Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Vera Regina Veiga Franca

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG; fundadora e pesquisadora do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da FAFICH/UFMG). Atua nas áreas de Teorias da Comunicação, Comunicação e Cultura Midiática, Metodologia de Pesquisa em Comunicação. É formada em Comunicação Social / Jornalismo pela PUC-MG, com mestrado em Comunicação pela UnB, DEA e doutorado em Ciências Sociais na Université René Descartes - Paris V (1989-1993). Fez estágio de pós-doutorado em Sociologia junto ao CEMS (Centre d'Etudes des Mouvements Sociaux) da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), na França (2005-2006). Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) no biênio 2001-2003. Tem desenvolvido e orientado projetos em torno dos processos interativos midiáticos, com ênfase na televisão; na relação popular/midiático; na análise de acontecimentos e celebridades. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9362500927938573 (20/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1B
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social. Av Antônio Carlos, 6627 Pampulha 30270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34095012 Fax: (31) 34095039
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-Atual. Visibilidade e valores: figuras publicas, legitimidade e fama no cenario midiatico-social
      Descrição: Dentro de uma perspectiva relacional da comunicação, que busca analisar as práticas comunicativas enquanto uma dinâmica de reflexividade entre interlocutores e entre mídia e sociedade, este projeto tem como objeto de estudo o processo de celebrização, ou seja ? o papel e o lugar das celebridades na sociedade contemporânea. O fenômeno da fama (e da busca da fama) ganhou grande intensidade nos últimos anos, e ele atinge hoje diferentes lugares da sociedade. Paralelamente, o fenômeno se torna objeto de estudo e é tratado sob diferentes abordagens. Nossa reflexão, no âmbito do GRIS/UFMG (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade), tem como objetivo, inicialmente, promover uma exploração teórica do conceito de célebre e celebridade, através de uma revisão e sistematização dos estudos desta temática; da identificação de sua inserção nas grandes linhas teóricas que alicerçam os estudos comunicacionais; da aproximação e distinção de conceitos próximos, tais como figuras públicas, ídolos, heróis. Ao mesmo tempo, e no espaço de outro projeto desenvolvido no grupo, um site que constitui um ?observatório de celebridades? no Brasil (Radar de Celebridades, GRISLAB/UFMG), almejamos analisar a dinâmica e estratégias que marcam os processos de celebrização, bem como desenvolver um estudo de caso de algumas celebridades brasileiras contemporâneas, buscando identificar lugares e dispositivos propiciadores de visibilidade; apreender valores que são projetados / espelhados pelas celebridades brasileiras. Partimos do pressuposto de que as celebridades constituem um espelho dos valores da sociedade, ou seja, ela se constituem em espaços que são valorizados socialmente, e elas incitam comportamentos, reforçam tendências, produzem modelos. A metodologia adotada conjuga a pesquisa bibliográfica, constituindo um panorama dos celebrity studies, e estudos de caso, buscando identificar a trajetória de algumas celebridades (figuras públicas de referência) brasileiras, performances e dispositivos utilizados, bem como uma análise do movimento entre padronização e particularidade das personagens estudadas. A análise do comportamento e performance das celebridades possibilitará uma radiografia dos valores projetados por elas e ? por extensão ? das tendências que percorrem a vida social. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Vera Regina Veiga Franca - Coordenador / Fernanda de Faria Medeiros - Integrante / Maria Lúcia de Almeida Afonso - Integrante / Cecília Bizerra Sousa - Integrante / Chloé Catarina Fraga Leurquin - Integrante / Bárbara Cristina Lima - Integrante / Evelly Lopes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Vera Regina Veiga Franca.
    2. 2017-Atual. Laboratorio de Analise de Acontecimentos: fase II
      Descrição: Este projeto tem como objetivo geral a manutenção e ampliação do Laboratório de Análise de Acontecimentos ? o GrisLab ? em sua segunda fase. Trata-se de uma atividade de pesquisa e extensão desenvolvida desde 2013 com o propósito principal de acompanhar, analisar e debater acontecimentos de ampla repercussão midiática. O projeto se desenvolve no âmbito do GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da UFMG) e fundamenta-se numa abordagem da comunicação que enfatiza sua dimensão relacional, sua inserção no domínio da experiência e do cotidiano. Entendemos que mídia e vida social são marcadas por um movimento de reflexividade, o que permite buscar, no âmbito das práticas midiáticas, uma leitura das questões mais amplas que atravessam nossa sociedade. Vinculado às questões teóricas mais amplas que animam nossas pesquisas, a continuidade do GrisLab se propõe a ampliar e fortalecer esse espaço de reflexão e debate não apenas sobre acontecimentos específicos (sua constituição e seus desdobramentos), mas sobre o próprio movimento da vida social que buscamos analisar pelo viés da comunicação. A partir de 2021 a ênfase do projeto se volta prioritariamente para as celebridades, através da manutenção de um Radar de Celebridades no site do Grislab.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) . Integrantes: Vera Regina Veiga Franca - Coordenador / Maria Terezinha da Silva - Integrante / Nísio Antônio Teixeira Ferreira - Integrante / Paula Guimarães Simões - Integrante / Fabíola Souza - Integrante / Mayra Bernardes - Integrante / Tamires Coêlho - Integrante / Lívia Moreira Barroso - Integrante / Maíra Lobato Bicalho Chagas Moura Campos - Integrante / Fernanda de Faria Medeiros - Integrante / Lucas Afonso Sepulveda Alves - Integrante / Laura Antonio Lima - Integrante / Paulo Basílio - Integrante / Suzana Cunha Lopes - Integrante / Maria Lúcia de Almeida Afonso - Integrante / Gáudio Luiz Freddi Bassoli - Integrante / Camila Meira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Vera Regina Veiga Franca.
    3. 2015-2018. Patrimoines-Images-Medias-Identites/PIMI
      Descrição: O projeto Patrimoines-Images-Médias-Identités/PIMI foi aprovado no PICS - Projet International de Coopération Scientifique, um programa de apoio do CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique para projetos de cooperação científica, com vigência de três anos, a partir de janeiro de 2015. Resumo: Le projet Patrimoines-Images-Médias-Identités (PIMI) réunit plusieurs laboratoires qui pratiquent de longue date une coopération scientifique. Il vise à encourager les politiques d'archivage patrimonial des sources audiovisuelles tout en développant les échanges autour des outils et dês méthodes d'analyse de ces sources. Il a pour objet la diversité des processus de patrimonialisation des archives télévisuelles et médiatiques en France et au Brésil depuis lês années 1980 jusqu'à nos jours. Le projet PIMI s'attachera à l'analyse du paysage audiovisuel dês deux pays dans une démarche comparative et à travers quatre aspects afin de révéler leurs identités culturelles: 1. De l'archive audiovisuelle à sa constitution en patrimoine 2. Programmes de télévision et genres médiatiques comparés 3. Etudes des formes télévisuelles de mise en récit et de mise en scène du témoignage 4. Proposition de formation doctorale : L'atelier numérique des savoirs en sciences humaines et sociales. Equipes participantes no Brasil: Equipe coordenadora: Grupo de Pesquisa Análise de Telejornalismo, PósCom/UFBA Equipes Associadas: Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade, PPGCOM/UFMG; Grupo de Pesquisa em Mídias e Processos de Significação, PPGCOM/UFSM; Grupo de Pesquisa Mídia, Memória e Amnésia: o jornalismo e a cultura da nostalgia no mundo contemporâneo, PPG comunicação e Cultura/UFRJ. Equipes participantes na França: Equipe coordenadora: Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes (moderne et contemporaine), Université de Lyon, França Equipes Associadas: Laboratoire Communication Information Médias (Université Sorbonne-Nouvelle, Paris); Phonothèque de la Maison Méditerranéenne des Sciences de l'Homme, Aix-en-Provence; Temps, espaces, langages europe méridionale méditerranée, Université d'Aix-en-Provence.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Regina Veiga Franca - Integrante / Itania Gomes - Coordenador / Elizabeth Bastos Duarte - Integrante / Ana Paula Goulart Ribeiro - Integrante / Evelyne Cohen - Integrante / Marie-France Chambat-Houillon - Integrante / Anne-Marie Granet-Abisset - Integrante / Maryline Crivello - Integrante / François Jost - Integrante. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Vera Regina Veiga Franca.
    4. 2015-Atual. As novas teorias da comunicacao: mapeamentos de um campo cientifico
      Descrição: O objetivo desse estudo é mapear quais são as novas teorias da comunicação que vem sendo acionadas por pesquisadores desse campo científico em suas investigações. Se os livros e manuais de teorias da comunicação são consensuais em apontar as tradições clássicas dessa área (Escola Americana e Escola de Frankfurt, por exemplo), não há consenso ao identificar quem são os estudiosos contemporâneos cujas teorias podem iluminar nossos objetos empíricos. Nesse sentido, a pesquisa se propõe a investigar quais são os/as autores/as e teorias que alicerçam as pesquisas contemporâneas em comunicação. Para isto o projeto se propôs a analisar a bibliografia dos trabalhos apresentados nos Encontros Anuais da COMPÓS no período 2005 a 2015. A análise de seis GTs já foi concluída, faltando apenas dois do corpus selecionado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vera Regina Veiga Franca - Integrante / Paula Guimarães Simões - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Vera Regina Veiga Franca.
    5. 2014-2018. Valores em movimento no cenario midiatico-social: leitura dos acontecimentos e da intervencao publica dos sujeitos
      Descrição: Dando continuidade às temáticas tratadas em nossas pesquisas anteriores, em torno dos conceitos de instituições, valores, acontecimentos, celebridades, e estimulado pelas recentes manifestações que abalaram o país, este projeto está voltado para o estudo, numa perspectiva comunicacional, de alguns acontecimentos que apontam para fissuras no projeto social, fazem ecoar os problemas públicos e ameaçam o quadro de valores dominante e a solidez das instituições. De forma mais específica, objetiva promover a análise dos discursos e representações produzidos pelos acontecimentos de junho de 2013, incluindo seus possíveis desdobramentos até o próximo ano (com a realização da Copa do Mundo e as eleições presidenciais no Brasil) naquilo que tais acontecimentos sinalizam para o enfraquecimento de valores, mas sobretudo, na luta contra certas instituições e na formulação, senão de outro contexto institucional, ao menos um novo horizonte de valores. Também nos interessa, numa perspectiva interacional, analisar a presença e o posicionamento de figuras públicas (lideranças e celebridades) que ganham visibilidade nesses movimentos ou a partir deles. O projeto será desenvolvido no âmbito de nosso grupo de pesquisa (o GrisPop, que faz parte do Gris), e inclui, dentro da perspectiva mais ampla aqui apresentada, desdobramentos e recorte de questões específicas, na forma de subprojetos integrados. Será empreendida uma pesquisa bibliográfica, no sentido de aprofundar o tratamento teórico da temática e melhor compreender a atual conjuntura brasileira. A pesquisa empírica será empreendida através do monitoramento e coleta de dados desenvolvida pelo Grislab (Laboratório de Análise de Acontecimentos). A análise do material textual será feita através de diferentes instrumentos analíticos: análise de conteúdo, análise da performance dos atores, análise do enquadramento e formato das interações. As leituras sobre o cenário sócio-político brasileiro nos permitirão a contextualização das falas e representações produzidas, e a interpretação do horizonte de sentido aberto pelos acontecimentos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vera Regina Veiga Franca - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Vera Regina Veiga Franca.
    6. 2010-2014. Praticas comunicativas, valores e instituicoes
      Descrição: O objetivo deste projeto é analisar o papel da mídia nos processos de consolidação / questionamento das instituições e valores sociais. Dentro da dinâmica proposta pelo projeto, os estudos comunicacionais se colocam como uma via possível para apreender a aparição e a força de algumas instituições centrais da realidade contemporânea; para identificar as mudanças e diagnosticar o movimento da ?bolsa de valores? de nossas sociedades. É em torno dessa questão que construímos o problema que irá nortear nossos trabalhos de pesquisa: apreender e analisar, nas práticas comunicativas midiáticas, o tratamento dado a algumas instituições básicas; os valores que estão se sobressaindo (bem como aqueles que se vêem enfraquecidos); a maior ou menor ênfase nos aspectos normativos. A pesquisa objetiva dar continuidade e alcançar um maior refinamento de nossa abordagem relacional da comunicação, consolidando a perspectiva praxiológica-pragmatista; aprofundar o tratamento teórico dos núcleos conceituais apontados pela problemática ? instituição, normas, valores ? em sua inter-relação com as práticas comunicativas; investigar junto aos produtos midiáticos a presença e a formatação de valores; analisar, nas práticas e representações midiáticas, a força das instituições evocadas, a dimensão axiológica e normativa que reveste acontecimentos públicos, celebridades; apreender, na análise dos produtos e práticas midiáticas, a dinâmica cultural, a mudança, as oscilações de valores que marcam nossa sociedade atual; contribuir para uma melhor compreensão de nossas práticas comunicativas e do panorama midiático contemporâneo; colaborar para o acúmulo de conhecimento específico na área da comunicação, bem como para o desenvolvimento de ferramentas teóricas e metodológicas para o nosso campo. Nos estudos específicos empreendidos, tais questões estão sendo investigadas em programas radiofônicos e televisivos (telenovelas, reality shows, programas musicais), na trajetória e construção de celebr. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Vera Regina Veiga Franca - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Vera Regina Veiga Franca.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Prêmio Compós de Melhor Dissertação - orientadora, COMPÓS - Associação Nacional de Programas de Pós-graduação.. 2012.
      Membro: Vera Regina Veiga Franca.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (50)
    1. 3º Seminário do Observatório de Mídia da PUC Goiás. Jornalismo e Narrativas.A narrativa nos / dos jornais. 2021. (Seminário).
    2. Projeto FuraBolha PodCast, EP 01 - A ciência da Comunicação.Teorias da Comunicação. 2021. (Outra).
    3. 1º Colóquio Digital 1000 Minutos em Conexão - UFJF.O acontecimento Covid-19 em rede. 2020. (Seminário).
    4. Ciclo de debates PPGCOM - Acontecimentos e figuras públicas - UFMT.Bolsonaro e os mortos. 2020. (Simpósio).
    5. Memória da eletricidade - Eventos.Pandemia, cotidiano e mídia. 2020. (Seminário).
    6. Painel de Debate - Webinar ESPM.Nada será como antes? A pandemia pensada pelo conceito de acontecimento. 2020. (Seminário).
    7. Seminário Processos Comunicativos e Práticas Sociais - PPGCOM/UFMG.O campo de pesquisa em comunicação a partir das práticas sociais. 2020. (Seminário).
    8. XXVII Encontro Anual da Compós. Celebridades, acontecimentos e valores na sociedade contemporânea. 2018. (Congresso).
    9. 2o. CONEC:Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas Poços de Caldas. As interações comunicativas nas diferentes mídias. 2017. (Congresso).
    10. Conexão Pós: Diálogos e Interseccções na Pesquisa Discente.Pesquisar a Comunicação: dez perguntas que nos desafiam. 2017. (Seminário).
    11. I Simpósio de Crítica de Mídia.Mídia, dominação ideológica, recepção crítica: relendo o conceito de indústria cultural. 2017. (Simpósio).
    12. Televisão e Estudos Culturais: leituras de Raymond Williams.Contribuições para a leitura de Televisão, de Raymond Williams. 2017. (Seminário).
    13. VI Encontro PIMI - Tempos e temporalidades das mídias. Testemunhoas, gêneros e.Emoções e memórias compartilhadas: flashes da trajetória do "rei" Roberto Carlos nos arquivos online. 2017. (Seminário).
    14. VI Seminário Mídia e Narrativa: Emergências: novas realidades e as mídias.Gênero, etnia, classe: lugar de fala e poder. 2017. (Seminário).
    15. V Seminário Internacional PIMI: Temps et temporalités des médias (télévision, radio, web) - Patrimoines audiovisuels.L?affectivité au service de la mémoire: les archives des fans. 2017. (Seminário).
    16. XXVI Encontro Anual dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS.Jornalismo e noticiabilidade: quem constroi os valores-notícia?. 2017. (Encontro).
    17. III Seminário Internacional PIMI: Patrimoines-Images-Medias-Identites: La transformation des genres audiovisuels - Comparaison Brèsil-France.La transformation des genres audiovisuels - Comparaisons Brésil-France. 2016. (Seminário).
    18. IV Seminário Internacional PIMI: Identidades e Gêneros Midiáticos.IV Seminário Internacional PIMI: Identidades e Gêneros Midiáticos. 2016. (Seminário).
    19. VII Seminário Teorias da Comunicação.Qual comunicação nos move?. 2016. (Seminário).
    20. II DCIMA - Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia.O aniversário da cidade: discurso, memória, identidade. 2015. (Outra).
    21. II DCIMA - Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia.Círio de Nazaré - acontecimento da cultura paraense. 2015. (Outra).
    22. II Seminário Internacional Estudos de Televisão Brasil França ? Testemunhas, Media, Identidades.História de vida e testemunho na TV: a revelação do sofrimento em público. 2015. (Seminário).
    23. II Seminário Nacional de Epistemologia de Comunicação / XIV Congresso Internacional IBERCOM.Percursos epistemológicos da pesquisa empírica na Comunicação. 2015. (Seminário).
    24. I Seminário Internacional PIMI: Patrimoines, Images-Médias-Identités.Témoignages dans les médias: pluralité des voix ou stratégie mercantile?. 2015. (Seminário).
    25. Seminário Polarizações.Manifestantes pró-impeachment: imagens controversas dos ?cidadãos de bem?. 2015. (Seminário).
    26. III Colóquio em Imagem e Sociabilidade: 20 anos de pesquisa em comunicação.Abertura, diálogo e interfaces da abordagem interacional da comunicação. 2014. (Outra).
    27. Pentálogo V - Dicotomia público/privado: estamos no caminho certo?.Celebridades: quando o privado atravessa o público (e vice-versa). 2014. (Outra).
    28. XXIII Encontro Anual da Compós. No bonde da ostentação: o que os 'rolezinhos' estão dizendo sobre os valores e a sociabilidade da juventude brasileira?. 2014. (Congresso).
    29. Conferência Internacional Interfaces da Lusofonia.Celebridades Midiáticas: exposição e perfomance. 2013. (Seminário).
    30. Conferência Internacional Interfaces da Lusofonia.Sertanejo Universitário: expressão e valores de uma nova juventude urbana. 2013. (Seminário).
    31. XIII Congreso Internacional Ibercom - Comunicación, cultura e e esferas de poder. A pesquisa e a pós-graduação no Brasil: desafio e perspectivas. 2013. (Congresso).
    32. XXII Encontro Anual da Compós. Crítica e metacrítica: contribuição e responsabilidade ds teorias da comunicação. 2013. (Congresso).
    33. A natureza e a construção da celebridade no século XXI.Celebridades: identificação, idealização ou consumo?. 2012. (Seminário).
    34. Café com conhecimento.A mídia e o acontecimento. 2012. (Encontro).
    35. Cultura das mídias: caminhos críticos no audiovisual.Crítica e cultura midiática: o papel da crítica nas teorias da comunicação. 2012. (Seminário).
    36. Entretenimento, felicidade, memória: forças moventes do contemporâneo.A felicidade transita na Avenida Brasil?. 2012. (Seminário).
    37. XXI Encontro Nacional da COMPÓS. Espiando a sociedade através do Troca de Família. 2012. (Congresso).
    38. 1º Workshop de Humanidades e Artes do Instituto Brasil-Europa.O panorama das pesquisas em humanidades na UFMG. 2011. (Encontro).
    39. Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.A balbúrdia midiática contra a tese da manipulação: aportes teóricos para pensar as transformações do indivíduo na era das mídias. 2011. (Outra).
    40. II Colóquio sobre Imagem e Sociabilidade.O acontecimento para além do acontecimento: o conceito como ferramenta heurística. 2011. (Outra).
    41. Intercom Centro Oeste. Conferência de abertura do Intercom Centro Oeste. 2011. (Congresso).
    42. Seminário de Comunicação para a Cultura.Comunicação para a cultura. 2011. (Seminário).
    43. XX Encontro Anual da Compós.Os ex-presidentes da Campós. 2011. (Encontro).
    44. 1° Seminário de Pesquisa em Comunicação.A pesquisa em Comunicação. 2010. (Seminário).
    45. 2º Semana de Estudos de Comunicação Social-Jornalismo.Outra narrativa é possível. 2010. (Encontro).
    46. As Telas e os Afetos.Como a TV afeta aqueles que a habitam?. 2010. (Seminário).
    47. I Colóquio Crítica da Cultura - O Futuro Presente.Seduções do Cotidiano. 2010. (Outra).
    48. Seminários de Pesquisa GRIS 1° semestre.Seminários de Pesquisa GRIS - GrisPop. 2010. (Seminário).
    49. Seminários de Pesquisa GRIS 2° semestre.Seminários de Pesquisa GRIS - GrisPop. 2010. (Seminário).
    50. XIX Encontro Anual da Compós. Produções culturais de periferia: legitimidade e tensões. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. FRANÇA, Vera Veiga; SIMOES, P. G. ; ALVES, L. A. S. ; BASSOLI, G. L. F.. II Encontro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas. 2019. Outro
    2. FRANÇA, Vera Veiga; SIMOES, P. G.. I Encontro da Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas. 2018. Outro
    3. FRANCA, V. R. V.; VIANNA, G. V. G. M. ; COHEN, E. ; GOMES, I. ; BARROSO, L. M. ; SOUZA, F. ; CAMPOS, M. L. B. C. M. ; FONSECA, M. G. C. ; GUIMARAES, B. M. A. ; MEDEIROS, F. F. ; MARTINS, R. B. F. ; LAGO, F. M. C. ; ALVES, L. A. S. ; LOPES, P. C.. IV Seminário Internacional PIMI: Identidades e Gêneros Midiáticos. 2016. Outro
    4. FRANÇA, V.. Seminário Imagem, representação e memória. 2015. (Outro).. . 0.
    5. FRANCA, V. R. V.; SIMOES, P. G. ; CORRÊA, Laura Guimarães ; MARQUES, A. C. S. ; REIS, D. ; MIRANDA, F. ; FERREIRA, J. ; LIMA, L. ; SILVA, P. I. R. ; SALGADO, T. B. P.. III Colóquio em Imagem e Sociabilidade: 20 anos de pesquisa em comunicação. 2014. Outro
    6. FRANCA, V. R. V.; FREIRE FILHO, J. B. M. ; LANA, L. C. C. ; Guimarães. Seminário Internacional A natureza e a construção da celebridade no século XXI. 2012. Congresso
    7. FRANCA, V. R. V.; AMARA, L. G. R. ; LANA, L. C. C. ; OLIVERIA, L. ; SALGADO, T. B. P.. II Colóquio sobre Imagem e Sociabilidade. Acontecimento: reverberações. 2011. Outro
    8. FRANCA, V. R. V.. XII Encontro Anual da COMPÓS. 2003. (Congresso).. . 0.
    9. FRANCA, V. R. V.. XI Encontro Anual da COMPÓS. 2002. (Congresso).. . 0.
    10. FRANCA, V. R. V.. VIII Encontro Anual da COMPÓS. 1999. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Vera Regina Veiga Franca ⇔ Marcio de Vasconcellos Serelle (1.0)
      1. FRANCA, V. R. V. Televisão e estudos culturais: leituras de Raymond Williams. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Vera Regina Veiga Franca ⇔ Eduardo Victorio Morettin (1.0)
      1. MORETTIN, E. V.; FRANCA, V. R. V.. Produção de conhecimento em comunicação: relevância científica e social. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:21:12