UFABC-professores

Edson Pinheiro Pimentel

Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006) e Mestre em Ciência da Computação pela UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996). Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela UEM - Universidade Estadual de Maringá (1989) com complementação em Formação Especial do Currículo do Ensino de Segundo Grau pela UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992). Atua como docente no Ensino Superior desde 1994 e atualmente é Professor Associado da UFABC - Universidade Federal do ABC. O principal eixo de pesquisa é Informática na Educação tendo como temas principais de interesse: Sistemas Inteligentes para a Educação, Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem, Processos para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem, Representação do Conhecimento, Tecnologias Assistivas na Educação, Mineração de Dados, Learning Analytics, Pensamento Computacional e Ensino de Algoritmos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6163089025212520 (03/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2009-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil Telefone: (11) 44378403 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2019-Atual. Análise da Aprendizagem na Educação Mediada por Tecnologias
      Descrição: A Educação Mediada por Tecnologias conduzida por meio de ambientes virtuais de aprendizagem gera muitos dados tanto relacionados ao design da aprendizagem quanto ao processo de aprendizagem. Este projeto tem por objetivo explorar técnicas e procedimentos de análise da aprendizagem a fim de gerar informações e conhecimentos para os envolvidos (estudantes, professores, gestores) de modo a retroalimentar o processso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Coordenador / REAL, EDUARDO M. - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
    2. 2018-2020. Jogo educacional para o ensino interdisciplinar de ciências, matemática e educação científica
      Descrição: Desenvolvimento de Jogo acessível a PD visual e surdez, que considera a exploração do processo de pesquisas científicas na Antártica. O licenciando assumirá o papel de pesquisador e coletará amostras (gelo, animais etc), para armazená-las e analisá-las em laboratório. Haverá minijogos com problemas interdisciplinares. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Silvia Dotta - Integrante / BRAGA, JULIANA CRISTINA - Coordenador / GOYA, DENISE - Integrante / CARLA LOPES RODRIGUEZ - Integrante / KARLA VITTORI - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / André Brandão - Integrante / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante / Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
    3. 2018-2020. Conjunto de aplicativos acessíveis para dispositivos móveis para apoio ao aluno deficiente visual e auditivo na sala de aula
      Descrição: Os dispositivos móveis, por terem hardwares avançados (possuem sensores, câmera, e interface com voz), podem ser utilizados como tecnologia assistiva. Com um único aparelho, de fácil mobilidade, é possível criar autonomia para o aluno com deficiência e diminuir a necessidade de assistente humano para essas pessoas. Além disso, um único aparelho pode substituir diversos dispositivos, como teclado em Braille, scanner, calculadora, gravador, etc. Contudo, o estudante é capaz de, por exemplo: gravar as aulas para retomar depois, realizar provas em sala, ter acesso ao conteúdo das aulas em diversos formatos (libras, etc), traduzir um documento, converter um texto em voz, etc. Além disso, por aumentar a autonomia do aluno, essas tecnologias móveis podem até diminuir os custos das Universidades que precisam manter assistentes individuais para acompanhar os alunos durante as aulas e provas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / BRAGA, JULIANA CRISTINA - Coordenador / ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. - Integrante / GOYA, DENISE - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
    4. 2018-Atual. [CAPES-Print UFABC] Development and evaluation of innovative technologies to Mediate Learning
      Descrição: The sociocultural diversity of learning environments leads to the necessity of interdisciplinary development of investigations and accessible tools that can efficiently promote the learning. One of the challenges is to evaluate the impact of the tools on apprentices, educators, educational systems, and society. In this context, this research project aims to investigate methods, techniques, processes, theoretical approaches and interaction paradigms for the education and learning mediated by technologies. Technological tools will be designed and developed to mediate education and learning, considering computational, pedagogical and cognitive aspects. Such tools will be applied and their impacts evaluated in educational contexts. The research will be conducted following theoretical bases of the Universal Design which contemplate tangible and assistive digital technologies. The Universal Design allows the use of tools without the need of adaptation by a variety of people with different characteristics, with or without physical or cognitive barriers. The trajectory of this research assumes the formation of an international network which contemplates the collaboration among UFABC graduate programs and foreign institutions. The expected results are products, technologies and theoretical guidelines for the elaboration and evaluation of tools and their users. Examples of these results include tangible and digital learning objects, virtual and augmented reality environments, digital games, tools for supporting authorship of contents, and software development processes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante / Juliana Cristina Braga - Integrante / Joao Paulo Gois - Integrante / DOTTA, SILVIA - Integrante / ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. - Integrante / GOYA, DENISE - Integrante / CARLA LOPES RODRIGUEZ - Integrante / BATISTA, VALERIO RAMOS - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante / André Luiz Brandão - Coordenador / Harlen Costa Batagelo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
      Descrição: The sociocultural diversity of learning environments leads to the necessity of interdisciplinary development of investigations and accessible tools that can efficiently promote the learning. One of the challenges is to evaluate the impact of the tools on apprentices, educators, educational systems, and society. In this context, this research project aims to investigate methods, techniques, processes, theoretical approaches and interaction paradigms for the education and learning mediated by technologies. Technological tools will be designed and developed to mediate education and learning, considering computational, pedagogical and cognitive aspects. Such tools will be applied and their impacts evaluated in educational contexts. The research will be conducted following theoretical bases of the Universal Design which contemplate tangible and assistive digital technologies. The Universal Design allows the use of tools without the need of adaptation by a variety of people with different characteristics, with or without physical or cognitive barriers. The trajectory of this research assumes the formation of an international network which contemplates the collaboration among UFABC graduate programs and foreign institutions. The expected results are products, technologies and theoretical guidelines for the elaboration and evaluation of tools and their users. Examples of these results include tangible and digital learning objects, virtual and augmented reality environments, digital games, tools for supporting authorship of contents, and software development processes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luiz Brandão - Coordenador / Juliana Cristina Braga - Integrante / Harlen Costa Batagelo - Integrante / GOIS, JOAO PAULO - Integrante / Carla Rodriguez - Integrante / Denise Hideko Goya - Integrante / Edson Pimentel - Integrante / Francisco de Assis Zampirolli - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante / Marina Sparvoli - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante / Silvia Dotta - Integrante / Valério Batista - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: André Luiz Brandão.
    5. 2018-Atual. [CAPES-Print UFABC] Data Science
      Descrição: Data science is an interdisciplinary research field that comprises scientific methods, systems, and processes used to gain insights and to understand a phenomenon of interest using data in distinct formats, i.e., structured, semi-structured, or unstructured. This research area emerged as a consequence of the advancements in information technologies (e.g., GPS, wearable equipment, and hard sensors) leading to an increase in the volume of available data, the so-called Big Data. The data processing and analysis are supported by techniques and theories from different domains like mathematics, computer science, statistics, information science, and, in particular, machine learning, pattern recognition, data mining, graph theory, and data visualization. Nevertheless, several challenges remain, from the use of existing methodologies in new domain contexts (e.g., social media analysis for weather forecasting) to the development of new approaches for dealing with existing problems (e.g., text mining using deep learning). This project aims to establish an interdisciplinary research network of international collaboration to address some challenges in the following stages of data science cycle: 1) Pre-processing and representation, including data integration, multidimensional databases, complex networks, text and multimedia mining, interoperability of different information systems and Internet-of-things; 2) Features engineering, in order to extract the relationship among the features through the neural network and symbolic regression; 3) Creation of regression and classification models through semi and supervised learning; 4) Combinatory and numerical optimization for feature selection; 5) Model validation through the interpretability of the generated model and applications to real world scenarios; 6) Challenges associated with the use of a large amount of data, as well as the use of parallel and distributed computing for high-performance systems. These studies will be applied to political science and sentiment analysis in social networks, text and multimedia mining, educational data mining, smart cities and agriculture, urban resilience against natural disasters, scientometrics, systems biology, Neurocomputing, brain-computer interface, neuromorphic computing, aided image and video segmentation, and robotics.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Coordenador / Joao Paulo Gois - Integrante / Wagner Tanaka Botelho - Integrante / STIUBIENER, ITANA - Integrante / David Corrêa Martins Junior - Integrante / Fabricio Olivetti de França - Integrante / Denis Gustavo Fantinato - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
      Descrição: Data science is an interdisciplinary research field that comprises scientific methods, systems, and processes used to gain insights and to understand a phenomenon of interest using data in distinct formats, i.e., structured, semi-structured, or unstructured. This research area emerged as a consequence of the advancements in information technologies (e.g., GPS, wearable equipment, and hard sensors) leading to an increase in the volume of available data, the so-called Big Data. The data processing and analysis are supported by techniques and theories from different domains like mathematics, computer science, statistics, information science, and, in particular, machine learning, pattern recognition, data mining, graph theory, and data visualization. Nevertheless, several challenges remain, from the use of existing methodologies in new domain contexts (e.g., social media analysis for weather forecasting) to the development of new approaches for dealing with existing problems (e.g., text mining using deep learning). This project aims to establish an interdisciplinary research network of international collaboration to address some challenges in the following stages of data science cycle: 1) Pre-processing and representation, including data integration, multidimensional databases, complex networks, text and multimedia mining, interoperability of different information systems and Internet-of-things;2) Features engineering, in order to extract the relationship among the features through the neural network and symbolic regression; 3) Creation of regression and classification models through semi and supervised learning; 4) Combinatory and numerical optimization for feature selection; 5) Model validation through the interpretability of the generated model and applications to real world scenarios; 6) Challenges associated with the use of a large amount of data, as well as the use of parallel and distributed computing for high-performance systems. These studies will be applied to political science and sentiment analysis in social networks, text and multimedia mining, educational data mining, smart cities and agriculture, urban resilience against natural disasters, scientometrics, systems biology, Neurocomputing, brain-computer interface, neuromorphic computing, aided image and video segmentation, and robotics.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: David Corrêa Martins Junior - Coordenador / Fabricio Olivetti de França - Integrante / MOTA, GUILHERME O. - Integrante / CAMARGO, RAPHAEL YOKOINGAWA DE - Integrante / Wagner Tanaka Botelho - Integrante / Jesus Pascual Mena-Chalco - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Flavio Eduardo Aoki Horita - Integrante / Carlos Alberto Kamienski - Integrante / Harlen Costa Batagelo - Integrante / Ronaldo Cristiano Prati - Integrante / Denise Hideko Goya - Integrante / Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Francisco Javier Ropero Pelaez - Integrante / Thiago Ferreira Covões - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante / Saul de Castro Leite - Integrante / Denis Gustavo Fantinato - Integrante / Paulo Henrique Pisani - Integrante / Rodrigo Moreira Bacurau - Integrante / Emilio de Camargo Francesquini - Integrante / Vladimir Moreira Rocha - Integrante / Valerio Ramos Batista - Integrante / Fabio Marques Simões de Souza - Integrante / Marina Sparvoli de Medeiros - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: David Corrêa Martins Junior.
    6. 2012-2020. Modelos e Ferramentas para apoiar a Educação Virtual Interativa
      Descrição: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são ferramentas que possibilitam ações de Educação apoiada por ferramentas computacionais. O Moodle e o Tidia-Ae (Sakai) são exemplos de AVAs Open Source desses ambientes. Basicamente essas ferramentas possuem ferramentas para o armazenamento de conteúdos instrucionais e para comunicação entre os diversos papéis envolvidos: professor, tutor, estudante. As ferramentas presentes nos AVAs nem sempre propiciam a aplicação de uma arquitetura pedagógica em que o estudante atue como protagonista do processo de aprendizagem. A dificuldade de produção de materiais instrucionais de qualidade representa um dos principais gargalos que atrapalham o uso eficaz e mais intenso desses ambientes por professores. Além disso há carência de ferramentas que possibilitem um melhor acompanhamento das ações do professor e tutor no atendimento ao estudante. Este projeto tem por objetivo especificar modelos e desenvolver ferramentas que propiciem a implantação de uma arquitetura pedagógica, com o uso de AVAs, em que: os matérias instrucionais sejam atrativos; o estudante seja considerado na sua individualidade (personalização); professor e tutor possam ser apoiados por ferramentas automáticas no acompanhamento e atendimento ao estudante.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Coordenador / Eduardo Henrique Gomes - Integrante / Juliana C. Braga - Integrante / Nelson Nascimento Jr - Integrante / Silvia Dotta - Integrante / GUSTAVO CORREA PUBLIO - Integrante / Larissa de Mattos - Integrante. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
    7. 2012-2014. Estratégias para a Condução de Aulas Virtuais Síncronas utilizando Sistemas de Webconferência
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Juliana C. Braga - Integrante / Silvia Dotta - Coordenador / Beatriz Stransky - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
    8. 2009-2020. Avaliação e Acompanhamento do Nível de Aquisição de Conhecimentos dos Estudantes no Ensino Presencial e à Distância
      Descrição: Este projeto tem por objetivo especificar e validar um modelo para a incorporação em Ambientes Computacionais de mecanismos que possibilitem o automonitoramento dos processos metacognitivos por parte do aluno bem como a avaliação e o acompanhamento contínuo da aprendizagem tanto por professores quanto por alunos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Coordenador / CRUZ, EDUARDO - Integrante / SANTOS, JOSE ROBERTO - Integrante. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.
    9. 2009-2012. Estudo de Tecnologias para Armazenamento e Recuperação de Informações Integrando Conteúdos Instrucionais e o Perfil Cognitivo dos Estudantes
      Descrição: Os ambientes virtuais de aprendizagem recriam com o uso do computador os principais componentes existentes no sistema presencial: estudante, professor, conteúdo. Esses ambientes armazenam dados de cada um desses componentes que, utilizados de maneira integrada, criam um cenário de aprendizagem. A inserção de conteúdos em sistemas de gerenciamento da aprendizagem, como por exemplo o Moodle, ocorre geralmente de maneira desarticulada em relação ao projeto pedagógico de curso e conseqüentemente ao programa das disciplinas. O cenário ideal seria aquele em que se pudesse atrelar os objetos de aprendizagem ao programa da disciplina e seus tópicos ou conteúdos, tudo isso conectado ao estabelecimento de conexões de pré-requisitos entre esses conteúdos. Com base nos planos de ensino os professores preparam suas aulas para cada conteúdo a ser trabalhado. No entanto, como saber se os conteúdos apresentados são adequados para cada aprendiz, ou para um grupo de aprendizes, levando-se em conta os seus conhecimentos prévios? Este projeto de pesquisa pretende investigar tecnologias de armazenamento e recuperação de capazes de integrar conteúdos instrucionais e o perfil cognitivo dos estudantes numa perspectiva de Hierarquia de Aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Coordenador.
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (16)
      1. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2020. (Congresso).
      2. XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education). Ferramenta para Autoria e Acompanhamento de Atividades Metacognitivas no Ambiente Moodle. 2019. (Congresso).
      3. XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE. 2018. (Congresso).
      4. XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE. 2017. (Congresso).
      5. XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2016. (Congresso).
      6. XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2015. (Congresso).
      7. XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2014. (Congresso).
      8. XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2013. (Congresso).
      9. Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Relato de Experiência: Processo de Elaboração de um Curso a Distância utilizando a Metodologia INTERA. 2012. (Congresso).
      10. DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade. 2012. (Congresso).
      11. Informing Science & IT Education Conference (InSITE). Analysis of Tools for Learning Assessment and Tracking in Distance Education. 2012. (Congresso).
      12. XXII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUAÇÃO.Mineração de Dados na Formação de Turmas para a Recuperação Paralela na Educação Básica. 2011. (Simpósio).
      13. XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2010. (Simpósio).
      14. 9th IFIP World Conference on Computers in Education (WCCE 2009). 2009. (Congresso).
      15. XXIV Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. 2009. (Simpósio).
      16. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Um Ambiente para o Ensino de Leitura baseado na Pesquisa em Equivalência e Controle por Unidades Mínimas. 2009. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. PIMENTEL, E. P.; OMAR, Nizam ; SILVEIRA, Ismar Frango ; BRAGA, J.. VII Wokshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais (WAvalia 2014). 2014. Outro
      2. PEVIANI, C. R. T. ; PIMENTEL, E. P.. XX Workshop de Informática na Escola (WIE). 2014. Congresso
      3. PIMENTEL, E. P.; OMAR, Nizam ; SILVEIRA, Ismar Frango ; BRAGA, J. C.. VI Wokshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais (WAvalia 2013). 2013. Outro
      4. DIRENE, A. ; PIMENTEL, E. P.. DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. 2012. Outro
      5. PIMENTEL, E. P.; SILVEIRA, Ismar Frango ; BRAGA, J. C. ; OMAR, Nizam. V Wokshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais (WAvalia 2012). 2012. Outro
      6. PIMENTEL, E. P.; OMAR, Nizam ; SILVEIRA, Ismar Frango ; BRAGA, J. C.. IV Wokshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais (SBIE 2011). 2011. Outro
      7. PIMENTEL, E. P.; OMAR, Nizam ; SILVEIRA, Ismar Frango ; AMORIM, D.. III Wokshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais (SBIE 2010). 2010. Outro
      8. SILVEIRA, Ismar Frango ; SILVA, L. ; PIMENTEL, E. P. ; SCHIMIGUEL, J.. V Congresso LatinoAmericano de Objetos de Aprendizagem (LACLO 2010). 2010. Congresso
      9. PIMENTEL, E. P.; OMAR, Nizam ; SILVEIRA, Ismar Frango. II Wokshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais (SBIE 2009). 2009. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (11)
      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Juliana Cristina Braga (27.0)
        1. DOTTA, SILVIA ; PIMENTEL, EDSON ; FRANGO SILVEIRA, ISMAR ; BRAGA, JULIANA CRISTINA. Oportunidades e Desafios no Cena-rio de (Po-s-)Pandemia para Transformar a Educac-a-o Mediada por Tecnologias. REVISTA IBEROAMERICANA DE TECNOLOGIA EN EDUCACIÓN Y EDUCACIÓN EN TECNOLOGÍA (EN LÍNEA). v. 1, p. e19, issn: 1850-9959, 2021.
        2. PIMENTEL, E. P.; BRAGA, J. C. ; STIUBIENER, I. ; DOTTA, SILVIA C.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E GRAU DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES EM UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA BASEADA NOS PILARES DA AUTONOMIA, COMUNICAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO. Em: Thomaz Edson Veloso da Silva; Germano de Oliveira Ribeiro; Ismar Frango Silveira; Francisco Herbert Lima Vasconcelos. (Org.). Avaliação em EAD: Teoria e Prática. 1ed.Recife. : Editora Imprima. 2015.v. 1, p. 65-94.
        3. MARCHIONNI, B. D. ; DOTTA, SILVIA ; BRAGA, J. ; Pimentel, Edson. Um panorama sobre pesquisas em webconferência. Em: Sílvia Dotta. (Org.). Aulas virtuais síncronas: Condução de webconferência multimodal e multimídia em Educação a Distância. 1ªed.Santo André. : Editora da Universidade Federal do ABC. 2014.v. ´1, p. 59-82.
        4. BRAGA, J. C.; PIMENTEL, E.. Fundamentos da Computação. Em: Maria das Graças Bruno Marietto, Mário Minami, Pieter Willem Westera. (Org.). Bases computacionais da Ciência. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2013.v. 1, p. 1-241.
        5. MATTOS, LARISSA DE ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; DOTTA, SILVIA. Contribuições para o desenvolvimento de Agentes Pedagógicos Conversacionais e sua integração à Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Em: XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022), p. 1028-1039, 2022.
        6. REAL, EDUARDO MACHADO ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; BRAGA, JULIANA CRISTINA. Analysis of Learning Behavior in a Programming Course using Process Mining and Sequential Pattern Mining. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2021.
        7. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA. Facilitating the Generation of Parametric Questions and their export to Moodle. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2021.
        8. PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; REAL, EDUARDO MACHADO ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Botelho, Wagner Tanaka. Análise dos Resultados de Insucesso Escolar com o suporte de Mineração de Processos Educacionais. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 132, 2020.
        9. MELLE, LUIS FELIPE DE OLIVEIRA ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; DOTTA, SILVIA CRISTINA. Revisão da Metodologia INTERA e sua Aplicação no Desenvolvimento de um Jogo Educacional do tipo RPG. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 602, 2020.
        10. MORAES, THAYRON C. H. ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA C. ; PIMENTEL, EDSON P.. LSBCTR: A Learning Style-Based Recommendation Algorithm. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2020.
        11. REAL, EDUARDO MACHADO ; PINHEIRO PIMENTEL, EDSON ; DE OLIVEIRA, LUCAS VIEIRA ; CRISTINA BRAGA, JULIANA ; STIUBIENER, ITANA. Educational Process Mining for Verifying Student Learning Paths in an Introductory Programming Course. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2020.
        12. CRUZ, EDUARDO ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA BRAGA ; BOTELHO, WAGNER. Ferramenta para Autoria e Acompanhamento de Atividades Metacognitivas no Ambiente Moodle. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 179-188, 2019.
        13. MORAES, THAYRON C. H. ; REAL, EDUARDO M. ; MARQUES, DIEGO ; MELLE, LUIS ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Module for Procedural Evaluation of Learning in Digital Games Based on Non-Linear Metrics. Em: 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2019.
        14. DOTTA, SILVIA CRISTINA ; CARVALHO, DIEGO ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA BRAGA ; LIZIERI, CLAUDINEIA ; ELIAS-PIERA, FRANCYNE ; CARAMELO, NUBIA. Preparação e Condução de uma Aula Síncrona On-Line em um Curso a Distância de Formação de Professores. Em: XXIV Workshop de Informática na Escola, p. 606-615, 2018.
        15. ZAPPAROLLI, L. ; STIUBIENER, ITANA ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA. Applying Business Intelligence and Learning Analytics technics in Distance Learning Environments. Em: : XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 536-545, 2017.
        16. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; VAZ, PRISCILA ; PIMENTEL, EDSON ; STIUBIENER, ITANA. Problem Mapping and Recommendations for Accessible Distance Learning for Students with Visual Disabilities. Em: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education),, p. 1077-1086, 2017.
        17. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Pimentel, Edson ; STIUBIENER, ITANA ; DOTTA, SILVIA. Experimentation and analysis of undergraduate students performance and satisfaction in a blended model of an introductory computer science and programming course. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-506, 2014.
        18. PIMENTEL, E. P.; BITTENCOURT, I. I. ; SILVEIRA, Ismar Frango ; BRAGA, J. C. ; SIQUEIRA, S. W. M.. Desafios na Formação de Professores em Informática na Educação no Brasil. Em: DesafIE - III Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, p. 604-612, 2014.
        19. BERTOLINI, CAMILA TAKEMOTO ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON ; RAMOS, SAULO. Laboratório Virtual Interativo para reprodução de Experimentos de Química através de Dispositivos Móveis. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2013, 2013.
        20. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2013, 2013.
        21. DOTTA, SILVIA C. ; JORGE, ERICA F.C. ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA C.. Análise das Preferências dos Estudantes no uso de Videoaulas: Uma experiência na Educação a Distância. Em: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 21-30, 2013.
        22. NASCIMENTO JR, N. ; PIMENTEL, E. P. ; DOTTA, SILVIA C. ; BRAGA, J. C.. Gerenciamento do Acompanhamento de Atividades Acadêmicas em uma disciplina conduzida através da Rede Social Facebook. Em: LACLO 2013 - Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje, v. 4, 2013.
        23. PIMENTEL, E. P.; BRAGA, J. C. ; OMAR, Nizam. Analysis of Tools for Learning Assessment and Tracking in Distance Education. Em: Informing Science & IT Education Conference (InSITE), p. 493--504, 2012.
        24. BRAGA, J. C. ; DOTTA, S. ; PIMENTEL, E. P. ; STRANSKY, B.. Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade. Em: DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2012.
        25. DOTTA, S. ; JORGE, E. ; BRAGA, J. C. ; PIMENTEL, E. P.. Relato de Experiência no Processo de Elaboração de um Curso a Distância Utilizando a Metodologia INTERA. Em: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2012.
        26. LOURENCO, V. C. ; PIMENTEL, E. P. ; BRAGA, J. C.. A caminho de uma Metodologia para desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem utilizando Processo Unificado e Design Instrucional. Em: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011.
        27. BRAGA, J. C. ; TRAUE, T. G. ; PIMENTEL, E. P.. Atividades pedagógicas e relato de experiência do ensino de gestão de projetos de software a distância Atividades pedagóticas e relato de experiência do ensino de gestão de projetos de software a distância. Em: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Silvia Cristina Dotta (19.0)
        1. DOTTA, S. ; PIMENTEL, E. P. ; BRAGA, J. C.. ANALYSIS OF THE CONCEPTUAL AND PROCEDURAL CONTENTS LEARNING IN A DISTANCE LEARNING COURSE FOR TEACHERS. InterSaberes Revista Científica. v. 18, p. e023tl4012, issn: 1809-7286, 2023.
        2. BRAGA, J. ; DOTTA, SILVIA ; Pimentel, Edson. Processos e Metodologias para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. Em: Juliana Braga. (Org.). Objetos de aprendizagem : metodologia de desenvolvimento. 1ªed.Santo André. : Editora da Universidade Federal do ABC. 2015.v. 2, p. 23-56.
        3. PIMENTEL, E. P.; BRAGA, J. C. ; STIUBIENER, I. ; DOTTA, SILVIA C.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E GRAU DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES EM UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA BASEADA NOS PILARES DA AUTONOMIA, COMUNICAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO. Em: Thomaz Edson Veloso da Silva; Germano de Oliveira Ribeiro; Ismar Frango Silveira; Francisco Herbert Lima Vasconcelos. (Org.). Avaliação em EAD: Teoria e Prática. 1ed.Recife. : Editora Imprima. 2015.v. 1, p. 65-94.
        4. MARCHIONNI, B. D. ; DOTTA, SILVIA ; BRAGA, J. ; Pimentel, Edson. Um panorama sobre pesquisas em webconferência. Em: Sílvia Dotta. (Org.). Aulas virtuais síncronas: Condução de webconferência multimodal e multimídia em Educação a Distância. 1ªed.Santo André. : Editora da Universidade Federal do ABC. 2014.v. ´1, p. 59-82.
        5. MATTOS, LARISSA DE ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; DOTTA, SILVIA. Contribuições para o desenvolvimento de Agentes Pedagógicos Conversacionais e sua integração à Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Em: XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2022), p. 1028-1039, 2022.
        6. MELLE, LUIS FELIPE DE OLIVEIRA ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; DOTTA, SILVIA CRISTINA. Revisão da Metodologia INTERA e sua Aplicação no Desenvolvimento de um Jogo Educacional do tipo RPG. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 602, 2020.
        7. SANTOS, JOSE ROBERTO ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA CRISTINA ; BOTELHO, WAGNER. Estudo comparativo de plugins Moodle para Análise e Acompanhamento da Aprendizagem. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 189-198, 2019.
        8. MORAES, THAYRON C. H. ; REAL, EDUARDO M. ; MARQUES, DIEGO ; MELLE, LUIS ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Module for Procedural Evaluation of Learning in Digital Games Based on Non-Linear Metrics. Em: 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2019.
        9. DOTTA, SILVIA CRISTINA ; CARVALHO, DIEGO ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA BRAGA ; LIZIERI, CLAUDINEIA ; ELIAS-PIERA, FRANCYNE ; CARAMELO, NUBIA. Preparação e Condução de uma Aula Síncrona On-Line em um Curso a Distância de Formação de Professores. Em: XXIV Workshop de Informática na Escola, p. 606-615, 2018.
        10. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Pimentel, Edson ; STIUBIENER, ITANA ; DOTTA, SILVIA. Experimentation and analysis of undergraduate students performance and satisfaction in a blended model of an introductory computer science and programming course. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-506, 2014.
        11. Nascimento Jr., Nelson ; Pimentel, Edson ; DOTTA, S. C.. Gerenciamento da participação e desempenho de estudantes em atividades educacionais no facebook. Em: 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 4, p. 574-583, 2014.
        12. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2013, 2013.
        13. DOTTA, SILVIA C. ; JORGE, ERICA F.C. ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA C.. Análise das Preferências dos Estudantes no uso de Videoaulas: Uma experiência na Educação a Distância. Em: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 21-30, 2013.
        14. NASCIMENTO JR, N. ; PIMENTEL, E. P. ; DOTTA, SILVIA C. ; BRAGA, J. C.. Gerenciamento do Acompanhamento de Atividades Acadêmicas em uma disciplina conduzida através da Rede Social Facebook. Em: LACLO 2013 - Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje, v. 4, 2013.
        15. BRAGA, J. C. ; DOTTA, S. ; PIMENTEL, E. P. ; STRANSKY, B.. Desafios para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade. Em: DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2012.
        16. DOTTA, S. ; JORGE, E. ; BRAGA, J. C. ; PIMENTEL, E. P.. Relato de Experiência no Processo de Elaboração de um Curso a Distância Utilizando a Metodologia INTERA. Em: IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2012.
        17. DOTTA, S. ; BRAGA, J. C. ; PIMENTEL, E. P.. Condução de aulas síncronas em sistemas de webconferência multimodal e multimídia. Em: XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012.
        18. Nascimento Jr., Nelson ; Pimentel, Edson ; DOTTA, S. C.. Humanização do Ensino mediado por Computador para possibilitar uma Aprendizagem mais Colaborativa e Intuitiva. Em: VI Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet, p. 2138-2147, 2011.
        19. DOTTA, SILVIA ; BRAGA, J. ; PIMENTEL, E. P.. Limits and potentialities for interactive classes in a multimodal and multimedia webconferencing system. Em: The 4th Congress of the International Society for Cultural and Activity Research (ISCAR), 2014, Sidney. Anais do 4th International Congress of ISCAR. Sidney: ISCAR, p. 9-9, 2014.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Wagner Tanaka Botelho (14.0)
        1. BOTELHO, WAGNER TANAKA ; MARIETTO, Maria das Graças Bruno ; MENDES, EDUARDO DE LIMA ; SOUSA, DANIEL RODRIGUES DE ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; DA SILVA, VERA LÚCIA ; DOS SANTOS, TAMIRES. Toward an interdisciplinary integration between multi-agents systems and multi-robots systems: a case study. KNOWLEDGE ENGINEERING REVIEW (ONLINE). v. 35, p. 1-24, issn: 1469-8005, 2020.
        2. MARIETTO, M. G. B. ; AGUIAR, R. V. ; BOTELHO, W. T. ; PIMENTEL, E. P.. Dialogue Conceptual Diagrams: A New Graphical Representation of the Chatterbots' Knowledge. Journal of Convergence Information Technology (Gyeongju). v. 11, p. 115-132, issn: 2233-9299, 2016.
        3. BOTELHO, WAGNER TANAKA ; MARIETTO, Maria das Graças Bruno ; FERREIRA, JOÃO CARLOS DA MOTTA ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO. Kolb's experiential learning theory and Belhot's learning cycle guiding the use of computer simulation in engineering education: A pedagogical proposal to shift toward an experiential pedagogy. Computer Applications in Engineering Education. v. 24, p. 79-88, issn: 1061-3773, 2016.
        4. BRUNO MARIETTO, MARIA DAS GRACAS ; AGUIAR, RAFAEL VARAGODE ; BARBOSA, GISLENE DE OLIVEIRA ; Botelho, Wagner Tanaka ; PIMENTEL, EDSON ; FRANCA, ROBSON DOS SANTOS ; DA SILVA, VERA LUCIA. Artificial Intelligence Markup Language: A Brief Tutorial. International Journal of Computer Science & Engineering Survey. v. 4, p. 1-20, issn: 0976-3252, 2013.
        5. IEGAWA, F. N. ; BOTELHO, W. T. ; DOS SANTOS, TAMIRES ; PIMENTEL, E. P. ; YAMAMOTO, FLAVIO SHIGEO. Loop Closure Detection in Visual SLAM Based on Convolutional Neural Network. Em: ITNG 2023 20th International Conference on Information Technology-New Generations, v. 1445, p. 10-1, 2023.
        6. SILVA, BRUNO JOÃO DA ; PIMENTEL, EDSON P. ; Botelho, Wagner Tanaka. Predição de Desempenho de Estudantes: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1040, 2022.
        7. DOS SANTOS, TAMIRES ; Botelho, Wagner Tanaka ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; YAMAMOTO, FLAVIO SHIGEO. Two-Ts: Development of a Robotic Head to Reproduce Facial Emotions Using 3D Printing Technology. Em: 2022 17th International Conference on Control, p. 943-948, 2022.
        8. MOREIRA, A. H. ; BOTELHO, WAGNER T. ; MARIETTO, M. G. B. ; PIMENTEL, E. ; CARVALHO, M. Z. ; SANTOS, T.. Decentralized Multi-Robot System for Formation Control of Quadcopters: The Integration Between the Virtual and Real World. Em: 17th International Conference on Information Technology?New Generations (ITNG 2020), v. 1134, p. 552-545, 2020.
        9. PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; REAL, EDUARDO MACHADO ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Botelho, Wagner Tanaka. Análise dos Resultados de Insucesso Escolar com o suporte de Mineração de Processos Educacionais. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 132, 2020.
        10. JERONIMO, GILMAR CORREIA ; Botelho, Wagner Tanaka ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; DOS SANTOS, THAYNARA CRISTINA MAIA. Efficient Objects Identification for a KidSize Humanoid Soccer Robot: Using Feedforward Neural Networks with Image Segmentation. Em: 2020 16th International Conference on Control, p. 860-865, 2020.
        11. CRUZ, EDUARDO ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA BRAGA ; BOTELHO, WAGNER. Ferramenta para Autoria e Acompanhamento de Atividades Metacognitivas no Ambiente Moodle. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 179-188, 2019.
        12. SANTOS, JOSE ROBERTO ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA CRISTINA ; BOTELHO, WAGNER. Estudo comparativo de plugins Moodle para Análise e Acompanhamento da Aprendizagem. Em: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 189-198, 2019.
        13. RAMOS, SAULO ; PIMENTEL, EDSON P. ; MARIETTO, MARIA DAS GRACAS B. ; BOTELHO, WAGNER T.. Hands-on and Virtual laboratories to undergraduate Chemistry education: Toward a pedagogical integration. Em: 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2016.
        14. MARIETTO, M. G. B. ; BOTELHO, W. T. ; FERREIRA, J. C. M. ; PIMENTEL, E. P.. Teoria da Aprendizagem Experiencial de Kolb e o Ciclo de Belhot Guiando o Uso de Simulações Computacionais no Processo Ensino Aprendizagem. Em: 20 Workshop de Informática na Escola (WIE 2014), 2014, Dourados. 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014), 20 Workshop de Informática na Escola (WIE 2014), p. 527-531, 2014.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Itana Stiubiener (9.0)
        1. PIMENTEL, E. P.; BRAGA, J. C. ; STIUBIENER, I. ; DOTTA, SILVIA C.. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E GRAU DE SATISFAÇÃO DE ESTUDANTES EM UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA BASEADA NOS PILARES DA AUTONOMIA, COMUNICAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO. Em: Thomaz Edson Veloso da Silva; Germano de Oliveira Ribeiro; Ismar Frango Silveira; Francisco Herbert Lima Vasconcelos. (Org.). Avaliação em EAD: Teoria e Prática. 1ed.Recife. : Editora Imprima. 2015.v. 1, p. 65-94.
        2. MORAES, THAYRON C. H. ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA C. ; PIMENTEL, EDSON P.. LSBCTR: A Learning Style-Based Recommendation Algorithm. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2020.
        3. REAL, EDUARDO MACHADO ; PINHEIRO PIMENTEL, EDSON ; DE OLIVEIRA, LUCAS VIEIRA ; CRISTINA BRAGA, JULIANA ; STIUBIENER, ITANA. Educational Process Mining for Verifying Student Learning Paths in an Introductory Programming Course. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2020.
        4. MORAES, THAYRON C. H. ; REAL, EDUARDO M. ; MARQUES, DIEGO ; MELLE, LUIS ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA ; PIMENTEL, EDSON ; DOTTA, SILVIA. Module for Procedural Evaluation of Learning in Digital Games Based on Non-Linear Metrics. Em: 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2019.
        5. ZAPPAROLLI, L. ; STIUBIENER, ITANA ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA CRISTINA. Applying Business Intelligence and Learning Analytics technics in Distance Learning Environments. Em: : XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), p. 536-545, 2017.
        6. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; VAZ, PRISCILA ; PIMENTEL, EDSON ; STIUBIENER, ITANA. Problem Mapping and Recommendations for Accessible Distance Learning for Students with Visual Disabilities. Em: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education),, p. 1077-1086, 2017.
        7. BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Pimentel, Edson ; STIUBIENER, ITANA ; DOTTA, SILVIA. Experimentation and analysis of undergraduate students performance and satisfaction in a blended model of an introductory computer science and programming course. Em: 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-506, 2014.
        8. Almeida, A. ; PIMENTEL, E. P. ; STIUBIENER, I.. Estratégias para o Monitoramento de Ações de Tutoria na Educação a Distância. Em: V Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais, 2012.
        9. Carlos Alberto Botelho ; PIMENTEL, E. P. ; H. Senger ; STIUBIENER, I.. Personalização em Sistemas de Gerenciamento da Aprendizagem em Conformidade com o Padrão SCORM. Em: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2009), 2009.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Maria das Graças Bruno Marietto (8.0)
        1. MARIETTO, M. G. B. ; AGUIAR, R. V. ; BOTELHO, W. T. ; PIMENTEL, E. P.. Dialogue Conceptual Diagrams: A New Graphical Representation of the Chatterbots' Knowledge. Journal of Convergence Information Technology (Gyeongju). v. 11, p. 115-132, issn: 2233-9299, 2016.
        2. BRUNO MARIETTO, MARIA DAS GRACAS ; AGUIAR, RAFAEL VARAGODE ; BARBOSA, GISLENE DE OLIVEIRA ; Botelho, Wagner Tanaka ; PIMENTEL, EDSON ; FRANCA, ROBSON DOS SANTOS ; DA SILVA, VERA LUCIA. Artificial Intelligence Markup Language: A Brief Tutorial. International Journal of Computer Science & Engineering Survey. v. 4, p. 1-20, issn: 0976-3252, 2013.
        3. MARIETTO, M. G. B. ; PIMENTEL, E. P. ; BATISTA, A. F. M. ; NORONHA, E. A. ; KOBAYASHI, G.. A Look Inside of CORMAS Platform: An Analysis of the Requirements for an Agent-Based Platform. Journal of Information Technology Review. v. 1, p. 12-20, issn: 0976-2922, 2010.
        4. RAMOS, SAULO ; PIMENTEL, EDSON P. ; MARIETTO, MARIA DAS GRACAS B. ; BOTELHO, WAGNER T.. Hands-on and Virtual laboratories to undergraduate Chemistry education: Toward a pedagogical integration. Em: 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2016.
        5. PUBLIO, G. C. ; PIMENTEL, E. P. ; MARIETTO, Maria das Graças Bruno ; SILVEIRA, Ismar Frango. Reengenharia da Ferramenta de Criação do Modelo de Domínio para Cursos Adaptativos do Ambiente GRAPPLE. Em: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 963-972, 2014.
        6. GOMES, EDUARDO H. ; PIMENTEL, EDSON P. ; OMAR, NIZAM ; MARIETTO, MARIA DAS GRAÇAS BRUNO. Personalização do E-Learning Baseado no Nível de Aquisição de Conhecimentos do Aprendiz. Em: XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, 2013.
        7. MARIETTO, Maria das Graças Bruno ; PIMENTEL, E. P. ; KOBAYASHI, G.. An Ontology for Multi-Agent Based Simulation Platforms. Em: International Conference on Enterprise Information Systems and Web Technologies (EISWT-09), p. 233-238, 2009.
        8. MARIETTO, M. G. B. ; BOTELHO, W. T. ; FERREIRA, J. C. M. ; PIMENTEL, E. P.. Teoria da Aprendizagem Experiencial de Kolb e o Ciclo de Belhot Guiando o Uso de Simulações Computacionais no Processo Ensino Aprendizagem. Em: 20 Workshop de Informática na Escola (WIE 2014), 2014, Dourados. 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014), 20 Workshop de Informática na Escola (WIE 2014), p. 527-531, 2014.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Guiou Kobayashi (3.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; GOYA, DENISE ; PIMENTEL, EDSON P. ; KOBAYASHI, GUIOU. Evaluation process for an introductory programming course using blended learning in engineering education. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 2018, p. 1-13, issn: 1061-3773, 2018.
        2. MARIETTO, M. G. B. ; PIMENTEL, E. P. ; BATISTA, A. F. M. ; NORONHA, E. A. ; KOBAYASHI, G.. A Look Inside of CORMAS Platform: An Analysis of the Requirements for an Agent-Based Platform. Journal of Information Technology Review. v. 1, p. 12-20, issn: 0976-2922, 2010.
        3. MARIETTO, Maria das Graças Bruno ; PIMENTEL, E. P. ; KOBAYASHI, G.. An Ontology for Multi-Agent Based Simulation Platforms. Em: International Conference on Enterprise Information Systems and Web Technologies (EISWT-09), p. 233-238, 2009.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Francisco de Assis Zampirolli (2.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; GOYA, DENISE ; PIMENTEL, EDSON P. ; KOBAYASHI, GUIOU. Evaluation process for an introductory programming course using blended learning in engineering education. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 2018, p. 1-13, issn: 1061-3773, 2018.
        2. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA. Facilitating the Generation of Parametric Questions and their export to Moodle. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2021.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Denise Hideko Goya (1.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; GOYA, DENISE ; PIMENTEL, EDSON P. ; KOBAYASHI, GUIOU. Evaluation process for an introductory programming course using blended learning in engineering education. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 2018, p. 1-13, issn: 1061-3773, 2018.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ João Henrique Kleinschmidt (1.0)
        1. GOMES, E. H. ; PIMENTEL, E. P. ; KLEINSCHMIDT, J. H.. Segurança em sistemas de e-learning: uma análise do ambiente Tidia-Ae/Sakai. Em: III Congresso Internacional de Computación y Telecomunicaciones, 2011.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Márcio Fabiano da Silva (1.0)
        1. Silva, M. F.; FARFAN, T. ; QUEVEDO, H. ; BALAN, A. G. R. ; PIMENTEL, E. ; GOIS, J. P. ; FREIRE, I. L.. Ferramentas Interativas para Análise de Funções de Uma Variável e Transformações Geométricas 2D. Em: Mostra de Software em Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais dos Workshops do I Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Valério Ramos Batista (1.0)
        1. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA. Facilitating the Generation of Parametric Questions and their export to Moodle. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2021.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34