Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Wander Rogerio Pavanelli

Pós-doutor em Imunoparasitologia-2010 (Universidade Estadual de Londrina-UEL), Doutor em Imunologia-2008 (Universidade de São Paulo-USP), Mestre em Patologia-2005 (Universidade Estadual de Londrina-UEL), Graduado em Ciências Biológicas-2003 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE). Atualmente é Professor Associado-A de Parasitologia e Pesquisador da Universidade Estadual de Londrina-UEL. É docente/orientador (membro permanente) nos Programas de Mestrado e Doutorado em: Patologia Experimental (CCB-UEL)(CAPES 6), Ciências da Saúde (CCS-UEL) (CAPES 5) e Biociência e Biotecnologia (ICC-Fiocruz) (CAPES 4). Foi Coordenador do curso de Mestrado e Doutorado em Patologia Experimental (2017-2021). É consultor "ad hoc" da FAPES, FAPEMIG, CAPES, CNPq, Fundação Araucária e UEL. Atualmente é Editor da revista Frontiers. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Parasitologia e Patologia, com ênfase em doenças parasitárias como: Doenças de Chagas, Leishmaniose e Toxoplasmose e Esquistosomose. Também investiga novas terapias para o tratamento do Câncer. Foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária-Pr (2012/2013 e 2014/2016), e do CNPq (2016-2019). Atualmente é Bolsista de Produtividade Pq2- Comitê de Imunologia (2019 a 2022). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4865442218008282 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Patologia Geral. Rodovia Celso Garcia Cid, Pr: 445, Km 380 Campus Universitário 86051990 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001 Telefone: (43) 3371453 Ramal: 4539 Fax: (43) 33284440 URL da Homepage: https://www.uel.br/portal/
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Imunologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (23)
    1. 2021-Atual. Leishmanioses: caracterizacao epidemiologica e estudo pre-clinico e clinico do potencial terapeutico de compostos sinteticos e naturais.
      Descrição: Este projeto tem como objetivo avaliar o efeito de diferentes compostos naturais e sintéticos nas Leishmanioses, tanto no que tange os efeitos em experimentação in vitro como em ensaios pré-clínicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Integrante / Juliano Bordignon - Integrante / Celso Nakamura - Coordenador / Priscila Wowk - Integrante / Amanda Carloto - Integrante / Taylon Felipe da Silva - Integrante / Fernanda Tomiotto-Pellissier - Integrante / Ivete Conchon Costa - Integrante.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    2. 2019-Atual. Avaliacao funcional de nanoparticulas biogenicas de prata em celulas trofoblasticas humanas (linhagens BeWo e HTR-8/SVneo )e explantes de vilos placentarios infectadas por Toxoplasma gondii (cepa RH-2F1)
      Descrição: Toxoplasmose, infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, assume caráter grave em indivíduos imunocomprometidos, infecção congênita e na toxoplasmose ocular. A infecção é de distribuição cosmopolita e Londrina e regiões adjacentes são conhecidas por apresentarem surtos da toxoplasmose. O tratamento da toxoplasmose é dificultado pela toxicidade apresentada pelos fármacos convencionais, sulfadiazina e pirimetamina, e por isso, outros compostos vêm sendo avaliados como tratamento alternativo para esta infecção. A nanotecnologia tem proporcionado avanços importantes no tratamento de diversas parasitoses. Neste contexto, as nanopartículas biogênicas de prata surgem como alternativa promissora, uma vez que apresentam atividade antimicrobiana, antivirais e atividade antiparasitária. Diante disso, o objetivo deste projeto será investigar a ação das nanopartículas biogênicas de prata em células BeWo, HTR-8/SVneo e (linhagens celulares modelos para infecção congênita da toxoplasmose) e explantes de vilos placentários de terceiro trimestre infectadas ou não com a cepa RH (2F1) de T. gondii. Para isso, será avaliada a citotoxicidade do tratamento com nanopartículas biogênicas de prata em comparação com o tratamento convencional (sulfadiazina e pirimetamina) para a toxoplasmose. Em seguida, serão determinadas os índices de proliferação intracelular do parasito tanto para células quanto para os vilos placentários sendo que para estes, será analisada imuhistoquímica para taquizoítas. Também serão investigados os mecanismos imunes intracelulares associados com a susceptibilidade das células infectadas e tratadas ou não com as nanopartículas de prata pela análise de MAPKs (ERK1/2, p38 e c-Jun) por Western blotting. Além disso, será avaliada a produção de citocinas padrão Th1, Th2 e Th17. Três experimentos independentes serão realizadas em triplicata... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Integrante / José Roberto Mineo - Integrante / Bellisa F Barbosa - Integrante / Eloisa AV Ferro - Integrante / Idessânia Nazareth Costa - Coordenador / Gabriela Dalevedo - Integrante / RAQUEL ARRUDA DA SILVA SANFELICE - Integrante / GERSON NAKAZATO - Integrante / Milena Menegazzo Miranda-Sapla - Integrante / Ivete Conchon Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    3. 2019-Atual. Avaliacao da acao de microcapsulas contendo nanoparticulas biogenicas de prata associadas ao calcipotriol no modelo experimental de esquistossomose mansonica
      Descrição: A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária causada pela trematódeo schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos portais e mesentéricos do homem e as formas intermediárias se desenvolvem em moluscos gastrópodes do gênero biomphalaria. A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar sintomas leves como febre, dor de cabeça e calafrios, podendo evoluir para a fase crônica, de grande morbidade. A fase crônica é caracterizada por formação de inúmeros granulomas hepáticos ao redor dos ovos de s. Mansoni devido à resposta imune do hospedeiro, e consequente fibrose e hipertensão portal, que pode ser fatal. Atualmente, o tratamento para esquistossomose baseia-se no uso do medicamento praziquantel, o qual é eficiente apenas contra os vermes adultos, apresentando também limitações como baixa biodisponibilidade e metabolismo rápido. Tendo em vista a magnitude de sua prevalência, severidade das formas clínicas e ineficiência do tratamento contra formas imaturas e em casos crônicos, é necessário a busca por novas alternativas terapêuticas, tanto na fase aguda como crônica da doença. Nanopartículas de prata apresentam-se como alternativas importantes na eliminação de diversos microrganismos, atuando através da geração de ânions prata capazes de agir sobre a membrana dos patógenos. Além disso, o calcipotriol, análogo da vitamina d3, também vem sendo promissor em diversos trabalhos mostrando sua eficiência em modelos de fibrose hepática. Assim, nosso trabalho pretende avaliar a ação de microcápsulas contendo nanopartículas biogênicas de prata associadas ou não ao calcipotriol no modelo in vitro e in vivo de esquistossomose mansônica experimental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (8) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Coordenador / Lucy Megumi Yamauchi Lioni - Integrante / Franscico José de Oliveira - Integrante / GERSON NAKAZATO - Integrante / Milena Menegazzo Miranda Sapla - Integrante / Larissa Ciapina Camargo - Integrante / MARIANA BARBOSA DETONI - Integrante / Idessania Nazareth Costa - Integrante / Renata Kobaish - Integrante / TAVARES, ELIANDRO REIS - Integrante / Luryan Silvério Fidelis Ortiz - Integrante.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    4. 2018-Atual. VACINA PARA DENGUE SANOFI-PASTEUR: UMA ANALISE COMPARATIVA DA EFICACIA NA POPULACAO DA REGIAO NORTE DO PARANA
      Descrição: DESDE AS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS, O BRASIL TORNOU-SE O PAÍS COM O MAIOR NÚMERO DE CASOS DE DENGUE (DEN) NO MUNDO, A PONTO DE MAIS DE 3 MILHÕES DE CASOS TEREM SIDO NOTIFICADOS NOS CINCO PRIMEIROS ANOS DESTE SÉCULO, O QUE REPRESENTOU 78% DOS CASOS REPORTADOS NAS AMÉRICAS E 61% DOS CASOS NOTIFICADOS À ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE NAQUELE PERÍODO. A DENGUE TORNOU-SE UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA NACIONAL EM 1986, QUANDO O SOROTIPO DEN-1 FOI INTRODUZIDO NO RIO DE JANEIRO. NO ESTADO DO PARANÁ, A DENGUE TORNOU-SE UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA A PARTIR DA DÉCADA DE 2000. TAL FATO RESULTOU EM UM AUMENTO NO NÚMERO DE INTERNAÇÕES E EM UM AUMENTO COM OS GASTOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE NO TRATAMENTO HOSPITALAR DE PACIENTES ACOMETIDOS POR ESSA DOENÇA, CHEGANDO A UM VALOR ACUMULADO NA ÚLTIMA DÉCADA DE APROXIMADAMENTE 171 MILHÕES DE REAIS. A CRESCENTE INCIDÊNCIA E EXPANSÃO GEOGRÁFICA DA TRANSMISSÃO DO DENGUE NAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS, ACOMPANHADO PELO ÔNUS SOCIOECONÔMICO E O AUMENTO AGRAVADO POR ESTRATÉGIAS CARAS E INEFICAZES DE CONTROLE DO VETOR, SUSTENTAM A NECESSIDADE URGENTE DE UMA VACINA CONTRA A DENGUE. NESTE SENTIDO, A EMPRESA FRANCESA SANOFI PASTEUR CRIOU UMA VACINA COM VÍRUS ATENUADO, CONSIDERADA EFICAZ CONTRA OS 4 SOROTIPOS DO DENGUE. ESTA VACINA JÁ FOI TESTADA EM INDIVÍDUOS DE DIFERENTES LOCAIS DO MUNDO, E QUE HABITAM REGIÕES ONDE HÁ GRANDE POSSIBILIDADE DE CONTRAIR A DENGUE, E FOI OBSERVADO QUE A EFICÁCIA É DE 65,6% PARA CONTRAIR DENGUE, E DE 93% PARA EVITAR AS FORMAS GRAVES EM INDIVÍDUOS DE 9 A 45 ANOS. NO BRASIL, O INSTITUTO BUTANTAN EM PARCERIA COM INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DOS ESTADOS UNIDOS (NIH), TAMBÉM TRABALHA NA ELABORAÇÃO DE UMA VACINA QUE SEJA TOTALMENTE EFICAZ CONTRA OS 4 SOROTIPOS DO VÍRUS. ATUALMENTE ESTÃO SENDO FEITOS TESTES EM VÁRIAS CIDADES BRASILEIRAS PARA AVALIAR A SEGURANÇA E EFICÁCIA DA VACINA. EM AMBAS AS VACINAS, A EFICÁCIA PARECE ESTAR ATRELADA A ELEVADA PRODUÇÃO DE ANTICORPOS NEUTRALIZANTE, CONTUDO NÃO PODEMOS DEIXAR DE CITAR A IMPORTÂNCIA DE OUTRAS CÉLULAS, ESPECIALMENTE OS LINFÓCITOS T CD4 E CD8, QUE EM CONJUNTO AUMENTAM A PROTEÇÃO DO INDIVÍDUO. PARA PREVENIR A DOENÇA GRAVE, A VACINAÇÃO DEVE PROVOCAR UMA RESPOSTA IMUNOMEDIADA POR AMBOS OS LINFÓCITOS B E T. DE FATO, AS CÉLULAS T PODEM AGIR COMO UMA SEGUNDA LINHA DE DEFESA POR MEIO DA ATIVIDADE CITOTÓXICA OU POR DESENCADEAR RAPIDAMENTE MECANISMOS INATOS ATRAVÉS DA LIBERAÇÃO DE CITOCINAS DO PADRÃO TH1. ESTAS CITOCINAS PODEM ATIVAR AS CÉLULAS IMUNES INATAS E OUTRAS CÉLULAS EFETORAS, TAIS COMO CÉLULAS DE MEMÓRIA NO TECIDO RESIDENTE, QUE TAMBÉM PODEM CONTRIBUIR PARA A PROTEÇÃO NA DENGUE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Coordenador / Daniel Santos Mansur - Integrante / Juliano Bordignon - Integrante / Priscila Wowk - Integrante / COSTA JUNIOR, WILSON LIUTI - Integrante / Virginia Marcia Concato - Integrante / Cláudia Stoeglehner Sahd - Integrante / Guilherme Ferreira Silveira - Integrante / Ivete Conchon Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    5. 2018-Atual. GRAND CHALLENGES EXPLORATIONS ? BRAZIL: NEW APPROACHES TO CHARACTERIZE THE GLOBAL BURDEN OF ANTIMICROBIAL RESISTANCE
      Descrição: A infecção do trato urinário (ITU) é a infecção mais frequente tanto no ambiente hospitalar como na comunidade. No entanto, nos últimos anos detectou-se em vários países, variações significativas na sensibilidade aos antimicrobianos, observando-se o aparecimento progressivo de resistência para as fluoroquinolonas e outros antibióticos comumente utilizados no tratamento empírico de ITU adquirido na comunidade. E.coli, uropatógeno mais prevalente nas ITU, tem apresentado resistência elevada aos antibióticos utilizados como primeira escolha no tratamento, como amoxicilina, ampicilina, norfloxacina e sulfmetozaxol/trimetoprin. Estudos recentes têm associado o consumo de carne de frango e porco com aquisição de bactérias da comunidade, resistentes aos antimicrobianos, encontrando-se fatores de virulência e determinantes genéticos de resistência (plasmídios,integrons e transposons) compartilhados entre as amostras de aves e suínos e de infecções ocorridas em humanos, demonstrando que o consumo desses alimentos podem levar à aquisição de genes de resistência aos antimicrobianos, prejudicando o tratamento das infecções a nível ambulatorial. Diante do exposto este projeto tem como proposta realizar o monitoramento da resistência aos antimicrobianos em uropatógenos da comunidade e correlacionar com os determinantes genéticos de resistência isolados em enterobactérias de origem animal, bem como disseminar os resultados obtidos e propor mudanças no protocolo de tratamento antimicrobiano de primeira linha para ITU comunitária. No período de 12 meses, todas as uroculturas positivas de pacientes atendidos nas unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de pronto atendimento (UPA), do municipio de Londrina-Paraná, serão avaliadas neste estudo. A amostras serão previamente identificadas pelo sistema automatizado Vitek 2 (BioMerieux) e confirmadas posteriormente pelo sistema de Matrix-assisted laser desorption/ionization (MALDI TOF), após serão estocadas em Tryptic Soy Broth (TSB) glicerinado 20% a -20oC, até o momento do estudo. A interpretação do padrao de sensibilidade será realizada de acordo com o Clinical and Laboratory Standards Institute guidelines (CLSI) 2018. Será avaliada a sensibilidade a fosfomicina pela técnica de disco difusão em disco. Os isolados clínicos de uropatógenos e os isolados de carnes que apresentarem resistência as cefalosporinas de 3a, 4a geração e /ou carbapenêmicos e fluorquinolonas serão submetidos a testes fenotípicos para caracterização da resistência. A pesquisa dos principais fatores de virulência de E.coli serão realizados com primers específicos para os seguintes genes: kps II, FimH, felA, PapG, SfaS, IutA, Hly, CvaC, TraT, Tsh, Iss, PapC, Afa I, Afa III, Sfa conforme (JOHNSON,2000). A classificação em grupos filogenéticos será realizada de acordo com o método de Clermont et al. (2000). A produção de ?-lactamases como as ESBL (CTX-M, TEM, SHV, OXA e GES), AmpC plasmidiais e carbapenemases serão realizadas por PCR multiplex em tempo real, conforme descrito por Roschanski et al (2014), Pérez-Pérez (2002) e Lund et (2018), respectivamente. Para detecção da resistência as quinolonas será pesquisados os genes: qnrA,qnrB,qnrC,qnrD, and qnrS, conforme Kraychete (2016), qepA, qxAB e aac(69)-Ib-cr, de acordo com Ciesielczuk (2013). A presença do gene mcr-1 colistin resistance será realizado conforme descrito por Rebelo et (2018). Será realizado a microdiluição com colistina e polimixinaB para determinar a concentração inibitória mínima dos isolados resistentes. A metodologia do MLST (Multilocus sequence typing) permite a comparação entre amostras isoladas em regiões geográficas distintas. As. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Integrante / Zuleica Naomi Tano - Coordenador / Eliana Carolina Vespero - Integrante. Financiador(es): Bill e Melinda Gates Foundation - Auxílio financeiro.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    6. 2018-Atual. MONITORAMENTO DE RESISTENCIA AO ANTIMICROBIANOS AOS UROPATOGENOS NA COMUNIDADE E CORRECAO COM OS DETERMINANTES DE RESISTENCIA EM ISOLADOS DE ENTEROBACTERIAS DE ANIMAIS
      Descrição: O projeto tem por objetivo, avaliar em mulheres da cidade de Londrina-Pr a presença de uropatógenos resistente aos antimicrobianos convencionais, bem como relacionar com a presença de bactérias oriundas de animais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Integrante / Zuleica Naomi Tano - Integrante / GERSON NAKAZATO - Integrante / Eliana Carolina Vespero - Coordenador / Renata Kobaish - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    7. 2017-Atual. ACAO DO FLAVONOIDE QUERCETINA NA FASE INICIAL DA INFECCAO EXPERIMENTAL DE CAMUNDONGOS BALB/C COM LEISHMANIA AMAZONENSIS
      Descrição: A LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (LTA), DOENÇA CAUSADA POR PROTOZOÁRIOS FLAGELADOS DO GÊNERO LEISHMANIA, É RECONHECIDA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE COMO UMA DAS MAIS IMPORTANTES DOENÇAS INFECTO-PARASITÁRIAS DEVIDO AO ELEVADO POTENCIAL EPIDÊMICO E CAPACIDADE DE PRODUZIR DEFORMIDADES.O PROCESSO DE INSTALAÇÃO DA LTA É DETERMINADO POR UMA COMPLEXA ASSOCIAÇÃO, PRINCIPALMENTE ENTRE OS FATORES RELACIONADOS À VIRULÊNCIA DO PARASITO E A RESPOSTA IMUNOLÓGICA DO HOSPEDEIRO PODENDO CAUSAR UM ESPECTRO DE DOENÇAS QUE VARIAM DESDE LESÕES AUTOCICATRIZANTES ATÉ INFECÇÕES DISSEMINADAS E FATAIS. APESAR DOS AVANÇOS NOS ESTUDOS ACERCA DO PARASITO, BEM COMO DOS CONHECIMENTOS SOBRE A DOENÇA, AS ATUAIS TERAPIAS CONTRA A LTA AINDA SÃO INSATISFATÓRIAS, DEVIDO PRINCIPALMENTE À LIMITADA EFICÁCIA, TRATAMENTO PROLONGADO, ALTO CUSTO E EFEITOS SECUNDÁRIOS INDESEJÁVEIS. A QUERCETINA, FLAVONÓIDE ABUNDANTE PRESENTE EM UMA VARIEDADE DE ESPÉCIES VEGETAIS, APRESENTA DIVERSAS PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS E EFEITOS BIOLÓGICOS JÁ DESCRITOS, DENTRE ELES A AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA, IMUNOMODULADORA E LEISHMANICIDA. ESSE COMPOSTO É CAPAZ DE AGIR SOBRE MÚLTIPLOS ALVOS ESSENCIAIS A SOBREVIVÊNCIA DO PARASITO, MODULAR O RECRUTAMENTO CELULAR E REDUZIR A EXPRESSÃO DE MEDIADORES PRÓ-INFLAMATÓRIOS IMPORTANTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE LESÃO TECIDUAL NA LTA. CONFORME EXPOSTO, A QUIMIOTERAPIA PARA LTA NÃO É SATISFATÓRIA, DEVIDO À TOXICIDADE DAS DROGAS ATUALMENTE UTILIZADAS, DIFICULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, LONGO TEMPO DE TRATAMENTO, E O SURGIMENTO DE CEPAS RESISTENTES. ALÉM DISSO, OS ESTUDOS ACERCA DE VACINAS REALMENTE EFETIVAS, NÃO TRAZEM RESULTADOS PROMISSORES. PORTANTO, SABENDO DA IMPORTÂNCIA DESTA DOENÇA, DE SUAS COMPLICAÇÕES ANATOMOFISIOLÓGICAS, ASSOCIADA AO SURGIMENTO DE CEPAS COM DIFERENTES SENSIBILIDADES E RESISTÊNCIA ÀS DROGAS DISPONÍVEIS, FAZ-SE NECESSÁRIO E URGENTE, A BUSCA DE NOVOS FÁRMACOS PARA O TRATAMENTO DA LTA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Coordenador / Amanda Carloto - Integrante / João Paulo Assolini - Integrante / Ivete Conchon Costa - Integrante / MARIANA BARBOSA DETONI - Integrante / Fernanda Tomiotto-Pellissier - Integrante / Milena Menegazzo Miranda-Sapla - Integrante / Idessania Nazareth Costa - Integrante.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    8. 2017-Atual. INVESTIGACAO DO POTENCIAL LEISHMANICIDA E IMUNOMODULADOR DE DIFERENTES COMPOSTOS DE TIOIDANTOINAS
      Descrição: AS LEISHMANIOSES SÃO UM GRUPO DE DOENÇAS PARASITÁRIAS CRÔNICAS TRANSMITIDAS ATRAVÉS DA PICADA DE INSETOS FLEBOTOMÍNEOS CAUSADAS POR MAIS DE 20 ESPÉCIES DE PROTOZOÁRIOS DO GÊNERO LEISHMANIA, PODENDO SE MANIFESTAR COMO A FORMA VISCERAL E CUTÂNEA. SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), ESTIMA-SE QUE OCORREM ANUALMENTE 300.000 CASOS DE LEISHMANIOSE VISCERAL (LV) E 1.000.000 DE CASOS REPORTADOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS DE LEISHMANIOSE CUTÂNEA (LC). ALÉM DISSO 1 BILHÃO DE PESSOAS VIVEM EM ÁREAS ENDÊMICAS SOB O RISCO DE INFECÇÃO. O TRATAMENTO DA LTA SE BASEIA NO USO DOS FÁRMACOS ANTIMONATO DE N-METIL GLUCAMINA (GLUCANTIME®) E ESTIBOGLUCONATO DE SÓDIO (PENTOSTAM®). MEDICAMENTOS QUE APRESENTAM ELEVADA TOXICIDADE, ALÉM DE SEREM ADMINISTRADOS EXCLUSIVAMENTE PELA VIA PARENTERAL. DIANTE DESTAS ADVERSIDADES, FICA EVIDENTE QUE O TRATAMENTO PARA ESTA PARASITOSE NECESSITA DA DESCOBERTA DE NOVAS TERAPIAS QUE SEJAM MENOS TÓXICAS PARA O HOSPEDEIRO, E QUE APRESENTEM ATIVIDADE LEISHMANICIDA. NESSE CONTEXTO SURGEM COMO ALTERNATIVA AS TIOIDANTOÍNAS, QUE SÃO COMPOSTOS SINTÉTICOS, ANÁLOGOS DE ENXOFRE DO GRUPO DAS HIDANTOÍNAS COM UM OU AMBOS OS GRUPOS CARBONILA SUBSTITUÍDOS POR GRUPOS TIOCARBONIL. PODEM SER SINTETIZADOS ATRAVÉS DE MOLÉCULAS DE AMINOÁCIDOS OU MOLÉCULAS ACOPLADAS COMO AMINOÉSTERES E TIOCIANATO. PORTANTO O OBJETIVO SERÁ AVALIAR IN VITRO O EFEITO DO TRATAMENTO COM COMPOSTOS DE TIOIDANTOÍNAS DERIVADOS DE AMINOÁCIDOS SOBRE FORMAS PROMASTIGOTAS E AMASTIGOTAS DE L. AMAZONENSIS, BEM COMO SUA CITOTOXICIDADE EM MACRÓFAGOS PERITONEAIS, RAW, THP-1, HEMÁCIAS E AÇÃO IMUNOMODULADORA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Coordenador / Fernanda Nogueira Tomiotto - Integrante / Bruna Taciane da Silva Bortoleti - Integrante / Amanda Carloto - Integrante / João Paulo Assolini - Integrante / Milena Menegazzo Miranda - Integrante / MARIANA BARBOSA DETONI - Integrante / Idessania Nazareth Costa - Integrante / Ivete Conchon Costa - Integrante.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    9. 2017-Atual. ESTUDO DE ASSOCIACAO ENTRE A EXPOSICAO OCUPACIONAL CONTINUADA AOS AGROTOXICOS E OS ELEVADOS INDICES DE CANCER DE MAMA IDENTIFICADOS NA POPULACAO RURAL RESIDENTE NA REGIAO SUDOESTE DO PARANA
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Integrante / Carolina Panis - Coordenador / Aedra Bufalo - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    10. 2017-Atual. ANALISE DA INTERACAO ENTRE CELULAS DO SISTEMA IMUNE HUMANO E O ZIKA VIRUS
      Descrição: Investigar o papel das células do sistema imune quando em contato com o vírus da Zika.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Integrante / Allan Henrique Depieri Cataneo - Integrante / Juliano Bordignon - Coordenador / Priscila Wowk - Integrante / Diogo Kuczera - Integrante / Ana Luiza Pamplona - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    11. 2016-Atual. DESENVOLVIMENTO DE FARMACOS, FISIOPATOLOGIA E TRATAMENTO - MULTINFLAMA
      Descrição: R$ 1.564.948,00 na Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-Infra - PROINFRA - 02/2014.Este projeto visa o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação com implicações diretas no fortalecimento da estrutura de equipamentos multiusuários, vinculados a grupos de pesquisa em desenvolvimento ou desenvolvidos em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UEL. Os equipamentos requisitados estão vinculados a 24 grupos de pesquisa na área de Ciências da Saúde e a 8 Programas de Pós-graduação (Ciências da Saúde, Ciências da Reabilitação, Enfermagem, Química, Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Educação Física, Patologia Experimental e Saúde Coletiva). O foco acadêmico é o estudo de doenças inflamatórias em vários níveis. Os grupos de pesquisa vinculados ao projeto apresentam conhecimento comprovado para o desenvolvimento de novos fármacos, desde o isolamento de novas biomoléculas, investigação do seu mecanismo de ação, desenvolvimento de novas formas farmacêuticas, investigação dos mecanismos fisiopatológicos de doenças inflamatórias com enfoque no estresse oxidativo, citocinas e vias de sinalização intracelular, biomarcadores de doenças, terapias farmacológicas, ensaios clínicos, técnicas de avaliação e reabilitação física e atenção ao paciente com doenças inflamatórias. Estes grupos de pesquisa desenvolvem estudos pré-clínicos e clínicos de doenças inflamatórias. Progressivamente, temos conseguido desenvolver projetos de pesquisa em colaboração, alinhando a pesquisa básica e clínica em vários níveis como, por exemplo, a validação de marcadores de doença previstos em modelos animais de doenças com envolvimento inflamatório e ensaios clínicos tendo tais moléculas como alvo. Esse ambiente científico translacional é imprescindível para o avanço científico com implicações regionais e mundiais. Nosso ambiente científico também está intimamente relacionado ao desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas ainda em fase pré-clínica, mas já com depósitos de pedido de patente. A estrutura física para os equipamentos já está disponível nos Laboratórios Periféricos dos Grupos de Pesquisa da proposta associados aos Programas de Pós-graduação e no CEPPOS (Centro Especializado em Pesquisa e Pós-Graduação em Saúde), caracterizado por laboratórios multiusuários para todos os cursos de pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde, que foi construído com recursos FINEP e inaugurado em 2015. São solicitadas 4 Estruturas: 1. Imuno-Biologia Celular (citometria de fluxo); 2. Desenvolvimento de Fármacos (spray dryer); 3. Biologia Molecular (sistemas para PCR e western blot); e 4. Avaliação Cardiorrespiratória e Cinético-Funcional (sistemas para avaliação metabólica - gases, eletrofisiológica e de movimento). Os equipamentos solicitados serão importantes para o desenvolvimento de novas formas farmacêuticas no caso do Spray Dryer; propiciar o uso de ferramentas de biologia molecular nos projetos de pesquisa com sistemas para PCR e Western blot; propiciar o uso de ferramentas de biologia celular para investigar de maneira mais profunda os tipos celulares envolvidos na fisiopatologia de modelos de doença e de doenças em amostras de pacientes utilizando-se a citometria de fluxo; e a estrutura de equipamentos para o estudo da reabilitação de pacientes, como o analisador de gases, o sistema de análise de marcha e o amplificador eletrofisiológico em associação com o estudo de marcadores de doença (p.ex. estresse oxidativo e citocinas) fornecerão conhecimento mais detalhado do progresso terapêutico e de eventuais oportunidades de novos alvos terapêuticos. Assim, este subprojeto pretende a aquisição de novos equipamentos para o incremento e consolidação de grupos de pesquisa, bem como a formação de novas redes de pesquisa envolvendo a pesquisa pré-clínica e clínica em estudos translacionais para benefício dos pacientes com doenças inflamatórias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (10) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Integrante / Rubia Casagrande - Integrante / Phileno Pinge Filho - Integrante / Décio Sabbatini Barbosa - Integrante / Estefânia Gastaldello Moreira - Integrante / Marcela M. Baracat - Integrante / Marli Cardoso Martins Pinge - Integrante / JR, WALDICEU APARECIDO VERRI - Coordenador.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
      Descrição: Descrição: Aprovados R$ 1.564.948,00 na Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-Infra - PROINFRA - 02/2014.Este projeto visa o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação com implicações diretas no fortalecimento da estrutura de equipamentos multiusuários, vinculados a grupos de pesquisa em desenvolvimento ou desenvolvidos em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UEL. Os equipamentos requisitados estão vinculados a 24 grupos de pesquisa na área de Ciências da Saúde e a 8 Programas de Pós-graduação (Ciências da Saúde, Ciências da Reabilitação, Enfermagem, Química, Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Educação Física, Patologia Experimental e Saúde Coletiva). O foco acadêmico é o estudo de doenças inflamatórias em vários níveis. Os grupos de pesquisa vinculados ao projeto apresentam conhecimento comprovado para o desenvolvimento de novos fármacos, desde o isolamento de novas biomoléculas, investigação do seu mecanismo de ação, desenvolvimento de novas formas farmacêuticas, investigação dos mecanismos fisiopatológicos de doenças inflamatórias com enfoque no estresse oxidativo, citocinas e vias de sinalização intracelular, biomarcadores de doenças, terapias farmacológicas, ensaios clínicos, técnicas de avaliação e reabilitação física e atenção ao paciente com doenças inflamatórias. Estes grupos de pesquisa desenvolvem estudos pré-clínicos e clínicos de doenças inflamatórias. Progressivamente, temos conseguido desenvolver projetos de pesquisa em colaboração, alinhando a pesquisa básica e clínica em vários níveis como, por exemplo, a validação de marcadores de doença previstos em modelos animais de doenças com envolvimento inflamatório e ensaios clínicos tendo tais moléculas como alvo. Esse ambiente científico translacional é imprescindível para o avanço científico com implicações regionais e mundiais. Nosso ambiente científico também está intimamente relacionado ao desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas ainda em fase pré-clínica, mas já com depósitos de pedido de patente. A estrutura física para os equipamentos já está disponível nos Laboratórios Periféricos dos Grupos de Pesquisa da proposta associados aos Programas de Pós-graduação e no CEPPOS (Centro Especializado em Pesquisa e Pós-Graduação em Saúde), caracterizado por laboratórios multiusuários para todos os cursos de pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde, que foi construído com recursos FINEP e inaugurado em 2015. São solicitadas 4 Estruturas: 1. Imuno-Biologia Celular (citometria de fluxo); 2. Desenvolvimento de Fármacos (spray dryer); 3. Biologia Molecular (sistemas para PCR e western blot); e 4. Avaliação Cardiorrespiratória e Cinético-Funcional (sistemas para avaliação metabólica - gases, eletrofisiológica e de movimento). Os equipamentos solicitados serão importantes para o desenvolvimento de novas formas farmacêuticas no caso do Spray Dryer; propiciar o uso de ferramentas de biologia molecular nos projetos de pesquisa com sistemas para PCR e Western blot; propiciar o uso de ferramentas de biologia celular para investigar de maneira mais profunda os tipos celulares envolvidos na fisiopatologia de modelos de doença e de doenças em amostras de pacientes utilizando-se a citometria de fluxo; e a estrutura de equipamentos para o estudo da reabilitação de pacientes, como o analisador de gases, o sistema de análise de marcha e o amplificador eletrofisiológico em associação com o estudo de marcadores de doença (p.ex. estresse oxidativo e citocinas) fornecerão conhecimento mais detalhado do progresso terapêutico e de eventuais oportunidades de novos alvos terapêuticos. Assim, este subprojeto pretende a aquisição de novos equipamentos para o incremento e consolidação de grupos de pesq, bem como a formação de novas redes de pesq envolvendo a pesquisa pré-clínica e clínica em estudos translacionais para benefício dos pctes com doenças inflamatórias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vanessa Suziane Probst - Integrante / Denílson C. Teixeira - Integrante / Fábio de Oliveira Pitta - Integrante / Rubens Alexandre da Silva Junior - Integrante / Dirce Shizuko Fujisawa - Integrante / Tânia Longo Mazzuko - Integrante / Mara Solange Gomes Dellaroza - Integrante / Decio Sabbatini Barbosa - Integrante / Waldiceu A Verri Junior - Coordenador / Nilton S Arakawa - Integrante / Rúbia Casagrande - Integrante / Phileno Pinge Filho - Integrante / Wander Rogério Pavanelli - Integrante / Estefânia Gastaldello Moreira - Integrante / Sandra O Vargas Nunes - Integrante / Marli Cardoso Martins-Pinge - Integrante / Suzana Lucy Nixdorf - Integrante / Selma Maffei de Andrade - Integrante / Arthur Eumann Mesas - Integrante / Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Vanessa Suziane Probst.
      Descrição: Aprovados R$ 1.564.948,00 na Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-Infra - PROINFRA - 02/2014.Este projeto visa o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação com implicações diretas no fortalecimento da estrutura de equipamentos multiusuários, vinculados a grupos de pesquisa em desenvolvimento ou desenvolvidos em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UEL. Os equipamentos requisitados estão vinculados a 24 grupos de pesquisa na área de Ciências da Saúde e a 8 Programas de Pós-graduação (Ciências da Saúde, Ciências da Reabilitação, Enfermagem, Química, Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Educação Física, Patologia Experimental e Saúde Coletiva). O foco acadêmico é o estudo de doenças inflamatórias em vários níveis. Os grupos de pesquisa vinculados ao projeto apresentam conhecimento comprovado para o desenvolvimento de novos fármacos, desde o isolamento de novas biomoléculas, investigação do seu mecanismo de ação, desenvolvimento de novas formas farmacêuticas, investigação dos mecanismos fisiopatológicos de doenças inflamatórias com enfoque no estresse oxidativo, citocinas e vias de sinalização intracelular, biomarcadores de doenças, terapias farmacológicas, ensaios clínicos, técnicas de avaliação e reabilitação física e atenção ao paciente com doenças inflamatórias. Estes grupos de pesquisa desenvolvem estudos pré-clínicos e clínicos de doenças inflamatórias. Progressivamente, temos conseguido desenvolver projetos de pesquisa em colaboração, alinhando a pesquisa básica e clínica em vários níveis como, por exemplo, a validação de marcadores de doença previstos em modelos animais de doenças com envolvimento inflamatório e ensaios clínicos tendo tais moléculas como alvo. Esse ambiente científico translacional é imprescindível para o avanço científico com implicações regionais e mundiais. Nosso ambiente científico também está intimamente relacionado ao desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas ainda em fase pré-clínica, mas já com depósitos de pedido de patente. A estrutura física para os equipamentos já está disponível nos Laboratórios Periféricos dos Grupos de Pesquisa da proposta associados aos Programas de Pós-graduação e no CEPPOS (Centro Especializado em Pesquisa e Pós-Graduação em Saúde), caracterizado por laboratórios multiusuários para todos os cursos de pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde, que foi construído com recursos FINEP e inaugurado em 2015. São solicitadas 4 Estruturas: 1. Imuno-Biologia Celular (citometria de fluxo); 2. Desenvolvimento de Fármacos (spray dryer); 3. Biologia Molecular (sistemas para PCR e western blot); e 4. Avaliação Cardiorrespiratória e Cinético-Funcional (sistemas para avaliação metabólica - gases, eletrofisiológica e de movimento). Os equipamentos solicitados serão importantes para o desenvolvimento de novas formas farmacêuticas no caso do Spray Dryer; propiciar o uso de ferramentas de biologia molecular nos projetos de pesquisa com sistemas para PCR e Western blot; propiciar o uso de ferramentas de biologia celular para investigar de maneira mais profunda os tipos celulares envolvidos na fisiopatologia de modelos de doença e de doenças em amostras de pacientes utilizando-se a citometria de fluxo; e a estrutura de equipamentos para o estudo da reabilitação de pacientes, como o analisador de gases, o sistema de análise de marcha e o amplificador eletrofisiológico em associação com o estudo de marcadores de doença (p.ex. estresse oxidativo e citocinas) fornecerão conhecimento mais detalhado do progresso terapêutico e de eventuais oportunidades de novos alvos terapêuticos. Assim, este subprojeto pretende a aquisição de novos equipamentos para o incremento e consolidação de grupos de pesq, bem como a formação de novas redes de pesq envolvendo a pesquisa pré-clínica e clínica em estudos translacionais para benefício dos pctes com doenças inflamatórias... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rubens Alexandre da Silva Junior - Integrante / Dirce Shizuko Fujisawa - Integrante / PROBST, VANESSA S - Integrante / PITTA, FABIO - Integrante / TEIXEIRA, DENILSON C - Integrante / Mara Solange Gomes Dellaroza - Integrante / Waldiceu A Verri Junior - Coordenador / Decio Sabbatini Barbosa - Integrante / Tânia Longo Mazzuko - Integrante / Nilton S Arakawa - Integrante / Rúbia Casagrande - Integrante / Phileno Pinge Filho - Integrante / Wander Rogério Pavanelli - Integrante / Estefânia Gastaldello Moreira - Integrante / Sandra O Vargas Nunes - Integrante / Marli Cardoso Martins-Pinge - Integrante / Suzana Lucy Nixdorf - Integrante / Selma Maffei de Andrade - Integrante / Arthur Eumann Mesas - Integrante / Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Rubens Alexandre da Silva Junior.
    12. 2016-Atual. ANALISE DA ATIVIDADE TRIPANOCIDA E IMUNOMODULADORA DA HEMOLINFA DE LARVAS DO DIPTERO DA ESPECIE SARCONESIA CHLOROGASTER FRENTE AO TRYPANOSOMA CRUZI
      Descrição: A tripanosomíase americana ou doença de Chagas, descrita em 1909 pelo médico brasileiro Carlos Chagas, é uma zoonose causada pelo protozoário hemoflagelado Trypanosoma cruzi. No Brasil ainda existem cerca de 3-6 milhões de pessoas infectadas pelo T. cruzi, das quais, 300.000 estão concentradas no Estado de São Paulo (BRENER, 2000; PRATA, 2001). Conforme inquérito sorológico, as maiores prevalências ocorrem nos Estados do Rio Grande do Sul (8,8%), Minas Gerais (8,8%) e Goiás (7,4%). Uma das razões por tão elevado ônus é a falta de medicamentos eficazes. Para o tratamento da doença de Chagas, o único fármaco disponível no Brasil é o benzonidazol, o qual apresenta baixa ou quase nenhuma eficácia na fase crônica da doença, causa efeitos colaterais significativos e índices de cura inferiores a 10%. Devido ao caráter silencioso e crônico da doença, a grande maioria dos pacientes tem o diagnóstico confirmatório somente anos após a infecção, o que inviabiliza o tratamento desta doença com o medicamento atualmente disponível. Diante disto, a OMS vem incentivando estudos que possam apontar novas alternativas para o tratamento desta e outras zoonoses. Considerando que as moscas estão sendo estudadas pelo seu potencial terapêutico, o objetivo desse trabalho é avaliar a eficácia terapêutica da hemolinfa de larvas da espécie de dípteros Sarconesia chlorogaster frente ao Trypanosoma cruzi. Após a extração da hemolinfa, a mesma será caracterizada por eletroforese em gel de poliacrilamida e serão realizados testes in vitro de citotoxicidade e genotoxicidade além de testes com formas tripomastigotas e amastigotas. Em seguida, será realizado teste in vivo para a avaliação da atividade tripanocida da hemolinfa no tratamento da doença. No segundo experimento será avaliado a atividade imunomodulatória do tratamento com a hemolinfa, sendo que será realizado análises quanto ao recrutamento (HE) e tipo celular (Imunohistoquimica/MPO-NAG), à citotoxicidade (AST e ALT), à carga parasitária (PCR), à produção de citocinas (ELISA), à produção de Espécies Reativas de Oxigênio (MDA e TRAP) e de Nitrogênio (Griess e Quimioluminescência). Pretende-se, desta forma, obter um composto altamente eficaz contra T. cruzi, que impeça a multiplicação do agente, aumentando a longevidade dos animais infectados e que possa servir como terapia para auxiliar no controle e tratamento da Doença de Chagas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Coordenador / Bianca Carolina Zanardi Porto - Integrante / Silvia Gonzalez Monteiro - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    13. 2015-2017. MECANISMOSE MOLECULARES DA HIPERALGESIA E INFLAMACAO INDUZIDA PELO ANION SUPEROXIDO
      Descrição: A participação de espécies reativas do oxigênio na inflamação e dor tem ficado cada vez mais evidente, sendo o ânion superóxido uma das moléculas mais importantes. Durante a inflamação o ânion superóxido é produzido pela NADPH oxidase que pode ser ativada pelo TNF?, ET-1 e IL-33/ST2. Embora não tenha sido demonstrado claramente para esses três mediadores, essa ativação de NADPH oxidase envolve a ativação de MAP quinases e PI3K. O ânion superóxido que por sua vez ativa MAP quinases, PI3K e NF?B induzindo a produção de citocinas e ET-1. Durante a inflamação ocorre a ativação periférica e espinal desses mecanismos para indução de edema, recrutamento celular e hiperalgesia/dor. Porém, falta determinar a relevância e interação entre esses mecanismos periféricos e espinais para hiperalgesia e inflamação induzidas pelo ânion superóxido. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar os mecanismos moleculares periféricos e espinais na hiperalgesia e inflamação (edema e recrutamento de leucócitos) induzidas pelo ânion superóxido e contextualizar esses mecanismos no modelo de inflamação induzida pelo zimosan em camundongos. Serão 6 subprojetos: 1) Caracterizar a hiperalgesia e inflamação induzidas pelo superóxido de potássio, um doador de ânion superóxido; 2) Avaliar a interação do TNF? e ânion superóxido na hiperalgesia e inflamação; 3) Avaliar a interação da IL-33/ST2 e ânion superóxido na hiperalgesia e inflamação; 4) Avaliar a interação da ET-1 e ânion superóxido na hiperalgesia e inflamação; 5) Avaliar o envolvimento de MAP quinases e PI3K espinais na hiperalgesia e inflamação induzidas pelo ânion superóxido; e 6) Avaliar o envolvimento do NF?B na hiperalgesia e inflamação induzidas pelo ânion superóxido. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Integrante / Fernando de Queiroz Cunha - Integrante / Waldiceu Verri Jr. - Coordenador / Rubia Casagrande - Integrante / Kenji Myazawa - Integrante / FATTORI, VICTOR - Integrante / CARVALHO, THACYANA T. - Integrante / Thiago Mattar Cunha - Integrante / Sergio Borghi - Integrante.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    14. 2014-2017. AVALIACAO DO EFEITO DA SUBSTANCIA DILUIDA Lycopodium clavatum NA INFECCAO EXPERIMENTAL DE CAMUNDONGOS PELO Toxoplasma gondii
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal avaliar o efeito do Lycopodium clavatum, diluído em diferentes concentrações e dinamizado, no tratamento da infecção experimental de camundongos com a cepa ME-49 de Toxoplasma gondii, nas fases aguda e crônica. Tem como metas: Testar o efeito de diferentes preparações de Lycopodium clavatum diluído e dinamizado na evolução da infecção experimental de camundongos por T. gondii, submetidos ou não ao tratamento, avaliando os parâmetros clínicos (peso (g), temperatura (°T), consumo de ração (g) e água (mL) e eliminação de excretas (g)); os parâmetros comportamentais avaliando a atividade espontânea dos animais utilizando o software Noldus EthoVision XT6; parâmetros parasitológicos pela contagem de cistos cerebrais dos animais infectados; a histopatologia avaliando a presença e intensidade de focos inflamatórios no cérebro de animais infectados pelo T. gondii tratados ou não; avaliar no processo inflamatório os mecanismos de recrutamento de células inflamatórias e o envolvimento de apoptose; e avaliar aspectos imunológicos determinando o perfil de diferentes citocinas na resposta inflamatória no curso da infecção aguda e crônica de animais tratados ou não com Lycopodium clavatum, diluído e dinamizado, determinando as concentrações de IFN-?, IL-4 e IL-17 (ou coloco as citocinas avaliadas pelo CBA/ BD). No cenário atual onde ainda existe uma grande necessidade de se encontrar novos alvos terapêuticos para o tratamento de doenças negligenciadas, já que os medicamentos utilizados até o momento apresentam algumas limitações como baixa eficácia e alta toxicidade, encontrar novas alternativas de tratamento é objetivo de muitos pesquisadores. Neste sentido, avaliar o efeito do Lycopodium clavatum diluído e dinamizado na infecção experimental pelo Toxoplasma gondii, além de oferecer uma alternativa para o tratamento de pacientes com toxoplasmose, corrobora com as políticas públicas de saúde aprovadas pelo Ministério da Saúde do Brasil e Organização Mundial da Saúde as quais incentivam e apóiam projetos que envolvem o estudo e o uso e de substâncias diluídas e dinamizadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Coordenador / Ivete Conchon Costa - Integrante / Idessânia Nazareth Costa - Integrante / Andréia Vieira Pereira - Integrante.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    15. 2014-2017. QUERCETINA E OXIDO NITRICO: ATIVIDADE MICROBICIDA E IMUNOMODULADORA NA LEISHMANIOSE
      Descrição: BOLSA PRODUTIVIDADE (2014 A 2016). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Coordenador. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    16. 2014-2017. MECANISMOS ESPINAIS ENVOLVIDOS NA HIPERALGESIA INDUZIDA POR Trypanossoma cruzi e Leishmania amazonensis
      Descrição: A dor de caráter agudo ou crônico representa um dos principais desafios para a saúde pública, com impacto direto na economia do país. As dores de origem inflamatória e neuropática afetam milhares de brasileiros. Neste sentido, a busca de melhor compreensão sobre os mecanismos relacionados à gênese e cronificação da dor nas doenças inflamatórias e do sistema nervoso, assim como a busca pelo desenvolvimento de novas terapias para o tratamento da dor são necessários. Embora grandes avanços sobre os mecanismos moleculares e celulares envolvidos na indução e manutenção da dor crônica em doenças como artrite reumatoide, neuropatias e câncer tenham sido observados recentemente, o estudo da dor em pacientes com doenças negligenciadas como a Doença de Chagas e Leishmaniose ainda permanece inexplorado e pouco compreendido, apesar de inúmeros e crescentes relatos clínicos de dor na fase aguda da Doença de Chagas e também na Leishmaiose. Sendo assim, o desenvolvimento de estudos experimentais e clínicos se mostra necessário para elucidação dos mecanismos relacionados à dor na fase aguda da Doença de Chagas e Leishmaniose. Estudos clínicos epidemiológicos reportam a dor (abdominal, mialgias e cefaleias) como sintoma frequente em pacientes na fase aguda da Doença de Chagas. Ademais, embora as lesões ulcerativas características de pacientes com Leishmaiose cutânea sejam descritas com indolores, estudos recentes tem relatado casos com lesões dolorosas associadas a locais próximos às articulações. Ainda, lesões eritematosas com presença do parasito em locais como a palma da mão, escápula ou músculo esquelético são relatadas como dolorosas. Estas questões controversas sobre a percepção da dor em pacientes portadores de Leishmaniose cutânea são intrigantes e merecem atenção adicional da comunidade científica para maiores esclarecimentos. Por fim, estudos com modelos experimentais de fase aguda da Doença de Chagas ou Leishmaniose evidenciaram dor em camundongos após inoculação de Trypanosoma cruzi e Leishmania major, dependente de citocinas (como por exemplo, TNF-?, IL-1? e IL-6) e fatores de crescimento como o fator de crescimento do nervo (NGF). No entanto, os estudos citados acima se propuseram a investigar apenas os mecanismos periféricos relacionados ao processamento nociceptivo na Doença de Chagas e Leishmaniose experimental. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar os mecanismos espinais do processamento nociceptivo em modelos de hiperalgesia induzida por Trypanosoma cruzi e por Leishmania amazonensis com enfoque na participação espinal de citocinas, canais iônicos relacionados à hipersensibilidade, fatores de transcrição como o NF?B e células da glia. Selecionamos a Leishmania amazonensis ao invés da Leishmania major porque a Leishmania amazonensis é uma das principais espécies causadoras da Leishamaniose no Brasil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Integrante / Waldiceu Verri Jr. - Coordenador / PINGE-FILHO, PHILENO - Integrante / Sergio Borghi - Integrante.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    17. 2013-2018. COMPOSTOS NATURAIS E SINTETICOS COMO ALTERNATIVAS TERAPEUTICAS PARA O TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE
      Descrição: As espécies de parasitas pertencentes ao gênero Leishmania são importantes causas de mortalidade e morbidade em áreas tropicais e subtropicais. A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) apresenta-se de forma bem distribuída, ocorrendo em todos os Estados, e no Paraná possui caráter endêmico. Dependendo da espécie do parasita e da resposta imune desenvolvida pelo hospedeiro, a infecção pode causar um espectro de doença que varia desde lesões autocicatrizantes, até infecções disseminadas e fatais. O fenótipo de resistência depende de uma resposta Th1 e conseqüente produção de óxido nítrico (NO), um potente agente microbicida. Já a susceptibilidade e os aspectos imunopatológicos estão associados à presença de uma resposta Th2 e Th17, respectivamente. Sendo assim, acredita-se que citocinas e NO são os principais fatores da resposta inflamatória envolvidos nos possíveis mecanismos de cura desta doença. Diversos estudos têm mostrado a capacidade de substâncias naturais e sintéticas em induzir fenótipo de resistência por aumentar a produção de citocinas do padrão Th1/Th17 e NO. Adicionalmente, constituintes específicos destas substâncias também atuam como imunomoduladores atenuando os mecanismos de lesão tecidual. Baseado nesses dados, o objetivo deste projeto, será avaliar a atividade terapeutica in vitro e in vivo dos produtos naturais e sintéticos na leishmaniose experimental. Inicialmente, durante os ensaios in vitro estudaremos a capacidade microbicida destes compostos, analisado a porcentagem de formas promastigotas vivas de Leishmania sp. em diferentes períodos. Também investigaremos a capacidade imunomoduladora durante os ensaios fagocíticos, analisando a produção de citocinas e NO produzido. Adicionalmente, caracterizaremos o perfil antioxidante destes compostos. Já durante os ensaios in vivo, primeiramente investigaremos o grau de toxicidade destes compostos, quantificando as enzimas hepáticas (AST e ALT), bem como sua atividade antioxidante (GSH e TRAP). Em seguida analisaremos o tamanho (edema) da lesão na pata através do teste de intradermorreação (DTH); também estudaremos os aspectos histopatológicos (HE) da infecção em diferentes órgãos (fígado, baço e linfonodos), identificando as principais células inflamatórias (Imunohistoquímica) bem como as citocinas (ELISA/Imunobloting) e o óxido nítrico (Gries e IH) presente no sítio infeccioso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Coordenador / Ivete Conchon Costa - Integrante / Waldiceu Verri Jr. - Integrante / Carolina Panis - Integrante / Allan Henrique Depieri Cataneo - Integrante / Milena Menegazzo Miranda - Integrante / Michel Otuki - Integrante / Juliana Macri - Integrante / Nilton Arakawa - Integrante / SFORCIN, JOSÉ MAURÍCIO - Integrante / Idessânia Nazareth Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    18. 2013-2018. COMPOSTOS NATURAIS COMO ALTERNATIVA TERAPEUTICA NO TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Integrante / Ivete Conchon Costa - Coordenador / Suelen Santos da Silva - Integrante / Allan Henrique Depieri Cataneo - Integrante / Milena Menegazzo Miranda - Integrante / Idessânia Nazareth Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    19. 2013-2018. USO DE COMPOSTO NATURAL E SINTETICO COMO ALTERNATIVA TERAPEUTICA PARA O TRATAMENTO DA LEISHMANIIOSE
      Descrição: Investigar as propriedades biológicas (imunomoduladores) de compostos naturais e sintéticos, em modelos in vitro e in vivo na leishmaniose experimental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Coordenador / Jean Jerley Nogueira Silva - Integrante / Ivete Conchon Costa - Integrante / Waldiceu Verri Jr. - Integrante / Suelen Santos da Silva - Integrante / Allan Henrique Depieri Cataneo - Integrante / Milena Menegazzo Miranda - Integrante / Tatiane Orsini - Integrante / Juliana Macri - Integrante / Idessânia Nazareth Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    20. 2012-2014. PAPEL DO COMPOSTO DOADOR DE OXIDO NITRICO CIS-[RU(BPY)2 (NO)(SO3)(PF6) E DO EXTRATO HIDROALCOOLICO DE PROPOLIS VERDE NA RESPOSTA INFLAMATORIA INDUZIDA CONTRA LEISHMANIA (VIANNIA) BRAZILIENSIS
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa/Mestrado, que tem como objetivo avaliar o tratamento concomitante com óxido nítrico (atividade leishmanicida) e própolis (atividade anti-inflamatoria).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Coordenador / Costa, Ivete Conchon - Integrante / Silva, Jean Jerley Nogueira - Integrante / França Lopes, Luiz Gonzaga - Integrante / Allan Henrique Depieri Cataneo - Integrante / Milena Menegazzo Miranda - Integrante.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    21. 2012-2014. PAPEL DO NITROPRUSSIATO NA RESPOSTA INFLAMATORIA INDUZIDA CONTRA Leishmania amazonensis
      Descrição: Conforme o exposto, a quimioterapia para LTA não é satisfatória, devido à toxicidade destas drogas e da dificuldade de administração devido seu longo tempo de tratamento, somado ao fato de reportagens sobre o encontro de parasitas em pacientes considerados curados clinicamente. Além disso, vacinas efetivas ainda não foram desenvolvidas e cepas com diferentes sensibilidades e resistência às drogas disponíveis exige urgência na busca de novas drogas antileishmanicidas. Nesse sentido, o nitroprussiato pode ser de grande relevância no controle desta infecção e, portanto auxiliar nos mecanismos de defesa do hospedeiro. Doadores de óxido nítrico já demonstraram ter excelente atividade na eliminação de outros protozoários como o T. cruzi e T. gondii. Sendo assim, acreditamos que este doador possa apresentar funções semelhantes e dessa forma contribuir para o desencadeamento da resistência e conseqüente eliminação deste parasita. È importante dizer que este composto foi escolhido, pois liberam óxido nítrico em meio redutor biológico em ampla faixa de pH com constante de velocidade. Além disto, eles apresentam características favoráveis em se tratando de pro-drogas como solubilidade em água e baixa toxicidade. Tendo em vista à cronicidade e a prevalência desta parasitose em nossa região (norte), será de grande relevância estudar a participação deste doador na resposta imune induzida contra L. amazonensis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Coordenador / Paulo da Matta Guedes - Integrante / Jean Jerley Nogueira Silva - Integrante / Neide Maria da Silva - Integrante / Maria Angélica Ehara Watanabe - Integrante / Ivete Conchon Costa - Integrante / Waldiceu Verri Jr. - Integrante / Carolina Panis - Integrante / Thiago Mattar Cunha - Integrante / Natalia Yoshie Kawakami - Integrante / Allan Henrique Depieri Cataneo - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    22. 2010-2012. ANALISE DA ATIVIDADE BIOLOGICA DOS COMPOSTOS DOADORES DE OXIDO NITRICO NA LEISHMANIOSE EXPERIMENTAL
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Coordenador / Maria Angélica Ehara Watanabe - Integrante / Ivete Conchon Costa - Integrante / Waldiceu Verri Jr. - Integrante / Carolina Panis - Integrante / Natalia Yoshie Kawakami - Integrante / Allan Henrique Depieri Cataneo - Integrante / Milena Menegazzo Miranda - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.
    23. 2010-Atual. ATIVIDADE ANTIFUNGICA in vitro E in vivo DE COMPOSTOS LIBERADORE DE OXIDO NITRICO CONTRA FUSARIUM SOLANI E CRIPTOCOCCUS NEORFORMANS
      Descrição: O projeto tem por objetivo estudar atividade dos compostos doadores de óxido nítrico em doenças fúngicas.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Wander Rogério Pavanelli - Integrante / Sueli Fumie Yamada Ogatta - Integrante / Lucy Megumi Yamauchi Lioni - Integrante / Luciano Panagio - Coordenador. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Wander Rogerio Pavanelli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (13)
    1. Foto científica - III SYMPOSIUM INTERNATIONAL OF EXPERIMENTAL PATHOLOGY, Universidade Estadual de Londrina.. 2019.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.
    2. Melhor Poster na área de Epidemiologia - III SYMPOSIUM INTERNATIONAL OF EXPERIMENTAL PATHOLOGY, Universidade Estadual de Londrina.. 2019.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.
    3. Melhor trabalho da sessão de apresentação oral, IV Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas.. 2018.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.
    4. Segundo melhor trabalho da sessão de apresentação de pôster, IV Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas.. 2018.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.
    5. Menção Honrosa/Painel da área de Parasitologia, Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas.. 2018.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.
    6. 3º Lugar do Prêmio Helmintologia - Prof. Piraja da Silva, XXIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA E XXIII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PARASI.. 2015.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.
    7. 2º Lugar na modalidade oral, 4º Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas e 1º Oficina pró-saúde.. 2014.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.
    8. 1º Lugar na Categoria apresentação de pôster na área de Parasitologia, 4º Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas e 1º Oficina pró-saúde.. 2014.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.
    9. 3º Lugar na Categoria apresentação oral de pós-graduação, 4º Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas e 1º Oficina pró-saúde.. 2014.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.
    10. 1º Lugar na Categoria apresentação de pôster na área de Parasitologia, 3º Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas.. 2013.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.
    11. 3º Lugar na categoria Apresentação Oral de Pós-graduação, Colegiado do Curso de Biomedicina do CCB.. 2012.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.
    12. 1º Lugar na Àrea de Parasitologia-Menção Honrosa, Colegiado do curso de Ciências Biomédicas do CCB-UEL.. 2012.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.
    13. 1º Lugar Trabalho de Parasitologia, Congresso Paranaense de Ciências Biomédicas.. 2011.
      Membro: Wander Rogério Pavanelli.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. III ENCONTRO DE PARASITOLOGIA EXPERIMENTAL: UTILIZAÇÃO DE COMPOSTOS NATURAIS E SINTÉTICOS.III ENCONTRO DE PARASITOLOGIA EXPERIMENTAL: UTILIZAÇÃO DE COMPOSTOS NATURAIS E SINTÉTICOS. 2016. (Encontro).
    2. IV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA DA UFMG.Formatos de defesa e pré-requisitos. Artigos Científicos?. 2014. (Encontro).
    3. GESTÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UEL: DESAFIOS E PROPOSTAS NA PROMOÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA MUDANÇAS CURRICULARES.Gestão Curricular para o Curso de Farmácia. 2013. (Encontro).
    4. V BIOÉTICA LONDRINA. 2011. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (19)
    1. Pavanelli, Wander Rogério. III INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF EXPERIMENTAL PATHOLOGY. 2019. (Outro).. . 0.
    2. Pavanelli, Wander Rogério. VIII SIMPÓSIO DE PATOLOGIA EXPERIMENTAL DA UEL. 2019. (Outro).. . 0.
    3. Pavanelli, Wander Rogério. II INTERNATIONAL SYMPOSIUM OF EXPERIMENTAL PATHOLOGY E VII SIMPÓSIO DE PATOLOGIA EXPERIMENTAL DA UEL. 2019. (Outro).. . 0.
    4. PAVANELLI, Wander Rogério. IX SIMPÓSIO SUL DE IMUNOLOGIA. 2016. (Outro).. . 0.
    5. PAVANELLI, Wander Rogério; Cechinni, R ; ITANO, Eiko Nakagawa. V SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA EXPERIMENTAL. 2015. Outro
    6. PAVANELLI, Wander Rogério; Ivete Conchon Costa ; COSTA, I. N.. I ENCONTRO ANUAL DE ATUALIZAÇÃO EM METODOLOGIAS APLICADAS EM PARASITOLOGIA. 2015. Outro
    7. PAVANELLI, Wander Rogério; Pinge-Filho, P ; VERRI, WALDICEU A. ; BORDIGNON, J. ; WOWK, P.. VIII SIMPÓSIO SUL DE IMUNOLOGIA. 2015. Outro
    8. PAVANELLI, Wander Rogério. VII SIMPÓSIO SUL DE IMUNOLOGIA. 2014. (Outro).. . 0.
    9. PAVANELLI, Wander Rogério. II ENCONTRO DE PARASITOLOGIA EXPERIMENTAL. 2014. (Outro).. . 0.
    10. PAVANELLI, Wander Rogério; Cechinni, R ; ITANO, Eiko Nakagawa. IV SIMPÓSIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA EXPERIMENTAL. 2014. Outro
    11. PAVANELLI, Wander Rogério. 23 ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E 4 ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA. 2014. (Congresso).. . 0.
    12. PAVANELLI, Wander Rogério. I CONGRESSO DE BIOLÓGIA E V ENCONTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2014. (Congresso).. . 0.
    13. PAVANELLI, Wander Rogério; Cechinni, R ; ITANO, Eiko Nakagawa. III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA EXPERIMENTAL. 2013. Outro
    14. PAVANELLI, Wander Rogério. 22 ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E 3 ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA. 2013. (Outro).. . 0.
    15. PAVANELLI, Wander Rogério. XIII SIMPÓSIO DE EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS INTEGRADAS DE ENSINO, SERVIÇOS E COMUNIDADE - SEPIESC E VI MOSTRA CIENTÍFICA DO CCS. 2013. (Outro).. . 0.
    16. PAVANELLI, Wander Rogério. II CONGRESSO PARANAENSE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS. 2012. (Congresso).. . 0.
    17. PAVANELLI, Wander Rogério. 21 ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIÉNTÍFICA E 2 ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO. 2012. (Congresso).. . 0.
    18. PAVANELLI, Wander Rogério. I CONGRESSO PARANAENSE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS. 2011. (Congresso).. . 0.
    19. PAVANELLI, Wander Rogério. III ENCONTRO PARANAENSE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS. 2010. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (11)
    • Wander Rogério Pavanelli ⇔ Rúbia Casagrande (10.0)
      1. BORGHI, SERGIO M. ; Fattori, Victor ; CARVALHO, THACYANA T. ; TATAKIHARA, VERA L. H. ; ZANINELLI, TIAGO H. ; PINHO-RIBEIRO, FELIPE A. ; FERRAZ, CAMILA R. ; Staurengo-Ferrari, Larissa ; Casagrande, Rubia ; PAVANELLI, WANDER R. ; Cunha, Fernando Q. ; Cunha, Thiago M. ; PINGE-FILHO, PHILENO ; Verri, Waldiceu A.. Experimental Trypanosoma cruzi Infection Induces Pain in Mice Dependent on Early Spinal Cord Glial Cells and NF?B Activation and Cytokine Production. Frontiers in Immunology. v. 11, p. 1/539086-18, issn: 1664-3224, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BORGHI, SERGIO M. ; Fattori, Victor ; PINHO-RIBEIRO, FELIPE A. ; DOMICIANO, TALITA P. ; MIRANDA-SAPLA, MILENA M. ; ZANINELLI, TIAGO H. ; Casagrande, Rubia ; PINGE-FILHO, PHILENO ; PAVANELLI, WANDER R. ; ALVES-FILHO, JOSE C. ; Cunha, Fernando Q. ; Cunha, Thiago M. ; Verri, Waldiceu A.. Contribution of spinal cord glial cells to L. amazonensis experimental infection-induced pain in BALB/c mice. Journal of Neuroinflammation. v. 16, p. 113, issn: 1742-2094, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CATANEO, ALLAN HENRIQUE DEPIERI ; TOMIOTTO-PELLISSIER, FERNANDA ; MIRANDA-SAPLA, MILENA MENEGAZZO ; ASSOLINI, JOÃO PAULO ; PANIS, CAROLINA ; KIAN, DANIELLE ; YAMAUCHI, LUCY MEGUMI ; COLADO SIMÃO, ANDREA NAME ; Casagrande, Rubia ; PINGE-FILHO, PHILENO ; COSTA, IDESSANIA NAZARETH ; VERRI, WALDICEU AP. ; CONCHON-COSTA, IVETE ; PAVANELLI, WANDER ROGÉRIO. Quercetin promotes antipromastigote effect by increasing the ROS production and anti-amastigote by upregulating Nrf2/HO-1 expression, affecting iron availability. BIOMEDICINE & PHARMACOTHERAPY. v. 113, p. 108745, issn: 0753-3322, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. RUIZ-MIYAZAWA, KENJI W. ; Staurengo-Ferrari, Larissa ; Mizokami, Sandra S. ; DOMICIANO, TALITA P. ; Vicentini, Fabiana T. M. C. ; CAMILIOS-NETO, DOUMIT ; PAVANELLI, WANDER R. ; PINGE-FILHO, PHILENO ; AMARAL, FLÁVIO A. ; TEIXEIRA, MAURO M. ; Casagrande, Rubia ; Verri, Waldiceu A.. Quercetin inhibits gout arthritis in mice: induction of an opioid-dependent regulation of inflammasome. INFLAMMOPHARMACOLOGY. v. 25, p. 555-570, issn: 0925-4692, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. BORGHI, SERGIO M. ; Fattori, Victor ; RUIZ-MIYAZAWA, KENJI W. ; MIRANDA-SAPLA, MILENA M. ; CASAGRANDE, RÚBIA ; PINGE-FILHO, PHILENO ; PAVANELLI, WANDER R. ; Verri, Waldiceu A.. Leishmania (L). amazonensis induces hyperalgesia in balb/c mice: Contribution of endogenous spinal cord TNF? and NF?B activation. Chemico-Biological Interactions (Print). v. 268C, p. 1-12, issn: 0009-2797, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. CALIXTO-CAMPOS, CASSIA ; CORRÊA, MAB P. ; CARVALHO, THACYANA T. ; ZARPELON, ANA C. ; HOHMANN, MIRIAM S. N. ; ROSSANEIS, ANA C. ; COELHO-SILVA, LETICIA ; Pavanelli, Wander R. ; PINGE-FILHO, PHILENO ; CRESPIGIO, JEFFERSON ; BERNARDY, CATIA C. F. ; CASAGRANDE, RUBIA ; VERRI, WALDICEU A.. Quercetin Reduces Ehrlich Tumor-Induced Cancer Pain in Mice. Analytical Cellular Pathology. v. 2015, p. 1-18, issn: 2210-7177, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Staurengo-Ferrari, Larissa ; Mizokami, Sandra S. ; Fattori, Victor ; SILVA, JEAN J. ; ZANICHELLI, PATRÍCIA G. ; Georgetti, Sandra R. ; BARACAT, MARCELA M. ; DA FRANÇA, LUIZ G. ; PAVANELLI, WANDER R. ; Casagrande, Rubia ; Verri, Waldiceu A.. The ruthenium nitric oxide donor, [Ru(HEDTA)NO], inhibits acute nociception in mice by modulating oxidative stress, cytokine production and activating the cGMP/PKG/ATP-sensitive potassium channel signaling pathway. Naunyn-Schmiedeberg's Archives of Pharmacology. v. 387, p. 1053-1068, issn: 0028-1298, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. STAURENGO-FERRARI, L. ; MIZOKAMI, S. S. ; SILVA, J. J. ; SILVA, F. O. ; SOUSA, E. H. ; FRANCA, L. G. ; MATUOKA, M. L. ; GEORGETTI, S. R. ; BARACAT, M. M. ; CASAGRANDE, RÚBIA ; PAVANELLI, W. R. ; VERRI JUNIOR, W. A.. The ruthenium NO donor, [Ru(bpy)2(NO)SO3](PF6), inhibits inflammatory pain: Involvement of TRPV1 and cGMP/PKG/ATP-sensitive potassium channel signaling pathway. Pharmacology, Biochemistry and Behavior. v. 105, p. 157-165, issn: 0091-3057, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. CATANEO, A. ; TOMIOTTO, F. N. ; PANIS, C. ; MIRANDA, M. M. ; KAWAKAMI, N. Y. ; ORSINI, T. M. ; THOMAZELLI, A. P. F. S. ; VERRI, WA, JR ; CASAGRANDE, R ; CONCHON-COSTA, I. ; PAVANELLI, W. R.. QUERCETINA EXERCE EFEITO LEISHMANICIDA INDEPENDENTE DA PRODUÇÃO DE ÓXIDO NÍTRICO. Em: 17o. Encontro Nacional de Biomedicina, 2014, Botucatu. Anais do 17o. Encontro Nacional de Biomedicina, p. 1-1, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. MIZOKAMI, S. S. ; STAURENGO-FERRARI, L. ; FATTORI, V. ; SILVA, J. J. ; ZANICHELLI, P. G. ; GEORGETTI, S. R. ; BARACAT, M. M. ; PAVANELLI, W. R. ; CASAGRANDE, RÚBIA ; VERRI JR, W. A.. The ruthenium NO donor, [RU(HEDTA)NO], attenuates acute pain in mice: effect on cytokine production and involvement of CGMP/PKG/ATP-sensitive potassium channel signaling pathway. Em: IMUNO NATAL AND 11 WORD CONGRESS ON INFLAMMATION, 2013, Natal. THE RUTHENIUM NO DONOR, [RU(HEDTA)NO] ATTENUATE ACUTE PAIN IN MICE, EFFECT ON CYTOKINE PRODUCTION AND INVOLVEMENT OF CGMP/PKG/ATP-SENSITIVE POTASSIUM CHANNEL SIGNALING PATHWAY, p. 1-1, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Wander Rogério Pavanelli ⇔ José Maurício Sforcin (8.0)
      1. DA SILVA, SUELEN S. ; MIZOKAMI, SANDRA S. ; FANTI, JACQUELINE R. ; MIRANDA, MILENA M. ; KAWAKAMI, NATALIA Y. ; TEIXEIRA, FERNANDA HUMEL ; ARAÚJO, EDUARDO J. A. ; Panis, Carolina ; WATANABE, MARIA A. E. ; SFORCIN, JOSÉ M. ; Pavanelli, Wander R. ; VERRI, WALDICEU A. ; FELIPE, IONICE ; CONCHON-COSTA, IVETE. Propolis reduces Leishmania amazonensis-induced inflammation in the liver of BALB/c mice. Parasitology Research (1987. Internet). v. 115, p. 1557-1566, issn: 0932-0113, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MIRANDA, MILENA MENEGAZZO ; Panis, Carolina ; CATANEO, ALLAN HENRIQUE DEPIERI ; DA SILVA, SUELEN SANTOS ; KAWAKAMI, NATALIA YOSHIE ; LOPES, LUIZ GONZAGA DE FRANÇA ; MOREY, ALEXANDRE TADACHI ; YAMAUCHI, LUCY MEGUMI ; ANDRADE, CÉLIA GUADALUPE TARDELLI DE JESUS ; Cecchini, Rubens ; DA SILVA, JEAN JERLEY NOGUEIRA ; SFORCIN, JOSÉ MAURÍCIO ; CONCHON-COSTA, IVETE ; PAVANELLI, Wander Rogério. Nitric Oxide and Brazilian Propolis Combined Accelerates Tissue Repair by Modulating Cell Migration, Cytokine Production and Collagen Deposition in Experimental Leishmaniasis. Plos One. v. 10, p. e0125101-10, issn: 1932-6203, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. da SIlva, SS ; Miranda, MM ; COSTA, I. N. ; PAVANELLI, Wander Rogério ; Felipe, I ; SFORCIN, JOSÉ MAURÍCIO ; Ivete Conchon Costa. Leishmanicidal activity of brazilian propolis hydroalcoholic extract in Leishmania amazonensis. Semina: Cências Biológicas e da Saúde. v. 32, p. 25-34, issn: 1676-5435, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DA SILVA, SUELEN SANTOS ; THOMÉ, GRACIELE DA SILVA ; CATANEO, ALLAN HENRIQUE DEPIERI ; MIRANDA, MILENA MENEGAZZO ; FELIPE, IONICE ; ANDRADE, CÉLIA GUADALUPE TARDELI DE JESUS ; Watanabe, Maria Angélica Ehara ; PIANA, GILCE MARIA ; SFORCIN, JOSÉ MAURÍCIO ; PAVANELLI, Wander Rogério ; CONCHON-COSTA, IVETE. Brazilian Propolis Antileishmanial and Immunomodulatory Effects. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (Print). v. 2013, p. 1-7, issn: 1741-427X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Miranda, MM ; da SIlva, SS ; Panis, C ; CATANEO, ALLAN HENRIQUE DEPIERI ; SFORCIN, JOSÉ MAURÍCIO ; Silva JJN ; Ivete Conchon Costa ; Pavanelli, W R. DOADOR DE ÓXIDO NÍTRICO ASSOCIADO COM PRÓPOLIS BRASILEIRA AUMENTA A EFICIÊNCIA DE MACRÓFAGOS EM MODELO DE LEISHMANIOSE EXPERIMENTAL. Em: 3º CONGRESSO PARANAENSE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS, 2013, LONDRINA, PR. 3º CONGRESSO PARANAENSE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. da SIlva, SS ; Miranda, MM ; Bosqui, L ; Sforcin, JM ; PAVANELLI, Wander Rogério ; Ivete Conchon Costa. Propolis controls the dissemination of Leishmania amazonensis for spleen. Em: 5th International Symposium of Post Graduation and Research, 2012, Ribeirão Preto. 5th International Symposium of Post Graduation and Research, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Thomé, GdaSIlva ; da SIlva, SS ; Kawakami, NY ; Miranda, MM ; Ludwig, NG ; Cataneo, AHD ; Pavanelli, W. R. ; Sforcin, JM ; Watanabe, M.A.E ; Ivete Conchon Costa. CÍNÉTICA DE PROLIFERAÇÃO DE Leishmania (Viannia) braziliensis TRATADAS COM EXTRATO ETANÓLICO DE PRÓPOLIS VERDE. Em: XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2011, São Paulo. XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. da SIlva, SS ; Sforcin, JM ; Watanabe, Maria Angélica Ehara ; Andrade, CGJ ; Pavanelli, W R ; Ivete Conchon Costa. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DO EXTRATO ETANÓLICO DE PRÓPOLIS VERDE SOBRE Leishmania (Viannia) braziliensis PELA TÉCNICA DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA. Em: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2011, Sâo Paulo. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Wander Rogério Pavanelli ⇔ Maria Angelica Ehara Watanabe (5.0)
      1. DA SILVA, SUELEN S. ; MIZOKAMI, SANDRA S. ; FANTI, JACQUELINE R. ; MIRANDA, MILENA M. ; KAWAKAMI, NATALIA Y. ; TEIXEIRA, FERNANDA HUMEL ; ARAÚJO, EDUARDO J. A. ; Panis, Carolina ; WATANABE, MARIA A. E. ; SFORCIN, JOSÉ M. ; Pavanelli, Wander R. ; VERRI, WALDICEU A. ; FELIPE, IONICE ; CONCHON-COSTA, IVETE. Propolis reduces Leishmania amazonensis-induced inflammation in the liver of BALB/c mice. Parasitology Research (1987. Internet). v. 115, p. 1557-1566, issn: 0932-0113, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Silva, Jean Jerley Nogueira da ; PAVANELLI, Wander Rogério ; Panis, Carolina ; Cunha, Thiago Mattar ; Oliveira, Francisco José de Abreu ; Menezes, Maria Claudia Noronha Dutra de ; Costa, Ivete Conchon ; THOMÉ, GRACIELE DA SILVA ; SILVA, FRANCISCO ORDELEI NASCIMENTO DA ; SOUSA, EDUARDO HENRIQUE SILVA DE ; LOPES, LUIZ GONZAGA DE FRANÇA ; Cecchini, Rubens ; CUNHA, FERNANDO DE QUEIROZ ; ITANO, Eiko Nakagawa ; EHARAWATANABE, MARIA ANGÉLICA. Nitric Oxide Donors with Therapeutic Strategic in Experimental Schistossomiasis Mansoni. American Journal of Immunology. v. 10, p. 225-239, issn: 1553-619X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LOPES, LEANDRA FIORI ; RUIZ MIYAZAWA, KENJI WILLIAM ; DE ALMEIDA, ELAINE REGINA DELICATO ; SERAFIM, KARLA GUIVERNAU GAUDENS ; DE ALMEIDA GUALTIERI, KARINA ; Costa, Ivete Conchon ; FELIPE, IONICE ; PAVANELLI, WANDER ROGERIO ; WATANABE, MARIA ANGELICA EHARA. Epstein-Barr Virus (EBV) MicroRNAs: Involvement in Cancer Pathogenesis and Immunopathology. International Reviews of Immunology (Print). v. 113, p. 130425074346004, issn: 0883-0185, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DA SILVA, SUELEN SANTOS ; THOMÉ, GRACIELE DA SILVA ; CATANEO, ALLAN HENRIQUE DEPIERI ; MIRANDA, MILENA MENEGAZZO ; FELIPE, IONICE ; ANDRADE, CÉLIA GUADALUPE TARDELI DE JESUS ; Watanabe, Maria Angélica Ehara ; PIANA, GILCE MARIA ; SFORCIN, JOSÉ MAURÍCIO ; PAVANELLI, Wander Rogério ; CONCHON-COSTA, IVETE. Brazilian Propolis Antileishmanial and Immunomodulatory Effects. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (Print). v. 2013, p. 1-7, issn: 1741-427X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Pavanelli, Wander Rogério ; Silva, Jean Jerley Nogueira ; Panis, Carolina ; Cunha, Thiago Mattar ; Costa, Ivete Conchon ; Menezes, Maria Claudia Noronha Dutra ; Abreu Oliveira, Francisco José ; França Lopes, Luiz Gonzaga ; Cecchini, Rubens ; Queiroz Cunha, Fernando ; Watanabe, Maria Angélica Ehara ; Itano, Eiko Nakagawa. Experimental chemotherapy in Paracoccidioidomycosis using ruthenium NO-donor.. Mycopathologia (1975. Print). v. 172, p. 95-107, issn: 0301-486X, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Wander Rogério Pavanelli ⇔ Claudia Nunes Duarte dos Santos (4.0)
      1. BAVIA, LORENA ; MELANDA, FRANCINE NESELLO ; DE ARRUDA, THAIS BONATO ; MOSIMANN, ANA LUIZA PAMPLONA ; SILVEIRA, GUILHERME FERREIRA ; AOKI, MATEUS NÓBREGA ; KUCZERA, DIOGO ; SARZI, MARIA LO ; JUNIOR, WILSON LIUTI COSTA ; CONCHON-COSTA, IVETE ; Pavanelli, Wander Rogério ; DUARTE DOS SANTOS, CLAUDIA NUNES ; BARRETO, RAFAEL CARVALHO ; BORDIGNON, JULIANO. Epidemiological study on dengue in southern Brazil under the perspective of climate and poverty. Scientific Reports. v. 10, p. 2127-33, issn: 2045-2322, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SILVEIRA, GUILHERME F. ; WOWK, PRYSCILLA F. ; CATANEO, ALLAN H. D. ; DOS SANTOS, PAULA F. ; DELGOBO, MURILO ; STIMAMIGLIO, MARCO A. ; LO SARZI, MARIA ; THOMAZELLI, ANA PAULA F. S. ; CONCHON-COSTA, IVETE ; Pavanelli, Wander R. ; ANTONELLI, LIS R. V. ; BÁFICA, ANDRÉ ; MANSUR, DANIEL S. ; DOS SANTOS, CLAUDIA N. DUARTE ; BORDIGNON, JULIANO. Human T Lymphocytes Are Permissive for Dengue Virus Replication. JOURNAL OF VIROLOGY. v. 92, p. e02181-17, issn: 0022-538X, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. KUCZERA, DIOGO ; BAVIA, LORENA ; MOSIMANN, ANA LUIZA PAMPLONA ; KOISHI, ANDREA CRISTINE ; MAZZAROTTO, GIOVANNY AUGUSTO CAMACHO ANTEVERE ; AOKI, MATEUS NÓBREGA ; MANSANO, ANA MARIA FERRARI ; TOMELERI, EDILÉIA INÊS ; COSTA JUNIOR, WILSON LIUTI ; MIRANDA, MILENA MENEGAZZO ; LO SARZI, MARIA ; PAVANELLI, Wander Rogério ; CONCHON-COSTA, IVETE ; DUARTE DOS SANTOS, CLAUDIA NUNES ; BORDIGNON, JULIANO. Isolation of dengue virus serotype 4 genotype II from a patient with high viral load and a mixed Th1/Th17 inflammatory cytokine profile in South Brazil. Virology Journal. v. 13, p. 93, issn: 1743-422X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. FLEITH, RENATA C. ; LOBO, FRANCISCO P. ; DOS SANTOS, PAULA F. ; ROCHA, MARIANA M. ; BORDIGNON, JULIANO ; STROTTMANN, DAISY M. ; PATRICIO, DANIEL O. ; Pavanelli, Wander R. ; LO SARZI, MARIA ; SANTOS, CLAUDIA N. D. ; FERGUSON, BRIAN J. ; MANSUR, DANIEL S.. Genome-wide analyses reveal a highly conserved Dengue virus envelope peptide which is critical for virus viability and antigenic in humans. Scientific Reports. v. 6, p. 36339, issn: 2045-2322, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Wander Rogério Pavanelli ⇔ Thiago Mattar Cunha (4.0)
      1. BORGHI, SERGIO M. ; Fattori, Victor ; CARVALHO, THACYANA T. ; TATAKIHARA, VERA L. H. ; ZANINELLI, TIAGO H. ; PINHO-RIBEIRO, FELIPE A. ; FERRAZ, CAMILA R. ; Staurengo-Ferrari, Larissa ; Casagrande, Rubia ; PAVANELLI, WANDER R. ; Cunha, Fernando Q. ; Cunha, Thiago M. ; PINGE-FILHO, PHILENO ; Verri, Waldiceu A.. Experimental Trypanosoma cruzi Infection Induces Pain in Mice Dependent on Early Spinal Cord Glial Cells and NF?B Activation and Cytokine Production. Frontiers in Immunology. v. 11, p. 1/539086-18, issn: 1664-3224, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BORGHI, SERGIO M. ; Fattori, Victor ; PINHO-RIBEIRO, FELIPE A. ; DOMICIANO, TALITA P. ; MIRANDA-SAPLA, MILENA M. ; ZANINELLI, TIAGO H. ; Casagrande, Rubia ; PINGE-FILHO, PHILENO ; PAVANELLI, WANDER R. ; ALVES-FILHO, JOSE C. ; Cunha, Fernando Q. ; Cunha, Thiago M. ; Verri, Waldiceu A.. Contribution of spinal cord glial cells to L. amazonensis experimental infection-induced pain in BALB/c mice. Journal of Neuroinflammation. v. 16, p. 113, issn: 1742-2094, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Silva, Jean Jerley Nogueira da ; PAVANELLI, Wander Rogério ; Panis, Carolina ; Cunha, Thiago Mattar ; Oliveira, Francisco José de Abreu ; Menezes, Maria Claudia Noronha Dutra de ; Costa, Ivete Conchon ; THOMÉ, GRACIELE DA SILVA ; SILVA, FRANCISCO ORDELEI NASCIMENTO DA ; SOUSA, EDUARDO HENRIQUE SILVA DE ; LOPES, LUIZ GONZAGA DE FRANÇA ; Cecchini, Rubens ; CUNHA, FERNANDO DE QUEIROZ ; ITANO, Eiko Nakagawa ; EHARAWATANABE, MARIA ANGÉLICA. Nitric Oxide Donors with Therapeutic Strategic in Experimental Schistossomiasis Mansoni. American Journal of Immunology. v. 10, p. 225-239, issn: 1553-619X, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Pavanelli, Wander Rogério ; Silva, Jean Jerley Nogueira ; Panis, Carolina ; Cunha, Thiago Mattar ; Costa, Ivete Conchon ; Menezes, Maria Claudia Noronha Dutra ; Abreu Oliveira, Francisco José ; França Lopes, Luiz Gonzaga ; Cecchini, Rubens ; Queiroz Cunha, Fernando ; Watanabe, Maria Angélica Ehara ; Itano, Eiko Nakagawa. Experimental chemotherapy in Paracoccidioidomycosis using ruthenium NO-donor.. Mycopathologia (1975. Print). v. 172, p. 95-107, issn: 0301-486X, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Wander Rogério Pavanelli ⇔ Mauro Martins Teixeira (3.0)
      1. RUIZ-MIYAZAWA, KENJI W. ; Staurengo-Ferrari, Larissa ; Mizokami, Sandra S. ; DOMICIANO, TALITA P. ; Vicentini, Fabiana T. M. C. ; CAMILIOS-NETO, DOUMIT ; PAVANELLI, WANDER R. ; PINGE-FILHO, PHILENO ; AMARAL, FLÁVIO A. ; TEIXEIRA, MAURO M. ; Casagrande, Rubia ; Verri, Waldiceu A.. Quercetin inhibits gout arthritis in mice: induction of an opioid-dependent regulation of inflammasome. INFLAMMOPHARMACOLOGY. v. 25, p. 555-570, issn: 0925-4692, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Gutierrez, F. R. S. ; Mariano, F. S. ; Oliveira, C. J. F. ; PAVANELLI, Wander Rogério ; Guedes, P. M. M. ; Silva, G. K. ; Campanelli, A. P. ; Milanezi, C. M. ; Azuma, M. ; Honjo, T. ; Teixeira, M. M. ; Aliberti, J. C. S. ; SILVA, J. S.. Regulation of Trypanosoma cruzi-induced myocarditis by programmed death cell receptor 1 (PD-1). Infection and Immunity (Print). v. 79, p. 1873-1881, issn: 0019-9567, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Pavanelli, Wander R. ; Ferreira, Beatriz Rossetti ; MARIANO, FLáVIA S. ; CANETTI, CLáUDIO ; Cunha, Fernando Q. ; Teixeira, Mauro Martins ; Prado, Cibele M. ; Gutierrez, Fredy R.S. ; SILVA, JOãO S. ; Rossi, Marcos A.. 5-lipoxygenase is a key determinant of acute myocardial inflammation and mortality during Trypanosoma cruzi infection.. Microbes and Infection. v. 12, p. 123-130, issn: 1286-4579, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Wander Rogério Pavanelli ⇔ Nelson Eduardo Duran Caballero (1.0)
      1. FANTI, JACQUELINE RODRIGUES ; TOMIOTTO-PELLISSIER, FERNANDA ; MIRANDA-SAPLA, MILENA MENEGAZZO ; CATANEO, ALLAN HENRIQUE DEPIERI ; ANDRADE, CÉLIA GUADALUPE TARDELI DE JESUS ; Panis, Carolina ; RODRIGUES, JEAN HENRIQUE DA SILVA ; WOWK, PRYSCILLA FANINI ; KUCZERA, DIOGO ; COSTA, IDESSANIA NAZARETH ; NAKAMURA, CELSO VATARU ; NAKAZATO, GERSON ; DURÁN, NELSON ; Pavanelli, Wander Rogério ; CONCHON-COSTA, IVETE. Biogenic silver nanoparticles inducing Leishmania amazonensis promastigote and amastigote death in vitro. ACTA TROPICA. v. 178, p. 46-54, issn: 0001-706X, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Wander Rogério Pavanelli ⇔ José Carlos Farias Alves Filho (1.0)
      1. BORGHI, SERGIO M. ; Fattori, Victor ; PINHO-RIBEIRO, FELIPE A. ; DOMICIANO, TALITA P. ; MIRANDA-SAPLA, MILENA M. ; ZANINELLI, TIAGO H. ; Casagrande, Rubia ; PINGE-FILHO, PHILENO ; PAVANELLI, WANDER R. ; ALVES-FILHO, JOSE C. ; Cunha, Fernando Q. ; Cunha, Thiago M. ; Verri, Waldiceu A.. Contribution of spinal cord glial cells to L. amazonensis experimental infection-induced pain in BALB/c mice. Journal of Neuroinflammation. v. 16, p. 113, issn: 1742-2094, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Wander Rogério Pavanelli ⇔ Camila Indiani de Oliveira (1.0)
      1. MAZUR, KARIN LUIZE ; FEUSER, PAULO EMÍLIO ; VALÉRIO, ALEXSANDRA ; POESTER CORDEIRO, ARTHUR ; DE OLIVEIRA, CAMILA INDIANI ; ASSOLINI, JOÃO PAULO ; Pavanelli, Wander Rogério ; SAYER, CLAUDIA ; ARAÚJO, PEDRO H. H.. Diethyldithiocarbamate loaded in beeswax-copaiba oil nanoparticles obtained by solventless double emulsion technique promote promastigote death in vitro. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES. v. 176, p. 507-512, issn: 0927-7765, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Wander Rogério Pavanelli ⇔ Carlo José Freire de Oliveira (1.0)
      1. Gutierrez, F. R. S. ; Mariano, F. S. ; Oliveira, C. J. F. ; PAVANELLI, Wander Rogério ; Guedes, P. M. M. ; Silva, G. K. ; Campanelli, A. P. ; Milanezi, C. M. ; Azuma, M. ; Honjo, T. ; Teixeira, M. M. ; Aliberti, J. C. S. ; SILVA, J. S.. Regulation of Trypanosoma cruzi-induced myocarditis by programmed death cell receptor 1 (PD-1). Infection and Immunity (Print). v. 79, p. 1873-1881, issn: 0019-9567, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Wander Rogério Pavanelli ⇔ Valdir Florencio da Veiga Junior (1.0)
      1. KIAN, DANIELLE ; LANCHEROS, CÉSAR ARMANDO CONTRERAS ; ASSOLINI, JOÃO PAULO ; ARAKAWA, NILTON SYOGO ; VEIGA-JÚNIOR, VALDIR FLORÊNCIO ; NAKAMURA, CELSO VATARU ; PINGE-FILHO, PHILENO ; CONCHON-COSTA, IVETE ; Pavanelli, Wander Rogério ; YAMADA-OGATTA, SUELI FUMIE ; YAMAUCHI, LUCY MEGUMI. Trypanocidal activity of copaiba oil and kaurenoic acid does not depend on macrophage killing machinery. BIOMEDICINE & PHARMACOTHERAPY. v. 103, p. 1294-1301, issn: 0753-3322, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:43