Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marcia Maria Peruzzi Elia da Mota

MÁRCIA MARIA PERUZZI ELIA DA MOTA concluiu o doutorado em Psicologia na University of Oxford em 1996 e o Mestrado em Métodos de Pesquisa em Psicologia em 1991 na Reading University.Foi professora associada e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde ocupou vários cargos administrativos. Foi coordenadora de graduação em Psicologia e coordenadora do Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, além de vice-chede do Departamento de Psicologia. Na pró-reitoria de extensão foi chamada para coordenar o Programa Boa Vizinhança, que congregava os Programas de extensão que atendiam a região do Campus da UFJF. Fez parte e Coordenou o Comitê Assessor de Pesquisa em Ciências Humanas da UFJF. Na UERJ, foi diretora e vice-diretora do Instituto de Psicologia. Foi membro eleito do Conselho Universitário (2012-2018). Coordena o grupo de pesquisa do CNPq Cognição e Contextos Sociais. Foi também vice-chefe do Departamento de Fundamentos de Psicologia. É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira. É membro da Society for the Scientific Studies of Reading e bolsista de produtividade nível 2 do CNPq, também Cientista do Nosso Estado - FAPERJ (2018-2021). Coordena um convênio internacional com a Universidade de Dalhousie, Halifax, Canadá, onde realizou pós-doutoramento. ATUA NA ÁREA DE PSICOLOGIA, COM ÊNFASE EM PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; E DESENVOLVIMENTO HUMANO. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1993353452161637 (17/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia. Campus Francisco Negrão de Lima - Pavilhão João Lyra Filho - R. São Francisco Xavier, 524, 10° andar Bloco B - Sala 10.019 Maracanã 20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 223340484 URL da Homepage: https://www.cognicaocs.uerj.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. ESTUDOS DOS PRE-CURSORES COGNITIVOS DA ALFABETIZACAO E SUAS IMPLICACOES PARA EDUCACAO
      Descrição: O processo de alfabetização de uma criança pode se iniciar antes mesmo do ensino formal da leitura e escrita que começa na escola. Quanto mais cedo a criança se envolve com experiências de leitura e escrita, mais facilidade ela terá, futuramente, para ler e escrever. As experiências que as crianças têm no ambiente familiar e na educação infantil podem ter influência positiva no sucesso escolar dos estudantes. Nesse contexto, o ambiente de leitura na família tem sido apontado como um fator importante para o desenvolvimento da língua escrita, esse contexto é chamado de ?Home Literacy?. Além do ambiente familiar outros precursores cognitivos contribuem para alfabetização, como o desenvolvimento das habilidades metalinguísticas e o do vocabulário da criança. Atividades que envolvem o desenvolvimento da ?literacia emergente? são de grande importância para aquisição da leitura e escrita. Entender a natureza das atividades as quais as crianças estão expostas antes de sua escolarização iniciar é crucial, pois atividades de natureza diferente podem ter impactos diversos no desenvolvimento da alfabetização. Essas experiências iniciais podem ser carregadas por toda a escolaridade também e conhece-las permite que se pense em intervenções educacionais mais eficazes. O presente projeto engloba uma série de estudos que investiga as experiências iniciais com a escrita de estudantes brasileiros e como elas se associam com desenvolvimento da leitura e da escrita ao longo da escolarização. Investiga também o papel de intervenções que visam o desenvolvimento dessas habilidades no desempenho escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota - Coordenador / ELIANE CRISTINA FERREIRA DE OLIVEIRA COUTINHO - Integrante / Carmen Lucia Martins da Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Marcia Maria Peruzzi Elia da Mota.
    2. 2013-2019. AVALIACAO PSICOMETRICA DE MEDIDAS DE LEITURA E ESCRITA E SEUS PRECURSORES
      Descrição: Estudos recentes mostram que a habilidade de refletir sobre a língua, habilidades metalinguísticas estão associados ao sucesso na leitura e na escrita. Porém, há poucos instrumentos de medidas dessa e de outras habilidades metalinguísticas, criados especificamente para língua portuguesa e as qualidades psicométricas das tarefas empregadas raramente são avaliadas, mesmo para as que são adaptadas de outras línguas estrangeiras. Esse projeto tem como objetivo principal avaliar a qualidade psicométrica de tarefas utilizadas para mediras habilidades metalinguísticas, mas também investiga a característica de outras medidas que se correlacionam com a língua escrita no português do Brasil. Entre as medidas estudadas estão Home-Literacy, compreensão de texto, leitura de palavras e escrita. Além disso, pretende a construção de novos instrumentos que avaliem o desempenho da linguagem escrita e de habilidades cognitivas e sociais ligadas a essa aquisição. Para isso, segue princípios da avaliação psicológica, e lança mão de metodologia clássica utilizada na construção de instrumentos. Espera-se que esses instrumentos possam contribuir tanto para prática clínica, na identificação dos problemas de leitura e escrita, como para melhoria da pesquisa nessa área.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota - Coordenador / MARLENE DIAS - Integrante / Silvia Brilhante Guimarães - Integrante / Dalva Alves - Integrante.
      Membro: Marcia Maria Peruzzi Elia da Mota.
    3. 2012-2015. HOME LITERACY E A AQUISICAO DA LEITURA E ESCRITA
      Descrição: O processo de alfabetização de uma criança pode se iniciar antes mesmo do ensino formal da leitura e escrita que começa na escola. Quanto mais cedo a criança aproximar-se de experiências de leitura e escrita, mais facilidade ela terá, futuramente, para ler e escrever (Senechal, LeFevre, Thomas, & Daley, 1998). As experiências que as crianças têm no ambiente familiar e na educação infantil podem ter influência positiva no sucesso escolar futuro dos estudantes. Nesse contexto, o ambiente de leitura na família tem sido apontado como um fator importante para o desenvolvimento da língua escrita e tem sido tipicamente estudado através da frequência e da natureza das atividades de leitura desenvolvidas em casa, sendo a leitura conjunta de livros o principal aspecto abordado pelas pesquisas (Scarborough & Dobrich, 1994). Apesar das evidências indicarem que a exposição aos livros ajuda na aquisição da língua escrita e oral, as pesquisas têm mostrado que os efeitos dessa exposição são mais modestos do que se acreditava. Em consequência, há mais aspectos a serem considerados quando se trata das experiências com a leitura e escrita em casa do que a leitura compartilhada de livros (Phillips & Logan, 2009). Atividades que envolvem o desenvolvimento da literacia emergente também são de grande importância. Entender a natureza das atividades as quais as crianças estão expostas antes de sua escolarização iniciar é crucial, pois atividades de natureza diferente podem ter impactos diversos no desenvolvimento da alfabetização. Essas experiências iniciais podem ser carregadas por toda a escolaridade também e conhece-las permite que se pense em intervenções educacionais mais eficazes. O presente projeto engloba uma série de estudos que investiga as experiências iniciais com a escrita de estudantes brasileiros e como elas se associam com desenvolvimento da leitura e da escrita ao longo da escolarização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota - Coordenador / MARLENE DIAS - Integrante / Nádia Delgado Paiva - Integrante / Silvia Brilhante Guimarães - Integrante / Dalva Alves - Integrante / Thaiane Mattos de Abreu - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Marcia Maria Peruzzi Elia da Mota.
    4. 2012-Atual. O PAPEL DA CONSCIENCIA MORFOLOGICA NA LEITURA NO PORTUGUES DO BRASIL
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento que já vem sendo obtido por nosso grupo de pesquisa, nos últimos anos, sobre a relação entre a consciência morfológica e a língua escrita. O foco principal é explorar a relação entre a consciência morfológica e a leitura, considerando-se quais aspectos da leitura (leitura de palavras ou compreensão de texto) estão mais associados à consciência morfológica. Pretende discutir essa relação levando em conta as características da ortografia do português do Brasil. Fazem parte ainda desse projeto, estudos que investigam se há relação específica entre a consciência morfológica e dificuldades na compreensão de leitura e estudos de intervenção. As amostras investigadas incluem várias fases do desenvolvimento, desde a educação infantil até a universidade. As implicações pedagógicas e para o diagnóstico das dificuldades de leitura fazem parte dos impactos dos resultados esperados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota - Coordenador / MARLENE DIAS - Integrante / Silvia Brilhante Guimarães - Integrante / ELIANE CRISTINA FERREIRA DE OLIVEIRA COUTINHO - Integrante / Carmen Lucia Martins da Silva - Integrante / Christian David Pineda Garcia - Integrante / Taís Turaça - Integrante. Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro / Universidade Salgado de Oliveira - Bolsa. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Marcia Maria Peruzzi Elia da Mota.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Bolsa do Programa Emerging Leaders in the Americas Program para o aluno Christian David Pineda, Governo Canadense.. 2017.
      Membro: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota.
    2. Homenagem recebida pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF pelo trabalho na fundação do Programa, Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGP UFJF.. 2017.
      Membro: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota.
    3. Bolsa do Programa Emerging Leaders in the Americas Program para aluna Lara Carolina de Almeida, Governo Canadense.. 2012.
      Membro: Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. Society fo Scientific of Reading Annual Conference. Evaluating Models of How Morphological Awareness Connects to Reading Comprehension in Portuguese. 2017. (Congresso).
    2. Society fo Scientific of Reading Annual Conference. Coordenadora do simpósio: Across the Spectrum: The Role of Morphological Awareness in Reading in Alphabetic Orthographies with a range of Transparency. 2017. (Congresso).
    3. 2011 Society for the Scientific Study of Reading Conference. Morphological awareness and reading in Brazilian Portuguese. 2011. (Congresso).
    4. IV CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E REABILITAÇÃO. LEITURA E ESCRITA. 2011. (Congresso).
    5. Simpósio Internacional de Alfabetização.A representação dos significados na nossa escrita: o papel do conhecimento morfológico e Compreensão de leitura em uma perspectiva cognitiva: considerações empíricas e implicações educacionais. 2011. (Simpósio).
    6. VIII ENAL / II EIAL ? Encontro Inter/Nacional sobre Aquisição da Linguagem. A relação entre a consciência morfológica e a escrita no português do Brasil.. 2011. (Congresso).
    7. 2010 Society for the Scientific Study of Reading Conference. The impacts of language features on spelling: Looking across ages and writing systems.. 2010. (Congresso).
    8. XI Simpósio de pesquisa e Intercâmbio Científico - Ensino e Pesquisa na pós-graduação em Psicologia.GT Desenvolvimento sócio-cognitivo e da linguagem. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. MOTA, M. M. P. E. Seminário de Qualificação Universo. 2013. (Outro).. . 0.
    2. MOTA, M. M. P. E. I Mostra de Psicologia - rumos da pós-graduação da UNIVERSO. 2013. (Congresso).. . 0.
    3. MOURAO, L. ; MOTA, M. M. P. E. Seminário de Qualificação UNIVERSO. 2012. Outro
    4. MOTA, M. M. P. E. Seminário de Qualificação UNIVERSO. 2011. (Outro).. . 0.
    5. MOTA, M. M. P. E. III Simpósio de Metalinguagem e Alfabetização. 2011. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:35