Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Aparecida Neri de Souza

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutoramento em Sociologia do Trabalho pela Université Paris 10, Nanterre, França, Laboratoire Genre, Travail et Mobilités (GTM). Professora Sociologia da Educação no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DECISE) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), Linha de Pesquisa Trabalho e Educação. Pesquisadora Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC), linha de Pesquisa Trabalho e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia do Trabalho Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: Trabalho e Formação Profissional; Relações de Trabalho no Setor Público (professores); Condições e Organização do Trabalho em Universidades; Trabalho, Políticas e Educação; Sociologia do Trabalho e Educação. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/5515536378374204 (24/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Rua Bertrand Russel, 801, Barão Geraldo 13081970 - Campinas, SP - Brasil Telefone: (019) 35215673 Fax: (019) 335215557
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2018-Atual. Trabalho docente em universidades publicas no Brasil e na Franca
      Descrição: Analisar comparativamente, no Brasil e na França: (a) O papel do Estado nas mudanças observadas nas décadas recentes na organização e relações de trabalho em universidades públicas, especialmente no que se refere tanto às novas formas de gestão; (b) O processo de gerenciamento, suas orientações e práticas, na perspectiva da modernização da universidade, bem como suas implicações nas relações de trabalho; (c) As formas e sentido da mobilização de professores e professoras, tanto relacionados aos aspectos de resistência, como às formas manifestas de consentimento, frente às mudanças no mundo do trabalho e na universidade; (d) As relações sociais de classe e de gênero serão consideradas em todos os objetivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Aparecida Neri de Souza - Coordenador / Fernando Henrique Protetti - Integrante / Berenice Lurdes Borssoi - Integrante / Rosangela da Silva Pardo - Integrante / Thaís Rezende de Camargo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3
      Membro: Aparecida Neri de Souza.
    2. 2017-Atual. Trabalho no Brasil e na Franca. Sentido das mudancas e mudancas de sentido
      Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo Analisar: (a) O papel do Estado nas mudanças observadas nas décadas recentes no mercado, organização e relações de trabalho, especialmente no que se refere tanto às novas formas de gestão, como as implicações das fronteiras nacionais na integração do capital e na precariedade/ precarização do trabalho no processo de mundialização; (b) O processo de gerenciamento, suas orientações e práticas, na perspectiva da referida modernização, frequentemente expressa como inevitável e necessária para o bem comum, bem como suas implicações nas relações de trabalho; (c) As formas e sentido da mobilização de trabalhadores e trabalhadoras, tanto relacionados aos aspectos de resistência, como às formas manifestas de consentimento, frente às mudanças no mundo do trabalho, nos contextos referidos nos objetivos acima. As relações sociais de classe, de gênero e de raça/etnia serão consideradas, por um número expressivo de pesquisadores, nos três eixos temáticos deste projeto. As análises serão desenvolvidas por meio de diferentes objetos, ângulos e lócus de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aparecida Neri de Souza - Coordenador / VICENTE RODRIGUEZ - Integrante / Marcia de Paula Leite - Integrante / José Roberto Heloani - Integrante / Maria Rosa Lombardi - Integrante / Lucie Tanguy - Integrante / Ricardo Antunes - Integrante / Helena Hirata - Integrante / Danièle Kergoat - Integrante / Sabine Fortino - Integrante / Angela Maria Carneiro Araujo - Integrante / José Dari Krein - Integrante / Selma Borghi Venco - Integrante / Carmen Lucia Rodrigues Arruda - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Liliana Rolfsen Petrilli Segnini - Integrante / Carolina de Roig Catini - Integrante / Luciano Pereira - Integrante / Alexandro Henrique Paixão - Integrante / Hugo Rodrigues Dias - Integrante / Barbara Geraldo de Castro - Integrante / Fabio Luis Barbosa dos Santos - Integrante / Regine Bercot - Integrante / Aurelie Jeantet - Integrante / Bernard Valentini - Integrante / Gaetan Flocco - Integrante / Guillaume Tiffon - Integrante / Cedric Lomba - Integrante / Albena Tcholakova - Integrante. Financiador(es): Comité Français d'Évalution de la Coopération Universitaire avec le Brésil - Cooperação / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5
      Membro: Aparecida Neri de Souza.
    3. 2016-2018. Trabalho docente em universidades publicas - olhares cruzados: Brasil e Franca
      Descrição: Analisar comparativamente o sentido social das mudanças do trabalho dos/as professores/as universitários/as, no estado de São Paulo (Brasil) e na região metropolitana de Paris (França), considerando as formas que estas assumem na organização e condições de trabalho e nos movimentos sociais. Para tanto, metodologicamente, privilegiará a análise comparativa internacional de políticas públicas, mercado e organização do trabalho docente nos dois países com trajetórias históricas diferenciadas. Para tanto, este objetivo geral desdobra-se nas análises sobre: (1) As formas que assumem o trabalho assalariado no setor público (estável) de professores universitários. Será enfocado em São Paulo, as três universidades estaduais (UNESP, USP e UNICAMP) e na França duas universidades da região metropolitana de Paris (UNIVERSITÉ OUEST ? NANTERRE LA DEFÉNSE; PARIS 8 ? VINCENNES SAINT DENIS, reagrupadas no polo UNIVERSITÉ PARIS-LUMIÉRES); (2) As formas precárias e flexíveis do trabalho e do emprego, sob diferentes aspectos, de professores universitários do setor público nas universidades selecionadas; (3) Os aspectos institucionais, no Brasil e na França, vinculados ao trabalho docente nas universidades, isto é o papel do Estado e das políticas públicas na organização do trabalho docente e nas condições em que este trabalho se concretiza; (4) As dinâmicas no heterogêneo mercado de trabalho dos professores, enfocando as relações de gênero, as diferenciações entre os professores estáveis e os precários nas universidades, isto é a forma como se concretiza a noção de mercado de trabalho: formas que assumem a oferta e a procura de emprego, processos seletivos, contratos de trabalho e suas diferentes possibilidades; (5) As trajetórias pessoais e profissionais dos professores e professoras buscando apreender não só as mudanças nas relações de trabalho como também as implicações sociais dessas transformações nas formas cotidianas de viver dos docentes ; (6) Os movimentos sociais e reivindicações formuladas pelos professores referentes ao trabalho e emprego, como estes movimentos expressam a articulação entre as condições de trabalho e o mercado de trabalho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aparecida Neri de Souza - Coordenador / Fernando Henrique Protetti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Aparecida Neri de Souza.
    4. 2012-2015. Organizacao e condicoes do trabalho moderno: emprego e precarizacao do trabalho docente nas universidades publicas estaduais
      Descrição: Organização e condições do trabalho moderno: emprego e precarização do trabalho docente nas universidades públicas estaduaisResumo:O projeto de pesquisa objetiva analisar: a) o sentido social do trabalho, dito moderno, nas universidades públicas paulistas ? USP, UNICAMP e UNESP - considerando as formas que estas assumem na organização e condições de trabalho e nos movimentos sociais; b) as formas precárias e flexíveis do trabalho e do emprego, sob diferentes aspectos; c) as formas de organização do trabalho baseadas em processos de individualização, competição e produtividade as quais tendem trincar as bases coletivas da construção da docência nas três universidades; d) as articulações entre a vida pessoal, familiar e profissional submetidas aos princípios da flexibilidade e de precariedade (objetiva e subjetiva) possibilitando maior grau de incertezas; e, as formas de adaptação, de consentimento e de resistência desenvolvidas pelos/as professoras e professoras das três universidades públicas paulistas face às mudanças no trabalho docente. Palavras-chave: relações de trabalho, relações de gênero, trabalho docentes, universidades públicas estaduais, condições de trabalho, movimentos sociais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Aparecida Neri de Souza - Coordenador / Míriam Morelli Lima - Integrante / Fernando Henrique Protetti - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 4
      Membro: Aparecida Neri de Souza.
    5. 2010-2014. Organizacao e condicoes do trabalho moderno: emprego, desemprego e precarizacao do trabalho
      Descrição: Objetivos: (1) Analisar o sentido social da modernização numa perspectiva comparativa Brasil-França, considerando as formas que estas assumem no contexto da mundialização no trabalho e nos movimentos sociais. As relações de gênero serão consideradas em todas as temáticas neste projeto. (2) Analisar a multiplicação das formas precárias de trabalho e emprego, sob diferentes aspectos nos dois países, em diferentes categorias de trabalho industrial e de serviço, nos setores privado e público, sobretudo no campo da educação e das artes. (3) Analisar a expansão das formas de organização do trabalho baseadas em processos de individualização, as quais tendem a trincar as bases coletivas do estatuto do assalariamento. (4) Analisar as novas articulações entre vida profissional e vida privada submetidas aos princípios de flexibilidade e disponibilidade, possibilitando maior grau de incertezas. Da mesma forma, compreender as formas de adaptação, de consentimento e de resistências desenvolvidas pelos assalariados nestas novas configurações do trabalho. (5) Analisar a organização e os objetivos das formas de mobilização expressas nos conflitos e movimentos sociais que se contrapõem às contradições da mundialização e que expressam a articulação entre problemas regionais e dimensões globais. Acordo de Cooperação Científica Internacional CAPES/COFECUB 688/2010, coordenação Aparecida Neri de Souza (Brasil) e Daniele Linhart (França). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Aparecida Neri de Souza - Coordenador / VICENTE RODRIGUEZ - Integrante / Marcia de Paula Leite - Integrante / Neusa Maria Mendes de Gusmão - Integrante / Liliana Rolfsen Petrilli Segnini - Integrante / José Roberto Heloani - Integrante / Danièle Linhart - Integrante / Ricardo Antunes - Integrante / Isabelle Bertaux-Wiame - Integrante / Danièle Kergoat - Integrante / Sabine Fortino - Integrante / Débora Mazza - Integrante / Angela Maria Carneiro Araujo - Integrante / Míriam Morelli Lima - Integrante / José Dari Krein - Integrante / Nicolas Jounin - Integrante / Renè Mathieu - Integrante / Sacha Leduc - Integrante / Andreia Galvão - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Comité Français d'Évalution de la Coopération Universitaire avec le Brésil - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 7
      Membro: Aparecida Neri de Souza.
      Descrição: O projeto tem como objetivos analisar: 1. O sentido social do trabalho moderno, numa perspectiva comparativa Brasil-França, considerando as formas que estas assumem no contexto da mundialização tanto na organização do trabalho como nos movimentos sociais. As relações de gênero serão consideradas em todos os eixos temáticos deste projeto; 2. A multiplicação das formas precárias do trabalho e do emprego, sob diferentes aspectos nos dois países, nos setores privado e público, em diferentes categorias de trabalho; 3. A expansão das formas de organização do trabalho baseadas em processos de individualização; 4. Os processos de migração internacional de trabalhadores e de deslocamentos de empresas e suas implicações no trabalho, sobretudo para as mulheres; 5. As articulações entre a vida pessoal, familiar e profissional submetidas aos princípios da flexibilidade do trabalho e suas consequências; 6. A nova forma de configurações do trabalho observadas em cooperativas e organizações não governamentais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andréia Galvão - Integrante / Angela Araujo - Integrante / Ricardo Antunes - Integrante / Márcia de Paula Leite - Integrante / Dari Krein - Integrante / Vicente Rodriguez - Integrante / Aparecida Neri de Souza - Coordenador / Liliana Rolfsen Petrilli Segnini - Integrante / Neusa Maria Mendes Gusmão - Integrante / Débora Mazza - Integrante / José Roberto Montes Heloani - Integrante / Selma Borghi Venco - Integrante / Danièle Linhart - Integrante / Helena Hirata - Integrante / Sabine Fortino - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / COFECUB - Cooperação.
      Membro: Andreia Galvao.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (56)
      1. 13a. Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. Escola pública, laica e gratuita, em tempos de crises e possibilidades. 2018. (Congresso).
      2. 13ª Reunião Científica Regional da Anped-Sudeste.GT 9 Trabalho e Educação. 2018. (Outra).
      3. Encontro Rumo ao VII Seminário Internacional da rede ASTE.Precariado, precarização e proletarização do trabalho docente. 2018. (Seminário).
      4. Encontro Rumo ao VII Seminário Internacional da rede ASTE.Grupo de Trabalho Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação. 2018. (Seminário).
      5. Encontro Rumo ao VII Seminário Internacional da Rede Aste.Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação. 2018. (Seminário).
      6. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRABALHO NO BRASIL E NA FRANÇA. SENTIDO DAS MUDANÇAS E MUDANÇAS DE SENTIDO.Do que adoecem os/as professores/as? Pesquisas do sindicato Apeoesp sobre saúde laboral. 2018. (Seminário).
      7. IX Encontro Nacional da Redestrado.Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências. 2018. (Encontro).
      8. Trabalho, Profissões e Política.Profissões,. ocupações e identidades. 2018. (Seminário).
      9. XII SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO.TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM SÃO PAULO: QUAL TRABALHO?. 2018. (Seminário).
      10. XII SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO.Derecho a la educación pública y trabajo docente: resistencias y alternativas. 2018. (Seminário).
      11. XII SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO.Transformações contemporâneas no trabalho docente.. 2018. (Seminário).
      12. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRABALHO NO BRASIL E NA FRANÇA: SENTIDO DAS MUDANÇAS E MUDANÇAS DE SENTIDO.Abertura e encerramento TRABALHO NO BRASIL E NA FRANÇA: SENTIDO DAS MUDANÇAS E MUDANÇAS DE SENTIDO. 2017. (Seminário).
      13. IX Encontro Brasileiro da Redestrado.Trabalho docente no século XXI: conjuntura e construção de resistências. 2017. (Encontro).
      14. XV Encontro Nacional da ABET ? Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.GT 8 Trabalho e Educação. 2017. (Encontro).
      15. XV Encontro Nacional da ABET ? Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.Trabalho, crise e desigualdade: caminhos e descaminhos da sociedade contemporânea. 2017. (Encontro).
      16. 12a. Reunião Cientifica Regional Sudeste da ANPEd.GT 9 Trabalho e Educação, Educação Popular, Educação de Pessoas Jovens e Adultas. 2016. (Encontro).
      17. III Coloquio de Pesquisa Educação e História Cultural.Leituras da história e da cultura. 2016. (Outra).
      18. Primer Congreso nacional de educacion, universidad y comunidad. Proposta governo Temer para a educação. 2016. (Congresso).
      19. Rumo ao VI Seminário Internacional da rede ASTE.Precarização e terceirização na educação. 2016. (Encontro).
      20. Seminário Os tempos do social e da política.A cópia da cópia: propostas do governo interino para a educação. 2016. (Seminário).
      21. Seminário Pesquisa como atividade de ensino.Pesquisa como atividade de ensino. 2016. (Oficina).
      22. Seminários Gepedisc.Trabalho e formação profissional: professores das escolas técnicas Brasil e França. 2016. (Seminário).
      23. Seminários Gepedisc.Trabalho no Brasil e na França. Mudanças de sentido, sentido das mudanças. 2016. (Seminário).
      24. Seminários GEPEDISC.Ensino Superior como campo de pesquisa sociologica. 2016. (Seminário).
      25. Seminários GREPPE.PEC 241 e as implicações para a educação pública. 2016. (Seminário).
      26. VIII congresso ALAST. Trabalho docente nas universidades públicas. 2016. (Congresso).
      27. VIII Encontro Brasileiro da REDE ESTRADO.Identidade docente, gênero e condições de trabalho. 2016. (Encontro).
      28. XI Seminário Internacional de la RED ESTRADO.Do que se enferman los/las docentes?. 2016. (Seminário).
      29. XI Seminário Internacional de la RED ESTRADO.Pesquisas linha 10 Trabalho e Educação. 2016. (Seminário).
      30. XI Seminário Internacional de la RED ESTRADO.Condições e organização do trabalho docente em universidades públicas. 2016. (Seminário).
      31. 2o. Florum do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH/UNICAMP.Ensino superior e pós-graduação no Brasil. 2015. (Simpósio).
      32. 9a. Semana de Educação.Quem educa a pátria educadora?. 2015. (Encontro).
      33. Coloquio Conditions Enseignantes, conditions pour enseigner. Organisations et conditions du travail moderne. 2015. (Congresso).
      34. Seminário de Pesquisa e Pós Graduação em Educação.Pesquisas linha 10 Trabalho e Educação. 2015. (Seminário).
      35. V Encontro Educação Politizada e educação despatologizada.A escola como espaço pedagógico. 2015. (Encontro).
      36. V Seminário de Educação Brasileira.Eixo 5 Condição e valorização do trabalho docente no seculo XXI: sociedade em mudança. 2015. (Seminário).
      37. XIV Encontro Nacional da ABET.Relações de trabalho: representações construídas pelos/as docentes e militantes sindicais. 2015. (Encontro).
      38. III Seminário Organização e condições do trabalho moderno..As novas formas de sofrimento no trabalho numa perspectiva sociologica - debatedora. 2012. (Seminário).
      39. I Seminário PIBID UNICAMP.Sociologia no ensino médio: uma experiência profissional. 2012. (Seminário).
      40. Seminário Internacional A investigação em trabalho, profissão e condição docente: desafios teóricos e metodológicos.Condições de trabalho e saúde docente. 2012. (Seminário).
      41. Uma agenda de pesquisa sobre ensino superior no Brasil. 2012. (Seminário).
      42. X Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp.A organização e as condições de trabalho docente na pós graduação. 2012. (Encontro).
      43. XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Organização e condições do trabalho moderno: professores no plano nacional de educação. 2012. (Congresso).
      44. Ciências Sociais e Educação.Ciências Sociais e Educação - Liliana Segnini. 2011. (Seminário).
      45. I Encontro Luso Brasileiro sobre Trabalho Docente.Modernização do trabalho docente: processo de precarização e ataque ao oficio. 2011. (Encontro).
      46. III Seminário da rede de pesquisadores sobre associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação.Professores face às formas de desestabilização de direitos. 2011. (Seminário).
      47. III Seminário de Educação Brasileira PNE: Questões desafiadoras e embates emblemáticos.Relações de trabalho docente: emprego e precarização do trabalho. 2011. (Seminário).
      48. Seminaire Public GTM - CRESPPA - CNRS.La modernisations du travail enseignant au Bresil: processus de précarisations et atteintes au métier. 2011. (Seminário).
      49. XXV Encontro Estadual de Supervisores do Magistério.O trabalhador da educação escolar estadual e municipal. 2011. (Encontro).
      50. 21 Congresso de Educação do SINPEEM. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. 2010. (Congresso).
      51. 2o. Seminário do Curso de Pedagogia Reconstruindo Trajetórias.Ser professor e professora: condições de trabalho dessa profissão. 2010. (Seminário).
      52. VI Congreso de la Associacion Latinoamericana de Sociologia del Trabajo. O sentido da desregulamentação do trabalho nas trajetórias profissionais. 2010. (Congresso).
      53. VI Congreso de la Associacion Latinoamericana de Sociologia del Trabaljo. Mercado de trabalho e modos de vida: professores face às formas de desastabilização. 2010. (Congresso).
      54. VIII Seminário Internacional RED ESTRADO UCH CLACSO.Condições de trabalho suas repercussões na saude de professores da educação básica no Brasil. 2010. (Seminário).
      55. VIII Seminário Internacional RED ESTRADO UCH CLACSO.Salud y trabajo docente. 2010. (Seminário).
      56. XVIII Congreso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. Docência em escola técnica: relações e condições de trabalho. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (19)
      1. PAIXAO, A. H. ; ARAUJO, A. M. C. ; SOUZA, Aparecida Neri de ; ARRUDA, C. L. R. ; CATINI, C. R. ; PIOLLI, E. ; SANTOS, F. L. B. ; HIRATA, H. ; DIAS, H. R. ; KREIN, J. D. ; HELOANI, J.R. ; SEGNINI, Liliana ; PEREIRA, L. ; LEITE, M. P. ; LOMBARDI, M.R. ; ANTUNES, R. ; VENCO, S. B. ; CASTRO, B. G. ; LOMBA, C. ; FORTINO, S. ; POCHIC, S.. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRABALHO NO BRASIL E NA FRANÇA. SENTIDO DAS MUDANÇAS E MUDANÇAS DE SENTIDO. 2018. Outro
      2. SOUZA, Aparecida Neri de; CATINI, C. R. ; PEREIRA, L.. Seminários de Pesquisa GEPEDISC. 2018. Outro
      3. SOUZA, Aparecida Neri de; CATINI, C. R.. Seminários Gepedisc. 2017. Outro
      4. SOUZA, Aparecida Neri de; PAIXAO, A. H. ; CASTRO, B. G. ; CATINI, C. R. ; ARRUDA, C. L. R. ; PIOLLI, E. ; DIAS, H. R. ; KREIN, J. D. ; HELOANI, J.R. ; SEGNINI, Liliana ; PEREIRA, L. ; LEITE, M. P. ; LOMBARDI, M.R. ; ANTUNES, R. ; BERCOT, R. ; VENCO, S. B. ; RODRIGUEZ, V. ; ARAUJO, A. M. C. ; JEANTET, A. ; HIRATA, H.. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRABALHO NO BRASIL E NA FRANÇA: SENTIDO DAS MUDANÇAS E MUDANÇAS DE SENTIDO. 2017. Outro
      5. SOUZA, Aparecida Neri de; CATINI, C. R.. Seminários de Pesquisa GEPEDISC. 2016. Outro
      6. SOUZA, Aparecida Neri de; FARIA, Ana Lucia ; ARRUDA, C. L. R. ; CATINI, C. R. ; SAMPAIO, H ; SEGNINI, L. R. P. ; PEREIRA, L. ; LEITE, M. P. ; LOMBARDI, M.R. ; SIMSON, O. R. M. V. ; SOUZA, J. S. ; TROPIA, P. V. ; BRAGA, R.. Seminários de Pesquisa GEPEDISC. 2015. Outro
      7. SOUZA, Aparecida Neri de; SEGNINI, Liliana ; VENCO, S. B.. III Seminário Internacional Organização e condições do trabalho moderno. 2012. Outro
      8. MORAES, C.S.V. ; KRUPPA, S. ; SOUZA, Aparecida Neri de. Da noção de qualificação ao "modelo de competências" e suas implicações na redefinição do sistema de ensino profissional e técnico. 2012. Outro
      9. SOUZA, Aparecida Neri de; ARRUDA, C. L. R. ; SAMPAIO, H ; SOUZA, L. B. ; MUNHOZ, M. ; AMORIM, P. ; SIEIRO, R.F. ; VENCO, S. B.. Seminário Ciências Sociais e Educação. 2012. Outro
      10. SOUZA, A. N.. II Seminário Internacional - Organização e condições do trabalho moderno. Emprego, desemprego e precarização do trabalho. 2011. (Outro).. . 0.
      11. SOUZA, A. N.; GUSMAO, N. M. M.. Juventude e emprego: educar para qual trabalho?. 2011. Outro
      12. SOUZA, A. N.; SAMPAIO, H. Ensino Superior hoje: público e privado. 2011. Outro
      13. SOUZA, Aparecida Neri de; ARRUDA, C. L. R. ; SAMPAIO, H ; SOUZA, L. B. ; PEREIRA, M.C.C. ; MUNHOZ, M. ; SIEIRO, R.F. ; VENCO, S. B.. Seminário Ciências Sociais e Educação. 2011. Outro
      14. SOUZA, A. N.; SEGNINI, Liliana ; ANTUNES, R. ; RODRIGUEZ, V. ; HELOANI, J.R. ; ARAUJO, A. M. C. ; FORTINO, S. ; LINHART, D. ; MAZZA, D. ; GUSMAO, N. M. M. ; ARRUDA, C. L. R. ; MACHADO, M. L. B.. Organização e condições do trabalho moderno: emprego, desemprego e precarização do trabalho. 2010. Congresso
      15. SOUZA, A. N.. Qual é o sentido social da modernização do trabalho ? Brasil ? França ? singularidades e similitudes. 2008. (Outro).. . 0.
      16. SOUZA, A. N.. Profissionalização de professores. 2005. (Outro).. . 0.
      17. SOUZA, A. N.. Crenças coletivas e desigualdades culturais. 2003. (Outro).. . 0.
      18. SOUZA, A. N.. Autonomização da Escola e Participação de Pais e Mestres: novas estratégias de descentralização do sistema educacional. 1988. (Outro).. . 0.
      19. SOUZA, A. N.. V Congresso Estadual da Apeoesp. 1984. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (14)
      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Lucindo José Quintans Júnior (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Anete Abramowicz (1.0)
        1. ABRAMOWICZ, A. parecer assessoria FAPESP. 2010.
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      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Raquel Rolnik (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Sergio Costa Oliveira (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Marilene Proença Rebello de Souza (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Margareth da Silva Oliveira (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Maria Itayra Coelho de Souza Padilha (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Rosimere Ferreira Santana' (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Ada Ávila Assunção (1.0)
        1. SOUZA, Aparecida Neri de. Do que sofrem os docentes? Uma contribuição dos estudos, pesquisas e relatos de experiências nos 15 anos da Rede Estrado. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Martha Cristina Nunes Moreira (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Alexandre Filordi de Carvalho (1.0)
        1. CARVALHO, Alexandre Filordi de. Revista Educação e Sociedade. 2011.
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      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Nilma Lino Gomes (1.0)
        1. KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES. CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO XII CICLO DE DEBATES, OFICINAS E MOSTRA DE TRABALHOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda). 0.
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      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (1.0)
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      • Aparecida Neri de Souza ⇔ Ana Cláudia Duarte Cardoso (1.0)
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    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:43