Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Jussara Gue Martini

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1979), especialização em Metodologia do Ensino Superior (1982) , especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica (1987) e especialização em Enfermagem Comunitária pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990). Curso de especialização On Line em Investigação Sobre o fenômeno das Drogas pela Universidade de São Paulo (2006), especialização em Medicina Tradicional Chinesa pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós Doutorado em enfermagem pela Escola Superior de enfermagem do Porto - Portugal. Atuou como docente e pesquisadora dos cursos de Enfermagem e Pedagogia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no período de 1982 a 2004, tendo exercido, na mesma instituição, as funções de Chefe de Departamento de Educação, Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro de Ciências Humanas e de Diretora de Administração do Centro de Ciências Humanas. Atuou como enfermeira da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no período de 1995 a 1999. Participou como conselheira no Conselho Municipal de saúde de Porto Alegre, de 1995 a 1999 e como conselheira do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, de 1998 a 2004, exercendo a Coordenação da Comissão de DST/AIDS do Conselho estadual. Atuou como sub-coordenadora do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, de 2013 a 2015. Atualmente é Professora Titular e pesquisadora do Departamento de Enfermagem, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) de 2017 a 2021, e Coordenadora do Projeto de Internacionalização PrINT/UFSC, sub-projeto Educação Interprofissional em saúde. Investiga nas áreas de educação em enfermagem, especialmente no campo da formação profissional e docente em enfermagem em atenção básica. No campo das representações profissionais, foi Diretora de Educação e Presidente da ABEn ? RS ( 1998-2001 e 2001-2004), Segunda tesoureira da ABEn ? Nacional (2004-2007), Diretora de Publicações e comunicação social da ABEn - Nacional (2007-2010), atualmente, é vice-presidente da ABEn - SC de 2018 a 2021 e presidente da ABEn - SC gestão 2021-2022. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 2, do CNPq. Líder do Laboratório de pesquisa e tecnologia em saúde e enfermagem - EDEN/UFSC, atuando nas linhas de pesquisa Formação e desenvolvimento profissional e docente na saúde e na enfermagem e Tecnologias e gestão em educação, saúde e enfermagem., https://orcid.org/0000-0003-2629-293X (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7817167061525536 (23/07/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. Campus Universitário Trindade 88040970 - Florianópolis, SC - Brasil Telefone: (48) 37219480 Ramal: 2770 Fax: (48) 37219787 URL da Homepage: https://www.pen.ufsc.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (15)
    1. 2020-Atual. ORIENTACAO TECNOLOGICA PARA ACOMPANHAMENTO DO ESTAGIO CLINICO SUPERVISIONADO
      Descrição: O projeto apresenta o protocolo para um estudo controlado randomizado, com o objetivo de conhecer os resultados de um modelo de orientação tecnológica fornecido por smartphone, visando fortalecer o acompanhamento de estudantes de enfermagem durante o estágio clínico supervisionado. Os resultados da pesquisa refletirão o pensamento crítico, os resultados da aprendizagem e a satisfação dos estudantes. Os resultados serão comparados antes e após a intervenção e entre os grupos controle e intervenção. No grupo controle, o período da prática clínica será realizado como previsto no currículo. No grupo de intervenção, os alunos utilizarão o modelo de orientaçào tecnológica, preenchendo relatórios eletrônicos diários. Com base nos relatórios dos alunos e na experiência do dia, a enfermeira preceptora fornecerá um feedback para os alunos. Uma avaliação de processo medirá a fidelidade e o potencial de expansão. Palavras-chave: relatórios eletrônicos, feedback, estudantes de enfermagem, modelo de orientação, estágio clínico supervisionado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Jussara Gue Martini - Coordenador / Paula Bresolin - Integrante / Fernando Riegel - Integrante / Andrea Aparecida Gonçalves Nes - Integrante.
      Membro: Jussara Gue Martini.
    2. 2019-Atual. Educacao Interprofissional: implantacao de uma rede internacional para a inovacao e qualificacao do ensino superior em saude.
      Descrição: Este projeto, ao propor o desenvolvimento de metodologias e ferramentas para a educac?a?o interprofissional em sau?de em parceria com universidades de refere?ncia global, apresenta forte potencial de inovac?a?o cienti?fica e tecnolo?gica para o setor educac?a?o. A necessidade de expansa?o do ensino universita?rio e a disponibilidade de recursos de tecnologias de comunicac?a?o abrem um vasto campo de interesse no desenvolvimento de ferramentas educacionais inovadoras, capazes de superar o desafio de educar para ale?m da estrutura universita?ria e alcanc?ar a sociedade. Trata-se de um sub-projeto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no âmbito do Edital PRINT de 2018. suas metas incluem a formação de recursos humanos e o fortalecimento de parcerias internacionais dos programas de pós graduação no país. Particpam do projeto que coordeno os programas de pós graduação em Enfermagem (PEN), o programa de Saúde coletiva (PPGSC) e o programa de pós graduação em Farmácia (PPGFAR) , todos do Centrod e Ciências da Saúde da UFSC. Duração: 2019 - 2023. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) Doutorado: (10) . Integrantes: Jussara Gue Martini - Coordenador / Alacoque Lorenzini Erdman - Integrante / Marta Verdi - Integrante / HEIDEMANN, Ivonete T. B. - Integrante / Fernando Hellman - Integrante / MEDINA MOYA, JOSÉ LUIS - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
      Membro: Jussara Gue Martini.
    3. 2019-Atual. Genero e sexualidad: aproximaciones y distanciamientos en el proceso formativo de enfermeros / enfermeras y las implicaciones en el cuidado de enfermeria en el contexto del Mercosur
      Descrição: O estudo tem como objetivo geral compreender como o debate sobre gênero e sexualidade se insere nos cursos de graduação em Enfermagem, nas instituições da Associação de Universidades Grupo Montevidéo (AUGM), na contemporaneidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jussara Gue Martini - Coordenador / Bruna Pedroso Canever - Integrante / André Mafissoni - Integrante / Marina da silva Sanes - Integrante / Paula Bresolin - Integrante / Saionara Nunes Oliveira - Integrante / Naian Ingrid Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Jussara Gue Martini.
    4. 2017-Atual. SIMULACAO COMO ESTRATEGIA DE ENSINO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NA ENFERMAGEM
      Descrição: O estudo trata do uso da simulação como estratégia de ensino do Pensamento Reflexivo no curso de graduação em enfermagem. Está alicerçado na compreensão das boas práticas docentes no ensino superior e nos processos de aprendizagem, cujo cenário está intimamente conectado com os estudos sobre docência universitária, visando qualificar o ensino, bem como a formação dos enfermeiros. Neste contexto, a formação pedagógica dos professores universitários para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem com o uso da simulação é fundamental. A simulação enquanto estratégia pedagógica contribui para integrar o pensamento e a ação, favorecendo o desenvolvimento do pensamento reflexivo, uma vez que o ensino simulado permite criar situações de experimentação e representação da realidade, a fim de que o aluno possa praticar e avaliar atividades que remetem à reflexão-ação-reflexão. Desta forma, questiona-se como o uso da simulação no ensino em enfermagem pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos estudantes? E, como o professor de ensino superior transforma seu conhecimento profissional em estruturas pedagogicamente compreensíveis para os alunos utilizando a simulação? Este estudo, então, objetiva compreender como o uso da simulação pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento reflexivo e descrever as estruturas pedagógicas utilizadas pelos docentes no âmbito do ensino simulado. O método proposto é de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, operacionalizada por meio de observação participante, entrevistas em profundidade e grupos de discussão com os participantes envolvidos (alunos e professores que participam de ensino simulado em enfermagem). Os dados serão coletados no curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, instituição que utiliza a simulação como metodologia de ensino aprendizagem. Como resultados, é esperado que a investigação contribua para a qualificação do ensino por meio da compreensão dos processos de construção do conhecimento profissional dos docentes e dos estudantes, ajudando a consolidar um corpo de conhecimentos, bem como, fornecer uma proposta formativa para o ensino na área da simulação em enfermagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Jussara Gue Martini - Coordenador / Jeferson Rodrigues - Integrante / CANEVER, BRUNA PEDROSO - Integrante / Saionara Nunes de Oliveira - Integrante / André Mafissoni - Integrante / Marina da silva Sanes - Integrante.
      Membro: Jussara Gue Martini.
    5. 2017-Atual. CUIDADO E GESTAO EM ENFERMAGEM COMO SABERES NO CAMPO DA ATENCAO PRIMARIA: proposicoes para as boas praticas
      Descrição: Os objetivos deste estudo são: 1) Compreender o significado atribuído pelos enfermeiros acerca das boas práticas de enfermagem no contexto do cuidado ao usuário; 2) Conhecer/descrever as evidências utilizadas pelos enfermeiros nas práticas, no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF) e hospitais de referência, tendo como referencial os atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Prática Baseada em Evidência (PBE); 3) Identificar potencialidades e fragilidades no processo de trabalho dos enfermeiros inseridos na gestão e no cuidado de enfermagem no âmbito das RAS; 4) Analisar práticas do enfermeiro na interface entre APS e outros níveis de atenção, tendo em vista a PBE e os atributos da APS; 5) Estimular movimentos/intervenções de Educação Permanente em Saúde (EPS) para reflexão e direcionamento da gestão e do cuidado de enfermagem, tendo em vista a PBE e os atributos da APS. Trata-se de uma pesquisa multicêntrica, caracterizada como um estudo de métodos mistos em que serão utilizadas abordagens qualitativas e quantitativas. Será desenvolvida com enfermeiros que atuam nas ESF e hospitais de referência, em municípios das Macrorregiões de saúde Grande Oeste e Meio Oeste do Estado de Santa Catarina: Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Xanxerê. Ocorrerá em três etapas: Etapa I (abordagem quantitativa) - para coleta de dados será aplicado questionário tipo survey para todos os enfermeiros da ESF e dos hospitais envolvidos. O questionário será estruturado com variáveis que contemplam o perfil demográfico, de trabalho e as práticas desenvolvidas pelos profissionais enfermeiros. Etapa II (abordagem qualitativa) - será realizada entrevista semi-estruturada, mediante roteiro previamente testado, com os enfermeiros dos hospitais e ESF de municípios, escolhidos aleatoriamente, os quais serão selecionados a partir dos resultados da etapa quanti. Etapa III (propositiva) ? Nesta etapa será realizada intervenção dos pesquisadores para reflexão e direcionamento ações de enfermagem na gestão e cuidado, tendo em vista a PBE e os atributos da APS. A metodologia para esta etapa será guiada pela problematização dos resultados das etapas anteriores com os participantes. Farão parte desta etapa os enfermeiros que participaram da etapa II, de acordo com interesse e envolvimento com a proposta. O procedimento analítico da abordagem quantitativa utilizará um software de análise estatística. Após verificação de erros e inconsistências da digitação, será realizada a análise utilizando os principais testes estatísticos. Em relação aos dados qualitativos, após a transcrição e validação das entrevistas pelos participantes, será aplicado o procedimento analítico da abordagem qualitativa a partir de proposta operativa. O mesmo procedimento de análise qualitativa será utilizado para os dados de observação. Já na etapa III, de proposição de ações, a análise qualitativa dos dados ocorrerá concomitante à coleta e as informações que emergirem nos momentos de problematização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jussara Gue Martini - Integrante / Maria Itayra Padilha - Integrante / Carine Vendruscolo - Coordenador / Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt - Integrante / Edlamar Katia Adamy - Integrante.
      Membro: Jussara Gue Martini.
    6. 2017-Atual. Nucleos de Apoio a Saude da Familia: movimentos de Educacao Permanente para a Promocao da Saude mediante realidade social do territorio
      Descrição: O processo de trabalho dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família(NASF) junto as equipes da Estratégia Saúde da Família(ESF) busca a melhoria do acesso a da qualidade da Atenção Básica(AB). Neste sentido, o NASF pode ter a Educação Permanente em Saúde(EPS) como instrumento e estratégia de fortalecimento deste processo. Esta atuação relaciona-se diretamente com ações interdisciplinares e intersetoriais que refletem e implicam na Promoção da Saúde(PS) da população. A análise da realidade social e de saúde é um processo imprescindível quando se pretende um enfoque familiar e comunitário, com vistas à abordagem de problemas psicossociais e sociosanita?rios. A pesquisa tem como objetivo geral avaliar o processo de trabalho das equipes dos NASF, em âmbito da AB, a partir do mapeamento dos movimentos da EPS e PS desenvolvidos com os trabalhadores das equipes da ESF, mediante a realidade social e de saúde do território de sua atuação.Trata-se de uma pesquisa multicêntrica descritiva-exploratória, de métodos mistos com abordagens qualitativas e quantitativas. Estão envolvidas na pesquisa 5 Instituições de Ensino Superior(IES), as quais são responsáveis pela coleta e análise dos dados em todas as regiões de saúde do Estado de Santa Catarina(SC). Os participantes e as técnicas de coleta de dados estão previstas em 2 etapas - Etapa I: abordagem quantitativa, ocorrerá com os profissionais de saúde das equipes dos NASF, a partir da aplicação de questionário tipo survey, estruturado com variáveis que contemplam o perfil demográfico, de trabalho e as ações de EPS e PS. O ?n? será definido pela fórmula de Barbetta, considerando as 16 regiões de saúde, contemplando 295 municípios/SC; - Etapa II: abordagem qualitativa, será realizada entrevista semi-estruturada com profissionais do NASF e gestores municipais de saúde, sendo os participantes definidos a partir das 8 macrorregiões de saúde. Em cada macrorregião serão sorteados até 4 municípios com as seguintes características: 1 até 30.000hab., 1 de 30.001-80.000hab., 1 de 80.001-140.000hab., e, 1 com mais de 140.001 hab. Considerando que nem todas as macrorregiões possuem municípios com as características apresentadas, estima-se um total de 24 municípios na Etapa II. Os dados qualitativos serão analisados considerando o conteúdo temático de falas, seguindo as etapas de pré-análise, categorização e análise inferencial; para os quantitativos será utilizado um software de análise de dados, considerando a média e desvio-padrão, o coeficiente de correlação de Person e o teste do x2. Os procedimentos éticos estarão em conformidade com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Por fim, espera-se que os resultados desse estudo possibilitem avaliar a relação entre os movimentos de EPS, PS e NASF, em âmbito dos territórios em que se desenvolvem os processos de trabalho das equipes, para compreender se as políticas que orientam o NASF estão promovendo alguma mudança no processo de trabalho das equipes de ESF.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jussara Gue Martini - Integrante / Fabiane Ferraz - Integrante / Carine Vendruscolo - Coordenador / Edlamar Katia Adamy - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
      Membro: Jussara Gue Martini.
    7. 2016-Atual. Simulacao como estrategia de ensino- aprendizagem na enfermagem: conhecimento tecnologico pedagogico de conteudo e experiencias de docentes e discentes
      Descrição: A simulação enquanto estratégia pedagógica contribui para integrar o pensamento e a ação, uma vez que o ensino simulado tem adquirido grande importância como método de ensino à medida que permite criar situações de experimentação e representação da realidade, a fim de que o aluno possa praticar e avaliar atividades que remetem ao fazer. Desta forma, questiona-se como o professor de ensino superior transforma seu conhecimento profissional em estruturas pedagogicamente compreensíveis para os alunos por meio da tecnologia? Este estudo, então, objetiva identificar e descrever estruturas pedagógicas que compõem o ensino universitário no âmbito do ensino simulado. O método proposto é de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos, operacionalizada por meio de observação participante, entrevistas em profundidade e grupos de discussão com os participantes envolvidos, alunos e professores que participam de ensino simulado em enfermagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Jussara Gue Martini - Coordenador / Jeferson Rodrigues - Integrante / Saionara Nunes de Oliveira - Integrante / Daniele Decanal Lazzari - Integrante / Maria Jose Pomarede Morera - Integrante / Esther Insa - Integrante / Seidy Quirós - Integrante / Patrícia Ruiz Vera - Integrante / Ana Fernanda Leite - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Jussara Gue Martini.
    8. 2014-Atual. TENDENCIAS CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUACAO EM ENFERMAGEM
      Descrição: Projeto de investigação vinculado ao Pós Doutorado na ESEP com objetivo de conhecer os currículos de graduação em enfermagem da Comunidade Européia, comparando-os com os currículos encontrados nos cursos dos países do MERCOSUL.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . Integrantes: Jussara Gue Martini - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Jussara Gue Martini.
    9. 2013-Atual. POLITICA NACIONAL DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE EM SANTA CATARINA: 10 ANOS DE HISTORIA
      Descrição: Trata-se de uma proposta de replicação de um projeto desenvolvido no ano de 2012 junto a Comissão de Integração Ensino-Serviço da Grande Florianópolis para o Estado de Santa Catarina, que tem como objetivo geral resgatar a historicidade do processo de formação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde nas diferentes regiões de saúde do Estado de Santa Catarina. Trata-se de uma investigação histórica, na qual buscaremos resgatar a historicidade do processo de implantação e implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde realizada em 15 regiões de saúde do estado de Santa Catarina. O estudo será desenvolvido por 7 Instituições de Ensino Superior: UFSC, UNES, UNIVALI, UNIPLAC, UDESC-Chapecó, UNOESC, UNOCHAPECÓ, que serão responsáveis pela coleta e análise dos dados em 15 CIES do estado de Santa Catarina. As técnicas de coleta de dados utilizadas serão: a análise documental e a entrevista individual com roteiro semi-estruturado. No primeiro momento do estudo será realizada análise documental (calendário de reuniões, atas/registros de reuniões, planos regionais de EPS, projetos/propostas de EPS, relatórios, entre outros) das atividades de EPS propostas desde o início dos Pólos de EPS até as CIES no período de 2003 a 2013. Os documentos serão resgatados juntos aos articuladores das CIES regionais, a Divisão de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina (DEP/SES), ou com outros membros que participaram dos pólos ou CIES que forem identificados nas regiões. Tais informações serão organizadas em planilhas pré-estruturadas no programa Excell®. No segundo momento, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio, de forma individual com membros titulares e/ou suplentes dos segmentos: ensino, gestão, serviços e controle social que participaram dos Polos de EPS e das CIES regionais que atuaram no período do estudo. O número de participantes será regulado pela saturação dos dados, contudo estipulamos um parâmetro de no mínimo 8 participantes por região, a fim de contemplar os diferentes segmentos do quadrilátero da formação de cada antigo Polo e das CIES em cada região de saúde do estado. Serão escolhidos informantes chave que, por meio da identificação nos documentos relativos a EPS nas regiões, tenham participado dos processos realizados, logo, tenham memória histórica para relatar como os processos relacionados a PNEPS ocorreram nas regiões. A análise dos dados será realizada pela Técnica de Análise de Conteúdo Temática proposto por Minayo (2010), desenvolvida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e discussão à luz de referenciais teórico da PNEPS e outros autores que discutem o tema da pesquisa. As normas regulamentadoras da pesquisa com seres humanos, ditadas na Resolução 466/2013/CNS serão respeitadas durante todo o estudo. Esperamos que o resgate da memória da PNEPS no Estado de Santa Catarina junto aos atores sociais que participaram dos Polos e participam das CIES regionais promova uma maior visibilidade da EPS nas regiões de saúde e auxilie a mobilizar processos de avaliação das ações de PNEPS desenvolvidas nas regiões de SC. Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde, Sistema Único de Saúde, Integração ensino-serviço, pesquisa histórica. Projeto enviado para avaliação Chamada MCTI/CNPq/MS - SCTIE - Decit Nº 08/2013 - Pesquisa em educação permanente para SUS e dimensionamento da força de trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jussara Gue Martini - Coordenador / Fabiane Ferraz - Integrante / Kenya S. Reibnitz - Integrante / Juliana Vieira de Araújo Sandri - Integrante / Aline Massaroli - Integrante / Murielk Motta Lino - Integrante / Valdemira Santina Dagostin - Integrante / Karina Cardoso Gulbis Zimmermann - Integrante / Lucimare Ferraz - Integrante / Denise Antunes de Azambuja Zocche - Integrante / Maria do Carmo Vicensi - Integrante / Vilma Beltrame - Integrante / Paula Brustolin Xavier - Integrante / Patricia Zílio Tomasi - Integrante / Camila Rosalia Antunes Baccin - Integrante / Lilia Aparecida Casagrande de Oliveira - Integrante / Stella Maris Brum Lopes - Integrante / Maria Tereza Leopardi - Integrante / Maria Elisabeth Kleba da Silva - Integrante / Maira Tellechêa da Silva - Integrante.
      Membro: Jussara Gue Martini.
    10. 2013-Atual. PROMOCAO DA SAUDE NA FAMILIA: TRACANDO O PERFIL DOS COMPORTAMENTOS SOCIAIS E SAUDE
      Descrição: A enfermagem familiar, como subárea da Enfermagem, surge no final da década de 70 com os primeiros cursos de Doutorado em Enfermagem da Família nos Estados Unidos, estendendo-se nas décadas seguintes para o continente latino americano. Sua expansão para o continente Europeu está ocorrendo a partir do século XXI. O projeto aqui apresentado vincula-se ao Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário e Saúde de Santa Catarina (NUPEQUIS-SC), ao grupo de Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil e ao Grupo de Estudos da Família, da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), Portugal. O objetivo do estudo é conhecer as famílias das áreas geográficas em estudo, identificando seu estilo de vida e sua percepção sobre as ações promotoras de saúde realizadas pelos enfermeiros, bem como, com base nos resultados obtidos desenvolver a formação dos enfermeiros na área de promoção da saúde. O projeto será desenvolvido nos municípios de Vila Nova de Farmalicão (PT) e Florianópolis (SC\BR), envolvendo as famílias e os enfermeiros vinculados aos serviços públicos de saúde. O estudo será desenvolvido em três fases: diagnóstico, intervenção e avaliação. As fases de diagnóstico e avaliação constituirão momentos de recolha de dados através de instrumentos adaptados à realidade de populações de língua portuguesa, no Brasil e em Portugal (Escala de Apgar Familiar de Smilkstein, 1978\1979 e Questionário de comportamentos sociais, versão portuguesa, adaptado por Santos, Silva, Meneses, 2007). A fase de intervenção incluirá um plano estruturado de formação dos enfermeiros das áreas geográficas em estudo, privilegiando as metodologias de Educação à distância. Destaca-se a importância da interface entre os grupos de pesquisa sobre saúde da família do Brasil e de Portugal, possibilitando o intercâmbio teórico metodológico, a análise de um mesmo fenômeno em realidades diversas e sob múltiplos olhares, ampliando e fortalecendo a construção do conhecimento e potencializando as transformações da prática profissional em âmbito internacional. Palavras chave: Família; Enfermagem; Promoção da saúde; Ciclo de vida; Saúde da família. Projeto de investigação multicêntrico, envolvendo a Escola Superior de Enfermagem do Porto e a Universidade Federal de Santa Catarina, enviado para avaliação no Edital 038/2013 CAPES/FCT.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Jussara Gue Martini - Coordenador / Rosane Gonçalves Nitschke - Integrante / Juliana Homem da Luz - Integrante / Ana Maria Farias da Silva - Integrante / Kenya S. Reibnitz - Integrante / Aline Massaroli - Integrante / Murielk Motta Lino - Integrante / Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins - Integrante / Henriqueta Ilda Verganista Fernandes - Integrante / Luísa Maria da Costa Andrade - Integrante / Valdenora Patrícia Rodrigues Macêdo - Integrante / Cristina A. S. Rodrigues - Integrante / Adriana Dutra Tholl - Integrante / Maria de Assunção Rodrigues Monteiro - Integrante / Pedro Miguel Cunha Santos - Integrante / Rita filomena de Souza Amaral da Rocha - Integrante / Sandra Cristina Marques Ferreira - Integrante.
      Membro: Jussara Gue Martini.
    11. 2012-Atual. Os pressupostos teoricos da sensibilidade de Mafessoli e Aprendizagem baseada em problemas na formacao e enfermeira
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jussara Gue Martini - Coordenador / Rosane Gonçalves Nitschke - Integrante / Magda Santos Koerich - Integrante / Maria Aurora Rodriguez Borrego - Integrante.
      Membro: Jussara Gue Martini.
    12. 2011-2013. Tendencias curriculares nos cursos de graduacao em enfermagem no MERCOSUL
      Descrição: Estudo qualitativo que visa conhecer as tendências dos curriculos de graduação dos cursosd e enfermagem dos países do MERCOSUL.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jussara Gue Martini - Coordenador / Vania Marli Schubert Backes - Integrante / Kenya S. Reibnitz - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Jussara Gue Martini.
    13. 2011-2011. A enfermagem no contexto do cuidado e da educacao permanente no atendimento de familias de comunidade perifericas amazonicas
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jussara Gue Martini - Integrante / Marilia de Fátima Vieira de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Jussara Gue Martini.
    14. 2011-Atual. A enfermagem no contexto do cuidado e da educacao permanente no atendimento de familias de comunidades perifericas Amazonicas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jussara Gue Martini - Coordenador.
      Membro: Jussara Gue Martini.
    15. 2010-2011. A auto imagem no cotidiano de mulheres submetidas ao tratamento com radioiodoterapia.
      Descrição: : Objetivo: compreender o significado da auto imagem para mulheres submetidas à radioiodoterapia .em relação às mudanças estéticas em seu cotidiano, devido à privação no uso de cosméticos . Métodos: trata-se de estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório. Tendo como suporte teórico a Sociologia Compreensiva e a Sociologia do Quotidiano, adotaram-se as noções propostas por Michel Maffesoli, utilizando como método, a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) ou Grounded Theory. Realizaram-se em 20 entrevistas semi estruturadas, com três grupos amostrais de mulheres submetidas ao tratamento de câncer de tireóide, entre setembro de 2010 e março de 2011. Resultados: a categoria central: compreendendo o imaginário e o cotidiano de mulheres submetidas à radioiodoterapia, englobando e se relacionado com seis categorias e suas respectivas subcategorias. Destacamos a pertinência e contribuição da metodologia para compreender significados e percepções acerca do momento vivido pelas participantes em que a auto imagem e a auto estima estão prejudicadas pela mudança de hábitos e restrição ao uso de cosméticos e de alimentos com iodo. Conclusão: o cuidado de enfermagem envolve a sensibilização dos profissionais para o acolhimento dessas mulheres e informações que atenuem os temores relacionados ao câncer e tratamento com radioiodo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jussara Gue Martini - Coordenador / Rosane Gonçalves Nitschke - Integrante / Elke A K Cordeiro - Integrante / Karine Larissa Schneider - Integrante / Magda Santos Koerich - Integrante / Bruna de Souza Francisco - Integrante / Mariane Lucas Vitório - Integrante.
      Membro: Jussara Gue Martini.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. 17th Congress of the International Federation of Infection Contorl - 2º Lugar - Categoria Pôster Comentado, International Federation Infection Control... 2017.
      Membro: Jussara Gue Martini.
    2. II Congresso Sul brasileiro de sistematização da Assist~encia de Enfermagem - 1º lugar Pôster Dialogado, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.. 2017.
      Membro: Jussara Gue Martini.
    3. V Congreso Latinoamericano y I Congreso Argentino de Simulación Clínica - Mencion, Deración Latinoamericana de Simulación Clínica y Seguridade del paciente - FLASIC.. 2017.
      Membro: Jussara Gue Martini.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (112)
    1. 17º Congress of the International Federation of Infection Control. A proposal of competence-based education for infection control in indergraduate nursing courses in Brazil. 2017. (Congresso).
    2. 19º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Aproximações entre os cursos de enfermagem acreditados pelo sistema ARCU-SUL. 2017. (Seminário).
    3. 69º Congresso Brasileiro de enfermagem. Ensino das doenças Crônicas não transmissíveis no curso de graduação em enfermagem. 2017. (Congresso).
    4. Internacional Family Nursing Conference. The daily of the family during the hospitalization. 2017. (Congresso).
    5. V Congreso Latinoamericano y I Congreso Argentino de simulação clínica. A simulação clínica investigada nas teses e dissertações no Brasil. 2017. (Congresso).
    6. 15 Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem- SENADEN.Oficina EIXO 2: A formação em enfermagem: da politica a pratica profissional com o tema: Pesquisa em Educação como orientadora do trabalho docente. 2016. (Seminário).
    7. 5 Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016). O Delineamento Misto por meio da Técnica Delphi como Possibilidade para a Construção de uma Proposta Curricular. 2016. (Congresso).
    8. 5 Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016). Sensibilidade na Investigação sobre o Quotidiano e a História da Hemoterapia e Hemorrede no Sul do Brasil. 2016. (Congresso).
    9. 5 Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016). A Enfermagem e a Promoção da Saúde Familial no contexto da Atenção Primária: uma revisão integrativa. 2016. (Congresso).
    10. Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Concepções e identificação profissional de professores de Enfermagem. 2016. (Congresso).
    11. Congreso Iberoamericano de Ivestigación Cualitativa en Salud. O lugar da experiência prática e da teoria na docência em enfermagem. 2016. (Congresso).
    12. encontro internacional de estudos e pesquisa em educaçao e enfermagem.encontro internacional de estudos e pesquisa em educaçao e enfermagem. 2016. (Encontro).
    13. RIIEE Red Iberoamerica de Investigação em Educação em Enfermagagem.Orientadora do trabalho docente e da 3a reuniao presencial da RIIEE. 2016. (Seminário).
    14. simposio internacional de cuidados de saude baseado na evidencia. 2016. (Simpósio).
    15. Simposio Internacional de Cuidados de Saúde Baseados na Evidencia. 2016. (Simpósio).
    16. V Congresso de Investigação em Enfermagem Iberoamericano e de paises de lingua oficial portuguesa. 2016. (Congresso).
    17. V congresso de investigaçao em enfermagem iberoamericano e de paises de linua oficial portuguesa. 2016. (Congresso).
    18. V congresso de investigaçao em enfermagem iberoamericano e de paises de linua oficial portuguesa. 2016. (Congresso).
    19. XIV ENAM Encontro nacional de aleitamento materno IV ENACS encontro nacional de alimentação complementar saudavel.Mediadora do Compartilhamento de Experiencia- Tenda Paulo Freire: Comites de Aleiramento Materno de Santa Catarina: implantação e atividades desenvolvidas. 2016. (Encontro).
    20. XV Coloquio Panamericano de Investigacion en Enfermeria.Educação Problematizadora em um espaço corporativo com a equipe de Saúde e Segurança do Trabalho. 2016. (Outra).
    21. XV Coloquio Panamericano de Investigación en enfermería. Educação problematizadora em um espeço corporativo com trabalhadores de Saúde e Segurança do Trabalho. 2016. (Congresso).
    22. 18 SENPE Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Construindo Competências de Enfermagem em Saúde Mental Através da Simulação Clínica: Relato de Experiência. 2015. (Seminário).
    23. 18 SENPE Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2015. (Seminário).
    24. 76 Semana Brasileira de Enfermagem.Formação dos Trabalhadores de nível técnico e superior de enfermagem: desafios para mudanças na saúde. 2015. (Outra).
    25. 76 Semana Brasileira de Enfermagem.A Enfermagem em defesa do SUS: Contexto Acadêmico. 2015. (Outra).
    26. Capacitação de Tutores e Preceptores do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde/UFSC.A Residência Multiprofissional em Saúde: sua história e trajetória. 2015. (Outra).
    27. o desafio da interdisciplinaridade e a contribuiçao da residencia para r(re)afirmaçao do SUS.o desafio da interdisciplinaridade e a contribuiçao da residencia para r(re)afirmaçao do SUS. 2015. (Encontro).
    28. programa de rsidencia integrada multiprofissional em saude.a residencia multiprofissional em saude: sua historia e trajetoria. 2015. (Outra).
    29. V Encontro Nacional de Residências em Saúde.O O desafio da interdisciplinidade ea a contribuição da Residência para a (re)afrirmação do SUS. 2015. (Encontro).
    30. 11º Congresso Internacional Rede unida. Produção brasileira sobre o currículo de graduação em enfemragem. 2014. (Congresso).
    31. 11º Congresso Internacional Rede unida. A concepção dialógica de Freire como ferramenta para a consolidação da SAE em terapia intensiva. 2014. (Congresso).
    32. 14º Seminário Nacional de diretrizes para a Educação em Enfermagem.Atuação do enfermeiro na urgência/emergência: aspectos legais. 2014. (Seminário).
    33. 14º Seminário Nacional de diretrizes para a Educação em Enfermagem.Formação do formador:políticas de formação docente. 2014. (Seminário).
    34. 3º Encontro Blumenauense de Enfermagem.Protagonismo da Enfermagem na educação: conhecimentos que integram a formação docente. 2014. (Encontro).
    35. 66 Congresso Brasileiro de Enfermagem. O Protagonismo da Enfermagem na Atenção Básica à Saúde. 2014. (Congresso).
    36. 66 Congresso Brasileiro de Enfermagem. (Re)Conhecendo os Enfermeiros dos Serviços de Controle de Infecções. 2014. (Congresso).
    37. 66 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Banho no Leito: Revisão Integrativa. 2014. (Congresso).
    38. 66° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2014. (Congresso).
    39. 66 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Estratégias de ensino e aprendizagem transformadoras e emancipatórias na relação acadêmica e com o usuário: relato de experiência. 2014. (Congresso).
    40. elaboraçao de itns de avaliaçao para o curso de atualizaçao em alcool e outras drogas. 2014. (Seminário).
    41. elaborraçao de itens.elaboraçao de itens para o curso de atualizaçao em alcool e outras drogas. 2014. (Oficina).
    42. Fórum Reforma Universitária na América Latina. 2014. (Outra).
    43. forum reforma universitaria na america latina - AUGM.forum reforma universitaria na america latina - AUGM. 2014. (Outra).
    44. IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americana e de Países de língua oficial portuguesa. Concepção dialógica e sistematização da assistência de enfermagem: perspectivas e limites em um centro de terapia intensiva. 2014. (Congresso).
    45. IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americana e de Países de língua oficial portuguesa. Sistematização da assistência de enfermagem na atenção primária em saúde. 2014. (Congresso).
    46. IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Linguaq Oficial Portuguesa L. 2014. (Congresso).
    47. oficina de desenvolvimento docente do ccs - metodos ativos.oficina de desenvolvimento docente do ccs - metodos ativos. 2014. (Oficina).
    48. Oficina de Desenvolvimento Docente do CCS - Métodos Ativos. 2014. (Oficina).
    49. Oficina de Elaboração de Itens para a curso de Atualização em Álcool e Outras Drogas , da coerção a coesão. 2014. (Oficina).
    50. Oficina de Elaboração de Itens para a curso de Atualização em Álcool e Outras Drogas , da coerção a coesão. 2014. (Oficina).
    51. Simpósio Internacional efetividade e Qualidade dos cuidados de enfermagem. 2014. (Simpósio).
    52. X Conferência da Rede Global dos Centros colaboradores da OMS para o desenvolvimento da enfermagem e Obstetrícia. 2014. (Congresso).
    53. X Conferência da Rede Global dos Centros colaboradores da OMS para o desenvolvimento da enfermagem e Obstetrícia. Tendências curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem no MERCOSUL. 2014. (Congresso).
    54. XXII Seminário Internacional de Investigação sobre Formação de Professores para o MERCOSUL/Cone Sul: Formação do professor como pesquisador da/para América Latina, re. 2014. (Seminário).
    55. Investigação em Enfermagem de Reabilitação. 2013. (Encontro).
    56. VII Jornada del profesorado de Facultades de enfermería: del grado...al doctoradol do.TENDÊNCIAS CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO MERCOSUL. 2013. (Seminário).
    57. 1° Encontro Presencial do Curso de Especialização em linhas de Cuidado em Enfermagem. 2012. (Encontro).
    58. 15º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Implantação e desenvolvimento de atividades de educação permanente em saúde: desafio para a enfermagem. 2012. (Congresso).
    59. 15º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Consequências do assédio moral contra profissionais da saúde em um serviço de urgência hospitalar. 2012. (Congresso).
    60. 15º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Implantação e desenvolvimento de atividades de educação permanente em saúde: desafio para a enfermagem. 2012. (Congresso).
    61. 15º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Consequências do assédio moral contra profissionais da saúde em um serviço de urgência hospitalar. 2012. (Congresso).
    62. 2º Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, Encontro Norte-Nordestede Enfermagem Obstétrica e Ginecológica, VI Fórum Nacional de Políticas de Atuação de Enfermeiros e Obstetrizes na Assistência à Saúde da mulher e do Neonao. Estabelecendo vinculo afetivo entre bebê e seus genitores durante a gestação de alto risco. 2012. (Congresso).
    63. 3° ENUSF Encontro Universitário de Saúde da Família.O processo de regulamentação das residências multiprofissionais em saúde.. 2012. (Outra).
    64. 64° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3° Colóquio Latino- Americano de História da Enfermagem. 2012. (Congresso).
    65. 64° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3° Colóquio Latino- Americano de História da Enfermagem. Representações sociais da família sobre a deficiência física da criança e suas aplicações no cotidiano.. 2012. (Congresso).
    66. 64° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3° Colóquio Latino- Americano de História da Enfermagem. O empoderamento do acadêmico de graduação em enfermagem a partir de uma prática lúdica de cuidado em pediatria. 2012. (Congresso).
    67. 64° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3° Colóquio Latino- Americano de História da Enfermagem. Educação na Saúde e infecção relacionadas à assistência a saúde, qual a melhor forma?. 2012. (Congresso).
    68. Diálogos sobre o ensino na saúde: vivênciasde reorientação na formação profissional em saúde. 2012. (Simpósio).
    69. Diálogos sobre o ensino na saúde: vivências de reorientação na formação profissional em saúde. 2012. (Simpósio).
    70. II Jornada Internacional de Enfermagem - Visibilidade profissional do enfermeiro: avanços e conquistas. Relato de experiência: o uso do arco de Maguerez como metodologia na construção de um processo educativo crítico. 2012. (Congresso).
    71. II JORNADA INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM - Visibilidade profissional do enfermerio: avanços e conquistas.. Relato de experiência: O uso do arco de Maguerez como metodologia na construção de um processo educativo crítico reflexivo e criativo. 2012. (Congresso).
    72. I Simpósio Catarinense de Promoção da Saúde: Diálogo com as estratégias da carta de Otawa nn. 2012. (Simpósio).
    73. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. "Não é um bicho de sete cabeças": Representações sociais de famílias sobe a deficiência física.. 2012. (Congresso).
    74. V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. "Mudou Tudo" Representações sociais da deficiência física e repercussões no cotidiano familiar.. 2012. (Congresso).
    75. XIII Pan American Nursing Research Colloquium. 2012. (Outra).
    76. 20. Fórum de Professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. 2011. (Outra).
    77. 63° Congresso Brasileiro de Enfermagem. Compreendendo o imaginário e o cotidiano de mulheres submetidas à radioiodoterapia.. 2011. (Congresso).
    78. 63° Congresso Brasileiro de Enfermagem. O mundo caiu nas nossas cabeças: representações sociais da família sobre a deficiência física da criança.. 2011. (Congresso).
    79. 63° Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2011. (Congresso).
    80. 63° Congresso Brasileiro de Enfermagem. Dialogando e desvelando com os discentes o processo avaliativo à luz da concepção libertadora de Freire. 2011. (Congresso).
    81. 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem. (Re)Criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem. 2011. (Congresso).
    82. 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem.. Experienciando a pesquisa participante com discentes e docentes e sua aplicação na roda de cultura.. 2011. (Congresso).
    83. Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal.Compreendendo o significado de estar hospitalizado no cotidiano de crianças e adolescentes com doenças crônicas.. 2011. (Seminário).
    84. IV Seminário Nacional Sobre Residência Multiprofissional e em Área Profissional da saúde.. 2011. (Seminário).
    85. Jornada Internacional sobre representações sociais. Redes de atenção à saúde mental na infância: construindo tecnologias para o SUS. 2011. (Congresso).
    86. Seminário Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a Saúde. 2011. (Seminário).
    87. XI Conferência Iberoamericada de Educação em Enfermagem. O lúdico como instrumento de educação em Enfermagem pediátrica na perspectiva da pedagogia problematizadora de Paulo Freire. 2011. (Congresso).
    88. XI Conferência Iberoamericada de Educação em Enfermagem.Promoção da Saúde Mental: pressuposto e intervenções. 2011. (Outra).
    89. XI Conferência Iberoamericada de Educação em Enfermagem.Promoção da Saúde Mental: pressuposto e intervenções. 2011. (Outra).
    90. XI COnferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem.. V Reunião Internacional e Organização de Redes de Enfermagem. 2011. (Congresso).
    91. 10. Reunião Ordinária da Diretoria da ABEn Nacional - Gestão 2007-2010. 2010. (Outra).
    92. 11. Reunião Ordinária da Diretoria da ABEn Nacional - Gestão 2007-2010. 2010. (Outra).
    93. 12. Reunião Ordinária da Diretoria da ABEn - Gestão 2007-2010. 2010. (Outra).
    94. 12. SENADEN - Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem. 2010. (Seminário).
    95. 18. Fórum de Professores PEN. 2010. (Outra).
    96. 19. Fórum de Professores PEN. 2010. (Outra).
    97. 2. Reunião das Câmaras Técnicas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional. 2010. (Outra).
    98. 2. Reunião Extraordinária do Conselho Nacional da ABEn - CONABEn. 2010. (Outra).
    99. 3. Assembléia Nacional de Delegados - Sessão Ordinária - Gestão 2007-2010. 2010. (Outra).
    100. 61. Reunião Ordinária do Conselho Nacional da ABEn. 2010. (Outra).
    101. 62. Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2010. (Congresso).
    102. 62. Reunião Ordinária do Conselho Nacional da ABEn. 2010. (Outra).
    103. 71. Semana Brasileira de Enfermagem. 2010. (Outra).
    104. 9. Reunião Ordinária da Diretoria da ABEn Nacional - Gestão 2007-2010. 2010. (Outra).
    105. Conversa com pesquisadoras/es com Kemy Oyarzun. 2010. (Outra).
    106. I Debate da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto. 2010. (Outra).
    107. Implantação das Câmaras Técnicas da Comissão Nacional de Residência Multidisciplinar. 2010. (Outra).
    108. Pares avaluadores de la Carrera de Enfermería de la Universidad Autónoma Gabriel René Moreno. 2010. (Outra).
    109. Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. 2010. (Seminário).
    110. Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. 2010. (Seminário).
    111. XII Colóaquio Panamericano de Investigación en Enfermería. 2010. (Outra).
    112. XVIII Seminário Internacional de Formação de Professores para o Mercosul/CONE SUL. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. ALVAREZ, Angela M. ; VENDRUSCULO, C. ; SILVA, D. M. G. V. ; ADAMY, E. K. ; MARTINI, JG. 19º Seminário Nacional de Diretrizes da Educação em Enfermagem - SENADEn e 13º Seminário Nacional de Diagnósticos de Enfermagem - SINADEn. 2018. Congresso
    2. BACKES, VÂNIA MARLI SCHUBERT ; BRUGGEMANN, Odaléa M. ; SILVA, D. M. G. V. ; NASCIMENTO, E. R. P. ; RAMOS, F. R. S. ; HELDEMANN, I. T. S. B. ; MARTINI, J. G. ; PADILHA, M. I.. VIII Congresso iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde VIII Congresso Iberoamericano de pesquisa Qualitativa em Saúde. 2017. Congresso
    3. MARTINI, J. G.. Parecerista de resumos científicos. 2017. (Congresso).. . 0.
    4. MARTINI, J. G.. XXV seminário internacional de formação de professores par ao MERCOSUL/CONESUL. 2017. (Congresso).. . 0.
    5. MARTINI, J. G.. 12. SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem. 2010. (Outro).. . 0.
    6. MARTINI, J. G.. XII Colóquio Panamericano de Investigación en Enfermería. 2010. (Outro).. . 0.
    7. MARTINI, J. G.. XVIII Seminário Internacional de Formação de Professores para o Mercosul/CONE SUL. 2010. (Outro).. . 0.
    8. MARTINI, J. G.. 62. Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2010. (Outro).. . 0.
    9. MARTINI, J. G.. 15. SENPE. 2009. (Outro).. . 0.
    10. MARTINI, J. G.. 14º Seminário Nacional de pesquisa em enfermagem. 2007. (Outro).. . 0.
    11. MARTINI, J. G.. Prática em Pesquisa: avaliação de custos e impactos das terapias anti-retrovirais. 2004. (Outro).. . 0.
    12. MARTINI, J. G.. 56.º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Jussara Gue Martini ⇔ Mara Ambrosina de Oliveira Vargas (4.0)
      1. SANES, MARINA DA SILVA ; NEVES, FRANCIELE BUDZIARECK DAS ; PEREIRA, LENNA ELOISA MADUREIRA ; RAMOS, FLÁVIA REGINA SOUZA ; BREHMER, LAURA CAVALCANTI DE FARIAS ; VARGAS, MARA AMBROSINA DE OLIVEIRA ; MARTINI, Jussara Gue. No to distance education! Production of meaning of discourses of nursing representative entities. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 73, p. e20190465, issn: 0034-7167, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MORAIS FILHO, LUIZ ALVES ; MARTINI, Jussara Gue ; LAZZARI, DANIELE DELACANAL ; VARGAS, MARA AMBROSINA ; BACKES, VÂNIA MARLI SCHUBERT ; FARIAS, GLAUCEA MACIEL DE. ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Texto e Contexto. (UFSC Impresso). v. 27, p. Epub Nov 01, issn: 0104-0707, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MORAIS FILHO, LUIZ ALVES ; MARTINI, JUSSARA GUE ; LAZZARI, DANIELE DELACANAL ; Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira ; BACKES, VÂNIA MARLI SCHUBERT ; FARIAS, GLAUCEA MACIEL DE. URGENCY/EMERGENCY COURSE CONTENT IN THE EDUCATION OF GENERALIST NURSES. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM. v. 21, p. e-1006-e-1015, issn: 1415-2762, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MORAIS FILHO, Luiz Alves ; MARTINI, J. G. ; Vargas, Mara Ambrosina de Oliveira ; REIBINITZ, Kenya Schmidt ; BITENCOURT, Júlia Valéria de Oliveira Vargas ; Lazzari, Daniela. Competência legal do enfermeiro na urgência/emergência. Revista enfermagem em Foco. v. 7, p. 18-23, issn: 2357-707X, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Jussara Gue Martini ⇔ Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann (3.0)
      1. LEITE, SILVANA NAIR ; FINKLER, MIRELLE ; MARTINI, Jussara Gue ; HEIDEMANN, IVONETE ; VERDI, MARTA ; HELLMANN, FERNANDO ; VÁSQUEZ, MARIA FERNANDA. Management of the health workforce in facing COVID-19: disinformation and absences in Brazil?s Public Policies. Ciência & Saúde Coletiva. v. 26, p. 1873-1884, issn: 1678-4561, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CANEVER, B. P. ; PESTANA, A. L. ; TAVARES, V. ; ZYTKUEWISZ, G. V. ; MARTINI, Jussara Gue ; HEIDEMANN, I. T. B.. Produçao do conhecimento latino-americano sobre educaçao superior em enfermagem. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change. v. 6, p. 88-96, issn: 2178-7085, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CANEVER, B. P. ; PESTANA, A. L. ; ZYTKUEWIZ, G. ; COSTA, V. T. ; HEINEMANN, IVONETE TERESINHA SHULTER BUSS ; MARTINI, J.. Caracterização das publicações sobre políticas públicas de educação superior em enfermagem. 2011. Apresentação de Trabalho/Seminário

    • Jussara Gue Martini ⇔ Denise Elvira Pires de Pires (2.0)
      1. ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA, JONAS SÂMI ; PIRES DE PIRES, DENISE ELVIRA ; DE MEDEIROS, SORAYA MARIA ; GUE MARTINI, JUSSARA ; CARDOSO MEIRA, KARINA ; BESSA DE ANDRADE FERNANDES, SANDRA MICHELLE. Nurses? Job Market Profile in Brazil. International Archives of Medicine. v. 9, p. 1-11, issn: 1755-7682, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PIRES, D. E. P. Enfermagem: o poder do cuidado. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Jussara Gue Martini ⇔ Flávia Regina Souza Ramos (1.0)
      1. SANES, MARINA DA SILVA ; NEVES, FRANCIELE BUDZIARECK DAS ; PEREIRA, LENNA ELOISA MADUREIRA ; RAMOS, FLÁVIA REGINA SOUZA ; BREHMER, LAURA CAVALCANTI DE FARIAS ; VARGAS, MARA AMBROSINA DE OLIVEIRA ; MARTINI, Jussara Gue. No to distance education! Production of meaning of discourses of nursing representative entities. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 73, p. e20190465, issn: 0034-7167, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Jussara Gue Martini ⇔ Maria Itayra Coelho de Souza Padilha (1.0)
      1. ANA PAULA SENNA BOUSFIELD ; PADILHA, Maria Itayra Coelho de Souza ; MARTINI, J. G. ; VIEIRA, AMANDA NICÁCIO. INCLUSION OF NURSES IN ACUPUNCTURE PRACTICE IN SANTA CATARINA (1997-2015). Cogitare Enfermagem (UFPR). v. 24, p. e66766-e66766, issn: 1414-8536, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Jussara Gue Martini ⇔ Anaclara Ferreira Veiga Tipple (1.0)
      1. MASSAROLI, ALINE ; MARTINI, JUSSARA GUE ; MOYA, JOSÉ LUIS MEDINA ; PEREIRA, MILCA SEVERINO ; Tipple, Anaclara Ferreira Veiga ; MAESTRI, ELEINE. Competências para enfermeiros generalistas e especialistas atuarem na prevenção e controle de infecções no Brasil. Revista Latino-Americana de Enfermagem. v. 27, p. 1-9, issn: 1518-8345, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Jussara Gue Martini ⇔ Silvana Nair Leite (1.0)
      1. LEITE, SILVANA NAIR ; FINKLER, MIRELLE ; MARTINI, Jussara Gue ; HEIDEMANN, IVONETE ; VERDI, MARTA ; HELLMANN, FERNANDO ; VÁSQUEZ, MARIA FERNANDA. Management of the health workforce in facing COVID-19: disinformation and absences in Brazil?s Public Policies. Ciência & Saúde Coletiva. v. 26, p. 1873-1884, issn: 1678-4561, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Jussara Gue Martini ⇔ Christianne Luce Gomes (1.0)
      1. MARTINI, J. G. Metodologias de pesquisas qualitativas. 2013. Curso de curta duração ministrado/Outra
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:36