Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Adriana BENEVIDES SOARES

Professora Titular do Departamento de Cognição e Desenvolvimento e do programa de Pós-gradução em Psicologia Social (mestrado e doutorado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Professora Titular do programa de Pós-gradução em Psicologia (mestrado e doutorado) da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pela Uniredentor (2019), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris XI (1990), doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris XI (1995) e estágio pós-doutoral realizado da Universidade Federal de São Carlos (2011) e na UniversidadeSão Francisco(2020). Terapeuta Certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Tem experiência de docência e pesquisa nas áreas de psicologia da memória e da aprendizagem, psicologia das relações interpessoais e metodologia da pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: relações interpessoais, habilidades e competência social, treinamento em habilidades sociais, expectativas e adaptação acadêmica de estudantes à Universidade, estratégias de enfrentamento, motivação, auto eficácia e resiliência em contextos educativos. Ao longo de sua carreira publicou mais de 120 artigos em periódicos científicos, 6 livros e 30 capítulos de livros dentre muitos outros trabalhos em congressosnacionais e internacionais. Foi responsável por 4 orientações de doutorado, 45 orientações de mestrado dentre outras orientações de especialização, de conclusão de curso e de iniciação científica. É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva de (2001-2013). Nos últimos anos foi organizadora da I Jornada de Metodologia: Qualitativa.Foi Presidente do IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais em 2013 e participou da comissão científica das demais edições do evento.Foi avaliadora externa do programa de Iniciação Científica do CNPq em mais de 10 oportunidades. Participou de 17 bancas de concursos docentes. Foi editora chefe da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia de 2013 a 2018. Já obteve diversos financiamentos para projetos de pesquisa e bolsas da FAPERJ, CAPES e CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1334935051157421 (27/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia. R. São Francisco Xavier, 524 Maracanã 24030060 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 23340000
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2017-Atual. Como vivenciar situacoes interpessoais na Universidade: relacoes entre expectativas academicas, habilidades sociais, motivacao para aprender e estrategias de enfrentamento
      Descrição: Recentemente as características dos estudantes que frequentam a universidade se modificaram visto a novas ofertas de vagas no sistema privado de ensino e também devido a abertura de vagas em regime especial de cotas. Hoje há muito mais estudantes assalariados e com escolaridade deficiente e com condições bastante diferenciadas do adolescente recém saído do Ensino Médio. Estas mudanças originaram uma heterogeneidade de estudantes, com demandas sociais e cognitivas diferentes para adaptarem-se e serem bem sucedidos. Neste sentido, é importante conhecer quais as motivações, habilidades relacionais e estratégias de coping para superar as dificuldades a serem enfrentadas na Universidade são utilizadas pelos estudantes e o quanto estas variáveis explicam a adaptação do estudante a Universidade. Diversos autores têm repertoriado que situações interpessoais acadêmicas estressantes podem levar o aluno a ter mais dificuldades adaptativas e que um bom repertório de habilidades sociais, a motivação para aprender e estratégias de enfrentamento positivas podem ser preditoras do sucesso acadêmico. Sendo assim, este projeto tem como meta um conjunto de 3 estudos com os seguintes objetivos: 1) a) relacionar os construtos expectativas acadêmicas, motivação, habilidades sociais e adaptação acadêmica, b) verificar o impacto dos três primeiros na adaptação à universidade; 2) a construção e validação de uma escala de enfrentamento para estudantes universitários brasileiros em situações interpessoais consideradas difíceis; 3) a) identificar as relações entre habilidades sociais, adaptação a Universidade e estratégias de coping em estudantes universitários, b) verificar as relações entre as situações interpessoais e as formas de enfrentamento realizado, c) identificar as estratégias de enfrentamento mais utilizadas, de forma geral e de forma específica a cada situação estudada e d) verificar se habilidades sociais e coping são preditoras da adaptação a Universidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Adriana BENEVIDES SOARES - Coordenador / Fátima de Almeida Maia - Integrante / Zeimara de Almeida Santos - Integrante / REIVANI CHISTÉ ZANOTELLI BUSCACIO - Integrante / Marcia Cristina Lauria Monteiro - Integrante / Marisangela Siqueira de Souza - Integrante / Ageu Cleon de Andrade - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Adriana BENEVIDES SOARES.
    2. 2013-2016. Como vivenciar situacoes interpessoais na Universidade: questoes relativas a adaptacao e as habilidades sociais
      Descrição: Recentemente as características dos estudantes que frequentam a universidade se modificaram visto a novas ofertas de vagas no sistema privado de ensino e também devido a abertura de vagas em regime especial de cotas. Hoje há muito mais estudantes assalariados e com escolaridade deficiente e com condições bastante diferenciadas do adolescente recém saído do ensino médio. Estas mudanças originaram uma heterogeneidade de estudantes, com demandas sociais e cognitivas diferentes para adaptarem-se e serem bem sucedidos. Neste sentido é importante conhecer quais as demandas sociais e as concepções dos estudantes sobre suas vivências na Universidade, seu grau de dificuldade e se existem diferenças entre o pensamento de estudantes de instituições públicas e privadas. Diversos autores têm mostrado que a adaptação a Universidade está associada a quanto o estudante é competente socialmente e desta forma é importante que se tenha uma medida objetiva de quanto as habilidades sociais são utilizadas nas situações interpessoais no contexto acadêmico; quais habilidades em que situações. Não existe ainda, para a realidade brasileira, uma medida deste tipo. Diante da possibilidade de conhecer as vivências acadêmicas e as habilidades sociais dos estudantes em contexto acadêmico, uma medida preventiva é treinar habilidades sociais para o seu desenvolvimento e aprimoramento afim de que situações interpessoais consideradas difíceis pelos próprios estudantes possam ser superadas e ou para que os alunos possam viver melhor as relações interpessoais na Universidade. Sendo assim, este projeto tem como meta um conjunto de 3 estudos 1) identificar relações interpessoais vividas pelos estudantes na Universidade; 2) construir uma escala de habilidades sociais para situações interpessoais na universidade e 3) fazer um treinamento de habilidades sociais para situações difíceis para estudantes universitários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana BENEVIDES SOARES - Coordenador / Claudio Almeida Lima - Integrante / Clystine Abram Oliveira Gomes - Integrante / Ana Maria Silva POrto - Integrante / Zeimara de Almeida Santos - Integrante / REIVANI CHISTÉ ZANOTELLI BUSCACIO - Integrante / Alexandra MELO FERNANDES - Integrante / Ana Maria El Achkar - Integrante / Pedro Vítor Souza Rodrigues - Integrante / Humberto C. Passeri Medeiros - Integrante / Roberta de Souza Nogueira Barros - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 36
      Membro: Adriana BENEVIDES SOARES.
    3. 2012-2013. Preditores do desempenho academico de estudantes universitarios
      Descrição: As características dos estudantes que tem acesso a universidade têm se modificado desde a década de 70 com o aumento de vagas oferecidas no setor privado e posteriormente também com a política das cotas em algumas universidades. Houve uma entrada significativa de estudantes adultos, assalariados, com ensino médio precário e com condições diferenciadas do adolescente recém saído do ensino médio. Estas mudanças originaram uma heterogeneidade de estudantes, com demandas diferentes para adaptarem-se e terem bom rendimento acadêmico. Diversos fatores estão em jogo no possível desempenho dos estudantes: capacidades cognitivas, expectativas acadêmicas e habilidades relacionais tais como vivências e habilidades sociais. Sendo assim, este projeto tem como meta o estudo das expectativas, vivências e habilidades relacionais verificando o seu poder preditivo para o desempenho e sucesso acadêmico do estudante universitário em instituições e ensino superior. Pretende-se então relacionar os construtos e as variáveis sóciodemográficas; verificar a correlação e a predição entre os construtos e rendimento acadêmico; verificar a correlação entre rendimento acadêmico e variáveis sócio-demográficas. Participarão desta pesquisa 200 estudantes e serão utilizados os seguintes instrumentos: Questionário de Vivências Acadêmicas-r (Almeida, Soares & Ferreira, 2003), validado para a população universitária brasileira por Granado et al.. (2005); Questionário de Envolvimento Acadêmico (Soares & Almeida, 2000) e Inventário de Habilidades Sociais (Del Prette e Del Prette, 2001a).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Adriana BENEVIDES SOARES - Coordenador / Betânia Marques Dutra - Integrante / Vanuza Francischetto - Integrante / Adriana Penha da Costa Lima Peçanha - Integrante / Jacqueline Maia Miranda Adams - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Adriana BENEVIDES SOARES.
    4. 2012-Atual. Avaliacao e treinamento de habilidades sociais para estudantes no contexto educativo
      Descrição: Ao enfrentar situações novas, experienciamos angústias, pois não sabemos o que está por vir. Quando somos adultos, esta tensão é vivida de forma controlada, uma vez que temos um repertório de situações anteriores que nos ajuda a elaborar mentalmente o que está por acontecer e, assim, atualizarmos nossas experiências anteriores com aquelas com as quais nos deparamos. O adolescente que ingressa na Universidade passa por um período adaptativo difícil que requer uma série de habilidades cognitivas e comportamentais para que consiga alcançar seus objetivos. Precisa conviver com grande quantidade de pessoas desconhecidas e com exigências acadêmicas diversas e muitas vezes não sabe como se comportar diante de tais situações. Assim também a criança que não consegue se socializar adequadamente pode ser vítima de isolamento, exclusão social e até violência gerando estresse e podendo desencadear psicopatologias. Desta forma, este projeto visa 1) identificar situações relacionais difíceis de serem vividas na universidade e na escola; 2) promover treinamento para melhorar as dificuldades relacionais no contexto educativo; 3) construir instrumento para medir habilidades sociais em contexto educativo universitário, no ensino médio e fundamental. A metodologia utilizada será quali-quanti sendo utilizado inicialmente grupos focais e posteriormente estatística descritiva e inferencial, análises fatoriais exploratórias e confirmatórias. Espera-se contribuir com instrumentos de medida específica de habilidades sociais e com material de orientação para o estudante universitário assim como com estratégias e propostas de políticas para ações universitárias de ajuda ao aluno.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana BENEVIDES SOARES - Coordenador / Vanessa Romera Leme - Integrante / Claudio Almeida Lima - Integrante / Pedro Vítor Souza Rodrigues - Integrante / Marisangela Siqueira de Souza - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Adriana BENEVIDES SOARES.
    5. 2012-Atual. Modelo Multifatorial para o ajustamento academico
      Descrição: O ajustamento acadêmico tem sido estudado e identificado como um importante construto para o bom desempenho e sucesso pessoal e profissional dos alunos. Envolve a adaptação do aluno a Universidade, mas também diversos outros fatores podem ser preditores deste ajustamento. Os objetivos desta pesquisa envolvem: 1) fazer levantamento bibliográfico utilizando meta análise sobre adaptação e ajustamento acadêmico; 2) identificar preditores do ajustamento acadêmico; 3) testar o modelo de ajustamento a partir dos preditores encontrados; 4) comparar o modelo com outros existentes na literatura internacional 5) testar o modelo para estudantes de instituições públicas e particulares, cotistas e não cotistas. A metodologia utilizada será predominantemente quantitativa, utilizando análises descritivas e inferenciais, patch análises e equações estruturais. Espera-se contribuir para compreensão dos fatores que levam alunos a abandonarem a Universidade assim como aqueles que levam outros a terem sucesso profissional. Espera-se poder contribuir para a prevenção da evasão dos alunos da Universidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana BENEVIDES SOARES - Coordenador / Gil Gomes - Integrante / Leandro de Almeida - Integrante / Alexandra Araújo - Integrante / Marcia Cristina Lauria Monteiro - Integrante.
      Membro: Adriana BENEVIDES SOARES.
    6. 2011-2013. Sucesso academico em estudantes Universitarios
      Descrição: O perfil dos estudantes que frequentam a universidade foi modificado a partir da década de 70 com a progressão de vagas oferecidas no setor privado e posteriormente também com a política das cotas em algumas universidades. Houve uma entrada significativa de estudantes adultos, assalariados, com ensino médio precário e com condições diferenciadas do adolescente recém saído do ensino médio. Estas mudanças originaram uma heterogeneidade de estudantes, com demandas diferentes para adaptarem-se e serem bem sucedidos. Diversos fatores estão em jogo no possível sucesso dos estudantes: capacidades cognitivas tais como raciocínio e compreensão de textos e habilidades relacionais tais como vivências acadêmicas e habilidades sociais. Sendo assim, este projeto tem como meta um conjunto de 3 objetivos 1) a) identificar preditores do sucesso acadêmico do estudante universitário em instituições e ensino superior; b) identificar as relações entre os preditores e as variáveis sócio demográficas; c) avaliar as correlações estabelecidas entre os construtos cognitivos (inteligência fluida e compreensão textual) e os construtos comportamentais (habilidades sociais e vivências acadêmicas); 2) a) verificar a correlação entre os preditores e rendimento acadêmico; b) verificar a correlação entre rendimento acadêmico e variáveis sócio-demográficas; 3) a) realizar estudos psicométricos para adaptação de questionários a realidade brasileira e b) estudar características de validade convergente e divergente entre escalas. Os resultados serão analisados por meio de uma metodologia quantitativa utilizando-se análises descritivas e inferenciais e análise multivariada. Espera-se conhecer melhor fatores que influem conjuntamente no desempenho acadêmico de estudantes universitários a fim de futuramente propor estratégias de intervenção e promoção para um melhor desenvolvimento tanto cognitivo quanto relacional dos estudantes universitários. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Adriana BENEVIDES SOARES - Coordenador / Betânia Marques Dutra - Integrante / Vanuza Francischetto - Integrante / Adriana Penha da Costa Lima Peçanha - Integrante / Jacqueline Maia Miranda Adams - Integrante / Zilda Aparecida Pereira Del Prette - Integrante / Fátima de Almeida Maia - Integrante / Cátia Cristina Nogueira - Integrante / Leandro de Almeida - Integrante / Alexandra Araújo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 24
      Membro: Adriana BENEVIDES SOARES.
    7. 2011-2013. Humor e Habilidades Sociais
      Descrição: Em situações sociais em que temos com frequência que interagir com amigos e colegas, ou que temos que reagir a situações frustrantes, ou ainda que nos comportar frente a contextos inesperados ou difíceis pode ser bastante proveitoso apresentar características de competência social e de bom humor. Uma possível característica da competência social é reagir de forma bem humorada nos processos grupais deixando com que o humor torne as situações mais agradáveis e mais leves permitindo resultados interativos mais positivos. Competência social, por sua vez, está associada à apresentação de relações pessoais e profissionais produtivas favorecendo um desempenho satisfatório, duradouro e de qualidade propiciando bem-estar físico e mental articulando as exigências diretas e indiretas do meio ambiente. Sendo assim este projeto tem como principais objetivos: 1) identificar as relações entre os construtos; 2) relacionar variáveis sócio demográficas e os construtos; 3) promover programas de treinamento em habilidades sociais que incluam situações de humor. 4) adaptar instrumentos de humor para a realidade brasileira e estudar suas qualidades psicométricas. Os resultados serão analisados utilizando predominantemente abordagem quantitativa; correlação, análise multivariada, análise fatorial. Espera-se poder contribuir para o entendimento do conceito de competência social assim como para o desenvolvimento de estratégias relacionais competentes em estudantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Adriana BENEVIDES SOARES - Coordenador / Luciana Mourão Cerqueira e Silva - Integrante / Claudio de Almeida Lima - Integrante / Fátima de Almeida Maia - Integrante / Cátia Cristina Nogueira - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Adriana BENEVIDES SOARES.
    8. 2010-2013. Caracteristicas de inteligencia e compreensao textual em estudantes universitarios
      Descrição: O perfil dos estudantes que frequentam a universidade foi modificado a partir da década de 70 com a progressão de vagas oferecidas no setor privado e posteriormente também com a política das cotas em algumas universidades. Houve uma entrada significativa de estudantes adultos, assalariados, com ensino médio precário e com condições diferenciadas do adolescente recém saído do ensino médio. Estas mudanças originaram uma heterogeneidade de estudantes, com demandas diferentes para adaptarem-se e serem bem sucedidos. Diversos fatores estão em jogo no possível sucesso dos estudantes: 1) capacidades cognitivas tais como inteligência-raciocínio e compreensão de textos e 2) habilidades relacionais tais como vivências acadêmicas e habilidades sociais. Sendo assim, este projeto pretende estudar o primeiro conjunto de fatores. Têm-se como meta um conjunto de 3 objetivos 1) identificar níveis de inteligência e de proficiência em compreensão de textos em estudantes universitários 2) avaliar as correlações estabelecidas entre a inteligência fluida e a compreensão textual 3) realizar estudos psicométricos estudando características de validade convergente e divergente entre as escalas de Inteligência e compreensão textual. Participarão desta pesquisa 300 estudantes e serão utilizados os seguintes instrumentos: Prova de Raciocínio Abstrato da Bateria de Provas de Raciocínio BPR-5 (Primi e Almeida, 2000); Teste Matrizes Progressivas de Raven (1997); Teste de avaliação da compreensão de textos segundo a técnica de Cloze citado em Boruchovitch, Santos e Oliveira (2007); Questionário de compreensão de textos (Soares, Lacerda e Emmerick, em preparação).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Adriana BENEVIDES SOARES - Coordenador / Claudia Helena Magalhães Pinheiro - Integrante / Luiz Fellipe Dias da Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Adriana BENEVIDES SOARES.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. 1 Prêmio Almir Del Prette (segundo e terceiro lugares de melhor comunicão oral), GT Relações interpessoais e competência Social.. 2019.
      Membro: Adriana BENEVIDES SOARES.
    2. Pulblicação do trabalho ( orientação de grupo de estagiárias) como melhores trabalhos do Premio Silvia Lane, ABEP.. 2015.
      Membro: Adriana BENEVIDES SOARES.
    3. Menção Honrosa para a aluna Thamires de Abreu Emmerick aluna de iniciação científica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.. 2010.
      Membro: Adriana BENEVIDES SOARES.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (32)
    1. 10 Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Construção e validação do Inventário de Habilidades Sociossexuais. 2021. (Congresso).
    2. 1 Colóquio da FAETEC professores-pesquisadores: saberes da educação profissional e tecnológica. diversas. 2021. (Congresso).
    3. 73a Reuniao da SBPC. SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. (Congresso).
    4. 50 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. diversas. 2020. (Congresso).
    5. Congresso Virtual da Sociedade Interamericana de Psicologia. Cartilha de habilidades sociais para melhores relações interpessoais durante o enfrentamento do Covid-19. 2020. (Congresso).
    6. Jornada Online. Analise confirmatoria de invariancia do inventario de habilidades sociais para o contexto clinico. 2020. (Congresso).
    7. VI JORNADA INTERNACIONAL DE TERAPIAS COGNITIVO COMPORTAMENTAIS. A experiência do estudante universitário com o sexo casual. 2020. (Congresso).
    8. VII Seminário Internacional de Habilidades Sociais. diversas. 2019. (Congresso).
    9. XVII Mostra de Terapia Cognitivo Comportamental. É possível avaliar as habilidades sociais do terapeuta?. 2019. (Congresso).
    10. 1 Congresso Internacional Online de Terapia Cognitivo Comportamental. Modelos Psicoeducativos de Treinamento em Habilidades Sociais e sua efiçacia para a saúde mental de estudantes universitários. 2018. (Congresso).
    11. 6th International Congress of Educational Sciences and Development. Construção de uma medida de habilidades sociais para situações de difícil manejo em psicologia clínica. 2018. (Congresso).
    12. Forum Ensino Superior de Ciências Humanas: Saúde e Bem-estar na Univerisade.Competência Social e saúde mental de estudantes Universitários. 2018. (Outra).
    13. I Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção de Saúde: Desafios da pesquisa em prevenção e promoção da saúde em contextos de iniquidades sociais. Saúde mental em profissionais da educação: Correlação entre habilidades socias educativas-professores, relação entre professor-aluno e Burnout. 2018. (Congresso).
    14. 8 Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. várias. 2017. (Congresso).
    15. VII Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono de la Education Superior. várias. 2017. (Congresso).
    16. VI Seminário Internacional de Habilidades Sociais.várias. 2017. (Seminário).
    17. 9 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Expectativas acadêmicas em estudantes militares. 2015. (Congresso).
    18. V Seminário Internacional de Habilidades Sociais. Comunicação oral. 2015. (Congresso).
    19. 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. várias. 2014. (Congresso).
    20. 8 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. várias. 2013. (Congresso).
    21. IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais.várias. 2013. (Seminário).
    22. IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. A relação entre inteligência e habilidades sociais na compereensão textual de estudantes do ensino fundamental. 2013. (Congresso).
    23. IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. Habilidades sociais e vivências acadêmicas em universitários do primeiro ano de instituições do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).
    24. VI Simpósio de Psicologia e Desenvolvimento Humano.Desenvolvendo Competências sociais para o enfrentamento dos desafios da Universidade. 2013. (Simpósio).
    25. 10 Mostra de Terapia Cognitiva Comportamental. várias. 2012. (Congresso).
    26. 42 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. várias. 2012. (Congresso).
    27. III Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente. Inteligência, habilidades sociais e níveis depressivos em adolescentes do ensiono médio. 2012. (Congresso).
    28. III Seminário Internacional de Habilidades Sociais.várias. 2011. (Seminário).
    29. I Seminário de Metalinguagem e Alfabetização.Contextos de desenvolvimento, desenvolvimento metalinguísitico e alfabetização. 2011. (Seminário).
    30. IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais. diversos. 2011. (Congresso).
    31. III Congresso Brasileiro de Psicolgia: Ciência e Profissão. vários. 2010. (Congresso).
    32. II Seminário Ciências e Cognição: Caminhos da Neuroeducação.Preditores para o Sucesso Acadêmico em Estudantes. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. Soares, Adriana Benevides. I Jornada de Metodologia Qualitativa. 2020. (Congresso).. . 0.
    2. Soares, Adriana Benevides. Evento Comemorativo Científico dos 50 anos de Psicologia na UERJ. 2014. (Congresso).. . 0.
    3. SOARES, A. B.. IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais. 2013. (Congresso).. . 0.
    4. SOARES, A. B.. III Seminário Internacional de habilidades sociais. 2011. (Congresso).. . 0.
    5. da Mota, M.P.E. ; SOARES, A. B.. 1 Simpósio de Metalinguagem e Alfabetização. 2011. Congresso
    6. SOARES, A. B.. VI Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 2004. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:48