Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Samuel Mendonca

Samuel Mendonça é Professor Titular vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (2019-2022). Bolsista Produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FE-USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira. Atuou como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC Campinas no ano de 2019. É o Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2018-2022), membro da Comissão de Avaliação da área de Educação da CAPES (2019/2020). Avaliador do PNLD - Objeto 1 2020 e Objeto 2 2021. Editor Assistente da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Editor Assistente da Revista Educação da PUC Campinas. Participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación. Atuou como Visiting Scholar na Shanghai Jiao Ton University, China, em 2014, com financiamento do Santander Universidades, Programa Top China. Desenvolveu atividades como Professor Visitante na PUC Peru, em 2013 e em 2018, com financiamento da PUC Peru. Desenvolveu atividades como Professor Visitante Universidade da República, Udelar, Uruguai, em 2012 com financiamento da CAPES. Foi professor de Filosofia na Educação Básica, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, nas redes pública e privada, por 5 anos. Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Foi Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018). Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015). Foi Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas em 2 mandatos, de 2010 a 2018. Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Cento de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de 2006 a 2010. Foi membro do Grupo de Apoio Pedagógico, Gape, da Pró-Reitoria de Graduação da PUC Campinas, de 2005 a 2010. Participou de eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos ou proferiu conferências em diferentes países, como Estados Unidos da América, China, Etiópia, República Tcheca, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e México. É autor de Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement (Maryland: GlobalSouth, 2018). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6369572439782922 (25/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 Parque Rural Fazenda Santa Cândida 13087571 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (19) 33437409 Fax: (19) 33437409 URL da Homepage: www.puc-campinas.edu.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Direito
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2021-Atual. Concepcao de Pesquisa Educacional e Ciencia: desenvolvimento de aplicativo para professores da EB
      Descrição: Ao oferecer continuidade ao projeto anterior intitulado Epistemologia da Pesquisa em Educação e em Direito, este projeto focaliza apenas a área de Educação e tem como título ?Concepção de Pesquisa Educacional e Ciência: desenvolvimento de aplicativo para professores da Educação Básica?. O ponto de partida diz respeito aos resultados alcançados no projeto anterior, sobretudo a partir da publicação Limites da pesquisa educacional: abstracionismo pedagógico e fragilidades do campo. Com a apresentação das fragilidades do campo educacional na dimensão da ciência com ênfase no desenvolvimento do conceito de abstracionismo pedagógico, o que se pretende agora é questionar: que concepção de pesquisa educacional se sustenta como científica? Um aplicativo criado para professores da Educação Básica pode propiciar envolvimento deles com o tema da pesquisa? A hipótese da investigação reside na observação de poucos espaços para o diálogo de professores da Educação Básica sobre a ciência e sobre a pesquisa educacional. É preciso construir uma ferramenta de comunicação para explorar estes elementos. O principal objetivo da investigação consiste em construir uma nova tecnologia de comunicação, um aplicativo, junto ao setor de computação da Universidade, para o uso contínuo de professores da Educação Básica. O método se refere a pesquisa bibliográfica e documental e os livros Philosophy, Methodology and Educational Research e Pragmatism and Educational Research serão centrais para a compreensão do debate internacional sobre o tema, entre outros. Haverá ainda articulação com técnico da área de computação da universidade para a construção de um aplicativo que resultará em produto que evidencia aderência ao Setor Comunicação da área de Tecnologia de Produção. A originalidade da investigação se apresenta na ausência de espaços de diálogo de professores da Educação Básica sobre a ciência e sobre a pesquisa educacional. Os resultados que se pretendem alcançar com o desenvolvimento do projeto dizem respeito à construção de um arcabouço teórico que sustente a concepção de pesquisa educacional como científica, além do produto, aplicativo, para o uso de professores da Educação Básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Samuel Mendonça - Coordenador / Paulo Moacir Godoy Pozzebon - Integrante / Christiany Pegorari Conte - Integrante / Kawan dos Santos Simão - Integrante / Carolina Trentini Moraes Sarmento - Integrante / Luana Aparecida de Oliveira Jorge - Integrante / Vinicius Facure Alves - Integrante / José Jorge Tannus Neto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 5
      Membro: Samuel Mendonca.
    2. 2020-Atual. Concepcao de Pesquisa Educacional e Ciencia
      Descrição: Ao oferecer continuidade ao projeto anterior intitulado Epistemologia da Pesquisa em Educação e em Direito, este projeto focaliza apenas a área de Educação e tem como título Concepção de Pesquisa Educacional e Ciência. O ponto de partida diz respeito aos resultados alcançados no projeto anterior, sobretudo a partir da publicação Limites da pesquisa educacional: abstracionismo pedagógico e fragilidades do campo na Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Com a apresentação das fragilidades do campo educacional na dimensão da ciência com ênfase no desenvolvimento do conceito de abstracionismo pedagógico, o que se pretende agora é questionar: que concepção de pesquisa educacional se sustenta como científica? A hipótese da investigação reside na ausência de fundamentação filosófica hegemônica para a definição de elementos que constituem a pesquisa educacional, isto porque ela parece se resumir a formas de aplicação de métodos específicos, uma ideia que se faz presente em livros didáticos de métodos de pesquisa em educação. O principal objetivo da investigação consiste em investigar que concepção de pesquisa educacional se sustenta como científica, considerando as fragilidades do campo apresentadas na pesquisa anterior. O método se refere a pesquisa bibliográfica e documental e os livros Philosophy, Methodology and Educational Research e Pragmatism and Educational Research serão centrais para a compreensão do debate internacional sobre o tema, entre outros. Os resultados que se pretendem alcançar com o desenvolvimento do projeto dizem respeito à construção de um arcabouço teórico que sustente a concepção de pesquisa educacional como científica. Como pano de fundo, haverá a retomada de estudo do conceito de ciência em um momento de crítica constante às universidades, ao conhecimento e à ciência por parte de agentes públicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Samuel Mendonça - Coordenador / Amanda Tavares Venturoso - Integrante / Paulo Moacir Godoy Pozzebon - Integrante / Denise Cristina Tordin - Integrante / Gabryelle Rahyara Miranda Castro da Cunha - Integrante / Christiany Pegorari Conte - Integrante. Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2
      Membro: Samuel Mendonca.
    3. 2018-2021. Epistemologia da Pesquisa em Educacao e em Direito
      Descrição: Este projeto diz respeito à renovação da Bolsa PQ do CNPq (2018-2020), também objeto de desenvolvimento de Pós-Doutorado na FEUSP sob a supervisão do Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira, e coloca em relevo dois campos do conhecimento distintos, a Educação e o Direito, do ponto de vista epistemológico. Atendendo às prerrogativas do Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020), elege-se a interdisciplinaridade como vetor da pesquisa que justifica a investigação das duas áreas do conhecimento. Parte-se da pergunta: que epistemologia da pesquisa em Educação e em Direito garante estes campos de saber como científicos no contexto das agências de fomento CAPES e CNPq? A hipótese adotada é a de que as áreas de Educação e de Direito, no contexto da CAPES e do CNPq, embora sejam áreas do conhecimento, não são consideradas ciência pelas áreas hegemônicas, prioritariamente a das ciências naturais, agrárias e áreas da saúde. As razões da desconsideração dessas áreas como ciência têm relação com a ausência de um estatuto epistemológico que evidencie seus pressupostos científicos. Os resultados que se pretende alcançar com o desenvolvimento deste projeto, pensado para dois biênios, dizem respeito à construção de um estatuto para a produção do conhecimento em Educação e em Direito, na perspectiva crítica e propositiva para estas áreas. Como pano de fundo, busca-se fortalecer estas áreas como estratégicas e que possam se tornar prioritárias na CAPES e no CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Samuel Mendonça - Coordenador / Ana Clara Freire - Integrante / Camilla de Caprio Villanova - Integrante / Kelly Cristina Leandro - Integrante / Sérgio Eduardo Fazanaro Vieira - Integrante / Amanda Tavares Venturoso - Integrante / Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho - Integrante / Paulo Moacir Godoy Pozzebon - Integrante / Denise Cristina Tordin - Integrante / Gabryelle Rahyara Miranda Castro da Cunha - Integrante / Luiz Felipe Mendes Juliano - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 41
      Membro: Samuel Mendonca.
    4. 2018-2020. Epistemologia da Pesquisa em Educacao e em Direito - parte I
      Descrição: Projeto de pesquisa institucionalizado na PUC Campinas para o biênio 2018/2019. Coloca em relevo dois campos do conhecimento distintos, a Educação e o Direito, do ponto de vista epistemológico. Atendendo às prerrogativas do Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020), elege-se a interdisciplinaridade como vetor da pesquisa que justifica a investigação das duas áreas do conhecimento. Parte-se da pergunta: que epistemologia da pesquisa em Educação e em Direito garante estes campos de saber como científicos no contexto das agências de fomento CAPES e CNPq? A hipótese adotada é a de que as áreas de Educação e de Direito, no contexto da CAPES e do CNPq, embora sejam áreas do conhecimento, não são consideradas ciência pelas áreas hegemônicas, prioritariamente a das ciências naturais, agrárias e áreas da saúde. As razões da desconsideração dessas áreas como ciência têm relação com a ausência de um estatuto epistemológico que evidencie seus pressupostos científicos. Os resultados que se pretende alcançar com o desenvolvimento deste projeto, pensado para dois biênios, dizem respeito à construção de um estatuto para a produção do conhecimento em Educação e em Direito, na perspectiva crítica e propositiva para estas áreas. Como pano de fundo, busca-se fortalecer estas áreas como estratégicas e que possam se tornar prioritárias na CAPES e no CNPq.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Samuel Mendonça - Coordenador / Ana Clara Freire - Integrante / Camilla de Caprio Villanova - Integrante / Kelly Cristina Leandro - Integrante / Sérgio Eduardo Fazanaro Vieira - Integrante / Amanda Tavares Venturoso - Integrante / Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho - Integrante / Paulo Moacir Godoy Pozzebon - Integrante / Denise Cristina Tordin - Integrante / Gabryelle Rahyara Miranda Castro da Cunha - Integrante / Luiz Felipe Mendes Juliano - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Remuneração / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 51 / Número de orientações: 1
      Membro: Samuel Mendonca.
    5. 2016-2018. O Ensino de Filosofia como Politica Publica e a questao do conhecimento para o Ensino Medio: Base Nacional Comum Curricular em analise
      Descrição: Este projeto oferece continuidade ao que está em andamento no CNPq (PQ 2015/2017) e problematiza as concepções de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular para a filosofia. As discussões em torno do currículo comum para a Escola Básica reivindicam que se coloque em relevo a questão das concepções do conhecimento, justamente para que se possa compreender as balizas teóricas que fundamentam esta proposição. A filosofia está presente na Base Nacional Comum Curricular com três eixos, cada um destinado a uma série do Ensino Médio, a saber: (i) introdução ao filosofar, (ii) opinião, conhecimento e gosto e (iii) condição humana e responsabilidade pelo mundo. O problema da investigação está assim formulado: quais as concepções de conhecimento que fundamentam a proposição da filosofia no contexto da Base Nacional Comum Curricular? Do ponto de vista do método, a revisão da literatura será feita por meio de análise documental junto a órgãos do governo federal e análise de produção acadêmica junto à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e também a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Os resultados que pretendemos alcançar apontam para a possibilidade de crítica das concepções de conhecimento que fazem parte da Base Nacional Comum Nacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Samuel Mendonça - Coordenador / Ana Clara Freire - Integrante / Camilla de Caprio Villanova - Integrante / Sérgio Eduardo Fazanaro Vieira - Integrante. Número de produções C, T & A: 45
      Membro: Samuel Mendonca.
    6. 2015-2018. Politicas Publicas para o Ensino de Filosofia e a questao do conhecimento para o Ensino Medio
      Descrição: Trata-se de projeto aprovado junto ao CNPq (Produtividade em Pesquisa CA Educação 2015 - 2017) que coloca em relevo a questão do ensino de filosofia no ensino médio, especificamente em relação aos conhecimentos que têm sido ensinados em instituições escolares. O projeto, de natureza bibliográfica e documental, intenta inventariar materiais didáticos disponíveis aos professores de filosofia com o propósito de discutir o aspecto do mérito destes materiais na consideração da Lei 11.684, de 2008.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Samuel Mendonça - Coordenador / Camila Borges da Silva - Integrante / Andressa Gotierra - Integrante / Ana Clara Freire - Integrante / Camilla de Caprio Villanova - Integrante / Sérgio Eduardo Fazanaro Vieira - Integrante / Ana Carolina Salvador - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 63
      Membro: Samuel Mendonca.
    7. 2014-2015. Politicas Publicas sobre o Ensino de Filosofia e a questao do conhecimento para o Ensino Medio
      Descrição: A questão do conhecimento em educação em se tratando do ensino de filosofia revela, de alguma forma, a perspectiva epistemológica do que é ou deve ser ensinado no Ensino Médio. O problema da investigação está assim formulado: existe uma base de conhecimentos filosóficos mínimos que justificam o ensino de filosofia no contexto da Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008? Em outros termos, o que se pretente investigar, ao longo dos próximos dois anos, é o estatuto do conhecimento filosófico provocado pela Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. O método diz respeito a revisão da literatura, sejam estudos de artigos publicados sobre a temática em periódicos qualificados, legislação que trata do ensino de filosofia, mas, principalmente, o acompanhamento da produção científico nos grupos de trabalho que discorrem sobre a temática, junto à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e também a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Os resultados que pretendemos alcançar apontam para a possibilidade de se estabelecer uma base mínima de conhecimentos de filosofia para o ensino médio, gerando mais coerência desta área do conhecimento para a formação de estudantes críticos e autônomos em relação aos problemas sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Samuel Mendonça - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Samuel Mendonca.
    8. 2012-2016. Da Filosofia a Educacao: conhecimento de si, cuidado de si, inquietude de si
      Descrição: Projeto de investigação no campo da Filosofia da Educação, a partir das análises do "último Foucault", visando re-pensar as práticas educativas na contemporaneidade, desde um viés filosófico. Trata-se de projeto de cooperação interinstitucional e internacional. A equipe brasileira é coordenada pela Unicamp, tendo como instituições associadas a PUC-Campinas, a UERJ e a UNIOESTE. A equipe brasileira trabalha em conjunto com a equipe uruguaia, coordenada pela Universidad de la República.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) . Integrantes: Samuel Mendonça - Integrante / Silvio Donizete Gallo - Coordenador / Walter Omar Kohan - Integrante / Ester Maria Dreher Heuser - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Samuel Mendonca.
    9. 2012-2013. Fundamentos das Politicas Publicas sobre o Ensino de Filosofia: verdade e dogmatismo
      Descrição: O projeto ?Fundamentos das Políticas Públicas sobre o Ensino de Filosofia: verdade e dogmatismo? aponta para a relevância de duas questões fundamentais e complementares, a saber: (i) a discussão da verdade e de seus limites no ensino de filosofia e (ii) o sentido das Políticas Públicas sobre o Ensino de Filosofia e seus paradoxos. Se o tema desse projeto ressalta a questão da verdade e, como desdobramento, o ensino de filosofia e sua dimensão política, o problema fundamental consiste em examinar quais as implicações do discurso filosófico?verdadeiro? oriundo de políticas públicas de ensino de filosofia e quais os desafios para o aprimoramento deste ensino frente à política educacional de massas? Os objetivos deste projeto consistem em (i) discutir e problematizar as acepções sobre o conceito de verdade em Nietzsche, em seu terceiro período, (ii) examinar a questão política em Nietzsche, a partir de fragmentos do terceiro período, a fim de problematizar sua crítica à educação técnica alemã em comparação com a educação brasileira atual, (iii) esquadrinhar a política pública de ensino de filosofia no Estado de São Paulo e (iv) investigar a política pública de ensino de filosofia a partir da Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008 e seus desdobramentos sobre o conceito de verdade, com o propósito de questionar os problemas do discurso universalizante, dogmático e sectário. Considerando se tratar de um projeto que será desenvolvido no contexto dos fundamentos da educação, mais especificamente em torno da filosofia da educação, então, o método será filosófico e as fontes serão analisadas a partir do olhar da filosofia da educação, isto é, buscando a conceituação, a problematização e a argumentação, características necessárias ao pensar filosófico. Os resultados que almejamos alcançar apontam para a possibilidade de se repensar a Política Pública de ensino de filosofia, em específico quanto à formatação de materiais que contrariam a dimensão filosófica por excelência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Samuel Mendonça - Coordenador. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Samuel Mendonca.
    10. 2010-2011. Educacao aristocratica e emancipacao do homem: liberdade e autonomia para a formacao do educador
      Descrição: A articulação da formação do educador, em se tratando da educação aristocrática, com as políticas educacionais e práticas pedagógicas é o pano de fundo deste projeto, na medida em que buscará criticar a concepção de educação vigente, especialmente na ausência de políticas que promovam efetivamente a emancipação dos estudantes. Esta proposta reivindicará práticas pedagógicas condizentes com o ideal de homem livre e emancipado. O projeto sinalizará para um perfil diferenciado de educador, que deverá ser capaz de criticar o seu papel no mundo e, com isto, as políticas educacionais, entendidas aqui como diretrizes da concepção de homem no mundo. Será o educador o agente de mudança de concepção para uma nova educação, neste caso, a aristocrática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Samuel Mendonça - Coordenador. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 47
      Membro: Samuel Mendonca.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio de Mérito Científico, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.. 2016.
      Membro: Samuel Mendonça.
    2. Prêmio de Mérito Científico, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.. 2012.
      Membro: Samuel Mendonça.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (102)
    1. 17th Conference of INPE: EDUCATION, THE ENVIRONMENT AND SUSTAINABILITY. Teaching as Dissensus in Times of Covid-19. 2020. (Congresso).
    2. I CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN EDUCATIVA: ?Repensando la gestión escolar desde las investigaciones y experiencias?. Gestão escolar e democracia em tempos de autoritarismo: a necessidade do dissenso. 2020. (Congresso).
    3. II Post-graduate Meeting.Coordenador de Sala e Moderador de apresentação de pesquisas de Mestrado e Doutorado. 2020. (Encontro).
    4. XXV Encontro de Iniciação Científica.Avaliador da Sessão de Comunicação Oral de IC de bolsistas FAPESP e FAPIC - área de Direito. 2020. (Encontro).
    5. XXV Encontro de Iniciação Científica.Coordenador de Sala e Avaliador de Pôster de Iniciação Científica. 2020. (Encontro).
    6. 34.o Congresso Internacional de Educação Física FIEP - 2019. Servos da aparência: refletindo sobre o corpo pela perspectiva do estetismo. 2019. (Congresso).
    7. 34.o Congresso Internacional de Educação Física FIEP - 2019. Jogos e Brinadeiras na Escola: um relato de experiência. 2019. (Congresso).
    8. IV SENAFE e II SEINFE - Seminário Nacional e Internacional de Filosofia e Educação: confluências.Violência escolar, morte e virtuosidade. 2019. (Seminário).
    9. XXIV Encontro de Iniciação Científica e IX Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.Sessões de Comunicação Oral FAPIC/Reitoria ? período de agosto de 2018 a julho de 2019 ? e FAPESP. 2019. (Encontro).
    10. XXIV Encontro de Iniciação Científica e IX Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.Sessão de Comunicação Oral dos alunos de Iniciação Científica. 2019. (Encontro).
    11. Colóquio A educação superior católica à luz do Instrumentum Laboris: Educar hoje e amanhã. Uma paixão que se renova. Responsabilidade Educativa na perspectiva do Instrumentum Laboris. 2018. (Congresso).
    12. II Encontro de Pós-Doutorandos da USP.Epistemologia da Pesquisa em Educação e em Direito. 2018. (Encontro).
    13. II Encontro de Pós-Doutorandos da USP. 2018. (Encontro).
    14. Professor Visitante na Escuela de Posgrado PUCP.Desafios para a educação: a questão do fundamento. 2018. (Encontro).
    15. XIII Seminário da Faculdade de Educação e XI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação.Mediação de conflitos no âmbito escolar: o papel das assembleias de classe. 2018. (Seminário).
    16. XIII Seminário da Faculdade de Educação e XI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação.Democracia e John Dewey: pensamento dos gestores e professores do Ensino Fundamental. 2018. (Seminário).
    17. 4to Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación. Escola violentada e filosofia da educação como maneira de viver. 2017. (Congresso).
    18. I Seminário Nacional de Shuaijiao.Ética no Shuaijiao no Brasil: prática, ensino e formação de professores. 2017. (Seminário).
    19. I Seminário Nacional de Shuaijiao.Ensino de Artes Marciais: avanços e retrocessos. 2017. (Seminário).
    20. IV Encontro sobre Neurociências na Educação.As novas perspectivas da formação em Educação. 2017. (Encontro).
    21. Planejamento Acadêmico-Pedagógico, 1º semestre 2017.Paradoxos das práticas no Ensino Superior: caminhos desviados. 2017. (Encontro).
    22. Planejamento da Faculdade de Direito.Educação Jurídica. 2017. (Outra).
    23. Tópicos Especiais para Estudantes Intercâmbio II 101 - turma A.Educational Public Policies in Brazil. 2017. (Outra).
    24. XIII Congresso Brasileiro de Direito Educacional. A centralização da escuta para a afirmação de um novo Direito na Educação Jurídica. 2017. (Congresso).
    25. XXII Encontro de Iniciação Científica e VII Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.Fundamentos da Educação: Filosofia. 2017. (Encontro).
    26. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPEd. Avaliador Ad Hoc do GT 17 - Filosofia da Educação. 2016. (Congresso).
    27. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPEd. Membro do Comitê Científico. 2016. (Congresso).
    28. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPEd. Coordenador do GT 17 - Filosofia da Educação. 2016. (Congresso).
    29. 2º Seminário Nacional Psicologia na Educação: que fazer é esse?.Mesa de abertura: Psicologia na e da Educação. 2016. (Seminário).
    30. II Congresso Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. Mesa de encerramento - Filosofia da Educação: entre a formação de educadores e a qualificação profissional. 2016. (Congresso).
    31. Reunião do Forpred Sudeste. 2016. (Encontro).
    32. VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Filosofia, ética e conhecimento para o ensino de filosofia: Der Wille zur Macht e a educação não dogmática. 2016. (Outra).
    33. XI Seminário da Faculdade da Educação e IX Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação: cidadania, direito e qualidade da educação básica.Currículo e Educação Básica - Profa. Dra. Andrea Barbosa Golveia UFPR. 2016. (Seminário).
    34. 37a Reunião Científica da ANPEd. 2015. (Outra).
    35. 3er Congreso Latinoamericano de Filosofia de la Educación. A escola da degenerescência: niilismo e decadência. 2015. (Congresso).
    36. 3er Congreso Latinoamericano de Filosofia de la Educación. Presentación de la Revista Ixtli. 2015. (Congresso).
    37. 3er Congreso Latinoamericano de Filosofia de la Educación. Presentación del libro Filosofia de la Educación, tradición y actualidad. 2015. (Congresso).
    38. 5º Congresso SOFELP. Comitê Científico. 2015. (Congresso).
    39. 5º Congresso SOFELP. Mesa de Encerramento. 2015. (Congresso).
    40. Grupo de Pesquisa NUPEFE.Verdade e moralização no ensino como base da "deformação humana". 2015. (Outra).
    41. II Mostra de Experiências das Licenciaturas da PUC Campinas e II Seminário do PIBID PUC Campinas: docência: ética e alteridade.A escola da degenerescência: niilismo e decadência como pressupostos da revaloração de valores. 2015. (Seminário).
    42. VI Seminário do GP Positivismo e Pragmatismo e suas relações com a Educação, II Seminário do GP Filosofia, Educação e Direitos Humanos e o I Seminário do GP Filosofia da Educação filosófica de crianças, adolescentes e jovens: Criticidade e Educação.Comissão Científica. 2015. (Seminário).
    43. I Colóquio de Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate.Filosofia na Educação e o Ensino das Artes Marciais. 2014. (Outra).
    44. Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância.O ensino de filosofia: o ethos da moralização. 2014. (Outra).
    45. Summer Course Shanghai Jiao Tong University.Ethos (????) and Wude (??) as foundations for a sustainable human future. 2014. (Outra).
    46. Top China Shanghai Jiao Tong University.Ethos (????) and Wude(??) as foundations for a sustainable human future. 2014. (Outra).
    47. XIX Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação Tecnológica e Inovação.Sessão de Comunicação Oral de alunos de Iniciação Científica. 2014. (Encontro).
    48. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2014. (Encontro).
    49. XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Formação inicial e continuada do professor de filosofia: implicações do PPP, Estágio, Pibid e o Currículo de São Paulo. 2014. (Encontro).
    50. 36ª Reunião Nacional da Anped.Coordenador Regional Sudeste do FORPRED. 2013. (Outra).
    51. 36ª Reunião Nacional da Anped.Sessão de Trabalhos do GT 17 - Filosofia da Educação na 36a. Reunião Nacional 2013. 2013. (Outra).
    52. 36ª Reunião Nacional da Anped.Associado Institucional na Reunião do FORPRED - Fórum Nacional de Coordeandores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2013. (Outra).
    53. 36ª Reunião Nacional da Anped.Representante Institucional na Reunião do FORPRED - Fórum Nacional de Coordeandores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2013. (Outra).
    54. 36ª Reunião Nacional da Anped.Herbert Spencer e os princípios dirigentes da educação intelectual. 2013. (Outra).
    55. II Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação. Política pública de ensino jurídico no ensino médio: o exemplo da conquista da filosofia para a possibilidade da emancipação intelectual rancieriana. 2013. (Congresso).
    56. II Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação. La voluntad de la Filosofía de la Educación de ?intervención? en la realidad social - mesa 3. 2013. (Congresso).
    57. II Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação. A autonomia do educando na paideia grega. 2013. (Congresso).
    58. II Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação. A dimensão dogmática do ensino de filosofia. 2013. (Congresso).
    59. II Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação. Enseñanza de la Filosofía. 2013. (Congresso).
    60. II Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação. La voluntad de la Filosofía de la Educación de ?intervención? en la realidad social - mesa 2. 2013. (Congresso).
    61. VII Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade.Infância aristocrática para a conquista do daimon. 2013. (Seminário).
    62. 13th Biennial Conference - Passion, Commitment and Justice in Education. Foundations of Education Policy of Philosophy Teaching in Brazil. 2012. (Congresso).
    63. 2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia. O conceito de verdade no ensino de filosofia. 2012. (Congresso).
    64. 2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia. Modalidades de Ensino de filosofia: conhecimento e ética. 2012. (Congresso).
    65. 35ª Reunião Anual 2012 - Anped. 2012. (Outra).
    66. Aula aberta de artes marciais - Instituto de Artes Unicamp.Aula aberta de artes marciais. 2012. (Oficina).
    67. Curso internacional de posgrado ?epistemología e investigación en educación.Problemas e desafios para a produção do conhecimento em educação: teorias do conhecimento e interpretação. 2012. (Encontro).
    68. Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade e TRansdiscipplinaridades no Ensino, Pesquisa e Extensãoo em Educação, Ambiente e SaúdeE. 2012. (Encontro).
    69. II Simpósio de Educação: interfaces educacionais em um contexto municipal.Ética e Educação. 2012. (Simpósio).
    70. Palestra para professores do Ensino Fundamental II.Educador em formação? Que educação?. 2012. (Simpósio).
    71. Reunião do Forpred - Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2012. (Outra).
    72. Seminário de Acompanhamento de área - Educação - CAPES. 2012. (Seminário).
    73. Seminário de Acompanhamento de Área - Educação - CAPES.Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas. 2012. (Seminário).
    74. Seminário sobre o ensino de filosofia e sociologia.Metodologia do Ensino de Filosofia. 2012. (Seminário).
    75. VII Encontro Regional da Anpae SE e XII Encontro Estadual da Anpae SP.Gestão da educação básica e a produção de pesquisas na área: um debate necessário. 2012. (Encontro).
    76. VII Encontro Regional da Anpae SE e XII Encontro Estadual da Anpae SP. 2012. (Encontro).
    77. VII Encontro Regional da Anpae SE e XII Encontro Estadual da Anpae SP.Abertura do VII Encontro Regional da Anpae SE e XII Encontro Estadual da Anpae SP. 2012. (Encontro).
    78. VII Encontro Regional da Anpae SE e XII Encontro Estadual da Anpae SP.Coordenador de Sala de Comunicação Oral. 2012. (Encontro).
    79. VII Seminário da Faculdade de Educação e VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação - a produção do conhecimento: os desafios e perspectivas da educação, o cotidiano escolar, a formação e a profissionalidade docente.A concepção de autonomia discente na pedagogia nova de Dewey. 2012. (Seminário).
    80. VII Seminário da Faculdade de Educação e VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação - a produção do conhecimento: os desafios e perspectivas da educação, o cotidiano escolar, a formação e a profissionalidade docente.Plano Nacional de Pós-Graduação: desafios na formação e na pesquisa. 2012. (Seminário).
    81. 10.o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Revalorando o papel do educador na Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Encontro).
    82. 10.o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A revaloração da educação moral infantil: a construção de valores em análise. 2011. (Encontro).
    83. 10.o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Os desafios para a promoção da autonomia no aluno no contexto da educação não-formal. 2011. (Encontro).
    84. 10.o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Anísio Teixeira: desafios para a educação democrática e pública de qualidade. 2011. (Encontro).
    85. 10.o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Cursos de Licenciatura em Computação: a formação do educador em análise. 2011. (Encontro).
    86. 34ª Reunião Anual - Educação e Justiça Social.Nietzsche e a questão do método: elementos estruturantes da educação aristocrática. 2011. (Outra).
    87. I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação. Identifica e diferença da Filosofia da Educação na América Latina: avaliação do congresso. 2011. (Congresso).
    88. I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação. A educação para a promoção da autonomia: a contribuição do contexto não-formal. 2011. (Congresso).
    89. I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação. 2011. (Congresso).
    90. I Fórum de Educação em Defesa da Infância.A formação do educador para uma infância aristocrática. 2011. (Outra).
    91. Seminario de Filosofía de la Educación - PIFFuL 2010 014.Autoeducación: cómo educarse a sí mismo desde la perspectiva nietzscheana. 2011. (Outra).
    92. 12 INPE Conference: "Philosophy of Education narrowing the divides". Written by the aphorisms of Nietzsche`s aristocratic education. 2010. (Congresso).
    93. 2010 Annual Meeting of the Philosophy of Education Society.Choosing the Ferry of Life: On Moral Agency as a Means in Education. 2010. (Encontro).
    94. 33a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2010. (Outra).
    95. Ética social: uma retrospectiva histórica. 2010. (Seminário).
    96. II Encontro do PARFOR.Pesquisa e produção do conhecimento em educação. 2010. (Encontro).
    97. I Seminário do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.A sala de aula como espaço de formação ética e compromisso social. 2010. (Seminário).
    98. IV Seminário sobre produção do conhecimento em educação: direito a uma educação de qualidade social.Educação e pesquisa: direito a uma educação de qualidade social. 2010. (Seminário).
    99. Mesa redonda: Iniciação Científica: pesquisa e inovação na formação do aluno de Graduação. 2010. (Encontro).
    100. Minicurso Michel Foucault, processos de subjetivação e práticas de si: a invenção de formas de vida resistentes na educação. 2010. (Outra).
    101. Razões para se cursar uma Pós-Graduação Stricto Sensu. 2010. (Outra).
    102. XIV Semana e Filosofia "Filosofia e Universidade: perspectivas".Perspectivismo, conhecimento e o homem. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (25)
    1. MENDONÇA, S.. Missão de Curta Duração Pasantia Acadêmica da PUC Peru na PUC Campinas. 2021. (Outro).. . 0.
    2. MENDONÇA, S.; GALLO, S. D.. III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. 2018. Congresso
    3. MENDONÇA, S.. LIX Semana Jurídica - Direitos Humanos e desenvolvimento social. 2016. (Outro).. . 0.
    4. MENDONÇA, S.. 3.o Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação. 2015. (Congresso).. . 0.
    5. MENDONÇA, S.; DIAZ, A.. II Congresso Latino-americano de Filosofia da Educação. 2013. Congresso
    6. MENDONÇA, S.; CALDERÓN, A. I. ; RIOS, M. P. G.. VII Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação ? Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites e possibilidades. 2013. Outro
    7. MENDONCA, S. ; CARVALHO, Alexandre Filordi de. Encontro Internacional: Didáticas para as diferenças. 2013. Outro
    8. MENDONÇA, S.. III Simpósio de Educação do Programa de Pós-Graduação. 2012. (Outro).. . 0.
    9. MENDONÇA, S.. II Simpósio de Educação do Programa de Pós-Graduação. 2011. (Congresso).. . 0.
    10. MENDONÇA, S.; GALLO, S. D. ; SANTI, A. M.. I Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação. 2011. Congresso
    11. CHEN, R. H. ; COVALESKIE, J. ; MENDONÇA, S.. Choosing ?The Ferry of Life?: On Moral Agency as a Mean in Education. 2010. Congresso
    12. MENDONÇA, S.. I Seminário do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 2010. (Outro).. . 0.
    13. MENDONÇA, S.. Ética social: uma retrospectiva histórica. 2010. (Outro).. . 0.
    14. MENDONÇA, S.. Ética na ação e no espaço escolar. 2010. (Outro).. . 0.
    15. MENDONÇA, S.. IV Seminário sobre a produção do conhecimento. 2010. (Outro).. . 0.
    16. MENDONÇA, S.. Comissão Científica do IV Seminário sobre a produção do conhecimento. 2010. (Outro).. . 0.
    17. MENDONÇA, S.. Comissão Científica do I Seminário do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 2010. (Outro).. . 0.
    18. MENDONÇA, S.. II Simpósio de Educação do Programa de Pós-Graduação. 2010. (Outro).. . 0.
    19. MENDONÇA, S.. V Oficina de Arbitragem de Wushu Taolu Tradicional. 2009. (Outro).. . 0.
    20. MENDONÇA, S.. LI Semana Jurídica - Sessão de Comunicações. 2008. (Outro).. . 0.
    21. MENDONÇA, S.. I Colóquio Nacional de Filosofia "Filosofia, Ética, Cultura e Sociedade". 2004. (Congresso).. . 0.
    22. MENDONÇA, S.. Colóquio Natureza, Cultura e Meio Ambiente. 2002. (Outro).. . 0.
    23. MENDONÇA, S.. III International Northern Praying Mantis Gongfu Seminar. 2001. (Outro).. . 0.
    24. MENDONÇA, S.. II International Northern Praying Mantis Gongfu Seminar. 2000. (Outro).. . 0.
    25. MENDONÇA, S.. I International Northern Praying Mantis Gongfu Seminar. 1999. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:40