsters. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online). v. 10, p. e0003490, issn: 1935-2735, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Silva, Joselli S. ; Andrade, Alan C. ; Santana, Claudia C. ; Santos, Leina Q. ; de Oliveira, Camila I. ; Veras, Patrícia S. T. ; Vassallo, José ; dos-Santos, Washington L. C.. Low CXCL13 Expression, Splenic Lymphoid Tissue Atrophy and Germinal Center Disruption in Severe Canine Visceral Leishmaniasis. Plos One. v. 7, p. e29103, issn: 1932-6203, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Indiani de Oliveira ⇔ Carlos Henrique Nery Costa (1.0)
      1. Teixeira, Clarissa ; Gomes, Regis ; Collin, Nicolas ; Reynoso, David ; Jochim, Ryan ; Oliveira, Fabiano ; Seitz, Amy ; Elnaiem, Dia-Eldin ; Caldas, Arlene ; de Souza, Ana Paula ; Brodskyn, Cláudia I. ; de Oliveira, Camila Indiani ; Mendonca, Ivete ; Costa, Carlos H. N. ; Volf, Petr ; Barral, Aldina ; Kamhawi, Shaden ; Valenzuela, Jesus G.. Discovery of Markers of Exposure Specific to Bites of Lutzomyia longipalpis, the Vector of Leishmania infantum chagasi in Latin America. Plos Neglected Tropical Diseases. v. 4, p. e638, issn: 1935-2735, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Indiani de Oliveira ⇔ Gabriel da Luz Wallau (1.0)
      1. RESENDE, PAOLA CRISTINA Gräf, Tiago PAIXÃO, ANNA CAROLINA DIAS APPOLINARIO, LUCIANA LOPES, RENATA SERRANO MENDONÇA, ANA CAROLINA DA FONSECA DA ROCHA, ALICE SAMPAIO BARRETO MOTTA, FERNANDO COUTO NETO, LIDIO GONÇALVES LIMA KHOURI, RICARDO DE OLIVEIRA, CAMILA I. A Potential SARS-CoV-2 Variant of Interest (VOI) Harboring Mutation E484K in the Spike Protein Was Identified within Lineage B.1.1.33 Circulating in Brazil. Viruses-Basel. v. 13, p. 724, issn: 1999-4915, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Indiani de Oliveira ⇔ Marilda de Souza Gonçalves (1.0)
      1. QUINTELA-CARVALHO, GRAZIELE ; LUZ, NÍVEA F. ; CELES, FABIANA S. ; ZANETTE, DALILA L. ; ANDRADE, DANIELA ; MENEZES, DIEGO ; TAVARES, NATÁLIA M. ; BRODSKYN, CLAUDIA I. ; PRATES, DEBORACI B. ; GONÇALVES, MARILDA S. ; DE OLIVEIRA, CAMILA I. ; ALMEIDA, ROQUE P. ; BOZZA, MARCELO T. ; ANDRADE, BRUNO B. ; BORGES, VALERIA M.. Heme Drives Oxidative Stress-Associated Cell Death in Human Neutrophils Infected with Leishmania infantum. Frontiers in Immunology. v. 8, p. 00-00, issn: 1664-3224, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Indiani de Oliveira ⇔ Wander Rogério Pavanelli (1.0)
      1. MAZUR, KARIN LUIZE ; FEUSER, PAULO EMÍLIO ; VALÉRIO, ALEXSANDRA ; POESTER CORDEIRO, ARTHUR ; DE OLIVEIRA, CAMILA INDIANI ; ASSOLINI, JOÃO PAULO ; Pavanelli, Wander Rogério ; SAYER, CLAUDIA ; ARAÚJO, PEDRO H. H.. Diethyldithiocarbamate loaded in beeswax-copaiba oil nanoparticles obtained by solventless double emulsion technique promote promastigote death in vitro. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES. v. 176, p. 507-512, issn: 0927-7765, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Camila Indiani de Oliveira ⇔ Gonzalo José Bello Bentancor (1.0)
      1. RESENDE, PAOLA CRISTINA Gräf, Tiago PAIXÃO, ANNA CAROLINA DIAS APPOLINARIO, LUCIANA LOPES, RENATA SERRANO MENDONÇA, ANA CAROLINA DA FONSECA DA ROCHA, ALICE SAMPAIO BARRETO MOTTA, FERNANDO COUTO NETO, LIDIO GONÇALVES LIMA KHOURI, RICARDO DE OLIVEIRA, CAMILA I. A Potential SARS-CoV-2 Variant of Interest (VOI) Harboring Mutation E484K in the Spike Protein Was Identified within Lineage B.1.1.33 Circulating in Brazil. Viruses-Basel. v. 13, p. 724, issn: 1999-4915, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:21:58