Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Adriana Rocha Bruno

Adriana Rocha Bruno é Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Pós doutorado em educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT. Licenciada em Pedagogia, foi professora da Educação Básica por 15 anos. É professora associada do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF, e Professora do PPGEdu - UNIRIO (a partir de agosto de 2021). É vice-coordenadora do Curso de Pedagogia a distância (LIPEAD) da UNIRIO e é membro do NDE ( Núcleo Docente estruturante), representando o Departamento de Didática (DID) da UNIRIO, a partir de junho de 2020. Pesquisadora PQ-2. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR, que conta com pesquisadores e estudiosos envolvidos em investigações sobre as Docências contemporâneas, a Aprendizagem do adulto em ambientes em rede e a formação docente em meio à Cultura Digital. Foi coordenadora do Curso de Especialização Mídias na Educação (FACED/UFJF) de 2016 a 2019, membro do NDE do Curso de Pedagogia - UFJF. de 2014 a 2019. Foi professora do Depto. de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de agosto de 2008 a setembro de 2019. É Professora de Educação online e cibercultura, de Didática e de Currículo. É parecerista AdHoc da ANPED (GT 16), ENDIPE, ABCiber, ESUD, além de diversos periódicos nacionais e internacionais. Como Bolsista CAPES, no período de 2015-2016, -fomento para participação no Programa Pesquisa Pós-doutoral no Exterior na Universidade de Lisboa-Portugal, desenvolveu pesquisa em 3 universidades públicas portuguesas em Lisboa sobre as Docências no Ensino Superior. Tem desenvolvido pesquisas com fomento da FAPEMIG, da CAPES e do CNPq e é membro de duas redes internacionais de pesquisa: REGIET (Red Internacional de Grupos de Investigación en Educación y Tecnología, UPM), COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University). Coordenou os tutores a distância do Curso de Pedagogia - FACED-UFJF-UAB (2009-2015). Foi vice-coordedadora do Curso de Pedagogia da UFJF (2017 a 2018). Foi Coordenadora de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior (CIAPES) junto à PROGRAD-UFJF no período de 2011 a 2014. Foi professora da PUCSP entre 2004 e 2008, no Departamento de Fundamentos da Educação, como professora de Didática para as licenciaturas e docente nos Cursos: Tecnologias e Midias Digitais e Comunicação e Multimeios. Foi professora da Educação Básica por 17 anos. Experiente na área de Educação, pesquisa, principalmente a partir dos seguintes temas: Formação de professores, Docência no Ensino Superior, Educação online e cibercultura, Didática, Aprendizagem de adultos, Neurociência e neuropsicologia, Linguagem emocional e Educação, mídias e tecnologias. Site: https://sites.google.com/site/arbruno / https://gruparufjf.wix.com/pomardocencias Email: arbruno2208@gmail.com Facebook: Adriana Rocha Bruno Skipe: arbruno1 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9966072704077985 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Didática -UNIRIO. Travessa Dom Bosco, 43 - apto 302 Icaraí 24220390 - Niterói, RJ - Brasil - Caixa-postal: 24220390 Telefone: (21) 997652297 URL da Homepage: https://www.unirio.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2021-Atual. Educacao Aberta e Cultura Digital: docenciaS, curadoria, redes sociais, percursos e espacos (trans)formativos
      Descrição: O presente projeto demarca posição de resistência em prol da educação plural, pública e de qualidade. Os processos de mudança, especialmente no campo da didática, tem apontado para movimentos de abertura, de parceria, de colaboração e, ao mesmo tempo, de tensão quanto a centralização do papel do professor nas salas de aula. Nessa direção, este projeto propõe investigações que fomentem a construção da ideia de aulas decolonizadoras, a partir dos estudos antroposociais e em convergência com a Cultura Digital. Advoga-se que o cenário mundial pós pandemia COVID-19 alterará significativamente o campo da educação, materializando-o como contexto plural e rico em possibilidades tecnológicas. A presente pesquisa se propõe investigar como as ambiências (trans)formativas na Internet e adventos produzidos com a cultura digital se integra ao cotidiano escolar e educacional por meio de dispositivos tecnológicos abertos. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, é narrativa e formativa, e tem por objetivos: 1) mapear e produzir recursos e ambiências tecnológicas para a educação (curadorias e interfaces digitais interativas), que poderão auxiliar nos processos formativos em espaços formais e não formais, e 2) por meio da imersão em escola(s) da Educação Básica, compreender demandas e promover possibilidades para (trans)formações docentes com a incorporação da cultura digital no cotidiano escolar, via dispositivos tecnológicos abertos. Trata-se ainda de um projeto guarda-chuva que integra as contribuições de projetos de pesquisa finalizados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Rocha Bruno - Coordenador / Ana Carolina Guedes Mattos - Integrante / Octávio Silveira de Souza Vieira Neto - Integrante / Elisiana Candian Frizzoni - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 4
      Membro: Adriana Rocha Bruno.
    2. 2020-2021. Itens digitais e interativos em E-avaliacao de larga escala: processos cognitivos, estrategias e produtos didaticos na relacao entre meio impresso e meio digital.
      Descrição: O presente projeto propõe a continuidade da pesquisa realizada ao longo de 2018 a 2019 (BRUNO, 2019) que versou sobre as "Tecnologias, metodologias digitais e processos cognitivos na elaboração e na aplicação de itens de avaliação para a Educação Básica", em que se evidenciou a necessidade de sua ampliação e aprofundamento. Para tanto, integrou-se às investigações empreendidas no campo da educação e da cultura digital mais uma pesquisadora da área da Ciência da Computação, e propõe-se trazer estudiosos experientes para um aprofundamento no campo da cibercultura e da E-avaliação, com ênfase na integração das áreas da educação. O presente projeto vai estudar e produzir recursos para desenvolvimento de itens digitais e interativos para E-avaliação em larga escala, e, duas frentes de trabalho integrados às demais equipes de pesquisa e do CAED: 1. design didático e tecnológico de itens digitais e interativos e reflexões ética e privacidade digital; 2. análise e avaliação de plataformas e recursos tecnológicos para o desenvolvimento de modelos de itens de avaliação digitais e/ou interativos. Palavras-chave: itens digitais interativos; processos cognitivos em itens digitais, plataformas e tecnologias para itens digitais; design de itens digitais e interativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana Rocha Bruno - Coordenador / Liamara Scortegagna - Integrante.
      Membro: Adriana Rocha Bruno.
    3. 2019-Atual. Educacao Aberta e Cultura Digital: docenciaS, curadoria, redes sociais, percursos e espacos (trans)formativos
      Descrição: A chamada Cultura Digital se desdobra em movimentos e adjetivações que marcam o que hoje se compreende como era contemporânea. Este cenário tem intensificado demandas que envolvem a formação e a docência, suscitando ações que integram ambiências (espaços) e dispositivos tecnológicos digitais alicerçados na Educação Aberta. As redes sociais e a emergência de curadorias digitais interativas como espaços de relação, organização, armazenamento e socialização de dados ganham força e convocam outras formas de pensar e fazer educação em todos os espaços educacionais. Diante desse contexto plural e rico em possibilidades tecnológicas, a presente pesquisa propõe investigar os espaços (trans)formativos disponíveis na Internet (curadorias e interfaces digitais interativas) e de que formas se pode incorporar a cultura digital no cotidiano escolar e educacional por meio de tais dispositivos abertos. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, é narrativa e exploratória, e tem por objetivos: 1) mapear e produzir recursos e espaços tecnológicos disponíveis para a educação (curadorias e interfaces digitais interativas), que auxiliarão nos processos formativos em espaços formais e não formais, e 2) fazer imersão em escola(s) pública(s) e promover (trans)formações docentes para a incorporação da cultura digital no cotidiano escolar, via dispositivos abertos. Trata-se ainda de um projeto guarda-chuva que integra duas pesquisas de doutoramento: 1) coprodução de ambiência online de curadoria digital interativa para os percursos formativos na educação, com a colaboração de pesquisadores de Portugal (UAb de Portugal - Lisboa); 2) Espaços inovadores e abertos (Hackerspaces) para fomentar a formação docente e a criação coletiva de Recursos Educacionais Abertos. A pesquisa produzirá recursos tecnológicos e espaços educacionais online inovadores, junto a uma escola pública (Projeto Piloto), para disseminar a experiência, futuramente, para outras escolas públicas. Palavras-chave: cultura digital, educação aberta, formação de professores, curadoria digital interativa, redes sociais, percursos formativos abertos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Adriana Rocha Bruno - Coordenador / Ana Carolina Guedes Mattos - Integrante / Octávio Silveira de Souza Vieira Neto - Integrante / Elisiana Candian Frizzoni - Integrante / Caique Cahon - Integrante / Leililene Antunes Soares - Integrante / Rosângela Barros Barreto - Integrante / THIAGO SILVA ANDRADE - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Adriana Rocha Bruno.
    4. 2018-2020. Educacao Aberta e Cultura Digital: docenciaS, curadoria, redes sociais, percursos e espacos (trans)formativos
      Descrição: A chamada Cultura Digital se desdobra em movimentos e adjetivações que marcam o que hoje se compreende como era contemporânea. Este cenário tem intensificado demandas que envolvem a formação e a docência, suscitando ações que integram ambiências (espaços) e dispositivos tecnológicos digitais alicerçados na Educação Aberta. As redes sociais e a emergência de curadorias digitais interativas como espaços de relação, organização, armazenamento e socialização de dados ganham força e convocam outras formas de pensar e fazer educação em todos os espaços educacionais. Diante desse contexto plural e rico em possibilidades tecnológicas, a presente pesquisa propõe investigar os espaços (trans)formativos disponíveis na Internet (curadorias e interfaces digitais interativas) e de que formas se pode incorporar a cultura digital no cotidiano escolar e educacional por meio de tais dispositivos abertos. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, é narrativa e exploratória, e tem por objetivos: 1) mapear e produzir recursos e espaços tecnológicos disponíveis para a educação (curadorias e interfaces digitais interativas), que auxiliarão nos processos formativos em espaços formais e não formais, e 2) fazer imersão em escola(s) pública(s) e promover (trans)formações docentes para a incorporação da cultura digital no cotidiano escolar, via dispositivos abertos. Trata-se ainda de um projeto guarda-chuva que integra duas pesquisas de doutoramento: 1) coprodução de ambiência online de curadoria digital interativa para os percursos formativos na educação, com a colaboração de pesquisadores de Portugal (UAb de Portugal - Lisboa); 2) Espaços inovadores e abertos (Hackerspaces) para fomentar a formação docente e a criação coletiva de Recursos Educacionais Abertos. A pesquisa produzirá recursos tecnológicos e espaços educacionais online inovadores, junto a uma escola pública (Projeto Piloto), para disseminar a experiência, futuramente, para outras escolas públicas. Palavras-chave: cultura digital, educação aberta, formação de professores, curadoria digital interativa, redes sociais, percursos formativos abertos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Adriana Rocha Bruno - Coordenador / Ana Carolina Guedes Mattos - Integrante / Octávio Silveira de Souza Vieira Neto - Integrante / Elisiana Candian Frizzoni - Integrante / Leililene Antunes Soares - Integrante / Rosângela Barros Barreto - Integrante / Thiago Silva de Andrade - Integrante / Caique Caon - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.
      Membro: Adriana Rocha Bruno.
    5. 2018-2019. Tecnologias e metodologias digitais na elaboracao e na aplicacao de itens de avaliacao para a Educacao Basica
      Descrição: O presente projeto se propõe mapear tecnologias e recursos digitais e em rede para o desenvolvimento e aplicação de itens de avaliação em larga escala voltados para as áreas da Educação Básica. Vincula-se ao eixo 1 do edital, a saber: "Pesquisa aplicada ao desenvolvimento de tecnologias" e aos Produtos e Atividades n. 04, do edital Fadepe 07/2018. Objetivos: Mapear as tecnologias disponíveis para a produção, veiculação e aplicação de itens para avaliações online; Investigar metodologias e recursos digitais inovadores, com base nos de startup, para o desenvolvimento de itens de avaliação para a educação básica; Estudar as dinâmicas de startup, como pitch, e identificar potencialidades para o desenvolvimento de itens e metodologias de avaliação; Mapear possibilidades para curadorias digitais na educação, especificamente para banco de itens avaliativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana Rocha Bruno - Coordenador. Financiador(es): Centro de Políticas Públicas e Avaliação em Educação - Bolsa.
      Membro: Adriana Rocha Bruno.
    6. 2015-2017. Formacao inicial de professores do Ensino Fundamental I para integrar as Tecnologias Digitais da Informacao e Comunicacao aos processos de ensino e aprendizagem: estudo de caso instrumental em cursos de Pedagogia de tres universidades publicas federais
      Descrição: Projeto aprovado no Edital Universal MCTI / CNPq nº 14/2014. A presente proposta tem como objetivo geral investigar o modo como os cursos de Pedagogia das universidades públicas federais têm ressignificado as recomendações legais sobre formação de professores para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O estudo tem como corpus empírico três cursos de Pedagogia (Unifesp, UFJF, UFAL) e se vale de um quadro teórico de referência que engendra os seguintes campos: formação de professores e TDIC; educação e TDIC (em seus desdobramentos: educação e cibercultura; inclusão e letramento digital; abordagens pedagógicas de utilização das TDIC). O projeto situa-se como estudo de caso de caráter instrumental. Os sujeitos de pesquisa são os coordenadores dos três cursos em tela, professores e alunos das disciplinas da área de Educação e Tecnologia e de outras que tematizam as TDIC no campo educacional. No tocante aos instrumentos de coleta de dados serão aplicados: a) questionário fechado junto aos licenciandos; b) entrevistas semiestruturadas junto aos coordenadores de curso e aos professores selecionados. Quanto às formas de análise serão desenvolvidas: a) análise documental dos projetos político-pedagógicos dos três cursos, incluindo-se as ementas das disciplinas em tela; b) análise temática de conteúdo dos depoimentos emanados das entrevistas semiestruturadas, com categorias definidas segundo o modelo misto; c) análise quantitativa descritiva dos dados dos questionários, que serão tabulados e analisados à luz de categorias definidas a partir do quadro teórico de referência. Palavras-chave: formação de professores; métodos e técnicas de ensino; tecnologias digitais da informação e comunicação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana Rocha Bruno - Integrante / Lucila Pesce - Coordenador / et al - Integrante / Mercedes B. Carvalho - Integrante.
      Membro: Adriana Rocha Bruno.
    7. 2015-2016. DocenciaS no Ensino Superior na contemporaneidade: percursos e experiencias integradoras para multiplas aprendizagens na cultura digital
      Descrição: Pesquisa de Pos doutoramento - Compreendendo que a docência contemporânea na Educação universitária assume concepção ampla e plural, o presente projeto questiona as possibilidades formativas para a docência no/para o Ensino Superior, considerando as demandas atuais que suscitam a integração de áreas/conhecimentos, de saberes e de processos de aprendizagem, mediados por uma cultura digital. Em busca de pistas para tal questão, a pesquisa pretende mapear as ações formativas institucionais desenvolvidas em três universidades públicas portuguesas de Lisboa (Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e UAB-Lisboa), de modo a ampliar e potencializar as pesquisas e experiências a partir desta temática realizadas pela proponente no Brasil. O método assumido para esta investigação se dá, fundamentalmente, na abordagem experiencial por meio da imersão no/com o campo por meio de observações e entrevistas abertas-dialogadas, e encontra na multirreferencialidade (Ardoino, 1998) uma epistemologia potente para a mobilidade e flexibilidade necessárias no processo investigativo. Estima-se que a pesquisa ofereça dados que contribuam com as ações formativas dos docentes universitários brasileiros e portugueses, e também promova o fortalecimento de ações acadêmicas, futuras e permanentes, entre pesquisadores estrangeiros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Rocha Bruno - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Adriana Rocha Bruno.
    8. 2013-2015. FORMACAO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE CIBERCULTURA: MULTIPLICIDADE, COAPRENDIZAGEM E EDUCACAO ONLINE
      Descrição: A formação de professores e seus desdobramentos, especialmente no que tange a aprendizagem do adulto e a docência para sua formação, tem sido foco de minhas pesquisas desde 2000. Buscar pistas para compreender que concepções suportam os cursos online se faz necessário, e um caminho para isso se dá na escuta das vozes de pesquisadores da cibercultura. Fecha-se assim, a cadeia de elos de uma rede de investigação: docência no Ensino Superior suportada pela Educação online, desdobramentos de formações em educação via cursos online por meio de pesquisa com docentes da Educação Básica, concepções que norteiam as ações docentes online na cibercultura e desenvolvimento de REAs ? de modo a estudar na prática as potencialidades destes recursos para a aprendizagem e docência online. Para seu desenvolvimento, e com vistas a buscar respostas à questão que se segue, tal investigação considera três focos: a) Docência online: concepções e práticas; b) Os sujeitos na e por meio da Educação online; c) Aprendizagem em rede e os processos formativos online. A partir das considerações apresentadas, formulamos a seguinte questão de pesquisa: Quais os desdobramentos da Educação online para a docência no, com (por meio de) e para o Ensino Superior, de modo a atender: 1) às demandas de formação online de docentes da Educação pública (Básica e Superior), 2) compreender as concepções de formação e docência; e 3) desenvolver recursos educacionais abertos para a didática em tempos de cibercultura?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Adriana Rocha Bruno - Coordenador / Lucia Helena Schuchter - Integrante / Ana Carolina Guedes Mattos - Integrante / Vinicius Rangel dos Santos - Integrante / Maira Saporetti - Integrante / Marcio Luiz Domingues - Integrante / Thais Ribeiro - Integrante / Maria Darcilene Aragão - Integrante / Leandro Barrozo - Integrante / Felipe Vargas da Silva - Integrante / Ana Paula Queiroz Silva Neves - Integrante / Ana Lucia Werneck Veiga - Integrante / Thays Alessandra Silva Saçço - Integrante / Maira Pereira Monteiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Cooperação.
      Membro: Adriana Rocha Bruno.
    9. 2012-2015. Formac?a?o Docente no Ensino Superior em tempos de Cibercultura: multiplicidade, coaprendizagem e educac?a?o online
      Descrição: A pesquisa focaliza o estudo de temas afeitos a? formac?a?o docente na atualidade, bem como seus desdobramentos, utilizando a Educac?a?o Online como espac?o de acontecimento, por isso e? essencial uma visa?o mais ampla sobre a cibercultura. A investigac?a?o sobre a doce?ncia ocorre no, com (por meio de) e para o Ensino Formal, tendo quatro partes que se coadunam no projeto, sendo eles: o trabalho com a formac?a?o online de docentes da educac?a?o pu?blica (Ba?sica e Superior), investigando tambe?m as concepc?o?es de formac?a?o e doce?ncia, e por fim a pesquisa e criac?a?o de recursos educacionais abertos para a dida?tica em tempos de cibercultura, analisando as potencialidades destes recursos para a aprendizagem e doce?ncia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Rocha Bruno - Coordenador / Lucia Helena Schuchter - Integrante / Ana Carolina Guedes Mattos - Integrante / Octávio Silveira de Souza Vieira Neto - Integrante / Maira Saporetti - Integrante / Maria Darcilene Aragão - Integrante / Felipe Vargas da Silva - Integrante / Ana Lucia Werneck Veiga - Integrante.
      Membro: Adriana Rocha Bruno.
    10. 2011-2012. Projeto interinstitucional de pesquisa sobre a construcao de recursos educacionais abertos (REA)
      Descrição: Projeto desenvolvido através da co-aprendizagem e coletividade de pesquisa utilizando a Tool-Library. O projeto congrega pesquisadores de distintos países da comunidade de língua portuguesa e é uma parceria com o projeto europeu OpenScout sediado na na The Open University,Inglaterra / Knowledge Media Institute, sob coordenação da Profa. Dra. Alexandra Okada. The OpenScout Project ? Tool-Library, Open Educational Resources and Social Network: Colearning and Professional Development (https://oer.kmi.open.ac.uk) Titulo da Pesquisa do GRUPAR: Coaprendizagem em rede na formação docente: plasticidade, colaboração e rizomas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Adriana Rocha Bruno - Integrante / Alexandra Okada - Coordenador / et al - Integrante.
      Membro: Adriana Rocha Bruno.
    11. 2010-2012. DIDATICA ONLINE: contribuicoes para o processo de aprendizagem do educador em ambientes digitais. Projeto em desenvolvimento pelo GRUPAR / (coordenadora)
      Descrição: De que forma estão se constituindo as práticas docentes em cursos online e, neste contexto, qual a contribuição da Didática online para o desenvolvimento e implantação de ações de formação docente online desenvolvidas sob a égide do humanismo, da plasticidade humana e da emancipação social, rumo a uma aprendizagem integradora? Projeto Financiado pela FAPEMIG - EDITAL UNIVERSAL. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Adriana Rocha Bruno - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Adriana Rocha Bruno.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (56)
      1. 6º Colóquio de Pesquisas em Educação e Midia / 2o EPEM.Arquitetônica Cíbrida: integração e diálogo nas políticas de formação docente. 2018. (Simpósio).
      2. ENDIPE.Didática, metodologias e práticas inovadoras. 2018. (Encontro).
      3. Simpósio Internacional de Tecnologias e Educação a distância no Ensino Superior.Mesa: Educação e Tecnologias - Educação Aberta e Cultura Digital. 2018. (Simpósio).
      4. Ciclo de Conversas à quinta - debate A coordenação do trabalho dos professores - AFIRSE PT e IE-UL. 2016. (Outra).
      5. I Conferência Internacional SPCE-SEC A educação comparada para além dos números.MARCAS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: educação, tecnologias e a pluralidade da formação contemporânea. 2016. (Outra).
      6. Jornadas Pedagógicas @IEUL. 2016. (Outra).
      7. Seminário de Doutoramento - António Nóvoa - A comparação em Educação: Portugal e a Europa. 2016. (Seminário).
      8. Seminário de Doutoramento - António Nóvoa - A educação no espaço público: conhecimento e decisão. 2016. (Seminário).
      9. Seminário de Doutoramento - António Nóvoa - A escola tem futuro?. 2016. (Seminário).
      10. Seminário de Doutoramento - António Nóvoa - As Universidades e seu Futuro. 2016. (Seminário).
      11. Seminário de Doutoramento - António Nóvoa - Formação de professores: politicas e modelos institucionais. 2016. (Seminário).
      12. Seminário Transdisciplinar da AIE de Curriculo, Formação de Professores e Tecnologia.POMAR e a Cultura Digital em meio escolar e acadêmico (24/05/2016). 2016. (Seminário).
      13. Seminário Transdisciplinar da AIE de Didática: estudos de aulas na formação de professores - Profa. João Pedro da Ponte e Monica Baptista. 2016. (Seminário).
      14. XXIII Colóquio AFIRSE PORTUGAL.Processos formativos e docência no Ensino Superior: programas e pr;aticas educativas na contemporaneidade. 2016. (Outra).
      15. II EREBIO.O uso das Tecnologias digitais e em rede na sala de aula contemporânea: possibilidades para aprendizagem. 2015. (Seminário).
      16. Seminário transdisciplinar da AIE de Curriculo, formação de professores e tecnologia: aprensidizagem colaborativa e LOLA - Profa Patricia Torres. 2015. (Simpósio).
      17. 4o Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia.Percursos Formativos online para a docência contemporânea: multiplicidade, coaprendizagem e br a c o n a g e m. 2014. (Outra).
      18. CADI-CEREBRUM - JUIZ DE FORA.Memória e aprendizado - Palestra: Prof. Dr. Carlos Alberto Mourão Junior. 2014. (Outra).
      19. II Holodeck - UFSC.Deleuze e Educação: diferenciação, experimentação e rizoma. 2014. (Seminário).
      20. II SIEC/JF - Seminário Internacional de Educação contemporânea.Educação e docência na cultura digital em rede: desafios para a aprendizagem. 2014. (Seminário).
      21. II SIEC/JF - Seminário Internacional de Educação contemporânea.A educação do futuro e o futuro da educação: tendencias e desafios. 2014. (Seminário).
      22. I Simpósio Internacional de Literacia Midática. 2014. (Simpósio).
      23. X Seminário Analitico de Temas Interdisciplinares - SIAT e II Seminário de Pesquisa Inovadora na/para Formação de professores - SERPRO.Tecnologias e pesquisa: novas abordagens de estudo (17 e 18/09/2014). 2014. (Seminário).
      24. X Seminário Internacional da Rede Estrado.Docência e cibercultura: múltiplas relações e (inter)ações na produção do conhecimento. 2014. (Seminário).
      25. 2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação qualitativa. Pesquisa Educacional e Letramentos: itinerários teóricos e metodológicos de uma investigação qualitativa na abordagem histórico-cultural. 2013. (Congresso).
      26. 36ª Reunião - ANPED - Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Os sentidos de formação na cibercultura: multiplos olhares dos pesquisadores para a subjetivação do adulto na cultura digital. 2013. (Congresso).
      27. I Semana da Faced, VI Semana da Educação e IX Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE - UFJF.Debate entre grupos de pesquisa: Alfabetize e Grupar. 2013. (Seminário).
      28. Mini Curso - Educação e redes virtuais: desafios contemporâneos - 36ª ANPED - GO. https://36reuniao.anped.org.br/pdfs_minicursos_aprovados/gt16_minicurso.pdf. 2013. (Congresso).
      29. VII Seminário Internacional - As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade..A produção de materiais didáticos digitais para a Educação online a partir do conceito de dialogia digital: docentes e designers lado a lado. 2013. (Seminário).
      30. 17 CONGRÉS DE L'AMSE-AMCE-WAER.La educación online y la alfabetización-letramiento digital: una experiencia de la maestria.... 2012. (Simpósio).
      31. 3º Colóquio de pesquisas em Educação e Midia.Ações de pesquisa e estudos do Grupo de Pe3squisa Aprendizagem em Rede- GRUPAR -UFJF. 2012. (Outra).
      32. II EIRET.A tecedura das redes: a relação dos professores em cursos online e a formação na pesquisa em educação. 2012. (Encontro).
      33. WEBCONFERÊNCIA - APRENDIZAGEM EM REDE: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.APRENDIZAGEM EM REDE: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. 2012. (Outra).
      34. ANPED SUDESTE 2011.Pesquisa em Pós-Graduação em Educação, Linguagens e Midias. 2011. (Encontro).
      35. ANPED SUDESTE 2011.A MEDIAÇÃO PARTILHADA EM REDES SOCIAIS RIZOMÁTICAS: (des) territorialização de possibilidades para a discussão sobre o Ser tutor e a tutoria em cursos online. 2011. (Encontro).
      36. Curso de Capacitação de Professores - CEAD-UFJF.Prática docente online e o processo de mediação didática: novos desafios teórico-pedagógicos. 2011. (Oficina).
      37. Curso de Capacitação de Professores - CEAD-UFJF.Prática docente online e o processo de mediação didática: novos desafios teórico-pedagógicos. 2011. (Oficina).
      38. ESUD 2011: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância. Didática online: entrelaçando redes entre professores e tutores. 2011. (Congresso).
      39. I EEBA.O eu, o outro e o nós em formação na cibercultura: argumentações bakhtinianas acerca das múltiplas vozes na formação humana. 2011. (Encontro).
      40. I EEBA.Educação como resposta responsavel. 2011. (Encontro).
      41. III Seminário de educação a distância na UFBA.Tecnologias na Educação Superior: o presencial e o online em convergência. 2011. (Seminário).
      42. JOVAED.Docencia online e a aprendizagem do educador. 2011. (Outra).
      43. Webconf - UNIFESP.Educação e aprenidzagem em rede. 2011. (Outra).
      44. 1º Encontro Regional de tutores a distância.Mediação e tutor - docente tutoria. 2010. (Encontro).
      45. 7mo Simpósio Iberoamericano em Educación, Cibernética e Informática.Experiências com webconferência: a constituição de comunidades de aprendizagem. 2010. (Simpósio).
      46. Colóquio Deleuze - leitor dos modernos. 2010. (Outra).
      47. Conferencia Magistral a estudiantes del posgrado en Educacion na Universidad Pedagogica Nacional.Postulados teóricos de Paulo Freire y la presentacion de la maestria en administracion de la educacion publica. 2010. (Outra).
      48. Curso de Capacitação e coordenadores de tutoria - Cead-UFJF.A importância do papel do coordenador de tutoria. 2010. (Outra).
      49. I e II Fórum de coordenadores da Área de Pedagogia do Sistema Universidade Aberta do Brasil.Representação de tutores a distância. 2010. (Outra).
      50. I EIRET - Encontro Internacional de Redes de Grupo de Investigação: Educação e tecnologia.A constituição de redes de aprondizagem na Educação online: espaços de pesquisa na cibercultura. 2010. (Encontro).
      51. II Colóquio de Formação de professores e cibercultura em educação.A infancia, a juventude e os professores diante das tecnologias digitais: o que dizem as pesquisas em educação (mediadora de mesa). 2010. (Outra).
      52. II Colóquio de Formação de professores e cibercultura em educação. 2010. (Outra).
      53. II Seminário Ciências e Cognição: caminhos da neuroeducação.Aprendizagem do adulto educador: plasticidade em redes rizomáticas de formação, via ambientes online. 2010. (Seminário).
      54. Webconferência.Webconferência: Educação e tecnologia na contemporaneidade. 2010. (Outra).
      55. XV Endipe. Aprendizagem em rede: processos interativos e sociais na formação docente. 2010. (Congresso).
      56. XVI Congreso Mundial de Ciências de la Educacion. LA EDUCACIÓN ONLINE Y LA EMERGENCIA DE NUEVOS ACTORES EM EL PROCESO DE FORMACIÓN. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (10)
      1. DUARTE, R. ; MACHADO, M. A. ; ROCHA BRUNO, ADRIANA ; FONSECA, M. J. S.. 7o Colóquio de Pesquisas em Mídias e Educação (CPEM) e 3o Escola de Primaveras em Educação e Mídias Guaracira Gouvêa (EPEM). 2021. Outro
      2. BRUNO, Adriana Rocha; MICARELLO, H. ; SCORTEGAGNA, L. ; TOLEDO, J.. II ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE AVALIAÇÃO FORMATIVA E DIGITAL: conexões, pesquisas e produções em múltiplos contextos. 2020. Congresso
      3. FERREIRA, S. ; ROCHA BRUNO, ADRIANA. ABCiber - Simpósio Nacional da ABCiber. 2018. Congresso
      4. ROCHA BRUNO, ADRIANA. ESCUTE DIGITAL. 2017. (Outro).. . 0.
      5. BRUNO, Adriana Rocha; FLOR, C. C.. Abertura do Programa Percursos Formativos - da CIAPES - Coordenação de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior - PROGRAD-UFJF. 2013. Outro
      6. BRUNO, Adriana Rocha; SILVA, L. S. P. ; MAGRONE, E. ; SIMPSON, P.. AÇÕES FORMATIVAS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2012. Outro
      7. BRUNO, Adriana Rocha; SILVA, L. S. P. ; SIMPSON, P.. Ciclo de palestras de Fundamentação teórica do Projeto Piloto da CIAPES - Coordenação de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior - PROGRAD-UFJF. 2012. Outro
      8. BRUNO, Adriana Rocha; ET. AL. VIII Seminário Anual de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. 2012. Outro
      9. BRUNO, Adriana Rocha. Presidente Comissão Científica - SUB-TEMA 7: Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação - no XV ENDIPE. 2010. (Congresso).. . 0.
      10. BRUNO, Adriana Rocha; ET. AL. I Encontro Regional de Tutores. 2010. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Adriana Rocha Bruno ⇔ Carmem Aparecida do Valle Costa Feijo (1.0)
        1. BRUNO, Adriana Rocha. Revista Brasileira de Educação. 2014.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Adriana Rocha Bruno ⇔ Kati Eliana Caetano (1.0)
        1. CARVALHO, Alexandre Filordi de. Revista Olhares. 2020.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Adriana Rocha Bruno ⇔ Alexandre Filordi de Carvalho (1.0)
        1. CARVALHO, Alexandre Filordi de. Revista Olhares. 2020.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Adriana Rocha Bruno ⇔ Nilma Lino Gomes (1.0)
        1. DALBEN, A. I. L. F. (Org.) ; DINIZ-PEREIRA, J. E. (Org.) ; SANTOS, L. L. C. P. (Org.) ; LEAL, L. F. V. (Org.) ; SOARES, Leôncio José Gomes (Org.) ; GOMES, Nilma Lino (Org.) ; GOMES, Ana Maria Rabelo (Org.) ; ANTUNES-ROCHA, M. I. (Org.) ; SILVA, L. C. (Org.) ; FERRARI, A. (Org.) ; MARQUES, L. P. (Org.). Educação a distância e Tecnologias da informação e comunicação: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (Parte II ) A Parte II da Coleção Didática e prática de ensino: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 6, p. 4515.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Adriana Rocha Bruno ⇔ Júlio Emílio Diniz-Pereira (1.0)
        1. DALBEN, A. I. L. F. (Org.) ; DINIZ-PEREIRA, J. E. (Org.) ; SANTOS, L. L. C. P. (Org.) ; LEAL, L. F. V. (Org.) ; SOARES, Leôncio José Gomes (Org.) ; GOMES, Nilma Lino (Org.) ; GOMES, Ana Maria Rabelo (Org.) ; ANTUNES-ROCHA, M. I. (Org.) ; SILVA, L. C. (Org.) ; FERRARI, A. (Org.) ; MARQUES, L. P. (Org.). Educação a distância e Tecnologias da informação e comunicação: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (Parte II ) A Parte II da Coleção Didática e prática de ensino: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 6, p. 4515.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:40