Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Renata de Castro Menezes

Antropóloga, professora associada do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, que coordenou de 2009-2011, pesquisadora do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj. Formou-se como bacharel e licenciada em História, depois como mestra (1996) e doutora (2004) em Antropologia Social pela Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo feito estágio-sanduíche na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales / Paris (2001-2002) e pós-doutorado na New York University (2015-2016). Foi pesquisadora visitante na Fondation Maison de Sciences de L?Homme (2019) e é pesquisadora associada ao CéSor - Centre d?etudes en sciences sociales du religieux, da EHESS/Paris. Preside o Iser/Assessoria e é tesoureira da Associação dos Amigos do Museu Nacional (SAMN). No Museu, coordena o Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado (Ludens) e integra o Núcleo de Estudos das Sociedades Complexas (Nescom), ambos do Departamento de Antropologia. Suas pesquisas versam sobre religião, festas e rituais, com ênfase no estudo de devoções. Mais recentemente, tem pesquisado sobre objetos e ?coisas? materiais e imateriais, arte popular, patrimônio e formas de conservação e produção de memória social. Editou as revistas Religião & Sociedade (2013-2016) e Mana (2016-2018). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0362564363969147 (26/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional / PPGAS. Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão 20940040 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 25689642 Ramal: 235 Fax: (21) 22546695 URL da Homepage: https://www.museunacional.ufrj.br/ppgas/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2021-Atual. Memoria e revitalizacao de acervos ?populares? do Museu Nacional
      Descrição: O projeto visa retomar o estudo das peças consideradas representativas do ?povo brasileiro? do acervo do Museu Nacional, que em sua maioria estavam alocadas na Coleção Regional, cuja análise se iniciara na pesquisa Coisas Sagradas, Coisas Cotidianas: desenvolvida por mim entre de março de 2015 a fevereiro de 2018, com apoio do CNPq. Naquela pesquisa, reuni informações de localização e tombamento sobre 2.690 peças. No entanto, a coleção foi perdida no incêndio de 02 de setembro de 2018. No projeto atual, quatro são as frentes que pretendo explorar, em torno de acervos ?populares? do/para o Museu Nacional: 1. a recomposição da memória da Coleção Regional antes do incêndio, através da gravação de depoimentos e da recuperação de documentos obtidos junto a profissionais que trabalharam com ela, e de registros que escaparam ao fogo; 2. a colaboração com o corpo técnico do Museu para a identificação e restauração das peças da Coleção Regional recuperadas pela Equipe de Resgate do Museu; 3. o estabelecimento de comparações entre a coleção queimada e aquelas de outros museus de antropologia, folclore e cultura popular, a fim de entender as nuances de sua configuração e de construir parâmetros para a (re)composição de um acervo de peças representativas das populações brasileiras para o Museu restaurado; 4. o estudo das possibilidades e o estabelecimento de parâmetros para dar início a essa nova coleção a partir de fantasias carnavalescas. O projeto é inicialmente previsto para 36 meses, nos quais as frentes 1 e 2 seriam esgotadas, porém considera-se que as frentes 3 e 4 podem demandar desdobramentos em projetos futuros. Trata-se de uma pesquisa a ser construída no cruzamento das sub-áreas de antropologia das materialidades, antropologia dos museus e coleções, antropologia da cultura popular, antropologia do ritual e da performance. Ela se estabelecerá ainda em diálogo com a História, a Museologia, os Estudos de Cultura Material e os debates sobre questões patrimoniais, educação museal e divulgação científica. No desenvolvimento das atividades do projeto, serão buscadas colaborações de alunas e alunos de pós-graduação do PPGAS/MN/UFRJ, funcionários do Museu Nacional e eventuais prestadores de serviço e consultores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata de Castro Menezes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    2. 2019-2021. Resgate patrimonial: entre os remanescentes de colecoes cientificas e as novas tecnologias
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo contribuir com a reconstrução do Museu Nacional após o incêndio de 02 de setembro, que dizimou a maior parte dos acervos científicos ali salvaguardados. Ligado ao processo mais amplo de reorganização do Museu, o projeto está sediado no Departamento de Antropologia e visa colaborar com a recomposição física e digital de parte das coleções etnológicas da instituição, estabelecendo algumas diretrizes e metas para atualizá-las e recompô-las no quadro das discussões contemporâneas sobre patrimônio. Pretende ainda produzir uma reflexão crítica sobre as condições da reconstrução, tomando como base uma etnografia do desastre e princípios dialógicos de constituição de conhecimento. Para tanto, o projeto ?Resgate Patrimonial? se propõe a operar em várias dimensões investigativas, articulando elementos das áreas das antropologias do museus e patrimônios e do desastre, com dimensões práticas de geração de tecnologias sociais para auxiliar nos trabalhos de resgate de remanescentes de coleções científicas, de potencialização de novas tecnologias para tal tarefa. Como resultado final, busca-se que o acervo do DA/MN seja reconfigurado, saindo da matriz evolucionista e colonial que marcou sua origem para assumir perspectivas mais horizontais e dialógicas que as teorias críticas da representação têm levantado nas últimas décadas. Pretende-se ainda produzir registros digitais sobre peças e documentos resgatados no sítio arqueológico que se tornou o Palácio da Quinta da Boa Vista, contribuindo para a formação e alimentação de bases de dados e sítios de difusão científica virtual em articulação como pesquisadores da FGV e COPPE/UFRJ. Além disso, uma parte dos recursos será destinada à recomposição de equipamentos e material bibliográfico que compunham a infraestrutura dos laboratórios dos professores envolvidos com o projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata de Castro Menezes - Integrante / Edmundo Marcelo M. Pereira - Coordenador.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    3. 2019-Atual. Comida etnica, fluxos transnacionais e performances de identidade (subprojeto vinculado ao projeto Enredamentos entre Religiao e Cultura)
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo acompanhar etnograficamente formas pelas quais a comida tem sido um elemento significativo, no Brasil contemporâneo, no processo de construção de identidades étnicas em situações de fluxo transnacional. As situações em que os fluxos de coisas e pessoas tornam-se observáveis e se cristalizam envolvem muitas vezes a questão de produção e consumo de comida. Nesse projeto, buscamos analisar a presença desses fluxos em ambientes urbanos brasileiros através de práticas de comensalidade que envolvam comidas étnicas, percebendo suas redes de comercialização quanto sua inserção nas práticas religiosas que envolvem os grupos que serão aqui analisados (?africanos?, "árabes? e ?portugueses?), além de suas relações com os demais grupos da sociedade nacional e seus circuitos que, certamente, evidenciará uma configuração transnacional. Para tanto, pretendemos analisar etnograficamente a circulação de comida étnica em barracas de rua, feiras e festivais, restaurantes, clubes, mercados e casas de família em quatro cidades brasileiras, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Curitiba.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Renata de Castro Menezes - Coordenador / Gisele Fonseca Chagas - Integrante / Lívia Reis - Integrante / Joana Bahia - Integrante / Lis Furlani Blanco - Integrante.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    4. 2019-Atual. O Museu, a Catedral e outros patrimonios em contexto critico.
      Descrição: Descrição: Esta pesquisa visa compreender e analisar mobilizações e emoções suscitadas por ameaças a bens materiais e imateriais considerados como patrimônios em diferentes escalas, por diferentes atores sociais. Busca também identificar e analisar as alternativas surgidas em torno de sua ausência ou suspensão. A pesquisa surge inicialmente como um subprojeto ligado ao projeto Resgate Patrimonial (2018-2020), a partir da tentativa de comparar os processos surgidos após o desastre do Museu Nacional do Rio de Janeiro e os da Catedral de Notre Dame de Paris, ambos vítimas de incêndios considerados como ?catástrofes patrimoniais?. Isso a partir da cooperação estabelecida entre os Professores Renata Menezes e Edmundo Pereira, do PPGAS/MN/UFRJ, com a professora Claudie Voisenat e outros pesquisadores do Lahic / EHESS, a fim de produzir uma análise comparativa entre os dois casos, sob a perspectiva das emoções patrimoniais e da cidadania patrimonial envolvidas nas duas situações. Na França, esta iniciativa se vincula ao Groupe de travail Emotions / Mobilisations, Chantier scientifique Notre-Dame, CNRS e Ministério da Cultura. E no Brasil, ao PPGAS/MN/UFRJ. Dados os interesses de pesquisa de orientandos do PPGAS/MN/UFRJ, o projeto foi reformatado em 2019 para compreender também a questão dos afro-patrimônios, associados à memória afro-diaspórica,e de patrimônios ambientais. E em 2020, veio somar-se o acompanhamento de festas populares e de rituais que tiveram que se adaptar de forma drástica à conjuntura de isolamento social provocada pela pandemia da COVID-19, de fato um novo contexto crítico. As reformatações levaram o subprojeto a se autonomizar e provocaram a alteração de seu título anterior, que era: O Museu, a Catedral e a Floresta: entre a emoção e a cidadania patrimonial. O projeto é coordenado em conjunto pelos professores Renata Menezes e Edmundo Pereira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Renata de Castro Menezes - Coordenador / Edmundo Marcelo M. Pereira - Integrante. Número de orientações: 3
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    5. 2018-2018. Etnografando uma colecao e seus arquivos: A Colecao Regional na documentacao do Museu Nacional (Projeto Suspenso pelo incendio)
      Descrição: Este projeto pretende dar continuidade ao estudo da Coleção Regional do Museu Nacional, uma coleção etnográfica que seria representativa de modos de vida e tipos humanos característicos das regiões do Brasil. Composta desde o início do século XX a partir da Coleção Sertaneja, a coleção regional esteve em exibição nas salas do Museu até o início do século XXI e encontra-se atualmente depositada na reserva técnica do Setor de Etnologia e Etnografia. Em pesquisa anterior, Coisa Sagradas, Coisas Cotidianas, realizamos um trabalho de campo justamente na reserva técnica, localizando as peças nas estantes e armários e cotejando-as com os registros dos livros de tombo do Museu, a fim de contribuir com um processo mais amplo de reorganização do SEE/MN. Na pesquisa atual, pretende-se ampliar o escopo da documentação analisada, tanto a escrita, como a fotográfica, procurando recompor o processo de constituição da coleção, bem como o de montagem e desmontagem de sua exposição, a fim de compreender as transformações sobre as representações de povo brasileiro que a modulavam - e 3o papel de antropólogos no reforço, ou na crítica, dessas representações. Procura-se também, em contato com museólogos do SEE/MN, pensar nas possibilidades de utilização desse material para pesquisas originais, bem como em novas formas de expô-lo e de renovar a coleção com a incorporação de novas peças. Trata-se de uma pesquisa que se inscreve na ótica dos estudos de materialidades, coleções e museus; de história da antropologia do Brasil; de compreensão do papel da cultura material na construção de identidades nacionais e da reflexão sobre a utilização de objetos etnológicos na produção antropológica contemporânea.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata de Castro Menezes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    6. 2018-Atual. Enredamentos entre Religiao e Cultura.
      Descrição: Partindo da concepção de que a ?cultura nacional?, longe de ser uma essência a ser preservada, é uma configuração resultante de disputas narrativas e negociações de fronteiras, esta pesquisa pretende analisar como as categorias ?religião? e ?cultura? têm sido acionadas e redefinidas no contexto brasileiro. Ela explora a hipótese de que a dinâmica de transformações religiosas que o Brasil atravessa desde os anos 1980 ? com a diminuição de católicos, o crescimento expressivo de evangélicos, o reforço de identidades religiosas no espaço público e o aumento de conflitos religiosos (Teixeira & Menezes, 2006; 2013) ? tensionaria definições de ?cultura? e ?identidade? (Mariz & Campos, 2011; Mafra, 2011; Sant?Anna, 2013; 2017) e provocaria ressonâncias naquelas que são consideradas como práticas culturais tradicionais e populares. Um dos casos privilegiados na pesquisa é o do carnaval carioca, mais especificamente, as escolas de samba do Rio de Janeiro. Cada escola de samba desfila tendo por base um enredo, que geralmente versa sobre uma temática nacional e que se materializa na avenida em formas expressivas de dramatização, canto, dança e cenografia (Cavalcanti, 2006; Simas & Fabato, 2015). Muitos desses enredos tratam da religião, seja a partir de dimensões mitológicas e cosmológicas, seja enquanto práticas lúdicas e devocionais. Assim, uma primeira perspectiva é analisar a presença da religião no interior dos desfiles, como enredo, isto é, como uma interpretação do nacional em uma narrativa ritual constituída pelas escolas. Mas, numa outra dimensão de articulação entre ?religião? e ?cultura? que também se pretende explorar, busca-se analisar eventos críticos (Kapferer, 2011) em que os dois termos sejam invocados pelos diferentes agentes mobilizados pela produção e reprodução do carnaval ? sambistas, jornalistas especializados, pesquisadores, carnavalescos, artesãos, foliões, poder público nas esferas municipal, estadual e federal, críticos da festa - para legitimar ou deslegitimar as escolas de samba. Pretende-se assim identificar as narrativas sobre a cultura nacional, como também as ?teorias nativas? sobre o que é o religioso, e qual deve ser sua relação com a cultura brasileira e o carnaval. Para isso, pretende-se acompanhar os carnavais de 2018, 2019 e 2020, acompanhando os enredos e desfiles e aprofundando a análise em casos nos quais a relação religião-cultura assuma destaque.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Renata de Castro Menezes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 3
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    7. 2015-2018. Coisas Sagradas, Coisas Cotidianas: a musealizacao do ?popular? no Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional
      Descrição: O projeto tem por objetivo produzir uma etnografia das práticas de musealização empreendidas em torno dos objetos de cunho ?popular? que compõem o acervo do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para tanto, e em discussão com os debates antropológicos contemporâneos sobre materialidades e museus, tomar-se-á as peças ?populares? do acervo etnológico não apenas como expressões materiais das culturas que as produziram, mas como canalizadoras de relações, representações e significados que as atravessam e as vinculam àqueles que de alguma maneira com elas interagem (produzindo-as, usando-as, observando-as, tratando-as, adquirindo-as, doando-as, expondo-as, estudando-as, etc). Na pesquisa, buscar-se-á identificar essas formas de interação, produzir uma reflexão sobre as representações de nação, de cultura, de sociedade e de ciência humana a elas associadas. O propósito é analisar os conjuntos de objetos etnológicos de cunho ?popular? pertencentes à instituição, tanto através de um balanço de sua composição, como de uma análise das categorias classificatórias que os enquadram ou enquadraram, operando em ao menos dois níveis de temporalidade distintos: aquele dos que selecionaram essas peças e as trouxeram para o museu, enquanto dignas de serem preservadas; e o do presente, em que pesquisadores, visitantes e grupos sociais com elas se relacionam.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata de Castro Menezes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    8. 2013-2021. Doces santos: reciprocidade, relacoes interreligiosas e fluxos urbanos em torno a devocao a Cosme e Damiao no Rio de Janeiro
      Descrição: Em 27 de setembro, no Rio de Janeiro, milhares de crianças circulam pelas ruas da capital e municípios vizinhos, em busca de sacolas de doces e balas, doadas nas ruas e em casas em homenagem a Cosme e Damião, por adeptos do catolicismo e de religiões afro-brasileiras, numa prática que remontaria pelo menos à primeira metade do século XX. Como pode haver disputas pelos saquinhos, há doadores que transitam em carros, com paradas estratégicas para distribuição. Dá-se assim uma ampla movimentação envolvendo pessoas, espaços e coisas, que alguns analistas afirmam estar diminuindo nos últimos anos pelo peso dos pentecostais, que condenam a prática como idólatra ou demoníaca. Tomando o caso a partir das teorias antropológicas do ritual, este projeto pretende analisar a devoção a Cosme e Damião em torno de três eixos: 1) o eixo das relações de reciprocidade estabelecidas através da doação de doces, realizando uma ?etnografia da generosidade?; 2) o eixo das relações interreligiosas na sociedade brasileira contemporânea, que, se podem se caracterizar pelo trânsito de personagens e práticas entre as diferentes vertentes, podem também se caracterizar por conflitos e ataques de intolerância; 3) o eixo das formas de sociabilidade no espaço urbano, estabelecidas ou ativadas a partir de rituais que serão tratadas através do mapeamento tanto de circuitos de distribuição de doces, como de templos que promovam a devoção (com destaque para igrejas católico-romanas, católico-ortodoxas, terreiros de umbanda, templos do santo daime). Os eixos ligam-se às sub-áreas da teoria antropológica, antropologia da religião e antropologia urbana, tomando o fenômeno como um fato social total (Mauss, 2003). Metodologicamente, prevê-se a realização de observação participante; de entrevistas curtas e em profundidade; aplicação de questionários, in loco e pela internet, com diversos segmentos envolvidos; levantamento e análise de material acadêmico, de imprensa, religioso, iconográfico e em áudio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Renata de Castro Menezes - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 33
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    9. 2010-2015. Materialidades da devocao
      Descrição: Este projeto, ligado a uma linha de pesquisa mais ampla sobre a santidade e a devoção, a qual venho desenvolvendo em sucessivos trabalhos desde os anos 1990, tem por objetivo a realização de estudos de caso sobre expressões materiais da devoção, focalizando práticas de culto desenvolvidas no Rio de Janeiro , bem como a produção, circulação e utilização de objetos religiosos relacionados a essas práticas. Nesses estudos de caso, na verdade etnografias a serem postas em relação, isto é, comparadas, serão produzidas análises sobre objetos, prédios, imagens sagradas e sobre o próprio corpo dos devotos, enquanto expressões de uma relação devocional que visibilizam, tornam palpável, materializam. Santinhos, ex-votos, lembrancinhas, velas, estátuas de cera, imagens em gesso, ceras, mas também técnicas e marcas corporais da devoção (como os atos de benzer-se, ajoelhar, rezar em voz alta, pagar promessa, flagelar-se, sacrificar-se), ou "espaços objetificados" mais amplos, como igrejas, capelas, altares domésticos, etc. serão tomados como símbolos de uma relação mais ampla entre os devotos e seus santos protetores, ou mesmo de relações horizontais entre os próprios devotos, que muitas vezes usam esses objetos para marcar suas relações com pessoas de diversos círculos sociais. Do ponto de vista teórico, o projeto pretende estabelecer um diálogo a Antropologia da Religião e a Antropologia dos Objetos, área da teoria antropológica desenvolvida nas últimas décadas, que tem problematizado a dicotomia sujeito/objeto = ativo/passivo como forma de compreensão do mundo. Busca-se também estabelecer uma interface com as reflexões antropológicas sobre Museus, Patrimônio e coleções, numa tentativa de colaborar com as reflexões desenvolvidas no próprio Museu Nacional sobre como manter,atualizar e expor seu acervo, representativo da Ciência do País, numa relação dialógica com a sociedade brasileira em seus diferentes setores. É um desdobramento do projeto "Por uma antropologia da.devoção?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Renata de Castro Menezes - Coordenador. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    10. 2010-2013. Devocao e Formas de sociabilidade nas festas e no cotidiano
      Descrição: Este projeto, ligado a uma linha de pesquisa mais ampla sobre a santidade e a devoção, desenvolvida em sucessivas pesquisas desde os anos 1990, teve por objetivo a realização de quatro estudos de caso sobre devoção (no caso, culto a santos católicos), nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, cujo foco estará nas formas de sociabilidade a eles associadas. Nesses estudos de caso, na verdade etnografias a serem postas em relação, isto é, comparadas, será privilegiado o contraste entre dois contextos de culto: aquele que se apresenta na festa religiosa, e o que se manifesta no cotidiano. O contraste entre festa e cotidiano corresponderia, a priori, a um contraste entre exterioridade e individualidade, coletivo e pessoal, mas acredita-se que a análise mais fina desses dois contextos pode ser um recurso útil para relativizar as fronteiras entre ordinário e extra-ordinário, questionando em que medida essas categorias efetivamente se aplicam à questão da santidade e da devoção. Há também um interesse em analisar a religião "em operação", isto é, como efetivamente vivida pelos grupos sociais, a partir de um conjunto de crenças e práticas acionadas em campo, formuladas ou executadas pelos agentes, e não apenas a partir de concepções teológicas ou doutrinárias, e por isso a recuperação do cotidiano é significativa. Por outro lado, a análise das festas será a base para a análise simbólica de rituais, e para o exercício de comparações tanto com outras etnografias sobre o tema, produzidas seja no Brasil, seja no exterior, como com material compilados por estudiosos de outras disciplinas (historiadores, folcloristas, cientistas da religião. Assim, são as continuidades e descontinuidades das devoções no cotidiano e na festa que esse projeto procurará explorar. A justificativa de tal empreendimento encontra-se na percepção de que, na sociedade brasileira, como também em outras sociedades cuja relação entre catolicismo e cultura é acentuada, o culto aos santos e suas festas configuram um lócus privilegiado de abordagem das relações entre cultura, religião e sociedade. Já do ponto de vista epistemológico, defende-se a idéia de que análises a princípio aparentemente restritas à área da antropologia da religião podem iluminar e refinar conceitos, métodos e formulações da teoria antropológica geral. Como se trata de um projeto desenvolvido em um programa de pós-graduação, novos alunos de mestrado e doutorado e bolsistas de iniciação poderão ser incorporados ao grupo de pesquisadores, ao longo do período de 36 meses. O Projeto é sediado no PPGAS/MN/UFRJ, e tem como áreas de pesquisa os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ele conta com financiamento da bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj, a partir de agosto de 2010 e pelo período de 36 meses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Renata de Castro Menezes - Coordenador / Maria Paula Miller Duarte - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 33
      Membro: Renata de Castro Menezes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (12)
    1. Financiamento do Programme DEA - Directrice d'études associée, Fondation Maison des Sciences de L'Homme... 2019.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    2. Bolsa de produtividade, nível 2. Projeto: Enredamentos entre Religião e Cultura., CNPq.. 2018.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    3. Bolsa Cientista do Nosso Estado, edital 3/2018, projeto "Enredamentos entre Religião e Cultura"., FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.. 2018.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    4. Edital Universal MCTI/CNPq 28/2018., CNPq.. 2018.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    5. Financiamento CNPq/Capes para a Revista Mana, Chamada no. 26/2017, Programa Editorial., CNPq; Capes.. 2017.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    6. Financiamento para a revista Mana no edital de apoio a periodicos Chamada MCTIC/CNPq Nº 25/2016,, CNPq.. 2016.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    7. Financiamento para a revista Mana no edital 14/2016 - PROGRAMA ?Apoio à Publicação de Periódicos Científicos e Tecnológicos Institucionais", Faperj.. 2016.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    8. Bolsista de Produtividade Nível 2, CNPq.. 2015.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    9. Outorga Certificado Orientação da tese de doutorado de Edilson Sandro Pereira, O Teatro da Religião, PPGAS/MN/UFRJ - Prêmio Capes de Tese 2015,área de Antropologia e Arqueologia., Fundação Coordenação do Pessoal de Nível Superior - CAPES... 2015.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    10. Bolsa de Estágio Sênior no Exterior (2015-2016), Fundação Coordenação do Pessoal de Nível Superior - CAPES... 2015.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    11. Bolsa Programa Jovem Cientista do Nosso Estado - E-26/102.245/2013, FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Rio de Janeiro.. 2013.
      Membro: Renata de Castro Menezes.
    12. Bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado - processo E-26/101.502/2010, Faperj - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro.. 2010.
      Membro: Renata de Castro Menezes.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (57)
    1. Séminaire Foi en actes.Remarques sur les matérialisations de Saint-François- Xavier à Goa. 2021. (Seminário).
    2. 32a. Reunião Brasileira de Antropologia. Simpósio Especial Antropologia e acervos de imagem: condições de pesquisa, produção de acervos, devolução da produção. 2020. (Congresso).
    3. 32a. Reunião Brasileira de Antropologia. Coordenação, com Rodrigo Toniol, do GT Religião e Materialidades. 2020. (Congresso).
    4. II Seminário do Devir.Religiões, Democracia e Intolerância. 2020. (Seminário).
    5. Seminário Reações Religiosas à Covid-19 na América Latina..Mesa Quatro. 2020. (Seminário).
    6. 31a. Reunião Brasileira de Antropologia - RBA. Coordenação do GT 61: Religião e materialidades: novos horizontes empíricos e desafios teóricos. 2018. (Congresso).
    7. III Encontro de Gastronomia, Cultura e Memória.d. 2018. (Encontro).
    8. Pré-evento do 18 Congresso Mundial da IUAES - Coleções étnicas e museologia compartilha.Os objetos religiosos cabem em quais vitrines?. 2018. (Simpósio).
    9. 15a. Semana Nacional de Museu no CRAB SEBRAE/RJ. 2017. (Encontro).
    10. A importância do carnaval carioca.Carnaval como resistência. 2017. (Seminário).
    11. O ensino e a pesquisa em Antropologia na Zona da Mata Mineira..Sistemas simbólicos: Linguagens, políticas e práticas de conhecimento. 2017. (Seminário).
    12. Power, Politics, and Religion in Brazil: Ruptures, Continuities, and Crisis.Saints, sluts and foetuses: Political manipulations of religious images in contemporary Brazil. 2017. (Simpósio).
    13. Simpósio Materialidades, Objetos e Coisas..Sobre a "Religião" na Coleção Regional do Museu Nacional. 2017. (Simpósio).
    14. Colóquio Internacional Clacso / Ola / New School.Cambios religiosos y culturas populares. 2016. (Simpósio).
    15. Diálogos Antropológicos sobre Religião: LAR/GPAD.Sobre Doces Santos: o Saquinho de Cosme e Damião como ritual, performance e materialidade.. 2016. (Encontro).
    16. Left Forum. 2016. (Outra).
    17. Seminário Imagem, Arte e Performance.Vadias, santos e fetos: sobre a eficácia da transgressão a imagens religiosas.. 2016. (Encontro).
    18. XXXIV International Congress of the Latin American Studies Association. Modalities and Moralities of Exchange in Saints Cosmas and Damians's Devotion,. 2016. (Congresso).
    19. I Jornada do NuSEX.Debatedora da Mesa Mercado, Objetos e Subjetividades. 2015. (Simpósio).
    20. Seminar Series - Janey Program in Latin American Studies - The New School for Social Research.Debatedora do trabalho Pilgrimages, Transnational Territories and Migration, de Renée de la Torre.. 2015. (Seminário).
    21. 29a. Reunião Brasileira de Antropologia - RBA - Grupo de Trabalho. Coordenação, com Miriam Rabelo, do GT Materialidades do sagrado.. 2014. (Congresso).
    22. 29a. Reunião Brasileira de Antropologia - RBA - Mesa Redonda. Coordenação da Mesa-Redonda: Pesquisando religião: novos temas, novos métodos, novos desafios. 2014. (Congresso).
    23. Mesa-redonda Movimentos do Religioso na Contemporaneidadeede.Transbordamento do Religioso. 2014. (Outra).
    24. Mesa-Redonda Sociabilidades Cariocas.Sociabilidades Cariocas em torno de Doces Santos. 2014. (Oficina).
    25. Seminário do Setor de Etnologia e Etnografia na Semana Nacional de museuseus.Apresentação de projetos para participação no setor. 2014. (Simpósio).
    26. VIII Jornada de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia / UFF.Mesa-Redonda; As religiôes e o Censo: análise dos resultados. 2014. (Outra).
    27. XII Graduação em Campo ? Seminário de Antropologia Urbana da USP.Religiões e Política de Direitos. 2014. (Seminário).
    28. XV Jorndas dos alunos do PPGSA/UFRJ.Debatedora do GT 1: Ritual, Simbolismo e Religião.. 2014. (Simpósio).
    29. II Encontro Mexicano-Brasileiro de Antropologia.A transnacionalidade da questão religiosa na contemporaneidade.. 2013. (Encontro).
    30. II Jornada de Antropologia da Devoção.Santos, fetos & Vadias: manipulações simbólicas e disputas políticas em torno da vistia ao papa no Rio de Janeiro.. 2013. (Seminário).
    31. XVII Jornadas de Alternativas Religiosas para a América Latina. Coordenadora, com Aldo Almegeiras, do GT 26 - Religiosidades Populares: crenças, práticas e estratégias de pesquisa.. 2013. (Congresso).
    32. 28a. Reunião Brasileira de Antropologia. Coordenadora, com Ronaldo Almeida, do Grupo de Trabalho Materialidades do Sagrado.. 2012. (Congresso).
    33. 36o. Encontro Anual da Anpocs. Mudanças e permanências nas formas de sociabilidade na Festa da Penha, Rio de Janeiro. Renata de Castro Menezes. 2012. (Congresso).
    34. 54 International Congress of Americanists. On Holy Cards: the sacred image in the era of technical reproducibility. 2012. (Congresso).
    35. Apresentação de seminário.Devoção e Formas de Sociabilidade nas Festas e no Cotidiano. 2012. (Encontro).
    36. As Formas Elementares da Vida Religiosa 100 anos depois.Um Clássico em Movimento: As Formas Elementares da Vida Religiosa na Festa da Penha. 2012. (Simpósio).
    37. II Simpósio Nacional e Internacional de Geografia e Religião.Espaço e religião: o olhar do antropólogo.. 2012. (Simpósio).
    38. I Jornada Religiosa do Núcleo de Religiosidades Populares (NERP) - UFPE.A atualidade de Durkheim para a análise dos fenômenos religiosos. 100 anos de. 2012. (Outra).
    39. I Jornada Religiosa do Núcleo de Religiosidades Populares (NERP) - UFPE.Coordenação da Mesa 5: Catolicismo (apresentação de comunicações). 2012. (Outra).
    40. Manifestações Artísticas e Ciências Sociais: reflexões sobre arte e cultura material.Objetos, pessoas e valores: arte e cultura material. 2012. (Seminário).
    41. Mesa-Redonda: As religiões e o Censo: enfoques metodológicos.Moderadora da mesa As religiões e o Censo: enfoques metodológicos. 2012. (Outra).
    42. O Trabalho da Imaginação na Textura do Presente..Mesa Redonda. 2012. (Seminário).
    43. Seminário Cidades e Cultura.Debatedora da Mesa Redonda. 2012. (Seminário).
    44. I Seminário do Programa de Extensão em Estudos Avançados em Geografia, Religião e Cultura.Estudos Extensionistas em Religião. 2011. (Seminário).
    45. Mesa- Redonda Aparecidas no Brasil: a umbanda e o pentecostalismo na maior nação católica do mundo.Aquela que nos junta, aquela que nos separa: reflexões sobre o campo religioso brasileiro atual a partir de Nossa Senhora Aparecida.. 2011. (Encontro).
    46. O imáginário Medieval sobre o além: reflexõs interdisciplinares e comparativas.O além e o cotidiano: repensando fronteiras a partir de pesquisas antropológicas com o culto aos santos. 2011. (Simpósio).
    47. Palestra (Pós-Graduação em Geografia).Espaço e Religião: o sagrado, o convento e a cidade.. 2011. (Outra).
    48. 27a. Reuniâo Brasileira de Antropologia. Coordenação da Mesa Redonda. 2010. (Congresso).
    49. 27a. Reunião Brasileira de Antropologia. Coordenação do GT 57: Religião e Objetos. 2010. (Congresso).
    50. Conferência na UFRN.As religiões no Brasil: dinâmicas contemporâneas. 2010. (Outra).
    51. Deus, o Diabo e Outras Pessoas. Reflexões sobre o Cristianismo na floresta e na cidade.A imagem sagrada na era da reprodutibilidade técnica: sobre santinhos. 2010. (Seminário).
    52. III Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social.Leitora do projeto "Espiritismo e religiosidade brasileira: um estudo social sobre a vida após a morte", de Tiago Paz e Albuquerque.. 2010. (Seminário).
    53. International Conference Dynamics of Rural Transformation In Emerging Economies. 2010. (Outra).
    54. IX Semana de Antropologia - Poéticas e Políticas de Identidades Sociais.O campo de diferentes perspectivas na trajetória de uma antropóloga.. 2010. (Seminário).
    55. Mesa Redonda Materialidades da Devoção.Coordenação da mesa Redonda. 2010. (Outra).
    56. Palestra (Atividade realizada junto ao Grupo de Estudos em Culturas Populares e Religião - DAN/UFRN..A vida social dos santinhos: notas preliminares. 2010. (Outra).
    57. Seminário Biodiversidade, Ciência e Educação.Mesa: Antropologia e Biodiversidade. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (31)
    1. MENEZES, R.C.; FREITAS, M. B. M. ; BARTOLO, L.. Doces Santos: as Devoções a Cosme e Damião no Rio de Janeiro. 2020. Exposição
    2. Menezes, Renata de Castro; TONIOL, R.. 32a. RBA - Coordenação do GT Religião e Materialidades. 2020. Congresso
    3. Menezes, Renata de Castro; LIMA Fo., M. F. L. ; PEREIRA, Edmundo M. M. ; TONIOL, R.. 32a. RBA - Coordenação da Mesa-Redonda Materialidades religiosas em cultos, museus, patrimônios e consultórios: desnaturalizando classificações. 2020. Congresso
    4. MENEZES, R.C.. 32a. RBA - Comissão Organizadora. 2020. (Congresso).. . 0.
    5. MENEZES, R.C.; REIS, L. ; BARTOLO, L.. Mesa Redonda Cristianismo e Necropolítica: um debate a partir das perspectivas de gênero e sexualidade, teologia negra e teologia da libertação. 2019. Outro
    6. CARNEIRO, S. S. ; BRITO, C. ; BASTOS, C. ; BARTOLO, L. ; DUARTE, L. F. D. ; MENEZES, R.C. ; REIS, L.. Seminário de Estudos de Religião e Espiritualidade - SERES. 2019. Congresso
    7. MENEZES, R.C.; REIS, L. ; BARTOLO, L.. Palestra de Eva Scheliga: Face da Assistência Social Evangélica: aproximações e diferenças entre evangélicos da IURD e da Renas. 2019. Outro
    8. MENEZES, R.C.. Simpósio Materialidades, Objetos e Coisas. 2017. (Outro).. . 0.
    9. Menezes, Renata de Castro; TONIOL, R. ; ALMEIDA, R.. Encontros Antropológicos sobre religião: LAR/GPAD. 2016. Outro
    10. Menezes, Renata de Castro; PEREIRA, E.. Ouro Preto: cidade em perspectiva. 2016. Outro
    11. Menezes, Renata de Castro; CARNEIRO, S. S.. Sociabilidades Cariocas em Praças e Mercados. 2016. Outro
    12. Menezes, Renata de Castro. Gastronomia, valores éticos e patrimoniais: os ?novos camponeses? na França de hoje. Palestra de Marie France Garcia-Parpet. 2016. (Outro).. . 0.
    13. MENEZES, R.C.; CARNEIRO, S. S.. Mesa-Redonda Sociabilidades Cariocas nos 450 anos do Rio de Janeiro. 2015. Outro
    14. Menezes, Renata de Castro; BOSISIO, I. ; OLIVEIRA, L. B. M. ; FREITAS, M. B. M.. III Jornada de Antropologia da Devocão. 2015. Outro
    15. MENEZES, R.C.. Mesa-Redonda Movimentos do Religioso na Contemporaneidade. 2014. (Outro).. . 0.
    16. CARNEIRO, S. S. ; MENEZES, R.C.. Mesa-Redonda Sociabilidades Cariocas. 2014. Outro
    17. MENEZES, R.C.; RABELO, M. C. M.. 29a. Reunião Brasileira de Antropologia - GT Materialidades do Sagrado. 2014. Congresso
    18. MENEZES, R.C.; GIUMBELLI, Emerson ; MACHADO, C. ; CUNHA, C. V. ; ALMEIDA, R.. 29a. Reunião Brasileira de Antropologia - Mesa-redonda Pesquisando Religião 028. Pesquisando religião: novos temas, novos métodos, novos desafios. 2014. Congresso
    19. ASSIS, J. M. F. ; Menezes, Renata de Castro. Circuitos materiais das representações sobre martírio, heroísmo e santidade em Frei Tito de Alencar Lima. 2014. Outro
    20. SARAIVA, C. ; Menezes, Renata de Castro. A expansão das religiões afro-brasileiras em terras lusas. 2014. Outro
    21. CARVALHO, O. B. M. ; Menezes, Renata de Castro. Música gospel: aproximações e conflitos entre o sagrado e o secular. 2014. Outro
    22. MENEZES, R.C.. II Jornada de Antropologia da Devoção. 2013. (Outro).. . 0.
    23. MENEZES, R.C.; CUNHA, C. V.. Mesa Redonda: As religiões e o censo - enfoques metodológicos. 2012. Outro
    24. MENEZES, R.C.; CUNHA, C. V.. Mesa Redonda: Direitos Humanos e Religão: O papel do Estado. 2012. Outro
    25. MENEZES, R.C.; CUNHA, C. V.. Mesa-Redonda As Religiões e o Censo: Análise dos Resultados. 2012. Outro
    26. MENEZES, R.C.; CUNHA, C. V.. Mesa-Redonda: Religiões e Políticas Públicas no Brasil. 2012. Outro
    27. MENEZES, R.C.. I Jornada de Antropologia da Devoção. 2012. (Outro).. . 0.
    28. MENEZES, R.C.; FRANCHETTO, Bruna. Seminário A Antropologia de Lygia Sigaud. 2010. Outro
    29. MENEZES, R.C.. Mesa Redonda Materialidades da Devoção. 2010. (Outro).. . 0.
    30. MENEZES, R.C.. 27o. Encontro da Rede Mundial de Centros Laicos Oikosnet. 2004. (Outro).. . 0.
    31. MENEZES, R.C.. Mesa-Redonda Guerra e Paz entre os Deuses: religião, sociabilidade e violência. 2001. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30